O
DIABO EXISTE
A existência de Satanás é ensinada em sete livros do Antigo testamento - Gênesis, 1 Crônicas, Jó, Salmos, Isaías, Ezequiel e Zacarias, bem como por todos os autores do Novo Testamento e, principalmente, por Jesus. Das vinte e nove passagens sobre o diabo nos Evangelhos, vinte e cinco são citações do próprio Senhor Jesus.
A partir de relato bíblico sabemos que Satanás tem características de uma
personalidade, podendo falar e planejar, sendo tratado sempre com pronomes
pessoas e sendo apresentado como um ser moralmente responsável, Jó 1.6-12;
Mateus 4.1-12 e Apocalipse 20.10.
A Bíblia registra a atuação do inimigo na realidade experiencial da humanidade
desde os primórdios da humanidade, Gênesis 3.1; 4 e 13. É bem verdade que o
nome diabo não aparece no texto. No original a palavra é "serpente",
que é traduzida em outras passagens como "o acusador".
Sabemos que o
ocorrido em Gênesis 3 foi atuação do diabo quando comparamos a narrativa com a
sua atuação na tentação de Jesus, registrada em Mateus 4.1-11, pois a
estratégia foi a mesma; concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e
soberba da vida.
Na verdade, a Bíblia se refere a Satanás como um ser espiritual criado por
Deus. Até Gênesis 3, o Texto Sagrado assevera que toda a criação era muito boa,
Gênesis 1.31, o que inclui os anjos maus que um dia foram como os bons, mas
pecaram e perderam o privilégio de servir a Deus. Isto significa dizer que
mesmo no mundo espiritual criado por Deus não existiam os demônios, que são
anjos que pecaram e que se tornaram maus e que hoje continuamente praticam o
mal no mundo.
Satanás é descrito no Texto Sagrado como o ser angelical que, movido por
soberba e desejo de usurpação, se rebelou contra Deus, mas que antes do pecado
esteve presente no Éden, o Jardim de Deus, sendo considerado como o "selo
da perfeição" e "perfeito em formosura", que "vivia no monte
de Deus" e que era "querubim da guarda ungido" pelo próprio
Deus.
A despeito de todas estas qualidades, achou-se iniqüidade em seu coração e o
seu interior se encheu de violência e de pecado, o que o levou a ser expulso da
presença de Deus e lançado sobre a Terra e tornado em cinza diante dos olhos
dos que o contemplavam, como lemos em Ezequiel 28.1-3 e 11-20, que por
inferência hermenêutica e consenso teológico é admitida como sendo a mais
objetiva narrativa sobre a criação e destituição do diabo. O texto na realidade
fala de Itabol II, rei de Tiro, mas apresenta as mais precisas informações
sobre Satanás.
Outros textos ricos em informações sobre o diabo e sua queda são Isaias
14.3-23, em uma profecia contra a Babilônia, mas que é, na verdade, uma alusão
clara a Satanás, e 2 Pedro 2.4, juntamente com Judas verso 6 e Apocalipse
12.7-11, que confirmam a queda e o abismo espiritual dos demônios, Mateus
25.41, visto que depois da queda Satanás constituiu-se em inimigo de Deus e
tornou-se um mentiroso, o pai da mentira conforme Jesus, procurando sempre
matar, roubar e destruir as obras e as criaturas de Deus, João 8.44 e 10.10.
Satanás, que significa adversário, é o nome mais usado para se referir ao diabo
na Bíblia, aparecendo 52 vezes. Depois vem o termo diabo, derivado do Diábolos,
que significa acusador ou caluniador, que é usado 35 vezes. Também vemos
aparecer nomes como maligno, inimigo, grande dragão, Belzebu, serpente, Belial,
homicida, pecador e tentador, ou expressões como "o príncipe dos
demônios", "aquele que está no mundo", "o deus deste
século", "o enganador de todo o mundo", "o príncipe das
potestades do ar", "o poder das trevas" e "o espírito que
opera nos filhos da desobediência", Mateus 4.3, 12.24 e 27, 13.19 e 38-39;
Marcos 3.22; Lucas 11.15 e 19; João 8.44; 2 Coríntios 6.15; 1 Tessalonicenses
3.5; 1 João 2.13, 3.8 e 12 e 5.18; 1 Pedro 5.8 e Apocalipse 12.3 e 9.
Todos estes nomes indicam um pouco do caráter e da atividade do diabo que, como
indica os seus nomes, está empenhado na oposição a Deus e à obra de Cristo, juntamente
com os demônios que realizam seu trabalho no mundo e infligindo tentação,
engano e as mais diversas doenças a fim de impedir o progresso espiritual do
povo de Deus.
Em Efésios 6.10-20, o Texto Sagrado assevera sobre a confrontação com os principados
e potestades, ou seja, com os demônios, quando o apóstolo Paulo alerta a igreja
sobre a necessidade do revestimento da armadura de Deus para o combate. O texto
fala das "ciladas do diabo", vs. 11, onde ciladas, methodeías no
original, pode significar a astúcia, os planos, os esquemas ou os estratagemas
que visam destruir a igreja.
Vemos também que há uma luta, ou seja, uma disputa que exige preparo, força e
coragem. Não podemos sair de peito aberto, sem o devido preparo, para o
confronto. Lutamos contra principados e potestades. Principado é uma espécie de
autoridade superior sobre grandes regiões e muitíssimos seres e potestades são
autoridades subordinadas que exercem funções específicas.
Lutamos contra os dominadores deste mundo, kosmkrátoras, que é a figura é de um
governante mundial que se auto-arroga o deus salvador, mas que atua motivado
pela malignidade de suas intenções. Também lutamos contra as hostes espirituais
da iniqüidade, que são seres espirituais malignos que constituem as forças do mal,
que metaforicamente retratam um exército opositor liderado pelo próprio
maligno, o diabo.
Destas passagens e seus ensinamentos, concluímos que o diabo existe e que está
atuante no mundo, habitando nos lugares celestiais, mas também rodeando a terra
e os filhos de Deus, exercendo o controle geral sobre o sistema mundano,
Zacarias 3.1 e 1 Pedro 5.8. Duvidar da sua existência é o mesmo que
desacreditar da Palavra de Deus.
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