O que é a Obra de Deus?
"Prossigo
para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço:
esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de
mim estão, prossigo para o alvo,para o prêmio da soberana vocação de Deus em
Cristo Jesus" (Filipenses 3.12-14).
"E
nós na qualidade de cooperadores com Ele" (2 Coríntios 6A).
Deus
tem Sua obra. Essa não é a sua nem a minha obra, tampouco é a obra desta
missão ou daquele grupo. É a obra do próprio Deus. Gênesis 1 nos diz que Deus
trabalhou e, depois, descansou. No início, Deus criou a luz, os seres vivos, o
homem e assim por diante. Ninguém, a não ser Ele, poderia realizar essa obra da
criação. E hoje Ele também tem Sua obra, que não é a obra de homem algum e que
homem algum pode fazer. A obra de Deus não pode ser feita por ninguém, a não
ser pelo próprio Deus. Quanto mais cedo aprendermos isso, melhor, porque as
obras, as idéias, os métodos, o zelo, a seriedade, os esforços e as atividades
incansáveis do homem não têm qualquer lugar no que Deus está fazendo. O homem
não pode ter mais parte na obra de Deus hoje do que poderia ter nos tempos
remotos da criação.
Aos
filipenses, Paulo diz: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também
fui conquistado por Cristo Jesus". O Senhor Jesus tem um propósito
especial e específico ao nos alcançar, e é esse propósito específico que
desejamos alcançar. Ele tem um propósito, e esse propósito é que ele nos ganhe
a fim de sermos cooperadores, co-obreiros com Ele. Entretanto, ainda é verdade
que não podemos fazer a obra de Deus, visto que toda ela é absoluta e
totalmente Dele.
No
entanto, nós somos Seus co-obreiros. De modo que, por um lado, devemos
reconhecer que não podemos tocar, nem mesmo com o dedo mínimo, a obra de Deus
e, por outro, somos chamados para ser co-obreiros com Ele! E foi com este fim
que Ele nos alcançou. O Senhor tem um propósito definido na salvação - e um
propósito claro e específico ao nos salvar -, que é nos ter como Seus
co-obreiros.
O
que, então, é a obra de Deus? Efésios nos mostra isso de forma mais clara que
qualquer outro livro no Novo Testamento. O capítulo 1 diz: "Assim como nos
escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
perante Ele" (v. 4); no capítulo 2 lemos: "Para mostrar, nos séculos
vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo
Jesus" (v. 7). Lemos também no primeiro capítulo: "Desvendando-nos o
mistério da Sua vontade, segundo o Seu beneplácito que propusera em
Cristo" (v. 9)
Em
todas as reuniões da igreja freqüentemente há aqueles que se levantam e falam
de acordo com sua própria mente. Eles não estão falando no Espírito, mas estão
"fora do tom". O que dizem é de pouco ou nenhum valor. Mas na criação
de Deus, conforme Ele determinou, não existe nada fora do tom.
Tudo
é para o Filho, tudo vem de Cristo e para Cristo. Nada está fora Dele, pois
Deus incluiu tudo em Cristo. "Nele foram criadas todas as coisas
(...) Tudo foi criado por meio Dele e para Ele" (Cl 1.16). Tudo está em
perfeita harmonia no plano de Deus. E Deus vai levar tudo em Sua criação a este
nível e a este lugar de perfeita harmonia. Nesse sentido, não podemos fazer
nada - Deus está fazendo tudo e tudo Ele fará.
QUEM
É O CO-OBREIRO DE DEUS?
O
co-obreiro de Deus é a Igreja. Em dois versículos de Efésios citados
anteriormente temos um vislumbre das duas eternidades[1]:
(1) "Nos escolheu Nele antes da fundação do mundo" e (2) "Para
mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para
conosco, em Cristo Jesus". E o nome do vaso por meio do qual isto é feito
é "o Corpo de Cristo", que é o recipiente de Cristo.
Quem
é, então, um co-obreiro de Deus? Bem, não é alguém que deseja trabalhar
para Deus, alguém que vê uma necessidade e deseja atendê-la; não é nem mesmo
alguém que conduz pessoas à salvação; antes, é aquele que faz o que Deus lhe
designou em Seu eterno propósito, e ele faz apenas isso. Se enxergarmos
realmente aquilo para o que fomos conquistados por Cristo Jesus, todos os
nossos labores, todas as nossas obras formais para Ele serão esmagados e feitos
em pedaços.
O
alvo e objetivo de Deus em tudo é revelar Seu Filho, manifestar Seu Filho,
mostrar a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Este é Seu eterno propósito. Este é o objetivo que você tem na obra que está
fazendo agora? Se for menos do que isso, então você não é um co-obreiro, um
cooperador com Deus.
