Lutando contra a carne
1. O adversário
Há muitas analogias usadas na Bíblia para descrever a
vida cristã. É chamada uma viagem a um destino longínquo, uma luta contra um
forte adversário, uma corrida de uma intensa competição e uma guerra contra um
desesperado inimigo.
Estas comparações não deveriam nos surpreender. Todas
as coisas têm os seus inimigos. Na natureza, entre os animais, mesmo nas
experiências da humanidade, todas as coisas têm os seus adversários contra os
quais deve-se resistir e sobre os quais deve-se prevalecer.
Também na área espiritual há um violento e terrível
adversário. Algumas vezes ouvimos a afirmação: "nós estamos em uma guerra
contra o mundo, a carne e o diabo". Embora o princípio seja verdadeiro, a
melhor maneira de expressá-lo seria dizer: "nós estamos em uma guerra
contra o diabo, que apela contra nós através da carne e do mundo".
Não existe uma maturidade espiritual sem um conflito
espiritual. Ninguém cresce em Cristo por acidente ou sem esforço. Portanto, ao
cristão é dito: "correr, lutar e combater" contra as forças
espirituais que tentarão derrotá-lo e tirá-lo do caminho da completa maturidade
em Cristo.
Por causa da universalidade do conflito espiritual e a
importância do crescimento espiritual, vamos compartilhar alguns dos ensinos
bíblicos sobre o tema, "Lutando Contra a
Carne". Nossa direção está baseada na palavra inspirada das
Sagradas Escrituras que se encontra
Definição
Quais adversários atrapalham o crescimento espiritual
e tentam impedir o crente de alcançar a completa maturidade espiritual? O
apóstolo Pedro os chama de "concupiscências carnais". O que
está envolvido nesta expressão?
O termo "carne" é usado na Bíblia em 5
significados importantes:
1.
Em Gn 2: 21 quer
dizer a substância mole do corpo físico que cobre os ossos e está envolvida em
sangue: Deus tomou uma das costelas de Adão e "cerrou
a carne".
2.
Em Gn 2: 24
significa a relação íntima e duradoura de um relacionamento estabelecido entre
um homem e uma mulher na união de casamento: "portanto, deixará o varão
o seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só
carne".
3.
Em Gên. 6: 17,
significa a parte da criação que precisa respirar para viver: "porque eis que trago um dilúvio de águas sobre a
terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida".
4.
Em João 1: 4 quer
dizer que aquilo que é material e tangível na natureza humana está em contraste
com aquilo que é material e intangível na natureza divina: "e o Verbo se fez carne e habitou entre nós".
5.
Mas em Rm 8: 8 e
na grande maioria das referências no Novo Testamento, "carne"
quer diz respeito àquela parte da natureza humana que é fraca e voltada para o
pecado, sujeita à tentação e é a área na qual Satanás ataca o bem-estar do
homem. "Carne" é aquela parte do homem suscetível à tentação e
propensa a pecar.
A Bíblia fala de "concupiscências
carnais". O que são concupiscências? Concupiscência ou cobiça quer
dizer um forte desejo (como o desejo da grávida), anseio ou uma forte vontade
de fazer algo. Gl 5: 17 diz que a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito
contra a carne. Significa que a natureza carnal tem um forte desejo de
controlar você e o Espírito Santo de Deus tem um forte desejo de governar sua
vida. Usado neste sentido, o termo "concupiscência ou cobiça", tem o
significado de um forte desejo, sem estar aplicado ao bom ou ao mau. Mas quando
carne e cobiça andam juntas, o significado é sempre ruim.
Cobiça ou concupiscência carnal significa um desejo
impuro, um forte desejo por aquilo que é impróprio ou proibido. É usado na
Bíblia para referir-se à paixão, buscando uma satisfação imprópria ou
indecorosa. É sinônimo de pecado. E Deus avisa através das Escrituras: "Abstenhai-vos das concupiscências carnais que combatem
contra a alma".
Apelo
Como as concupiscências carnais fazem seu apelo ao
espírito humano? A resposta é encontrada
Perceba quais são as três áreas nas quais o pecado faz
apelo ao espírito humano:
1.
Concupiscência da
carne;
2.
Concupiscência
dos olhos; e
3.
Soberba da vida.
A "concupiscência da carne" é aquela
tentação que faz o apelo do tipo "isso parece tão bom". A "concupiscência
dos olhos" apela : "como isso é bonito, eu preciso tê-lo",
e a "soberba da vida" apela: "aquilo me faria tão
importante se eu o tivesse ou se eu o experimentasse". Em uma ou mais
destas três áreas, toda a tentação faz a sua aproximação. No Jardim do Éden,
nos primeiros registros do pecado pelo ser humano, a Bíblia registra em Gênesis
Vitória
Como pode o crente encarar tais tentações? Como pode
vencer essa batalha? Ou, é possível obter a vitória? Sim, é possível ter vitória
sobre as tentações, porque "sabe o Senhor
livrar da tentação os piedosos" (II Pd 2: 9). "Mas fiel é Deus que não vos não deixará tentar acima
do que podeis, antes, com a tentação dará também o escape para que a possais
suportar". (I Cor 10: 13). Qual é o caminho para a vitória?
Gálatas 5: 16 mostra a chave da vitória nas horas de tentação: "Digo porém, andai em Espírito e não cumprireis a
concupiscência da carne".
É isto! Aleluia! Louvado seja o Senhor! A vitória é possível se andarmos no
Espírito! Mas o que quer dizer "andar no Espírito". Note que a
palavra "Espírito" em Gl. 5: 16 está escrita em "E"
maiúsculo, indicando que se referia ao Espírito Santo de Deus. Andar
"no" Espírito é a expressão prática de ser "cheio do
Espírito". Em outras palavras, é submeter-se à liderança de Jesus Cristo
sobre sua vida.
Você não nasceu para ser servo de seu corpo nem de seus apetites carnais. Na
sua natureza humana existe aquilo que é fraco, vil, depravado, tendendo aos
vícios e à impiedade. Mas há também no seu espírito humano o Espírito de Deus
morando em você, se você é crente, e a Sua abençoada presença torna possível a
sua vitória sobre aquilo que é baixo e espiritualmente depravado. Deus dá
acesso a todo o Seu ser. Ceda-se ao senhorio do Senhor Jesus Cristo. Peça a
Deus para encher você com o Espírito Santo. Você pode ter a vitória sobre o
pecado e pode abster-se das "concupiscências
carnais que combatem contra a alma" (I Pd 2: 11).
2. A ordem
"Amados, peço-vos, como a peregrinos e
forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra
a alma" (I Pd 2: 11). Este
precioso texto das Escrituras é o nosso tema, assim que prosseguimos no estudo
de como lutar contra a carne e ter a vitória espiritual. Ele revela o coração
amoroso do apóstolo de Deus, "amados". Pronuncia um terno
apelo, "eu peço-vos" (em algumas traduções , "eu
imploro"). Descreve a natureza do cristão na relação com este mundo
como "peregrinos e forasteiros". Estabelece um imperativo em
relação à vida espiritual, "abstenhais das concupiscências
carnais". Dá uma razão sobre o combate necessário "que combate
contra a alma". Na verdade é uma preciosa passagem.
Considere a ordem, "abstenhais das concupiscências carnais". É
uma ordem, não uma opção. É um mandamento, não uma sugestão. É essencial que
todas as pessoas que querem conhecer a vitória espiritual obedeçam essa ordem
divina. É um mandamento divino que Deus deixa sobre o seu coração.
- Aqui está a chave para a vitória espiritual:
abster-se das concupiscências carnais.
- Aqui está o pré-requisito para o poder
espiritual: abster-se das concupiscências carnais.
- Aqui está a proteção contra a queda em
tentação: abster-se das concupiscências carnais.
- Aqui está o caminho para manter uma boa
reputação: abster-se das concupiscências carnais.
- Aqui está a garantia de ter uma consciência
limpa: abster-se das concupiscências carnais.
- Eis a maneira de obedecer a Deus:
abster-se das concupiscências carnais.
Prepare a Sua Mente
O cristão tentado poderia gritar, "Como
posso me abster"? Considere estas sugestões, porque elas lhe ajudarão
na luta pela abstinência.
Abstenha-se através de um ato de vontade própria. A
primeira batalha pela vitória espiritual é para ser lutada contra a vontade,
não contra as paixões do corpo. Antes de haver a tentação, antes de haver a
oportunidade ou o desejo de fazer o mal, resolva o problema do compromisso com
a vontade.
Lembre-se de um jovem chamado Daniel, que era um dos
cativos de sua terra natal. Naquele país estrangeiro a ele foi dada a
oportunidade de ser treinado para o serviço do governo - uma oportunidade
única, a única por toda a vida. Ele deve ter pulado de alegria quando isso foi
oferecido a ele. Então veio a armadilha: ele deveria comer a comida e beber o
vinho do rei se ele quisesse servir ao rei. Daniel sentiu em seu coração que
aquilo poderia sujá-lo interiormente. Ele enfrentou o problema: entregar-se às
suas convicções e comer, beber e ter a possibilidade de grande promoção e poder
ou deixar suas convicções e correr o risco e ter a probabilidade de perder
tudo. O que deveria fazer? A Bíblia responde: "
e Daniel assentou-se em seu coração não se contaminar com a porção do manjar do
rei, nem com o vinho que ele bebia" (Dn 1:8). Daniel resolveu
se abster. Deus honrou a dedicação do jovem e o usou grandemente naquela terra
estranha.
Eu lhe aconselho a fazer um solene compromisso à pureza, por toda a sua vida.
Se você esperar a tentação vir sobre você, antes de resolver-se a ser puro,
poderá perder a batalha. Mas se você se resolver primeiro, "eu serei
puro, eu não me submeterei à cobiça da carne, dos olhos, nem à soberba da vida,
quando Satanás vier me tentar". Você pode ter a vitória. O primeiro
passo para a abstinência das concupiscências carnais é esta: abstenha-se por um
ato de vontade, de resolver a viver uma vida de pureza diante de Deus.
Fuja Primeiro
Fuja dos primeiros sinais do pecado. A tentação virá
primeiro pela consciência do desejo ou possibilidade de pecar. Fuja então.
Multidões incontáveis de pessoas caíram em pecado porque não observaram isso.
Não cultive a tentação na sua mente. Fuja dos primeiros sinais que queiram lhe
levar a pecar. Eis o exemplo de uma pessoa que é tentada na área da cobiça
sexual. Ele é atraído sensualmente por uma outra pessoa. Ele senta-se e começa
a olhar aquela outra pessoa (o que é cobiça dos olhos). Ele imagina que
palavras dizer, gosta da sensual euforia dessa experiência (cobiça da carne).
Ele até pensa da conquista que teria se pudesse seduzir a outra pessoa à uma
relação ilícita (o que é soberba da vida).
Neste processo de pensamento ele está cooperando com
Satanás na tentação e aumentando a intensidade na sua própria mente. Ele pecará
no seu coração se não tiver oportunidade para efetuar sua ação. Como seria
diferente se a pessoa tentada tivesse rejeitado a tentação quando ela surgiu!
Se sua consciência de atração tivesse encontrado com sua resolução de "eu
estou comprometido com a pureza. Não permitirei ser seduzido a cometer o
pecado, até mesmo
Tenha Altos Objetivos
Busque viver em altos padrões espirituais. Você não
nasceu para ser servo dos apetites físicos de seu corpo. Você não é somente um
corpo. Você é um espírito que vive em um corpo e tem um corpo. O corpo físico é
seu servo, não seu senhor. Está sujeito ao controle da sua vontade. Quando o
corpo exigir satisfação encare essas exigências com um santificado senso comum.
Satisfaça aquelas exigências que são próprias e legítimas. Recuse aquelas
exigências que são ilícitas e impróprias. Não permita que desejos carnais digam
que direção tomar em sua vida. Viva em altos padrões.
Aqui estão três regras para seguir e lutar contra a
carne:
1.
Nunca permita que
sua paixão seja excitada além do controle da sua vontade e razão.
