ANJOS E DEMÔNIOS - PARTE 3
DEMÔNIOS
QUEDA DE SATANÁS E DOS ANJOS
Há pouca informação bíblica sobre este estudo. Entretanto, os livros de Isaías e Ezequiel nos dão alguns dados, quando nas profecias inicialmente dirigidas aos reis da Babilônia e Tiro, Deus os compara a Lúcifer, por sua soberba e inveja. Algumas das afirmações contidas nas passagens, não se encaixariam a nenhum desses reis, mas sim a alguém que esteve no Éden, na ocasião da queda de Adão e Eva.
Is. 14:12-15: Profecia contra o rei da Babilônia
Ez. 28:12-17: Profecia contra o rei de Tiro
Ap. 12:1-5 e 9: João está mencionando que o dragão (um dos nomes de Satanás) arrastou com sua cauda, um terço das "estrelas do céus" (em muitas passagens do Antigo Testamento, esta expressão é relativa a "anjos") - compare com Ap. 1:20 - há grandes possibilidades de tais estrelas serem Anjos.
2 Pe. 2:4 e Jd. 6: Menção a anjos que seguiram a Satanás.
NOMES QUALIFICATIVOS DE SATANÁS
Da mesma forma como os nomes qualificativos de Deus nos fornecem uma doutrina bem completa, a respeito de Sua natureza, os nomes qualificativos de Satanás nos ajuradão a identificar seu caráter e estratégias.
Através da Bíblia, encontramos por volta de 30 nomes para o nosso inimigo, mas estudaremos apenas alguns deles.
DIABO - (Mt. 4:1; Ef. 6:11)
Este nome é formado de uma transliteração do grego "diabolos" e significa acusador, difamador, caluniador e maldizente. É citado 35 vezes na Bíblia. É utilizado em passagens onde percebemos atividades de engano, tentação e armadilhas. Salienta um caráter dominado pelo ódio e desprezo, que se satisfaz ao envergonhar a Deus pelas acusações levantadas contra Seus filhos.
SERPENTE - (Ap. 12:9; 20:2)
Paulo, em 2Co. 11:3, nos lembra que a serpente enganou Eva, no Éden, com astúcia. E o que é astúcia, senão "sabedoria usada para o mal"? Veja qual é a verdadeira sabedoria: Tg. 3:15 e 17.
As serpentes são traiçoeiras e hábeis em se esconder. Assim também é o diabo, que esconde o "veneno mortal", inoculado em duas vítimas. Satanás nunca mostra que o caminho sugerido por ele, leva a uma vida destruída, e se não tiver a interferência de Cristo, levará ao inferno.
DRAGÃO - (Ap. 12:3-17; 13:2-4)
O Novo Testamento registra este nome por 12 vezes. É um símbolo que demonstra o furor maligno de Satanás. Transparece também o caráter de alguém que quer destruir e aterrorizar como um monstro. Não tem dó nem piedade dos servos de Deus.
BELZEBÚ - (Mt. 12:24)
Jesus designou este nome, acrescentando o detalhe de que era o "maioral dos demônios". Belzebú é a derivação do nome de um deus adorado em Ecrom, uma cidade filistéia, chamada BAAL-BEBUBE (2Rs. 1:2 e 16). O significado deste nome é "Senhor das moscas" ou "o gênio que preside a corrupção". É interessante lembrar que o lugar de maior concentração de moscas, é o lixo. Da mesma forma, quer tornar nossa vida um lixo, correspondendo nossos padrões em relação a sexo, honestidade, relacionamento interpessoal, etc.
PRÍNCIPE DOS PODERES DO AR - (Ef. 2:2)
Uma outra possível tradução, seria "governante do império da atmosfera". Seu domínio no ar é invisível. Seu poder de malignidade envolve o mundo, tal como o ar. Atinge a todos os homens, mesmo que não creia na existência do diabo.
DEUS DESTE MUNDO - (2Co. 4:4)
Ele é o principal oponente ao Deus Único e Verdadeiro, e sempre quis ser como Deus (Is. 14:14). Agostinho chamou o diabo de "o imitador de Deus". Como tal, ele que a adoração das pessoas, e para isso ele as cega e domina para que não creiam no Evangelho.
PRÍNCIPE DESTE MUNDO - (Jo. 12:31; 14:30; 16:11)
Destaca também o diabo como "governante" ou "aquele que tem autoridade" sobre o mundo. É importante lembrar que quem tem o domínio total da situação, é o Deus Único e Verdadeiro. Satanás traça as linhas da história, dentro dos parâmetros de liberdade permitidos por Deus (cf. Jó 1:10-12; Lc. 22:31; Mt. 12:29).
SATANÁS - (1Cr. 21:1; At. 5:3)
Significa "adversário", "oponente", "inimigo". Ele trabalha em oposição, guerreia a todo Reino de Deus, sempre visando a malignidade. Até Paulo comenta esta oposição (1Ts. 2:18).
Pedro é identificado como Satanás, quando não quis deixar que Cristo fosse crucificado (Mt. 16:23).
ACUSADOR - (Ap. 12:10)
O diabo nos acusa diante de Deus, dia e noite. Existem vários exemplos na Bíblia, mas lembramos de JÓ (Jó 1:6-11), e do sumo sacerdote JOSUÉ (Zc. 3:1).
Ele também nos acusa, diante de nós mesmos, com alegações que muitas vezes são mentirosas e outras, que são verdadeiras. Daí a necessidade de estarmos limpos diante de Deus, pela confissão de pecados (1 Jo. 1:9).
HOMICIDA - (Jo. 8:44)
Utiliza normalmente o assassinato para conseguir seus objetivos. Ele tem o poder da morte, sobre todos os que não são filhos de Deus (Hb. 2:14). Mas satanás também tenta invadir o rebanho de Deus, para praticar o assassinato espiritual e corporal (conforme 1Co. 5:5 - "para destruição da carne", significa morte; Jo. 10:10).
MENTIROSO, PAI DA MENTIRA
Temos notícia pela Bíblia, de que desde Éden, Satanás mente com sutileza e frieza cada vez maiores. Na verdade, ele é um artista, um mestre na arte de enganar. Não há limites, nem escrúpulos e nem pudores, desde que através da mentira, consiga os seus propósitos sujos. O grande problema para nós, é que ele tem feito rapidamente, muitos discípulos da mentira, por todo o mundo.
OUTROS NOMES
** BELIAL - (Jz. 20:13;1 Sm. 10:27;30:22; 1 Rs. 21:13) - " maroto",
** ABADOM E APOLIOM - (Ap. 9:11) - "destruidor".
** TENTADOR - (1Ts. 3:5)
** MALIGNO - (Mt. 13:19)
** ESPÍRITO QUE ATUA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA - (Ef. 2:2)
** ANJO DO ABISMO - (Ap. 9:11)
III. REINO DE DEUS E REINO DAS TREVAS
Espírito de adivinhação (At. 16:16) são, ainda, relacionados a erros doutrinários:
V. NÍVEIS DE AÇÃO DEMONÍACA
A POSSESSÃO SOMENTE OCORRE COM QUEM NÃO ENTREGOU REALMENTE A SUA VIDA AO SENHORIO DE CRISTO (1Jo. 5:18; 1 Pe. 2:9; 2Co. 6:14-16).
VI. DISCERNINDO PROBLEMAS ESPIRITUAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário