TRANSFIGURAÇÃO - (Mt-17.1a9; Mr-9.2a10; Lu-9.28a36)
Acontecimento miraculoso testemunhado por Pedro,Tiago e João, em que o "rosto [de Jesus] brilhava como o sol, e a sua roupagem exterior tornou-se brilhante como a luz". (Mt 17:1-9; Mr 9:2-10; Lu 9:28-36) Marcos diz que nessa ocasião a roupagem exterior de Jesus tornou-se "muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar", e Lucas diz que "a aparência do seu rosto tornou-se diferente". A transfiguração ocorreu num monte, pouco depois da Páscoa de 32 EC, bem
antes da última viagem de Jesus a Jerusalém.
Provavelmente se deu à noite, pois os apóstolos "estavam premidos de sono". (Lu 9:32) À noite esse acontecimento seria mais vívido, e eles realmente passaram a noite no monte, porque só desceram de lá no dia seguinte. (Lu 9:37) No entanto, a Bíblia não diz exatamente quanto tempo durou a transfiguração.
Antes de subirem ao monte, Cristo perguntara a todos os seus discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?", ao que Pedro respondeu: "Tu és o Cristo." Nisto, Jesus contou-lhes que morreria e seria ressuscitado (Mr 8:27-31), embora também
tivesse prometido que alguns de seus discípulos 'não provariam absolutamente a morte' até que primeiro vissem "o Filho do homem vir no seu reino", ou "o reino de Deus já vindo em poder". (Mt 16:28; Mr 9:1) Esta promessa cumpriu-se "seis dias depois" (ou "oito", de acordo com Lucas, que pelo visto inclui o dia da promessa e o dia do cumprimento), quando Pedro, Tiago e João acompanharam Jesus a um "alto monte" (Mt 17:1; Mr 9:2; Lu 9:28), onde Jesus, enquanto orava, foi transfigurado diante deles.
Lugar da Transfiguração. Pouco antes da transfiguração, Jesus e seus discípulos estavam na região de Cesaréia de Filipe, a atual vila de Bânias. (Mr 8:27) É improvável que Cristo e os apóstolos tenham saído dessas redondezas ou dessa região ao se dirigirem para o "alto monte". (Mr 9:2) Desde cerca do quarto século EC, o monte Tabor tem sido tradicionalmente considerado o local da transfiguração, mas esta localização parece improvável por ficar a cerca de 70 km ao SSO de Cesaréia de Filipe. - Veja TABOR N.° 1.
O monte Hermom, por outro lado, fica a apenas uns 25 km ao NE de Cesaréia de Filipe. Eleva-se a 2.814 m acima do nível do mar, de modo que seria "um alto monte". (Mt 17:1) Assim, é possível que a transfiguração tenha ocorrido num contraforte
do monte Hermom. Este é o conceito de muitos peritos da atualidade, embora o silêncio da Bíblia sobre esta questão deixe incerta a localização exata.
Qual é o significado da transfiguração?
Na transfiguração de Jesus, Moisés e Elias também apareceram "com glória". (Lu 9:30, 31; Mt 17:3; Mr 9:4) Fora predito que Jeová suscitaria um profeta semelhante a Moisés, promessa esta que se cumpriu em Cristo. (De 18:15-19; At 3:19-23)
Entre Moisés e Jesus houve muitas similaridades, tais como: criancinhas foram mortas na época do nascimento deles, embora eles próprios tenham sido poupados (Êx 1:20-2:10; Mt 2:7-23); ambos jejuaram por 40 dias (Êx 24:18; 34:28; De 9:18,
25; Mt 4:1, 2); ambos foram suscitados por Deus, nos interesses da adoração verdadeira e para realizar uma libertação (Êx 3:1-10; At 7:30-37; 3:19-23); cada um recebeu de Deus o privilégio de mediar um pacto com Seu povo (Êx 24:3-8; He
8:3-6; 9:15); ambos foram usados por Jeová para magnificar Seu nome (Êx 9:13-16; Jo 12:28-30; 17:5, 6, 25, 26).
Foi predito também que Jeová enviaria Elias, o profeta, entre cujas obras achava-se a de fazer as pessoas de Israel se voltarem para o genuíno arrependimento. Enquanto Jesus estava na terra, João, o Batizador, fez uma obra desse tipo e serviu como precursor do Messias, cumprindo Malaquias 4:5, 6. (Mt 11:11-15; Lu 1:11-17) Mas, visto que a transfiguração ocorreu após a morte de João, o Batizador, o aparecimento de Elias nela indica que uma obra de restauração da adoração verdadeira e de vindicação do nome de Jeová estaria vinculada ao estabelecimento do Reino de Deus às mãos de Cristo.
Na transfiguração, Jesus, Moisés e Elias falaram a respeito da "partida [uma forma da palavra grega é·xo·dos], que [Cristo] estava destinado a cumprir em Jerusalém". (Lu 9:31) Este é·xo·dos, êxodo ou partida, evidentemente envolvia tanto a morte de Cristo como sua subseqüente ressurreição para a vida espiritual.
Alguns críticos se têm empenhado em classificar a transfiguração como simples sonho. No entanto, como é óbvio, Pedro, Tiago e João não teriam tido exatamente o mesmo sonho. O próprio Jesus chamou o ocorrido de "visão" (Mt 17:9), não de mera ilusão. Cristo estava realmente ali, embora Moisés e Elias, que estavam mortos, não estivessem literalmente presentes. Eles estavam representados na visão. A palavra grega usada para "visão", em Mateus 17:9, é hó·ra·ma, também traduzida 'o que se vê'. (At 7:31) Ela não denota irrealidade, como se o ocorrido fosse fruto da imaginação dos observadores. Estes tampouco eram insensíveis ao que ocorria, pois estavam completamente despertos quando foram testemunhas da transfiguração. Eles realmente viram e ouviram com seus olhos e ouvidos literais o que aconteceu naquele momento. – Lu 9:32.
À medida que Moisés e Elias se afastavam de Jesus, Pedro, "não se dando conta do que estava dizendo", sugeriu que se armassem três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. (Lu 9:33) Mas, enquanto o apóstolo falava, formou-se uma nuvem (Lu 9:34), o que evidentemente simbolizava (como no caso da tenda de reunião no ermo) a presença de Jeová no monte da transfiguração. (Êx 40:34-38) Da nuvem saiu a voz de Jeová, dizendo: "Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o." (Lu 9:35) Anos depois, com referência à transfiguração, Pedro identificou a voz celestial como a de "Deus, o Pai". (2Pe 1:17, 18) Na transfiguração, é evidente que Moisés e Elias representavam a Lei e os Profetas, que apontavam para Cristo, e nele se cumpriram. Embora no passado Deus tivesse falado por meio dos profetas, ele indicava que daquele momento em diante passaria a fazê-lo mediante seu Filho. - Gál 3:24; He 1:1-3.
O apóstolo Pedro considerava a transfiguração uma maravilhosa confirmação da palavra profética e, por ter sido testemunha ocular da magnificência de Cristo, pôde inteirar seus leitores 'do poder e da presença de nosso Senhor Jesus Cristo'. (2Pe 1:16, 19) O apóstolo vira o cumprimento da promessa de Cristo de que alguns de seus seguidores 'não provariam a morte, até que primeiro vissem o reino de Deus já vindo em poder'. (Mr 9:1) O apóstolo João talvez também tenha aludido à transfiguração, em João 1:14.
Jesus disse aos três apóstolos: "A ninguém conteis esta visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos." (Mt 17:9) Naquela ocasião, eles realmente se refrearam de contar o que viram a quem quer que fosse, pelo visto até mesmo aos outros apóstolos. (Lu 9:36) Ao descerem do monte, os três apóstolos discutiram entre si o que Jesus queria dizer com "este levantamento dentre os mortos". (Mr 9:10) Um ensino religioso judaico da época era que Elias tinha de aparecer antes da ressurreição dos mortos, que inauguraria o reinado do Messias. De modo que os apóstolos indagaram: "Por que dizem então os escribas que Elias tem de vir primeiro?" Jesus assegurou-lhes de que Elias já havia vindo, e eles perceberam que ele falava de João, o Batizador. – Mt 17:10-13.
A transfiguração, segundo parece, serviu para fortalecer a Cristo para seus sofrimentos e morte, ao passo que também confortou seus seguidores e robusteceu-lhes a fé. Mostrou que Jesus tinha a aprovação de Deus e foi uma antevisão de sua glória e poder régio no futuro. Pressagiava a presença de Cristo, quando sua autoridade régia seria completa.
Outro artigo: Como a Transfiguração de Cristo Afeta Você Quatro homens haviam acabado de subir a um alto monte. Lá em cima, aconteceu algo surpreendente. Enquanto três atônitos discípulos de Jesus Cristo observavam, ele sofreu uma mudança diante de seus olhos. Escute, à medida que o evangelista Marcos relata este emocionante evento:
"JESUS tomou a Pedro, e a Tiago, e a João, e os levou a sós a um alto monte. E ele foi transfigurado diante deles, e sua roupagem exterior tornou-se cintilante, muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar. Apareceu-lhes também Elias com Moisés, e estes estavam conversando com Jesus. E, como resposta, Pedro disse a Jesus: 'Rabi, é excelente que estejamos aqui; armemos, pois, três tendas, uma para ti, e uma para Moisés, e uma para Elias.' De fato, não sabia que resposta devia dar, porque ficaram bastante temerosos. E formou-se uma nuvem, encobrindo-os, e uma voz
saiu da nuvem: 'Este é meu Filho, o amado; escutai-o.' Repentinamente, porém, olharam em volta e não viram mais ninguém com eles, a não ser apenas Jesus." - Marcos 9:2-8.
Imagine só! O rosto de Jesus brilhava como o próprio sol. (Mateus 17:2) Sua roupa estava cintilante, "muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar". Ouviu-se o som da poderosa voz do próprio Deus fazendo uma declaração sobre Seu Filho. Que maravilhoso evento!
A palavra grega aqui traduzida "transfigurado" significa "assumir outra forma". Ela aparece também em Romanos 12:2, onde os cristãos são aconselhados a 'ser transformados' por reformar a mente. - An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de W. E. Vine, Volume IV, página 148.
Sim, ocorreu um dramático evento quando Jesus foi transfigurado pouco depois da Páscoa de 32 EC. O que levou a esse milagre? Tem um objetivo especial? Por que Moisés e Elias estavam envolvidos? E como a transfiguração de Cristo
afeta você?
Eventos Precedentes
Antes de subirem ao monte, Jesus e seus discípulos estavam na vizinhança de Cesaréia de Filipe. Visto que esta cidade ficava a cerca de 25 quilômetros ao sul do monte Hermom, a transfiguração talvez tenha ocorrido em um dos seus elevados contrafortes.
Enquanto caminhavam para o "alto monte", Jesus perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "João Batista, e outros, Elias, ainda outros, Um dos profetas." Então Cristo perguntou: "Vós, porém, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Cristo." Diante disso, Jesus "os advertiu estritamente que não dissessem isso a ninguém a respeito dele. Principiou também a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de passar por muitos sofrimentos e ser rejeitado pelos anciãos e pelos principais sacerdotes, e pelos escribas, e ser morto, e que tinha de ser levantado três dias depois". - Marcos 8:27-31.
Jesus fez então a seguinte promessa: "Há alguns dos que estão parados aqui, que não provarão absolutamente a morte, até que primeiro vejam o reino de Deus já vindo em poder." (Marcos 9:1; Mateus 16:28) Esta promessa cumpriu-se "seis dias
depois", quando Jesus estava orando e foi transfigurado perante Pedro, Tiago e João. Lucas diz que isto ocorreu "oito dias" depois, pelo visto por ter incluído o dia da promessa e o do cumprimento. - Mateus 17:1, 2; Marcos 9:2; Lucas 9:28.
Nem Sonho nem Irrealidade
A transfiguração de Jesus não foi um sonho. Os três apóstolos não teriam tido o mesmo sonho, e Jesus a chamou de "visão". Isto não implica uma irrealidade, pois a palavra grega usada em Mateus 17:9 é traduzida "[o] que via", em outro lugar. (Atos 7:31) Portanto, os observadores estavam plenamente despertos e, com seus olhos e ouvidos, realmente viram e ouviram o que estava acontecendo. - Lucas 9:32.
Bem acordado, mas não sabendo o que dizer, Pedro sugeriu que se armassem três tendas - uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. (Lucas 9:33) A nuvem que se formou enquanto Pedro falava evidentemente indicava a presença de Deus no monte, como se dava com a tenda de reunião, de Israel, no ermo. (Êxodo 40:34-38; Lucas 9:34) E certamente os apóstolos não estavam sonolentos quando "Deus, o Pai", declarou: "Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o." - 2
Pedro 1:17, 18; Lucas 9:35.
Por Que Moisés Foi Visto Quando ocorreu a transfiguração, Moisés não estava "cônscio de absolutamente nada", pois
havia morrido séculos antes. (Eclesiastes 9:5, 10) Como Davi, ele não havia sido ressuscitado e, portanto, não se achava presente em pessoa. (Atos 2:29-31) Mas por que Moisés foi visto com Cristo nessa visão?
Deus dissera a Moisés: "Suscitar-lhes-ei do meio dos seus irmãos um profeta semelhante a ti; e deveras porei as minhas palavras na sua boca e ele certamente lhes falará tudo o que eu lhe mandar." (Deuteronômio 18:18) Pedro aplicou esta profecia especificamente a Jesus Cristo. (Atos 3:20-23) À parte de Jesus, Moisés foi o maior profeta que Deus enviou à nação de Israel.
Existem similaridades entre Moisés e Jesus Cristo, o Moisés Maior. Por exemplo, quando eram criancinhas, a vida dos dois foi posta em perigo por governantes tirânicos, mas Deus cuidou de que os bebês fossem poupados. (Êxodo 1:20-2:10;
Mateus 2:7-23) Já adultos, ambos passaram 40 dias jejuando no início de suas respectivas carreiras como servos especiais de Jeová. (Êxodo 24:18; 34:28; Deuteronômio 9:18, 25; Mateus 4:1, 2) E tanto Moisés como Jesus realizaram milagres pelo poder de Deus. - Êxodo 14:21-31; 16:11-36; Salmo 78:12-54; Marcos 4:41; Lucas 7:18-23; João 14:11.
Deus usou Moisés para libertar Israel da escravidão egípcia, assim como Jesus proporciona libertação espiritual. (Êxodo 12:37-14:31; João 8:31, 32) Moisés teve o privilégio de mediar o pacto da Lei entre Deus e os israelitas, ao passo que Jesus é o Mediador do novo pacto. (Êxodo 19:3-9; 34:3-7; Jeremias 31:31-34; Lucas 22:20; Hebreus 8:3-6; 9:15) Jeová também usou Moisés a fim de fazer para Si um nome perante os israelitas, os egípcios e outros, assim como Jesus Cristo tem magnificado o santo nome de Jeová. (Êxodo 9:13-17; 1 Samuel 6:6; João 12:28-30; 17:5, 6, 25, 26) Fazendo com que Moisés aparecesse junto com o transfigurado Jesus, Deus mostrou que Cristo serviria nessas qualidades em escala muito mais grandiosa.
Por Que Elias Apareceu
Embora o profeta Elias, já morto, não tivesse sido ressuscitado, era apropriado que aparecesse na visão da transfiguração. Elias efetuou uma grande obra no que diz respeito a restaurar a adoração pura e a santificar o nome de Jeová entre os israelitas. Jesus Cristo fez o mesmo enquanto na terra e fará ainda mais para restaurar a religião pura e vindicar seu Pai celestial por meio do Reino messiânico.
O profeta Malaquias mostrou que a obra de Elias prefigurou atividades futuras. Através de Malaquias, Deus disse: "Eis que vos envio Elias, o profeta, antes de chegar o grande e atemorizante dia de Jeová. E ele terá de voltar o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais; para que eu não venha e realmente golpeie a terra, devotando-a à destruição." - Malaquias 4:5, 6.
Esta profecia teve cumprimento em miniatura na obra de João, o Batizador. Jesus salientou isto após a transfiguração, quando seus discípulos perguntaram por que os escribas diziam que Elias tinha de vir primeiro - antes do aparecimento do Messias. Jesus disse: "Elias, de fato, vem e restabelecerá todas as coisas. No entanto, eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo também o Filho do homem está destinado a sofrer às mãos deles." O relato acrescenta: "Os discípulos perceberam então que lhes falara de João Batista." - Mateus 17:10-13.
João efetuou uma obra semelhante à de Elias ao batizar judeus que se arrependiam dos seus pecados contra o pacto da Lei. Mais importante ainda, João foi o precursor do Messias e apresentou Jesus Cristo. (Mateus 11:11-15; Lucas 1:11-17; João 1:29) Mas por que era a obra de João apenas um cumprimento em miniatura da profecia de Malaquias?
Na visão, Elias foi observado falando com Jesus. Isto ocorreu depois da morte de João, o Batizador, sugerindo assim que uma obra semelhante à de Elias seria feita no futuro.
Ademais, a profecia mostrou que esta obra seria feita antes do "grande e atemorizante dia de Jeová". Este evento que rapidamente se aproxima inclui "a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso" no Har-Magedon, ou Armagedom. (Revelação [Apocalipse] 16:14-16) Isto significava que o então futuro estabelecimento do Reino celestial de Deus seria precedido por uma obra que corresponderia às atividades de Elias e de seu sucessor, Eliseu. E, por mais de um século, as hodiernas Testemunhas de Jeová têm realizado uma obra que envolve a restauração da adoração pura e a exaltação do nome de Deus. - Salmo 145:9-13; Mateus 24:14.
O Objetivo Dela
A transfiguração deve ter fortificado Jesus para os sofrimentos e para a morte que estava prestes a enfrentar. Ouvir seu Pai celestial falar dele como Seu Filho aprovado deve ter fortalecido a fé de Jesus. Mas o que fez a transfiguração em favor de outros?
A transfiguração de Jesus também fortaleceu a fé dos observadores. Incutiu na mente deles que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Deveras, visto que o Principal Porta-voz de Jeová, a Palavra, estava então no meio deles, eles ouviram a voz do próprio Deus declarar: "Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado." Embora Jeová tivesse dado um testemunho similar quando Jesus foi batizado, durante a transfiguração Deus acrescentou que os discípulos deviam escutar a Seu Filho. - Mateus 3:13-17; 17:5; João 1:1-3, 14.
A transfiguração fortaleceu a fé de outra maneira. Durante a visão, Jesus, "Moisés" e "Elias" falaram sobre a "partida, que [Cristo] estava destinado a cumprir em Jerusalém". (Lucas 9:31) "Partida" é tradução de uma forma da palavra grega é·xo·dos. Este êxodo, ou partida, evidentemente envolvia tanto a morte como a ressurreição de Jesus, da parte de Deus, à vida espiritual. (1 Pedro 3:18) De modo que a transfiguração fortaleceu a fé na ressurreição de Cristo. Em especial, edificou a fé, fornecendo evidência convincente de que Jesus seria o Rei do Reino messiânico de Deus. Ademais, a visão mostrou que o Reino seria glorioso.
A transfiguração também fortaleceu a fé nas profecias bíblicas. Uns 32 anos depois (cerca de 64 EC), Pedro ainda se lembrava dessa experiência e escreveu: "Não, não foi por seguirmos histórias falsas, engenhosamente inventadas, que vos
familiarizamos com o poder e a presença de nosso Senhor Jesus Cristo, mas foi por nos termos tornado testemunhas oculares da sua magnificência. Pois ele recebeu de Deus, o Pai, honra e glória, quando pela glória magnificente lhe foram dirigidas palavras tais como estas: 'Este é meu Filho, meu amado, a quem eu mesmo tenho aprovado.' Sim, estas palavras nós ouvimos
dirigidas desde o céu, enquanto estávamos com ele no monte santo. Por conseguinte, temos a palavra profética tanto mais assegurada; e fazeis bem em prestar atenção a ela como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até que amanheça o dia e
se levante a estrela da alva, em vossos corações." - 2 Pedro 1:16-19.
O Significado Dela Para Você
Sim, Pedro encarava a transfiguração de Jesus como poderosa confirmação da palavra profética de Deus. O apóstolo João talvez também tenha aludido a essa visão ao dizer: "A Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória,
uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai; e ele estava cheio de benignidade imerecida e de verdade." (João 1:14) Similarmente, a transfiguração pode edificar sua fé na palavra profética de Jeová.
A transfiguração e eventos associados podem fortalecer sua fé de que Jesus é o Filho de Deus e o prometido Messias. Pode reforçar sua crença na ressurreição de Jesus para a vida espiritual no céu. Esta surpreendente visão também aumenta sua fé no governo de Deus, pois a transfiguração foi um antegosto da glória de Cristo e do poder do Reino.
É especialmente fortalecedor da fé saber que a transfiguração de Cristo apontava para os nossos dias, quando a presença de Jesus é uma realidade. (Mateus 24:3-14) Desde 1914 ele tem dominado como Rei designado por Deus nos céus. Sua autoridade e poder concedidos por Deus serão em breve exercidos contra todos os inimigos do domínio divino, abrindo o caminho para um novo mundo. (2 Pedro 3:13) Você poderá usufruir suas infindáveis bênçãos se exercer fé nas maravilhosas coisas retratadas na transfiguração de Jesus Cristo.
Acontecimento miraculoso testemunhado por Pedro,Tiago e João, em que o "rosto [de Jesus] brilhava como o sol, e a sua roupagem exterior tornou-se brilhante como a luz". (Mt 17:1-9; Mr 9:2-10; Lu 9:28-36) Marcos diz que nessa ocasião a roupagem exterior de Jesus tornou-se "muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar", e Lucas diz que "a aparência do seu rosto tornou-se diferente". A transfiguração ocorreu num monte, pouco depois da Páscoa de 32 EC, bem
antes da última viagem de Jesus a Jerusalém.
Provavelmente se deu à noite, pois os apóstolos "estavam premidos de sono". (Lu 9:32) À noite esse acontecimento seria mais vívido, e eles realmente passaram a noite no monte, porque só desceram de lá no dia seguinte. (Lu 9:37) No entanto, a Bíblia não diz exatamente quanto tempo durou a transfiguração.
Antes de subirem ao monte, Cristo perguntara a todos os seus discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?", ao que Pedro respondeu: "Tu és o Cristo." Nisto, Jesus contou-lhes que morreria e seria ressuscitado (Mr 8:27-31), embora também
tivesse prometido que alguns de seus discípulos 'não provariam absolutamente a morte' até que primeiro vissem "o Filho do homem vir no seu reino", ou "o reino de Deus já vindo em poder". (Mt 16:28; Mr 9:1) Esta promessa cumpriu-se "seis dias depois" (ou "oito", de acordo com Lucas, que pelo visto inclui o dia da promessa e o dia do cumprimento), quando Pedro, Tiago e João acompanharam Jesus a um "alto monte" (Mt 17:1; Mr 9:2; Lu 9:28), onde Jesus, enquanto orava, foi transfigurado diante deles.
Lugar da Transfiguração. Pouco antes da transfiguração, Jesus e seus discípulos estavam na região de Cesaréia de Filipe, a atual vila de Bânias. (Mr 8:27) É improvável que Cristo e os apóstolos tenham saído dessas redondezas ou dessa região ao se dirigirem para o "alto monte". (Mr 9:2) Desde cerca do quarto século EC, o monte Tabor tem sido tradicionalmente considerado o local da transfiguração, mas esta localização parece improvável por ficar a cerca de 70 km ao SSO de Cesaréia de Filipe. - Veja TABOR N.° 1.
O monte Hermom, por outro lado, fica a apenas uns 25 km ao NE de Cesaréia de Filipe. Eleva-se a 2.814 m acima do nível do mar, de modo que seria "um alto monte". (Mt 17:1) Assim, é possível que a transfiguração tenha ocorrido num contraforte
do monte Hermom. Este é o conceito de muitos peritos da atualidade, embora o silêncio da Bíblia sobre esta questão deixe incerta a localização exata.
Qual é o significado da transfiguração?
Na transfiguração de Jesus, Moisés e Elias também apareceram "com glória". (Lu 9:30, 31; Mt 17:3; Mr 9:4) Fora predito que Jeová suscitaria um profeta semelhante a Moisés, promessa esta que se cumpriu em Cristo. (De 18:15-19; At 3:19-23)
Entre Moisés e Jesus houve muitas similaridades, tais como: criancinhas foram mortas na época do nascimento deles, embora eles próprios tenham sido poupados (Êx 1:20-2:10; Mt 2:7-23); ambos jejuaram por 40 dias (Êx 24:18; 34:28; De 9:18,
25; Mt 4:1, 2); ambos foram suscitados por Deus, nos interesses da adoração verdadeira e para realizar uma libertação (Êx 3:1-10; At 7:30-37; 3:19-23); cada um recebeu de Deus o privilégio de mediar um pacto com Seu povo (Êx 24:3-8; He
8:3-6; 9:15); ambos foram usados por Jeová para magnificar Seu nome (Êx 9:13-16; Jo 12:28-30; 17:5, 6, 25, 26).
Foi predito também que Jeová enviaria Elias, o profeta, entre cujas obras achava-se a de fazer as pessoas de Israel se voltarem para o genuíno arrependimento. Enquanto Jesus estava na terra, João, o Batizador, fez uma obra desse tipo e serviu como precursor do Messias, cumprindo Malaquias 4:5, 6. (Mt 11:11-15; Lu 1:11-17) Mas, visto que a transfiguração ocorreu após a morte de João, o Batizador, o aparecimento de Elias nela indica que uma obra de restauração da adoração verdadeira e de vindicação do nome de Jeová estaria vinculada ao estabelecimento do Reino de Deus às mãos de Cristo.
Na transfiguração, Jesus, Moisés e Elias falaram a respeito da "partida [uma forma da palavra grega é·xo·dos], que [Cristo] estava destinado a cumprir em Jerusalém". (Lu 9:31) Este é·xo·dos, êxodo ou partida, evidentemente envolvia tanto a morte de Cristo como sua subseqüente ressurreição para a vida espiritual.
Alguns críticos se têm empenhado em classificar a transfiguração como simples sonho. No entanto, como é óbvio, Pedro, Tiago e João não teriam tido exatamente o mesmo sonho. O próprio Jesus chamou o ocorrido de "visão" (Mt 17:9), não de mera ilusão. Cristo estava realmente ali, embora Moisés e Elias, que estavam mortos, não estivessem literalmente presentes. Eles estavam representados na visão. A palavra grega usada para "visão", em Mateus 17:9, é hó·ra·ma, também traduzida 'o que se vê'. (At 7:31) Ela não denota irrealidade, como se o ocorrido fosse fruto da imaginação dos observadores. Estes tampouco eram insensíveis ao que ocorria, pois estavam completamente despertos quando foram testemunhas da transfiguração. Eles realmente viram e ouviram com seus olhos e ouvidos literais o que aconteceu naquele momento. – Lu 9:32.
À medida que Moisés e Elias se afastavam de Jesus, Pedro, "não se dando conta do que estava dizendo", sugeriu que se armassem três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. (Lu 9:33) Mas, enquanto o apóstolo falava, formou-se uma nuvem (Lu 9:34), o que evidentemente simbolizava (como no caso da tenda de reunião no ermo) a presença de Jeová no monte da transfiguração. (Êx 40:34-38) Da nuvem saiu a voz de Jeová, dizendo: "Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o." (Lu 9:35) Anos depois, com referência à transfiguração, Pedro identificou a voz celestial como a de "Deus, o Pai". (2Pe 1:17, 18) Na transfiguração, é evidente que Moisés e Elias representavam a Lei e os Profetas, que apontavam para Cristo, e nele se cumpriram. Embora no passado Deus tivesse falado por meio dos profetas, ele indicava que daquele momento em diante passaria a fazê-lo mediante seu Filho. - Gál 3:24; He 1:1-3.
O apóstolo Pedro considerava a transfiguração uma maravilhosa confirmação da palavra profética e, por ter sido testemunha ocular da magnificência de Cristo, pôde inteirar seus leitores 'do poder e da presença de nosso Senhor Jesus Cristo'. (2Pe 1:16, 19) O apóstolo vira o cumprimento da promessa de Cristo de que alguns de seus seguidores 'não provariam a morte, até que primeiro vissem o reino de Deus já vindo em poder'. (Mr 9:1) O apóstolo João talvez também tenha aludido à transfiguração, em João 1:14.
Jesus disse aos três apóstolos: "A ninguém conteis esta visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos." (Mt 17:9) Naquela ocasião, eles realmente se refrearam de contar o que viram a quem quer que fosse, pelo visto até mesmo aos outros apóstolos. (Lu 9:36) Ao descerem do monte, os três apóstolos discutiram entre si o que Jesus queria dizer com "este levantamento dentre os mortos". (Mr 9:10) Um ensino religioso judaico da época era que Elias tinha de aparecer antes da ressurreição dos mortos, que inauguraria o reinado do Messias. De modo que os apóstolos indagaram: "Por que dizem então os escribas que Elias tem de vir primeiro?" Jesus assegurou-lhes de que Elias já havia vindo, e eles perceberam que ele falava de João, o Batizador. – Mt 17:10-13.
A transfiguração, segundo parece, serviu para fortalecer a Cristo para seus sofrimentos e morte, ao passo que também confortou seus seguidores e robusteceu-lhes a fé. Mostrou que Jesus tinha a aprovação de Deus e foi uma antevisão de sua glória e poder régio no futuro. Pressagiava a presença de Cristo, quando sua autoridade régia seria completa.
Outro artigo: Como a Transfiguração de Cristo Afeta Você Quatro homens haviam acabado de subir a um alto monte. Lá em cima, aconteceu algo surpreendente. Enquanto três atônitos discípulos de Jesus Cristo observavam, ele sofreu uma mudança diante de seus olhos. Escute, à medida que o evangelista Marcos relata este emocionante evento:
"JESUS tomou a Pedro, e a Tiago, e a João, e os levou a sós a um alto monte. E ele foi transfigurado diante deles, e sua roupagem exterior tornou-se cintilante, muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar. Apareceu-lhes também Elias com Moisés, e estes estavam conversando com Jesus. E, como resposta, Pedro disse a Jesus: 'Rabi, é excelente que estejamos aqui; armemos, pois, três tendas, uma para ti, e uma para Moisés, e uma para Elias.' De fato, não sabia que resposta devia dar, porque ficaram bastante temerosos. E formou-se uma nuvem, encobrindo-os, e uma voz
saiu da nuvem: 'Este é meu Filho, o amado; escutai-o.' Repentinamente, porém, olharam em volta e não viram mais ninguém com eles, a não ser apenas Jesus." - Marcos 9:2-8.
Imagine só! O rosto de Jesus brilhava como o próprio sol. (Mateus 17:2) Sua roupa estava cintilante, "muito mais branca do que qualquer lavadeiro na terra poderia alvejar". Ouviu-se o som da poderosa voz do próprio Deus fazendo uma declaração sobre Seu Filho. Que maravilhoso evento!
A palavra grega aqui traduzida "transfigurado" significa "assumir outra forma". Ela aparece também em Romanos 12:2, onde os cristãos são aconselhados a 'ser transformados' por reformar a mente. - An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de W. E. Vine, Volume IV, página 148.
Sim, ocorreu um dramático evento quando Jesus foi transfigurado pouco depois da Páscoa de 32 EC. O que levou a esse milagre? Tem um objetivo especial? Por que Moisés e Elias estavam envolvidos? E como a transfiguração de Cristo
afeta você?
Eventos Precedentes
Antes de subirem ao monte, Jesus e seus discípulos estavam na vizinhança de Cesaréia de Filipe. Visto que esta cidade ficava a cerca de 25 quilômetros ao sul do monte Hermom, a transfiguração talvez tenha ocorrido em um dos seus elevados contrafortes.
Enquanto caminhavam para o "alto monte", Jesus perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "João Batista, e outros, Elias, ainda outros, Um dos profetas." Então Cristo perguntou: "Vós, porém, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Cristo." Diante disso, Jesus "os advertiu estritamente que não dissessem isso a ninguém a respeito dele. Principiou também a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de passar por muitos sofrimentos e ser rejeitado pelos anciãos e pelos principais sacerdotes, e pelos escribas, e ser morto, e que tinha de ser levantado três dias depois". - Marcos 8:27-31.
Jesus fez então a seguinte promessa: "Há alguns dos que estão parados aqui, que não provarão absolutamente a morte, até que primeiro vejam o reino de Deus já vindo em poder." (Marcos 9:1; Mateus 16:28) Esta promessa cumpriu-se "seis dias
depois", quando Jesus estava orando e foi transfigurado perante Pedro, Tiago e João. Lucas diz que isto ocorreu "oito dias" depois, pelo visto por ter incluído o dia da promessa e o do cumprimento. - Mateus 17:1, 2; Marcos 9:2; Lucas 9:28.
Nem Sonho nem Irrealidade
A transfiguração de Jesus não foi um sonho. Os três apóstolos não teriam tido o mesmo sonho, e Jesus a chamou de "visão". Isto não implica uma irrealidade, pois a palavra grega usada em Mateus 17:9 é traduzida "[o] que via", em outro lugar. (Atos 7:31) Portanto, os observadores estavam plenamente despertos e, com seus olhos e ouvidos, realmente viram e ouviram o que estava acontecendo. - Lucas 9:32.
Bem acordado, mas não sabendo o que dizer, Pedro sugeriu que se armassem três tendas - uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. (Lucas 9:33) A nuvem que se formou enquanto Pedro falava evidentemente indicava a presença de Deus no monte, como se dava com a tenda de reunião, de Israel, no ermo. (Êxodo 40:34-38; Lucas 9:34) E certamente os apóstolos não estavam sonolentos quando "Deus, o Pai", declarou: "Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o." - 2
Pedro 1:17, 18; Lucas 9:35.
Por Que Moisés Foi Visto Quando ocorreu a transfiguração, Moisés não estava "cônscio de absolutamente nada", pois
havia morrido séculos antes. (Eclesiastes 9:5, 10) Como Davi, ele não havia sido ressuscitado e, portanto, não se achava presente em pessoa. (Atos 2:29-31) Mas por que Moisés foi visto com Cristo nessa visão?
Deus dissera a Moisés: "Suscitar-lhes-ei do meio dos seus irmãos um profeta semelhante a ti; e deveras porei as minhas palavras na sua boca e ele certamente lhes falará tudo o que eu lhe mandar." (Deuteronômio 18:18) Pedro aplicou esta profecia especificamente a Jesus Cristo. (Atos 3:20-23) À parte de Jesus, Moisés foi o maior profeta que Deus enviou à nação de Israel.
Existem similaridades entre Moisés e Jesus Cristo, o Moisés Maior. Por exemplo, quando eram criancinhas, a vida dos dois foi posta em perigo por governantes tirânicos, mas Deus cuidou de que os bebês fossem poupados. (Êxodo 1:20-2:10;
Mateus 2:7-23) Já adultos, ambos passaram 40 dias jejuando no início de suas respectivas carreiras como servos especiais de Jeová. (Êxodo 24:18; 34:28; Deuteronômio 9:18, 25; Mateus 4:1, 2) E tanto Moisés como Jesus realizaram milagres pelo poder de Deus. - Êxodo 14:21-31; 16:11-36; Salmo 78:12-54; Marcos 4:41; Lucas 7:18-23; João 14:11.
Deus usou Moisés para libertar Israel da escravidão egípcia, assim como Jesus proporciona libertação espiritual. (Êxodo 12:37-14:31; João 8:31, 32) Moisés teve o privilégio de mediar o pacto da Lei entre Deus e os israelitas, ao passo que Jesus é o Mediador do novo pacto. (Êxodo 19:3-9; 34:3-7; Jeremias 31:31-34; Lucas 22:20; Hebreus 8:3-6; 9:15) Jeová também usou Moisés a fim de fazer para Si um nome perante os israelitas, os egípcios e outros, assim como Jesus Cristo tem magnificado o santo nome de Jeová. (Êxodo 9:13-17; 1 Samuel 6:6; João 12:28-30; 17:5, 6, 25, 26) Fazendo com que Moisés aparecesse junto com o transfigurado Jesus, Deus mostrou que Cristo serviria nessas qualidades em escala muito mais grandiosa.
Por Que Elias Apareceu
Embora o profeta Elias, já morto, não tivesse sido ressuscitado, era apropriado que aparecesse na visão da transfiguração. Elias efetuou uma grande obra no que diz respeito a restaurar a adoração pura e a santificar o nome de Jeová entre os israelitas. Jesus Cristo fez o mesmo enquanto na terra e fará ainda mais para restaurar a religião pura e vindicar seu Pai celestial por meio do Reino messiânico.
O profeta Malaquias mostrou que a obra de Elias prefigurou atividades futuras. Através de Malaquias, Deus disse: "Eis que vos envio Elias, o profeta, antes de chegar o grande e atemorizante dia de Jeová. E ele terá de voltar o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais; para que eu não venha e realmente golpeie a terra, devotando-a à destruição." - Malaquias 4:5, 6.
Esta profecia teve cumprimento em miniatura na obra de João, o Batizador. Jesus salientou isto após a transfiguração, quando seus discípulos perguntaram por que os escribas diziam que Elias tinha de vir primeiro - antes do aparecimento do Messias. Jesus disse: "Elias, de fato, vem e restabelecerá todas as coisas. No entanto, eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo também o Filho do homem está destinado a sofrer às mãos deles." O relato acrescenta: "Os discípulos perceberam então que lhes falara de João Batista." - Mateus 17:10-13.
João efetuou uma obra semelhante à de Elias ao batizar judeus que se arrependiam dos seus pecados contra o pacto da Lei. Mais importante ainda, João foi o precursor do Messias e apresentou Jesus Cristo. (Mateus 11:11-15; Lucas 1:11-17; João 1:29) Mas por que era a obra de João apenas um cumprimento em miniatura da profecia de Malaquias?
Na visão, Elias foi observado falando com Jesus. Isto ocorreu depois da morte de João, o Batizador, sugerindo assim que uma obra semelhante à de Elias seria feita no futuro.
Ademais, a profecia mostrou que esta obra seria feita antes do "grande e atemorizante dia de Jeová". Este evento que rapidamente se aproxima inclui "a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso" no Har-Magedon, ou Armagedom. (Revelação [Apocalipse] 16:14-16) Isto significava que o então futuro estabelecimento do Reino celestial de Deus seria precedido por uma obra que corresponderia às atividades de Elias e de seu sucessor, Eliseu. E, por mais de um século, as hodiernas Testemunhas de Jeová têm realizado uma obra que envolve a restauração da adoração pura e a exaltação do nome de Deus. - Salmo 145:9-13; Mateus 24:14.
O Objetivo Dela
A transfiguração deve ter fortificado Jesus para os sofrimentos e para a morte que estava prestes a enfrentar. Ouvir seu Pai celestial falar dele como Seu Filho aprovado deve ter fortalecido a fé de Jesus. Mas o que fez a transfiguração em favor de outros?
A transfiguração de Jesus também fortaleceu a fé dos observadores. Incutiu na mente deles que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Deveras, visto que o Principal Porta-voz de Jeová, a Palavra, estava então no meio deles, eles ouviram a voz do próprio Deus declarar: "Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado." Embora Jeová tivesse dado um testemunho similar quando Jesus foi batizado, durante a transfiguração Deus acrescentou que os discípulos deviam escutar a Seu Filho. - Mateus 3:13-17; 17:5; João 1:1-3, 14.
A transfiguração fortaleceu a fé de outra maneira. Durante a visão, Jesus, "Moisés" e "Elias" falaram sobre a "partida, que [Cristo] estava destinado a cumprir em Jerusalém". (Lucas 9:31) "Partida" é tradução de uma forma da palavra grega é·xo·dos. Este êxodo, ou partida, evidentemente envolvia tanto a morte como a ressurreição de Jesus, da parte de Deus, à vida espiritual. (1 Pedro 3:18) De modo que a transfiguração fortaleceu a fé na ressurreição de Cristo. Em especial, edificou a fé, fornecendo evidência convincente de que Jesus seria o Rei do Reino messiânico de Deus. Ademais, a visão mostrou que o Reino seria glorioso.
A transfiguração também fortaleceu a fé nas profecias bíblicas. Uns 32 anos depois (cerca de 64 EC), Pedro ainda se lembrava dessa experiência e escreveu: "Não, não foi por seguirmos histórias falsas, engenhosamente inventadas, que vos
familiarizamos com o poder e a presença de nosso Senhor Jesus Cristo, mas foi por nos termos tornado testemunhas oculares da sua magnificência. Pois ele recebeu de Deus, o Pai, honra e glória, quando pela glória magnificente lhe foram dirigidas palavras tais como estas: 'Este é meu Filho, meu amado, a quem eu mesmo tenho aprovado.' Sim, estas palavras nós ouvimos
dirigidas desde o céu, enquanto estávamos com ele no monte santo. Por conseguinte, temos a palavra profética tanto mais assegurada; e fazeis bem em prestar atenção a ela como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até que amanheça o dia e
se levante a estrela da alva, em vossos corações." - 2 Pedro 1:16-19.
O Significado Dela Para Você
Sim, Pedro encarava a transfiguração de Jesus como poderosa confirmação da palavra profética de Deus. O apóstolo João talvez também tenha aludido a essa visão ao dizer: "A Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória,
uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai; e ele estava cheio de benignidade imerecida e de verdade." (João 1:14) Similarmente, a transfiguração pode edificar sua fé na palavra profética de Jeová.
A transfiguração e eventos associados podem fortalecer sua fé de que Jesus é o Filho de Deus e o prometido Messias. Pode reforçar sua crença na ressurreição de Jesus para a vida espiritual no céu. Esta surpreendente visão também aumenta sua fé no governo de Deus, pois a transfiguração foi um antegosto da glória de Cristo e do poder do Reino.
É especialmente fortalecedor da fé saber que a transfiguração de Cristo apontava para os nossos dias, quando a presença de Jesus é uma realidade. (Mateus 24:3-14) Desde 1914 ele tem dominado como Rei designado por Deus nos céus. Sua autoridade e poder concedidos por Deus serão em breve exercidos contra todos os inimigos do domínio divino, abrindo o caminho para um novo mundo. (2 Pedro 3:13) Você poderá usufruir suas infindáveis bênçãos se exercer fé nas maravilhosas coisas retratadas na transfiguração de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário