OS QUATRO EVANGELHOS
Os livros que denominamos de evangelhos estabeleceram uma nova
modalidade de literatura quando foram escritos. Diferentes das verdadeiras
biografias, falta-lhes pano de fundo histórico contemporâneo, análise de
caráter e personalidade e sondagens dos pensamentos íntimos do herói.
Os evangelhos também não se parecem com as narrativas de milagres
dos helenistas, nas quais os atos reais ou supostos de antigos operadores de
milagres eram celebrados – há muito mais que a narração de
milagres nos evangelhos. Por igual modo, os evangelhos não nos
apresentam simples memórias.
Antes, são proclamações escritas da história da redenção, de
acordo com perspectivas teológicas.
MATEUS : EVANGELHO DO MESSIAS
AUTORIA: 1- O evangelho não
menciona seu autor. Todavia , desde os primitivos pais da Igreja , a
começar de Papias( discípulo de João ) , admitiu-se que esse autor foi o
Apóstolo Mateus .
2- A negação da autoria de Mateus
é um acontecimento moderno surgindo na escola crítica da Bíblia . Quase
todos os eruditos fora os evangélicos negam que Mateus escreveu este
evangelho . A erudição moderna nega que o apóstolo Mateus tenha escrito o
evangelho que traz seu nome.
Aceitando a equação das
logiasde Papias com o documento Q , alguns têm sugerido que Mateus
escreveu o documento Q, e que o seu nome equivocadamente foi vinculado ao
primeiro evangelho ( na ordem em que aprecem os livros do cânon ),
porquanto o autor desconhecido do primeiro evangelho muito se utilizou do
documento Q .
Existem evidências que
favorecem a autoria de Mateus :
EVIDÊNCIA EXTERNA :
a- O mesmo Papias ( 80 –155 DC.
) que disse que Marcos registrou as
reminiscências de Pedro também
disse que Mateus escreveu as Logias
( termo grego que significa
“declarações, oráculos”). Em hebraico e aramaico , que outros iam
traduzindo conforme eram capazes .
b- Não parece que Papias se
refere ao Evangelho de Mateus.
c- Provavelmente ele fala duma
coleção preliminar dos ditados de Cristo que mais tarde foram traduzidos e
incorporados ao Evangelho de Mateus.
d- Alguns tem imaginado que as
logiasaludidas por Papias se referem ao documento Q ( A designação Q
usualmente é vinculada ao vocábulo alemão Quelle , que significa “fonte”.)
e - Aceitando a equação das
logiasde Papias com o documento Q, alguns tem
sugerido que Mateus realmente
escreveu o documento Q, e que o seu nome
equivocadamente foi vinculado
ao primeiro evangelho ( na ordem em que aparecem os livros do cânon),
porquanto o autor desconhecido do primeiro evangelho muito se utilizou do
documento Q . Porém se houve um documento Q, não existem razões adequadas
para negar que Mateus pode haver escrito ambas as obras, mormente se
o documento Q era um grupo de anotações.
f- Irineu ( 140 – 203 d.C.)
disse : “Mateus também formou um evangelho escrito entre os hebreus na sua
própria língua”
g- Orígenes ( 185 –253 d.C.)
igualmente atribuiu este evangelho a Mateus junto com muitos outros pais
da Igreja.
EVIDÊNCIA INTERNA CONFIRMA A
EVIDÊNCIA EXTERNA :
a- O escritor obviamente era
judeu cristão.
b- O livro de Mateus é
distintamente judaico no seu caráter .
c- Contém 43 citações diretas
do AT . mais do que qualquer outro evangelho.
d- Usa a expressão “Reino dos
céus” 33 vezes enquanto Lucas e João usam o “reino de Deus”.
e- Usa a expressão relativa a
citações do AT. “Para que seja cumprido” dez vezes.
f- Usa a expressão “Filho de
Davi” oito vezes.
g- Há indicação no uso de
vocábulos para dinheiro que o autor teria sido um
publicano , como : usa tributo
no lugar de denário ( Mt. 22:19 e Mc.12:15
h- Há mais referência a
dinheiro neste evangelho do que em qualquer outro.
O HOMEM MATEUS
a- Seu pai era Alfeu ( Mc. 2:14
) mas não era irmão de Tiago ( Mt. 10:3).
b- Tinha também o nome de Levi
( Mc. 2:14 , Lc. 5:27 ) . Talvez Mateus era seu nome cristão .
c- Era fiscal de imposto perto
de Cafarnaum, levando os impostos do comércio que cruzava o Mar da
Galiléia e que seguia grande caminho entre o Egito e Damasco.
d- Como fiscal teria conhecido
tanto grego como aramaico e tido boa cultura.
e- Depois de aceitar o convite
de seguir a Cristo fez um banquete para Jesus e os discípulos ( Mt. 9:9-13
, Mc.2:15 )
DATA DA ESCRITA- 62 A 70 D.C.
Outras sugestões :
a- Os críticos mais antigos
atribuiram datas bem tardes. Zahn 85 DC.
b- Cartledge dá a data de
Mateus 60 DC. E Marcos 50 DC.
c- Theissen sugere a data 50
DC. Para a forma do evangelho presente . Ele pressupõe que Mateus utilizou
as Logias das quais Papias se refere na composição do Evangelho em Grego.
Assim ele atribui a data 45 dC para a composição da as Logias.
Argumentos para uma data mais
cedo :
a- O lugar de Mateus no Canon
do N.T. Ganhou esta posição porque os primitivos acharam que foi o
primeiro a ser composto. Os critérios para a ordem do evangelhos foram :
apostolicidade, data e origem.
b- A natureza do primeiro
Evangelho.
A igreja primitiva era
exclusivamente judaica ( Atos 1:8 )
Pelas indicações o primeiro
evangelho foi composto com tal autoria em mente.
PROPÓSITO DO EVANGELHO
O escopo e o propósito do
evangelho são indicados no primeiro versículo, é livro da geração de Jesus
Cristo , Filho de Davi , filho de Abraão . Esta declaração liga
imediatamente com duas das mais
importantes alianças do Velho Testamento , a Aliança davídica de soberania
e aliança abraâmica da promessa ( 2 Sm.7:8-16 – Heb. 11: 17-19 ).
Para fornecer um elo necessário
entre AT. e N.T. .
Para convencer os judeus que
Jesus era o Messias prometido no AT. Irineu , Orígens e Eusébio afirmam
que este evangelho foi escrito para os judeus de
fala grega em volta de
Antioquia. Para encorajar e edificar cristãos judeus passando pela
perseguição.
LUGAR DA ESCRITA:
A natureza judaica do primeiro
evangelho sugere que o mesmo foi escrito na
Palestina ou Síria ,
particularmente em Antioquia, para onde muitos dos originais discípulos
habitantes da Palestina ( Atos 11 : 19, 27 ) .
DESTINATÁRIOS:Judeus da Síria e
Palestina.
TEMA
O evangelho de Mateus é o
evangelho do Messias e do novel novo povo de Deus, a Igreja, o qual, pelo
menos por enquanto , tem tomado o lugar da nação de Israel, no antigo
pacto.
PECULIARIDADES
É evangelho para judeus, Mateus
retrata a Jesus como um novo maior Moisés .
Sua ordem e arranjo geralmente
é cronológico , com grupos tópicos dentro dessa ordem. Grupos sucessivos
de dez.
É didático em estilo e maneira
de apresentar o seu material.
É notável pelos seus grandes
discursos :
1- O Sermão da Montanha ( cap.
5-7) : Significado da verdadeira ( interna ) Retidão.
2- A Comissão dos Doze ( cap.
10) : Significado do Testemunho em Prol de Cristo ( Perseguição e
Galardões ).
3- As parábolas ( cap. 13 )
Significado do Reino.
4- Sem qualquer título geral (
cap. 18 ) : Significado da Humildade e Perdão.
5- A denúncia contra os
Escribas e Fariseus ( cap. 23 ) e o Discurso do monte das Oliveiras,
freqüentemente chamado “O pequeno Apocalipse” ( cap. 24 e 25 ) :Significado da
Rejeição de Israel. Deus rejeitou a Israel, por haver a nação rejeitado a
Jesus, o Messias; ocorrerá um hiato de tempo , Jerusalém será destruída,
as nações serão evangelizadas, e então Cristo retornará .
6- A frase “ para que cumprisse”
aparece 10 vezes .
7- Era organizado, usava
agrupamentos de três , e de sete .Ex. divide a geanalogia de Jesus em três
porções ( 1:17) , ele fornece três exemplos de reta conduta,
três proibições e três mandamentos ( 6:1 – 7:20 ). Etc.
8- Apresenta Jesus como Messias
– Rei Prometido – Renovo de Davi – Reino ( 55 vezes ) Reino dos céus ( 32
vezes ) e Filho de Davi ( 7 vezes ).
9- Era muito importante para
Mateus o fato de demonstrar que Jesus pertencia
a descendência de Abraão .
10-O pagamento do imposto do
templo por parte de Jesus ( 17: 24-27 ), inexistente nos outros
evangelhos, e declarações feitas por Jesus revestidas de um sabor
claramente judaico por exemplo : Não fui enviado senão ás ovelhas perdidas
da casa de Israel (15:24 ).
UNIVERSALISMO
Ele encerra sua narração com a
Grande Comissão dirigida aos seguidores de Cristo, que ordena fazerem
discípulos de todas as nações ( 28: 19-20). Na parábola do trigo e o joio
( 13:38) ... o campo é o mundo. É o único dos evangelistas a utilizar-se
do termo “igreja”( 16:18 e 18:17 ) . É um evangelho cristão judaico , mas
com uma perspectiva universal.
ESBOÇO
1- O nascimento e primeiros
anos de Cristo ( 1, 2)
2- Preparação para o ministério
público de Jesus. ( 3:1 a 4:11 ).
3- O ministério de Cristo na
Galiléia ( 4:12 a 13:58 ).
4- O período de afastamento da
Galiléia ( 10 e 12 )
5- O último ministério na
Galiléia ( 17 :22 a 18:35 ) ;
6- A última jornada da Galiléia
a Jerusalém. ( 19 e 20 )
7- A semana da paixão. ( 21, 27
).
8- A ressurreição de Cristo. (
28 )
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