Os Obreiros
Pv. 15.33.
“De sorte que, se alguém se purificar destas
coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do SENHOR e
preparado para toda boa obra”.
2Tm. 2.21.
“Disse DEUS a Salomão: porquanto foi este o desejo do teu coração, e não
pedistes riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tão
pouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar
este meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são
dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, qual não teve nenhum rei antes
de ti, e depois de ti não haverá igual”.
2Co. 1.11-12.
Ø
Obreiro, qual
o seu significado?
Ø
Obreiro, qual
sua função e importância?
Ø
Como se descobre o obreiro e como se ele
identifica com a obra?
Ø
Diretrizes de hierarquia.
Ø
Conclusão.
INTRODUÇÃO
A Paz do Senhor Jesus Cristo aos leitores.
A Comunidade
Evangélica Jesus a Fonte da água Viva tem por interesse com este curso, formar
todo tipo de obreiro na casa do Senhor segundo aquilo que nos é entregue por
ordenança de obra em Cisto Jesus, desde Obreiros consagrados, àqueles que são
obreiro de todo tipo que faz a obra na casa do Senhor Jesus Cristo, tantos
quantos Diáconos, Evangelistas, Presbíteros, e qualquer que tiver um ministério
na casa do Senhor.
No entanto a Palavra
deste Primeiro curso é direcionada a formação de obreiros e, instruir segundo a
direção desta obra de DEUS, as características para exercer as suas funções em
que fora chamado para trabalhar na casa de seu DEUS e Senhor Jesus Cristo, com
dedicação e ordem, para ser louvável seu esforço e glorificado o nome do Senhor
pela obra de suas mãos, e te fazendo assim honrado perante a face do Senhor,
usando sempre de amor para com a obra naquela que te amou primeiro, cumprindo
sempre a Palavra que foi dita quando ainda no meio do povo em carne por nosso
Senhor Jesus Cristo: “Amarás o Senhor teu DEUS de todo o teu coração, de
toda a tua alma, de todo o teu entendimento este é o grande e primeiro
mandamento. O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti
mesmo”.Mt. 22.37-39. “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;assim
como Eu vos amei, que vos ameis uns aos outros”.Jo. 13.34.
É nesse propósito e
nesta comunhão que devemos basear toda informação que se há de assumir neste
curso que se vos dá, pois, sem este princípio básico da palavra de DEUS, não se
pode tornar servo para obra nem ceifeiro para ceifa que o Senhor tens preparado
a ti, sabendo que grande é a ceara e pouco são os ceifeiros, se há de aprender
em amor, a suportar a fraqueza dos fracos, pela oração e consagração dia após
dia, e pelo amor de Cristo Jesus, se constituir Reino e sacerdócio como diz a
Palavra em Ap. 1.6, e fazer tão grande obra que é a obra da casa de da Palavra
de nosso Senhor Jesus Cristo.
Espero em Cristo Jesus
que todos quanto estiverem participando deste curso que a Comunidade Evangélica
Jesus a Fonte da água viva te prepara, tantos os que se assentam a aprender e a
se instruir na obra desta casa como os que se dedicam ao trabalho de ensino,
sejam agraciados com a presença constante do Espírito Santo de DEUS, a guiar
este trabalho diante de todos e, que os resultados deste trabalho sejam o
crescimento mútuo da obra da Casa do Senhor que se chama por este nome como a
glorificação do Evangelho de Jesus Cristo sendo vistos em vossas vidas.
Que DEUS abençoe a
todos quantos se depuseram a aprender e a ensinar e condicionar a obra em
Cristo Jesus, para um melhor proveito mediante ao Espírito de DEUS, do
evangelho e das bênçãos espirituais que DEUS tem para tua vida. Lembrando que
tanto os que ensinam quantos os que aprendem, são servos e filhos de DEUS e de
suas promessas, todos iguais perante Aquele que os criou, a saber, o Senhor;
como diz em Rm. 12.1-21.
Que a Graça e Paz de
nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco, e que a tua Fé seja o instrumento
para o melhor aprender, o melhor ensinar, e o melhor exercer da obra de DEUS,
“Porque sem fé, é impossível agradar a DEUS”. Hb. 11.6a.
“OBREIRO, QUAL O SEU
SIGNIFICADO”.
Podemos dividir o
obreiro em duas partes e, em cima desta afirmação, desenvolver a forma deste
estudo. Além de dividir em dois grupos, podemos dividir por seus atos, o que
também será desenvolvido neste estudo.
