Alma é aquele princípio e vivificante que anima o corpo humano, usando os sentidos físicos como seus agentes na exploração d as coisas materiais e os órgãos do corpo para se expressar e para comunicar-se com o mundo exterior. Originalmente a alma veio a existir em resultado do sopro sobrenatural de Deus. Podemos descreve-la como espiritual, quando ligada beneficamente ao espírito e puramente vivente se estiver no curso natural em que a terra tomou com o pecado. A alma se manifesta através do corpo.
No entanto, não devemos crer que
a alma seja parte de Deus, pois a alma peca. É mais correto dizer que é o Dom e
a obra de Deus (Zc.12:1) e que a alma que pecar esta morrerá e que Jesus veio
salvar a alma do homem e somente o Espírito de Deus, testificando com o
espírito do homem, poderá o realizar o Plano de Deus __ salvar as almas.
A
alma distingue a vida humana e a vida animal das coisas INANIMADAS e como
também da vida INCONSCIENTE como seja a vegetal.
Tanto
os homens como os animais possuem almas (Gn.1:20, a palavra “vida” é “alma” no original) porém vida sem CONSCIÊNCIA, isto é, vida ou alma inconsciente - animal e vida ou alma consciente- racional, daí
o texto que Paulo expressa: “... que o
vosso seja culto racional” (Rm.12:1). Podemos dizer que as plantas tem uma alma
(no sentido de um princípio de vida), mas não é uma alma CONSCIENTE.
A
alma do homem o distingue dos animais. Os animais possuem uma alma, mas é alma
terrena que vive somente enquanto durar o corpo. (Ec.3:21) A alma do homem é de
qualidade diferente denso vivificada pelo espírito humano. Como “toda carne não é a mesma carne”, assim
sucede a alma; existe alma humana e existe alma animal.
Evidentemente os homens fazem o que os animais, por serem inferiores, não podem fazer, por muito inteligente que sejam; a sua inteligência é de instinto e não proveniente da razão. Tanto os homens como os animais constróem casas. Mas o homem progrediu, vindo, a construir catedrais, escolas e arranha-céus, enquanto os animais constróem suas casas hoje da mesma maneira como as construíam quando Deus os criou.
Os animais podem guinchar (como o
macaco), cantar (como o pássaro), falar (como o papagaio); mas somente o homem
produz a arte, a literatura, a música e as invenções científicas. O instinto
dos animais pode manifestar a sabedoria do seu Criador, mas somente o homem
pode conhecer e adorar o seu CRIADOR.
Para
melhor ainda ilustrar o lugar elevado que ocupa o homem na escala de vida,
vamos observar os quatro degraus da vida, que se elevam em dignidade um sobre o
outro, conforme a independência sobre a matéria:
1ª-
A Vida Vegetal, que necessita de órgãos materiais para assimilar o alimento;
2ª- A Vida Sensível, que usa os órgãos para perceber e
Ter contato com as coisa materiais;
3ª- A Vida Intelectual, que percebe o significado das
coisa pela lógica, e não meramente pelos sentidos;
4ª- A Vida Moral, que concerne á lei e á conduta. Os
animais são dotados de vida vegetativa e sensível; o homem é dotado de vida:
a-
Vegetativa
b-
Sensível
c-
Intelectual e
d-
Moral.
A
alma distingue o homem de outro e dessa maneira forma a base da
individualidade. A palavra “alma” é,
portanto usada freqüentemente no sentido de “pessoa”. (Ex.1:5) “cada
alma” significa “setenta pessoas”.
Em Rm.13:1 “cada alma” significa “cada pessoa”. Atualmente dizemos, “Não havia nem uma alma presente”,
referindo-se ás pessoas, portanto, é bom que não esqueçamos que são chavões que
mudaram e mudam o sentido de muitos textos bíblicos, aliás existem muitos
textos na Bíblia em que os homens traduziram segundo estes chavões.
