quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

QUAL É O SEU TEMPERAMENTO?



QUAL É O SEU TEMPERAMENTO? 
O que é temperamento?
Temperamento é a combinação de características que afetam o comportamento. Mais de 400 anos antes de Cristo, Hipócrates criou a teoria de que existiam quatro temperamentos básicos.
Por ele (erroneamente) achar que o resultado dos temperamentos fosse devido a quatro fluidos orgânicos do nosso corpo, os classificou em: Sanguíneo (sangue), Colérico (bílis ou bílis colérica), Melancólico (melancolia ou bílis melancólica) e Fleumático (fleuma).
Enfatizando que ninguém possui apenas um temperamento. O que acontece é a predominância de um.
O apóstolo Paulo diz assim na sua carta aos Gálatas, capítulo 5.22:
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio...".
O Espírito Santo habita em nós (I Corintios 6.19), mas será que o fruto dele é manifesto em nossas vidas?
Podemos comprovar isso através do nosso temperamento.
Para ficar um pouco mais claro, vamos citar algumas virtudes e fraquezas (tendências) de cada temperamento – Extraídas do livro "Temperamento Controlado pelo Espírito".
Sangüíneo: Virtudes: vive o presente, é otimista, simpático, compassivo, sincero. Fraquezas: pouco prático e desorganizado, egoísta, emocionalmente instável.
Colérico: Virtudes: força de vontade firme, prático, líder, otimista.Fraquezas: violento, cruel, impetuoso, auto-suficiente.
Melancólico: Virtudes: sensível, amigo fiel, responsável, analítico.Fraquezas: egocêntrico, pessimista, vingativo, inconstante.
Fleumático: Virtudes: bem-humorado, digno de confiança, prático, eficiente. Fraquezas: indiferente, provocador, indeciso, obstinado.
Essas são algumas tendências de cada temperamento, mas independente delas, o Espírito Santo quer que o fruto dele seja manifesto em nossas vidas.
Deus não pensa em nos deixar sem personalidade ou algo parecido, a vontade dele é que as virtudes do nosso temperamento venham sobressair sobre as fraquezas. Quando vamos conseguir "converter" nosso temperamento? A resposta é simples: Sendo pleno do Espírito!
"Não vos embriagueis com vinho, fonte de desregramento, mas enchei-vos do Espírito". (Efésios 5.18).
Observe então cinco orientações para sentir-se pleno do Espírito Santo e CONTROLAR SEU TEMPERAMENTO. Vamos citá-las aqui:
• Auto-análise – Atos 28.20 diz "Cuidem de vocês mesmos...". "... a sua auto-análise lhe indicará as áreas em que está deficiente e lhe revelará o pecado que as origina".
• Confissão de todo pecado conhecido. - "Se confessarmos nossos pecados, fiel e justo é Ele para perdoar-nos e purificar-nos de toda iniqüidade". (I João 1.9).
• Submissão completa a Deus. – Romanos 6.11-13 - "Para sentir-se pleno do Espírito Santo, o individuo deve pôr-se inteiramente a disposição de Deus para fazer qualquer coisa que o Espírito Santo ordene, faça o que é certo e correto e agrade Deus".
Não espere sentimentos, não aguarde nenhum sinal externo, mas una sua fé à Palavra de Deus que é independente do sentimento". Podemos ser pessoas melhores se quisermos.
Vemos que as mudanças em nosso temperamento, a vitória sobre nossas fraquezas, exigem um incansável esforço de nossa parte, muito mais de nós e muito menos de Deus - Somos nós que fazemos as escolhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário