quarta-feira, 1 de julho de 2015

BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR



BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR

Este versículo bíblico é muito interessante: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. (Isaías 55.6)

Este versículo propõe duas perguntas: Haverá um momento em que buscaremos o Senhor e não o poderemos achar?

Haverá um momento em que Deus estará longe, e não perto?

Para responder tais perguntas, basta consultarmos a Palavra de Deus.

Isaías profetizou numa época em que Deus estava prestes a derramar o juízo de sua ira sobre o povo pecador. Deus estava prestes a abandonar seu povo ao exílio babilônico.

Deus não pegou o próprio povo desprevinido, não foi nada de surpresa, pelo contrário, ELE primeiro avisou através do seu profeta

Hoje, Deus entrega o mesmo recado, ele dá tempo, ele avisa.

Quando a Igreja, que representa o povo de Deus na terra, faz aliança com o padrão do mundo imoral e pecaminoso, isso é o prenúncio de algo muito perigoso que está por vir.

Há algumas ocasiões em que buscaremos o Senhor e não o poderemos achar. Primeiro, se morrermos longe de Deus. Como ilustração, temos a parábola do rico e de Lázaro (Lucas 16.19-31).

Segundo, quando o Espírito Santo for retirado da terra: “Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda” (2 Tessalonicenses 2.7).

Terceiro, quando Jesus voltar em glória: “Então, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu. Todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem descendo nas nuvens, com poder e grande glória” (Mateus 24.30).

Portanto, ouçam os sinais desta geração. O mesmo Deus faz juízo sobre a terra, de geração em geração

Devemos buscá-lo hoje, pois ainda o podemos encontrar.

Em hebraico, o verbo buscar é darash, que também pode significar “pedir”; “cuidar”; “indagar”; “empenhar”; “investigar”; “recorrer”; “retribuir”, “informar”.

Assim, quando buscamos o Senhor no momento adequado, pedindo a Ele que se revele a nós e indagando sobre Seu plano em nossa vida, recorrendo à infinita misericórdia do criador, ele cuida de nós, investiga nosso coração e retribui nosso empenho, como está escrito:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”  (Mateus 7.7).

Ninguém prevê com clareza o futuro senão Deus e Ele mesmo adverte, cuidado com os adivinhadores do seu tempo:

O curioso é que a palavra referida como “necromante” preta atenção nela em Deuteronômio 18.11 diz assim:

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti”.

Necromante é aquele que busca adivinhação através da comunicação com os mortos.

Infelizmente, muitas pessoas estão tentando buscar a Deus noi âmbito religioso, através da comunicação com pessoas que já morreram, como Maria, Pedro, João, Paulo, Chico Xavier, Alan Kardec, Dr. Fritz, Dom Bosco, João Paulo II, Santo Antônio, Luzia, Tadeu, Cristóvão, Agostinho, e tantos outros "in memorian"

Isso é abominação religiosa, um pecado com graves consequências, cuja pena é a morte eterna. Ao contrário do que se diz, a maioria dos caminhos levam a muitos deuses criados pela religião, e não ao Deus verdadeiro.

O único caminho para chegar ao Deus Verdadeiro é através de Jesus Cristo, pois somente ele é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14.6).

Conhecer a verdade é encontrar o caminho, ou seja, quando encontramos o Senhor, ele traz à tona tudo aquilo que estava oculto em nossas vidas.

Ele nos sonda, tirando toda impureza e podridão, e coloca em nosso peito um coração novo.

A expressão real do conhecimento verdadeiro também pode ser traduzida como “renovo”, como em Jó 38.27: “para dessedentar a terra deserta e assolada e para fazer crescer os renovos da erva”.

Quando temos um encontro verdadeiro com Deus, ele renova nossa terra, derrama uma água de vida, que faz brotar até mesmo as plantas que já estavam secas e mortas.

Precisamos invocar o Senhor do vivos e não dos mortos, enquanto ainda o podemos encontrar.

O verbo invocar também pode ser trazido como “convidar”.

Isso me lembra de Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Jesus está à porta de cada vida. Precisamos somente convidá-lo para que entre e tenha comunhão conosco.

O verbo invocar também pode ser traduzido como “ler”, por exemplo, em Êxodo 24.7. Para que invoquemos o Senhor de forma adequada, precisamos, primeiro, ler a Palavra de Deus e descobrir como Ele deseja ser chamado. A mulher samaritana invocou o Senhor, mas de forma inadequada. Jesus, porém, a repreendeu e mostrou a maneira correta de recorrer a Deus

A leitura e o conhecimento devem preceder a invocação. Como Paulo disse, o homem não sabe orar como convém, mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26).

Deus ainda está perto. Para nos aproximarmos do Senhor, precisamos, primeiro, fazer uma oferta. Devemos entregar nossas vidas, nossos sonhos, planos, trabalho e família ao Senhor.

Foi somente quando Abraão entregou tudo que tinha a Deus que o Senhor entregou ao pai da fé todas as promessas que lhe havia feito.

O Senhor ainda está perto. Precisamos buscá-lo imediatamente. A hora é agora. O dia é hoje

Isaías 55:6-13 é um recado tão real, oportuno e pertinente: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. 12 Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. 13 Em lugar do espinheiro, crescerá a faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.

***

Um comentário:

  1. SOU UM SONHADOR AGRACIADO?

    "Só o Amor vence o ódio. A Paz é o caminho! No momento em que aviões de guerra atacam cidades sírias, visando aniquilar redutos e fortalezas do grupo radical Estado Islâmico, uma voz se levanta conclamando as nações à paz.

    A campanha da Assocaição Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-Brasil), assim como tem feito em relação a outros temas complexos da sociedade moderna, faz esse convite, um grito de basta à violência, porque há guerra também nas ruas, no campo… Há guerra dentro das corporações, há guerra nos lares… Há guerra nas escolas!

    Ainda hoje vi uma reportagem sobre a vida missionária do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Sua campanha contra a fome e a miséria e em favor da cidadania mobilizou a sociedade inteira. Lembrei da sua luta e também ponderei sobre o Movimento Você e a Paz, encabeçado por nosso querido irmão Divaldo Pereira Franco. Vimos recentemente o périplo do papa Francisco pela África, pregando o amor, a fraternidade…

    Recordo também Martin Luther King e seu célebre discurso em Washington (D.C), no distante ano de 1963. Os Estados Unidos comemoravam o fim da Guerra Civil, de um século antes, que tivera o regime escravagista como um dos pivôs. Encerrada a Guerra da Secessão, os negros, no entanto, continuavam segregados, padecendo humilhações, à margem do progresso e privados dos seus direitos essenciais a uma vida digna.

    King dizia: “Eu tenho um sonho…” E um dos desses sonhos era ver os fuzis transformados em enxadas; os tanques de guerra transformados em tratores. “Eu tenho um sonho!”, bradava ele. E esse sonho era ver os homens unidos, como irmãos, formando uma só Nação. Crianças negras brincando ao lado de crianças brancas. Negros e brancos orando lado a lado no mesmo templo…

    Assim como Martin Luther King, outros missionários sonharam o mesmo sonho. Abraham Lincoln, Nelson Mandela… Dom Helder Câmara, cardeal brasileiro que viveu em Recife (PE), e era um admirador de Chico Xavier, afirmava: “Quando se sonha só, este será apenas um sonho. Mas quando um sonho é de todos, então não será mais um sonho, mas a visão do que virá”.

    E John Lennon cantou algo assim, ao “imaginar” um mundo sem fronteiras, sem brigas religiosas. “Você pode dizer que eu sou um sonhador. Mas eu não sou o único. E eu espero que você, um dia, também venha juntar-se a nós. E o mundo será um só.”
    Fonte: Associação de Juristas Espíritas do Brasil e U.S.E. União das Sociedades Espíritas de São Paulo


    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/brasil/so-o-amor-vence-o-odio-a-paz-e-o-caminho!/#ixzz3tjXoMCay




    ResponderExcluir