sábado, 18 de janeiro de 2014

O QUE É SER CRISTÃO




QUEBRANDO A BARREIRA DA RELIGIÃO


A primeira vez que a palavra ‘cristão’ que quer dizer ‘seguidor de Cristo’ aparece na Bíblia é em Atos 11.26. 

Os antioquinos chamaram os discípulos de Jesus de ‘cristãos’ pelo fato de terem vivido juntos com eles por todo um ano.

A vida simples, amorosa e totalmente submissa a Deus que os discípulos cultivavam, só podia ser descrita como ‘cristã’ ou semelhante a Cristo. 

Essa definição nos obriga a entender que cristãos não são pessoas que fazem adesão por uma igreja local que se denomine cristã. Ser cristão é adotar o mesmo estilo de vida de Jesus Cristo.

No contexto de Atos 11.26, o testemunho de outras pessoas foi o que deu veracidade a fé cristã daqueles primeiros discípulos. 

Os apóstolos não puseram placas no local onde se reuniam chamando de cristã aquela igreja. Os antioquinos ouviam o testemunho de Jesus Cristo, como Ele andava, seu amor para com o próximo, sua rendição total ao Pai e viram que os seus servos reproduziam aquele mesmo estilo de vida de seu Mestre. 

Então ao pensar em Cristianismo devemos pensar em IMITAÇÃO DE CRISTO.

Ainda que as coisas tenham mudado muito desde que os primeiros servos receberam essa definição, o principio ainda é o mesmo. Mesmo que a sociedade tenha usado termo ‘cristão’ para diferenciar a fé protestante das demais religiões, não é adequado pensar que ‘cristão’ é qualquer pessoa que acredita em Deus ou que simpatiza com a vida dos que servem a Jesus. 

Não é certo denominar de cristão uma pessoa que lê a Bíblia ou que vai aos cultos cristãos aos domingos. Não é correto pensar que cristãos sejam àquelas pessoas que decidiram se submeter ao batismo praticado pelos cristãos, ou optaram por dar 10% de sua renda mensal a uma igreja local. 

Pessoas fazem adesão por uma igreja local por inúmeras razões, e nem todas são nobres o bastante para classificarmos tal pessoa de cristã.

O apóstolo João parece querer nos dá uma noção correta sobre o significado de ser cristão ao afirmar: “E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 

Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

[…] “Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.” (I Coríntios 4.16)


“Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” (I Coríntios 11.1)

“Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados;” (Efésios 5.1)

“Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;” (Filipenses 3.17)

“E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.” (I Tessalonicenses 1.6)

]“Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus;” (I Tessalonicenses 2.14)

“Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” (Hebreus 6.12). 

(Autor: Missionário Rosivaldo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário