À luz de tanto caos, guerra e promiscuidade, percebe-se que Rousseau já estava certo quando ressaltou “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Todavia, o que podemos fazer para não ser corrompidos por uma sociedade geradora de tanta desordem?
Talvez, responder a essa pergunta pode ser impossível, primeiro que tanto a pergunta quanto à resposta parte do campo abstrato para o mais abstrato ainda, pois é mera especulação contemplada de muita esperança. Tudo é simplesmente subjetivo.
Sou levado a acreditar, apesar da minha pouca experiência, que todos são providos de capacidade para fazer grandes feitos, a amar incondicionalmente, a transmitir paz ao mundo com apenas um sorriso, porém mais do que isso, o homem deve ser diligente em sua vida.
A palavra diligente significa ser cuidadoso, zeloso e atencioso, ou seja, ter maturidade para perceber que às vezes é necessário parar de fazer o que gosta para que não correr o risco de corromper o bem com o mal.
A priori, o homem diligente deve buscar entender que ele nunca está sozinho, pois existe alguém onipresente e onipotente que guia os seus passos e que em determinados momentos o conduz a certo caminho que é alheio a sua vontade, para o direito poder-se-ia chamar caso fortuito ou de força maior, mas para o homem diligente isso se chama Deus.
Mais do que isso, o homem diligente deve ter humildade, saber que o orgulho é um sentimento de vaidade. O homem diligente deve agir certo quando erra, pois o único jeito certo para o erro é tentando corrigir-lo, para que assim se mantenha na vereda da justiça.
Acredito que o mais importante para o homem diligente é que não deve ser leviano, nem viver regrado a obsessões criadas pelo próprio homem, mas deve prezar em saber quem realmente é, a valorizar seus sentimentos e as pessoas que o cercam.
Há mais de 2.500 anos, Sun Tzu já alertava, na obra A Arte da Guerra, “se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.
Dessa forma, começar a respeitar o próximo antes que ele te respeite, cuidar de corrigir os erros antes que cometa outros, ter serenidade para conduzir sua vida diante dos problemas antes que os problemas conduzam sua vida, tudo isso de alguma forma pode te ajudar para que não seja apenas mais um corrompido.
Kairo Ícaro Alves dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário