INTRODUÇÃO: Visto que os títulos somente mais tarde
foram adicionados aos
evangelhos, dependemos da tradição antiga e das
evidências internas no que tange a questões de autoria.
AUTORIA: O primeiro dos evangelhos a ser escrito deriva seu nome de João Marcos,
o qual figura como companheiro de Paulo, Barnabé e Pedro.( livro de Atos e nas Epístolas). A Igreja Primitiva como um todo reconheceu Marcos como Autor .
EVIDÊNCIA EXTERNA:
A – Papias ( 125 d.c.) O primeiro testemunho da autoria de Marcos, fala que Marcos era intérprete de Pedro, dizendo que “ele” Marcos, escreveu acuradamente tudo que lembrava , sem conduto relatar em ordem o que era dito ou feito pelo Senhor .
B – Irineu ( 175 d.c. ) disse: “Marcos” o díscipulo e intérprete de Pedro também nos ofereceu por escrito aquilo que foi pregado por Pedro.
C – Clemente de Alexandria ( 190 d.c.) disse “. . . Marcos escreveu seu evangelho da matéria pregada por Pedro”.
D – Tertuliano, Orígenes e Eusébio também atribuem o Evangelho a Marcos.
EVIDÊNCIA INTERNA:
A – Tem sido identificado como o Jovem que fugiu do jardim desnudo (
Mc.14:51,52), quando Jesus foi preso ( Esse fato é
colocado em dúvida, devido a
afirmação de Papias, que Marcos não foi testemunha
ocular de Jesus ).
B – A descrição detalhada do cenáculo onde Jesus e os discípulos tomaram a Páscoa (
Mc. 14:12 , pode indicar que foi a casa da mãe de
Marcos.
C – O autor era familiar com Jerusalém , A Palestina ( 11:1) Conheceu a língua
aramaica ( 5:41 ; 7:34 ) ; conhecia as instituições
e costumes dos judeus ( 1:21, 2:14-16 ; 7: 2-4) tudo apontado para um judeu
como Marcos.
D – Os pormenores do evangelho indicam que a fonte do livro seja uma testemunha
ocular ( Mc. 2:1 )
E – O evangelho de Marcos segue o mesmo esboço geral do sermão de Pedro na casa de Cornélio ( At. 10 : 34- 43 ).
DATA:50 d . C.
CONTEÚDO: Com raras exceções , Marcos é o evangelho de Ação, e não de longos discursos . Em uma narrativa de movimentos rápidos, Marcos narra as atividades de Jesus na qualidade do poderoso e autorizado Filho de Deus , particularizando Seus milagres de curas e exorcismos . O reino de Deus invade o reino do mal, enquanto Jesus combate as forças satânicas e demoníacas . Um advérbio , usualmente traduzido por “imediatamente” , ou “logo”, Ou uma expressão semelhante , é a palavra chave.
Relata Jesus como Servo trabalhador. Tem cinco
divisões
1- Manifestação do Filho Servo.
2- O Filho – Servo Provado.
3- O Filho – Servo Agindo.
4- O Filho - Servo obediente até a morte.
5- O ministério do Filho Servo em ressurreição.
PROPÓSITO
Existem várias opiniões , por detrás do propósito do relato de Marcos . São elas :
1- A fim de prover instrução catequética a novos convertidos . Porém , o fato que ele não se esforça muito por expor os ensinamentos de Jesus solapa esse ponto de vista.
2- Para uso litúrgico em cultos das igrejas. Porém , o arranjo e o estilo se ressentem da falta de suavidade e simetria que esperaríamos de um documento litúrgico.
3- Para encobrir o fracasso de Jesus , por não se Ter proclamado o Messias. Marcos , teria removido esse embaraço da teologia cristã ao inventar o “segredo do Messias”( 8:30).
3:1- Historicamente , é perfeitamente compreensível
por qual razão Jesus teria suprimido a publicidade em torno do seu caráter
messiânico : a)Os judeus concebiam erroneamente o messias como uma personagem
político-militar , excluindo , para todas as finalidades práticas, a idéia de Sua redenção
espiritual – assim Jesus referiu-se a sua Paixão e morte em termos do Servo Sofredor do
Senhor, descrito em Isaías ( 52:13 – 53:12 ) .
b) Aos judeus faltava a dimensão da deidade , no conceito que faziam sobre
o Messias - assim Jesus aludiu a Si mesmo como o
super humano Filho do Homem , que viria com símbolos da Teofania das nuvens ,
para estabelecer domínio sempiterno sobre o mundo, conforme uma das visões de Daniel (
7:13,14 )
c) Se Jesus houvesse encorajado a publicidade em torno de Seu papel messiânico, apesar da certeza de que esse papel seria mal entendido, quase certamente Ter- se- ia arriscado a ser imediatamente encarcerado e julgado – assim , pois, Ele ganhou tempo e evitou o final prematuro de seu ministério . Não é, de forma alguma necessário ou aconselhável pois, pensarmos que Marcos teria “inventado” o segredo messiânico.
c) Se Jesus houvesse encorajado a publicidade em torno de Seu papel messiânico, apesar da certeza de que esse papel seria mal entendido, quase certamente Ter- se- ia arriscado a ser imediatamente encarcerado e julgado – assim , pois, Ele ganhou tempo e evitou o final prematuro de seu ministério . Não é, de forma alguma necessário ou aconselhável pois, pensarmos que Marcos teria “inventado” o segredo messiânico.
4- O propósito provável de Marcos é evangelizador .
Ele narra a história de Jesus a fim de ganhar convertidos a fé cristã .
NOTA:Desconhece-se se esse evangelho termina mesmo em 16: 8( como se diz nas traduções mais antigas) Outros lhe acrescentaram um final longo , incluído na versão inglesa do King James, ou se o seu verdadeiro final se perdeu. ( Essa questão textual não afeta qualquer doutrina maior da fé cristã. A inspiração bíblica , por certo não está em pauta , mas somente qual teria sido o texto original da Bíblia
DESTINATÁRIOS E LUGAR DE ESCRITA
Provavelmente, escreveu para leitores cristão gentílicos romanos, traduziu expressões em aramaico para benefício de seus leitores ( 3:17, 5:41, 7:34 )
Escreveu seu evangelho na Itália, e posteriores
declarações feitas por Clemente de Alexandria e Irineu toas essas coisas adicionam um
testemunho externo em prol da origem romana do evangelho de Marcos e de Ter sido
endereçados a leitores romanos.
O HOMEM MARCOS
At. 12:12 – Sua mãe chamava Maria ( Judia )
At. 4:37 – Família abastada, casa grande e servia
de ponto de encontro para os primeiros cristãos.
At. 12:25 – Barnabé e Paulo levam Marcos para
Antioquia e mais tarde levam-no na 1ª viagem Missionária.
At. 13:13 – Chegando a Perge a coragem de Marcos falha e ele volta para casa.
At. 15:36 – Paulo não concorda com Barnabé em levar Marcos numa outra viagem.
Discutem e separam-se , Barnabé segue com João Marcos para Chipre.
Col. 4:10 – primo de Barnabé. Seu nome era João
Marcos ( Hebraico e Latim) .
Durante quase 20 anos não se ouve mais falar em Marcos. Porém reaparece nas epístolas de maneira muito louvável. Col. 4:10 –11 – I I Tim. 4:9 ( Sua falha em Perge , foi esquecida).: 1 Pe.5:13 .( filho espiritual )
A tradição diz que durante estes 20 anos Marcos foi para o Egito , e fundou a Primeira Igreja de Cristo em Alexandria capital de Isis, com sua famosa biblioteca e intelectuais brilhantes.
O jovem que deu meia volta e foi embora , morre
martirizado no Egito. A covardia natural foi transformada em heroísmo de mártir.
CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES
1- É um evangelho de ação em vez de discursos :
Das 70 parábolas , Marcos relata apenas 18 (
algumas de apenas um período) . Só tem 8 parábolas reais.
Dos 35 milagres, ele conta 18, mais do que qualquer outro evangelho.
A palavra “euthus” imediatamente, ocorre 41 vezes.
2- Está escrito em estilo jornalístico, gráfico, e energético.
3- Marcos não contem genealogias, ou relatórios do nascimento e infância de Jesus.
4- É conhecido como o evangelho de Pedro, ou memórias de Pedro (Justino Mártir).
5- Apenas 23 vs. De marcos são totalmente distintos de Mateus e Lucas.
6- Marcos cita o At. apenas 16 vezes.
7- Marcos apresenta Jesus como Servo.
8- Os discursos são cancelados, ausência de acusações.
9- Atenção especial aos isolamentos do Senhor. 1:35 , 6:31-32.
10- Os olhares e sentimentos de Jesus são mais considerados : 3:5, 5:32, 7:34 ; 833,
6:6; 10:14, 10:21.
11-Detalhes extras: 4:36 “sobre uma almofada” 9:3 “vestes brancas como nenhum
lavandeiro na terra...”
12- Especifica nomes, horários, números e lugares, como: 2:3 quatro homens , 2:13 junto do mar, 16:5 lado direito.
13- Dos 16 capítulos , doze começam com “e” , indicando continuidade do assunto.
14- Escreveu um evangelho que enfatizou a humanidade e o sofrimento de Jesus.
ENFASE TEMÁTICA: Atividades Remidoras de Jesus.
ESBOÇO DE MARCOS
1- A preparação do Servo para seu Ministério público. 1:1-13
2- O ministério na Galiléia . 1:14 - 6:30
3- Os afastamentos do Servo . 6:31 a 9:50.
4- A última viagem do Servo da Galiléia para
Jerusalém - cap. 10.
5- A paixão do servo . cap. 11 - 15.
6- A ressurreição do Servo . cap. 16 .
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