O HOMEM - O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO
Segundo
Gn.2:7 o homem se compõe de duas substâncias, notem, o homem em Gênesis, __
substância material, chamada corpo, e a substância imaterial, chamada alma. A
alma é a vida do corpo e quando a alma se retira do corpo morre. (vejamos
alguns pensamentos, usado neste sentido, por uma dos maiores teólogos do mundo,
o judeus Myer Pearman).
Peraman
acha que segundo 1ª Ts.5:22 e Hb.4:12, o homem se compõe de três substâncias __
espírito, alma e corpo; alguns estudantes da Bíblia defendem essa opinião de
três partes da constituição humana, versus, doutrina de suas partes apenas,
adotada por outros.
Se
estudarmos o homem antes da queda e pós queda descobriremos que a dicotomia e
tricotomia estão corretas. É necessário que ambas sejam bem compreendidas. O
espírito e a alma representam os dois lados da substância não física: uma
espiritual e outra psicológica. Embora
distintos, o espírito e alma são inseparáveis, são entrosados um no
outro. Por estarem tão interligados, as palavras “espírito” e “alma”
muitas vezes se confundem. (Ec.12:7; Ap.6:9); de maneira em um trecho a
substância espiritual do homem se descreve como alma (Mt.10:28), e em outra
passagem como espírito. (Tg.2:26)
Embora
muitas vezes os termos sejam usados alternativamente, tem significados
distintos. Por exemplo: “A alma” é o
homem como o vemos em relação a esta vida atual. As pessoas falecidas
descrevem-se como “almas” quando o
escritor se refere á sua vida anterior. (Ap.6:9; 20:4) “O espírito” é a descrição comum daqueles que tem passado para a
outra vida (At.23:9; 7:59; Hb.12:23; Lc.23:46; 1ª.Pd.3:19). Quando alguém for “arrebatado” temporariamente fora do
corpo (2ª.Co.12:2) se descreve como “estando
no espírito” (Ap.4:22; 17:3).
Vejamos, portanto o que quer dizer ESPÍRITO HUMANO. Habitando no homem existe o espírito dado por Deus em forma individual e se é dado por Deus é bom e incorruptível (Nm.16:22; 27:16). O espírito foi formado pelo Criador na parte escondida da natureza do homem, o qual é capaz de renovação e desenvolvimento. (Sl.51:10). Esse espírito é o centro e a fonte da vida humana; a alma possui e usa essa vida e lhe dá expressão por meio do corpo.
No princípio Deus soprou o espírito de vida no corpo inanimado e o homem “foi feito alma vivente”. Assim é que a alma se pode chamar do corpo do espírito, isto é, o espírito se expressa através da alma e o corpo a expressão da alma. Portanto vejamos esta cadeia: O Espírito de Deus testifica com o meu espírito o meu espírito com minha alma e minha alma com meu corpo. A combinação desses dois elementos constitui o homem em “alma”.
A alma sobrevive á morte porque o espírito a dota de energia de Deus através da
Palavra, no entanto, a alma e o espírito são inseparáveis porque o espírito
está entrosado e confunde-se com a substância da alma, isto é, Deus unido ao
homem, espírito e alma e se Deus é eterno, quando unido a alma Ele a faz
eterna, isto se o homem entender a doutrina do Pai pois se o homem morre, o
corpo perde a vida física e a alma perde a eternidade do espírito humano que é a morada do Espírito de Deus.
O espírito é aquilo que faz o homem diferente de todas as demais coisas criadas. É dotado de vida humana (e inteligência, Pv.20:27; Jó 32:8) em distinção da vida animal. Os animais tem alma (Gn.1:20 no original) mas não tem espírito. Em Ec. 3:21 a referência trata aparentemente do princípio de vida, tanto no homem como no animal.
Salomão registrou uma pergunta que fez quando se afastou de Deus.
Assim é que, dissemelhante dos homens,
os animais não podem conhecer as coisas de Deus. (1ª Co.2:11; 14:2; Ef.1:17;
4:23) e não podem Ter relações pessoais e responsabilidades para com Ele. João
4:24. O espírito do homem, quando se torna morada do Espírito de Deus (Rm8:16),
é centro de adoração (João 4:23,24); de oração, cântico, bênção (1ª.Co.14:15),
e de serviço (Rm.1:9; Fp.1:27).
O espírito humano, representando a natureza suprema do homem, rege a qualidade de seu caráter. Aquilo que domina o espírito torna-se em atributo de seu caráter. Por exemplo, se o homem permitir que o orgulho o domine, ele tem um “espirito influenciado pela altivez”. (Pv.16:18) Conforme as influência respectivas que domine sua alma, um homem pode ter um espírito não produzindo a bondade, fruto do espírito (Gl.5; cf. Is.19:14), um espírito na irritação da alma não produz tranqüilidade (Sl.106:33), um espírito não produzindo o fruto da paz a alma produzira impaciência (Pv.14:29).
O espírito
não produzindo sua verdadeira natureza não terá a alma paz, descanso, domínio
próprio (Gn.41:18, Is.57:15; Mt.5:15; Rm.8:15; Nm.5:14) Assim é que o homem
deve guardar seu espírito dos sentimentos da alma sem Deus (Ml.2:15), dominar a
sua alma, ou melhor dizendo, o ânimo da alma (Pv.16:32), pelo arrependimento
tornar-se em novo a nova lei, lei do espírito (Ez.18:31) e confiar em Deus para
transformar, isto é fazendo nascer em nos a Lei do Reino de Deus que está entre
nós, daí o Novo Nascimento, a Lei de Deus no Fruto do Espírito, desta maneira
teremos um novo coração, o transplante real (Ez.11:19).
Quando as paixões vis exercem o domínio e a pessoa manifesta um sentimento perverso, isso significa que a alma (a vida egocêntrica ou vida natural, psíquica, pois psicologia significa estudo da alma), está guerreando com o espírito humano e a vitória está no livre arbítrio, isto é na escolha do homem pois este tem a vida e a morte, a bênção e a maldição para escolher e o espírito e alma só agem na autorização desta livre escolha no homem e para que o homem escolha bem é necessário que conheça bem o seu interior e a Bíblia é o ÚNICO MANUAL e que porá o homem no Éden da Vida e não correrá o mesmo perigo de Adão, não escolherá a morte pois quem da Árvore da Ciência comesse morreria (Gn.3:3). Paulo convida o homem dizendo: “Examine o homem a si mesmo...”.
Portanto, se o homem tiver o conhecimento de Deus o seu espírito será vitorioso e este terá o testificar do Espírito de Deus, caso contrário, o espírito do homem continuará escondido sem expor a natureza de Deus. O homem é vítima de seus sentimentos e apetites naturais; e é “carnal”. O espírito já não domina mais, e essa, e essa impotência em que o homem o deixa se descreve com um estado de morte, note estado e não a morte.
Dessa maneira há
necessidade de receber uma dosagem das coisa de Deus para que o espírito
transmita o seu dom natural e novo para o velho homem (Ez.18:31; Sl.51:10); e
somente Deus, que originalmente soprou no CORPO do homem o fôlego da vida
poderá sopra-lo na alma, o corpo do espírito, uma nova vida - isto é, regenerá-lo. (Jo.3:8; 20:22;
Cl.3:10) Quando assim sucede, o espírito do homem novamente ocupa o lugar de
ascendência, ele volta ao lugar de origem, “façamos
o homem a nossa imagem e semelhança”, isto é, quando o arrependimento
acontece em nossas vidas e arrependimento significa:
AR: RUHAR- Espírito (Ruhar – espírito em hebraico.
(Pneuma – espírito em grego)
RE:
VOTA – De volta a Deus
PENDIMENTO
– O Homem Pleno.
Quando
o espírito do homem está exercendo as coisa do Reino de Deus o homem novamente
ocupa o seu lugar verdadeiro e chega a ser o homem “espiritual”. Entretanto, o espírito não pode viver de si mesmo,
mas deve buscar a renovação constante do Espírito de Deus.
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