ANJOS E DEMÔNIOS - PARTE 2
II. Atividades Angelicais
1. Atividades Guerreiras
a) Js. 5:13 ss. - Jerico
b) 2 Re. 6:15-17 - O servo de Eliseu
c) Ex. 12:23 - Morte dos primogênitos ( Hb. 11:28: o exterminador)
d) Is. 37:36 - Morte de 185.000 assírios.
2) Transmissores da Vontade de Deus
a) Dn. 9:21-22 - Gabriel
b) Zc. 1:9 - Explicando a visão a Zacarias
c) Lc, 1:13 - Nascimento de João Batista
d) Lc. 1:30-31 - Nascimento de Jesus
3) Fortalecem aos amados de Deus
a) Dn. 10:17-19 - Daniel
b) 1 Re. 19:1 e 5-8 – Elias
4) Protegem aos obedientes
a) Dn. 3:24-27 - da fornalha
b) Dn. 6:22 - dos leões
c) At. 12:6-10 - liberta Pedro da prisão
5) Protegem aos "pequeninos" - Mt. 18:10
6) Protegem Nações - Dn. 10:13 e 20-21
7) Estão envolvidos no ministério das Igrejas
a) 1 Co. 11:10 - em questões de Culto
b) Ap. 1:20 - mensageiros de Deus, enviados às comunidades
c) 1 Tm. 5:21 - em questões de liderança da Igreja
8) Louvam constantemente ao Senhor - Is. 6:3 ; Ap. 5:11-12
9) Protegeram e serviram a Cristo
a) Mt. 4:11 - após a tentação
b) Lc. 22:43 - antes da prisão
c) Mt. 28:2-6 - na Ressurreição
10) Executam o Juízo de Deus
a) Gn. 19:1 e 13 - sobre Sodoma e Gomorra
b) 2 Sm. 24:16 - castigo contra Israel por causa do censo
c) Ap. 7:1ss. ; 8:2ss - no Apocalipse
III. O ANJO DO SENHOR
1. Quem ele é?
É um ser celestial enviado por Deus, para tratar com os homens como Seu agente pessoal e porta-voz. Muitas vezes é identificado e até confundido com o próprio Deus, agindo como uma extensão da personalidade divina.
Não somente fala em nome de Deus, mas fala como o próprio Deus, na 1ª pessoa do singular.
Pode ocorrer também uma TEOFANIA (termo teológico empregado para aparições de Jesus Cristo em ocasiões anteriores à Sua encarnação). Em alguns trechos do Velho Testamento, percebemos que um ser divino aparece e é chamado de "Senhor" ou de "Anjo do Senhor". Um dos trechos mais claros é o de Gn. 18, quando três homens aparecem diante de Abraão. Dois são chamados de "anjos" e um deles é chamado de "Senhor".
2. Exemplos:
Gn. 16:5, 7-11 - Aparece a Hagar (note como o anjo fala na 1ª pessoa do singular)
Gn. 22:11-16 - Sacrifício de Isaque (aqui o anjo dá o recado que Deus mandou)
Sl. 34:7 - Protege e livra os que temem ao Senhor
Jz. 6:12-14 - O chamado de Gideão (a fala do anjo confunde-se com a do próprio Deus)
2 Sm. 24:16 - Castigo contra Jerusalém (aqui, o anjo é distinguido de Deus)
Nm. 22:22 , 32-33 - Balaão e a jumenta (o anjo aqui, dá a mensagem do Senhor)
IV. ORGANIZAÇÃO DOS ANJOS
1) Quantos são os anjos?
A Bíblia não nos dá informação sobre o número total dos anjos, mas diz claramente que eles formam um exército numeroso e poderoso.
Várias vezes encontramos o termo "exército" para descrever sua quantidade. Por si só, o termo "exército" deixa claro um grande número deles. Dt. 33:2, menciona que no Sinai, junto com Deus estavam miríades de anjos - uma miríade é igual a 10.000 anjos. Ap. 5:11, afirma a presença de milhões de milhões de milhares de milhares de anjos. Hb. 12:22 mostra incontáveis hostes de anjos. Mateus 26:53 Jesus afirma que poderia pedir ao Pai "mais de 12 legiões de anjos" - uma legião equivalia a 6.000 soldados. Assim, Jesus poderia ter 72.000 anjos naquele instante.
2) Sua Ordem
ANJOS - ao que parece, a palavra "anjo" determina um termo geral, relativo aos seres celestiais. Entretanto, além deste termo geral, percebemos uma categoria chamada "anjos", que em sua forma difere de outras categorias, como a dos Serafins e a dos Querubins (feição de rosto, asas, etc). O único anjo mencionado pelo nome é Grabriel.
ARCANJOS - o prefixo "arca", sugere um "anjo - chefe", principal ou poderoso. Na Bíblia, o único mencionado é Miguel, em Jd. 9. Não é impossível que existem outros arcanjos, e que Gabriel seja um deles. Do que é declarado a respeito de Miguel, deduzimos que os arcanjos são principais príncipes do exército de Deus (Dn. 10:13).
QUERUBINS: - são protetores do trono de Deus (Sl. 80:1; Sl. 99:1; Is. 37:16). São tão velozes como o vento (2 Sm. 22:11; Gn. 3:24). Duas réplicas de querubins esculpidas em madeira foram colocadas na cobertura da Arca (Nm. 7:89). Também adornavam o Tabernáculo (Ex. 26:1). E tinham grande destaque no Templo de Salomão, com asas que se estendiam pela largura do santuário (1Re. 6:23-28). Estes "ornamentos" em forma de querubins, foram orientados por Deus e certamente indicam a importância destes anjos na proteção do Trono de Deus. A descrição de Ezequiel 'r a de seres com vários rostos e várias asas (Ez. 10:19-22; Ez. 1:5-14).
SERAFINS - a palavra no hebraico, tem uma raíz (saraph) que quer dizer consumir com fogo. Portanto, os Serafins são agentes de purificação pelo fogo. São zelosos pela santidade (Is. 6:1-7). Localizam-se acima do Trono de Deus (Is. 6:1-2). Parecem ter um ministério de adoração constante ao Senhor (Is. 6:3), que abalava o lugar e o enchia de fumaça (v. 4). Diante da atitude de humilhação de Isaías (considerando-se impuro, v. 5), um dos Serafins o purifica com uma brasa do altar, retirando dele a iniqüidade e informando que o seu pecado estava perdoado (v. 6-7).
PRINCIPADOS, POTESTADES, TRONOS, SOBERANIAS, PODERES
Estes são "postos de autoridades" que os anjos podem ocupar. O interessante é que estas expressões podem ser utilizadas para referir-se à ANJOS DE DEUS ou então à DEMÔNIOS.
** Passagens onde os nomes ligam-se a situações santas:
Ef. 3:10 ; Cl. 1:16 ; Cl. 2:10
** Passagens onde os nomes ligam-se a situações malígnas:
Ef. 6:12 ; 1Co. 15:24 ; Cl. 2:15
** Passagens onde os nomes ligam-se a situações gerais:
Rm. 8:38 ; Ef. 1:21
PRINCIPADOS (do grego "Archai" )
A palavra significa "autoridade" e "governante" , e é usada para indicar poderes humanos e espirituais. Este vocábulo pode significar também "esfera de influência" de vários poderes.
Possivelmente, este termo refere-se a poderes espirituais que exercem domínio ou influência sobre vastas regiões celestes (Ef. 3:10; 6:12). "Príncipe" ou "Soberano", vêm do gr. "Archon"- Jo. 14:30.
POTESTADES (do grego "exousiai")
A palavra aparece 108 vezes no Novo Testamento. Também indica poderes humanos e espirituais. Refere-se a "autoridade", "poder para dar ordens" (Mt. 8:9), "jurisdição" (Lc. 23:7). Exousiai deriva de outra palavra, Exesti, que traz a idéia de "irrestrita liberdade de ação". Em muitas passagens, POTESTADES vem citada depois da palavra PRINCIPADOS, o que pode indicar uma hierarquia ou até uma extensão de domínio inferior ou menor (como um governo terreno, temos responsáveis em nivel municipal, estadual e federal).
TRONOS ( do grego "tronoi")
É um "assento de honra", utilizado por alguém poderoso. A palavra refere-se a tronos humanos e celestiais. Em Ap. 4:4, há menção à outros tronos ao redor do trono de Deus. A cidade de Pergamo é chamada de "trono de satanás" em Ap. 2:13. Assim sendo, uma cidade pode tornar-se um "trono". Não se pode afirmar que posição ocupa numa hierarquia, mas sem dúvida, mostra que é um posto de autoridade.
SOBERANIAS, SENHORIOS, DOMÍNIOS, DOMINAÇÕES
(Todas estas palavras vêm do grego "Kuriótetes")
Derivam da palavra "Kurios" (Senhor), muito utilizada pelos Cesares romanos, que tinham seus escravos, com poder de vida e morte sobre eles. A palavra "Kurios" também foi utilizada pelos cristãos, para declarar que JESUS era o Senhor, e não César.
PODERES (do Grego "Dunameos")
Derivação da palavra "Dunamis" , que tem a mesma raíz das nossas palavras dinamite e dínamo, indicando uma força muito grande, uma potência incrível para fazer cumprir propósitos e objetivos.
3) GABRIEL e MIGUEL - Os únicos chamados por nomes próprios
a) GABRIEL ("homem de Deus" ou "Deus mostrou-se forte")
É um "Anjo Mensageiro", destacado por Deus para "Assuntos Especiais"
Dn. 8:15-17 : Revela o futuro ao interpretar uma visão (544 a.C.)
Dn. 9:21-22 : Dá entendimento e instrução a Daniel (523 a.C.)
Lc. 1:13 e 19 : Anuncia o nascimento de João Batista
Lc. 1:26-27 : Anuncia o nascimento de Jesus
b) MIGUEL ( "quem é como Deus?")
É um "Anjo Guerreiro", um campeão dos exércitos de Deus
Dn. 10:13 e 20-21 : Lutando contra os demônios da Pérsia e Grécia
Ap. 12: 7-8 : Lutando contra o dragão (Satanás)
Jd. 9: Chamado de Arcanjo, lutou com o diabo, pelo corpo de Moisés
V. PERIGOS DOUTRINÁRIOS SOBRE OS ANJOS
1. Supervalorização do ministério angelical
Cl. 2:18 : "Culto a anjos"(Ap. 19:10-"adora a Deus")
Gl. 1:8 : Não aceitar outro evangelho pregado por anjos
Hb. 1:3-4 : Alguns acharam que Cristo era apenas um anjo
2. Desvalorização do Sobrenatural
At. 23:8 (Saduceus)
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