A Mulher do Lar
Todos os males da sociedade, sejam financeiros,
políticos, trabalhistas, escolares ou religiosos têm a sua origem no coração do
homem. Sabemos como é o coração do homem (Jer. 17:9; Rom 3:10-23). A
instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas
pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de
família. O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria
o que chamamos de “o lar”. O lar tem suma importância na vida humana pois é o
berço de costumes, hábitos, caráter, crenças e morais de cada ser humano, seja
no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar. Então, podemos dizer,
como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o
mundo.
Tal lar, tal mundo
Reconhecendo a existência e influência do pecado,
sabemos que todos os lares não estão operando com as mesmas regras e propósitos
com os quais um lar cristão opera. Aprender o que a Bíblia ensina sobre o
assunto do lar é uma garantia de que atingiremos o alvo o qual Deus tem para
nós na relação de família.
I. A MULHER DO LAR
A. A mulher do lar e o propósito de Deus Gên.
2:18-24; Ecl. 4:9-12
1. “Ajudadora”
O Hebraico desta palavra significa auxiliar,
socorrer ou ajudar; ajudante (#5828 - Strong’s). Esta palavra já vem de uma
outra raiz (#5826 - Strong’s) que significa cercar, rodear, envolver; proteger,
defender; ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra “ajudadora” é a
primeira vez que ela está usada na Bíblia e é traduzida ajuda também em muitos
versículos na Bíblia.
“Ajudar” é o princípio básico para a mulher existir.
É a primeira causa de ser criada. O homem é o primeiro formado, a cabeça, o
líder e o exemplo do lar. A mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas
estas posições e ajudá-lo nestas tarefas. É para ela fazer esta “ajuda” sem
usurpar as posições dele e com respeito à posição que Deus o deu no lar.
2. “Idônea”
Esta palavra “idônea”, em conexão com a palavra
‘ajudadora’ é usada só estas duas vezes no Hebraico (v. 18, 20). A palavra é
usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a
mulher seja para o homem. A palavra significa a mesma de “ajudadora” por isso
não é sempre traduzida para português por varias editoras como uma outra
palavra separada.
O dicionário Aurélio define a palavra ‘idônea’ como
próprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condições para
desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(Dicionário Aurélio
Eletrônico).
A mulher física, emocional, espiritual e
mentalmente tem inteiramente
todas os ingredientes que ela precisa
para ser esse auxílio adequado para o homem.
·
O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de
estimação para isso. Ele precisa de conselhos sábios a considerar em decisões.
· O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos pois ele já tem
bens materiais. Ele precisa de uma pessoa sensível com as suas próprias
necessidades para respeitar e com a qual ele possa amadurecer. · Ele não
precisa de uma cabeça, pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele
precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e
estimule a ser tudo que Deus o criou para ser.
·
O mundo animal que Deus criou nos mostra o
equilíbrio necessário para ter uma parte do par no lar capacitado
diferentemente um do outro. Os machos, geralmente, têm a coloração mais
brilhante que a das fêmeas. Isso não é porque os machos são mais importantes
mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos, covas e os refúgios para
cuidarem dos filhotes. Elas são uma ajuda para o lar sendo de uma coloração que
assiste na camuflagem do ninho. São elas que treinam os filhotes a caçarem, se
protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrair atenção fora do
ninho nas horas de perigo. São eles que trazem alimentação para o ninho. É
claro que todas as espécies não funcionam igual, mas podemos observar todas e
aprender lições importantes para o nosso próprio lar e o lugar que a mulher tem
para ajudar no lar.
3. “Para ele”
A primeira responsabilidade da mulher é “para ele”.
Ela foi criada “para ele” e é ‘para ele” que ela deve viver.
As responsabilidades da mulher do lar para com o
homem do lar
·
sujeitar-se a ele - Efés. 5:22,24; Col 3:18; Tito 2:5; I Ped 3:1,5
·
o reverenciar - Efés 5:33
·
o amar - Tito 2:4
·
Sem dúvida, todas as mulheres devem ter seus
próprios ideais sobre o que é ser um esposa e mãe perfeita. Todavia, estes
ideais devem ser temperados com que o seu marido pensa do assunto. Ela tem a
posição de esposa e mãe não para cumprir só o que ela entenda do assunto mas
também para cumprir o que ele pense que uma mulher e mãe devam ser.
B. A mulher do lar e o seu domínio Provérbios 31:27.
“Está atenta ao andamento da casa” I Timóteo 5:14, “governem a casa” Tito 2:5,
“boas donas de casa”
O Domínio da Mulher: A Sua Casa
Por causa do homem do lar ser levado para fora do
lar no cumprir das suas responsabilidades de sustentar e proteger o lar, a
segunda autoridade do lar (a mulher) tem a tarefa de cuidar da maior parte do
lar. E não é só a necessidade e bom senso que determina isso. A própria Bíblia
determina que o lar é de domínio da mulher.
A mãe que empenha-se no cuidado de todos no seu lar
cuida de algo em importância além de qualquer posição que a sociedade pode dar
a ela. Ela cuida da residência de almas imortais. Não há outra ocupação que
tenha as tarefas tão desprezíveis junto com as responsabilidades e
oportunidades tão elevadas. (Dorothy Patterson, Recovering Biblical Manhood and
Womanhood, p. 367)
Para cuidar do lar na maneira que convém, a mulher
do lar necessita aplicar a sua atenção numa multiplicidade de tarefas. Veja os
exemplos Bíblicos que seguem que nos dão o quadro certo de uma mulher sábia,
exemplar e virtuosa:
Provérbios 9
·
v. 1 edificou a sua casa (14:1) lavrou as suas sete colunas
·
v. 2 abateu seus animais misturou o seu vinho preparou a sua mesa
·
v. 3 ordenou às suas criadas nota que o tempo dos verbos é passado.
Provérbios 31
·
v. 1-9 ensina o filho a profecia moral, conduta e sabedoria
·
v. 13 busca lã e linho trabalha com suas mãos
·
v. 14 traz de longe o seu pão
·
v. 15 dar de comer aos da casa distribui a tarefa das servas
·
v. 16 examina e adquire propriedade planta uma vinha
·
v. 17 cinge os seus lombos de força fortalece os seus braços
·
v. 18 Vê que é boa a sua mercadoria sua lâmpada não se apaga de noite
·
v. 19 opera o fuso e a roca (isso é maquina de costurar)
·
v. 20 estende as suas mãos ao necessitado
·
v. 21 cuida da vestimenta dos do lar
·
v. 22 faz panos de linho fino e vende-os entrega cintos aos mercadores
·
v. 27 está atenta ao andamento da casa nota que o tempo dos verbos é
presente ou contínuo
I Timóteo 5
·
v. 10 criou os filhos se exercitou hospitalidade lavou os pés aos
santos socorreu os aflitos praticou toda a boa obra nota que o tempo destes
verbos é no passado
·
v. 14 gerem filhos governem a casanota que a forma dos verbos é no
subjuntivo presente, uma forma presente e contínuo
Tito 2
·
v.5 donas de casas Grego: trabalhadoras em casa
Quando a mulher do lar que quer cumprir tudo pela
qual ela foi criada e esforça-se ser ativa em todas as áreas que a Bíblia
mostra às mulheres sábias e virtuosas ativas, ela vai ver que estas atividades
deixam ela abençoada internamente com satisfação plena e abençoada
espiritualmente por Deus. É assim porque ela, no esforço de desempenhar se
nestas atividades, louva o Seu Criador e O obedece através da observação de
todos os Seus caminhos concernentes a ela.
Se a mulher se compromete a trabalhar fora de casa,
qualquer número de horas, o cumprimento da sua primeira responsabilidade, o
marido e o lar, tem que por necessidade ser prejudicado. Qualquer hora fora do
lar com o propósito de servir outro é tempo que ela não é “dona” da sua casa
nem “está atenta ao andamento da casa”. Muitas vezes a própria mulher, pelos
interesses divididos “derruba com as próprias mãos” o seu lar (Provérbios
14:1).
As limitações físicas dela e as limitações do
horário diário forçam uma escolha difícil - ou o lar, ou o trabalho fora (Tiago
1:8). Não deixe de ser enganada com essa conversa que se não pode dar tempo
quantitativo aos filhos, pode dar tempo qualitativo a eles. Se a mulher gasta
tempo quantitativo fora do lar, o tempo qualitativo não existe mais. A mulher
não é como máquina. A mulher tem limites. Há a possibilidade que uma mulher é
forçada de trabalhar fora do lar mas essa atividade deve sempre ser vista como
uma necessidade triste, nunca como uma prática normal ou natural.
A mulher “louca” da Bíblia é aquela que não fica
“atenta ao andamento da casa” mas anda ociosa “de casa em casa” (I Tim 5:13).
Isto é uma amostra da mulher que não quer ficar em casa e cuidar do que é da
sua competência.
C. A mulher do lar e a submissão Efés. 5:22, 24; Col
3:18; Tito 2:5; I Ped 3:1, 5
1. O Que É?
a. Definida: A palavra grega da
qual é traduzida submissão no Português é uma palavra que significa
subordinação ou, em reflexo, obedecer. (#5293 - Strong’s). A palavra
subordinação no Português significa um estado de dependência ou obediência em relação
a uma hierarquia (de posição ou de valores); submissão. (Dicionário Aurélio
Eletrônico). A palavra obedecer no Português significa sujeitar-se à vontade
de; estar sob a autoridade de; estar sujeito; não resistir, ceder; estar ou
ficar sujeito a uma força ou influência; submeter-se ao mais forte; render-se
(Dicionário Aurélio Eletrônico).
b.
Submissão é um verbete que significa o ato ou efeito
de submeter (-se) (a uma autoridade, a uma lei, a uma força); obediência,
sujeição, subordinação e uma disposição para aceitar um estado de dependência.
(Dicionário Aurélio Eletrônico).
Quando uma mulher toma voluntariamente a opção de
ser submissa por causa da Palavra de Deus e assim sujeitar-se a um estado de
subordinação ao seu marido, ela torna a ser uma pessoa dependente. É esta
atitude de dependência que é difícil para a mulher aceitar. É nesta colocação
que ela necessita que o marido seja tudo o que ele deva ser. Ela
voluntariamente se coloca numa posição vulnerável, quer dizer, numa posição de
dependência de um outro que pode ou não pode ser o que ela precisa. Se o homem
do lar for menos do que ele deve, ela sentirá desamparada, exposta aos perigos
e muito insegura.
Desde que submissão tem o aspecto de dependência, a
sociedade tem interpretado isso em um ponto de fraqueza e desigualdade na parte
da mulher. Há partidos políticos e movimentos na sociedade que visam remover
essa dependência. Leis são promovidas para posicionar a mulher ao lado do homem
como igual. É claro que esta atitude desafia o propósito de Deus. Ela foi
criada para ajudar o homem e não competir com ele. Isso não quer dizer que a
mulher é menos capacitada que o homem, mas só que a capacidade dela deve ser
direcionada diferentemente que o homem. A capacidade total dela é para ajudar o
homem, e a Bíblia mostra quais são as áreas que ela deve empregar a sua ajuda
indispensável (veja a tabela anterior sobre O Domínio da Mulher - O Seu Lar).
b. Usada:
Como uma palavra é usada na Bíblia nos mostra melhor
o significado. As passagens que relata a responsabilidade da mulher de estar em
submissão ao seu marido são: Efés. 5:22, 24; Col. 3:18; Tito 2:5 e I Ped.
3:1,5.
A idéia de submissão é entendida quando comparada a
quem deve executá-la. Veja os seguintes casos: · Crianças aos pais: Luc. 2:51,
Cristo, “era-lhes sujeito.”; Efés. 6:1, “filhos, sede obedientes a ... pais” ·
Jovens aos anciãos: I Ped. 5:5, “vós jovens, sede sujeitos aos anciãos” ·
Servos aos Chefes: I Ped. 2:18; Tito 2:9, “Exorta os servos a que se sujeitem a
seus senhores” · Cidadãos aos principados: Tito 3:1, “Admoesta-os a que se
sujeitem aos principados e potestades” · Cidadãos às leis humanas: I Ped. 2:18,
“Sujeitai-vos, pois a toda a ordenação humana”
·
Crentes a Deus: Tiago 4:7, “Sujeitai-vos, pois, a Deus”
·
Todos uns aos outros: Efés. 5:21; I Ped. 5:5, “e sede todos sujeitos
uns aos outros”
·
A criação ao homem: Heb. 2:8, “Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo
dos pés.”
·
A igreja a Cristo: Efés. 5:24, “como a igreja está sujeita a Cristo”
·
A mulher na igreja: I Cor 14:34; I Tim 2:11, “A mulher aprenda em
silêncio, com toda a sujeição.”
·
Todas as coisas a Cristo: I Cor 15:27,28, “Porque todas as coisas
sujeitou debaixo de seus pés”
·
Cristo a Deus Pai: I Cor 15:28, “o mesmo Filho se sujeitará àquele que
todas as coisas lhe sujeitou”
Quando a mulher pensa certa sobre a submissão, ela
entende que não é só ela que tem que ser submissa. Ela é só uma parte entre
muitas que prestam esta honrosa posição. A submissão é exercitada desde o céu
onde Cristo submete-se a Deus, à terra onde tudo opera conforme “o propósito
dAquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade” (Efés.
1:11).
2. O Que Serve?
Submissão é importante pois funciona como:
·
o fermento que faz crescer a massa
·
o tempero que saboreia a comida toda
·
o prego que fixa a construção
·
o óleo que lubrifica e preserva a máquina
·
o talento que harmoniza a peça musical
·
a cola que adere a peça junta a outra
O ingrediente que facilita a posição do homem e da
mulher do lar funcionar satisfatoriamente é a submissão.
A atitude e a prática de submissão no lar é o que afasta qualquer competição
não saudável entre as posições. A submissão coloca no lugar de competitividade
uma ambiente de amor e bem estar. Cabe à mulher adicionar este ingrediente no
seu lar pela força da sua posição.
A natureza pecaminosa do homem leva à
impossibilidade de sujeitar-se à lei de Deus (Rom 8:7) e por isso o homem
procura estabelecer “a sua própria justiça” e não sujeita-se “à justiça de
Deus.” (Rom 10:3). Quando vemos que a mulher tem sido influenciada pelo pecado,
podemos entender que a posição de ser ajudadora e assim em submissão ao homem
tem sido influenciada também. A introdução de pecado no mundo tem pervertido a
ordem que Deus primeiramente estabeleceu no mundo. É nesta área de submissão
que a natureza pecaminosa na mulher tem transformado em “um espinho” na vida
dela. A submissão, no princípio, era para ser uma característica de honra e
utilidade. Submissão é o que é tão necessária para a mulher cumprir a razão
principal de existir (Gên. 2;18, “uma ajudadora idônea para ele”). A natureza
pecaminosa promove orgulho excessivo ao ponto de estimar-se melhor que o outro.
No lar, o orgulho excessivo é visto quando a mulher do lar não submete-se à
autoridade do homem do lar sobre ela. Este orgulho leva-a ativamente a procurar
uma posição igual ou até superior do marido.
Para ser submissa, tem que esforçar-se
contra a própria natureza pecaminosa
A Deus, submissão significa dar obediência modesta à
autoridade ou poder estabelecido. Ele estabeleceu a posição da mulher para a
proteger e para criar harmonia no lar. O exemplo de submissão para todos no lar
é o próprio Cristo quando “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo,
fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si
mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Fil. 2:7,8).
Uma mulher do lar que é submissa ao seu próprio
marido é uma mulher submissa a Deus pois ela está sujeita à ordem de Deus. Isto
é sabedoria pois ela, no cuidado de ser obediente, é temente a Deus. Submissão
é um ingrediente duma “mulher graciosa” e esta mulher para o lar é uma que
“guarda honra”, uma mulher comprometida para o bem do lar (Prov. 11:16).
Submissão no lar tem um efeito tranquilizador no
lar. Além dum homem do lar que cumpre a suas responsabilidades, é necessário
que ele tenha ao seu lado uma mulher do lar submissa. É isso que estabelece o
lar. A falta de submissão perturbará o lar. Quem perturba a sua casa “herdará o
vento” ou traz para o lar nenhum proveito (Prov. 11:29).
Quando se raciocina bem, a submissão não é uma opção
para a mulher do lar que realmente vela para o bem do seu lar. Se ela a aceita
como responsabilidade própria ela andará com honra e como um participante ativo
no estabelecimento do seu lar. Isto é discrição. Não importando a capacidade da
mulher do lar em outras áreas da sociedade, se ela não anda com discrição no
seu próprio lar, ela não tem a “formosura” que vem por cumprir a sua primeira
função como mulher do lar (Prov. 11:22) A “formosura” da mulher é vista no
quanto ela realiza o propósito dela ser criada.
Submissão: A Porta do Caminho das Bênçãos
A força que a submissão no lar tem é vista em que a
submissão faz parte duma testemunha que opera para “a fim de que a palavra de
Deus não seja blasfemada” (Tito 2:5). Se a submissão faz parte deste tipo de
testemunha a grande importância dela é vista.
A submissão da mulher para os seus deveres do lar
pode operar até para a salvação de um marido descrente (I Cor 7:16). A atitude
que ela exemplifica na submissão ao marido funciona como uma pregação constante
a ele. A sua ação para com ele força ele considerar a “vossa vida casta, em
temor” (I Ped 3:1,2) uma vida que ele deve ter para com Deus. Um comportamento
submisso pela esposa aos seus deveres é uma lembrança viva e constante ao
marido da palavra pregada de arrependimento dos pecados e obediência a Deus
pela fé em Cristo. É assim que ela pode ganhar o seu marido para Cristo sem
falar uma palavra, pois a sua vida prega alto.
A submissão é um enfeite que supera qualquer adorno
exterior, pois submissão vem do interior, de “um espírito manso e quieto”. Se
esta qualidade é preciosa diante de Deus, quanto mais ela deve ser estimada
entre as mulheres que velem para o bem estar dos seus amados e para o serviço
de Deus (I Ped 3:3-6).
D. A mulher do lar e a virtude Rute 3:11; Provérbios
12:4; 31:10,29
1. Definida
No hebraico essa palavra, virtuoso, significa uma
força, que seja de homens, meios, valores ou de outros recursos. Essa mesma
palavra tem sido traduzida: · capazes (Êx. 18:25) que têm uma idéia de
competência, aptidão e honra séria. · força (II Sam 22:33; Sal 18:32,39;
Provérbios 31:3) que significa energia moral ou física, influência, intensidade
de valor · forte (Ecl. 12:3) que significa ter força, vigor, ser robusto seguro
e ativo · valoroso (Juízes 11:1) que é definida como tendo valor, coragem e
sendo enérgico, ativo e forte · valentes (II Sam 13:28) que mostra valor ou
valentia, audácia, coragem, rijo e resistência
No Novo Testamento a palavra “virtude” não é usada
em referencia à mulher mas em referência a todos nós na qualidade de excelência
ou masculinidade, virilidade ou valor, brio e coragem como também de ter
nobreza e dignidade. (Novo Michaelis, Inglês - Português sobre a palavra em
inglês “manliness”); Fil. 4:8; II Ped 1:3, 5.
2. Usada em relação à mulher
Quando a Bíblia diz em Rute 3:11 “pois toda a cidade
do meu povo sabe que és mulher virtuosa” significa que Rute era moralmente
forte, que tinha uma influência de valor e resistência e tinha mostrada
competência e honra séria. Essa virtude na parte da Rute era mostrada em que
ela tinha a fortaleza de espírito de deixar o seu país e operava com humildade
em se sacrificar no cuidado da sua sogra na sua aflição. Ela há tempo já havia
sido constante no trabalho árduo no campo para suprir as necessidades que elas
tinham em casa e a sua dedicação à Noemi em obedecer as suas orientações
mostrava honra e dignidade. A sua pobreza não cobria a sua competência mas
contrariamente, a sua competência apagava qualquer desdém que a sua pobreza
provocava.
3. A Utilidade de virtude
Virtude é algo além de aparência. Há milhares de
mulheres que aparentemente são as melhores vizinhas, as mais eficientes na
limpeza de casa, gloriosamente sábias no vestir e perfeitamente aptas na
conversa. Essas mesmas, muitas vezes não têm a menor idéia de como treinar os
filhos a temer a Deus, amar os seus filhos e maridos ou adorar a Deus em
espírito e em verdade. São cheias dos louvores do mundo mas vazias do
conhecimento de Deus e a satisfação interna que vem por cumprir aquela por qual
foi criada. Virtude é o que separa as verdadeiras das de aparência só.
A virtude para a mulher é:
·
A Sua Honra - Rute 3:11, “toda a cidade do meu povo sabe que és mulher
virtuosa.”
·
O Seu Louvor - Prov. 12:4; “a coroa do seu marido” Prov. 31:28, 29,
“seus filhos chamam-na bem-aventurada; seu marido ...a louva” “mas tu és, de
todas, a mais excelente!”
·
A Sua Distinção(Caráter) - Prov. 31:10, “quem a achará? O seu valor
muito excede ao de rubis.” (Ecl. 7:28)
·
O Seu Adorno - I Ped 3:1-6, “o homem encoberto no coração, no
incorruptível traje de um espírito manso e quieto”
E. A mulher do lar e as suas mãos
Provérbios 31:13, Mulher virtuosa ... “trabalha de
boa vontade com suas mãos”
A palavra mão é usada em muitas maneiras pela
Bíblia. Pelo uso podemos ver que as mãos, muito além de ser só uma parte da
anatomia do corpo, representa outras idéias. Essas idéias que as mãos
representem são:
·
animo - Neemias 6:9
·
obras em obediência - Sal 24:4
·
nosso labor - Sal 90:17
·
atividade boa - Deut. 24:19
·
atividade má - Prov. 6:17
·
preguiça - Prov. 6:10; 21:25
·
atitude - Prov. 31:13
Para ter um estudo mais completo e ver mais
claramente a importância da atividade que a mulher tem com as mãos convém
estudar Provérbios 31:10-31 e ver quais atividades mencionadas se fazem com as
mãos.
Tudo o que temos estudado até agora sobre a mulher
do lar (O propósito de Deus para a mulher, o seu domínio, a submissão e a
virtude da mulher do lar) é visto melhor pela atividade que as mãos da mulher
estão ocupadas.
Pelas mãos ativas da mulher do lar ela:
·
serve a família - Gên. 24:13,14 (Rebeca, água para os animais e lar;
Êx. 2;16); 29:9(Raquel, pastora)
·
é boa dona de casa - I Tim 5:14 (“governem a casa”); Tito 2:5 (“boas
donas de casa”) - atividades de cuidar do lar e de todos nele.
·
serve ao Senhor na obra - Rom 16:1-4,6,12 (v.1, “serve na igreja” -
limpeza, preparação para os cultos, ajuda aos que servem na obra: roupa,
comida, etc.; v.2, “hospedado a muitos” - cozinhar, lavar roupa, limpeza de
casa; v.6, “trabalhou por nós” - talvez com a renda supriram as necessidades
dos outros na obra, cozinhar, cuidar, etc.; v.12, “trabalhou no Senhor” -
limpeza, cozinhar, preparação de roupas ou lugar dos cultos, oração,
ministrarão às mulheres e crianças, etc.)
·
ungiu o corpo de Cristo para a sepultura - Marcos 14:7-9 · mostra a
virtude - I Tim 5:25; Rute 2:2,3,23; 3:11 (Rute); Atos 9:39 (Dorcas); I Tim
5:10 (as viúvas) · mostra a sabedoria - Êx. 35:25 · ama o marido e filhos -
Tito 2:4 (cuidar, cozinhar, medicar, lavar, servir)
·
deixam testemunho contínua - Atos 9:39 (Dorcas); Apoc 14:13
·
evita a maldição de não ser ativa nas suas responsabilidades - Prov.
6:10; 14:1; Isa. 3:16-24; II Tess. 3:10-12
Mulher do lar, quais são as atividades das suas mãos?
Mostram virtude ou a falta dela? Estão servindo o Senhor ou as obras mortas da
carne? Estão deixando uma testemunha viva e piedosa ou nada para instruir as
que a seguem? Verifique que as mãos sejam ativas no que honra a sua posição e o
propósito de Deus de ter te criado.
F. A mulher e a sua boca
Prov. 4:24; 31:26; II Pedro 1:5-8
Pronto para ouvir, tardio para falar -
Tiago 1:19
A boca, como as mãos, mostram o que está no interior
de uma pessoa. O que se pensa, logo está expressada por palavras e ações (Mat.
12:34). Por isso, vale a pena estudar o assunto da boca em geral e ver como a
mulher do lar se enquadra neste assunto.
1. O Perigo
A Bíblia usa palavras fortes para descrever o perigo
da língua na boca de qualquer um. Tiago diz que a língua “é um fogo; como mundo
de iniquidade”, “inflama o curso da natureza e é inflamada pelo inferno” e “é
um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.” (Tiago 3:2-12).
Já vendo o que a língua é, somos instruídos de usá-la cuidadosamente e
infreqüente. Quando Tiago diz que a língua inflama o curso da natureza ele quer
dizer que pela língua a natureza pecaminosa do homem pode ser incentivada ou
provocada. Há poder na língua, tanto para o mal quanto o bem (Prov. 15:1). Uma
mulher que reverte a uso do poder da língua para manipular astuciosamente os ao
redor dela será alvo de outros usando a mesma tática para com ela; ela comerá
do seu fruto (Prov. 18:21). Esta mulher é definida na Bíblia como alvoroçadora,
louca e marca das que sabem nada (Prov. 9:13) e as de má fama (Prov. 7:11).
Alvoroçadora significa fazer um som barulhento; estar em grande comoção ou
perturbação; tumulto (Strong’s Heb. - #1993). Uma língua não usada para a
glória de Deus torna logo numa língua mentirosa ou testemunha falsa e que semeia
contendas entre irmãos, coisas que são abominação ao Senhor (Prov. 6:16-19).
2 A Testemunha
A língua mostra se somos íntegros ou não. A língua,
conforme o controle dela, é uma verdadeira testemunha pública de nós e de nossa
religião (Tiago 1:26). Uma das marcas de falsos profetas é a sua fala (II Ped
2:18). A verdade é que “pelo fruto se conhece a árvore” se for palavra ociosa
para sua condenação ou se for palavra sã para sua justificação (Mat. 12:33-37).
Que tipo de palavras saem da sua boca? Palavras que “destilam favos de mel” e
“mais suaves do que o azeite” são palavras que são covas profundas. Estas saem
dos lábios da mulher estranha (Prov. 5:3; 22:14). Palavras de sabedoria e da
beneficência estão na língua da mulher virtuosa (Prov. 31:26); a língua do
justo fala do juízo (Sal. 37:30). Qual é a sua?
2. A Utilidade
A boca, como qualquer dádiva de Deus, pode ser usada
numa maneira honrosa ou desonrosa. Olhando pela Palavra de Deus podemos ver que
há muito a dizer sobre a boca, a fala e a língua. Podemos categorizar estes
versículos em duas colunas. Uma mostra o bem que a língua pode estimular e a
outra, o mal. Qual coluna figura a sua boca?
BENÇÃO |
MALDIÇÃO |
Persuadir - Prov. 25:15 Pacificar - Tiago 3:17:18
Exemplo: Abigail - I Sam 25:18-35 |
Ser facciosa - Tiago 3:13:16 Praticar porfias
(contendas) - II Cor 12:20; Judas 15,16 Exemplo: Herodias - Mar 6:14-28 |
Louvor - Sal 71:14,15 Exemplo: Mulher Sunamita -
II Reis 4:23,24 |
Murmurar - Rom 1:30 Exemplo: Mulher de Jó - Jó 2:9
|
Orar - I Sam 1:12; 2:1,2; Fil. 1:4 Exemplo: Ana -
I Sam 1:9-18 |
Lisonjear - Prov. 26:28; 28:23; II Ped 2:18
Exemplo: Mulher Estranha - Prov. 7:6-21 |
Dar sabedoria - Sal 37:30; Prov. 15:2,14; Tiago
3:13,17,18 Exemplo: Mulher Virtuosa Prov. 31:26 |
Pedir açoites - Prov. 18:6-8 Exemplo: Míriam - Num
12:1-10 |
Dar graças - Sal 100:4; 119:108; Col 3:15 Exemplo:
Rute - Rute 1:16,17 |
Queixar - Judas 15,16 Ser ingrato - II Tim 3:2
Exemplo: Zipora - Êx 4:24-26 |
Ensinar verdade - Col 3:16 Exemplos: Lóide e
Eunice - II Tim 1:5; 3:15; Mãe de Lemuel - Prov. 31:l |
Mentir - Prov. 14:5, 25; 17:4, 20; 19:5,9; 21:6;
João 8:44; Apoc 21:8 Exemplo: Safira - Atos 5:1-11 |
Ser fiel e sincero - Mat. 5:37; I Cor 10:31
Exemplo: Raabe - Josué 2:1-21; 6:25 |
Ser desleal - Lev 19:16; Prov. 11:3; 20:19 Hipócrita
- Sal 62:4; Prov. 11:9 Exemplo: Delila - Juízes 16:15-16 |
Cantar - Sal 40:3; 81:1; 92:1; 96:1-4; Prov. 29:6;
Col 3:16,17 Bendizer - I Ped 3:8,9 Louvar - I Sam 2:1; Sal 71:14,15; 92:1 Ser
Saudável - Prov. 15:4 Exemplo: Ana - I Sam 2:1-10 |
Blasfemar - II Tim 3:2 Falar palavras torpes - Col
3:8 Jurar - Tiago 5:12 (Mat. 5:34-36) Escarnecer - Sal 1:1; Prov. 1:22;
21:24; 22:10; II Ped 3:3 Amaldiçoar - Tiago 3:9 Exemplo: Jezabel - I Reis
19:1,2; 21:1-16 |
·
Ser modesto, manso - Tito 3:2 ·
Exemplo: Abigail - I Sam 25:18-35; Maria - Luc 1:38 |
·
Ser orgulhoso - Prov. 28:25; Rom 1:30; II Cor 12:20; Tiago 3:13-16 ·
Encobrir ódio - Prov. 10:18 ·
Exemplos: Mulher Louca - Prov. 9:13; 21:24; Atalia - II Reis 11:1-16 |
3. O Reparo
Temos visto que a boca pode ser usada tanto para
benção quanto maldição. Quando usada para benção há nada a consertar, mas
quando a boca tem sido usada para maldição, pode ser que há muito para
corrigir. A Bíblia mostra como remediar este problema.
·
Pare - “leva a mão à boca” (Prov. 30:32; Prov. 17:28, veja o exemplo de
Jó 40:3-5). Não há nada pior que desajeita a insensatez do que expressar
palavras loucas continuamente depois que já ficou clara a loucura de ter falado
mal. Se não parou antes que falou, pelo menos pare de espalhar destruição assim
que se perceber que tenha falado com a falta de discrição. Se não estanca a
profusão de palavras sem sabedoria, é certa que a boca continuará derramando a
estultícia (Prov. 15:2). Palavras sem sabedora resultarão em contendas e ira.
Veja o exemplo de Jezebel que continuou a estultícia, dando expressão do seu
coração imundo em I Reis capítulos 16-21.
·
Confesse - “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para
nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” I João 1:9. Depois
de reconhecer o erro é necessário falar a Deus do assunto confessando o pecado
de não ter usado os lábios para a glória de Deus.
·
Conserta - “importuna o teu companheiro” (Prov. 6:1-5). Reconheça o teu
erro com o qual falou o erro. Faça o possível de pôr em boa ordem o
relacionamento outra vez. Prevenir é melhor que remediar, mas não sempre
prevenimos. Temos que fazer força para restaurar a convivência dos ao redor de
nós quando temos danificado a ligação de amizade. Como consertar os problemas
na igreja pode corrigir também o erro de falar mal (faça toda tentativa de
emenda “entre ti e ele só” antes de levar adiante, Mat. 18:15-20). Veja a
exortação de Tiago 5:16. Não seja levado pelo pensamento que raciona que se já
parou a estultícia e confessou-o a Deus não há necessidade de consertá-lo com o
meu “companheiro”. Se alguém amassou o seu carro sem querer, parou de
danificá-lo, confessou o erro a Deus mas não te pagou pelo conserto, o erro
ainda seria em aberto. Quando trata de um pecado que machucou um outro é necessário
consertar junto com o nosso semelhante o que confessamos diante de Deus.
Há conserto quando entramos na destruição de
palavras torpes, iradas, contenciosas ou menos que suaves e puras. “Fiel é
Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará
também o escape, para que a possais suportar.” (I Cor 10:13). Mas, se não
aproveitamos da graça de Deus nem o escape que Deus nos dá, precisamos voltar
atrás e reparar o mal que fizemos. Graças a Deus que há maneira de consertar o
erro!
4. O Conselho
A Bíblia não é silenciosa acerca de bons conselhos.
Ela nos orienta acerca da boca também tanto quanto as outras áreas das nossas
vidas. Se faltamos sabedoria somos aconselhados de pedir “a Deus, que a todos
dá liberalmente” ( Tiago 1:5; Sal 81:10). Só tendo a sabedoria “que do alto
vem” podemos ter a profusão de palavras pacíficas, moderadas, tratáveis, cheias
de misericórdia e de bons frutos; palavras “sem parcialidade e sem hipocrisia”
(Tiago 3:17).
Para ter a certeza de que tudo que sai da sua boca
seja “verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama e com virtude”
então pensai nestas coisas (Fil. 4:8,9). Se tem um coração e mente em paz, as
palavras serão com paz também.
Um conselho que sempre convém é achado em Tiago
1;19-20 que diz, “todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar,
tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” Sempre
é propício uma pausa antes de falar algo que pode ser mal interpretado. A nossa
fala seria mais agradável se fosse salpicada com o sal da graça de Deus. Tendo
uma pausa antes de falar nos dão tempo a orar para que a nossa “palavra seja
sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder
a cada um.” (Col 4:6). O sal se refere ao ingrediente em nossa conversa que
preserva boas maneiras, conserva virtude e purifica as má intenções, este
ingrediente sendo a sabedoria de Deus.
5. O Alvo para Atingir
É sempre uma ajuda ter um destino delineado se
esperamos atingir a possessão de uma boca que é sempre uma benção. O Salmista
orou ao SENHOR expressando este desejo (Sal 19:14) e é aí que devemos começar.
Devemos procurar de Deus o controle necessário pois é certo que “nenhum homem
pode domar a língua”(Tiago 3:8). Se somos sondados por Deus (Sal 139:23) é
certo que sabedoria fará parte da nossa conversa mais usualmente. “Ora, o fruto
da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:18).
Calvin G. Gardner
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