terça-feira, 14 de abril de 2020

A IMORTALIDADE


A IMORTALIDADE


A idéia da imortalidade da alma não é uma idéia privativa do cristianismo. Foi aceita por vários povos: babilônios, persas, egípcios e gregos.
·         O conceito da imortalidade foi desenvolvido nas antigas religiões da Grécia e recebeu sua expressão filosófica nos escritos de Platão.

A-     Dois são os vocábulos gregos que comumente  se traduzem com a palavra imortalidade: athanasia e aphtarsia.
1-      Athanasia- Aparece apenas 03 vezes no N.T.
A-    I Tm.6.16
·         Usa-se esta palavra descrever Deus- Dt.10.17; I Tm.1.17.
·         A imortalidade aqui significa mais que uma mera existência sem fim. Significa imortalidade original, a diferença de uma imortalidade outorgada.
·         Paulo ensina que Deus, como fonte da vida, é também fonte de todo tipo de imortalidade.
·         Deus é o único que tem imortalidade.
·         Todos os demais somente recebem a imortalidade e a possuem quando dependem dEle.
B-    I Co.15.53 e 54

·         Paulo fala aqui do que acontecerá quando Cristo voltar:
1-      A imortalidade aqui mencionada é atribuída somente aos crentes.
2-      A imortalidade é um Dom que receberemos no futuro.
3-      A imortalidade descrita nesta passagem é uma característica não somente da alma, mas da pessoa inteira.

2-      Aphtarsia

A-    Rm.2.7- Para designar a meta a que aspiram os verdadeiros crentes.
B-    II Tm. 1.10- Refere-se ao que Cristo trouxe a luz. Cf. I Co. 15.54-57; Hb.2.14.
C-    I Co. 15.42, 53-54- Refere-se à ressurreição.
·         Vs. 42- é utilizada para comunicar o fato de que o corpo é semeado em corrupção e ressuscitado em incorrupção.
·         Vs. 50- Descreve aquilo que o corruptível ou perecível não pode herdar.
·         Vs. 53-54- A palavra é usada para descrever a incorrupção, o imperecível com que o corpo presente será revestido na ressurreição.

3-      O adjetivo aphthartos.

A-    Usa-se para descrever Deus- Rm. 1.23; I Tm. 1.17.
B-    O corpo ressuscitado- I Co. 15.52.
C-    A coroa pela qual Paulo se esforça- I Co.9.25.
D-    A incorruptível veste de um espírito afável e tranquilo- I Pe.3.4.
E-     A semente incorruptível da qual renascemos- I Pe.1.23.
F-     A herança incorruptível que está guardada para nós nos Céus- I Pe.1.4

OBSERVAÇÕES:

1-      As Escrituras não usam o termo "imortalidade da alma".
A palavra imortalidade:
·         É aplicada a Deus.
·         À existência total do homem no momento da ressurreição e
·         As coisas tais como a coroa imperecível ou a semente incorruptível, mas nunca à alma humana.

2-      As Escrituras não ensinam a existência continuada da alma em virtude de sua inerente indestrutibilidade.
·         Segundo as Escrituras o homem foi criado por Deus e continua dependendo de Deus para sua existência.
·         Não podemos indicar nenhuma qualidade inerente no homem nem nenhum aspecto do mesmo que seja indestrutível

3-      As Escrituras ensinam que a comunhão com Deus é o supremo bem do homem.
·         O conceito da imortalidade da alma não diz nada a respeito da qualidade da vida depois da morte.
·         Limita-se simplesmente a afirmar que a alma continua existindo.
·         A Bíblia enfatiza que viver sem Deus é a morte, pois a comunhão com Deus é a vida verdadeira.
·         A vida verdadeira é desfrutada por aqueles que crêem em Cristo- Jo.3.36; 5.24; 17.3.
·         A vida em comunhão com Deus continuará sendo desfrutada pelos crentes depois da morte- Fp.1.21-23; II Co.5.8.
·         As Escrituras também ensinam que até aqueles que não têm esta verdadeira vida continuarão existindo após a morte; sua existência, no entanto, será de aflições, tormento e angústia- Lc.16.23-25; II Pe.2.9.

4-      A Mensagem central das Escrituras a respeito do futuro do homem é a ressurreição do corpo.
·         De acordo com a Palavra o corpo não é menos real que a alma; Deus criou o homem em sua totalidade, corpo e alma em unidade.
·         O pensamento bíblico é o corpo não é um túmulo para a alma ( como os filósofos gregos concebiam) mas sim o templo do Espírito Santo.
·         O homem não está completo sem o corpo.
·         A bem-aventurança do crente não é simplesmente a existência contínua da alma, mas sim que em seu aspecto mais rico a ressurreição de seu corpo.
·         Esta ressurreição será para os crentes uma transição à glória, no qual nossos corpos serão semelhantes ao glorioso corpo de Cristo.
·         O homem tem que experimentar uma transformação por meio da ressurreição antes de poder desfrutar plenamente desta imortalidade.

 

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