O MILAGRE DO RELACIONAMENTO
"Andarão dois juntos, se não tiverem acordo" Amós 3:3.
O milagre do relacionamento só é possível com a intervenção de Deus, pois é a união de duas pessoas totalmente diferentes. Que depositam muita esperança na sua vida a dois. E vivem na esperança de encontrar alguém para dividir seus sonhos.
Algumas diferenças:
1- O sexo. Esta é uma diferença radical, cada um é feito de um material, a mulher, muitas vezes é a diesel, e o homem à gasolina de jato, é preciso ter uma equação de equilíbrio.
2- A forma de sentir as coisas. (o homem procura acreditar que não é não, a mulher muitas vezes não age assim). Isto deixa o homem sem saber o que fazer, pois a mulher quer que os homens adivinhem o que elas querem e isto gera muita confusão.
3- A mulher gosta de falar e o homem não gosta de ouvir.
4- O homem muitas vezes foi educado "aos trancos", e imagina que esse é o único meio de resolver as coisas, e encara a mulher no casamento e imagina que é assim que é o único meio de sanar problemas.
5- E no convívio do dia a dia, estas e muitas outras diferenças vão causando um mal-estar, pois maneiras de pensar e agir precisam da graça de Deus para que a rotina não torne a relação desgastante e desanimadora no casal.
"Andarão dois juntos, se não tiverem acordo" Amós 3:3.
Como nossa meta de relacionamento é sempre baseada no que vemos no cinema e televisão, dá-nos a impressão que a relação vai ser sempre uma constante surpresa e muito emocionante, tipo: vamos estar em uma aventura em Miami e depois vamos acordar em outro lugar num dia cheio de agitação e novidades, porém, só no cinema é assim. Na vida real, vamos defrontar com um cara que pensa muito em trabalho e jogar futebol ou estar na companhia dos amigos, de uma mulher que pensa muito em gastar, como vai se vestir para a o próximo casamento, ou na manutenção excessiva da casa.
"Andarão dois juntos, se não tiverem acordo" Amós 3:3.
Depois disto, vem a rotina, e os sonhos começam a azedar e bate uma desconfiança: será que casei com o cara certo?
Sem que percebamos, inicia-se um processo de esfriamento e aqui relacionamos algumas atitudes que mostram o desgaste da relação:
1- Anulando um ao outro.(Sempre fiz assim, e você tem que fazer o mesmo)
2- Buscando o que é seu somente. (Ignorando os sentimentos e desejos do outro)
3- Como as conversas são difíceis, usa-se o silêncio para resolver e se amontoa mágoa. Tudo vai para debaixo do tapete, mas o monte vai crescendo, até um dia explodir e voar frustração para todo canto.
Para um crescimento do casal é preciso algumas medidas:
Diálogo, procurar ajuda. Muitos preferem parecer aos outros que está tudo perfeito e deixam de procurar ajuda.
Procurar fazer com amor a sua parte na relação e não ficar querendo mudar o outro.
Saber que, na união, você precisa perder sua identidade egoísta. Ser moldado pela decisão de querer que a relação perdure. A sua rotina de solteiro precisa ser alterada pensando na relação de forma global.
"Com boi e com jumento juntamente não lavrarás". Deut 22:10
Na verdade, o que se tenta fazer no casamento é juntar um boi com uma jumenta, ou uma vaca com um jumento. Calma, não é ofensa, vamos explicar: São muito diferentes e precisam de muita graça e perdão na rotina do dia-a-dia. O texto fala de animais de passos diferentes que nunca vão fazer uma boa junta na hora de arar a terra. Por isso iniciamos falando que o casamento precisa de um milagre. Por sinal, o primeiro milagre de Jesus foi num casamento em que havia acabado o vinho, ou seja, a alegria. Para não acabar a alegria de seu namoro ou casamento, dependa do milagre do Senhor, senão cada um vai "arar a terra de uma maneira".
Para encerrar, quero ler novamente: "Andarão dois juntos, se não tiverem acordo". Amós 3;3. Foi proposital repetir tantas vezes o mesmo versículo, pois queremos fixar a idéia de que é necessário haver concordância para andar juntos.
Quero ler algumas atitudes que evitam o endurecimento da relação narrado no livro Decidindo Amar, página 110.
. Não usar palavras rudes.
. Não fazer pouco caso das opiniões da outra pessoa.
. Não achar que sempre estamos certos.
. Dar atenção ao outro.
. Não fazer piadas ou comentários sarcásticos à custa da outra pessoa.
. Sempre confiando no outro.
. Não procurar forçar o outro a agir de forma que a deixe desconfortável.
. Dar atenção às necessidades genuínas da outra pessoa, considerando-as importantes.
Bom relacionamento a todos na graça do Senhor Jesus.
Débora Del Vecchio
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário