segunda-feira, 29 de outubro de 2018
O SANTUÁRIO DO ALTÍSSIMO
O SANTUÁRIO DO ALTÍSSIMO
O Santuário Do Altíssimo! Onde Estão?
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. (Salmos 46-4)
Muitos de nós por mais que possamos nos esforçar em nós mesmos não poderemos jamais entender a profundidade de cada um dos mistérios do Senhor Deus; a não ser que ele mesmo os revele.
Nesta citação o Salmista esta começando a entender onde ficam as moradas de Deus, o santuário que inicia no coração de Deus e o envolve tomando a proporção de chegar a todas as suas moradas.
Neste ímpeto de revelação Davi precisa estar ainda mais envolvido no colo do Pai para que possa compreender a tudo quanto Deus ira começar a lhe revelar; e Deus lhe diz: Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolação tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Por que Deus esta dizendo tudo isso a Davi?
Davi esta como muitas vezes cada um de nós estamos também, temendo aos homens, as circunstâncias, as situações adversas, em tantos momentos que muitos deles até diminuímos a proporção do poder de Deus em fé que temos nele, e passamos a concentrar a esta fé nestas coisas todas:
Deus Diz: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado na terra.
E Qual será a parte exata da terra em que o Senhor Deus será exaltado, para que assim possa nos trazer aquietações?
Quando Davi experimenta a dor terrível de saber ao que representa o gosto do terrível pecado em que comete, neste momento sente as maiores guerras em que um homem de Deus possa ter!
É quando ele entende onde serão as moradas do Altíssimo na terra: Salmo 51-10: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
O Espírito Santo esta dentro de Davi, e ele pede para que isso não lhe seja retirado; neste momento ele pode entender que o rio de Deus que alegra a cidade de Deus também passa por dentro dele através de suas vertentes: Deus habita em um santuário de terra, um santuário onde agora Davi pede para purificar, os seus sentimentos, o seu coração onde suas emoções podem sentir a presença de Deus, e que também o enganou; seu coração!
Mediante a isso Deus lhe diz: O seu espírito me pertence, ele é a minha morada é onde eu envolvo o que me pertence, e através dele passo a ter mais uma morada, formando nele um rio de vida, que emana de meu coração para o coração de cada um daqueles que creem em mim e se entregam totalmente as minhas revelações!
Davi agora sabe que mediante a isso poderá levar as revelações de Deus por sua “Adoração Viva” a todos os demais irmãos: Então ensinarei aos transgressores o teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Vers.13
Em outro momento quando o seu coração através de novas emoções começa a impor-lhe tristezas ele lhe diz: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia.
(Salmo 103-2, 3, 4)
Davi agora tem um rio de águas vivas em seu interior, e sabe que ele lhe trará vida e faz com que o seu novo coração já transformado e perdoado por Deus possa sentir isso, e que nenhuma acusação sobre ele ira lhe pesar, pois o rio de Deus passa por seu interior!
E no versículo 10 ele diz: Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades.
As moradas do altíssimo se concentram onde exista as suas águas vivas, e Jesus ensina isso a uma mulher samaritana que não possui vida em si mesmo e diz a ela: Jesus respondeu, e disse-lhe: qualquer que beber desta água tornara a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, por que a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
(João 4-13,14)
Hoje estas águas inundam ao templo de Deus, transformando-o em sua morada eterna! O rio de Deus no interior de sua terra!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada pelo texto tão esclarecedor. Estou fazendo um estudo sobre o santuário das moradas do Altíssimo.
ResponderExcluirSalmo de Davi? Tem certeza???
ResponderExcluir