Nos Dias Atuais as Pessoas
Têm Que Guardar as Leis do Velho Testamento?
No Velho Testamento, encontramos muitos
mandamentos que não são achados no Novo Testamento, tais como o sábado do
sétimo dia, o sacrifício de animais, o sacerdócio levítico, a circuncisão, os
dias santificados especiais, a queima de incenso, o dízimo e a música instrumental,
na adoração.
Muitas pessoas estão confusas sobre se
temos ou não, hoje em dia, que obedecer a estes mandamentos do Velho
Testamento. Pessoas que acreditam que deveríamos guardá-los, freqüentemente
discordam entre si sobre quais leis devemos guardar. Para agradar a Deus e para
sermos unidos religiosamente, temos que determinar se alguma das leis do Velho
Testamento, se aplica a nós, atualmente. O propósito deste estudo é entrar
nessas questões.
Vamos considerar algumas perguntas
introdutórias:
Deus quer
que as pessoas, hoje em dia, obedeçam a todos os mandamentos
que ele já deu?
As pessoas, às vezes, acreditam (ou
argumentam como se crêem), que temos que praticar, hoje em dia, tudo o que Deus
já ordenou na Bíblia. Mas considere uns poucos exemplos:
A arca de Noé (Gênesis 6:13-7:5)
- Deus fez com Noé uma aliança (6:18), que continha mandamentos que Noé deveria
obedecer (6:22; 7:5). Depois do dilúvio, Deus prometeu que jamais tornaria a
destruir toda a carne por meio de água (9:11-17). As pessoas, hoje em dia, têm
que construir arcas?
Circuncisão (Gênesis 17:9-14) - A
circuncisão foi tanto uma aliança como um mandamento, dado por Deus a Abraão e
seus descendentes (veja 21:1-4; Levítico 12:3). Mas este mandamento já não mais
se aplica (I Coríntios 7:18-20; Gálatas 5:1-8; 6:12-16).
Sacerdócio levítico (Êxodo
40:12-16; 29:1-9) - Sob a aliança feita no Monte Sinai, Deus ordenou que
somente Arão e seus descendentes servissem como sacerdotes (Números 3:10;
18:1-7; 16:40). Mas hoje, Jesus é o Sumo Sacerdote, embora ele não tivesse sido
um descendente de Arão. Isto prova que houve uma mudança na lei (Hebreus
7:11-18; I Pedro 2:5,9).
Sacrifício de animais (Números
15:1-6) - Através de todo o Velho Testamento, Deus ordenou que as pessoas
oferecessem sacrifícios de animais (veja Gênesis 4:1-5; Levítico 1-7). Mas hoje,
Jesus é o nosso sacrifício perfeito. Os sacrifícios de animais cessaram porque
não são mais necessários (Hebreus 10:1-18).
Dias santificados (Êxodo 12:1-28;
13:3-10; Levítico 23) - Deus ordenou que Israel guardasse vários dias festivos
santificados, mas nós não devemos guardá-los (Colossenses 2:14-17; Gálatas
4:10,11). Note que, quando Deus manda que certo dia seja um dia santo de
descanso, ele pode posteriormente mudar a ordem e não mais exigir que os homens
o guardem.
Não podemos negar que Deus tem dado leis
diferentes para diferentes povos, em tempos diferentes. Deus é o mesmo ontem,
hoje e sempre (Hebreus 13:8), mas isto se refere ao caráter e à natureza de
Deus, e não às suas leis para os homens. Os trechos das Escrituras examinados
provam que o próprio Deus tem
feito mudanças nas leis que tem dado ao
povo.
Por que
estes mandamentos não mais obrigam o povo?
Há, pelo menos, duas razões possíveis
para que não sejamos obrigados a obedecer a um mandamento dado por Deus:
1. Deus deu alguns mandamentos a determinados
indivíduos ou grupos, sem nunca querer que se aplicassem a todas as pessoas, em
todos os lugares. Exemplos óbvios são: o mandamento para Noé construir a
arca, o mandamento a Abraão para sacrificar seu filho e o mandamento a Abraão e
seus descendentes para circuncidar todos os ho-mens (Veja Romanos 3:19).
Se Deus queria que alguns dos seus
mandamentos fossem limitados a certas pessoas, mas tomamos estes mandamentos e
os aplicamos a outras pessoas, a quem ele jamais quis que se aplicassem, então
não estamos demonstrando fide-lidade a Deus, mas, isto sim, estamos pervertendo
sua vontade!
2. Deus deu alguns mandamentos para
servir a um propósito temporário. Quando eles cumpriram seu propósito, não
foram mais necessários, então Deus os retirou. Exemplos disto são o
sacerdócio levítico, o sacrifício de animais e a circuncisão. De fato, isto se
aplica a todos os exemplos previamente mencionados.
Queira notar que não estamos dizendo que
as pessoas têm o direito de declarar que uma lei de Deus seja anulada, baseados
simplesmente em sua própria autoridade. A questão é: qual a intenção de Deus a
respeito de certos mandamentos? Se ele determina que a lei se aplique a nós,
somos infiéis se não a obedecemos. Mas somos igualmente infiéis se condenamos
as pessoas por não seguirem uma lei quando, de fato, o próprio Deus não
tenciona que essas pessoas sigam essa lei.
A questão que estamos examinando é: Qual
a intenção de Deus a respeito dos mandamentos do Velho Testamento em geral?
Parte1:
Era a Intenção de Deus que as Leis do Velho Testamento Vigorassem em Nossos
Dias?
Sem dúvida as leis reveladas no Velho
Testamento foram decretadas pelo próprio Deus. Do mesmo modo, ele tem o direito
de aplicar essas leis somente a certas pessoas e fazer com que essas leis
cessem de vigorar no devido tempo em que ele resolver, como nos exemplos já
estudados. O que a Bíblia diz de sua intenção a respeito destas leis do Velho
Testamento?
A
intenção de Deus era que as leis dadas por meio de Moisés vigorassem somente
para a nação de Israel.
Os Dez
Mandamentos foram dados somente a Israel.
Deuteronômio 4:1 - Ao dar os Dez
Mandamentos, Moisés disse que foram dados para Israel obedecê-los.
Deuteronômio 4:44,45 - Eram leis,
estatutos, etc, que Moisés dispôs diante dos filhos de Israel, depois que eles
saíram do Egito.
Deuteronômio 5:1,6 - Moisés falou ao
povo de Israel e lhe deu os Dez Mandamentos para que ele os obedecesse. Deus o
tirou da terra do Egito.
Êxodo 34:27,28 - O senhor fez uma
aliança com o povo de Israel, escrevendo nas tábuas as palavras da aliança, os
Dez Mandamentos.
1 Reis 8:9,21 - As duas tábuas de pedra
contêm a aliança que o Senhor fez com os filhos de Israel, quando eles saíram
da terra do Egito.
Deuteronômio 4:7-13 - Nenhuma outra
nação teve tão grande lei como os Dez Mandamentos.
O sábado
foi dado somente a Israel.
Deuteronômio 5:15 - O povo de Israel (v.
1) era escravo na terra do Egito, Deus tirou-o de lá e ordenou que guardasse o
sábado.
Êxodo 31:13,16,17 - O sábado era o sinal
entre Deus e Israel, tão certo como a circuncisão também o era (Gênesis 17;
Romanos 4:11). Como poderia ser um sinal entre Deus e Israel se ele tivesse
dado o mesmo mandamento a outras nações também? Se um homem desse anéis de
noivado a várias mulheres, poderia um anel ser o sinal de seu especial relacionamento
com sua esposa? (Veja Oséias 2:11, 1:10; Ezequiel 20:10-12).
Hoje em dia o povo em geral não precisa
guardar os mandamentos revelados através de Moisés, incluindo os Dez
Mandamentos e o sábado, pela mesma razão que não precisamos construir arcas,
como Noé, ou sacrificar os filhos, como Abraão. Deus não dirigiu esses mandamentos
a nós.
Deus
removeu as leis do Velho Testamento porque elas já cumpriram o seu propósito.
Estas leis
vigoraram através das gerações de Israel.
Deus disse que todas as seguintes
práticas deveriam durar através das gerações de Israel.
• Gênesis 17:9,10 - Circuncisão
• Êxodo 12:14; Levítico 23:21,31, 41 -
Dias festivos santificados
• Êxodo 29:42; 30:10 - Sacrifício de
animais
• Êxodo 30:8 - Incenso
• Êxodo 30:31 - Óleo para santa unção
• Êxodo 31:13-17 - Observação do sábado
• Êxodo 40:15; Números 18:23 -
Sacerdotes levitas servindo no ta-bernáculo.
Todas estas práticas dura-riam o mesmo
tempo: através das gerações de Israel. Se algumas delas cessaram, então todas
elas têm que ter cessado, desde que todas elas deveriam ter a mesma duração.
Mas já provamos que muitas delas já cessaram, então todas devem ter cessado.
Todas estas leis continuaram enquanto o
relacionamento especial de Israel com Deus continuou e todas terminaram quando
este relacionamento especial terminou. Ele terminou quando o evangelho entrou
em vigor. Não há mais judeu ou gentio, no plano de Deus (Gálatas 3:28; Efésios
2:11-18; Atos 10:34,35; 15:7-11).
Hebreus,
capítulos 7-10
7:11-14,18 - Como foi mostrado antes, a
lei permitia somente sacerdotes da tribo de Levi. Ela, porém, predisse que
Cristo seria um sacerdote, da tribo de Judá. Isto exigiu que a lei fosse mudada
(v. 12) e revogada (v. 18). A própria lei indicava que isto iria acontecer.
8:6-13 - Estes versículos citam Jeremias
31:31-34, que predisseram que Deus haveria de fazer uma nova aliança, diferente
da que fez com Israel, quando os conduziu para fora do Egito. Cristo fez uma
nova aliança; com isso a primeira envelheceu e desapareceu (v. 13). Novamente,
isto cumpre a palavra de Deus no Velho Testamento e não a contradiz.
10:1-18 - Os sacrifícios de animais
oferecidos sob a primeira aliança não poderiam remover o pecado completamente.
A morte de Jesus é o sacrifício da nova aliança e ela pode perdoar completamente.
Assim, Cristo removeu o primeiro testamento e estabeleceu o segundo. Isto foi
feito em harmonia com a vontade de Deus e não contra ela (v. 9,10).
Isto explica o sentido pelo qual a lei
era fraca e inútil: ela dizia aos homens que eles eram pecadores, mas não podia
permanentemente perdoá-los (7:11-18; 8:6,7). Isto não significa que Deus se
enganou ao dar a lei. Ela tinha um propósito, mas esse propósito era
temporário. Quando veio a nova lei, a velha tinha cumprido seu propósito e não
era mais necessária, por isso foi removida.
Observe: o que foi removido foi a
própria velha aliança, e não somente a condenação que ela trazia. O que foi
removido foi a aliança e não somente as tradições humanas a respeito dela.
2
Coríntios 3:6-11
Como em Hebreus, a Velha Aliança (v. 14)
é confrontada com a Nova (v. 6). A Velha era um ministério da morte, porque ela
provava que o homem merecia a morte. Ainda assim, ela veio com glória. A Nova
Aliança é um ministério de justiça e é mais gloriosa (v. 9).
NOTE v. 11 - A que tinha glória (a Velha
Aliança - v. 7) foi removida, de modo que a que tem mais glória (a Nova
Aliança) possa permanecer. Note que o que foi removido não foi só a glória, mas
o que era glorioso, o próprio Velho Testamento.
Gálatas,
capítulos 3-5
Como em Hebreus, o resultado da lei foi
que o homem ficou sob uma maldição, porque mostrava que os homens eram
pecadores, porém ela não podia remover completamente a culpa (3:10; 2:16). Isto
é confrontado com a salvação pela fé em Cristo, sob o evangelho (1:11,12;
3:26-28).
3:24,25 - A lei foi um aio (tutor) para
nos conduzir a Cristo. Mas, agora que a fé em Cristo chegou, não estamos
mais debaixo do aio.
Estar "debaixo" de uma lei
significa estar sujeito a ela ou sob a obrigação de obedecê-la. Note 4:4,21
(veja I Coríntios 9:20,21; Mateus 8:9; Romanos 3:19). Não estamos só libertados
da condenação da lei, mas estamos livres da própria lei, que foi o aio (veja
3:16,19).
5:1-6 - Desde que não estamos mais sob a
lei (5:18), a circuncisão não importa mais. Aqueles que seguem a velha lei
estão submetidos a um jugo de escravidão, Cristo não lhes aproveita em nada e
não é de nenhum efeito para eles. Eles estão decaídos da graça.
Romanos
7:1-6
Novamente, em Romanos, Paulo está
confrontando o evangelho com o Velho Testamento. A lei mostrou aos homens que
eles eram culpados do pecado (3:20,23). A lei trouxe condenação à morte (5:12;
6:23), mas não podia remover, permanentemente, a culpa. Não obstante, Deus não
queria que todos os homens se perdessem, então Ele ofereceu o evangelho (1:16).
7:2,3 - Ilustração: uma mulher está
ligada ao seu esposo enquanto ele vive, e se ela casa com outro homem, ela é
adúltera. Ela poderia se casar novamente, só quando seu esposo morrer.
7:4-6 - Do mesmo modo, estamos mortos
para a lei e libertados dela, bem como a mulher estava livre da lei do primeiro
esposo (v. 2). Note que não estamos só livres da condenação da lei ou das
tradições a respeito dela, mas estamos livres da própria lei (veja 6:14).
E da mesma forma como a mulher poderia
ligar-se a um segundo homem, estamos agora unidos a Cristo. Note que não
devemos seguir ambos, o Velho Testamento e a lei de Cristo. Temos um
segundo e novo testamento, exatamente como a mulher tem um segundo e novo marido.
Tentar seguir ambas as leis, ao mesmo tempo, seria como a mulher ter dois
esposos de uma só vez. Seria adultério espiritual!
Efésios
2:12-16
Antigamente, os gentios eram separados
do relacionamento da aliança, gozado pelos israelitas. Por meio de sua morte,
Jesus fez a paz entre os judeus e os gentios.
Mas, para fazer isto, Jesus teve que abolir
a lei dos mandamentos, que era uma parede da separação entre judeu e
gentio. Ela tinha sido dada só aos judeus e, assim, representava sua posição
favorecida. Para conceder favor aos homens de todas as nações, Deus teve que remover
a lei (veja Gálatas 3:28; Atos 10:34,35; Mateus 28:19; etc.).
Se colocarmos o Velho Testamento, hoje,
em vigor novamente, estaremos construindo de novo a parede da separação, para
cuja destruição Jesus morreu. Estaremos tentando derrotar a morte de Cristo!
Colossenses
2:13-17
Eis um paralelo com Efésios 2. Paulo diz
aos gentios incircuncisos (v. 13) que não permitam que as pessoas os
condenem por não guardarem a Velha Lei (v. 16). A razão é que Cristo cancelou
o escrito de ordenanças e removeu-o inteiramente, encravando-o em Sua
cruz.
As leis do velho testamento, em geral,
não estão mais em vigor hoje pela mesma razão que o sacrifício de animais, a
circuncisão, etc. não vigoram mais. Deus as deu para cumprir um propósito. Elas
cumpriram esse propósito, por isso Deus as revogou.
Parte2:
Alguma Parte do Velho Testamento Vigora Hoje em Dia?
Algumas pessoas concordam em que muitas
leis do Velho Testamento não estão mais em vigor, mas ainda colocam em vigor
algumas dessas leis. Alguns, por exemplo, ainda aceitam a autoridade do Velho
Testamento para o Sábado, ou para o dízimo, ou para a música instrumental, etc.
Consideremos esta abordagem.
Consideremos algumas regras possíveis para determinar o que ainda está e o que
não está mais em vigor.
Aprendemos que a Velha Aliança cessou de
vigorar. Isto inclui todas as práticas do Velho Testamento, a não ser que possa
ser mostrado pelas Escrituras que Deus teve a intenção de que certas leis
continuassem. É impróprio só afirmar, sem prova, que certas leis ainda estão em
vigor e outras não estão.
Consideremos algumas regras que as
pessoas, às vezes, sugerem para se fazerem tais distinções:
"Lei
de Deus" X "Lei de Moisés"; "Lei Moral" X Lei
Cerimonial"
Alguns dizem que os Dez Mandamentos
(incluindo-se o sábado) são a "Lei de Deus", a "Lei Moral"
(ou "Lei Espiritual") e que estas ainda estão valendo. Mas os outros
mandamentos do Velho Testamento são a "Lei de Moisés", a "Lei
Cerimonial", e estas são as que foram retiradas. Contudo:
Que prova existe, nas Escrituras, de que
estas distinções entre as leis são válidas? Como sabemos se o que foi removido
inclui somente a lei de Moisés ou a lei cerimonial, porém não a lei de Deus,
etc.? Como sabemos quais leis estão incluídas na Lei de Deus ou na Lei Moral e
quais leis não estão? (Note que as expressões "lei moral" e "lei
cerimonial" não estão mencionadas em parte alguma da Bíblia).
O sábado, por exemplo, foi um dos Dez
Mandamentos, então alguns afirmam que ele é parte da Lei Moral de Deus e
continua hoje. Porém ele também é repetido em outras partes do Velho
Testamento, que não são os Dez Mandamentos (Êxodo 31:13, etc.), e está listado
em trechos contendo leis que foram removidas (tais como Levítico 19:3,30;
23:1-44); então, porque isto não prova que o sábado foi removido, como parte da
"Lei Cerimonial de Moisés"?
E mais ainda, aqueles que continuam a
praticar o sábado, usualmente tam-bém praticam o dízimo do Velho Testamento, a
música instrumental e até leis dietéticas. Estas últimas não estão nos Dez
Mandamentos, nem sua natureza é mais "moral" que outras leis
"cerimoniais", que foram abandonadas. Portanto, estas pessoas violam
sua própria distinção.
Na realidade, a Bíblia mostra que lei
de Deus e lei de Moisés são só termos diferentes para a mesma lei, e
que a lei de Deus incluía coisas que foram claramente removidas. Por exemplo:
Neemias capítulo 8 refere-se a certo
"livro da lei", e o chama o livro da lei de Moisés (v. 1) e o livro
da lei de Deus (v. 8,18). Deus ordenou-a por Moisés (v. 14), então ambos os termos
se referem à mesma lei.
Lucas 2:21-24,39 - A mesma lei é chamada
a lei de Moisés (v. 22) e a lei do Senhor (v. 23,24,39). E esta lei foi um
ritual de purificação, incluindo o sacrifício de animais, que foi claramente
abandonado (veja Levítico 12:2-8). Daí, lei do Senhor é a mesma que lei de
Moisés, e ela contém coisas que foram abandonadas.
Em 2 Crônicas 31:2-4, a lei de Deus
incluía o sacrifício de animais, luas novas e dias festivos.
Não há distinção entre a lei de Deus e a
Lei de Moisés. Era a lei de Deus porque ele a originou, mas era a lei de Moisés
porque foi revelada através dele (Neemias 10:29). Do mesmo modo, em nenhum
lugar a Bíblia distingue lei moral de lei cerimonial, dizendo que a lei moral
continua. Toda essa distinção é uma regra feita pelo homem, que não tem a
autorização de Deus (Mateus 15:9; Gálatas 1:8,9; 2 João 9-11).
Leis dadas
antes do Sinai e leis dadas no Sinai.
Alguns dizem que Jesus aboliu as leis
dadas no Sinai, mas que as leis dadas antes do Sinai continuam, incluindo-se a
do sábado, que eles dizem ter sido dada na criação - Gênesis 2:2,3.
De novo, onde diz a Bíblia que as leis
dadas antes do Sinai ainda estão em vigor? De fato, há muitos mandamentos que
sabemos não estarem mais em vigor, embora tenham sido dados antes do Sinai.
Isto inclui o sacrifício de animais (Gênesis 4:4; 8:20; etc.), a circuncisão
(Gênesis 17:9-14), a páscoa (Êxodo 12), e os animais imundos (Gênesis 7:2).
Mais ainda, não há prova real de que
Deus impôs o sábado aos homens desde a criação. Não há passagem mencionando
Noé, Abraão ou qualquer outro dos patriarcas guardando o sábado. Ezequiel
20:10-12 diz que Deus deu a Israel o sábado como um sinal entre ele e seu povo,
quando ele os guiou para fora do Egito, e Deuteronômio 5:15 diz que foi uma
comemoração daquele acontecimento (veja Neemias 9:13,14; Êxodo 31:13-17). Como
poderia ser um sinal entre ele e uma nação, se todos, desde a criação, tivessem
o mesmo sinal? E como poderia ser uma comemoração de um acontecimento, antes
que aquele acontecimento se realizasse?
Gênesis 2:3 diz somente que o próprio
Deus descansou no sétimo dia, e diz o PORQUÊ ele o abençoou e o santificou. Mas
não diz QUANDO ele começou a exigir DOS HOMENS que o guardassem, nem QUEM foi
mandado guardá-lo. Recorde-se de que isto foi escrito por Moisés, muitos anos
depois que Israel deixou o Egito e lhes foi dado o sábado. Ele mencionou o sábado
em ligação com a criação, de modo que os homens veriam o propósito disso, não
necessariamente para dizer quando as pessoas começaram a guardá-lo.
Leis
eternas X outras leis
Alguns dizem que o sábado deve ser
guardado hoje, porque Êxodo 31:16,17 diz que ele deveria ser guardado
"para sempre", "perpétuo".
De novo, porém, esta passagem diz que o
sábado era um sinal entre Deus e Israel, então por que exigí-lo hoje de outro
povo? E esta lei "perpétua" exigia que as pessoas fossem mortas, como
punição, por terem-na violado. Se esta lei estiver ainda em vigor hoje, ela tem
que ser guardada do modo que ela manda guardá-la. Deixar de fazer assim é admitir
que ela não está realmente em vigor nos dias de hoje.
Os termos do Velho Testamento "para
sempre" e "perpétuo" não significam, necessariamente, que essas
leis não têm fim. Há muitas outras práticas que Deus disse serem "para sempre",
etc., mas que definitivamente têm cessado. São exemplos:
A Páscoa (Êxodo 12:14)
O incenso (Êxodo 30:8)
Os dias festivos (Levítico 23:14,21,31,
41)
O sacrifício de animais (Levítico
16:29-34; 6:19-30; 2 Crônicas 2:4)
O sacerdócio levítico (Êxodo 40:15;
29:9,26-28; 28:40-43; Números 25:13; Deuteronômio 18:5)
A adoração no Tabernáculo (Êxodo 27:21;
30:8; Levítico 24:5-9)
A circuncisão (Gênesis 17:9-14)
TODOS os mandamentos e preceitos de Deus
(Salmos 111:7; 119:151,152,160).
Se estas práticas cessaram, ainda que
fossem "para sempre", etc., porque não pode o sábado, do mesmo modo,
ter cessado?
"Para sempre", nestas
passagens, se refere ao que haveria de durar por um período de tempo
indefinido: "duração de uma era". O contexto de Êxodo 31:13,16 define
melhor isto, para significar "nas gerações de Israel". Esta expressão
foi também utilizada para muitas das outras práticas e, anteriormente, já
aprendemos que isso prova que essas práticas, incluindo-se o sábado, todas
cessaram porque as gerações de Israel, como a nação escolhida por Deus, cessaram.
Todos estes esforços para justificar o
ato de colocar em vigor as partes do Velho Testamento, vão falhar. Esta
conclusão será confirmada no decorrer do nosso estudo.
Os versículos que já estudamos provam que toda a lei foi removida, incluindo-se
os Dez Mandamentos.
Hebreus,
capítulos 7-10
Jesus removeu a aliança que Deus fez com
Israel quando ele os conduziu para fora do Egito (8:9; 10:9,10). Esta aliança é
vista, aqui, como uma aliança, a primeira aliança (8:7,13; 9:1,15,18; 10:9).
Não foram duas alianças, uma retirada e outra permanecendo. Mas o que esta
primeira aliança incluía?
Hebreus 9:18-20 - A primeira aliança era
dedicada com sangue e incluía todos os mandamentos falados por Moisés. Êxodo
24:3-8 explica melhor e mostra que isto englobou todas as palavras que o Senhor
disse (v. 3,4,7), incluindo-se os Dez Mandamentos, dados em Êxodo 20:3-17.
Hebreus 9:1-4 - Esta aliança, que foi
removida, incluía as tábuas da lei, que ficavam dentro da arca da
aliança. Esta é uma referência clara aos Dez Mandamentos, que foram escritos
nas tábuas da aliança - Êxodo 34:27,28; Deuteronômio 4:13; 5:2,22; 9:9,11.
2
Coríntios 3:6-11
A velha aliança iria
"desvanecer" (desaparecer), em contraste com a nova aliança, que iria
"permanecer". Que aliança era esta que iria desaparecer? Era aquela
que foi escrita e gravada nas pedras (v. 7). Mas os versículos citados há pouco
mostram que esta era os Dez Mandamentos.
E mais, esta é a lei que, quando Moisés
a entregou, sua face brilhava tanto que ele teve que usar um véu (v. 7,13). Mas
Êxodo 34:27-35 mostra que isto aconteceu quando ele entregou os Dez
Mandamentos. Assim, a velha aliança que se encerrou incluía os Dez Mandamentos.
Gálatas,
capítulos 3-5
A lei trouxe os homens a Cristo, mas não
estamos mais debaixo da lei (3:24,25; 5:4). Que lei é esta?
3:17 - Ela é a lei dada 430 anos depois
da promessa a Abraão. Êxodo 12:41 mostra que isto se refere ao tempo quando
Israel saiu do Egito. Daí, esta é a aliança - uma aliança - dada no
Monte Sinai (Gálatas 4:24), que temos visto que inclui os Dez Mandamentos.
3:10 - A lei significa "todas as
coisas escritas no livro da lei". Mas acabamos de mostrar, em Hebreus
9:18-20 e Êxodo 24:3-8, que isto incluía os Dez Mandamentos.
5:3 - Se colocarmos em vigor uma parte
da lei, seremos obrigados a guardar toda a lei. A lei é um todo. Não
podemos tomar uma parte e deixar a outra. Temos que tomar toda ela ou nada. Se
a tomarmos, decairemos da graça (5:2,3,4)
Romanos
7:1-7
Estamos desobrigados da lei, como uma
mulher está liberada de um esposo que morre. É adultério espiritual praticar
tanto a velha lei como a lei de Cristo, ao mesmo tempo. Mas, qual é a lei de
que ficamos livres? É aquela que ordena "Não cobiçarás" (v. 7). Mas
este é um dos Dez Mandamentos. Daí, a lei que foi removida inclui os Dez Mandamentos.
Efésios
2:11-18
Jesus aboliu a lei que era uma parede de
separação entre o judeu e o gentio. Que lei era essa? Já vimos que ela era a
lei dos Dez Mandamentos, que era uma parede entre o judeu e o gentio, desde que
Deus a deu aos judeus, por causa da sua condição de favorecidos. Do mesmo modo,
o sábado era um sinal da relação especial de Deus com Israel (Êxodo 31:13-17).
Se Jesus tivesse deixado os Dez
Mandamentos ou o sábado em vigor, ele teria deixado uma barreira entre judeus e
gentios. Para atingir seu propósito, ele tinha que remover o sábado e os Dez
Mandamentos, tanto quanto toda a lei do Velho Testamento.
Colossenses
2:13-17
Cristo cancelou o escrito de ordenanças.
A qual lei isto se refere?
2:16 - Uma vez que a lei foi removida,
não precisamos guardar leis a respeito de alimentos, de dias santos ou do
sábado. Desde que o sábado era um dos Dez Mandamentos, segue-se que todas
as leis do Velho Testamento foram retiradas, incluindo-se os Dez Mandamentos e
o sábado.
Alguns afirmam, aqui, que "sábado"
se refere aos dias de festas anuais, não ao sábado do sétimo dia, porque a
palavra grega é plural. Embora em todas as passagens seguintes, "sábado"
claramente se refira ao sétimo dia, ainda assim é plural no original: Êxodo
31:13; Lucas 4:16; 23:54; Atos 13:14; 16:13; Mateus 24:20; etc. Em Mateus
12:1-14 e Lucas 13:10-17, as formas plural e singular são usadas igualmente,
todas se referindo ao sétimo dia. Nos Dez Mandamentos, em Êxodo 20:8 e
Deuteronômio 5:12, o plural é usado na tradução grega, como em Colossenses
2:16.
O Novo Testamento se refere ao sábado 59
vezes. Em nenhuma destas ocasiões se pode mostrar que ela exclui o sábado do
sétimo dia.
De fato, Colossenses 2:16 menciona o
sábado separadamente das luas novas e dos dias de festa, propositadamente, para
especificar o sétimo dia além dos dias de festa. Isto é, exatamente, o mesmo
que é feito em versículos do Velho Testamento, tais como 1 Crônicas 23:31; 2
Crônicas 2:4; 8:1; 31:3; Neemias 10:33; Ezequiel 45:17.
Colossenses 2:14-16 especificamente,
identifica o sábado como uma prática que foi cancelada. Não devemos permitir
que pessoas de hoje exijam de nós guardar leis dietéticas, os dias santos, ou o
sábado do sétimo dia.
Não há prova de que nenhuma parte da
lei, como tal, esteja em vigor agora. A lei foi um todo e não poderia ser
removida parcialmente. Para removê-la, Jesus teve que removê-la toda. Não
podemos buscar autoridade na Velha Lei para nenhuma prática de nossos dias.
Parte3:
Qual Lei Deveríamos Submeter-nos Hoje em Dia?
Algumas pessoas perguntam: "Se os
Dez Mandamentos foram removidos, isso não tornaria correto roubar, mentir,
assassinar, etc.?" Então, considere o que a Bíblia diz sobre a lei que
hoje devemos seguir.
Hoje
devemos obedecer aos Mandamentos do Novo Testamento.
§ Jesus não somente removeu o Velho Testamento, ele
substituiu pelo Novo Testamento.
A razão pela qual a velha aliança não é
necessária agora é que uma lei diferente tomou o seu lugar.
Hebreus 10:9,10 - Jesus removeu o
primeiro testamento para que ele pudesse estabelecer o segundo (veja
Hebreus 8:6-9; 7:22; 2 Coríntios 3:6).
Romanos 7:4 - Fomos libertados da lei
para que pudéssemos nos unir a Cristo.
Gálatas 3:24-27 - Não estamos debaixo do
aio (a velha lei), porque a fé do evangelho chegou.
Uma ilustração: Brasil esteve,
antigamente, sujeito às Ordenações do Reino de Portugal; depois da
Independência, estivemos sob a Constituição do Império, e agora estamos sob a
Constituição Republicana. Do mesmo modo, Deus providenciou para o homem,
primeiro o regulamento patriarcal, depois as leis do Sinai e, agora, o
Evangelho, ou Novo Testamento. Não estamos mais sujeitos nem às leis do
Império, nem às do Velho Testamento.
§
Esta mudança
ocorreu como resultado da morte de Jesus.
Colossenses 2:14 - Ele cancelou as
primeiras ordenanças, encravando-as em sua cruz.
Efésios 2:13-16 - Ele aboliu a velha lei
através do seu sangue, derramado na cruz (v. 13,16).
Hebreus 9:16,17 - Como no caso de
qualquer testamento, Jesus tinha que morrer para que seu testamento tivesse
força. A velha lei esteve em vigor até que Jesus morresse, então ela foi
substituída pela Nova Aliança (veja Gálatas 3:13; Romanos 7:4).
§
Este Novo
Testamento também contém mandamentos e leis que temos de obedecer.
Mateus 28:18-20 - Jesus possui toda a
autoridade, então devemos obedecer a todos os seus mandamentos.
1 Coríntios 14:3 - 7 - Os mandamentos
escritos no Novo Testamento são os mandamentos do Senhor.
1 Coríntios 9:20,21 - Paulo não estava
debaixo da lei dos judeus, mas sob a lei de Cristo.
Tiago 1:18,25O evangelho é a lei
perfeita da liberdade, pela qual seremos julgados (João 12:48; 1 Pedro 1:22-25;
Romanos 6:17,18; Atos 3:20-23; Isaías 2:1-4).
Deus não removeu a velha lei para que
pudéssemos ficar sem lei, mas para que pudéssemos servi-lo nas condições do
Novo Testamento. Há mandamentos para obedecermos, mas estes são os mandamentos
do Novo Testamento e não aqueles do Velho Testamento.
§
O Novo
Testamento jamais será substituído por qualquer outra lei na terra.
Aprendemos que, durante todo o tempo em
que o Velho Testamento esteve em vigor, Deus tinha planos para substituí-lo,
finalmente. Será o Novo Testamento, do mesmo modo, substituído por outro
sistema de mandamentos para os homens, na terra?
2 Coríntios 3:6-11 - A primeira aliança
desapareceu para que pudesse ser trocada por aquela que permanece (não
desvanece).
Hebreus 12:27,28 (veja v. 18-29) - A lei
dada no Sinai foi abalada (removida) para que ela pudesse ser substituída por
outra (o Novo Testamento) que jamais será abalada, mas permanecerá.
A razão pela qual o Velho Testamento
teve que ser substituído foi que ele tinha sacrifícios que não podiam retirar a
culpa permanentemente. Estes sacrifícios foram oferecidos por sacerdotes que,
eles próprios, eram pecadores. O Novo Testamento tem o sacrifício de Jesus, que
pode tirar todos os pecados, de modo que não sejam mais lembrados. Este
sacrifício foi oferecido pelo Sumo Sacerdote, eterno e sem pecado, o próprio
Jesus Cristo (Hebreus 10:1-18; 7:11-28; 8:6-9; 9:11-28; Romanos 1:16; Marcos
16:15,16).
Judas 3 - A fé do evangelho foi entregue
aos santos uma vez por todas. "Uma vez" é a mesma palavra
usada para a morte de Jesus, em contraste com o sacrifício de animais (Hebreus
10:10-14; 7:27; 9:12,25-28).
Os animais tinham de ser oferecidos
repetidamente, porque eles não tiravam a culpa permanentemente. Jesus ofereceu
o sacrifício perfeito, que não precisa ser substituído por qualquer outra
coisa. Do mesmo modo, o evangelho é dado aos homens "uma vez". É a
última palavra de Deus ao homem. Ele é tão perfeito que jamais será mudado ou
substituído por Deus, enquanto o mundo existir (veja Tiago 1:25; 1 Coríntios
13:8-13).
Alguns
mandamentos do Novo Testamento são semelhantes aos do Velho Testamento, mas
outros não são.
Nove dos Dez Mandamentos, por exemplo,
são repetidos no Novo Testamento
1. Nenhum Deus além de Jeová - 1
Coríntios 8:4; Atos 14:15
2. Nenhuma imagem esculpida - Gálatas
5:19-21; Romanos 1:22,23
3. Não tomar o nome de Deus em vão -
Tiago 5:12
4. Lembrar-se do sábado - Este
mandamento é o único dos dez que não é repetido em nenhuma parte do Novo
Testamento.
5. Honrar seus pais - Efésios 6:2,3
6. Não matar - Romanos 13:8-10
7. Não cometer adultério - Romanos
13:8-10; 1 Coríntios 6:9,10
8. Não roubar - Romanos 13:8-10; Efésios
4:28
9. Não prestar falso testemunho -
Apocalipse 21:8; 22:15
10. Não cobiçar - Romanos 13:8-10;
Efésios 5:8.
Os mandamentos que são repetidos no Novo
Testamento obedecemos, não porque estavam no Velho Testamento, mas porque estão
no Novo Testamento.
§
Muitas práticas
do Novo Testamento diferem das práticas do Velho Testamento.
VELHO TESTAMENTO |
NOVO TESTAMENTO |
Sacrifício de animais |
Sacrifício de Jesus (Hebreus
10:9-18) |
Sumo sacerdote humano |
Sacerdócio de Jesus (Hebreus
9:11-14) |
Templo físico |
Templo espiritual (1 Coríntios
3:16) |
Circuncisão carnal |
Corações circuncidados (Romanos
2:28-29) |
Música instrumental |
Canto (Efésios 5:19; Colossenses
3:16) |
Dízimo (Hebreus 7:5) |
Doações livres (1 Coríntios
16:1-2) |
Sábado e dias santos |
Primeiro dia da semana (Atos
20:7) |
Compare Romanos 7:2-6 - Uma mulher
não está sujeita à autoridade de dois maridos a um só tempo. Se seu primeiro
esposo morrer, seu segundo esposo pode ter gostos diferentes dos de seu
primeiro esposo, mas em alguns pontos, ambos poderão ter os mesmos gostos. Entretanto,
os hábitos do primeiro esposo, agora, não obrigam mais a esposa. Se ela faz
coisas semelhantes às que costumava fazer antes, é porque o segundo esposo está
de acordo, e não porque era a vontade do primeiro esposo.
Da mesma maneira, estamos sob a Nova
Aliança e não sob a Velha Aliança (incluindo-se os Dez Mandamentos). As leis
são um tanto similares e outro tanto diferentes (veja Hebreus 8:9). Mas nenhuma
das exigências da Primeira Aliança tem qualquer poder, hoje. Onde as leis forem
diferentes, seguimos a Segunda Aliança, e não a primeira. Onde as leis forem
similares, obedecemos, não porque a primeira lei assim dizia, mas porque a Nova
Aliança assim ordena.
Nosso
dia específico para adoração é o primeiro dia da semana e não o sétimo.
§
Muitos
acontecimentos importantes no Novo Testamento ocorreram no primeiro dia da
semana.
• Jesus levantou-se dentre os mortos
(Marcos 16:9; Mateus 28:1-6).
• As primeiras aparições de Jesus
para provar que ele havia ressuscitado (João 20:19; Marcos 16:2,9; Mateus
28:1,6-10).
• No dia em que o Espírito Santo
desceu sobre os apóstolos, o evangelho foi pregado como estando em vigor pela
primeira vez, as pessoas obedeceram pela primeira vez e a igreja começou; tudo
isto estava no Pentecoste, que foi num primeiro dia da semana (Atos 2; Levítico
23:15,16).
Todos estes acontecimentos
importantes ocorreram no primeiro dia da semana. Qual acontecimento importante
no Novo Testamento ocorreu no sétimo dia da semana? Nenhum. Não deveria
surpreender-nos, portanto, ver um significado especial para o primeiro dia da
semana, na igreja do Novo Testamento.
§
No Novo
Testamento, os cristãos faziam a coleta e se encontravam para a Ceia do Senhor
no primeiro dia da semana.
1 Coríntios 16:1-2 - Foi ordenada, a
igreja, fazer a coleta no primeiro dia da semana. Qual passagem diz para a
igreja fazer coletas no sétimo dia?
Atos 20:7 - A igreja tinha a Ceia do
Senhor regularmente, e eles se reuniam para tomá-la. (Atos 2:42; Hebreus 10:25;
1 Coríntios 11:17,18,20). Quando eles se reuniam para tomá-la? No primeiro dia
da semana. A passagem diz no "primeiro dia da semana", e não é
possível que isso seja o mesmo que no "sétimo dia da semana".
Alguns dizem que "partir o
pão" pode se referir a uma refeição comum. Mas é uma expressão comum para
a Ceia do Senhor (Mateus 26:26; Marcos 14:22; 1 Coríntios 10:16; 11:23,24; Atos
2:42). Sabemos que Atos 20:7 se refere à Ceia do Senhor porque o trecho mostra,
claramente, que esta era uma assembléia de adoração. E Paulo, que pregava nesta
ocasião, já havia ensinado que somente a Ceia do Senhor, não as refeições
comuns, deveria ser tomada na assembléia de adoração (1 Coríntios 11:17-34).
O significado do dia é também
mostrado pelo fato que Paulo esperou 7 dias para se encontrar com os discípulos
no primeiro dia (v. 6,7). Mas ele estava com pressa (v. 16), tanto que ele
partiu ao clarear o dia seguinte, mesmo ele estando acordado toda a noite, com
a igreja (v. 11).
Note mais ainda que, se a igreja
tivesse se reunido no sétimo dia da semana para partir o pão, Paulo poderia ter
poupado todo o seu esforço e partido um dia antes. Se o sétimo dia é o dia
especial para a adoração cristã, e o primeiro não tem significado, por que o
primeiro dia é mencionado e o sétimo não? E por que Paulo se deu a tanto
trabalho para se encontrar com a igreja no primeiro dia?
O único dia autorizado para a igreja
do Novo Testamento tomar a Ceia do Senhor e fazer a coleta é o primeiro dia da
semana. Nenhuma passagem em qualquer parte da Bíblia autoriza a igreja a fazer
estas coisas no sétimo dia.
§
Alguns afirmam
que Jesus e Paulo guardaram o sábado.
Jesus viveu sob a velha lei (Gálatas
4:4), então, naturalmente, ele guardou o sábado (Lucas 4:16; etc.) Como já
aprendemos, a lei não foi removida até ele morrer.
Ele também foi circuncidado (Lucas
2:21), teve animais oferecidos por ele (Lucas 2:22-24), ensinou a outros a
oferecerem animais (Mateus 8:4; Marcos 1:44; Lucas 2:22; veja Levítico
14:1-32), observou os dias festivos (Lucas 2:41; Mateus 26:17), e mostrou
grande zelo pelo templo físico (João 2:13-17). Ele ensinou outros a observarem
todas as coisas ensinadas por aqueles que se assentavam na cadeira de Moisés
(Mateus 23:2,4). Todos nós temos que fazer todas estas coisas, hoje em dia, por
que ele as fez?
Mas não há evidência de que Paulo, ou
qualquer outro homem inspirado, observou o sábado como obediência a mandamento
divino, depois da morte de Jesus. As passagens usadas para "provar"
que ele assim fez são todas referentes a assembléias de judeus não convertidos
(Atos 13:14,42 44;
15:20,21; 16:13; 17:1-3; 18:4).
Nenhuma destas se refere a uma assembléia de cristãos reunindo-se para observar
o sábado religiosamente. Nenhuma passagem diz aos gentios para guardarem o
sábado. Mas Atos 20:7 e 1 Coríntios 16:1,2 se referem a atividades de cristãos
no primeiro dia. E as passagens dizem que Paulo entrou nas sinagogas com o
propósito de ensinar aos judeus que ali congregavam (Atos 13:5,14,16,42 44;
14:1; 17:1-3; 18:4,5). Os judeus guardavam o sábado, como tinham feito por
gerações (Atos 15:20,21) porque eles não acreditavam que nada do Velho Testamento
tivesse sido removido. Suas assembléias ofereciam ótimas oportunidades para
Paulo ensinar. Mas nenhuma passagem diz que ele compareceu com o propósito de observar
o sábado. Já citamos vários versículos de Paulo mostrando que a lei,
incluindo-se o sábado, não está em vigor.
Usar uma oportunidade para ensinar
não é o mesmo que observar um dia religioso. Os apóstolos ensinaram outras
vezes e em outros lugares também (Atos 5:42; 17:17,22; 19:9; 20:7,31).
Deveríamos considerar estes lugares e dias para serem guardados religiosamente,
porque eles estiveram lá? Do mesmo modo, se as pessoas que guardam o sábado nos
permitirem, iremos alegremente comparecer a suas reuniões do sábado, para
ensinar-lhes a verdade, mas não estaríamos fazendo isso para observar o sábado.
As pessoas que guardam o sábado, às
vezes, desprezam a evidência que dá especial significado ao primeiro dia da
semana. Mas, quando alguém observa a "prova" do Novo Testamento,
oferecida para a guarda do sétimo dia, ele vê, por comparação, quanto mais evidência
há para o primeiro dia. Se as pessoas que guardam o sábado tivessem versículos
falando do sétimo dia, como Atos 20:7 e 1 Coríntios 16:1,2 e outras passagens
que falam do primeiro dia, pode estar certo de que elas as considerariam provas
muito convincentes.
Não dizemos que o primeiro dia da
semana é o "sábado cristão". Um sábado é um dia de descanso e nenhuma
passagem do Novo Testamento diz para descansarmos no primeiro dia, ou outro dia
em particular. Não há "sábado cristão". Mas o primeiro dia é um dia
especial de adoração, no qual fazemos atos de adoração, que não são autorizados
em nenhum outro dia.
A Bíblia ensina que a Lei do Velho
Testamento, inteira, foi removida pelo próprio Deus. Nada dela vigora hoje em
dia, como lei ou como autorização para qualquer prática religiosa. Isto inclui
os Dez Mandamentos e o sábado.
Agora, vivemos sob o Novo Testamento.
Cada prática, para a igreja, tem que ser autorizada pelo evangelho. Se nenhuma
autorização puder ser encontrada no Novo Testamento para uma prática, então ela
deverá ser abandonada, sem considerar se ela era ou não praticada no Velho
Testamento.
A Nova Aliança é um sistema melhor,
tendo uma melhor esperança, e construída sobre melhores promessas (Hebreus
7:22; 8:6; 9:23; 7:19). Não se embarasse novamente na servidão da Velha Lei.
David E.
Pratte
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