segunda-feira, 3 de maio de 2021

A IMPORTÂNCIA DA ESCATOLOGIA BÍBLICA

 

A importância da Escatologia Bíblica

Por definição, Escatologia Bíblica é: o tratado ou o estudo das coisas futuras, relacionadas com a Bíblia.

Vejamos alguns motivos pelos quais devemos nos interessar por Escatologia Bíblica. O estudo desta matéria serve para trazer aos cristãos um sinal de alerta e vigilância a respeito das coisas vindouras. É um sinal dos últimos tempos, por isso precisamos obter mais conhecimento e estar mais preparados para responder a quem quer que seja. Por meio do conhecimento de tão importante assunto a Igreja pode exercer, de uma melhor maneira, a virtude da paciência ao entender sobre os tempos do Senhor.

A Bíblia é bem clara quando nos exorta para que não durmamos. Vejamos I Ts 5:6: Não durmamos,pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Este verso nos chama à responsabilidade sobre a atitude que a Igreja deve ter em relação à volta do Senhor. Não podemos brincar de ser crentes, como muitos andam fazendo por aí. Pelo contrário, precisamos, cada vez mais, ser crentes fiéis e dedicados à boa obra. O estudo de tão importante matéria também nos prepara para estarmos com o Senhor.

Nos dias atuais onde a sociedade sofre uma enxurrada de previsões, por meio de adivinhos, astrólogos, tarólogos, buziólogos e outros "ólogos" do ramo esotérico, todos visando apresentar um "caminho" ou soluções para o problema da humanidade. Na realidade, todos esses profissionais querem apenas amenizar a ansiedade que existe no coração do ser humano em querer conhecer o futuro. É intrínsico ao homem querer conhecer o seu passado e seu futuro. Assim é com a arqueologia que busca identificar passagens de povos por regiões, associando-as à cultura local ou geral. O homem tem ansiedade em saber o que foi e o que há de ser.

Para esta necessidade a Bíblia tem a palavra certa: I Pedro 5:7 Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Neste aspecto, até mesmo o cristão é curioso. Quem não gostaria de saber quando será a vinda de Jesus? Entre os vários ditados existentes há um que diz: De 1000 passará, mas de 2000 não chegará. A resposta bíblica para uma afirmação desse tipo é: para Deus 1000 anos são como um dia. E só. O que passar disso extrapola o que está escrito na Bíblia.

Bom, então o que nos está reservado, você poderia perguntar? A Bíblia registra no livro de Atos, capítulo 1, versos 6 e 7 as seguintes palavras de Jesus antes de subir aos céus: Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

Por que será que Jesus deu esse alerta? É para mostrar ao homem que por mais que ele tente e se esforce em adentrar nas searas divinas ele não conseguirá. Porque está reservado ao Pai. Na Palavra de Deus há, do Gênesis ao Apocalipse, um traçado histórico de toda a humanidade, do propósito de Deus para com o homem, do afastamento deste de Deus, da reconciliação provida pelo nascimento de Jesus, da redenção, pela morte do Filho de Deus e pela promessa de estarmos com Ele para sempre, numa vida futura.

Para entendermos melhor a riqueza da Palavra de Deus é necessário conhecer os métodos adequados de estudo da Escatologia Bíblica: o alegórico e o literal. O alegórico é aquele em que utiliza-se um artifício de linguagem para dar uma melhor compreensão à idéia. Alguns exemplos bíblicos: o apóstolo Paulo ao se referir que os que são de Cristos crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. Jesus quando falou que edificaria o templo em três dias, referindo ao seu corpo. Por outro lado, o método literal quer explicar exatamente o que diz a palavra escrita ou falada. Um exemplo: ainda falando sobre o templo, Jesus disse que não ficaria em pé pedra sobre pedra. Era uma referência à uma profecia sobre a destruição física do templo de Jerusalém.

Desta forma, como apresentado acima, podemos compreender a importância de um estudo aprofundado sobre a Escatologia Bíblica. Em primeiro lugar para não sairmos do "trilho" que significa a Palavra de Deus. Em segundo lugar, para obtermos o conhecimento e o discernimento sobre aquilo que Deus espera que conheçamos.

Por fim, alguns versículos que servirão para uma maior meditação sobre a importância do conhecimento da Escatologia Bíblica: Eclesiastes 11:5, sobre a ignorância do homem; Deuteronômio 29:29, sobre as coisas encobertas e reveladas da parte de Deus; e o alerta sobre a parábola das virgens, em Mateus 25: 1-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário