quinta-feira, 6 de agosto de 2015

OS QUATRO EVANGELHOS (PARTE 3)



O EVANGELHO DE LUCAS

INTRODUÇÃO:O evangelho da certeza histórica . Começa com uma referência a narrativas prévias sobre os primórdios do movimento cristão , baseados sobre relatórios de quem havia sido ”testemunhas oculares e ministros da palavra ( l:1,2 ).

Em seguida , ele refina o seu projeto, declarando-o “uma exposição em ordem”, sobre aquela fidedigna tradição, além de esclarecer seu propósito, que é o de convencer seus leitores sobre a exatidão histórica das tradições cristãs. ( 1: 3,4 ).

AUTORIA: A maioria dos críticos concorda que Lucas e Atos procedem do mesmo autor, Atos 1:1 refere-se a Teófilo e ao “primeiro Livro”, dando a entender que Atos é o segundo volume de uma obra em dois volumes. Testemunho universal externo favorece a autoria do terceiro evangelho a Lucas.

EVIDÊNCIA EXTERNA

A - Plumer diz : É manifesto que em todas a partes do mundo cristão, que o terceiro evangelho tem sido reconhecido como autoritativo antes dos meados do segundo século e que universalmente foi aceito como a obra de Lucas.

B – Canon Muratoriano ( 170 d C ) Um dos primeiros a atribuir este evangelho a Lucas .

C – O prólogo anti- Marcionita ( 160-180) também confirma a autoria de Lucas.

D – Outros que nominalmente atribuem o livro a Lucas por nome são : Irineu ( 140-203), Tertuliano ( 150-222) e Clemente de Alexandria ( 155-215 ).

EVIDÊNCIA INTERNA

A - as passagens “nós” de Atos foram escritas por um companheiro de Paulo (16:10-17).Todas as demais personagens estão incluidas por terem sido mencionadas na
terceira pessoa, no livro de Atos.

B – O estilo indica que o mesmo autor escreveu todo o livro.

C – O mesmo vocabulário, estilo e dedicação clássica se encontram nos dois livros
indicando que o autor de ambos seria o mesmo.

D – Os seguintes fatores indicam Lucas: a linguagem médica ( Cl.4:14 ), o grego
excepcional , o interesse do autor em mulheres , crianças e nos doentes.

DATA: 60 d.C,

CONTEÚDO

O Evangelho de Lucas é o livro mais longo do Novo Testamento e inclui boa quantidade de informações não encontradas em outros textos. É o mais completo dos evangelhos sinópticos. Nos primeiros dois capítulos , Lucas começa com um prólogo e com a narração do nascimento e de episódios da infância de Jesus. Seu batismo , genealogia e tentação aparecem em seguida, o ministério na Galiléia ( paralelo a Marcos ) ( 4:14 - (9:50 ) , a ultima jornada a Jerusalém ( 9:51 , 19 : 27 ), e finalmente a semana da paixão , a crucificação, a ressurreição, o ministério pós- ressurreição e ascensão, em 19 : 28 – 24: 53 .

PROPÓSITO

Estabelecer Teófilo no conhecimento mais amplo dos fatos relacionados com a vida de Cristo ( 1: 1- 4 )

Apresentar Cristo em termos que a mente grega apreciaria : a) explica idéias em termos judaicos : 4: 31, 8: 26

b) apresenta a Cristo como o Homem Universal , ideal e perfeito. Os gregos buscavam este homem ideal.

c) A cultura do livro de Lucas teria um apelo para o grego.

d) Retrata Jesus como Salvador cosmopolita , dotado de amplas simpatias, capaz de
associar-se com toda a espécie de gente, tinha contato com fariseus , publicanos,
igualmente que demonstrava preocupação com vítimas de calamidades pessoais.

DESTINATÁRIOS E LUGAR DE ESCRITA

Escreve aos interessados gentios-gregos de uma forma geral. É dirigido ao
“excelentíssimo Teófilo”, ( nome significa “aquele que ama a Deus”) sendo este pode

Ter patrocinado a circulação da obra . Ele mostra que o evangelho é universal, que
Jesus derrubara a barreira entre judeus e gentios e inaugurara uma comunidade de
âmbito mundial na qual as antigas desigualdades entre escravos e libertos , entre
homens e mulheres , não existem.

O lugar de escrita pode Ter sido Roma , onde Lucas permaneceu com Paulo , quando
esteve encarcerado , embora a tradição antiga esteja dividida entre Grécia e Roma.

O HOMEM LUCAS

1-Lucas era médico gentio ( ou, pelo menos, um judeu helenista), podendo Ter se
convertido em Antioquia da Síria. Seu nome de Origem Grega.( Col. 4:10-14 )

2-Era um homem culto com habilidade como historiador.

3-O estilo grego de Lucas, juntamente com o estilo da epístola aos Hebreus, é o mais refinado de todo o Novo Testamento. As exceções tem lugar quando parece que ele seguia fontes informativas semíticas, orais ou escritas, ou então quando adotava um estilo semítico de grego, para que soasse como grego “bíblico” da Septuaginta.

4-A narração de sua viagem com Paulo a Roma, revela conhecimentos náuticos.

5-Acompanhou Paulo em diversas viagens, ( At. 16:10), esteve com ele quando em Jerusalém a multidão tenta linchá-lo, durante o naufrágio a caminho de Roma, quando este foi encarcerado.

6-Lucas parece Ter se tornado médico particular de Paulo.

7-A pena de Lucas é a de um cavalheiro e um artista. Uma velha tradição afirma que ele foi pintor.

ESTILO

Lucas é totalmente diferente de Mateus e Marcos. Em lugar de monotonia de repetição encontramos o fascínio da variação esclarecedora.

CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES

1- Não há discursos prolongados. Há muitas declarações de obras memoráveis, respostas graciosas , censura direta, milagres ocasionais e parábolas constrangedoras – tudo contribuindo com grande beleza, para evidenciar de diferentes ângulos a mente e o coração desse homem Incomparável.

2- Lucas , o mais longo dos Evangelhos , contém fatos que os outros não contém. Um terço do material é peculiar a ele. Luc. 9:51 – 18:14 , se encontra somente nele.

3- O relatório de Lucas se caracteriza pelo método histórico e biográfico, usa pesquisa ( Lucas 1: 1-4).

É o mais artístico e literário dos Evangelhos. É o Evangelho que abrange mais a vida de Cristo. Uso de termos médicos.  A perfeita humanidade de Cristo é enfatizada em Lucas É o Evangelho de simpatia e interesse em mulheres, crianças , e vida social. 

Evidencia contato com Paulo pelo ensino sobre a graça, justificação e perdão.  As afinidades humanas ( simpatias ) do Senhor.
Proeminência dada as mulheres – Isabel, Maria, Ana. Só em Lucas encontramos Jesus absolvendo um mulher. Acalmando com simpatia certa mulher : “Marta , Marta”. Cura de uma mulher , chamando-a de “filha de Abraão” Na Via dolorosa, Jesus as chama de “filhas de Jerusalém” As viúvas mencionadas : Ana , viúvas em Israel , viúva de Sarepta, viúva enlutada de Naim, a viúva insistente.

11-Sentimentos Paternais do Senhor .  Filha de Jairo era “filha única” ( 8:42 ) ( só em Lucas). A cura do jovem endemoniado “era ... filho único”9: 38 Viúva de Naim chorando seu “filho único” 7:12

Empatia com as tristezas e sofrimentos dos seres humanos.

12-Observância de detalhes pessoais: Ana , viúva, oitenta e quatro anos, viveu sete anos com o marido. Jesus tinha doze anos quando foi a festa da Páscoa. A Filha de Jairo tinha doze anos de Idade.

13-Lucas enfatiza a pobreza do Senhor.
Não havia lugar na hospedaria. Oferta da apresentação não foi um cordeiro, mas dois pássaros.
Bem – aventurado os pobres.  É o único evangelista que descreve a ascensão de Jesus.

FONTE: Baseou-se em Marcos, suas fontes informativas eram simiticas, orais, e escritas.

ENFASE TEMÁTICA - Certeza histórica do Evangelho

ESBOÇO DE LUCAS: 1- Narrativa da Natividade : Mc. E João não relatam. Mateus não descreve a infância e
adolescência. 2- Ministério na Galiléia – mais curto que o de Mat. E Mc. ( 4:14 – (9:50 ) 3- Viagem do Senhor para Jerusalém - longa crônica estendendo-se por 10 capítulos ( Mt. Em dois e Mc. Em um ) Tragédia e triunfo finais – 19 :45 a 24.



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