sábado, 5 de abril de 2014

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE


As sete igrejas do Apocalipse

As Sete igrejas do Apocalipse, também conhecidas como as Sete Congregações da Ásia Menor, são as Congregações das cidades mais importantes desta região no início do cristianismo, mencionadas no livro doApocalipse, no Novo Testamento.  

Atualmente,  todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. Na Revelação, Jesus Cristo instrui o apóstolo João da seguinte forma:

«...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.» (Apocalipse 1:11)

Podemos entender o termo "Congregações", neste contexto, como as comunidades cristãs que viviam nestas cidades.O Apocalipse foi primeiramente escrito para os Cristãos que viviam em sete cidades na Ásia Menor (Apoc.1:4), no que atualmente é a Turquia.

O livro foi escrito por João, o apóstolo de Jesus e discípulo amado, que teve visões na ilha de Patmos, no final do primeiro século D.C..Embora o livro fale sobre previsões do futuro, João também o escreveu para ajudar os cristãos que moravam nessas cidades.

As sete igrejas citadas são: Éfeso (Ap. 2:1-7) / Esmirna (Ap. 2:8-11) / Pérgamo (Ap. 2:12-17 / Tiatira (Ap. 2:18-29) / Sardes (Ap. 3:1-6) / Filadélfia (Ap. 3:7-13) / Laodicéia (Ap. 3:14-22)

Das sete igrejas em Apocalipse, temos: Eféso - A primeira delas, precisava se arrepender, pois havia perdido o primeiro amor. Esse primeiro amor é um amor ardente. É este amor que Deus deseja. Amar a Deus não é fácil, Precisamos aprender a amar a Deus. Ele nos ensina a amá-lo.

Só quem o ama pode alimentar-se da árvore da vida. Por isso é necessário ganharmos a experiência da segunda igreja, Esmirna.

Esmirna - Provação. Quando estamos em sofrimento, daí é que nós nos voltamos ao Senhor, valorizamos as reuniões, os grupos familiares, e até pedindo a oração dos irmãos, mas quando o sofrimento passa a nossa tendência é nos afastarmos de Deus e nos unirmos ao mundo.

Pérgamo - (Casamento com o mundo) e o resultado disso é nos tornarmos idólatras (Tiatira).

Tiatira - Igreja ativa nos trabalhos sociais, caridosa (amorosa), consistente na fé e na paciência, porém toleravam a idolatria e a prostituição a outros deuses, ato abominável a Deus, sendo essas atitudes semelhantes a atitude de Jezabel, uma mulher citada no Antigo Testamento que é aplicada apenas como referência para os cristãos em Tiatira, pois ela foi morta desde os dias de Elias. Sendo Jezabel apenas um adjetivo. Deus queria que a igreja se tornasse intolerante a esse tipo de atitude.

Sardes - Porém Deus não desiste pois tem um propósito: ter uma expressão de seu reino na terra, e por meio de sua luz separa aqueles que receberam a verdade e dá início então à sua restauração. Mas por essas verdades não serem praticadas, cessou-se então a obra de restauração e deu-se início as divisões, e a divisão não é uma obra do Espírito Santo de Deus. A obra do Espírito Santo consiste na unidade do Corpo de Cristo que está relacionada à Igreja em Filadélfia.

Filadélfia - (Amor de uns para com os outros). Filadélfia não tem como sustentação o ensinamento de homens. O que dá sustentação à igreja é o nome de Deus e sua Palavra. É o que precisamos conservar para que ninguém tome a nossa coroa, essa igreja tem pouca força mas possue uma porta aberta que ninguém pode fechar.

Laodicéia - Por fim temos uma advertência: se perdermos a simplicidade com relação ao Nome e à Palavra, poderemos cair na condição de Laodicéia, que se achava rica e abastada, pois o Senhor precisa bater para entrar novamente, por estar com a porta fechada.

Entre essas sete igrejas, cinco delas o Senhor adverte para que se arrependam de sua condição, mas Esmirna e Filadélfia não possuem tal advertência pois são igrejas que se arrependem.

A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos apóstolos a várias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para nossa época. 

Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Asia com instrução para elas e com mensagens proféticas 

Ao mesmo tempo contém mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente. Graças a Deus porque hoje temos a oportunidade de lê-las, estuda-las e ser abençoados com suas orientações. Mas lembremos que, além de penetrar em seu conteúdo, devemos obedecer a ele ( Apocalipse 1:3 ), e seremos bem-aventurados. 

Veja 03 mensagens  para todos os cristãos de todas as épocas

1. Há três declarações de Jesus que aparecem em Sua mensagem a todas as igrejas e que têm relevante importância para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três mensagens universais? 

1. "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho e a tua paciência"  2. "A quem vencer será vestido de vestes brancas, não riscarei seu nome do livro da vida :" 3. Quem tem ouvidos, ouça o que o   Espírito diz às igrejas ..."  

Nota: Dessas três declarações, surgem nitidamente três mensagens de Deus para toda pessoa de nosso século: porque cada pessoa é uma igreja, templo do Espírito Santo (então) Deus me conhece totalmente, não posso enganá-Lo.
Devo obedecer à voz do Espírito Santo sempre.

Há algumas linhas de raciocínio de vários teólogos sobre como entender as sete igrejas do apocalipse, uma delas Jesus está se referindo a 7 tipos de perfil de igreja, como nós somos considerados a igreja nos dias atuais, é como se existissem sete tipos diferentes de cristão, onde cada um se parece em seu comportamento e perfil como uma das sete igrejas do apocalipse, por isso as mesma instruções de Deus para as igrejas servem para nós

Portanto, quem quer seguir os mandamentos de Deus, “Quem tem ouvidos, ouça o que o  Espírito de Deus diz às igrejas ..." , Ouça o que Deus está querendo dizer a cada um de nós, De uma conferida no seu perfil como cristão e tente se acertar



Nenhum comentário:

Postar um comentário