sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

BATALHA ESPIRITUAL (PARTE 01)

 

Batalha Espiritual (Parte 01) 

 

 BATALHA ESPIRITUAL UMA REALIDADE DESDE ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO

   

     Estamos vivendo o momento espiritual da descoberta da Batalha Espiritual, ou da Luta ou da Guerra Espiritual. Muitos livros tem surgido para alertar, esclarecer, e muitos até para confundir.

   

    Alguns autores, como Peter Wagner e outros, têm procurado até separar os níveis de guerra, que têm sido aceitos por todos como sendo três:

    

Nível 1 : Batalha a nível de solo (pessoa a pessoa)

 

Nível 2 : Batalha a nível de instituição (organização / organização)

 

Nível 3 : Batalha a nível estratégico (tomada de cidades, regiões e

            nações).

   

    Este trabalho não esgota todos os pontos, mas dá uma primeira visão para motivá-lo a pesquisar mais, estudar mais, participar de seminários, etc. enfim, se preparar devidamente para ter vitória em todos os níveis de Guerra Espiritual.

   

   

OS NÍVEIS DA GUERRA ESPIRITUAL

   

     Está escrito: "...que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações" (2 Co.2:10b e 11)

     Satanás é um estrategista. Muda constantemente suas táticas. Ainda bem que Deus nos dá espírito de revelação e através da sua Palavra descobrimos seus intentos. Efésios 1:17.

 

     Peter Wagner, estudioso desta matéria, tem feito a seguinte classificação no seu livro "Oração de Guerra", pag. 16 a 18:

 

     1) Guerra Espiritual em Nível Solo

     2) Guerra Espiritual em Nível de Ocultismo

     3) Guerra Espiritual em Nível Estratégico

 

    Num certo sentido ao fazermos guerra, envolvemo-nos com todos os níveis, pelo fato de não ser possível separar um do outro.

 

1- Guerra Espiritual em Nível de Solo

 

Este é o ministério que chamamos de Libertação; é o mais comum; é o que mais vemos no nosso dia-a-dia. Em Marcos 16:17, Jesus deu esta missão aos seus discípulos. Este é o primeiro confronto real com as obras das trevas. Deus tem levantado muitos ministérios de libertação.

   

     O ministério de Libertação não recebe oposição. Cristãos de várias confissões de fé o aceitam sem problema algum. Por isso tem havido um grande progresso nessa área. Nosso Seminário tratará desse Nível.

   

 

2.-Guerra Espiritual em Nível de Ocultismo

 

Em 2 Co.10:3-6 Paulo fala que nossa luta não é segundo a carne, e que as armas que temos para lutar também não o são, porque as FORTALEZAS contra as quais lutamos são: RACIOCÍNIOS, que quer dizer SOFISMAS. E sofisma quer dizer "argumento falso, falacioso, fruto da imaginação, da lógica humana, da sabedoria humana".

     A outra fortaleza que Paulo apresenta como nosso inimigo chama-se BALUARTE, que quer dizer "poder cósmico, que se manifesta de forma variada e resiste à verdade que é o conhecimento de Deus".

 

Nesse Nível estão em cheque:

 

    1).-Maldições hereditárias

    2).-Consagrações satânicas

    3).-Sociedades secretas

    4).-Seitas Orientais

    5).-Bruxaria e satanismo

    6).-Nova Era

    

     A estratégia nesse Nível é bem sofisticada: livros, cursos, seminários, alimentos, objetos, etc. Temos que tomar cuidado para não sermos igualmente envolvidos.

   

3.-Guerra Espiritual em Nível Estratégico

 

    Nesse Nível a luta é contra Principados, Potestades, Príncipes do Mundo que dominam sobre regiões geográficas:

 

Ef.6:12. O Nível Estratégico é a guerra frontal contra altas hierarquias satânicas.

    

    1)    Acidentes

    2)    Violências Físicas

    3)    Degeneração Moral

    4)    Violências Sexuais

    5)    Pobreza

    6)    Todo tipo de doença

    7)    Distúrbios

    8)    Revoltas/Rebeliões

    9)    Sectarismo/Racismo

    10)  Guerras e Rumores

    11)  Suicídios

    12)  Domínio de autoridades

    

     Para que haja operação satânica nesse Nível, o inimigo estabelece bases legais.

     Jesus falou de Betsaida e Corazim como sendo cidades mais resistentes que as de Tito e Sidon. Por que? As pessoas que ali habitavam eram diferente das de Tiro e Sidon? Ou a cegueira do entendimento provocado por Satanás era mais intenso por estar aquele povo debaixo de um domínio intenso? Leia Lucas 10:1-19.

     A Batalha nesse Nível não pode ser feita de qualquer maneira. É preciso arregimentar bem o exército do Senhor. Ter guerreiros bem treinados e prontos a pagar o preço da verdadeira renúncia. Horas e horas de oração e intercessão. Vida consagrada e santificada ao Senhor para que o inimigo não encontre brecha e venha detonar sua bomba.

    Só entre nesse Nível por revelação de Deus, esse é o primeiro aspecto. Segundo: Para guerrear nesse Nível é preciso que se conquiste a UNIDADE DO CORPO DE CRISTO NO TERRITÓRIO OU NA CIDADE.

   

DOIS REINOS ?

   

    Mateus 11 : 12 "Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado por esforço (à força em outras traduções) e os que se esforçam se "apoderam dele" (do grego harpazein = apanhar, agarrar, arrebatar).

    Jesus veio para implantar o seu Reino num lugar que foi criado por seu Pai, e entregue aos homens, mas dominado por meios ilícitos por satanás. Ele é o "posseiro" que implantou um domínio na terra ("Este mundo jaz no maligno") e não quer devolver ao legítimo proprietário: JESUS.

    Estabeleceu-se aí uma luta , declarada em Gênesis 3:15, explodida com a vinda de Jesus à terra e que só terminará quando Jesus entregar o Reino ao Pai, conforme registrado em I Coríntios 15:24: "Então virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver destruído todo o domínio, e toda autoridade e todo o poder.".

    Na verdade, não existem dois reinos em guerra, mas apenas UM Reino, com apenas UM Rei. Os demais estão em estado de rebelião, mas já têm a condenação decretada pelo Rei. Mas esta luta não é da carne, mas espiritual, já explicada por Jesus em Mateus 12:28.

   

CONHECENDO O INIMIGO CONTRA QUEM LUTAMOS

   

     Estamos falando do DIABO ou SATANÁS. Quem é ele ? É necessário que o conheçamos para sabermos do que ele é capaz e do que não é.

A palavra Diabo vem do grego e significa ACUSADOR, CALUNIADOR. A palavra Satanás vem do hebraico e significa O QUE RESISTE, ADVERSÁRIO, QUE SE OPÕE A DEUS, QUE FAZ RESISTÊNCIA.

   

1.-Origem de Satanás

 

Apocalipse12:7-9 e 4a e Ezequiel28:13-17

   

2.-Natureza de Satanás

 

2.1.   Ele é uma criatura de Deus. Criado por Deus com ser bom (Ez.28:12). Ele não é criador, mas apenas criatura de Deus

2.2.   Ele é um ser espiritual (Ef.6:12)

2.3.   Ele é da ordem dos querubins. Fazia parte de uma alta hierarquia angelical, provavelmente o mais exaltado das criaturas angelicais (Ez.28:14)

   

3.-A Personalidade de Satanás

 

3.1.   Possui intelecto e é astuto, maquinador (2 Co.11:3)

3.2.   Tem emoções - "...e o dragão irou-se... ...e foi fazer guerra..." (Ap.12:17)

3.3.   É homicida e mentiroso (João 8:44)

3.4.   É acusador (Apoc.12:10) - "...já foi lançado fora o acusador..."

3.5.   É tentador ( Mt.4:3) - "...Chegando então o tentador, disse-lhe..."

   

4.-Nomes de Satanás

 

4.1.   LÚCIFER - "como caíste do céu, ó ESTRELA DA MANHÃ, filha da alva, como foste lançado por terra tu que prostravas as nações" (Is.14:12)

4.2.   DRAGÃO, SERPENTE, DIABO - "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, e o amarrou por mil anos" (Ap.20:2)

4.3.   BELZEBÚ - "Mas os fariseus ouvindo isso, disseram: este não expulsa os demônios senão por belzebú, príncipe dos demônios" - "ora, se satanás expulsa satanás, está divido contra si mesmo; como subsistirá pois seu reino ?" (Mt.12:24,26)

4.4.   BELIAL - "Que harmonia há entre Cristo e Belial ?" (2 Co.6:15)

   

5. Títulos de Satanás

 

5.1.   ADVERSÁRIO - "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda ao derredor de vós, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar" (1Pd.5:8)

5.2.   DEUS DESTE SÉCULO - "nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do Evangelho" (2 Co.4:4)

5.3.   PRÍNCIPE DESTE MUNDO - "agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo" (Jo.12:31)

5.4.   MALIGNO - "a todo o que ouve a palavra do Reino e não atende, vem o maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração..." (Mt.13:19)

5.5.   TENTADOR - "Chegando então o tentador disse: se Tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães" (Mt.4:3)

5.6.   LADRÃO - "o ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir..." (Jo.10:10)

   

6. Representações de Satanás

 

Ele é representado por várias figuras:

 

6.1.   SERPENTE - "disse a serpente à mulher: certamente não morrereis..." (Gen.3:4); "e foi precipitado o dragão, a antiga serpente..." (Ap.12:9)

6.2.   DRAGÃO - ítem anterior

6.3.   ANJO DO ABISMO - "Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadon e em grego Apolion" (Ap.9:11)

6.4.   ANJO DE LUZ - "e não é de admirar, porquanto o próprio satanás se disfarça em anjo de luz" (2 Co.11:14)

6.5.   ESTRELA CAÍDA - "...e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo." (Ap.9:1)

6.6.   LOBO - "Mas o que é mercenário e não é pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa." (João 10:12)

6.7.   LEÃO QUE RUGE - "O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor rugindo como leão, procurando a quem possa tragar." (I Pedro 5:8)

   

7.O Trabalho de Satanás (Algumas menções)

 

7.1.   Cegar o entendimento dos incrédulos, para que neles não venha resplandecer a luz do evangelho da glória de Cristo.

( II Coríntios 4:4)

7.2.   Levar a Deus o tempo todo, acusação dos crentes. (Ap.12:10)

7.3.   Colocar pessoas em prisões para serem provadas. (Ap.2:10)   Prisões que satanás pode colocar pessoas: (II Corintios 12:7-10)

         

7.3.1. Fraquezas - Enfermidades, dores e sofrimentos físicos

- Jesus expulsou espírito mudo e surdo. Marcos 9:25,26

 

7.3.2. Injúrias

- Tentativa de diminuir nossa auto-imagem.

 

7.3.3. Necessidade

- Ele forja necessidades. Dificulta as coisas. Atrapalha aquisições de bens que são indispensáveis...

- Lança setas de erro para quebrar aparelhos, etc.

 

7.3.4. Perseguições

- Ele faz de tudo para impedir o avanço do Reino de Deus:

 

a) Tenta fechar as portas para o trabalho;

                  b) Faz ameaças.

            Lembre-se de Sambalá na construção dos muros de

            Jerusalém?

            c) Faz acusações;

            d) Lança maldição. Faz juramento, etc.

     7.3.5. Angústias

De repente alguém aparece com sentimento estranho de tristeza, sem motivo aparente ou reconhecível;

   

Abafamento; aperto no peito; choro sem causa; irritação, etc.

 

7.4. Levar governantes e legitimar suas ações através de leis para enganar as nações da terra e fazê-las presas as suas iniquidades. (Ez.28:17b, Ap. 20:3 e 16:14)

- Legitimação do aborto; da Sociedade Gay; Dias de comemoração de "santos" (Aparecida, Fátima, etc.)

 

7.5. Tentar as pessoas, fazendo-as cair em suas armadilhas. -Fez isso com Jesus - Mat. 4:3 / Fez com Ananias - Atos 5:3

 

7.6. Promover lutas e dissenções na vida das pessoas. (Ef. 6:11,12 e I Cor. l:11,12.)

   

As Limitações do Poder do Maligno

 

Quando você tem em sua vida o poder de Deus; Quando Jesus está governando e reinando no trono do seu coração, então aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo (I João 4:4) e o diabo não lhe toca (I João 5:18).

 

1. O diabo não pode invadir o sangue de Jesus. Fomos lavados pelo Sangue de Jesus e estamos cobertos por ele. Isto faz uma cápsula intransponível. Só nós, podemos abrir brecha nessa cápsula. A brecha é aberta quando cometemos pecado.

 

2. O Diabo não pode causar-lhe dano se você usar toda a armadura de Deus, diariamente Efésios 6:11. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo".

"Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda força do inimigo, e nada vos fará dano algum". Lucas 10:19.

   

3. O Diabo não pode ler a sua mente. (Salmos 139)

- Só Deus é onipresente, onipotente e onisciente.

- O Diabo entretanto só sabe o que você diz. Nossas palavras são instrumentos valiosos, tanto para o bem quanto para o mal. Em Provérbios 18:21, lemos: "A vida e a morte estão no poder da língua". Daí porque Paulo diz que nós devemos falar: "salmos, hinos, cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor, no vosso coração, sempre dando graças a Deus por tudo, em nome do Senhor Jesus"-Ef.5:19,20.

 

4. O Diabo é expelido do corpo de uma pessoas pelo poder do Espírito Santo em o nome de Jesus Cristo - Mateus 12:26-28.

Ele não pode prevalecer.

 

5. O Diabo não pode impedir que a montanha de suas dificuldades se mova, desapareça, saia, se você semear a semente da Fé e falar a essa montanha - Mateus 17:20

- Tudo é possível ao que crer - Marcos 9:23

- Se creres verás a glória de Deus - João 11:40

- No texto de Mat.17:16ss, os discípulos não puderam expulsar o demônio, sabe por que? - Veja o vs. 20 - "Por causa da vossa pouca fé".

 

6. O Diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne e sangue para destruí-lo nem dizer que Cristo é Senhor - lembrando que essa não é apenas uma confissão de boca, mas de atitudes..

 

7. O Diabo não pode impedir que a igreja de Jesus Cristo prevaleça, Mateus 16:18 - "As portas do inferno não prevalecerão contra ela".

 

8. O Diabo só pode operar sinais e prodígios mentirosos, nada verdadeiro. - II Tess. 2:9,10.

 

9. O Diabo não pode lhe atingir se você estiver com a vida limpa, exceto por permissão de Deus. - I João 5:18.; Jó 1: 8-12.

   

Edson Valentim de Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário