INTRODUÇÃO
Escrito em estilo simples, o último dos quatro
evangelhos exibe uma profundeza teológica que ultrapassa à dos evangelhos
sinópticos. João suplementa os evangelhos sinópticos ( se bem que alguns
eruditos acham que
João desconhecia esses evangelho ). Ele destaca o
ministério da Judéia, omitindo parábolas e o tema do reino de Deus.
AUTORIA
As tradições da Igreja primitiva indicam que o apóstolo João escreveu o quarto evangelho. Em geral se afirma que o quarto evangelho não leva o nome do seu autor: a semelhança do sinópticos, é formalmente anônimo. Ate onde temos condições de provar o título “Segundo João” foi acrescentado a ele assim que os quatro evangelhos começaram a circular juntos como “quádruplo evangelho”, em parte , sem dúvida alguma, para distingui-lo do restante da coleção , mas é possível que o seu título tenha sido esse desde o início.
EVIDÊNCIA EXTERNA
A evidência externa está bem clara que João o
Apóstolo escreveu o quarto evangelho.
Os seguintes pais da Igreja declararam ser ele o
autor.
Téofilo de Antioquia - Canon de Muratori - Irineu ( foi discípulo de Policarpo, o qual , por sua vez , fora discípulo de João ). Tertuliano - Clemente de Alexandria – Orígenes - Hipólito
Houve também oposição quanto a sua autoria: No passado , alguns eruditos insistiram em que esse evangelho não teria sido escrito senão já nos meados do século II DC. , pelo que certamente não era da lavra do apóstolo João.
Porém , o descobrimento do Fragmento Rylands, do evangelho de João, forçou o abandono de tal ponto de vista. Este fragmento de papiro pertence a data de cerca de 135 DC., e necessariamente subentende que já se tinham passado várias décadas desde que esse evangelho fora escrito, e que já estivera circulando desde já algum tempo pelo interior do Egito, onde foi descoberto o fragmento.
2-Caio de Roma ( 210) atribuiu os dois livros a Cerinto.
3-Muitos estudiosos modernos acham que o Evangelho
foi escrito por João o Presbítero e não o Apóstolo. Não é necessário concluir que
houve dois João em Éfeso, João pode Ter sido tanto o apóstolo quanto presbítero ( I Pe.
5:1 ).
EVIDÊNCIA INTERNA
1-O autor era um judeu, visto no seu estilo e pensamentos hebraicos ( 1:19-28 : 4:9 )
2-Era Judeu da Palestina do tempo do Senhor, tem conhecimento profundo da
topografia da Palestina. ( 1:44 , 3:23, 5:2 )
3-Era testemunha ocular ( 1:14 , 19:35, 21:24 )
4-Era João o Apóstolo:
Teria sido o discípulo que se reclinou sobre o peito de Jesus ( 13: 23-25 , 21:20-24 ) .
Teria sido um dos três – íntimos de Jesus.
Pedro não era, porque é distinguido de João.
Tiago foi martirizado em 44 DC. , muito antes duma provável data de escrita de João ( At. 12:2 )
Pelo processo de eliminação , João seria o autor.
5-Estillo semítico em sua redação, indica possuir conhecimentos acurado sobre os costumes dos judeus ( 7:37-39 , 8:12 ) por exemplo o costume de oferecer libações de água e de acender o candelabros , durante a festa dos tabernáculos.
6-Os evangelistas sinópticos informam-nos que Tiago
e João eram filhos de Zebedeu, que trabalhavam como pescadores juntamente com
Pedro, e que com ele formaram o círculo mais interior dos doze.
7-Revela detalhes vívidos que só poderiam ser esperados da parte de uma testemunha ocular, apesar de incidentais a história : 6 talhas para água ( 2:6) , 153 peixes ( 21:11).
DATA
A opinião da maioria é que João foi escrito depois
dos outros três evangelhos , em 80 e 90 DC.
CONTEÚDO
O trecho de João 1: 11,12 apresenta um sumário das variedades de material inclusas no quarto evangelho .
1- “Os seus não o receberam” – o sombrio pano de fundo do evangelho consiste das reiteradas rejeições de Jesus por parte dos judeus : quando Ele purificou o templo (cap.2), depois que Ele curara o paralítico ( cap. 5) , após Ter Ele multiplicado os pães para os cinco mil homens ( cap. 6), quando os seus meio-irmãos procuraram tratá-lo com sarcasmo ( cap. 7 ), quando Ele se fez presente a festa dos tabernáculos ( cap. 7 ), quando Ele afirmou ser a luz do mundo ( cap. 8 ) , quando Ele asseverou a sua unidade com Deus Pai ( cap. 10 ), e depois de haver ressuscitado a Lázaro ( cap. 11 ).
2- “Mas, a todos quantos o receberam” – em
contraste com a rejeição geral dos judeus, alguns indivíduos acolheram a Jesus , mediante o
encontro pessoal com Ele : André , João ( cujo nome não figura no texto) , Pedro
Felipe, Natanael ( cap. 1) Nicodemos ( cap. 3), a mulher samaritana ( cap. 4)
, o cego de nascença ( cap. 9 ), Maria e Marta ( cap. 11 ), os onze, no cenáculo (
cap. 13 – 16 ) , e Maria Madalena ( cap. 20).
3- “Deu-lhes o poder de serem filhos de Deus”- João
descreve pormenorizadamente certo número de milagres realizados por Jesus, mais
intitula-os “sinais”, devido ao valor que tem como símbolos do poder transformador
da fé em Jesus : a transformação da água em vinho ilustra a passagem
do ritualismo judaico para a superior realidade do evangelho ( cap. 2) , a cura
do filho do nobre aponta a transformação que nos tira da enfermidade para
higidez espiritual ( cap. 4 ) , a cura do paralítico , da impotência para a força ( cap. 5
) , a multiplicação de pães para os cinco mil, da penúria ( cap. 6 ), o caminhar por
sobre as águas , do temor para o
senso de segurança ( cap. 6 ), a devolução da vista
a um cego, das trevas para a luz ( cap. 9 ), a ressurreição de Lázaro, da morte para
a vida ( cap. 11 ) , e a pesca miraculosa, do fracasso para um sucesso quase
incontrolável ( cap. 21 )
4- Todas essas três linhas de pensamento convergem
para a narrativa da paixão : “Os seus não o receberam”- o julgamento e a
crucificação, “mas , a todos quantos o receberam”- as três Marias e o discípulo amado, de
pé ao lado da cruz, “deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”- o poder
transformador da ressurreição de Cristo.
A TEOLOGIA JOANINA
Temas teológicos importantes, aparecem e reaparecem , em diferentes combinações, algumas vezes figurando novamente em I- III João e no apocalipse, João expõe esses temas mediante uma habilidosa alternância de narrativas e discursos, de tal maneira que as palavras de Jesus ressaltam o sentido mais interior de Suas obras. Grande proporção das ações constantes neste evangelho, pois, se revestem de papel simbólico.
Por exemplo :
1-A lavagem dos pés dos discípulos por Jesus, representa o efeito purificador de Sua obra remidora.
2-Um toque irônico : Em 10:32 – “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do
Pai; por qual delas me apedrejais ?
3-“Nascer de Novo” também significa “nascer do alto”( 3:3)
4-O fato de que Jesus seria “ levantado” diz respeito não só a maneira de Sua
execução, mas também a Sua ressurreição, exaltação
de volta aos céus ( 12:20-36 )
5-Jesus é a Palavra ( ou Logos ) revelatória de Deus. Categoria de Revelação .
6-Jesus é a Luz . Ilumina aqueles que crêem e que dissipa as trevas do mal.
7-Julgamento – Não que Jesus tivesse vindo a fim de condenar o mundo, mas é que Ele veio para discriminar entre aqueles que pertencem a luz e aqueles que pertencem as trevas.
8-O mundo - a sociedade humana controlada por Satanás, faz oposição a luz, por isso torna-se objeto da ira divina.
9-O amor.- O amor de Deus veio por meio de Jesus Cristo e continua manifestar-se através do amor que os discípulos tem uns pelos outros.
10-A hora - o tempo de seu sofrimento e morte , em favor do mundo, com intuito de revelar a gloria de Deus . A eleição e crença , o qual os homens experimentam a regeneração do Espirito Santo, onde chegam ao conhecimento do Salvador.
11-O convite é caracterizado pela universalidade ,
o qual aqueles que o aceitam recebem a vida eterna , e um lugar permanente em
Cristo, pela permanência do Espirito Santo.
12-João é o evangelho da fé. De fato , o verbo
creré palavra chave do evangelho.
13-Cristológica em seu conteúdo, essa fé, saliente a divindade de Jesus, como Filho de Deus único e preexistente , o qual em obediência a seu Pai, tornou-se um real ser humano, a fim de morrer sacrificialmente , com vistas a redenção da humanidade.
14-Jesus Cristo em suas reivindicações pessoais,
utilizando-se da expressão “Eu sou”, exige uma fé cristológica. “Eu sou a porta, Eu sou
o bom Pastor, Eu sou a luz do mundo”.
ESCATOLOGIA REALIZADA
Talvez alguns cristãos se sentissem perturbados e alguns não cristão se mostrassem incrédulos ante a demora de regresso de Jesus, daí a ênfase joanina sobre a salvação desfrutada agora mesmo. Quando uma pessoa crê, imediatamente recebe a vida eterna, o que explana a expressão usada por C. H. Dodd “escatologia realizada”.
PROPÓSITO
1-A finalidade do evangelho está exposta em 20:30-31, isto é , para conduzir homens ao conhecimento salvador do Messias, o Filho de Deus.
2-Clemente de Alexandria diz que João escreveu um “evangelho espiritual”.
3-O evangelho tem a finalidade evangelística e encorajamento dos crentes num tempo de perseguição.
4-Tem a finalidade de se opor a certas doutrinas falsas, gnosticismo, veneração de João Batista.(Atos 19:1-7) demonstra que continuava havendo seguidores de João Batista, em Éfeso. Envida de grandes esforços para mostrar que Jesus é superior a João Batista.
5-A importância do culto da Igreja se destaca
também no evangelho.
6-Para que também “comecem a crer” e para que “continuem crendo”, tanto para os cristãos, como para aqueles que ainda não acreditavam ser Jesus o Filho de Deus.
DESTINATÁRIOS E LUGAR DE ESCRITA
A Teoria tradicional é de que o quarto evangelho foi escrito em Éfeso ( existem outras teorias, como: Alexandria, Antioquia, Palestina , devido as considerações literárias, conhecimentos geográficos, entre outros ). Escreveu a população geral da Asia menor.
O HOMEM JOÃO
1-É distinto de João Batista
2-Era irmão de Tiago, filho de Zebedeu.
3-Os dois irmãos, deu-lhes o nome de Boanerges , que significa “filhos do trovão” ( Mc. 3:17) , eram pescadores como seu pai.
4-Foram chamados para o discipulado de tempo integral, enquanto estavam
consertando suas redes perto do mar da Galiléia.(
Mc. 1:19-20)
5-Foram com sua mãe para pedir a Jesus o lugar mais importante no reino.
6-Eram membros do círculo mais íntimo dos discípulos.
7-Tomou parte ativa na fundação da igreja junto com Pedro ( Atos 1:8,13).
8-Pode Ter ido para Éfeso mais ou menos na época da destruição de Jerusalém.
9-Foi banido por Domiciano para ilha de Patmos , depois foi libertado e voltou para Éfeso.
10-Morreu naturalmente , 100 d.C. talvez o único dos apóstolos a morrer
naturalmente.
CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES
O evangelho de João é uma necessidade completiva dos sinópticos :
Sinópticos João Apresentação de Jesus Interpretação de Jesus
Mostra Jesus exteriormente Mostra Jesus
interiormente
Discursos públicos Discursos particulares
Ministério na Galiléia Ministério na Judéia
1-A maior parte do que João registrou foi omitida pelos outros. Ex: Pedro, André , Tiago e João, já haviam encontrado Jesus antes, nas reuniões de João Batista, no vale do Jordão, e haviam acompanhado Jesus tanto na Judéia como na Galiléia ( 1:40, 42,43,47 ).
2- Antes de Ele começar sua pregação na Galiléia
havia um grupo de discípulos (2:2,11), que mais tarde vieram a constituir o
apostolado.
3- João também suplementa os sinópticos ao esclarecer que o ministério público de Jesus durou por consideravelmente, mais tempo do que a leitura isolada dos evangelhos sinópticos nos levaria a crer.
4- Destaca o ministério da Judéia, omitindo muitas parábolas e o tema Reino de Deus.
5- Enquanto o sinópticos mencionam somente a última Páscoa, quando Jesus morreu, João deixa-nos saber que houve pelo menos três , durante as carreira pública de Jesus.
6- Fazia mais de paráfrases do que os outros evangelistas.
7- O segue-me junto ao mar, registrado pelos sinópticos foi feito mais tarde, sendo um chamado para o serviço de tempo integral.
8- Jesus opera milagres em Jerusalém ( 2:23) antes de começar seu ministério público na Galiléia ( Mat. 4:17 )
9- Estes milagres se tornaram notícias na Galiléia, assim , quando chegou na Galiléia, uma grande multidão O esperava porque viram todas as coisas que Ele fizera em Jerusalém.
10- Início do ministério na Galiléia.: Os
sinópticos nos informam que “imediatamente” após seu batismo, deu-se a tentação, no deserto da
Judéia, e após a tentação Ele voltou para a Galiléia ( Mat 4:1 , Mc . 1:12 , Luc. 4:
1-14 ).
11- Os vers. 1:15, 26, 32, 33, foram ditos após o
batismo de Jesus quando , mais tarde , um grupo de Jerusalém foi interroga-lo ( vs. 19,24
)
12- Este mais do que outros evangelhos tem uma natureza interpretativa, enfatizando o sentido original histórico e outro espiritual.
13- Usa o termo “Sinal” para “Milagre”. Os sinais apontam para a deidade de Cristo e para o evento da cruz e ressurreição e exaltação dEle .
14- João relata eventos que ocorreram no máximo durante 20 dias. A maior parte do livro relata acontecimentos da Semana Santa.
15-Notavelmente dá muitos títulos a Jesus : Verbo, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, Bom Pastor , etc.
16- Destacam-se os encontros e diálogos com pessoas e grupos de “judeus’, as parábolas estão ausentes.
ÊNFASE TEMÁTICA
A fé em Jesus, como o Cristo e o Filho de Deus, para vida eterna.
ESBOÇO DO LIVRO
1- O prólogo do Verbo
2- O impacto produtor de fé do ministério inicial de Jesus
3- Autoridade das palavras doadoras de vida.
4-Outorga do corpo e do sangue de Jesus pela vida do mundo.
5-Iluminação da humanidade por Jesus, com a resultante divisão em : incrédulos, destinados ao juízo , crentes, destinados a vida eterna.
6- A ternura de Jesus , em contraste com a crueldade das autoridades religiosas dos judeus
7- O Dom da vida mediante a morte de Jesus.
7- Retirada e retorno de Jesus.
Quádruplo retrato que os evangelhos nos oferecem de Jesus:
O Real Messias Judeu, em Mateus
O Dívino servo trabalhador, em Marcos
O Simpatizante Salvador, em Lucas
O Filho Encarnado de Deus, em João
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