Você
pode perguntar: "Como saberei se estou trabalhando junto com Deus?".
Isso pode ser facilmente respondido. Você está satisfeito com o que está
fazendo? Se você não satisfaz o coração de Deus, você mesmo não poderá se
sentir satisfeito. Não se trata de comparar sua obra com a de qualquer outro. A
questão é se tudo o que você realiza é bom, isto é, bom aos olhos de Deus,
aceitável a Ele ou que procede Dele e é alinhado com Seu eterno propósito.
Paulo
declara: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui
conquistado por Cristo Jesus". Não precisamos olhar ao redor e criticar os
outros, desejando saber se é possível que todo o resto esteja errado e nós,
poucos, estejamos certos. Isso não tem qualquer valor e é prejudicial. Não se
incomode com os outros. Asseguremo-nos de nós mesmos estarmos prosseguindo
"para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus".
O
QUE É A IGREJA?
Quando
começamos a procurar aqui na terra por alguma coisa - uma igreja, um
testemunho, um movimento, uma doutrina, uma coisa exterior visível e tangível,
descobrimos que ela se torna imediatamente mais outro "cristianismo
técnico". E apenas uma coisa terrena, morta e sem utilidade. O Corpo de
Cristo, entretanto, é vivo e espiritual. Mas quando está morto, se torna
imediatamente apenas uma coisa.
Devemos
ser simplesmente um grão de trigo que cai na terra e morre e produz muito
fruto. Isso é seguidamente repetido através das eras. É um assunto sempre e
para sempre celestial; nunca existe o toque da terra nele. A Igreja não é uma
coleção de judeus, gentios, brasileiros, americanos, chineses e outros. Por
acaso não está escrito em Colossenses: "O novo homem (...) no qual não
pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita,
escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos" (3.11)?
Muitos
acham que o que nos permitirá cruzar os portões do céu é ter um pedaço de
Cristo em nós. Esse é um conceito horrível, porque na entrada do céu está a
cruz, e nesta cruz você e eu e todos os outros seres humanos fomos
crucificados. Todo judeu, grego, brasileiro, americano, chinês, e qualquer
outro, foi pregado naquela cruz e nunca chegará ao céu. Somente o que entra é Cristo;
nada de nós jamais entrará. Isso é a Igreja. Qualquer coisa
em nós e sobre nós que seja Cristo ou de Cristo é a Igreja; tudo
o que em nós teve origem em nós - qualquer coisa que não seja o próprio
Cristo em nós - não é a Igreja e nunca entrará no céu; pelo contrário, será
destruído.
Aquilo
em nós que é a vida sem mistura de Cristo é o que Deus eternamente reconhecerá
e é com isso que Ele contará para trabalhar. E somente esse elemento é que
poderá trabalhar junto com Deus.
"A graça
foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo (...)
E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para
evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento
dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo,
até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de
Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e
levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela
astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em
tudo Naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o Corpo, bem ajustado e
consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada
parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor"
(Efésios 4-7, 11-16).
Vamos
considerar agora o seguinte assunto: o que é a obra de Deus nesta dispensação?
Encontramos a resposta na passagem de Efésios citada acima: a obra de Deus
nesta dispensação é formar o Corpo de Cristo. E a obra da Igreja é exatamente a
mesma, isto é, formar o Corpo de Cristo: "Todo o Corpo (...) efetua o seu
aumento para a edificação de si mesmo em amor". Nenhuma missão, escola
bíblica, grupo evangelístico ou coisa semelhante pode jamais tomar o lugar da
Igreja ou fazer a obra da Igreja.
PARA
O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS
A
típica Igreja de hoje está preocupada principalmente com a salvação de almas,
mas no Novo Testamento, como em Efésios, não vemos isso. Cristo deu alguns para
serem apóstolos, alguns para serem profetas, outros para serem evangelistas e
outros para pastores e mestres. Por quê? Para o aperfeiçoamento dos santos. A
principal preocupação da Igreja hoje parece ser salvar os homens do inferno, da
punição, da dor e da perda. Isso é bom, mas não é o propósito de Deus para a
Igreja. Não é Sua obra para a Igreja.
A
tarefa que Ele designou para a Igreja é "o aperfeiçoamento dos
santos", porque a obra de Deus e a obra da Igreja é a formação e
edificação do Corpo. É-nos dito que, tendo em vista a encarnação do Senhor
Jesus, Deus formou um Corpo para Ele, Cristo; mesmo assim, o Senhor Deus está
também preparando um Corpo para Ele hoje. Os apóstolos, profetas, evangelistas,
pastores e mestres são dados à Igreja para edificarem o Corpo, isto é, eles,
como membros do Corpo, são para a edificação do Corpo. Os membros do Corpo são para
o Corpo. Os dons para a Igreja, que são membros do Corpo, são para o
Corpo. O Corpo é para edificar o Corpo.
NÃO
DOUTRINA, MAS VIDA
Pode
a obra de Deus estar fora da Igreja em alguma missão, grupo evangelístico ou
qualquer outro órgão? Nunca! Porque tem de ser a própria Igreja - o Corpo - que
faz a obra do Corpo. Isso decide as considerações sobre obreiros ou missões
independentes, grandes ou pequenas, notavelmente organizadas ou motivadas pela
fé. Se estão separadas do Corpo, estão separadas da ordem de Deus[2].
Isso
não é um princípio ou doutrina, mas é uma questão de vida. Se você tiver
revelação em relação a isso, então, no momento em que fizer a menor coisa
individualista e não relacionada ao Corpo, você sentirá e saberá que está
errado, mesmo sendo uma coisa pequena. Não existe absolutamente qualquer lugar
para a independência ou individualismo, pois isto é o ego, isto é você, não é
Cristo.
Você
entende isso como doutrina? Se você não tem consciência do Corpo, então seu
entendimento está na esfera mental e não lhe vem por revelação. Se for assim, é
algo que você recebeu de fora, não é algo que veio do interior. Não é
espontâneo e não é vida para você. Pelo contrário, é algo em sua mente e não
uma revelação; caso contrário, você teria consciência do Corpo. Se é algo que
você pode jogar fora, de que pode livrar-se ou pôr de lado, então você não tem
revelação sobre o Corpo.
Se
você está realmente no Corpo, como uma experiência resultante de
revelação, você não tem como se livrar dele. Você não tem outro caminho, não
existe outra escolha - só existe um caminho para você.
Se
você não seguir este caminho, não existe outro caminho para você,
simplesmente porque você viu o Corpo por revelação. Se for revelação será algo
interior, no seu espírito, e não algo exterior, em sua mente.
Fora
da Igreja, que é o Corpo de Cristo, não há possibilidade de trabalhar para
Deus. Se você for a um lugar onde existe uma igreja verdadeira, isto é,
uma expressão do Corpo de Cristo que é realmente Sua igreja, você não pode
trabalhar separado daquela igreja, isto é, não relacionado com ela. Não abrigue
a idéia de que os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres são os
únicos obreiros que Deus estabeleceu no Corpo e para o Corpo. Realmente não são
os únicos; cada membro do Corpo é designado por Deus para trabalhar para Deus e
para o Corpo para a edificação do Corpo. Não é que alguns são obreiros e outros
são simplesmente membros do Corpo. Todos são obreiros. O Corpo de Cristo deve
edificar a si mesmo. Tudo deve vir do Corpo e tudo deve ser para o Corpo.
Não
estamos aqui para estabelecer algo, para estabelecer uma "coisa",
para sermos um modelo de culto, para representar um novo movimento. Estamos
aqui para representar uma expressão da vida de Cristo em Seu Corpo. Em Xangai[3], o
que quer que seja do Senhor, quem quer que seja do Senhor, qualquer coisa e
qualquer um que represente uma medida da vida de Cristo, nós os consideramos
como pertencendo a nós. Eles são parte de nós, quer percebam ou reconheçam
isso, quer não, e nós somos parte deles.
Se
não for algo vivo, não é a Igreja. Uma coisa morta não pode ser Seu
Corpo.
Geralmente
o que mantém unida uma missão ou obra é um conjunto de doutrinas, algumas
especiais, ou o próprio fundador, que pode ter sido um homem piedoso. Que o
Senhor nos livre disso, pois tudo isso é morto. O Espírito Santo não pode
apoiar tal coisa ou ministrar a ela, pois é uma "coisa", e o Espírito
Santo só pode usar um organismo vivo: o Corpo, a Igreja. Toda obra deve sair da
Igreja e toda obra deve ser para a Igreja, para a sua edificação.
O
alvo de tudo o que mencionamos é encontrado em Efésios 4-13: "Até que
todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à
perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo". Isso
nunca poderá ser realizado individualmente; só pode ser realizado e alcançado como
um Corpo. Portanto, pecamos a Deus para tratar conosco e cortar todo o
individualismo, todo pensamento próprio, toda decisão própria e toda a ação e
movimento individualistas. Nossa vida inteira deve ser vivida no Corpo. Pecamos
ao Senhor para nos ensinar como viver no Corpo. A vida do Corpo não é algo que
possamos estudar, mas é algo muitíssimo natural e espontâneo, se estamos no Corpo
por revelação.
WATCHMAN NEE
Nenhum comentário:
Postar um comentário