2.
Permita a paixão
surgir somente para responder a uma própria e válida necessidade.
3.
Sempre mantenha a
paixão sob controle, para que ela pare onde deva parar.
Desta maneira você andará no espírito e não na carne.
Algumas pessoas estão comumente vivendo em baixos
prazeres porque não conhecem altos padrões. Dedique-se à Palavra de Deus, à
comunhão com os irmãos (o povo de Deus), à comunhão diária com Deus, através da
oração e deseje coisas mais altas e você será uma pessoa melhor. Como pode um
cristão ser forte contra as tentações? Como pode abster-se dos desejos carnais?
Deve imunizar-se contra o pecado. Como uma vacina pode deixar uma pessoa imune
à uma doença, também os crentes podem aumentar sua resistência ao pecado. Como?
- Cultivando um espírito de oração que o faça
passar tempo em oração a Deus diariamente.
- Fazendo uma solene resolução de ser leal a Deus e
aos padrões bíblicos de moralidade por toda a sua vida. Guardando sua
mente contra as desejosas e sensuais sugestões.
- Cuidando-se com aquilo que lê, ouve e vê na TV e
ouve no rádio, e o que se permite habitar em sua mente. Não é fácil.
Requer uma batalha. Mas Deus pode e dará a vitória.
3. A razão
"Amados, peço-vos, como a peregrinos e
forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra
a alma" (I Pd 2: 11).
Aqui está a razão pela qual os crentes devem resistir
às tentações. Eis o motivo por que ele deve controlar as concupiscências da
carne. É por isso que ele deve suportar a relação com o presente e degenerado
sistema mundial, porque ele é "peregrino e forasteiro", que
não pertence a este mundo. A razão: "as concupiscências carnais
combatem CONTRA A ALMA".
O cristão está engajado em um combate espiritual. Veja o que diz Gálatas 5: 17.
Lendo esta lista o cristão não fica surpreso de ser admoestado a "abster-se
das concupiscências carnais", com a explicação de que elas "combatem
contra a alma".
Satanás Procura Vencer Através das
Concupiscências Carnais
O desejo do diabo é controlar você. Para conseguir
este propósito ele realiza uma batalha contra os seus mais altos interesses
espirituais. Note que a Bíblia fala de "combate" e não de
batalha. Uma batalha é uma simples dificuldade. Uma guerra é uma campanha ativa
que possui uma série de batalhas. Satanás tentará controlar e dominar você de
tal maneira que você estará envolvido nesse combate espiritual enquanto viver.
Satanás é esperto. Ele não vem sobre você vestido em
sua verdadeira natureza. Ele apela a você através de suas normais, honradas e
santas necessidades de sua natureza física. Ele perverte fome
Algumas vezes Satanás apresenta a você acenando com
bandeiras e trombetas, como se estivesse ali. Você pode saber que está
enfrentando uma tentação para rebelar-se contra Deus e envolver-se em coisas
erradas. Você deve ter cuidado contra estas tentações. Elas podem estar apelando
seriamente contra a carne.
Em outras ocasiões Satanás vem a você em uma maneira
inteligente e irreconhecível. Ele usará uma coisa inocente para se tornar uma
armadilha para lhe pegar. Esteja alerta contra estas situações.
Uma estória antiga conta a grande batalha pela cidade
de Tróia. A Marinha grega atravessou o mar; os soldados marcharam de seus
navios e cruzaram a planície para sitiar a cidade de Tróia. O sítio demorou a
acontecer, mas mesmo assim a cidade não pôde ser conquistada. Finalmente os gregos
construíram um grande cavalo de madeira na planície, em frente ao portão da
cidade. Retornaram então aos seus navios, levantaram as velas e voltaram ao mar
pelo caminho que tinham vindo anteriormente. Os habitantes de Tróia estavam
jubilantes. Eles estavam certos de que os gregos haviam desistido e tinham
construído o cavalo de madeira em sinal de derrota. Com grande esforço eles
levaram o cavalo para dentro da cidade murada. Naquele dia eles celebraram o
livramento e à noite, pela primeira noite após longo tempo eles foram dormir
seguros, confiando em sua própria segurança. Não sabiam que dentro do cavalo de
madeira haviam soldados gregos. Sob a escuridão da noite os barcos gregos
voltaram e o exército marchou silenciosament e atravessando a planície até à
cidade. E, também aproveitando-se da escuridão os soldados que estavam dentro
do cavalo de madeira saíram e abriram os portões da cidade para os invasores.
Antes dos habitantes de Tróia terem consciência do perigo, a cidade já estava
dominada.
Esta estória ilustra a maneira que o diabo irá travar
com você em seu combate espiritual. Algumas vezes ele ataca se apresentando,
quando você sabe o que está
Os cristãos não lutam por fama neste conflito
espiritual. Há muito mais envolvido do que simplesmente uma vitória pessoal. A
vitória de um ou a queda de outro pode ter conseqüências maiores na sua vida e
pode influenciar a vida de outros.
A Satisfação Sensual Produz Prejuízo
Espiritual
Esteja atento, pois toda a satisfação sensual deixará
você magoado. Certo pai usava uma lição objetiva para ensinar a obediência a
seu filho. Quando o rapaz se comportava mal, o pai pregava um prego na porta do
celeiro de sua fazenda. Quando o rapaz obedecia muito prontamente, o pai tirava
um prego que havia colocado anteriormente. O rapaz percebeu então o que se
passava e resolveu a partir daquele instante se esforçar para tirar todos os
pregos que estavam na porta, através da melhora de seu comportamento,
tornando-se extremamente cuidadoso em suas atitudes e conduta. Um por um os
pregos foram tirados. Um dia ele foi com seu pai retirar o último prego que
havia na porta. Quão feliz ele estava! "Olhe papai", ele exclamou,
"não ficou mais nenhum prego na porta!" "Não filho, não há mais
nenhum prego", o pai respondeu, "mas olhe os buracos que eles
deixaram".
A Bíblia pergunta: "Tomará
alguém fogo em seu seio sem que seus vestidos não queimem? Ou andará alguém
sobre as brasas sem que queimem os seus pés?" (Pv 6: 27,28). É
claro que não. Nem tão pouco pode alguém pecar em sua vida (não importa qual
seja a natureza do pecado) e não sofrer as conseqüências dele.
Que tipo de efeitos trazem as "concupiscências
carnais", quando a elas são permitidos correr livremente na vida de
alguém? Romanos 8: 6 responde: "porque a
inclinação da carne é morte". Romanos 8: 13 continua:
"porque se viverdes segundo a carne morrereis", e Romanos 8: 8
conclui: "portanto, os que estão na carne
morrereis".
Há duas grandes forças no mundo que estão na disputa
para controlar as vidas dos homens. São o poder de Deus para o bem e o poder de
Satanás para o mal. Deus fez o homem uma criatura com o poder de escolha. Ele
pode escolher submeter-se ao poder de Deus e desfrutar dos benefícios da
justiça ou ele pode escolher submeter-se ao poder de Satanás e sofrer as
conseqüências do mal. O homem é um agente moral que pode escolher a quem
servir.
Romanos 6 é um apelo aos cristãos se alinharem ao lado
de Deus e da justiça no combate espiritual. "Assim
também considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus
Com quem você se alinha na batalha espiritual? Com
Deus ou com Satanás? Aqui está um princípio bíblico: "e os que estão em Cristo crucificaram a carne com suas paixões e
concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito" (Gl
5: 24-25).
"Escolhei hoje a quem servis...porém
eu e a minha casa serviremos ao Senhor". (Js 24: 15)
4. O procedimento
A ordem divina está sobre os nossos corações nas
palavras de I Pd 2: 11: "Amados, peço-vos,
como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais
que combatem contra a alma". O testemunho de nossos corações é
tal que essa ordem é lógica e essencial para o nosso combate espiritual Mas
como? Essa é a pergunta. Como pode um cristão abster-se das concupiscências
carnais que combatem contra a alma? Romanos 13: 13,14 dá a resposta nestas
palavras: "andemos honestamente, como de dia,
não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em
dissoluções, nem em contendas e invejas; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo
e não tenhais cuidado da carne e suas concupiscências".
Novamente o testemunho dos corações é tamanho que, um método (ou procedimento)
irá livrar o cristão do controle da carne e permiti-lo viver uma vida
espiritual abundante no presente mundo.
A Proibição
Que tipo de pecado afasta alguém da vida espiritual?
Que pecado combate contra a alma? Romanos 13: 13 lista três classificações de
coisas erradas que são prejudiciais à vida espiritual.
1.
Pecados de
intemperança são proibidos. O que é
intemperança? O dicionário diz que é a falta de sobriedade, ou atitude que
perverte os costumes. Paulo escreveu pecados públicos que ele próprio chamou de
glutonaria e bebedeira. O termo glutonaria, de outra maneira poderia ser
traduzido em farra ou festa licenciosa. Refere-se também a todas as formas de
hilaridade (explosão de risos), que excita paixões de maneira excessiva e
descontrolada. Bebedeiras, referem-se às ações que resultam em intoxicação por
bebidas alcoólicas. Os pecados de intemperança, proibidos aqui, eram praticados
em adoração ao deus pagão Baco. Baco era o deus do vinho e da alegria. Sua
adoração era feita por bêbados, e o diabo está presente nestas ocasiões. É
imitada hoje em dia, sem o contexto de adoração, em todas aquelas ocasiões
sociais onde a bebida alcoólica controla os fazedores de alegria (foliões ou
fanfarrões). Tais pecados públicos de intemperança são proibidos, porque
combatem contra a alma.
2.
Pecados de
impureza são proibidos. Paulo
referia-se à pecados particulares que chamou de desonestidades e dissoluções,
que também poderiam ser traduzidos por "imoralidade (ou
prostituição)" e "indecência (ou sensualidade)". A imoralidade
referida no texto significa o pecado cometido intimamente, ou "dentro de
quartos", isto é imoralidade sexual. Indecência poderia ser traduzida
também por sensualidade ou perversão de costumes. Referindo-se não somente a
atos de imoralidade ou perversão sexual, mas àquelas coisas que excitam as
paixões sensuais - exibições indecentes, filmes ou músicas que despertem
paixões e etc... Pecados sensuais e sexuais são proibidos, porque combatem
contra a alma.
3.
Pecados de
discórdia são proibidos. Paulo
escreveu sobre os pecados sociais, que ele chamou de "contendas e
inveja". Poderíamos traduzir para "discussões ou brigas e
ciúmes". Alguém não precisa ser culpado de ter cometido grandes pecados
que poderiam destruir seu bom nome, podendo sofrer os danos. Os mais aceitáveis
pecados, expressos em um mal relacionamento entre pessoas, também prejudicam.
Pecados sociais de discórdia são proibidos porque combatem contra a alma.
A Providência
Como alguém pode ter a certeza de não se engajar em
pecados públicos de intemperança, pecados íntimos de impureza ou pecados
sociais de discórdia? O apóstolo Paulo deu uma dupla sugestão:
- "Revesti-vos do Senhor Jesus
Cristo";e
- "Não tenhais cuidado da carne em
suas concupiscências".
Considere estas sugestões na ordem contrária. Não
tenhais cuidado da carne. O que quer dizer "ter
cuidado da carne para satisfazer suas concupiscências"? Quer
dizer, oferecer a oportunidade, facilitar as coisas, fazer possível pelo
esforço, de se tornar o autor da oportunidade de fazer algo errado.
Pense nisso na área da imoralidade sexual, já que este
é um dos grandes problemas do mundo hoje. Ter cuidado de tal ato seria estar na
presença do futuro/a companheiro/a, cultivar a atração, fazer planos para ficar
sozinho com aquela pessoa, mudar palavras e ações afim de despertar o interesse
do/a outro/a. Seria cultivar o interesse e prover a oportunidade para ocorrer o
ato ilícito.
Como pode alguém ter certeza de que não tem cuidado
para a carne não se expressar-se por si mesma? Não deve fazer planos para que
isso aconteça. Não deve haver esse tipo de pensamento habitando em seu coração.
Deve manter sua mente preocupada com as coisas de Deus. Deve-se dizer NÃO à
carne em todas as ocasiões. Aqui está um princípio de controle de pensamento:
Filipenses 4: 8 diz: "quanto ao mais irmãos,
tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é bom, se há alguma virtude e se há algum
louvor, nisso pensai."
Mantenha sua mente pura. Esta é a melhor proteção que
você pode ter contra os pecados da carne.
Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo. Repetidamente o
apóstolo Paulo escreveu sobre "despir-se" do mal e "revestir-se"
do bem, usando a analogia de mudança de roupas. Ele sugere que se você deseja
obter a vitória sobre a carne você deve "vestir-se" do Senhor
Jesus Cristo.
O que ele quer dizer com "revesti-vos" de
Cristo? Ele sugere a mais íntima união e apropriação espiritual. "Vestir"
uma outra pessoa denota a completa assunção de sua natureza. Cristo veste o
homem na sua natureza e condição para que o homem vista-se de Cristo em
disposição e caráter. Ele tornou-se um participante de nossa natureza física
para que nos tornássemos participantes de Sua natureza moral. Vestir-se de
Cristo também quer dizer deixá-lo ser o Governador de nossas vidas em todos os
aspectos de nossa existência.
A Bíblia ordena repetidas vezes aos crentes "revesti-vos de Cristo". Admoesta-nos a
nos vestirmos do novo homem (Efésios 4:24), vestirmos do sentimento de Cristo
(Cl 3:12), da armadura de Cristo (Efésios 6:11-14), porque estamos "em
Cristo", e Cristo está em nós desde o momento de nossa salvação.
Quão intimamente está o crente ligado à Cristo?
Efésios 5:30 diz: "nos somos membros de seu
corpo, de sua carne e de seus ossos." Paulo faz um apelo à
moral e à pureza nessas palavras, "não sabeis
vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de
Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo."(I
Coríntios 6:15). O crente está tão intimamente ligado ao corpo de Cristo que
qualquer coisa que ele faça com seu corpo físico, ele está fazendo com um
membro do corpo de Cristo. Pense nisso!
É possível uma verdadeira vitória espiritual? Sim, é.
Você é uma pessoa constituída de 3 partes. Sua carne é a fonte de todos os
desejos impróprios. Sua razão é o assento das santas leis de Deus. O seu ego
(seu espírito interior) está no controle de sua vontade e pode escolher entre a
lei de Deus e os desejos desordenados de sua carne.
Cristo morreu por você para que você não viva mais sob
o domínio do pecado. Ele o separou do pecado mas deixou a natureza do pecado
permanecer por propósitos disciplinares. Sua submissão à vontade de Deus lhe
garantirá que você não se submeterá ao controle do pecado.
"Mas, revesti-vos do Senhor Jesus
Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências". (Rm 13:14).
5. A alternativa
"Amados, peço-vos, como a peregrinos e
forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra
a alma" (I Pedro 2:11).
"Antes
santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados
para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da
esperança que há em vós" (I
Pedro 3:15).
Estas passagens das
Escrituras estão em gritante contraste com a experiência espiritual de muitos
que se confessam crentes hoje
Veja, ninguém é verdadeiramente
seu próprio mestre. Ele será controlado por algum poder externo a ele. O
Espírito Santo de Deus e os maus espíritos do diabo estão na disputa, buscando
governar a vida de todas as pessoas. Isto não quer dizer que Deus não tenha
mais poder do que Satanás tem e assim a disputa continua. É o reconhecimento de
que Deus deu a cada ser humano o poder de livre escolha. O homem pode escolher
dedicar sua vida a Deus ou ao diabo. Mas a decisão deve ser feita sob a ótica
destas palavras das Escrituras: "não sabeis
vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos
daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte ou da obediência para a
justiça?" (Romanos 6:16). Feliz é o homem que rende sua vida ao
Espírito Santo de Deus. Como é isto possível? O apóstolo Pedro explicou este
procedimento nas palavras inspiradas por Deus e registradas
O Princípio
O que quer dizer
"santificar" a Cristo como Senhor? "Glorificá-lo" quer
dizer reconhecê-lo e responder às Suas gloriosas perfeições.
"Magnificá-lo" significa considerar e honrar Sua infinita grandeza.
"Justificá-lo" é enfatizar Sua inerente justiça e equidade. E,
"santificá-lo" quer dizer reconhecer Sua completa santidade e
tratá-lo com o devido respeito e submissão.
Alguém santifica a Cristo
como Senhor quando O respeita como santo e age diante dEle como santo. Cristo é
santificado no coração quando a atitude de alguém, seu modo de falar,
obediência e até mesmo o descontentamento com o seu talento espiritual
imperfeito (ou vida espiritual infrutífera) reflete uma influência pela
santidade do Senhor Deus.
Em que sentido Cristo deve
ser santificado no coração? Ele deve ser santificado (separado, respeitado)
como "Senhor". O Senhorio de Jesus Cristo é a grande doutrina do Novo
Testamento. É interessante perceber que Jesus é chamado "Salvador"
apenas 24 vezes no Novo Testamento, enquanto é chamado "Senhor" 144
vezes. Pense nisso. Há mais ênfase no senhorio de Jesus Cristo do que sobre o
fato dEle ser o Salvador daqueles que crêem.
Alguém pode receber a Cristo
como Salvador e não se submeter a Ele como Senhor. Mas ninguém pode render-se a
Ele como Senhor sem recebê-Lo como Salvador. Portanto, o Novo Testamento exige
que haja fé
J. Hudson Taylor, um grande
missionário na China na geração passada, enfatizou as implicações de se
submeter ao senhorio de Jesus Cristo quando disse, "ou Ele é Senhor de
todos ou Ele não é Senhor de tudo". Santificar Cristo como Senhor quer
dizer que a Ele é dado o controle, por um ato de vontade, em todos os aspectos
da vida do crente.
O Lugar
Onde Cristo deve ser santificado
como Senhor? Pedro responde, "em seus
corações", "santificai ao Senhor Deus em seus corações"(I
Pedro 3:15).
Santificar a Cristo "no
coração" indica uma atitude espiritual, não apenas um ritual executado
pelo corpo. O "coração" é o termo que a Bíblia usa para falar da
mente da emoção e da vontade do homem. Santificar a Cristo no coração significa
que tudo que ocorre na mente, emoção e vontade é governado pela santidade e
soberania do Senhor Jesus Cristo. O que a mente pensar deve ser influenciado pela
natureza santa de Cristo. O que as emoções amarem e odiarem, aprovarem ou
rejeitarem deve ser governado pela natureza santa de Cristo. É isto que quer
dizer santificar a Cristo como Senhor no "coração".
Mas preste mais atenção
ainda. "Santificai o Senhor Deus EM seus
corações". O apelo não é para santificá-Lo "com"
seu coração nem "do" seu coração, mas "no" seu
coração, isto é, dentro dele. Há algum significado especial nessa palavra? Sim,
há. Requer uma atitude interior, um certo tipo de espírito, não apenas
submissão da carne. Santificar a Cristo como Senhor "no" seu
coração requer uma sincera devoção e dedicação a Ele.
Imagine o seu coração como
uma igreja, um lugar de adoração. A congregação que se ajunta ali é composta de
seus desejos, motivos, vontades, gostos, desgostos, paixões, prazeres, etc.
Santifique a Cristo como Senhor em cada uma dessas áreas (desejos, motivos,
vontades, gostos, desgostos, paixões, prazeres) e então você terá obedecido à
divina ordem estabelecida no texto.
Há três tipos de seres
humanos no mundo.
1. Há o homem natural. Cristo está fora de sua vida,
porque o homem não é um salvo.
2. Há o homem carnal. Cristo está dentro de sua vida, é
um homem salvo, mas o seu "ego" está no trono, e Cristo exerce pouco
controle sobre sua vida.
3. Há o homem espiritual. Cristo está em sua vida, porque
ele é salvo, Cristo possui o trono de sua vida, porque ele santificou a Cristo
como Senhor em seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário