“O QUE É BATISMO DE FOGO EM LUCAS 3.16”
... ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. ARA
... este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. ARC
... Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. BLH
...ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. TRADUÇÃO
BRASILEIRA
…Ele os batizará
com o Espírito Santo e com fogo. NVI
.... él os bautizará en Espíritu Santo y fuego.
REINA VALERA
... he will
give you baptism with the Holy Spirit, and with fire: BBE
… au)to\j u(ma=j bapti/sei e)n
pneu/mati a(gi/% kai\ puri/: NESTLÉ-ALAND 27ª ED.
Introdução
Quando lemos a Bíblia é necessário levarmos em consideração
uma série de fatores. Para obtermos o significado real de um texto é oportuno
lançar mão das regras de hermenêutica levando em conta os abismos: cultural,
geográfico, lingüístico, histórico etc. Não podemos isolar um texto de seu
contexto sob pena de gerar um pretexto.
Um outro fator importante é
diferenciar referência real de referência verbal. A primeira leva em
consideração textos que estão relacionados uns com os outros; a segunda leva em
consideração somente os textos onde constam determinada palavra estudada. Em um
estudo usando somente as referências verbais podemos incorrer em usar um texto
que, muito embora encontremos a palavra que estudamos (por exemplo – FÉ), não
esteja relacionado ou não tenha o mesmo significado ou aplicação de outro.
Devemos levar em conta a semântica das palavras[1].
Vejamos:
Em Marcos 16.16 o texto refere-se a
que tipo de batismo? Caso seja batismo em águas, então o texto defende que essa
ordenança é condição Sine Qua Non
para a salvação?
Em João 6.53 Jesus está ensinando a
antropofagia?[2]
Certamente que não.
A palavra FÉ tem significados
diferentes em Hebreus 11.1; 1 Coríntios 12.9; Gl 5.22; At 6.7
Comentários acerca do texto de Lc 3.16 e Mt
3.11 e contexto
O que seria então esse batismo
de/com fogo? Já ouvi muita coisa acerca desse assunto. Alguns até entendem que,
além do batismo no Espírito Santo o cristão teria a possibilidade de receber também
o “fogo” que seria algo além da
crença pentecostal de falar em línguas e a atualidade da ação dos dons
espirituais. Seria algo místico ainda maior. Tal interpretação, além de
gnóstica, não tem respaldo bíblico.
Para entender o significado desse
texto deveríamos observar com cuidado o contexto. O que está acontecendo? Quem
falou? Para quem falou? Qual a situação histórica e teológica? Como podemos
aplicar as verdades obtidas para os nossos dias? Enfim, devemos realizar a
exegese do texto[3].
Tanto em Mateus 3.4-12 e Lc 3.2-17
encontramos o ministério de João o Batista cumprindo Isaías 40.3, preparando o caminho do Senhor, testemunhando acerca
do ministério de Cristo. Neste contexto, encontramos as pessoas que desejavam
por ele ser batizadas e também fariseus e saduceus (Mt 3.7), além de publicanos[4]
e soldados (Lc 3.12,14).
Observamos as palavras duras de João
o Batista acerca do ministério de Cristo com relação aos desobedientes (Mt
3.7-10; Lc 3.7-9); inclusive em Lucas 3.9 a palavra “fogo” está relacionada com
juízo da parte de Deus. Ainda no mesmo capítulo de Lucas no versículo 17 a
palavra “fogo” também se refere a juízo, condenação. O versículo 17 não está
isolado do versículo 16 e nem do contexto geral do assunto tratado aqui.
O mesmo ocorre em Mateus 3.10 onde a
palavra fogo segue o padrão de juízo e também no versículo 12 o sentido não
muda. Entre esses versículos aparece o texto (v.11) onde João diz que Jesus:
“...vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”. Será que nos versículos 10
e 12 a palavra fogo significaria juízo e no versículo 11 significaria alguma
espécie de bênção? Não me parece provável.
Vale ressaltar também que existem
vários tipos de batismos[5]
na Bíblia e essa palavra deve ser entendida dentro do seu contexto e nem todas
as ocorrências dessa palavra estão relacionadas com batismo em águas ou no
Espírito Santo. Inclusive o batismo de João era diferente do batismo cristão.
Comentários de outros autores acerca do
texto de Lc 3.16 e Mt 3.11 e contexto
- A Bíblia de Estudo Plenitude no texto de Lc 3.16
remete para um comentário de Mt 3.11 como segue:
“O batismo de João é um tipo de experiência de
salvação de ser batizado no Espírito. Como o batismo de João colocava o
indivíduo dentro da água, o batismo
de Jesus coloca o cristão no Espírito, identificando-o como totalmente ligado
ao Senhor. O fogo purifica ou
destrói. Portanto, a salvação em Jesus Cristo será purificadora para os
verdadeiros judeus que o aceitarem como o Messias, e destruidora para aqueles
que o rejeitarem.”
- A Bíblia de Estudo Genebra comenta assim a questão
do fogo em Lc 3.16:
“O batismo com fogo aponta para o juízo (v.9
nota). A pá ‘para limpar sua eira’ é outro símbolo para o juízo (v. 17)...”
- A Bíblia de Estudo NVI assim comenta o mesmo texto:
“...e com fogo. Aqui , o fogo está associado
ao juízo (v.17).....”
- A Bíblia de Estudo Shedd analisa o texto assim:
“...Fogo. O contexto (17) parece exigir o
sentido de prova, de julgamento (cf Lc
12.39-53; 1 Co 3.13).”
Ainda a
mesma Bíblia comenta Mt 3.11 assim:
“Com o Espírito Santo e com fogo. Refere-se ao
ministério espiritual de Cristo. Sua obra começou acompanhada pela energia
sobrenatural do Espírito Santo, colhendo-se algum ‘trigo’ (os fiéis), e
revelando-se quem seria ‘palha’ para julgamento. A doutrina do batismo no
Espírito Santo não recebe luzes neste trecho, pois o assunto pertence à época
posterior à ressurreição de Jesus (cf 1 Co 12.13).”
Alguns outros comentários sobre
Lucas 3.16:
“...Alguns entendem que a referência ao fogo
está em aposição com Espírito,...alguns, que significa a prova,.., outros, que
indica julgamento. O contexto favorece esta última idéia...”[6]
R. N. Champlin, Ph.D., em sua obra
“O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”, relaciona o texto de
Lc 3.16 com o comentário de Mt 3.11, como segue:
“...Há várias interpretações dessas palavras:
1. Alguns acham que aqui temos dois batismos, um do Espírito e outro de fogo, e
que esse último fala de juízo, provavelmente até de inferno. Assim
interpretaram Origines e outros pais da igreja...alguns bons intérpretes
reputam esse batismo de fogo como algo que se refere ao juízo...
FOGO COMO SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO
FOGO ‑ ( Atos 2.3). O fogo, como símbolo
do Espírito Santo, fala da sua grande força
em relação às diversas maneiras de sua operação, para corrigir os
defeitos da nossa natureza decaída e conduzir‑nos à perfeição que deve adornar
os filhos de Deus. Mais do que isto, o fogo fala da ação purificadora do
Espírito Santo. O Espírito Santo é comparado ao
fogo que aquece, ilumina, espalha‑se e purifica.[7]
Conclusão
Devemos tomar muito cuidado ao
interpretar a Bíblia, pois muito embora o Senhor não tome em conta o tempo da
ignorância (Atos 17.30), é Seu desejo que cresçamos em graça e conhecimento (2
Pe 3.18; Oséias 6.3).
É importante conhecer as regras de
hermenêutica e, além de tudo, ter humildade para aprender do Senhor a cada dia.
Roberto C. Cruvinel
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