Primeiramente
podemos dar uma definição mais íntegra da palavra obreiro, que é uma palavra derivada da palavra obra, sendo de obreiro obr =
a radical e ereiro = sufixo que define o aspecto. A partir disto podemos
entender melhor que a palavra obra é o
ato de realizar um serviço ou de promover uma ação por meio de um trabalho, ou
uma atitude tomada em prol de algo, com um fim previamente determinado. Partindo
então deste princípio de definição, quando então anexamos ao radical derivado
da palavra obra ao seu sufixo ou
definição de aspecto, chegando, por conseguinte a derivação obtida pela
palavra: obreiro, encontra o sujeito
referente ao radical acima citado, ou seja, o obreiro, que é aquele que realiza o serviço, promove a ação ou uma
atitude com vista de algo buscando um resultado.
Sabemos agora,
o significado da palavra obreiro, então podemos partir para os aspectos acima
citados, quanto aos dois tipos de obreiros que encontramos na casa do Senhor,
tendo – o enfocado numa visão diferente. Vemos dois tipos de obreiros, o que
age pela simples atuação da palavra obreiro em sua pessoa, fazendo obra por
amor, ou por qualquer motivo que o levou a fazer tal obra, e o obreiro que
recebe ministerialmente ordenança para exercer a função assim denominada,
instruído e consagrado para tal obra, com as funções determinadas e disposto a
promover a ordem e reverência no culto a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Este ministério
de um obreiro seria o primeiro que se dá na casa do Senhor, mas ainda não se é
chegada à hora de se falar em hierarquias, contudo podemos dizer que existe uma
eleição por parte do Senhor Jesus Cristo que se revela à separação do servo
para esta obra e ministério específico ao Anjo da Igreja, a saber, o Pastor
presidente da congregação. Este futuro obreiro há de passar pela preparação que
se dá na congregação, disciplinado e instruído, avaliado e formado, para
crescimento espiritual e de fé. Este processo é uma confirmação na terra do que
se foi determinado no céu, ligando ambos os pólos, que após formação e
confirmação através do Espírito Santo de DEUS, far – se – á consagração deste
obreiro aprovado.
ANÁLISE I
Se todo obreiro é
o que realiza uma obra, podemos dizer com isso, que a nossa vida e nossos atos,
gestos e pensamentos, são frutos de nossas obras; por isso devemos lembrar que
não só na igreja nossas obras devem ser boas, visto que: “O Senhor tem olhos
como chama de fogo que tudo vê”. Ap. 1:14b
O
que aumenta a importância desta palavra é o fato de que o Senhor retribui ao
homem segundo a sua obra (ver Jó. 34:11); entendemos com isso que dos homens
escondemos nossas obras, porém do Senhor nosso DEUS, que tudo vê, há de
retribuir com justiça.
ANÁLISE II (ver
Sl. 145:10).
É
notável neste versículo o fato de como se é retribuído ao nosso Senhor as obras
que por Ele são praticadas em nosso meio, ou seja, quando DEUS opera uma obra
tal em sua vida, nós seus servos, rendemos graça e louvores a Ele. Com isto,
quando em nós há dedicação e há entrega a obra da casa de DEUS, observamos que
em nós é derramado a graça e glória do Senhor nosso DEUS, nos fazendo ainda
mais aptos e provendo maiores dons espirituais, onde pela graça, glória e misericórdia
em nós contidas, pelas obras de nossas mãos, podemos operar milagres, por
termos primeiramente crido, ou seja, tido fé, depois feito as obras (ver Tg.
2:26), chegando a receber a palavra da promessa escrita em Jo. 14:12.
ANÁLISE III
Esta
é uma análise que se faz por distinção à palavra descrita em 2Tm. 2:15, que
diz: “procura apresentar – te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem do que
se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”.
Neste
ponto podemos diferir o obreiro preparado e consagrado, de qualquer pessoa que
pratica a obra, ou uma determinada obra, ou uma determinada função, que não se
leva a uma consagração como a do obreiro, uma pessoa que simplesmente a faz por
amor talvez, a obra da casa de DEUS ou pela disponibilidade, mas que não há em
si chamado para exercer a função de obreiro.
È
importante que o obreiro que foi preparado seja conhecedor e propagador da
Palavra de DEUS, para que se não envergonhe a si mesmo, depois a casa de DEUS e
principalmente o nome do Senhor Jesus Cristo. Quando conhecedor, este pratica e
aplica a Palavra, e apresenta –se aprovado perante o Senhor.
É
importante que um homem ou mulher de DEUS esteja sempre com a palavra na ponta
da língua, pois é promessa que chegará um tempo em que se não encontrara a
venda a Palavra de DEUS, devendo estar ela gravado na tábua do seu coração e
bem organizada na sua mente para boa propagação do evangelho de Cristo Jesus.
Porém não se
há de suavizar o quadro do que foi separado e preparado especificamente para
obra, pois pode um que colabore para obra da casa de DEUS, não saber ou
conhecer enfaticamente a Palavra, este não será cobrado por tal, no entanto, o
que se enche do Espírito, e assume este cargo perante a Casa do Senhor,
exercendo assim um ministério, será cobrado se sua atitude não for condizente
com a Palavra, porque está escrito e firmado na palavra em Mt. 25:14 – 30; que
nos concede o Senhor talentos e temos de multiplica – los, pois há de ser
cobrado por estes talentos entregues a ti, que se bem utilizados na obra, torna
– se abundantes teus dons e multiplica –se o que se tem para ti no Senhor.
RESUMO E CONCLUSÃO
Vimos neste
primeiro estudo que há dois tipos de obreiros,
Os obreiros que são:
Ø
Separados;
Ø
Preparados;
Ø
Instruídos;
Ø
Consagrados;
Ø
Recebem talentos
Ø
Multiplicam talentos;
Ø
Estão cheios de obras;
Ø
São obedientes a Palavra;
Ø
Tem vida no altar.
E os obreiros que são:
Ø
Pessoa integradas a casa de DEUS;
Ø
Pessoas com espírito voluntário (ver Sl. 51:12b);
Ø
Pessoas que pela dedicação a obra, alcançam
misericórdia e podem deleitar de algum ministério na casa do Senhor.
NOTA E PENSAMENTO
Tiramos
alguns pensamentos e notas que se devem ser observados dia após dia em sua vida
com Cristo.
Ø
Todos sabem o que você deve fazer, porém ninguém
que observa o que você deve fazer e não o faz, quer fazer aquilo que você
deveria estar fazendo.
Ø
Faça com decência e compromisso o que você tem
que fazer para que não se dê motivo para escandalizar o teu próximo.
Ø
Todo o que faz obra na casa do Senhor o faça
cheio do Espírito Santo, pois o faz para DEUS e não para homens. Estando
buscando comunhão e santificação, tendo vida no altar, cumprindo a Palavra e
aguardando nas promessas, vivendo a Palavra que encontra – se em Hb. 12:14.
“OBREIRO,
QUAL A SUA FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA”.
Podemos
dizer neste estudo que existe uma função e uma única importância específica do
obreiro? Não. Na verdade o obreiro
tem em si diversas funções e de diversas procedências e uma importância que
mesmo parecendo ser pequena e única, é na verdade uma grande função e, com uma
responsabilidade difusa e de integração.
Por
que se diz neste estudo que a função do obreiro é difusa, ou seja, dividida e
proporciona integração. É muito simples, e ao mesmo tempo estranho, já que uma
coisa que se divide não pode proporcionar integração, porém ao nosso DEUS todas
as coisas são possíveis, por isso é que se torna possível à aproximação destes
dois pólos distintos.
Então,
de que forma isto aconteceria? Na verdade é o que começaremos a desenrolar
agora, pois há duas visões sobre o obreiro: 1) a visão hierárquica e 2) a visão
ministerial.
Para
melhor explicar esta visão interessante sobre o obreiro, vamos primeiramente
entender função e importância dele para casa de Cristo Jesus.
FUNÇÃO: Tem como função o obreiro realizar toda e
qualquer obra na cassa de DEUS, estando apto em si mesmo, para com honras a
obra, exercer uma atividade que não foi previamente descrita, tal como fazer
abertura de um culto ou limpar a Casa do Senhor. Com isso vemos que sua função,
antes de qualquer coisa é, estar apto para toda boa obra.
IMPORTÂNCIA: tem por importância, a preparação de uma
visão ampla das necessidades da casa de DEUS, assim podendo ele, ajudar
fortemente a boa conduta das obras que são feitas na casa de DEUS. Com isso
vemos que sua importância primária é aprender a realizar um pouco de qualquer
obra com o mínimo de aptidão, par crescimento próprio na obra e com uma
perspectiva de que pela misericórdia de DEUS eleve –se a um outro cargo, com
qual já se havia familiarizado antes por sua boa obra.
Visto
e entendido estes dois aspectos, podemos então assimilar a correlação que
existe, a divisão e, a aproximação que promove o obreiro.
Quando
falamos que o obreiro promove uma divisão, refere - se sobre a sua pessoa hierárquica,
da seguinte forma: recebe um crescimento espiritual que o faz se dividir,
agindo um pouco como Diácono, um pouco como Presbítero, um pouco como Pastor,
no entanto, respeitando a posição do seu ministério perante Cristo Jesus, e
respeitando a hierarquia da igreja, sendo com isso o primeiro a promover a
ordem.
Quando
falamos que o obreiro, ele promove a aproximação, nos identificamos com àquela
exposição feita no primeiro estudo sobre que “todos somos iguais perante DEUS”,
no mostrando que pelo fato de este poder exercer com respeito à obra de outrem,
também como todo o que pratica uma obra é obreiro.
ANÁLISE I
Podemos
ver através da Palavra de DEUS que, o obreiro tem o menor cargo na casa de
DEUS, o que tem um ministério de preparação como diz em Lc. 10: 1-12, assim
dizendo uma preparação que inicia – se na busca da aptidão tão falada neste
estudo; aptidão para exercer qualquer obra e função de qualquer porte e
importância, e uma preparação para àqueles que tem o cargo e encargo da pregação,
da imposição de mãos, e da oração, dentre outras importantes funções, que tendo
o solo arado pelo obreiro, vem eles e semeiam o solo, regam – no, para que ao
tempo certo sejam colhidos após terem recebido o crescimento dado por nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo.
ANÁLISE II
Podemos
também, com vista na Palavra Santa de DEUS, ver que o menor cargo no
ministério, poder por esta aptidão, e pelo testemunho real, da Palavra vista em
sua vida, que este pode vir a se tornar como Matias descrito em At.1:15-26. O
que vemos com este fato é que o menor pode vir a se tornar o maior, e que o
maior, não deixa de ser grande, porém equipara – se com o menor, sendo ambos
grandes em Cristo Jesus.
ANÁLISE III
Dispondo
destas informações, podemos afirmar com clareza que o obreiro é um alicerce
pronto para receber encargos, e que pela sua função recebe a importância de
estruturar e de dar bom testemunho visto pelo seu crescimento na obra e na casa
de DEUS. Portanto, sua função e importância nos mostra um que foi apto e deu
bom testemunho e alcançou a graça e misericórdia de DEUS, por ter feito dos
diversos ministério contidos em um só, este em poucos minutos foi um obreiro de
valor, a saber, o ladrão da cruz ao lado de Jesus, que defendeu o evangelho,
não se envergonhou de ter crido, reconheceu a Jesus e sua magnitude, pregou e
evangelizou o que com Ele havia sido pregado, e clamou misericórdia quando
disse: “quando entrares na presença do Pai lembra – te de mim”. Este foi um
obreiro em poucos minutos e exerceu as diversas hierarquias da casa de DEUS
(ver Lc. 23:39-43).
RESUMO
Ø
Vimos neste estudo que o obreiro é um ministério
dos mais importantes por poder exercer em aptidão todas as demais funções
hierárquicas da casa de DEUS, respeitando os cargos e lembrando que seja qual
for sua posição em determinado momento ainda é um obreiro, porém que te em sua
importância para ordem e diligência do culto o crescimento e testemunho
necessário para segundo a vontade e vocação de DEUS alcançar misericórdia e
crescer o seu ministério.
Ø
O obreiro é visto como hierarquia quando visto
como em sua função, ou seja, realizar a obra e ministerialmente pela sua função
alicerçante que prepara a si mesmos e caminho ou a seara para os demais.
NOTA
Ø
O obreiro é preparador, e seu crescimento que se
difunde pela sua atuação, e os que são preparados para as demais obras, vem
pelo caminho que preparou o obreiro, alcançar a promessa, e com alegria obter
os frutos (ver Lc. 10:17-20).
“COMO SE DESCOBRE O OBREIRO E COMO SE
IDENTIFICAR COMA OBRA”.
Já vimos
que neste estudo, neste conteúdo, o que é, como é um obreiro na obra da casa de
DEUS e, sabemos suas funções, sua integração, sua responsabilidade, todo o
encargo do ministério de um obreiro, portanto é chegada a hora de sabermos
passo a passo como uma pessoa alcança este ministério.
EM 1º LUGAR: Há chamado por parte do Senhor Jesus Cristo.
DEUS tem
um chamado e um propósito com todo o povo da face da terra, porém é dado a este
povo livre arbítrio para aceitar e receber este chamado. (ver Jo. 15:16) O Senhor
tem nos escolhido, porém não nos entregamos a Ele. Quando nos rendemos ao
Senhor, dar – se – a o primeiro passo que é receber e aceitar o chamado.
EM 2º LUGAR: Há uma eleição em Cristo.
Todo o que está em
Cristo tem uma função, uns para ministério e outros para banco; os de
ministério específico como Diáconos, Presbíteros, Evangelistas, levitas,
Pastores enfim com seu ministério; os do banco não menos importantes, uns para
intercessão, outros para oração, outros para testemunho e assim por diante segundo
a obra de DEUS. Assim após aceitar o chamado, é escolhido segundo a obra do
Senhor, ou seja, eleito para o ministério.(ver Cl. 3:12).
EM 3º LUGAR: Há revelação da eleição.
Ao anjo
de sua igreja, haverá por parte do Senhor uma revelação do seu ministério, seja
por profecia, por visão, por sonho, da forma em que o Senhor se achar
conveniente o revelar, contudo seja qual a forma que dada é, revelada ao anjo
da igreja, esta revelação posta em prática levanta e começa a preparar o
obreiro. (ver Rm. 16:25).
EM 4º LUGAR: Há preparação realizada por Jesus e pela igreja.
A
Palavra do Evangelho de Cristo Jesus nos ensina que o que ligardes na terra há
de ser ligado no céu (ver Mt. 16:19), com isso é feito uma preparação nesta
terra para se ligardes e confirmardes com a preparação dada pelo Espírito Santo
de DEUS, que habita sobre estas vidas, sendo então ligadas no céu.
EM 5º LUGAR: Há uma consagração por Jesus e pela igreja.
Depois
disto o obreiro aprovado pela confirmação acima citada, ele é consagrado por
Jesus (que previamente o escolheu e o capacitou), e pela igreja que o recebe o
confirma no ministério.
ANÁLISE I: A importância de
uma preparação:
Mesmo
quando te escolhe o Senhor e tu O aceitaste, Ele já te tem capacitado e ungido
para exercer o ministério, há, pois, a necessidade de uma confirmação e
aprovação de todos. Veja o exemplo do Apóstolo Pedro, que:
1.
Foi eleito Mc. 3:13-19;
2.
Recebeu o chamado – Mt. 4:18-19;
3.
Houve revelação – Lc. 6:12-13;
4.
Preparação – o tempo em que Pedro esteve com Jesus o
que se compara hoje com a preparação que a igreja da para o obreiro;
5.
Consagração pela aprovação – Mt. 16:17.
ANÁLISE II
Mesmo que nós
saibamos que Pedro negou a Jesus por três vezes, viemos nos perguntar: porque
então esteve ele entre os Apóstolos? Jesus bem diz em Mt. 16:18 que sobre Pedro
haveria de se edificar a igreja e que as portas do inferno não haviam de
prevalecer, por isso mesmo Pedro O negando, nele habitou o Espírito Santo e não
permitiu que este fosse como Judas que suicidou – se, contudo em Pedro houve
arrependimento e se cumpriu à palavra sobre ele dita (ver Jo. 21:15-18).
O
que isso tem haver com o obreiro, é que Pedro passou pelo mesmo processo que
passa hoje um obreiro, a peneira descrita em Lc. 22:31. É nesta peneira que se
há ver quem há de realmente exercer o ministério que Jesus revelou ao Anjo da
Igreja, ligando na Terra e no Céu.
ANÁLISE III
Assim, portanto,
se identifica o obreiro com a obra, após ter sido peneirado, este toma posse do
cajado e caminha para aquilo que foi chamado, tornando – se assim um obreiro
aprovado.
“DIRETRIZES DE HIERARQUIA”.
A casa de DEUS é
compreendida de cargos e atividades ministeriais que se submetem uns aos outros
de forma respeitosa, contudo há uma hierarquia a qual se há uma submissão para
ordem e direção do culto racional ao Senhor Jesus Cristo.
Verdade
é se alguém dentre vós disser que somos todos iguais perante DEUS. Certamente
que este que levantar tal questão não se há errado, porém a Palavra nos diz que
uns foram chamados para Pastores, outros para apóstolos, e assim por diante; no
entanto o que se vê foi uma organização de cargos para que não haja em Cristo
uma desorganização, pois quem pode ver, veja que a Igreja para o mundo é uma
instituição social, e se somos de fato uma instituição social deve, como a
sociedade, estar organizado para sermos exemplo, isto requer hierarquia,
disciplina e, boa conduta segundo a lei que rege o estabelecimento que, no caso
da igreja é a Palavra de DEUS.
Por
isto estaremos vendo agora o que é e quais são os cargos hierárquicos de uma
igreja, social e politicamente organizada em Cristo Jesus.
Em
ordem decrescente observe os cargos e suas funções segundo o modelo utilizado
em maioria das igrejas deste tempo:
Ø
Bispos:
Estes seriam os Pastores
supervisores. Exerceriam por assim dizer a função de um Pastor Presidente (ver
At. 20:28, Fp. 1:1, Tt. 1:7).
Ø
Pastores:
Estes são os que têm a obrigação
de apascentar as ovelhas, ou seja, o povo de DEUS. O Pastor é também o mestre
da igreja, aquele que tem a função de conduzir aos fiéis o caminho que leva ao
Senhor (ver Ef. 4:11).
Ø
Presbíteros:
Estes seriam os pastorzinhos, ou os que se preparam para
o pastoreio, tem um contato mais real com o povo através de oração e imposição
de mãos, seriam o Pastor dividido dentro da congregação (ver 1Tm. 5:17, Tg.
5:14). Os Presbíteros deixaram de existir e foram substituídos pelos Evangelistas que exercem a mesma função
e tem o mesmo ministério, ocupando em escala o mesmo patamar, com mesmas
funções descritas em 2Tm. 4:5.
Ø
Diáconos:
Estes são os que foram introduzidos na igreja, para
servirem o ministério, auxiliando nas necessidades em que o ministério tem,
recebe a consagração da igreja e hão de ser experimentados antes de serem
introduzidos definitivamente ao cargo com consagração (ver At. 6:1-7, 1Tm. 3:8
– 13).
Ø
Obreiros:
Estes são os responsáveis a preparar o caminho para
aqueles que exercem o ministério de conduzir as ovelhas, exercendo toda obra em
que se há uma ausência na hierarquia da casa de DEUS (ver Lc. 10:1 – 2).
Ø
Missionários
e Levitas:
Também estes são consagrados, contudo não atendem em
hierarquia, mas em obra. Estão estes para o ministério como colaboradores das
ações do ministério. O Missionário realiza a obra designada ao ide
de Jesus, e o Levita é o que exerce a função sacerdotal da consagração pelo
louvor e oração da igreja.
“CONCLUSÃO”.
Vimos,
portanto o que é um obreiro, quais suas funções, suas responsabilidades, seus
desígnios, seu chamamento, suas obrigações. Agora, portanto em apanhado,
faremos um resumo do que é ser um obreiro:
ü
Podemos dizer que é o que realiza a obras
fundamental da igreja;
ü
É o responsável pela organização da igreja;
ü
É o que recebeu uma eleição;
ü
É o que foi chamado;
ü
É o que Jesus o revelou;
ü
É o que foi preparado;
ü
É o que foi consagrado;
ü
É o que pode eventualmente substituir outros do
ministério sem exercer a função do outro
ü
É o que se prepara para toda boa obra.
“PALAVRAS FINAIS”.
Esperamos que todos
quanto estiverem certos de seus chamados, sejam em qualquer ministério exercido
na igreja, sejam primeiramente obreiros aprovados em Cristo Jesus, sendo assim
portanto, fiéis, honestos, cheios do Espírito Santo, condizentes com a Palavra
do Evangelho de Cristo Jesus, entronizados, consagrando – se dia após dia.
Esperamos também
que este curso que a Comunidade
Evangélica Jesus a Fonte da água Viva, tenha podido colaborar com o seu
ministério.
Somos nós na
verdade que agradecemos a todos quanto participaram deste, pois é por vós que o
Senhor Jesus Cristo nos capacitou a aplicar tal preparação.
Desde já estaremos
orando pelo vosso ministério, para que o Senhor os venha acrescentar dia a dia
a sua unção e o seu conhecimento, pelo amor, pela exortação, e principalmente
pelo Espírito Santo que habita em Vós.
Que DEUS, pois, os
abençoe, e que sejam eternamente benditos na graça e glória de nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo, no Amor desmedido de DEUS Pai e nas Doces consolações e
comunhão com o Espírito Santo, sejam convosco desde agora até o retornar de
Jesus a nos buscar. AMÉM!
(meditação: Cl. 2:
2-4)
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