quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O QUE É O AMOR?

O que é o amor?

          "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor."

                                                                                                       1João 4:8

          O amor em sua expressão perfeita e absoluta é o próprio Deus, podemos dizer que o verdadeiro discípulo de Jesus é identificado pelo amor.

          Hoje estamos vivendo em uma era, em que muitos homens e também mulheres, buscam preencher os seus vazios com momentos de "amor", mas um "amor" falsificado, do mundo pecador, não o verdadeiro amor de Deus. Estes lançam-se em relacionamentos passageiros, em momentos de diversão e prazer e não momentos de amor, onde chegam a prostituição, adultério e fornicação.

 2.  Será que é amor?

 Ler:  II Samuel 13:1-22

          Amnom era apaixonado por sua irmã Tamar, chegou até ficar doente, magro, vivia angustiado por causa do "amor" por Tamar. Seu "amor" por sua irmã era tão grande que levou-a a deitar-se com ele a força, pois ele era mais forte do que ela. Após ter levado Tamar para a cama, o seu "amor" foi substituído por uma aversão (nojo), expulsando-a de seu quarto depois de usá-la, Tamar chorou amargamente, sentindo-se humilhada, a sua vida nunca mais foi a mesma.

         Este "amor" que Amnom sentia por Tamar, é o mesmo que hoje muitos homens e mulheres estão vivendo, o "amor" falsificado que o mundo de pecado criou, "amor" que tem feito pessoas que num dia dizem que amam e no outro matam, e são capazes de causar mal até mesmo aos seus familiares.

         No versículo 15 esta bem claro o que Amnom chamava de "amor", nada mais era do que paixão violenta, que levou ele a praticar o estrupo de sua irmã. A lascívia não tem outro objetivo que não a satisfação própria.

         Não há maior demonstração de amor, do que um relacionamento santo. Um jovem que se aproxima de uma moça para se aproveitar dela , ou até abusar dela, deixando-a em grande dificuldade, em descrédito moral, não o faz por amor. Quem ama não desmerece, não abusa, não abandona.. (Ler I Coríntios 13:4-7)

         Mas infelizmente vemos muitos casos de moças tolas, que se entregam a rapazes irresponsáveis, que falam de amor apenas para se aproveitarem delas, deixando-as mal, até muitas moças ficam grávidas, e com problemas para o resto de suas vidas, como difamadas ou problemas com sua saúde, como esterilidade no caso de praticarem o aborto.

         Às moças servas de Deus, vai um alerta, não sejam bobas! Quem ama não pratica qualquer ato em proveito próprio, existem muitos rapazes que muitas vezes chegam a vocês, para somente se aproveitarem de sua inocência, mas não os dê ouvido, sejam santas, puras, para a glória de Deus, e Ele lhes dará homens de bem para o casamento. Lembre-se da palavra de Deus:

         "O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor."   Romanos 13:10

3.  A quem devo amar?

Primeiro:

         "Amaras, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força."  Deuteronômio 6:5 e/ou Marcos 12:30

         A palavra do Senhor é bem clara, não nos deixa dúvida, pois Deus não é um deus de dúvida, "Amarás, pois o Senhor teu Deus" e nenhum outro deus.(Exodo 20:3)

         Mas o que vemos hoje é o homem amando a espíritos, demônios, e até pessoas, como artistas, jogadores de futebol entre outros. É pessoas adorando e servido a espíritos, como é o caso destes centros espíritas, onde obedecem a tudo que estes espíritos lhes ordenam, também temos os centros de macumba e feitiçarias, onde acabam buscando e amando mais estes demônios do que o nosso Deus, e também estes santos de barro, onde os louvam, adoram e prestam culto á eles, colocando-os em primeiro lugar em suas vidas do que Deus.

         São pessoas amando e adorando pessoas, como é o caso de uma atriz e apresentadora de TV, onde as pessoas a amam fazendo declarações como "xuxa eu te amo", e também a adoram, "xuxa eu te adoro", esquecendo-se de amarem e adorarem Deus, adorando a criatura do que O criador.

         Também não se pode amar a Deus com o coração dividido, o Senhor não admite que tenhamos outro deus além d'Ele no nosso coração. O amor à Ele devotado deve ser total, incondicional e exclusivo, verdadeiro e santo, é condição indispensável, inclusive, para poder encontrar Deus. (Jeremias 29:13)

Segundo:

         "E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo, não há outro mandamento maior do que estes."  Marcos 12:31

         Hoje o que vemos é pessoas que não possuem mais amor umas pelas outras, querem somente é ferir o próximo com palavras, gestos e atos, não se importando com o que causam às outras.

         Devemos é amar uns aos outros, não interessa se a pessoas é branca ou negra, ou o seu estado, seja ela rica ou pobre, devemos amar de coração e não só por obrigação.

         O padrão de amor cristão é o exemplo de Cristo, "Conhecemos a caridade nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos." (1 João 3:16). Por isso, precisamos expressar o amor pelos, irmãos, não de modo teórico, porém prático: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade."  1 João 3:18

4.    O amor é fruto do Espírito?

Ler:  Gálatas 5:22-26

        O Senhor em sua palavra, nos fala que o amor é fruto do Espírito, seguido também pelos outros frutos do Espírito, como diz o versículo 22. Mas como podemos desenvolver o fruto do Espírito?

         A fé e a obediência caminham juntas, o fruto do Espírito é algo que somente o Espírito Santo pode produzir na vida do crente. Desse modo, é algo que recebemos por fé  -  Dom concedido quando aceitamos a Cristo como Salvador. Ao mesmo tempo, a medida que vivemos em obediência aos mandamentos de Deus, o fruto cresce e se desenvolve em nossa vida. A nossa parte pode ser vista, por exemplo, no cultivo do amor (João 13:34), onde Deus avalia o amor pela obediência, e não por sentimentos agradáveis, onde os crentes sabem que amam uns aos outros pela obediência aos mandamentos de Deus (I João 5:23).

5.  E se eu não tiver amor?

Ler:  I Coríntios 13:1-7

        Nestes versículos de I Coríntios, Deus nos deixa bem claro que se não tiver amor, nada serei, não adiante eu ter o Dom de profecias ou possuir todos os dons, ou falar a língua dos anjos, mas se em meu coração, em minha vida não tiver o amor, nada adiantará.

         Se nós tivermos dons espirituais sem amor, esses dons serão inúteis, o amor é fruto do espírito e não Dom (Gálatas 5:22), é o amor que une a igreja, os dons do Espírito são como ferramentas que realizam o propósito do amor - edificar o corpo.

         O amor controla o uso dons  - não devem dividir a igreja, nem ser usados para alcançar prestígio pessoal, acompanhados do amor, os dons prestam genuíno serviço à igreja.

         Do versículo 4 a 7, nos fala das características do amor, onde o amor é paciente, sabe esperar dando glória à Deus, é benigno, só procura fazer o bem à todos sem visar lucro ou posição, não arde em ciúmes, onde o crente vê seu companheiro ou companheira conversando com outro do sexo oposto e não fica com ciúmes, ou não tem ciúmes de emprestar seus materiais à outra pessoa.

         Onde o crente não busca fazer as coisas, para o seu interesse, mas para o dos outros e por amor, também não se alegra quando vê uma pessoa sendo injustiçada, punida por alguma coisa que não fez, mas o amor se regozija-se com a verdade (v 6b).

6.  Como devemos amar ao próximo?

Ler:  Romanos 1:8-14

         Nesta passagem bíblica, o Apóstolo Paulo nos dá um ótimo exemplo de como devemos amar ao próximo. Paulo tinha amor pelos cristão de Roma, onde incluía-os em suas orações, pela vontade de Deus, que concebesse à ele uma ocasião de estar com os cristãos, pois tinha muito desejo de vê-los, a fim de repartir algum Dom espiritual com eles.

         Nós, hoje, devemos orar por àqueles que estão enfrentando alguma dificuldade, ou que caíram no pecado, mas ao contrário o que vemos é pessoas caluniando, criticando e fazendo falatórios daqueles que caíram, ao invés de orarem por estes.

         Devemos orar e amar aos outros, orar por àqueles que ainda não receberam o batismo no Espírito Santo, para que eles recebam, orar por àqueles que estão enfermos, para que eles sejam curados e orar pelos fracos para que eles fiquem fortes.

         Lembre-se do que Paulo enfatiza, dizendo: "Por que quem ama aos outros cumpriu a lei" (Romanos 13:8b), "O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13:10).

7.  Devemos andar em amor?

Ler:  Efésios 5:1-2

         O Apóstolo Paulo escreveu aos Efésios, pedindo-lhes que fossem imitadores de Deus, e andassem em amor, amor como o amor que Cristo teve por nós, onde entregou sua vida para que eu e você pudéssemos ter direito a vida eterna, e para tirar os pecados de nossas vidas.

         Paulo pede aos Efésios, que sejam imitadores de Deus, assim como a criança aprende a seguir o comportamento dos pais, os crentes imitam a Deus quando permitem que o seu caráter transpareça na vida diária deles.

         A principal maneira de imitarmos o Pai Celestial é seguir um padrão de amor em tudo o que fazemos ou dizemos (v2).

8.    Manifestai a prova do vosso amor!

Ler:  II Coríntios 8:24

         Jesus valoriza a contribuição em segredo (Mateus 6:3-4), mas a preocupação de Paulo aqui é a nossa motivação para contar o que fazemos, não o contar em si, Jesus também diz que devemos deixar que os outros vejam as nossas boas ações para que glorifiquem a Deus (Mateus 5:16).

         Paulo não esta incentivando a ostentação, simplesmente queria que os exemplos de contribuição incentivassem toda a comunidade de crentes a contribuir para esse projeto digno.

9.  E se eu não sentir amor por alguém?

Ler:  João 15:12-14,17

         A ordem para amar não é para que sintamos de certa maneira, é uma ordem para agirmos em amor.

         Na sua primeira epístola, João diz que os crentes sabem que amam uns aos outros pela obediência aos mandamentos de Deus (I João 5:2).

         O amor e a obediência estão de tal modo interligados, que João diz: "Por que este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos (I João 5:3).

10.  O amor esta esfriando!

Ler:  Mateus 24:12 e/ou Apocalipse 2:4

         O que vemos hoje, é igrejas onde o Espírito Santo não habita mais, onde para Deus operar é necessário montar e realizar uma grande campanha, com pregadores famosos e de outra localidade.

         É pessoas brigando com seus irmãos por posição e cargo dentro das igrejas, esquecendo de louvarem e adorarem o nosso Deus criador, mas tudo isto que tem acontecido, é a palavra de Deus que esta se cumprindo, como esta escrito no versículo 22 do livro de Mateus. O amor de muitas pessoas já tem esfriado, muitas destas não tem vontade mais de ir à igreja, nem vontade de fazer a Obra de Deus.

         Muitos até já ocupam seu tempo, para falarem dos outros, e para irem em lugares de diversão, do que irem à Casa de Deus para O adorarem.

         No livro de Apocalipse, também esta registrado uma passagem que se refere ao amor, onde Deus refere-se aos Efésios quanto ao abandono do seu primeiro amor.

         Os Efésios foram elogiados porque resistiram aos falsos ensinos e perseveraram em face da oposição, infelizmente, a sua atitude resoluta contra as heresias corroeu o seu senso de compaixão, tornaram-se melhores na luta contra o erro, do que no amor de uns para com os outros e, por implicação, no amor a Deus. O Senhor os chamou de volta ao amor sincero por Ele, amor esse demonstrado por seus atos de amor uns pelos outros.

         Irmão, peço à ti em Nome do Senhor Jesus Cristo, não deixe o amor esfriar em seu coração, peça ao Senhor que a cada dia Ele venha fazer arder mais e mais o amor em seu coração.

         "Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores."   Provérbios 7:18

11.  Oração

         " A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós."   II Coríntios 13:13

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário