sexta-feira, 26 de junho de 2020

ESTÁ PRESO NO REFLUXO DO MAR?


Está Preso no Refluxo do Mar?

 “Salvai-vos desta geração perversa” (At 2.40).

Quando Pedro clamou no seu sermão do dia de Pentecostes: “Salvai-vos desta geração perversa”, estava dando uma palavra de advertência e exortação para todas as gerações.
Nós, que estamos vivendo neste século XXI, enfrentamos por todos os lados o mesmo perigo do refluxo da vida que existia no tempo de Pedro. Este mundo incorrigível possui uma forte correnteza por baixo do mar que está ameaçando destruir a própria civilização. Este refluxo corre tão silenciosamente que se torna difícil até para identificá-lo. Opera dentro e através de muitos meios que na superfície aparentam ser inofensivos.
Os oceanos, os lagos, e até alguns rios possuem este fenômeno de refluxo da correnteza submarina, que causa o afogamento de muitas pessoas. Quando se descobre que há este refluxo em algum lugar, coloca-se placas avisando do perigo para que ninguém se aventure naquelas águas. Temos aprendido a temer os refluxos e as ressacas, e a fugir deles.
As pessoas se esquecem que o mundo também possui um refluxo, ainda mais traiçoeiro do que este que existe nos oceanos, lagos e rios. A maioria não aprendeu a temer o refluxo do mundo. Possivelmente, isto seja pela falta de placas de perigo ou de advertência.
Pedro suplicou ao povo para salvar, não só suas almas, mas suas vidas e influências. Assim que alguém é tomado pelo refluxo do mundo, sua utilidade para Deus começa a cair drasticamente. O refluxo opera de forma tão gradual e tranqüila que muitos se afogam antes de perceber o que está acontecendo.
Do continente da África, uma história ilustra, de maneira muito singular, esta verdade. Descendo pelas águas pacíficas do belo e azulado rio Zambeze, dois africanos cansados remavam sua canoa estreita, suando profusamente sob o sol escaldante. Escondido sob aquelas águas frescas e convidativas estava o terror do rio, que atemorizava homem e animal – o traiçoeiro crocodilo!
Enquanto calmamente remavam rio abaixo, de repente houve um baque pesado, a canoa balançou, e das negras profundezas surgiu um selvagem crocodilo. Seus movimentos eram velozes, sua mira tão certeira! Agarrando o remador de trás, aprofundou seus dentes cruéis na sua coxa e rasgou sua carne. Deu tal solavanco à canoa que os dois remadores perderam o equilíbrio e caíram nas águas profundas e escuras do rio. Ao caírem, o crocodilo acabou soltando a perna do homem, e os dois remadores, lutando para sobreviver, estavam diante da morte.
Um dos homens lembrou do conselho que ouvira dos anciãos da vila sobre o que fazer se, um dia, estivesse num rio infestado por crocodilos. Neste caso, a pessoa sempre deve nadar embaixo da água contra a correnteza, pois o crocodilo sempre procura suas vítimas no sentido contrário, rio abaixo. Seguindo este conselho, após muitos momentos ansiosos e um grande esforço físico, o remador conseguiu chegar com segurança às margens do rio.
O outro escolheu o caminho de menor resistência, acompanhou a correnteza, e tentou nadar em direção à terra. Chegando mais perto da margem, conseguiu por o pé no fundo, e se apressou para chegar à segurança. Mas, infelizmente foi em vão, pois o temível réptil que, imperceptivelmente o seguira, agarrou-o pela perna, e nunca mais foi visto.
Será, meu amigo, que a correnteza da opinião pública o pode estar levando rio abaixo, sem que o perceba? Tem certeza que está andando na direção certa? A Palavra de Deus diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14.12).
A “geração perversa” não vê nenhum mal, não sente nenhum mal, e por isto acusa o cristão vigilante de ser extremista ou fanático.
A “geração perversa” faz piada sobre o mal, o pecado, e a injustiça. Tentam tirar toda a vergonha do pecado. No seu conceito, despiram o pecado de qualquer conseqüência séria. Fazem a transgressão parecer atraente e respeitável.
Este mundo balança à beira da ruína. A maior batalha da sua vida hoje é continuar no Espírito. Todo o mundo precisa trabalhar, todos precisam lutar até para sobreviver, e o inimigo fará tudo para que vivamos sob a maior pressão possível, a fim de estrangular o último fôlego de vida espiritual que ainda resta em nós. Alguns ainda estão lutando para redescobrir aquele elemento que há muito tempo nasceu no seu coração, que era a alegria do céu. Talvez você já o tenha buscado, para sentir sua força pulsando outra vez dentro do seu peito. Tenho boas notícias para você: essa alegria vai inundar sua alma outra vez, quando se dispuser a cair de joelhos e a buscar a Deus com intensidade, com humildade, e com fé.
O apóstolo Pedro exortou as pessoas a viverem retamente num ambiente corrupto. Exortou-as a serem puras no meio de condições impuras, a terem uma mente voltada para alvos elevados no meio de circunstâncias que as puxam para baixo. Não podemos evitar o fato de estarmos neste mundo, mas podemos evitar de nos tornarmos parte desta “geração perversa”. Se nos salvarmos desta geração, poderemos ajudar a salvar outros também.
“Salvai-vos desta geração perversa”, Pedro advertiu. Você está preso no refluxo deste mundo?  

Morris Chalfant

DEMÔNIOS


Demônios

                Examinemos primeiro o sentido do termo “demônio”.
 Segundo o uso clássico, refere-se a deuses e semi-deuses. Homero chamou-os de deuses, mas precisamos lembrar que os deuses de Homero eram meramente homens sobrenaturais. Algumas vezes o termo era aplicado a uma espécie de divindade intermediária e inferior. Diz Platão: “A divindade não tem intercâmbio com o homem; mas todo intercâmbio e conversação que haja entre os deuses e os homens é efetuado através da mediação de demônios: .
               “Se perguntarmos de onde vem esses demônios, dir-nos-ão que são os espíritos dos homens da idade áurea que agora servem como divindades protetoras – heróis canonizados, semelhantes, tanto em sua origem como em suas funções, aos santos romanistas”. Pember
              Quando examinam as Escrituras, algumas pessoas ficam em dúvida se os demônios devem ser classificados juntamente com os anjos ou não; mas não há dúvida de que, na Bíblia, há ensino positivo concernente a cada um dos dois grupos.
               Ainda que algumas pessoas falem em "diabos” 1 como se houvesse muitos de sua espécie, tal expressão é incorreta. Há muitos "demônios", mas existe um único "diabo”. "Diabo" é transliteração do vocábulo grego "diábolos", nome sempre usado no singular, que significa "acusador" e é aplicado nas Escrituras exclusivamente a Satanás. "Demônio" é transliteração de "daimon” ou "daimonion", o plural é “daimonia".

1. Sua existência

1 .  Reconhecida por Jesus.
Mt 12.27,28 - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes. Se, porém eu expulso os demônios,  pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.

V. A. - Mt 8.28-32.

V. T. - Mt 10.8; Mc 16,17.

Jesus Cristo reconheceu a existência dos demônios falando a respeito deles e para eles.

2. Reconhecida pelos setenta.
Lc 10.17 - Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!

Os setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois em dois, tiveram de enfrentar os demônios, e retornaram com o relatório que os demônios se lhes tornavam sujeitos através do nome de Cristo.

3. Reconhecida pelos apóstolos.
(1)  Por Paulo.

1 Co 10.20,21 - Antes digo que as causas que eles sacrificam, é a demônios que  as sacrificam, e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios: não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

V,A,- I Tm 4.1.

V. T.. - At 16.14-18.

O Apóstolo Paulo reconheceu a realidade da existência dos demônios em seus dias, e fez advertência a respeito deles.

(2) Por Tiago.

Tg  2.19 - Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem Até os demônios crêem, e tremem.
Tiago reconheceu a existência dos demônios, revelando que eles, por crerem na existência de Deus, estremecem,D. D. - A existência dos demônios é claramente estabelecida pelo testemunho combinado de Jesus Cristo e de Seus discípulos.

2. Sua Natureza.

1.  Natureza. essencial.
(1)  Inteligências pessoais.

Mt 8. 29,31 - E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?... Então os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos.

V. A. - La 4.35,41; Tg 2.19; Mc 1.23,24; At 19.13,15.
Características e ações pessoais são atribuídas aos demônios, o que demonstra que possuem personalidade e também inteligência.

(2)  Seres espirituais.

Lc 9.38,39,42 - E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado... Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.

V A. - Mc 5. 2,7-9,12,13,15.

Os demônios são seres espirituais; são reputados idêntico aos espíritos imundos, no Novo Testamento.

(3)  Ao que parece, espíritos destituídos de seus corpos.

Mt 12.43,44- Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.

V.A. - Mc 5.10-13.

                               A origem dos demônios não é revelada nas Escrituras. Alguns, contudo, tem conjeturado que sejam espíritos desencarnados, talvez de alguma raça ou ordem de seres pré-adamicos; ou, quem sabe, da própria raça adâmica. Se forem realmente espíritos desencarnados, isso explicaria o fato que procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando desencarnado são incapazes de operar na plena forca de sua maldade. Não será que esses demônios são os espíritos daqueles que palmilharam esta terra na carne, antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que, por ocasião daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus, e deixados ainda sob o poder de seu líder, de cuja sorte terão de compartilhar afinal? Há um fato freqüentemente registrado que, não há dúvida, parece confirmar tal Hipótese: pois lemos que os demônios estão continuamente procurando apossar-se dos corpos dos homens, a fim do empregá-los para seus próprios fins, e não é igualmente possível que essa propensão indique uma incômoda falta de sossego, pelo que vivem a vaguear,  o que se origina do senso de serem incompletos; indique o intenso desejo de escaparem de uma condição intolerável -  de estarem desencarnados - condição para a qual não foram criados? e indique um anseio tão intenso que, se não puderem satisfazê-lo  doutro modo, se dispõem até mesmo a entrar nos imundos corpos dos porcos?

Não encontramos tal propensão da parte de Satanás e de seus anjos. Eles, sem dúvida, ainda retêm seus corpos etéreos, pois, de outro modo, como poderiam manter o seu conflito com os anjos de Deus? Provavelmente considerariam com grande desdém o grosseiro e desajeitado tabernáculo que é o corpo do homem. Os anjos, pode ser que entrem nos corpos físicos dos homens: Isso, porém, não por inclinação, mas tão somente porque isso se torna absolutamente necessário para a consecução de alguma grande conspiração do mal. Que os anjos não são meros espíritos desencarnados, parece claro pelas palavras de nosso Senhor, em Lucas 20.34-36: "Então lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos, não casam nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer,  porque são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição".

Isso parece dar a entender que os anjos são revestidos de corpos espirituais, como os que nos são prometidos. Portanto, talvez se possa entender que, apesar de os anjos serem espíritos, possuindo corpos espirituais, nem todos os espíritos são anjos. Parece que os judeus faziam essa distinção, pelo menos de conformidade com Atos 23.9: "Não achamos neste homem mal algum; e será que algum espírito ou anjo lhe tenha falado?" Essa pergunta foi levantada pelos fariseus, a respeito do apóstolo Paulo, quando o aprisionaram em Jerusalém. No versículo anterior lemos a respeito dos oponentes dos fariseus, os saduceus, que negavam a existência de anjos ou espíritos.

Por conseguinte, os demônios são uma ordem de seres espirituais; que parecem ser distintos e separados dos anjos: pelo que fica subentendido por algumas pas-sagens, parecem estar em estado de desencarnação, tendo existido em algum período anterior, quando possuíam forma corpórea.

(4)  Muitos em número.

Mc  5.9  - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

"Uma Legião, no exército romano, totalizava, quando completa, seis mil soldados; mas aqui essa palavra é usada a respeito de um número indefinido e elevado – suficientemente elevado, contudo, para, assim que tiveram licença, ocupar os corpos do dois mil porcos e destruí-los". - Jamieson, Fausset, Brown.

Ver Lc 8.30.

Ver Mt 12.26,27.

Os demônios são de tal modo numerosos que tornam Satanás praticamente ubíquo por meio desses seus representantes.

 
 


BENÇÃO OU MALDIÇÃO


BENÇÃO OU MALDIÇÃO

 
Atualmente muito se conversa, prega e estuda sobre o tema "Quebra de Maldição", pois todos nós queremos ser abençoados por Deus. Então a pergunta que fazemos constantemente é: Como podemos quebrar a maldição que por ventura esteja em nossa vida e automaticamente receber a benção de Deus ?

A bíblia nos relata no livro de Deuteronômio 11:26 a 29 o seguinte:

"Eis que hoje eu ponho diante de vós a benção e a maldição:
A benção, quando cumpridos os mandamentos do Senhor nosso Deus, que hoje vos ordeno;
A maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor nosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno para seguirdes outros deuses que não conhecestes".
Através destes versículos podemos verificar que para sermos abençoados por Deus é muito simples, basta OBEDECER.

Mas não é tão simples assim, porque o homem possui um coração enganoso e corrupto ( Jeremias 17:9 ) e temos um adversário, O diabo, "que anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar", I Pedro 5:8.

E ele ( diabo ) vem com as suas astúcias ( mentiras ) e muitas pessoas caem direitinho em suas armadilhas e ficam presos ao pecado, a falta de fé e descrença em Deus e na sua palavra ( Bíblia ). Este inimigo vem nos persuadir e nos enganar, mas se tivermos um pouco de sensibilidade e fé em Deus, podemos perceber que ao nosso lado também está o Espírito Santo, aquele que intercede por nós com gemidos inexprimíveis e nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

O nosso espírito também possui um adversário: é a nossa carne. Existe uma luta constante onde o nosso espírito quer ouvir a voz do Espírito Santo, mas a nossa carne quer fazer a sua vontade; e a vontade da nossa carne é fazer e praticar tudo aquilo que o mundo nos oferece através de seus manjares recheados de pecados de toda espécie ( prostituição, adultério, roubo, ciúmes, inveja, idolatria, vícios, etc. ).

I João 2:16 e 17 diz: "Pois tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre".

Portanto, o nosso adversário, sabendo que temos um coração enganoso e corrupto e a nossa carne é desejosa pelas coisas deste mundo, ele coloca à nossa frente toda espécie de pecado, para que caiamos nas suas artimanhas e cometamos o pecado, e onde existe o pecado há a desobediência à Deus, pois toda a desobediência provém do pecado e estamos sujeitos a toda espécie de maldição, pois estamos nas mãos do inimigo.

Então podemos concluir que a Benção vem do OBEDECER e a Maldição vem em DESOBEDECER.

Adão e Eva desobedeceram ( Gênesis 3:6,7 ) e pela desobediência entrou o pecado e a morte. "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" Romanos 5:12.

O povo de Israel mesmo quando Deus, com sua mão forte, os livrou da escravidão do Egito e fez atravessá-los o Mar Vermelho a seco, eles duvidaram e desobedeceram a Deus e por causa disso ficaram quarenta anos peregrinando no deserto ( Hebreus 3:8 a 19 ).

Neste instante, você pode estar dizendo: Bom, eu também já desobedeci e pequei e meus pais também desobedeceram e a palavra diz que : "Deus visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração" Êxodo 20:5, então eu estou debaixo da Maldição ?

Depende. Você só vai estar debaixo da maldição se você quiser. Sim, se você está debaixo de alguma maldição, você vai continuar sob esta maldição só se você quiser.
Você sabia que Deus, pela sua infinita misericórdia deu para cada um de nós um escape para sairmos da maldição e entrarmos na benção ?

Este escape chama-se JESUS CRISTO. Deus olhou para este mundo e não viu um justo sequer ( Romanos 3: 10 ), pois todos nós estávamos debaixo da maldição, pois somos todos pecadores e estávamos condenados à morte. "Pois o salário do pecado é a morte, ..." Romanos 6:23. Mas Deus com seu amor infinito concedeu-nos uma salvação. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito ( Jesus Cristo ), para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

Naquela cruz do calvário, Jesus Cristo levou toda a nossa maldição. A nossa maldição, devido às nossas transgressões e às nossas iniquidades, caíram sobre ele e todos os nossos pecados foram pagos pelo sangue de Jesus Cristo derramado na Cruz do Calvário.
Isaías 53:5,6 diz "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho, e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos".
Gálatas 3:12 diz: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro".

O caminho da benção está aberto e volto a repetir, depende apenas de você e neste instante não endureça o seu coração, mas deixe Deus operar na sua vida para que a benção de Deus esteja para sempre na sua vida.

Arrependa-se de todos os seus pecados, confesse-os a Deus e peça perdão de toda a sua desobediência feita até hoje contra Deus e abra hoje mesmo a porta do seu coração ao toque especial de Jesus Cristo que diz: "Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" Apocalipse 3:20.

Quando arrependemos e pedimos perdão pelos pecados cometidos e aceitamos o convite de Jesus e abrimos a porta do nosso coração e deixamos ele fazer morada em nossa vida, nós recebemos o perdão de Deus e automaticamente a quebra de toda maldição.
I João 1:9 diz "Se confessarmos os nossos pecados, ele ( Deus ) é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça".

Isaías 43:25 diz "Eu, eu ( Deus ) mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro".

Agora faça uma oração sincera, do profundo do seu coração, ou repita esta oração:

"Senhor, eu me arrependo de todos os meus pecados e da minha desobediência contra ti, perdoa as minhas transgressões e eu aceito o sacrifício feito por Jesus Cristo na cruz do Calvário, morrendo em meu lugar e aceito-o como único e suficiente Salvador da minha vida. Senhor, em nome de Jesus, eu rejeito e quebro todo pacto que eu possa ter feito com meu adversário ( diabo ), também quebro toda a maldição da minha vida em nome do Senhor Jesus. E a partir de hoje quero estar em obediência à tua palavra e se caso eu falhar, tenho a certeza que o sangue de Jesus me purificar de todo o pecado. Senhor, escreva o meu nome do livro da vida, e que a benção do Senhor permaneça sobre a minha vida. Amém ".

Caro irmão, permaneça debaixo da graça do Senhor andando de acordo com a vontade de Deus na sua vida.

Não permita que as tentações, lutas e provações do dia-a-dia possa tirar a sua comunhão com Deus.

E que a paz do Senhor Jesus Cristo permaneça em sua vida.

"A benção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores" Provérbios 10:22.

terça-feira, 9 de junho de 2020

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO


AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

A Queda dos nossos primeiros pais

Introdução: A queda de nossos primeiros pais, trouxe conseqüências desastrosas não apenas para eles, mas também para toda a humanidade. Entender o que aconteceu com Adão e Eva após o primeiro pecado é chave para compreendermos a situação em que o homem se encontra hoje. Isto porque, Adão não agiu como uma pessoa particular, mas como representante de toda a humanidade.

I - CONSEQÜÊNCIAS PARA ADÃO E EVA:

Veja o que nos diz a Confissão de Fé de Westminster :

"Por este pecado eles decaíram da sua retidão original e da comunhão com Deus, e assim se tornaram mortos em pecado e inteiramente corrompidos em todas as suas faculdades e partes do corpo e da alma" Capítulo VI, seção 2

"Por este pecado", diz a Confissão de Fé de Westminster:

1) Decaíram da sua retidão original e da comunhão com Deus (imagem desfigurada)

2) Tornaram-se mortos em pecado (escravos do pecado)

3) Inteiramente corrompidos em todas as suas faculdades e partes do corpo e da alma (depravação total)

Ao estudar o texto de Gênesis 3:7-24, vemos as seguintes conseqüências para nossos primeiros pais:

GÊNESIS 3:7-24

1-) Após o pecado foram dominados por um sentimento de vergonha. V.7

Antes tinham consciência da nudez, mas não tinham vergonha. (Gn 2:25)

"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais". (Gn 3:7)

Antes tinham consciência da nudez, mas não tinham vergonha. Veja o texto abaixo:

"Ora um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonharam".

(Gn 2:25)

O resultado de terem comido o fruto proibido, não foi a aquisição da sabedoria sobrenatural, como satanás havia dito (v. 5), ao contrário, agora eles descobriram que foram reduzidos a um estado de miséria.

2-) Após o pecado sentiram o peso de uma consciência culpada (Gn 3:7)

Agora eles reconheciam que haviam pecado contra Deus, e resolveram fazer vestes de folha de figueira para se cobrirem.

É interessante observar que em Gn 3:7 afirma que os "olhos de ambos foram abertos". Obviamente que não se trata de olhos físicos porque estes já estavam bem abertos antes, mas trata-se de olhos espirituais, os olhos do entendimento, os olhos da consciência, que agora passam a ver e se acusarem.

Eles agora "percebem" que estão nús. Perderam o estado da inocência. Percebem não apenas a nudez física, mas a nudez da alma que é muito pior, pois esta impede o homem de perceber Deus.

A nudez de Adão e Eva é a perda da justiça original da imagem de Deus. Todos os seres humanos nascem agora ( após a Queda ) nesta condição e as Escrituras dizem que é necessário que recebamos as "vestes brancas" - Ap 3:18; "vestes de salvação" - Is 61:10, que é a justiça original que Cristo nos traz de volta.

Eles agora estavam percebendo que a sua condição física espelhava a sua condição espiritual.

3-) Após o pecado, tiveram medo e fugiram - v.8

"E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da prsença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me" Gn 3: 8-10

Adão e Eva se escondem ao chamado de Deus. Consciência culpada sempre produz medo e fuga. Mas que tolice! Pensaram eles que poderiam se esconder de Deus?

Pecaram e agora têm medo da sentença condenatória que Deus pode proferir contra eles. O pecado os separou de Deus, rompeu a comunhão com Deus.

E é sempre assim. A menos que a obra de Cristo seja realizada em nosso favor, estaremos frente a frente com o juízo de Deus - Hb 2:3.

4-) Após o pecado procuraram uma solução inútil para seu pecado. Gn 3:7.

Eles tentam salvar as aparências, ao invés de procurar o perdão de Deus.

Fabricando aquelas cintas de folha de figueira, eles estavam tão somente fazendo uma tentativa de acalmar a própria consciência.

Hoje em dia também é assim. Os descendentes de Adão têm medo de serem descobertos em suas transgressões. Mas seu objetivo principal não é buscar o perdão, mas sim, aquietar a consciência e fazem isto assumindo o papel de religiosos, parecendo aos outros que estão bem vestidos.

Mas não obstante nossas roupas religiosas, o Espírito Santo nos faz ver a nossa nudez espiritual. Não adianta dar desculpas esfarrapadas. Precisamos nos humilhar diante daquele que tudo vê.

5-) Após o pecado, há uma fuga da responsabilidade - Gn 3:10

"E ele disse: Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me"

Gn 3:10

Adão tenta encobrir sua culpa, colocando a culpa em Eva (v 12), que por sua vez, culpou a serpente (v 13).
Eles não aceitaram a responsabilidade pelo erro. Ao contrário transferiram a responsabilidade para o outro. Não é assim também em nossos dias?

6 -) Após o pecado eles tentaram arranjar uma justificativa - Gn 3:12

"... a mulher que me deste"

Adão chega a ser insolente. Ele não disse: "A mulher me deu do fruto e eu comi ...", mas disse: "A mulher que Tu me deste ...". Em outras palavras, Adão disse: "Se tu não me tivesses dado essa mulher, eu não teria caído".

Hoje em dia, nós podemos estar fazendo o mesmo. Em nossos esforços de se justificar, acabamos por culpar a Deus dos pecados que cometemos - Pv 19:3.


Exemplos:



A razão tentou eximir-se de culpa, culpando o povo Ex 32:22-24.

Saul fez o mesmo - I Sam 15:17-21.

Pilatos deu ordem para crucificar Jesus e depois atribuiu o crime aos judeus - Mt 27:24.

7-) Após o pecado, a mulher daria a luz em meio a dores ( Gn 3:16-19)

Nesta sentença que Deus profere contra a mulher, vemos que a maldição foi mitigada. Isto porque, a gravidez era uma bênção visto que a mulher daria à luz e se multiplicaria sobre a terra e o descendente nasceria para pisar a cabeça da serpente. Mas a dor e o desconforto do parto são conseqüências da queda.

8-) Após o pecado, a Terra foi amaldiçoada. (Gn 3:17)

A natureza sofre junto com a humanidade, compartilhando assim as conseqüências da queda.

As Escrituras descrevem esta maldição em três maneiras:

a) O sustento será obtido com fadiga v 17.

Assim como a mulher terá seus filhos com dor, o homem haverá de comer o fruto da Terra por meio de trabalho penoso. Antes da queda, o trabalho de Adão no jardim era prazeroso e agradável, mas de agora em diante, seu trabalho, bem como o dos seus descendentes será seguido de cansaço e tribulação.

b) A Terra produzirá cardos e abrolhos v 18.

O cultivo da terra seria mais difícil do que antes. Cardos e abrolhos aqui significam: plantas indesejáveis, desastres naturais, enchentes, insetos, secas e doenças. A natureza foi subvertida com o pecado do homem. (Rm 8:20-21).


c) No suor do rosto comerás v 19.

O trabalho árduo se tornaria a porção do homem. A vida não seria fácil.
9-) Após o pecado, a morte alcança o homem - v 19:

A palavra "morte" ocorre na Bíblia, com 3 sentidos diferentes, embora o conceito de separação seja comum aos três:

a) Morte Física: Ecl 12:7

b) Morte Espiritual: Rm 6:23; 5:12

c) Morte Eterna: Mt 25:46

10-) Após o pecado, foram expulsos da presença de Deus - Gn 3:22-24.

Estar fora do jardim era equivalente a estar fora da presença de Deus. Era a ira de Deus se revelando aos nossos primeiros pais pela desobediência deles. (Judas 6)


II - AS CONSEQÜÊNCIAS PARA A RAÇA HUMANA:

No tópico anterior vimos que a queda trouxe conseqüências desastrosas para os nossos primeiros pais. Mas estas conseqüências não ficaram restritas apenas ao Édem. Toda a raça humana sofre as conseqüências do pecado dos nossos primeiros pais.

Assim se expressa a nossa Confissão de Fé:

"Sendo eles ( Adão e Eva ) o tronco de toda a humanidade, o delito dos seus pecados foi imputado a seus filhos; e a mesma morte em pecado, bem como a sua natureza corrompida, foram transmitidas a toda a sua posteridade, que deles procede por geração ordinária" Capítulo VI, 3 (Sl 51:5; 58:3-5; Rm 5:12, 15:19)

Em vista da queda, o pecado tornou-se universal; com excessão do Senhor Jesus, nenhuma pessoa que tenha vivido sobre a terra esteve isenta de pecado.

Esta mancha que atinge a todos os homens recebe o nome na Teologia de PECADO ORIGINAL. Vamos estudá-lo agora.

O PECADO ORIGINAL

O que é o pecado original? Usamos esta expressão por três razões:

1ª) Porque o pecado tem sua origem na época da origem da raça humana. Em outras palavras, é pecado original porque ele, se deriva do tronco original da raça.

2ª) Porque é a fonte de todos os pecados atuais que mancham a vida do homem.

3ª) Porque está presente na vida de cada indivíduo desde o momento do seu nascimento.

O pecado original pode ser dividido em dois elementos: Culpa original e Corrupção original.

1-) Culpa original: Culpa real e pena real.

A culpa é o estado no qual se merece a condenação ou de ser passível de punição pela violação de uma lei ou de uma exigência moral.

Podemos falar de culpa em dois sentidos:
Culpa Potencial ou Culpa de Réu ( Inerente ao ser humano )

Esta culpa é inseparável do pecado, jamais se encontra em quem não é pecador e é permanente, de modo que, que uma vez estabelecida não é removida nem mesmo com o perdão. Ela faz parte da essência do pecado.

Os méritos de Jesus Cristo não tiram esta culpa do pecador porque esta lhe é inerente. O fato de Cristo Ter morrido pelo pecador não o torna inocente, mas apenas livre da condenação, livre da penalidade da lei, justificado portanto.

Culpa (de fato) Real ou Pena do Réu:

Esta culpa não é inerente ao homem, mas é o estatuto penal do legislador, que fixa a penalidade da culpa. Pode ser removida pela satisfação pessoal ou vicária das justas exigências da lei.

É neste sentido que Jesus levou nossa culpa, isto é, pagando a penalidade da lei. Jesus não levou nossa culpa potencial, mas sim nossa culpa real. Em outras palavras, Jesus não levou nossa culpa, pagou nossa pena.

2-) Corrupção original: O pecado inclui corrupção.

Por corrupção entende-se a poluição ou contaminação inerente à qual todo pecador está sujeito. É uma realidade na vida de todos os homens. É o estado pecaminoso, do qual surgem atos pecaminosos.

Enquanto a culpa tem a ver com a nossa posição perante a lei, a corrupção tem a ver com a nossa condição perante a lei.

Como uma implicação necessária de nosso comprometimento com a culpa de Adão, todos os seres humanos nascem em um estado de corrupção.

Esta corrupção que se propaga e afeta todas as partes da natureza humana recebe o nome de Depravação Total e que resulta numa incapacidade total.

Vejamos agora em nosso próximo estudo, os dois aspectos da Corrupção original: Depravação Total ou Generalizada e a Incapacidade Espiritual.

Gildásio Reis


BATALHA ESPIRITUAL


BATALHA ESPIRITUAL

 I   INTRODUÇÃO
Estamos vivendo o momento espiritual da descoberta da Batalha Espiritual, ou da Luta ou da Guerra Espiritual. Muitos livros tem surgido para alertar, esclarecer, e muitos até para confundir.

Deus tem nos revelado neste Ministério, que podemos considerar como o Ministério dos "últimos tempos", o descortinar os segredos encobertos descritos no Livro do profeta Daniel, para serem revelados no tempo do fim.

Não temos mais dúvidas que Deus quer que todo o Povo que se chama pelo "Seu Nome", conheça e descubra esta realidade, porque nela está o segredo da vitória em nossa vida no dia a dia. Conforme advertência do profeta Oséias no capítulo 4.6 "O meu povo é destruído porque lhe falta conhecimento".

II -   OS DOIS REINOS

Mateus 11: 2 "Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado por esforço (à força em outras traduções) e os que se esforçam se “apoderam dele” (do grego harpazein = apanhar, agarrar, arrebatar).

Jesus velo para implantar o seu Reino num lugar que foi criado por seu Pai, e entregue aos homens, mas adquirido por meios ilícitos por satanás. Ele é o "posseiro" que implantou um Reinado na terra ("Este mundo jaz no maligno") e não quer devolver ao legítimo proprietário

Estabeleceu-se aí uma luta, declarada em Gênesis 3:15, explodida com a vinda de Jesus à terra e que só terminará quando Jesus entregar o Reino ao Pai, conforme registrado em I Coríntios 15:2 4. "Então virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver destruído todo o domínio, e toda autoridade e todo o poder. ".

Mas esta luta não é da carne, mas espiritual,  e é explicada por Jesus em Matéus 12:28 "Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós".

Obviamente quando o posseiro é expulso, o reino de Deus entra. E a força, é com luta e luta espiritual. Quando você se convencer desta verdade, descobrirá que em sua vida particular acontecem certas dificuldades, sem você saber porque, de onde vem, apesar de estar orando, jejuando e de estar firme na Obra do Senhor, não é verdade?

Talvez aqui esteja a resposta porque o projeto de evangelização das Igrejas muitas vezes não tem o resultado desejado. Satanás não quer entregar as vidas que estão cativas em suas mãos. Não é o melhor método de evangelização ou a melhor estratégia de evangelização que vai resolver este aspecto, mas a luta espiritual. Satanás só arreda o pé de seu lugar, quando é expulso. E expulsar não é metodologia ou programas ou planos, mas é autoridade no meio da Guerra. Veja o exemplo de Jesus. Passou a maior parte do seu ministério expulsando demônios das pessoas que o procuravam, para primeiro libertá-las.

O Reino de Deus só é implantado quando o Reino do Inferno é subjugado.



III - A MISSÃO DE RESGATÉ DO SER HUMANO
Depois que Adão entregou a terra para o domínio de satanás, Deus preparou um Plano de Resgate que fosse completo e perfeito como Ele é. JESUS CRISTO.

I João 3:8  (2ª. parte). . . Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo.

A Salvação do Homem ou o Resgaté do Homem à sua condição inicial, conforme Lucas 19:10, passa obrigatoriamente pela destruição das obras do Diabo.