A
alma distingue o homem não somente das ordens inferiores, como também das
ordens superiores dos “anjos”,
porque não tem corpos semelhantes aos
dos homens. O homem tornou-se um “ser
vivente”, quer dizer, a alma enche um corpo terreno sujeito ás condições
terrenas. Os “anjos” se descrevem
como espíritos e não almas (Hb.1:14), porque não estão sujeitos as condições
materiais. Por essa mesma razão se descreve Deus como “ESPÍRITO”. Mas os “anjos”
são espíritos criados e finitos, enquanto Deus é o ESPÍRITO ETERNO e INFINITO.
QUANTO A ORIGEM DA ALMA
Sabemos
que a primeira alma veio a existir em resultados de Deus Ter soprado no homem o
sopro de vida. Mas como chegaram a
existir as almas desde esse tempo? Existem duas idéias, ou dois grupos
diferentes quanto esta questão de alma:
1ª-
Um grupo afirma que cada alma individual não vem proveniente dos pais, mas sim
pela criação Divina imediata. Citam Is.57:16; Ec.12:7; Hb.12:9; Zc.12:1.
2ª- Outros pensam que a alma é transmitida pelos pais.
Apontam o fato de que a transmissão da natureza pecaminosa de Adão á
posterioridade milita contra a criação divina de cada alma; também o fato de
que as características dos pais se
transmitem á descendência. Citam as seguintes passagens: João 1:13; 3:6;
Rm.5:12; 1ª.Co.15:22; Ef.2:3; Hb.7:10.
A
origem da alma pode explicar-se pela cooperação tanto do Criador como dos pais.
No princípio duma nova vida, a Divina criação e o uso criativo de meios agem em
cooperação. O homem gera o homem em cooperação com
“o Pai dos espíritos”.
O poder de
Deus domina e penetra o mundo (At.17:28; Hb.1:3), de maneira que todas as
criaturas venham Ter existência segundo as leis que ele ordenou. Portanto, os
processos normais da reprodução humana põem em execução as leis de vida fazendo
com que a alma nasça no mundo, a alma puramente com o código de vida animal
(inconsciente) e a alma racional (consciente) e também com o código de vida.
A
origem de todas as formas de vida está encoberta por um véu de mistérios e que
no passado estava velado (Ec.11:5; Sl.139:13-16; Jó10:8-12) e agora revelado
através do Novo Pacto que está no EVANGELHO nos dado por JESUS CRISTO.
A
relação entre alma e corpo pode ser descrita e ilustrada da seguinte maneira:
1-
A alma é o depositário da vida; ela
figura em tudo que pertence ao sustento, ao risco, e á perda da vida. É por
isso que em muitos casos a palavra “alma”
tem sido trazida “vida”, (Gn;9:5; 1º
Rs.19:3; 2:23; Pv.7:23; Ex.21:30; 30:12; At.15:26), daí o espírito a vida da
alma. A vida é o entrosamento do corpo com a alma, enquanto o Espírito de Deus
entrosa com o espírito humano. Quando a alma e o corpo se separam, o corpo não
existe mais; o que resta é apenas um grupo de partículas materiais num estado
de rápida decomposição.
2-
A alma penetra e habita em toda a
parte do corpo e afeta mais ou menos diretamente todos os seus membros.
Este fato
explica porque as Escrituras atribuem sentimentos ao coração e aos rins, {notem, coração: as três partes da alma-
MENTE, VONTADE e EMOÇÃO, e a primeira divisão do espírito- CONSCIÊNCIA}
(Sl.73:21; Jó16:13; Lm.3:13; Pv.23:16; Sl.16:7; Jr.12:2; Jó.38:36; ás entranhas
(Fl.12; Jr.4:19; Lm.1:20; 2:11; Ct.5:4; Is.16:11); e ao ventre (Hc.3:16;
Jó20:23; 15:35; Jo.7:338). Esta mesma verdade, de que a alma penetra o corpo,
explica porque em muitas passagens se descreve a alma executando atos
corporais. (Pv.13:4; Is.32:6; Nm.21:4; Jr.16:16; Gn.44:30; Ez.21:17,22,28).
“AS partes externas e internas”
é a expressão que geralmente descreve o entrosamento da alma com o corpo
(Is.16:11; Sl.51:6; Zc.12:1; lIs.26:9; 1ºRs.3:28), (sendo o espírito a parte escondida). Essas passagens descrevem as
partes externas e internas como o centro dos sentimentos, de experiência. Mas
notemos que não é o tecido material que pensa e sente mas sim a alma operando
através dos tecidos. Corretamente
falando, não é o coração de carne, mas sim a alma, por meio do coração, que
sente.
3- POR meio do corpo a alma recebe suas
impressões do mundo. Essas impressões percebem-se por estes sentidos: vista,
audição, paladar, olfato, e tato, e são transmitidas ao cérebro por meio do
sistema nervoso. Por meio do cérebro a alma elabora essas impressões pelos
processos do intelecto, da razão, da memória e da imaginação. A alma age sobre
essas impressões enviando ordens ás várias partes do corpo através do cérebro e
do sistema nervoso.
4-
A alma estabelece contato com o mundo
por meio do corpo que é instrumento da alma. O sentir, o pensar, o exercer
vontade, e outros atos, são todos eles atividades da alma ou do “eu”. É o “eu” que vê e não somente os olhos; é o “eu” o que pensa e não meramente o intelecto; é o “eu” que joga a bola e não meramente o
meu pé; é o “eu” que pede n não
simplesmente a língua ou os membros. Quando um membro é ferido, a alma não pode
funcionar bem por meio do mesmo; em caso de lesão cerebral pode resultar a
demência. A alma então passa a ser como um mestre de música com um instrumento
danificado ou quebrado.
A alma vive na sua vida natural através dos instintos, termo que vamos empregar por falta de outro melhor. Esses instintos são forças motrizes da personalidade, com as quais o Criador dotou o homem para faze-lo apto para uma existência terrena (assim como o dotou de faculdades espirituais, {fruto do espírito} para faze-lo capaz de uma existência celestial).
Chamamo-los
instintos porque são impulsos congênitais implantados dentro da criatura afim
de capacita-las para fazer instintivamente o que é necessário par originar e
preservar a vida a vida natural. Assim escreve o Dr. Leander Keyser: “Se o início de sua vida o infante humano
não tivesse certos instintos, não poderia sobreviver, mesmo com o melhor
cuidado paterno e médico”. Vamos considerar os cinco instintos mais
importantes.
1º-
INSTINTO de AUTO-PRESERVAÇÃO. Nos avisa do perigo e nos capacita a cuidar de
nos mesmos;
2º- INSTINTO AQUISITIVO (a possuir), que nos conduz a
adquirir as provisões para o sustento próprio;
3º- INSTINTO de ALIMENTAR-SE, o impulso que leva a
satisfazer a fome natural.
4º- INSTINTO REPRODUTIVO que conduz á perpetuação da
espécie.
5º- INSTINTO de DOMÍNIO que conduz a exercer certa
iniciativa própria necessária para o desempenho da vocação e das
responsabilidades.
INFELIZMENTE os homens estão preocupados em entender somente de CORPO e agora, parecer que estão interessados em entender de ALMA, daí os divãs dos PSICÓLOGOS cheios só que PSICOLOGIA em si não resolve pois bem sabemos que a alma é apenas o corpo do espírito e o importante não é a embalagem e sim o conteúdo.
PSICOLOGIA
e o ESTUDO da ALMA. Vamos estudar a ALMA, entender o CORPO com a finalidade de
chegarmos ao ESPÍRITO.
PAULO
escreve aos tessalonicenses;
“Porque a Palavra de Deus é viva e
eficaz, e mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até á divisão
da ALMA, e do ESPÍRITO, e das JUNTAS e MEDULAS, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração”. (HB.4:12)
“Mas esta é a aliança que farei (notem:
farei)com a casa de Israel depois
daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no sei interior, e a escreverei
no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Gr.31:33)
QUE
saibamos entender o que seja interior e as divisões do coração. Desta maneira
estaremos vivendo uma vida acertada e caminhando para Deus que está chamando o HOMEM a sua NATUREZA DIVINA que foi perdida no ÉDEN por ADÃO e encontra
no CALVÁRIO por JESUS CRISTO.
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