terça-feira, 19 de junho de 2018

O EVANGELHO DO REINO (PARTE 3)



O EVANGELHO DO REINO (PARTE 3)

Outro tipo de interpretação, de um modo ou outro, relaciona o Reino de Deus com a igreja. Desde os dias de Agostinho, identifica-se o Reino com a igreja. 

Conforme a igreja cresce, o Reino cresce e se estende no mundo.

Muitos teólogos protestantes ensinam uma forma modificada dessa interpretação, mantendo que o Reino de Deus pode ser identificado com a verdadeira igreja, a qual é incorporada à igreja visível que professa a fé.

À medida que a igreja proclama o evangelho por todo o mundo, ela estende o Reino de Deus.

Uma versão otimista defende que a missão da igreja é ganhar o mundo inteiro para Cristo e, assim, transformar o mundo no Reino de Deus.

O evangelho é o evangelho sobrenatural e redentor de Jesus Cristo, e o Reino é estabelecido pela proclamação do evangelho pela igreja.

O evangelho não pode oferecer, aos que crêem, apenas a salvação pessoal na vida futura; ele precisa também transformar, aqui e agora, todos os relacionamento da vida e, assim, fazer com que o Reino de Deus prevaleça em todo o mundo.

O evangelho da graça redentora tem o poder de salvar a ordem social, econômica e política, bem como a alma dos crentes individuais.

O Reino de Deus é como um bocado de fermento posto
numa tigela de massa que lenta, mas de forma constante, permeia a massa até que toda ela esteja fermentada.

Da mesma forma, o Reino de Deus deve transformar o mundo por meio da impregnação lenta e gradual.

Ainda outros entendem o Reino de Deus como um padrão, em essência, ideal para a sociedade humana.

A principal preocupação do Reino não é a salvação individual nem o futuro, e, sim, os problemas sociais atuais.

Os homens edificam o Reino de Deus ao trabalhar para a ordem social ideal e se esforçar para resolver os problemas de pobreza, doença, relações trabalhistas, desigualdades sociais e relações raciais.

A principal responsabilidade da igreja é edificar o Reino de Deus.

Diante da diversidade de interpretação na história da teologia cristã, talvez muitos leitores reajam com estas palavras: “Deixemos de lado todas as interpretações humanas.

Passemos diretamente à Palavra de Deus e vejamos o que ela tem a dizer sobre o Reino de Deus” .

O fato que nos deixa perplexos é que quando nos voltamos para as Escrituras encontramos uma diversidade quase tão desnorteante de declarações sobre o Reino de Deus.

Pegue um livro de concordância bíblica e verifique, apenas no Novo Testamento, cada referência à palavra “reino”, escreva em um papel um pequeno resumo de cada versículo em que ela aparece, provavelmente, você ficará sem saber o que fazer com a complexidade de ensinamentos.

A Palavra do Senhor diz que o Reino de Deus é uma realidade espiritual presente.

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).

Retidão, paz e alegria são frutos do Espírito que Deus concede agora àqueles que entregam sua vida ao governo do Espírito.

Eles dizem respeito às mais profundas fontes da vida espiritual, e isso, de acordo com o apóstolo inspirado, é o Reino de Deus.

O Reino é, ao mesmo tempo, a herança que Deus concederá a seu povo quando Cristo vier em glória.

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:

‘Venham benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo’”
(Mateus 25.34).

Como o Reino de Deus pode ser uma realidade espiritual presente e ainda ser uma herança concedida ao povo de Deus na segunda vinda de Cristo?

Outra faceta da verdade sobre o Reino reflete o fato de que o Reino é um domínio no qual os seguidores de Jesus Cristo já entraram. Paulo escreve que Deus nos “resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado” (Cl 1.13).

Esse versículo deixa muito claro que os redimidos já estão no Reino de Cristo.

Sem dúvida, pode-se objetar que precisamos distinguir entre o Reino de Deus e o Reino de Cristo; mas isso parece impossível, pois o Reino de Deus é também o Reino de Cristo
(Efésios 5.5; Apocalipse 11.15).

Além disso, nosso Senhor descreve os que receberam sua mensagem e missão como aqueles que entram agora no Reino de Deus (Lucas 16.16).

escrito por George Eldon Ladd

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