quinta-feira, 6 de agosto de 2015

OS QUATRO EVANGELHOS (PARTE 1)




OS QUATRO EVANGELHOS

Os livros que denominamos de evangelhos estabeleceram uma nova modalidade de literatura quando foram escritos. Diferentes das verdadeiras biografias, falta-lhes pano de fundo histórico contemporâneo, análise de caráter e personalidade e sondagens dos pensamentos íntimos do herói. 

Os evangelhos também não se parecem com as narrativas de milagres dos helenistas, nas quais os atos reais ou supostos de antigos operadores de milagres eram celebrados – há muito mais que a narração de milagres  nos evangelhos. Por igual modo, os evangelhos não nos apresentam simples memórias.


Antes, são proclamações escritas da história da redenção, de acordo com perspectivas teológicas.

MATEUS : EVANGELHO DO MESSIAS

AUTORIA: 1- O evangelho não menciona seu autor. Todavia , desde os primitivos pais da Igreja , a começar de Papias( discípulo de João ) , admitiu-se que esse autor foi o Apóstolo Mateus .

2- A negação da autoria de Mateus é um acontecimento moderno surgindo na escola crítica da Bíblia . Quase todos os eruditos fora os evangélicos negam que Mateus escreveu este evangelho . A erudição moderna nega que o apóstolo Mateus tenha escrito o evangelho que traz seu nome. 

Aceitando a equação das logiasde Papias com o documento Q , alguns têm sugerido que Mateus escreveu o documento Q, e que o seu nome equivocadamente foi vinculado ao primeiro evangelho ( na ordem em que aprecem os livros do cânon ), porquanto o autor desconhecido do primeiro evangelho muito se utilizou do documento Q .

Existem evidências que favorecem a autoria de Mateus :

EVIDÊNCIA EXTERNA : 

a- O mesmo Papias ( 80 –155 DC. ) que disse que Marcos registrou as
reminiscências de Pedro também disse que Mateus escreveu as Logias
( termo grego que significa “declarações, oráculos”). Em hebraico e aramaico , que outros iam traduzindo conforme eram capazes .

b- Não parece que Papias se refere ao Evangelho de Mateus.

c- Provavelmente ele fala duma coleção preliminar dos ditados de Cristo que mais tarde foram traduzidos e incorporados ao Evangelho de Mateus.

d- Alguns tem imaginado que as logiasaludidas por Papias se referem ao documento Q ( A designação Q usualmente é vinculada ao vocábulo alemão Quelle , que significa “fonte”.)

e - Aceitando a equação das logiasde Papias com o documento Q, alguns tem
sugerido que Mateus realmente escreveu o documento Q, e que o seu nome
equivocadamente foi vinculado ao primeiro evangelho ( na ordem em que aparecem os livros do cânon), porquanto o autor desconhecido do primeiro evangelho muito se utilizou do documento Q . Porém se houve um documento Q, não existem razões adequadas para negar que Mateus pode haver escrito ambas as obras, mormente se o documento Q era um grupo de anotações.

f- Irineu ( 140 – 203 d.C.) disse : “Mateus também formou um evangelho escrito entre os hebreus na sua própria língua”

g- Orígenes ( 185 –253 d.C.) igualmente atribuiu este evangelho a Mateus junto com muitos outros pais da Igreja.

EVIDÊNCIA INTERNA CONFIRMA A EVIDÊNCIA EXTERNA :

a- O escritor obviamente era judeu cristão.

b- O livro de Mateus é distintamente judaico no seu caráter .

c- Contém 43 citações diretas do AT . mais do que qualquer outro evangelho.

d- Usa a expressão “Reino dos céus” 33 vezes enquanto Lucas e João usam o “reino de Deus”.

e- Usa a expressão relativa a citações do AT. “Para que seja cumprido” dez vezes.

f- Usa a expressão “Filho de Davi” oito vezes.

g- Há indicação no uso de vocábulos para dinheiro que o autor teria sido um
publicano , como : usa tributo no lugar de denário ( Mt. 22:19 e Mc.12:15

h- Há mais referência a dinheiro neste evangelho do que em qualquer outro.

O HOMEM MATEUS

a- Seu pai era Alfeu ( Mc. 2:14 ) mas não era irmão de Tiago ( Mt. 10:3).

b- Tinha também o nome de Levi ( Mc. 2:14 , Lc. 5:27 ) . Talvez Mateus era seu nome cristão .

c- Era fiscal de imposto perto de Cafarnaum, levando os impostos do comércio que cruzava o Mar da Galiléia e que seguia grande caminho entre o Egito e Damasco.

d- Como fiscal teria conhecido tanto grego como aramaico e tido boa cultura.

e- Depois de aceitar o convite de seguir a Cristo fez um banquete para Jesus e os discípulos ( Mt. 9:9-13 , Mc.2:15 )

DATA DA ESCRITA- 62 A 70 D.C.

Outras sugestões :

a- Os críticos mais antigos atribuiram datas bem tardes. Zahn 85 DC.

b- Cartledge dá a data de Mateus 60 DC. E Marcos 50 DC.

c- Theissen sugere a data 50 DC. Para a forma do evangelho presente . Ele pressupõe que Mateus utilizou as Logias das quais Papias se refere na composição do Evangelho em Grego. Assim ele atribui a data 45 dC para a composição da as Logias.

Argumentos para uma data mais cedo :

a- O lugar de Mateus no Canon do N.T. Ganhou esta posição porque os primitivos acharam que foi o primeiro a ser composto. Os critérios para a ordem do evangelhos foram : apostolicidade, data e origem.

b- A natureza do primeiro Evangelho.

A igreja primitiva era exclusivamente judaica ( Atos 1:8 )

Pelas indicações o primeiro evangelho foi composto com tal autoria em mente.

PROPÓSITO DO EVANGELHO

O escopo e o propósito do evangelho são indicados no primeiro versículo, é livro da geração de Jesus Cristo , Filho de Davi , filho de Abraão . Esta declaração liga
imediatamente com duas das mais importantes alianças do Velho Testamento , a Aliança davídica de soberania e aliança abraâmica da promessa ( 2 Sm.7:8-16 – Heb. 11: 17-19 ).

Para fornecer um elo necessário entre AT. e N.T. .

Para convencer os judeus que Jesus era o Messias prometido no AT. Irineu , Orígens e Eusébio afirmam que este evangelho foi escrito para os judeus de
fala grega em volta de Antioquia. Para encorajar e edificar cristãos judeus passando pela perseguição.

LUGAR DA ESCRITA:

A natureza judaica do primeiro evangelho sugere que o mesmo foi escrito na
Palestina ou Síria , particularmente em Antioquia, para onde muitos dos originais discípulos habitantes da Palestina ( Atos 11 : 19, 27 ) .

DESTINATÁRIOS:Judeus da Síria e Palestina.

TEMA

O evangelho de Mateus é o evangelho do Messias e do novel novo povo de Deus, a Igreja, o qual, pelo menos por enquanto , tem tomado o lugar da nação de Israel, no antigo pacto. 

PECULIARIDADES

É evangelho para judeus, Mateus retrata a Jesus como um novo maior Moisés .
Sua ordem e arranjo geralmente é cronológico , com grupos tópicos dentro dessa ordem. Grupos sucessivos de dez.

É didático em estilo e maneira de apresentar o seu material.

É notável pelos seus grandes discursos :

1- O Sermão da Montanha ( cap. 5-7) : Significado da verdadeira ( interna ) Retidão.

2- A Comissão dos Doze ( cap. 10) : Significado do Testemunho em Prol de Cristo ( Perseguição e Galardões ).

3- As parábolas ( cap. 13 ) Significado do Reino.

4- Sem qualquer título geral ( cap. 18 ) : Significado da Humildade e Perdão.

5- A denúncia contra os Escribas e Fariseus ( cap. 23 ) e o Discurso do monte das Oliveiras, freqüentemente chamado “O pequeno Apocalipse” ( cap. 24 e 25 ) :Significado da Rejeição de Israel. Deus rejeitou a Israel, por haver a nação rejeitado a Jesus, o Messias; ocorrerá um hiato de tempo , Jerusalém será destruída, as nações serão evangelizadas, e então Cristo retornará .

6- A frase “ para que cumprisse” aparece 10 vezes .

7- Era organizado, usava agrupamentos de três , e de sete .Ex. divide a geanalogia de Jesus em três porções ( 1:17) , ele fornece três exemplos de reta conduta, três proibições e três mandamentos ( 6:1 – 7:20 ). Etc.

8- Apresenta Jesus como Messias – Rei Prometido – Renovo de Davi – Reino ( 55 vezes ) Reino dos céus ( 32 vezes ) e Filho de Davi ( 7 vezes ).

9- Era muito importante para Mateus o fato de demonstrar que Jesus pertencia
a descendência de Abraão .

10-O pagamento do imposto do templo por parte de Jesus ( 17: 24-27 ), inexistente nos outros evangelhos, e declarações feitas por Jesus revestidas de um sabor claramente judaico por exemplo : Não fui enviado senão ás ovelhas perdidas da casa de Israel (15:24 ).

UNIVERSALISMO

Ele encerra sua narração com a Grande Comissão dirigida aos seguidores de Cristo, que ordena fazerem discípulos de todas as nações ( 28: 19-20). Na parábola do trigo e o joio ( 13:38) ... o campo é o mundo. É o único dos evangelistas a utilizar-se do termo “igreja”( 16:18 e 18:17 ) . É um evangelho cristão judaico , mas com uma perspectiva universal.

ESBOÇO

1- O nascimento e primeiros anos de Cristo ( 1, 2)
2- Preparação para o ministério público de Jesus. ( 3:1 a 4:11 ).
3- O ministério de Cristo na Galiléia ( 4:12 a 13:58 ).
4- O período de afastamento da Galiléia ( 10 e 12 )
5- O último ministério na Galiléia ( 17 :22 a 18:35 ) ;
6- A última jornada da Galiléia a Jerusalém. ( 19 e 20 )
7- A semana da paixão. ( 21, 27 ).

8- A ressurreição de Cristo. ( 28 )

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