terça-feira, 21 de abril de 2015

O ORGULHO - A ORIGEM DO MAL




O ORGULHO - A ORIGEM DO MAL

Todos nós sofremos com o mal do orgulho, principalmente quando o confundimos com autoestima elevada, dignidade e autoconfiança. 
O nosso orgulho compete com o orgulho dos outros. 
Não se engane. Orgulho é algo que nos separa dos outros, cria o sentimento de competitividade (ao invés do de cooperação) e nos torna críticos e julgadores. 
Além disso, nos faz deixar de tomar boas e justas decisões devido ao medo de sermos rebaixados de alguma forma ou perdemos território ou privilégios. 
Ou seja, nada a ver com a autoestima, dignidade e autoconfiança citadas no começo.
Quem se ama, não é orgulhoso. Tem apenas uma noção clara do que esperar de si mesmo, em qualquer situação. 
Isso ajuda a manter sua integridade. Assim, mesmo que sofra alguma reviravolta negativa na vida, esta pessoa irá suportar com honra, bom senso e flexibilidade.

Quem é orgulhoso, porém:

Perde grandes oportunidades na vida por não querer dever favores; Perde amizades por não saber ceder em coisas insignificantes; Continua errando por não querer ouvir conselhos, principalmente se vier de pessoas que despreza;
O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
A humildade produz honra. 
A Bíblia diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”
Deus é totalmente contra os orgulhosos. 

A Bíblia diz em 1 Pedro 5:5-6 “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”
O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. 
A Bíblia diz em Lucas 18:14 “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Uma humildade semelhante à de uma criança é de muito valor no céu. A Bíblia diz em Mateus 18:4 “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”
Os orgulhosos serão humilhados. A Bíblia diz em Mateus 23:12 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.”
Os que são orgulhosos podem cair a qualquer momento. Quando achamos que estamos na crista da onda, está é a hora que pode acontecer o nosso maior tombo
A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”
O orgulho destrói, sufoca, mata, derruba, finaliza qualquer questão. 
É um pecado mencionado com bastante freqüência nas Escrituras e todas as suas menções indicam que Deus o odeia, porque nos causa a queda imediata. 
Isto também porque o orgulho cega o entendimento. Ele faz seus escravos pensarem que podem tomar o lugar do Onipotente Deus ou que podem ser uma criatura superior às outras. Mas isto é engano, um caminho que leva tudo à destruição.

***


Um comentário:

  1. Verdade meu irmão, o orgulho é o pior dos sentimentos, e precede à queda.

    ResponderExcluir