Afirmamos que:

"SEM LIBERTAÇÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO"

Quando Paulo estava fazendo a sua defesa diante do Rei Agripa, ele afirmou qual foi a ordem que ele recebeu de Deus para o seu ministério (Atos 26:18) "para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim,"

É LUTA ESPIRITUAL

Por isso, este mesmo apóstolo Paulo pode escrever em Efésios 6:10 a 18, em detalhe o que é uma Luta Espiritual. Em especial o verso 12:  "Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, e contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes"

Jesus veio a este mundo para destruir as obras do diabo. Aquele que segue o seu Mestre, tem compromisso de ser continuador desta obra. Somos verdadeiramente "Guerrilheiros de Jesus".

É uma verdadeira MISSÃO de resgate de almas preciosas que estão em poder de satanás. Jesus iniciou (conforme Lucas 4:18) e a Igreja continua esta obra de resgate. Colossenses 1:13

OBSERVAÇÃO: Quem não estiver ciente de que há uma luta espiritual, está como que entorpecido e numa condição perigosa. E as seitas estão aí para dizer que não existem problemas, e que está tudo bem. Veja por exemplo a Ciência Cristã, que ensina, que não há conflitos, não existem doenças, não existem dores, e por não existirem, você deve ficar repetindo isto a si próprio até persuadir se e se tornar feliz para sempre.

Em Mateus 16:18 está escrito: “As portas do inferno (do grego=hades) não prevalecerão contra a Igreja”.

Este texto   não está falando em defensiva, ou seja, ficarmos trancados dentro das paredes das nossas igrejas, orando, jejuando, louvando, porque ali o inferno não entra. Não é Isso o que Jesus quis dizer. Mas é ataque. ! Entre nos locais onde o inferno está, e arranque de lá as vidas cativas a satanás, e as leve para o reino dos céus, e as portas do inferno não prevalecerão (serão arrombadas).

Deus está procurando nestes últimos dias Guerreiros que possam executar esta obra. Aquele que não se prepara é como o Rei de Lucas 14:31-32 (ficará no meio do caminho).

 

IV - A NOSSA BATALHA É NAS REGIÕES CELESTES

Agora que você já entendeu que estamos numa Batalha Espiritual, precisamos entender os lugares da batalha, e onde nos encontramos.

O que é região celeste?  É uma posição. É um lugar. Paulo define que é neste lugar que se concentra as forças de guerra dos dois lados.

Vejamos:  
Efésios 1:3  "É o lugar onde Deus Pai está ".
Efésios 1:20 "É o lugar onde Jesus, depois de ressuscitado, está ".
Efésios 2:4 a 6 "É o lugar daqueles que aceitaram a Jesus como Senhor de suas vidas, o lugar da Igreja de Deus".

Efésios 3:10 "É o lugar dos principados e potestades do império das trevas"

Efésios 6:12 "É lugar da GUERRA"

A CHAVE É A ORAÇÃO (Efésios 6:18)
Você deve estar pensando, como entrar nas regiões celestes para guerrear e vencer. Só há uma maneira. A maneira pela qual entramos nas regiões celestes para guerrearmos é a ORAÇÃO.

ORAÇÃO: É o combustível que move os anjos do Senhor. Oração move o braço de Deus em favor das pessoas que estamos intercedendo para serem salvas, Lembre-se, Deus jamais moverá seu braço em vão (à toa).

Alguns exemplos bíblicos de Guerra Espiritual e a importância da Oração com meio de mover as regiões celestes:

a) Daniel 10:1,2,3, e 10:13;
b) Jesus  Lucas 4:1-2;
c) Paulo  Atos 16:1 6 18 e Atos 19:1- 20

Os grandes avivamentos só aconteceram como resultados de orações do povo de Deus.

vI - AS NOSSAS ARMAS DE GUERRA

Numa guerra física, o soldado preparado usará a arma certa no momento certo. Imagine um soldado com um simples revolver enfrentando um tanque de guerra. Imagine um soldado com uma roupa simples, enfrentando um outro com armadura completa. Cada arma tem um significado e um uso específico, assim também é no reino espiritual.

1. ARMA DE DEFESA:  O SANGUE DE JESUS (Hebreus 9:1 8  22 e Ex. 12:2 3)

Quando o anjo da morte passou no Egito naquele noite fatídica, ele não pôde entrar nas casas onde havia sangue nos umbrais das portas e janelas. O sangue foi marca de defesa. Guarde bem isto. O sangue de Jesus não é para expulsar demônios. O sangue de Jesus é arma de defesa.

Quando você sai de casa de manhã, e ora, "Senhor Jesus, cobre me com teu sangue, cobre o meu carro com teu sangue" você está protegido naquele dia contra qualquer ataque do diabo sobre a sua vida, e de seu carro. Hoje nas escolas estaduais, municipais e particulares, muitos professores estão trazendo com muitas sutilezas ensinamentos da Nova Era, (meditação, técnicas de relaxamento mental) para crianças de 6, 7 e 8 anos de idade. O que fazer, tirar os filhos das escolas, não. Ore diariamente sobre o teu filho (sempre que ele for à escola). "Senhor Jesus cobre a mente do meu filho com o sangue de Jesus". Pronto! Nenhum ensinamento do diabo fará dano sobre a mente do seu filho.

2. ARMA DE ATAQUE:  O NOME DE JESUS (Marcos 16:1 7,18)

O nome de Jesus funciona! Mas cuidado! O nome de Jesus não é um nome mágico. Ele só funciona para quem tem autoridade para usá-lo, e para isto é necessário ter intimidade com ele, ser amigo dele, buscá-lo constantemente e colocá-lo em primeiro lugar em sua vida. A Bíblia relata um episódio de algumas pessoas que usaram o nome de Jesus sem autorização e se deram muito mal. Veja Atos 19:13 a 16, a história dos filhos de Ceva.

3. ARMA DE APOIO:  OS ANJOS DE DEUS ( Hebreus 1:1 3,14   Salmo 91:11)

A maior alegria dos anjos de Deus é servir os servos de Deus. A própria Bíblia nos ensina que "eles são espíritos, ministradores a favor daqueles que vão herdar a salvação". (Heb. 1:1 3 14)

Alguém disse certa ocasião que a expressão sobre os anjos registrada no Livro de Apocalipse 5:1  "milhões de milhões e milhares de milhares" é uma expressão matemática que perfeitamente calculada daria um número tão grande, que dividido pelo número de habitantes do planeta terra, chegaria a um resultado do tipo 20.000 (vinte mil) anjos para cada habitante da terra. Como, infelizmente, a maioria ainda está debaixo da ação de demônios, o número de anjos disponíveis para os filhos de Deus é muito maior.

CUIDADO. A Nova Era tem ensinado atualmente muito sobre anjos, para que as pessoas possam ter o seu anjo de proteção como guia. Isto é espiritismo puro. Veja o que a Palavra de Deus ensina. Nós não podemos dar ordens a anjos, somente o Senhor Deus pode: Salmos 91:11 "Deus dá, ordem aos seus anjos para nos guardarem". O que você deve é pedir à Deus através de Jesus e assim acontecerá. Disse Jesus: " Tudo o que me pedirdes em meu nome eu o farei  João 14:14


4. ARMA ESTRATÉGICA: UNÇÃO COM ÓLEO (Isaías 1O:2 7)

É importante esclarecer que NÃO estaremos falando de unção com óleo para cura das enfermidades. Esta questão de unção para cura está doutrinada em Tiago 5.14 " Está alguém entre vós doentes? Chame os presbíteros (ancião, líderes instituídos de autoridade) da igreja, e orem sobre ele ungindo-o com óleo em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente; o Senhor o levantará. Se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. "

O que queremos tratar aqui como arma estratégica é a unção que quebra o jugo.
Você já evangelizou uma geladeira? Se não, faça esta experiência ainda hoje. Abra a tua geladeira, coloque o rosto lá dentro e fale de Jesus para ela. O que você receberá em troca será um gelo só, sem resposta. Mas com certeza você já deve ter tentado falar de Jesus para pessoas que pareciam uma "geladeira" e não adiantou nada. As palavras batiam e voltavam, não é verdade? Estas pessoas estão debaixo de forte jugo e só a unção que quebra o jugo pode resolver,

A UNÇÃO QUEBRA O JUGO

5. ARMADURA DE DEUS (Efésios 6:1 3 17)

CHAVE PRINCIPAL: "FORTALECEI VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER. REVESTI-VOS DE TODA A ARMADURA DE DEUS" Efésios 6:1 O 11

Além das armas, você precisa estar totalmente vestido com a Armadura para que as setas do diabo não possam lhe atingir. E Paulo, que conhecia muito bem o exército romano, e suas armaduras, faz uma comparação com a ARMADURA DE DEUS:

A) CAPACETE DA SALVAÇÃO   Para proteger a sua mente. Lembre se, o ataque do diabo é sobre a mente, pois ali está o seu Livre Arbítrio. E aí que você decide se quer ou não quer, se faz ou não faz, etc. Com o capacete da salvação, já que você aceitou Jesus como Senhor da sua vida você passa a ter a mente de Cristo.
B) CORAÇA DA JUSTIÇA  Apesar da palavra couraça, vir de couro, como era feita a roupa dos soldados romanos, a nossa couraça é da justiça. O que nos justifica? O sangue de Jesus. A nossa couraça é feita de sangue, o sangue de Jesus.
C) CALÇADO DA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ   Não é arrancar folhas da Bíblia e colocá-las dobradas como palmilhas no seu sapato, Não vai adiantar nada. Mas é vestir o evangelho verdadeiro de Jesus (Boas Novas) e ser o portador da paz onde quer que você vá. É fácil entender. Você já teve um amigo chato. Aquele camarada que quando chega, todos saem. Ninguém quer a companhia dele. Aquele que tem o calçado da preparação do evangelho da paz é exatamente o contrário. Todos gostam quando ele chega. Onde quer que ele esteja, entra um ambiente de paz que as pessoas logo percebem.
D) ESCUDO DA FÉ O soldado romano normalmente usava um escudo redondo no braço esquerdo para se proteger das setas do inimigo. Quando alguma seta passava, tocava na couraça e não penetrava. Da mesma forma temos um Escudo que é o da Fé, para apagar os dardos inflamados do maligno. Quando chegar uma seta de enfermidade levante o escudo da fé, e diga "Conforme Isaías 53:4 e 5 - Jesus Cristo levou sobre Ele todas as minhas dores e enfermidades e pela suas pisaduras eu fui sarado.
Quando o maligno enviar uma seta de cansaço e desânimo, levante o escudo da fé, e diga. "Conforme Isaías 40:31 – O Senhor renova as forças daqueles que confiam nele", etc, etc.
E) A ESPADA DO ESPÍRITO   É a palavra de Deus. Use-a como espada. Está escrito "Apocalipse 20:10   E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de  enxofre,  onde estão a besta e  falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Jesus ao enfrentar o diabo no deserto, ( vide Lucas 4:1 a 13) usou como arma a espada   "ESTÁ ESCRITO".
F) O CINTO DA VERDADE   Propositalmente este item foi deixado para o final. Cinto é usado para segurar as calças. O cinto da verdade segura a Armadura de Deus. Qualquer mentira que sair de sua boca, você perde o cinto da verdade, e toda a sua armadura cai, e você fica nu diante do inimigo. Não existe para o cristão "mentirinha" "mentira santa", etc. MENTIRA É MENTIRA E PECADO.

vi -  CONCLUSÃO

Agora você está preparado para entrar nesta guerra que já tem um vencedor determinado: Jesus Cristo e você; e um perdedor definido:  Satanás e todo o seu inferno.

ORAÇÃO DE GUERRA

Pai Celestial, eu me ajoelho em adoração e louvor diante de Ti. Eu me cubro com o sangue do Senhor Jesus Cristo para me proteger durante este período de oração. Eu me submeto a Ti completamente e sem reservas em todos os setores de minha vida. Eu tomo posição contra toda a operação de Satanás que possa me impedir neste período de oração e me dirijo exclusivamente ao Deus vivo e verdadeiro, recusando me a qualquer envolvimento com Satanás em minha oração.
Satanás, eu te ordeno, em nome do Senhor Jesus Cristo, que saia da minha presença com todos os teus demônios e eu coloco o sangue do Senhor Jesus Cristo entre nós. Pai Celestial, eu Te adoro e Te louvo, reconheço que és digno de receber toda a glória, honra e louvor. Renovo minha fidelidade a Ti e oro para que o bendito Espírito Santo me capacite neste período de oração. Sinto me grato, Pai Celestial, por teres me amado desde a eternidade passada, por teres enviado o Senhor Jesus Cristo a este mundo para morrer como meu substituto a fim de que eu fosse redimido.
Sinto me grato porque o Senhor Jesus Cristo veio como meu representante e porque através dele Tu me perdoaste completamente, deste-me vida eterna, deste-me a justiça perfeita do Senhor Jesus Cristo, de modo que estou agora justificado, sinto-me grato porque nele me fizeste completo e porque Te ofereceste a mim para ser minha ajuda e força diária.
Pai Celestial, vem e abre os meus olhos para que possa ver como Tu és grande e como Tua provisão e completa para este novo dia. Em nome do Senhor Jesus Cristo assumirei meu lugar com Cristo nos lugares Celestiais, com todos os principados e potestades, poderes das trevas e espíritos malignos sob meus pés. Sinto-me grato porque a vitória que o Senhor Jesus Cristo obteve para mim na cruz e na Sua ressurreição foi me dada e porque estou assentado com o Senhor Jesus Cristo nos lugares celestiais, portanto, eu declaro que todos os principados e potestades e todos os espíritos malignos são sujeitos ao nome do Senhor Jesus Cristo. Sinto me grato pela armadura que me providenciaste.
Eu me cinjo com a verdade, revisto- me da couraça da justiça, calço as sandálias da paz e coloco o capacete da salvação, levanto o escudo da fé contra todos os ardentes dardos do inimigo e tomo em minha mão a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, e uso a Tua Palavra contra todas as forças do mal em minha vida, eu me revisto desta armadura, vivendo e orando em completa dependência de Ti, bendito Espírito Santo. Sinto me grato, Pai Celestial porque o Senhor Jesus Cristo desfez todos os principados e potestades e os desmascarou e triunfou sobre eles, nEle mesmo. Reivindico toda essa vitória para minha vida hoje. Rejeito em minha vida todas as insinuações, acusações e tentações de Satanás. Afirmo que a Palavra de Deus é verdadeira e faço a escolha de viver hoje na luz da Palavra de Deus. Eu faço a escolha, Pai Celestial, de viver em obediência a Ti e em comunhão contigo. Abre os meus olhos e mostra-me as áreas de minha vida que não te agradam. Opera em minha vida para que não haja nela nenhuma base para Satanás tomar posição segura contra mim. Mostra-me qualquer área de fraqueza. Mostra-me qualquer área na minha vida na qual devo modificar algo para Te ser agradável.
De todas as maneiras, no dia de hoje, colocar-me-ei ao teu lado e sob o ministério do Espírito Santo em minha vida. Pela fé e na dependência de TI, eu me dispo do velho homem e permaneço dentro de toda a vitória da crucificação, onde o Senhor Jesus Cristo forneceu  a purificação da velha natureza. Eu me revisto do novo homem e permaneço dentro de toda a vitória da ressurreição e da provisão que Ele fez por mim ali para viver acima do pecado. Portanto, neste dia, eu me desvencilho da velha natureza com seu egoísmo e me revisto da nova natureza com seu amor. Eu me desvencilho da velha natureza com seu medo e me revisto da nova natureza com sua força. Hoje me desvencilho da velha natureza com todas as suas enganosas concupiscências e me revisto da nova natureza com toda a sua justiça e pureza.
Sob todos os aspectos eu me coloco na vitória da ascensão e glorificação do Filho de Deus onde todos os principados e potestades lhe foram sujeitos. Eu reivindico o meu lugar em Cristo vitorioso com Ele sobre todos os inimigos de minha alma. Bendito Espírito Santo, eu Te peço que me enchas. Entra em minha vida, derruba todos os ídolos e expulsa todos os inimigos. Sinto-me grato, Pai Celestial, pela expressão da Tua vontade para a minha vida diária conforme me mostraste na Tua Palavra. Por isso reivindico toda a vontade de Deus para hoje. Sinto-me grato por me teres abençoado com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
Sinto-me grato porque Tu me criaste para uma esperança viva através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Sinto-me grato porque Tu fizeste uma provisão tal que hoje eu posso viver cheio do Espírito de Deus com amor e alegria e autocontrole em minha vida. E eu reconheço que esta é a Tua vontade para mim e, por isso, rejeito e resisto a todas as tentativas de Satanás e seus demônios de me roubarem a vontade de Deus. Recuso-me, no dia de hoje, a crer em meus próprios sentimentos, e levanto o escudo da fé contra todas as acusações e todas as insinuações que Satanás venha a colocar em minha mente. Eu reclamo a plenitude da vontade de Deus para o dia de hoje.
Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu me submeto completamente a Ti, Pai Celestial, como um sacrifício vivo. Eu faço a escolha de não me conformar com este mundo. Eu faço a escolha de ser transformado pela renovação de minha mente e peço que Tu me mostres a Tua vontade e me capacites a andar em toda a plenitude da vontade de Deus para o dia de hoje.
Sinto-me grato, Pai Celestial, porque as armas de nosso conflito não são carnais, mas poderosas para, através de Deus, derrubar as fortalezas, para desfazer as imaginações e todas as coisas altivas que se exaltaram contra o conhecimento de Deus, trazendo cativo cada pensamento em obediência ao Senhor Jesus Cristo. Portanto, em minha própria vida no dia de hoje eu derrubo as fortalezas de Satanás e esmago os planos que Satanás armou contra mim. Eu derrubo as fortalezas de Satanás contra a minha mente, e submeto minha mente a TI, bendito Espírito Santo.
Eu afirmo, Pai Celestial, que Tu não nos concedeste o espírito de temor, mas de poder e amor e que Satanás levantou contra minha vontade. Eu esmago as fortalezas que Satanás levantou contra a minha vontade no dia de hoje, e a entrego a Ti, fazendo a escolha de tomar as decisões da fé que são convenientes. Eu esmago as fortalezas que Satanás armou contra o meu corpo hoje e entrego meu corpo a TI, reconhecendo que sou o Teu templo, e me regozijo em Tua misericórdia e Tua bondade.
Pai Celestial, peço agora que através deste dia Tu me vivifiques, mostra-me como Satanás está impedindo, tentando, mentindo, dissimulando e distorcendo a verdade em minha vida. Capacita-me a ser a espécie de pessoa que Te seja agradável. Capacita-me a ser agressivo na oração. Capacita-me a ser mentalmente agressivo, a pensar os Teus pensamentos e dar-te o Teu lugar de direito em minha vida. Novamente, eu me cubro com o sangue do Senhor Jesus Cristo e oro para que Tu, bendito Espírito Santo, coloques toda a obra da crucificação, toda a obra da ressurreição, toda a obra da glorificação e toda a obra do Pentecostes em minha vida no dia de hoje.
Eu me submeto a “Ti”. Eu me recuso a ser desencorajado. Tu és o Deus de toda a esperança. Tu tens provado o Teu poder ressuscitando Jesus Cristo dos mortos e eu reivindico de todas as maneiras a Tua vitória sobre todas as forças satânicas em minha vida, e rejeito essas forças, Eu oro em nome do Senhor Jesus Cristo com ações de graça. Amém.