quarta-feira, 22 de julho de 2015

A BIOGRAFIA DE ELIAS



A BIOGRAFIA DE ELIAS - O PROFETA DESPRENDIDO QUE CONTINUA A DENUNCIAR O PECADO E É POUPADO DA MORTE FÍSICA

- Depois desta experiência no monte Horebe, tem início a fase final do ministério de Elias, pelo menos no que diz respeito a este período de sua vida terrena. O texto sagrado interrompe o relato da vida do profeta, no capítulo 20, para voltar a falar do rei Acabe e de sua guerra contra a Síria, quando, para confirmar a palavra que Deus havia falado a Elias, aparece um outro profeta, cujo nome não é mencionado, que faz com que o rei tenha vitória sobre os seus inimigos.

- Elias, porém, retorna ao texto sagrado, agora para trazer um duro juízo sob
re Acabe, Jezabel e sua casa, por causa da morte de Nabote, uma trama engendrada por Jezabel. Acabe creu na palavra do profeta e, por isso, foi poupado de ver a destruição de sua casa em seus dias, ainda que ele mesmo viesse a sofrer o juízo de ter seu corpo dilacerado e seu sangue lambido pelos cães nas terras que haviam sido tomadas de Nabote (I Rs.21:17-29), profecia, esta, que foi integralmente cumprida (II Rs.9:36; 10:10).

- Acabe morreu, tendo, aliás, se cumprido em relação a ele o que havia falado o profeta Elias (I Rs.19:38), sendo sucedido pelo seu filho Acazias, que adoeceu e foi, então, pedir a saúde a Baal-Zebube, deus de Ecrom, que, como vimos, era o  deus da saúde. Surge, então, novamente o profeta Elias, para anunciar a morte do rei. Acazias mandou, então, por três vezes, que soldados fossem prender o profeta, tendo as duas primeiras companhias militares sido consumidas pelo fogo do céu que foi invocado pelo profeta. Elias continuava a ser o profeta zeloso, mas que dependia exclusivamente do Senhor. Fogo do céu consumiu cem homens, mas tudo Elias fez pela direção do Espírito, tanto que, mesmo após terem sido consumidos cem homens, foi até a presença do rei quando o Senhor assim o determinou (II Rs.2:15).

 

- Elias era, então, um homem totalmente dependente nas mãos do Senhor. Vigoroso, continuava a denunciar o pecado e não compactuar com a idolatria dos seus dias. Embora se mantivesse isolado da sociedade, numa atitude que o escritor evangélico Júlio Severo bem denomina de “isolamento profético”, não deixava de denunciar o pecado e de ser usado nas mãos do Senhor para atacar os desmandos e os desvarios daqueles que estavam a desvirtuar a fé no meio do povo de Deus. Ao se apresentar ao rei Acazias, o profeta mostra toda a sua coragem e autoridade, dizendo que o rei morreria. Esta morte outro objetivo não tinha senão mostrar a todo o povo que Deus era o Senhor da vida, não Baal-Zebube. E o rei Acazias morreu, conforme a palavra do profeta (II Rs.1:17).

 

- O profeta, também, deixou uma mensagem escrita que foi anunciada somente depois de sua trasladação, mensagem destinada ao rei de Judá, Jeorão, filho de Josafá e sobrinho de Acabe, no qual lançou um juízo de dura enfermidade por causa da apostasia daquele rei, juízo este que se cumpriu integralmente (II Cr.21:12).

 

- Após mais esta atitude que fez prevalecer o nome do Senhor no meio de Israel, Elias é, então, poupado da morte, subindo ao céu, sem passar pela morte física, num redemoinho. Antes disso, porém, Elias faz um milagre, qual seja, a exemplo do que fizera Josué, atravessa o rio Jordão em seco, na companhia de Eliseu (II Rs.2:8). Ao assim agir, Elias mostrou claramente, a Eliseu e aos filhos dos profetas, que “Javé é Deus”, que tem o pleno controle da natureza.

 

- Este controle absoluto da natureza seria demonstrado no episódio da trasladação do próprio profeta. Elias havia pedido a morte, quando em seu momento de fragilidade, mas Deus não queria que Seu servo experimentasse a morte, ao menos neste instante histórico. Elias é levado aos céus em um redemoinho (II Rs.2:11), depois que um carro de fogo, com cavalos de fogo, separou Elias de Eliseu. Muitos, inadvertidamente, dizem que Elias subiu ao céu nesta “carruagem”, mas não é isto o que diz o texto bíblico.

 

- A subida de Elias ao céu num redemoinho é o coroamento de uma vida de contínua intensificação da intimidade do profeta com Deus. De experiência em experiência, Elias foi adquirindo um “status” que o fez atingir o mesmo nível de Enoque. Elias rendeu-se totalmente ao Senhor e passou a andar com Ele de modo profundo e ininterrupto e o resultado disto foi o de ter alcançado a mesma graça que Enoque, o sétimo depois de Adão, obtivera nos seus dias: o da intimidade tão estreita que fez com que Deus o tomasse de entre os viventes. Todos quantos experimentarem esta mesma intimidade também serão tomados pelo Senhor, para que habitem com Ele para todo o sempre, sendo o Seu povo e Ele, o seu Deus (Ap.21:3).

 

- Muitos, na atualidade, notadamente os chamados “teólogos liberais”, procuram contestar o texto sagrado, dizendo que Elias morreu, que o texto sagrado apenas faz uma descrição de como teria sido sua morte. No entanto, não podemos contender com o texto sagrado. Elias não morreu, não experimentou a morte física. A Bíblia é bem clara a este respeito e, se assim não fosse, como explicar a expectativa que os israelitas nutriam da sua volta, como vemos nos dias de Jesus? Contra o texto bíblico não podemos conjecturar e, por isso, não podemos admitir qualquer idéia em contrário.

 

- Muitos estudiosos da Bíblia, desde os primeiros séculos da história da Igreja, entendem que Elias será uma das duas testemunhas registradas no capítulo 11 do livro do Apocalipse, que virá pregar nos dias do Anticristo, visando o arrependimento do povo de Israel. Este pensamento está baseado em alguns pontos, a saber:

 

a) o ministério do profeta Elias não se encerrou, tanto que duas das três tarefas a ele cometidas, foram cumpridas por Eliseu. Tratar-se-ia, pois, de um ministério inacabado, que o foi propositadamente pelo Senhor, porque Elias haveria de voltar para concluí-lo, o que se dará na Grande Tribulação.

 

b) o profeta Malaquias afirma que Elias voltará antes do “grande e terrível dia do Senhor” (Ml.4:5), ou seja, antes da batalha do Armagedom, que porá fim à Grande Tribulação e instituirá o milênio. Alguns afirmam que Ml.4:5 já teria se cumprido no ministério de João Batista, conforme teria confirmado o próprio Senhor Jesus (Mt.17:12; Mc.9:13). No entanto, embora Jesus tenha dito que o Elias que haveria de vir antes de Sua primeira vinda, fosse João Batista, também afirmou que Elias viria e restauraria todas as coisas, como que indicando que o cumprimento cabal desta profecia ainda não se deu (Mt.17:11; Mc.9:12). O Elias da primeira vinda a Israel teria sido João Batista, mas o próprio Elias haveria de vir antes da segunda vinda.

 

c) a Bíblia diz que todos os homens foram destinados a morrer uma vez (Hb.9:27) e Deus não faz acepção de pessoas (Dt.10:17; At.10:34), sendo certo que Elias, como homem que era, pecou, necessitando, pois, morrer. Assim, sua volta na Grande Tribulação seria para o cumprimento desta ordem divina, já que as duas testemunhas serão mortas pelo Anticristo (Ap.11:7).

 

d) Elias encontra-se, atualmente, junto a Deus, tendo aparecido, juntamente com Moisés, no monte da Transfiguração (Mt.17:3), numa clara demonstração de que está à disposição do Senhor para realizar a Sua obra quando for o tempo.

 

- É interessante observar que os judeus, até o dia de hoje, aguardam a volta de Elias e, em suas cerimônias de circuncisão, sempre deixam vaga uma cadeira, que é denominada de “o lugar de Elias”. Como nos diz o escritor católico Francesco Spadafora: “…É do conhecimento geral que o profeta ‘arrebatado’ ao céu ocupa um lugar importante na haggada. Essa ilustra e amplia com elementos legendários, às vezes simplistas, e com considerações teológicas os textos bíblicos relativos à vida terrena de Elias; porém, se detém especialmente em seu arrebatamento e sua atividade celestial, sobre suas aparições na terra como benfeitor dos pobres e amigo dos humildes, como socorredor e libertador dos fiéis em toda situação extrema, como amigo dos sábios e estudiosos da Torah, devido o seu zelo por ela, e finalmente como precursor do Messias.…” (O profeta Elias. Trad. Wilmar Santin. Disponível em: 

 

- Vista, então, a biografia de Elias, resta-nos, dentro dos objetivos do trimestre letivo da EBD, vermos no que podemos melhorar nossos caminhos diante de Deus após analisarmos a vida deste grande profeta.

- A primeira lição que temos com Elias é o chamado “isolamento profético” de que ele é um exemplo típico. Elias sempre é apresentado no texto sagrado como alguém que se mantinha à parte da sociedade, retirado, tendo um trajar diferente, a andar pelos desertos e afastado do dia-a-dia do mundo de seu tempo. Esta característica levou, inclusive, Elias a ser um exemplo para os adeptos do movimento monástico, ou seja, para aqueles que resolveram servir a Deus isolando-se do mundo, abrindo conventos e monastérios através dos séculos.

 

OBS: “…Aos monges, o tema do aspecto profético de sua própria vida sempre inspirou o mais vivo interesse (cf. Jean Leclercq, La via parfaite. Points de vue sur l’essence de l’état religieux, Turnhout-París 1948, cap. 2, La vie prophétique, 57-81). De fato a espiritualidade da vida de perfeição já foi preparada no AT (cf. Sœur Jeanne d’Arc, Les préparations bibliques de la vie religieuse, VS, XXIV [1956], 474-494). 

 

Os grandes profetas Elias, Eliseu e João Batista foram considerados, junto com outros, como protótipos da vida religiosa. …” (Francesco Spadafora, op.cit.)

 

- No entanto, o “isolamento profético” não pode ser considerado um modelo no sentido físico, mas, sim, sob o seu aspecto espiritual. Como ensina o escrito evangélico Júlio Severo, “a característica fundamental do estilo de vida profético  de Elias, que entrará em ação nos últimos dias, é o isolamento profético. Elias se isolava completamente dos pecados da sociedade.(…) Em seu isolamento, Elias sempre buscava a Deus e se preparava para atender toda vez que Deus o chamava para ir ao meio da sociedade e confrontar seus líderes políticos e valores errados.…” (A volta do profeta Elias: o que a unção de Elias representa para as famílias e o mundo político nestes últimos dias. Disponível em: http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/ts020213.htm Acesso em: 1 jun. 2007)

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- A terceira lição que aprendemos tendo Elias como contra-exemplo é a de que não podemos ser individualistas, nem achar que o mundo gira em torno de nós. Deus e o Seu povo são maiores do que nós. Somos importantes para Deus, Deus nos ama, mas também ama outras pessoas e tem compromisso com a Sua Palavra, Palavra esta que é posta, inclusive, acima do Seu próprio nome (Sl.138:2). Assim, para reproduzir uma frase de um controvertido parlamentar brasileiro que ficou famosa, devemos nos reduzir à nossa insignificância.

 

- Elias deixou-se levar pelo individualismo e se apresentou como o único remanescente de Deus na terra de Israel, esquecido do mordomo Obadias e dos profetas que este havia protegido da fúria de Jezabel. Elias voltou-se única e exclusivamente para si e, portanto, não poderia exnergar a Providência Divina para com todo o povo de Israel, que era o Seu povo escolhido. Que tristeza quando esquecemos do povo de Deus e do compromisso do Senhor com este povo. Nossa mesquinhenz levar-nos-á a um completo isolamento e a uma total fraqueza. Quando pensamos só em nós mesmos, em nossos benefícios, nosso destino será o pé de zimbro no deserto, o desânimo e o fracasso e, se o Senhor não tiver misericórdia de nós, como teve com Elias, seremos um retumbante fracasso e, ante nossa inutilidade, lançados seremos nas trevas exteriores, onde há pranto e ranger de dentes. Q            eu Deus nos guarde!

 

- A quarta lição que tem Elias como contra-exemplo é o de querermos estabelecer o tempo de nosso ministério. Ministério é serviço e, portanto, quem determina as tarefas não é o servo, mas, sim, o senhor. Na parábola já mencionada, é o Senhor quem diz o que deve, ou não, ser feito pelo servo (Lc.17:7). Quando recebemos uma incumbência do Senhor, temos de cumpri-la, sabendo que o lugar, o tempo e o modo de fazê-lo são estabelecidos pelo Senhor, não por nós. “Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele e não nós que nos fez povo Seu e ovelhas do Seu pasto” (Sl.100:3).

 

- Elias achou que seu ministério havia findado. Provara que o Senhor era Deus e matara os profetas de Baal e Asera. Para sua surpresa, o rei Acabe não havia se  convertido e Jezabel, em vez de fugir para Sidom, mandou avisar Elias que o mataria. Elias entendeu, então, que seus objetivos haviam sido cumpridos e que nada mais restava fazer senão morrer. Considerara que Deus havia falhado no seu intento de destruir o culto a Baal e que não havia mais o que fazer pelo povo. Que presunção, que audácia de um simples vaso de barro, querendo determinar o que havia de fazer o oleiro! “Ai daquele que contende com o seu Criador, caco entre outros cacos de barro! Porventura, dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?” (Is.45:9).

 

- Muitos estão a fazer isto na atualidade. Estabelecem o lugar, o tempo e o modo de seus ministérios, esquecidos de que são apenas servos, caco entre outros cacos de barro. Não se recordam das palavras de Paulo a Timóteo, na sua derradeira carta: “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (II Tm.4:5).

 

- Quantas igrejas locais não têm sofrido por causa destes que, se arrogando o direito de estipular lugar, tempo e modo de seus ministérios, ficam onde Deus não quer mais que fiquem, saem de onde Deus não quer que saiam, estabelecem modos e maneiras que Deus não quer que estabeleçam. São verdadeiras pedras de tropeço, obstáculos para o bom desenvolvimento da obra do Senhor. Tais pessoas são rebeldes, desobedientes e, se não se arrependerem, terão um destino triste e lamentável (I Pe.2:6-8). Que Deus nos guarde!

 

- Como já dissemos supra, o fato de Elias ter deixado seu moço antes de partir para o deserto é elucidativo desta circunstância negativa. Na verdade, ao deixar o seu moço em Berseba, Elias como que renunciava a seu ministério, deixava em Berseba não só o moço, mas o profeta. Partia para o deserto apenas como um homem, como alguém despido de espiritualidade. Quantos não têm caminhado para o deserto, abandonando seu ministério, mas ainda mantendo o título e a posição na organização. Quantos não têm deixado o corpo de Cristo, embora continuem integrando o grupo social. Quantos não têm deixado a Cristo, mas têm se mantido crentes, e até “ministros”…

 

OBS: A idéia de que o ministério profético era totalmente independente da vontade do profeta está bem delineado neste trecho de um historiador judeu-brasileiro, que ora se transcreve: “…O conceito do profeta como ‘boca de Deus’ é antigo (Ex.7:1,2), é uma função que ele não escolhe, mas para a qual se acha  designado, muitas vezes contra sua própria vontade e quase sempre para dizer o que os outros não querem ouvir. O navi [profeta em hebraico, observação nossa] é escolhido por Deus e irresistivelmente compelido a comunicar aos outros a Sua mensagem. Ele só fala quando assim mandado e, uma vez recebida a ordem, quer queira quer não, tem que falar.…” (BORGER, Uma história do povo judeu, v.1, p.94).

- A quinta e última lição negativa de Elias é a referente ao desânimo. Não podemos, em hipótese alguma, deixar que o desânimo nos atinja. Jesus mandou-nos que tivéssemos “bom ânimo” e é necessário, particularmente nos dias difíceis em que vivemos, que este ânimo seja redobrado a cada dia. O desânimo é a porta de entrada do fracasso espiritual, é a brecha para perdermos a nossa salvação. As dificuldades são crescentes, mas temos de ter ânimo, de nos esforçarmos para servir a Deus e ganhar almas para o Seu reino.

 

- Não podemos desfalecer, apesar das dificuldades dos nossos dias. O pecado aumenta e, por isso, tem de aumentar a denúncia contra o pecado. Ainda que haja trevas, ainda que muitos se envergonhem do Evangelho e da Palavra de Deus, devemos repetir as palavras do profeta Miquéias: “Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado” (Mq.3:8). Combatamos o bom combate até que acabemos a nossa carreira! Amém!

 


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