sexta-feira, 8 de junho de 2018

O TOUREIRO, O TOURO E A CAPA VERMELHA


O TOUREIRO, O TOURO E A CAPA VERMELHA
O QUE É UMA TOURADA?
É um espetáculo sangrento em que um toureiro enfrenta, um touro selvagem dentro de uma arena.
É UM LUTA DESIGUAL - O toureiro e seus ajudantes formam uma "cuadrilla" para matar o touro.
É realmente um grande espetáculo, o touro selvagem, é solto na arena - de raça feroz, é treinado à risca pra briga.
O toureiro, ou matador como é chamado, faz movimentos com o capote - capa vermelha de forro amarelo - para atiçar a fera.
O que incita o touro são os volteios da capa. O touro é conduzido até um dos dois picadores, cavaleiros com lanças que ferem o bicho para ir minando sua força.
Depois que o touro foi enfraquecido com as estocadas das lanças, o objetivo é deixar a fera ainda mais furiosa para o desfecho da peleja.
Na parte final, o matador realiza o desfecho, driblando o animal bem de perto e perigosamente - Nesta hora, quando o toureiro exibe sua habilidade, é que a torcida grita "olé!"
O matador recebe uma espadona de aço de quase 1 m para liquidar a fatura.
Com a capa rente ao chão, ele vai colocando o bicho na posição ideal para o bote: de cabeça baixa e patas dianteiras juntas.
Com isso, ressalta a área logo acima do pescoço, onde será dado o golpe fatal - se a estocada atingir a aorta, a morte é instantânea.
Se o desempenho do toureiro for excepcional, ele recebe o prêmio máximo - as duas orelhas e o rabo da fera, cortados na hora -, além de sair da arena nos ombros da galera.
Quanto ao touro, sua carcaça é arrastada para fora da arena e sua carne é vendida aos açougues locais.
Raramente vemos um toureiro morrer, chifradas na virilha, axilas, pescoço e tórax podem ser fatais.
Às vezes os noticiários trazem a notícia que um toureiro foi gravemente ferido e não resistiu, morreu na arena ou no hospital, mas isto é muito raro
Geralmente os touros são vencidos, quase sempre o touro fica na pior.
Qualquer noticiário de televisão que mostre um toureiro atingido várias vezes por um touro enfurecido, a cena será horrível.
O homem vai ser chifrado e lançado no ar várias vezes e sairá em estado gravíssimo daquela arena para o hospital ou morrerá na hora.
Fatos como este não acontecem sempre, porque o touro sempre é enganado e nunca investe contra o verdadeiro adversário; ele se cansa, é ferido, ele sempre investe contra a capa e não contra o toureiro.
E esta é a razão porque o vencido é, na maioria das vezes, o touro e não o toureiro...
Vamos fazer uma ilustração sobre isso trazendo o touro, a capa vermelha e o toureiro para o mundo espiritual que não vemos, mas podemos entender como as coisas funcionam:
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:12)
Nossas lutas espirituais nunca são contra pessoas.
Há pessoas que nos ferem, nos ofende, nos caluniam, nos humilham, e ficamos decepcionados.
Ficamos cegos em relação as pessoas, discutimos, ofendemos, não perdoamos, ficamos magoados, quase sempre é assim, ficamos cansados emocionalmente como o touro na arena investindo contra a capa vermelha
Penso que na luta espiritual a mesma falha está se repetindo; tenta-se lidar com as pessoas (a capa vermelha) e não contra o diabo (o toureiro) que manipula as pessoas.
Somos que nem o touro, atormentado por tantas questões que nos ferem, e permanecemos cegos contra nosso adversário que não é de carne e osso.
Nossa luta é espiritual e não contra pessoas
Investimos nelas, contra atacamos as pessoas, ficamos irados, feridos emocionalmente, lamentamos, choramos, desejamos vingança, mas nem sempre paramos pra pensar no que está por trás disso tudo...
Se o touro percebesse que o problema não é a capa, o foco seria o toureiro que manipula a capa e assim o touro não teria tanto sofrimento, investiria sempre contra o adversário que está no centro dominando a situação
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas
(2 Coríntios 10:4)
Não seja como o touro que investe contra a capa, não invista sua fúria contra pessoas, invista suas armas, oração, jejum, repreenda o inimigo na força do Senhor, destrua as fortalezas que se levantam contra nós.
Precisamos lutar com as armas certas
O inimigo, as potestades espirituais, principados, maus espíritos, demônios, usam pessoas, situações, circunstâncias para minar nossas forças e quase sempre agimos da forma errada e somos derrotados, ficamos esgotados como os touros na arena e o adversário sempre vence
Façamos a diferença!
Deus nos deu a vida pra valer a pena, e nos deu o Espírito Santo para termos discernimento quanto as nossas lutas diárias no mundo espiritual
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:21)
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Romanos 12:17)
Perdoe, ignore as ofensas, não pague o mal com o mal, não contra ataque as pessoas, ame, ore por elas, repreenda toda aparência do mal e vença seus inimigos invisíveis.
Não revide o mal, reflita sobre suas ações, reaja com sabedoria diante das pessoas que nos ofende.
Perceba que o nosso principal adversário arma ciladas o tempo todo
Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa. (Provérbios 17:13)
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. (1 Tessalonicenses 5:15)
Esta é a realidade do mundo, as pessoas más são manipuladas para fazerem sempre o mal, nossa luta não é carnal e fazendo o bem, sempre triunfaremos sobre toda a astúcia do inimigo de nossas almas.
O mundo jaz no maligno! As pessoas são influenciadas a praticarem todo tipo de maldade, vaidade e orgulho
E todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)
Escrito por Paulo Cezar Gomes de Souza
paulo.life@hotmail.com
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário