quarta-feira, 7 de novembro de 2018
O REINO DE DEUS (PARTE 2)
O REINO DE DEUS (PARTE 2)
O reino de Deus é proclamado no início do ministério de Jesus Cristo.
Embora fosse continuamente aguardado pelos judeus, a expectativa deles não era correta.
Eles esperavam que o reino de Deus se manifestasse na Terra, de forma visível. Mas não!
O Senhor Jesus revelou o reino de Deus de uma maneira diferente.
Neste estudo bíblico você vai ver como a Bíblia o apresenta e como se dá o seu desenvolvimento em nossos dias.
Lendo até o final você colherá bons frutos!
Deus, o Rei de Israel
Desde a época de Moisés até o estabelecimento da monarquia sob o reinado de Saul, Deus, o Próprio, governou o povo por meio de um sistema de juízes e sacerdotes.
O juiz e o profeta Samuel descreveram esse tempo para os israelitas como um período “que o SENHOR, vosso Deus, era o vosso rei” (1 Samuel 12:12).
Assim, a nação de Israel era, em certo sentido, o Reino de Deus na Terra naquela época.
Mas os corações das pessoas ainda estavam muito influenciados pelo rei deste mundo, Satanás, o Diabo.
E rejeitaram o governo direto de Deus em favor de um monarca humano, como outras nações ao seu redor
(1 Samuel 8:7).
A maioria dos reis israelitas foram governantes perversos — e até mesmo os mais justos não obedeciam completamente e nem representavam adequadamente a Deus.
A maior parte da lição da antiga Israel e sua monarquia era que, apesar de ter sido uma nação que tinha as leis de Deus e Sua presença real entre eles e os seus líderes, isso não foi nem um pouco suficiente para levar as pessoas à utopia que a humanidade tanto deseja.
Uma miraculosa mudança tem que acontecer no coração humano. E o inimigo de Deus e do homem tem que ser retirado de cena.
Saiba que, certamente, esse dia está chegando. O plano de Deus sempre foi de estabelecer Seu reino sobre todas as nações — mas com uma mudança de coração dos líderes e do povo para que eles fossem um exemplo de retidão para o resto do mundo.
O Messias ou Cristo reinará no trono de Davi
Muitas profecias predisseram um futuro rei da linhagem de Davi, conhecido como o Messias ou Cristo, que iria dirigir e governar o mundo.
Como o profeta Isaías escreveu: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros ; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o Seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o Seu reino , para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre” (Isaías 9:6-7, ARA) .
Da mesma forma, o arcanjo Gabriel anunciou a Maria, pouco antes da concepção de Jesus: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó [Israel], e o Seu Reino não terá fim ” (Lucas 1:32-33).
A Escritura fala claramente de um trono verdadeiro, uma dinastia verdadeira, um reino verdadeiro — o Reino de Deus israelita tornando-se o Reino que governa sobre todo o mundo.
Quando o governador romano Pôncio Pilatos perguntou a Jesus, durante Seu julgamento, se Ele era um rei, então Jesus respondeu: “Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo” (João 18:37).
Jesus não estava falando de um simbolismo sentimental de liderar pessoas. Mas, como muitas passagens demonstram, Ele estava se referindo a uma reformulação completa da ordem mundial, estendendo Seu domínio sobre todas as nações!
Os reinos humanos terão seu fim com o Reino de Deus
Na antiguidade, Israel caiu muitas vezes sob o domínio de reinos gentios, dominados por Satanás. No entanto, a profecia predisse que uma sucessão de grandes impérios gentios seria seguida por outro reino, o de Deus.
Conforme registrado em Daniel 2, Deus deu ao imperador babilônico, Nabucodonosor, um sonho vívido de uma grande estátua humana composta por uma sucessão de metais da cabeça aos pés.
Ela foi atingida na parte inferior por uma pedra, que a reduziu a pó, e se transformou em uma grande montanha, que se espalhou por toda a Terra (versículos 31-36).
As diferentes partes representavam uma sucessão de quatro grandes impérios ao longo da história.
O primeiro foi identificado como o reino babilônico de Nabucodonosor, enquanto os outros seguiriam ordenadamente — o Império Medo-Persa, o Império Greco-Macedônio e, em seguida, o Império Romano.
Este último continuaria existindo de alguma forma até o fim dos tempos, passando por ressurgimentos, até ser governado por um grupo de dez reis.
Esta sucessão é apresentada numa visão que Daniel teve de quatro animais, em Daniel 7.
É importante ficar claro que essas profecias são literais, falam de reinos terrenos. Em seguida, surge um quinto reino. Vemos isso em Daniel 2, na pedra que cresce até encher a Terra.
Veja a interpretação dada por Deus: “Mas, nos dias desses reis [os dez que compõem o renascimento final do Império Romano], o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído ; e esse reino não passará a outro povo [como eram os anteriores], esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre ” (versículo 44).
Este quinto reino que aumenta e enche a Terra é o Reino de Deus — e é um reino muito real que tomará o lugar dos antigos reinos terrenos.
Isso é confirmado em Daniel 7, que mostra os domínios dos reinos anteriores sendo tomado e dado a “um como o Filho do Homem [o Messias]… E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído ” (versículos 13-14).
Isto se refere a Jesus, o Messias vindo do céu para tomar o controle do mundo. Esta é uma boa e maravilhosa notícia — a única esperança para um mundo que corre para a destruição!
O mundo transformado da era vindoura
O atual governo do rei do mundo, Satanás, então, chegará ao seu fim. Ele será banido por mil anos (Apocalipse 20:1-3), um período muitas vezes chamado de milênio (que é simplesmente a palavra para um período de mil anos).
Muitas profecias falam da incrível transformação que o mundo irá experimentar quando Satanás foi removido e Jesus Cristo é, finalmente, o Rei governante do mundo.
Jerusalém será a capital do planeta — então, chamada “O Trono do SENHOR” (Jeremias 3:17). A Lei e a Palavra de Deus vai sair dali para o resto das nações, a medida que as pessoas busquem ser ensinadas por Deus (Isaías 2:2-3).
Elas deixarão de guerrear, pois todos aprenderão a viver em paz uns com os outros (versículo 4).
Até mesmo a natureza dos animais será alterada, de modo que não poderão ferir ou destruir nada neste futuro reino santo (Isaías 11:6-9).
Isso também significa seres humanos vivendo juntos pacificamente — pois é o resultado da Terra se encher de “o conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (versículo 9).
As áreas estéreis e os desertos serão transformados e se tornarão como o Éden (Isaías 35:1-2, 7; 51:3). E a agricultura será extremamente produtiva (Amós 9:13).
As pessoas vão ser curadas — tanto física como espiritualmente. O cego vai enxergar, os surdos ouvirão, os coxos irão saltar e o mudo vai falar (Isaías 35:5-6).
Alguns veem tudo isso meramente como figurativo de um mundo melhor com a propagação da fé cristã. Porém, isso é negar o sentido claro de muitas passagens.
Pode até haver algumas aplicações figurativas ou espiritualizadas de algumas dessas passagens, mas isso é com o entendimento de que a sua ideia principal é bastante literal.
Os seguidores de Cristo reinarão com Ele
Também é espantoso aprender que o Messias vai compartilhar Seu domínio sobre a Terra com Seus seguidores nessa época — que, ao Seu retorno, eles serão ressuscitados ou transformados para receberem a imortalidade (1 Coríntios 15:50-53, 1 Tessalonicenses 4:16 -17).
Como a profecia de Daniel 7 afirma sobre o quinto reino, que virá após os quatro impérios gentios desta época: “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos [pessoas apartadas] do Altíssimo ; o Seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão” (versículo 27).
O livro de Apocalipse mostra ainda que os santos, os seguidores de Cristo a partir dessa era, reinarão com Ele na era porvir como reis e sacerdotes (20:04, 6) e que “reinarão sobre a terra ” (5:10) — novamente, não no céu.
O próprio Jesus falou desta recompensa futura aos Seus discípulos, dizendo: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel” (Mateus 19:28, BLH).
E note esta descrição paralela: “E eu lhes designo um Reino , assim como meu Pai o designou a mim, para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel”
(Lucas 22 :29-30).
Esta passagem é bastante instrutiva, pois identifica o Reino de Deus como um governo real a ser estabelecido no futuro — e estar “no” Reino é identificado com essa época.
Está claro que a referência ao Reino aqui não significa apenas aceitar o reinado de Deus em seu coração no presente (ver também Lucas 22:16, 18; 19:11-27; 21:31).
Uma mensagem vital e de profundo interesse
O Reino de Deus é um tema central e unificador em toda a Escritura. Vemos isso no papel de Deus como Rei sobre toda a criação e como o Rei de Israel.
Vemo-Lo em Seu governo em nossas vidas pessoais agora e depois quando Cristo vier para governar todas as nações em uma época maravilhosa no futuro.
Vemos isso na mudança do nível de existência que devemos experimentar ao reinarmos para sempre com Deus em Sua família divina e no crescimento perene do governo de Deus e da paz ao longo do tempo e na eternidade.
Todos estes elementos são importantes para se entender. Alguns cristãos se concentram apenas nos aspectos futuros do Reino de Deus, de modo que qualquer pensamento de sua realidade atual é ignorado ou negado.
Normalmente, porém, o problema é exatamente o oposto. As pessoas se concentram no estado atual, afirmando que o Reino está aqui agora, dando pouca atenção à futura vinda do Reino — e talvez nem mesmo saibam nada sobre a futura vinda do Reino. No entanto, o aspecto futuro é o conceito principal da Bíblia.
Isso é o que Jesus quis dizer quando disse que o Reino de Deus é, em primeiro lugar, o governo de Deus sendo estabelecido sobre todas as pessoas para guiar todas as nações aos caminhos de Deus e à futura glória divina.
Esta é a maneira que os apóstolos de Jesus entendiam Sua mensagem, mesmo depois de suas instruções e aparições depois da ressurreição. Quando estava prestes a ascender ao céu, a última pergunta que lhe fizeram foi: “Senhor, restaurarás Tu neste tempo o reino a Israel?” (Atos 1:6).
Isto é como eles entenderam Sua mensagem do Reino, e Ele não contradisse essa percepção — Ele apenas disse-lhes que não era para eles saberem o tempo [isto é, quando é que Ele viria], pois estava sob a autoridade do Pai (versículo 7).
Então, por quê uma compreensão futura do que é o Reino é tão importante? Por que devemos nos importar? O fato é que nossa vida deve ser guiada por uma meta — uma visão do futuro. Sem uma visão guia ou reveladora de Deus, vamos circular longe de Deus e, por fim, perecer (Provérbios 29:18).
Como Paulo disse: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19). E nós não teríamos nenhuma motivação para nos esforçarmos em segui-Lo (comparar versículos 30-34).
A verdade é que tudo o que fazemos é para o futuro que Deus trará ou tudo é em vão.
No entanto, a compreensão do sentido presente do Reino de Deus também é vital. Para alcançar o futuro predito, devemos estar alinhados e submetidos às normas do Reino hoje.
Aceitando o Reino agora
Não podemos entrar no Reino agora (leia “ O Reino Dentro de Você — e Agora Vindo Para Você? ” na página XX), mas podemos recebê-lo no sentido de aceitá-lo e, humildemente, submetermos a ele.
E nós temos que fazer isso — caso contrário, não entraremos nele no futuro. Observe o que Jesus disse: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”
(Marcos 10:15).
Devemos recebê-lo — aceitá-lo — agora mesmo para entrar nele depois. E devemos fazê-lo com a confiança e humildade de uma criança.
Agora mesmo, nós podemos ter as leis do Reino escritas em nossos corações e podemos ter o Rei desse Reino vivendo em nossos corações para nos ajudar a obedecer essas leis (Hebreus 8:10, Gálatas 2:20).
Nós podemos viver o futuro hoje — a era futura envolvendo nossas vidas agora, tal como aconteceu quando Cristo veio ensinando e realizando milagres há dois mil anos.
A Bíblia descreve aqueles que são convertidos com o Espírito Santo de Deus como os que “provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro” (Hebreus 6:5, ARA).
Quando oramos a Deus diariamente dizendo “venha o teu reino” (Mateus 6:10), nós estamos efetivamente torcendo por seu estabelecimento sobre todas as nações.
Mas também estamos pedindo que seu governo comece conosco aqui e agora. Pois, se realmente desejamos o futuro que Deus proclama, vamos começar a viver por seus termos hoje.
Em seguida, dizemos: “Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu”, assim reconhecemos que o Reino de Deus governa agora mesmo no céu, onde anjos realizam a Sua vontade em perfeita obediência. E pedimos que seja assim também na terra para o bem de todos — é claro, começando por nós.
E, finalmente, buscar primeiro Reino de Deus (Mateus 6:33) significa fazer tudo o que ele representa a nossa razão principal de existir. E, de fato, o Reino de Deus é realmente a razão da nossa existência!
Saiba mais
O Reino de Deus foi o âmago e o núcleo do ensinamento de Jesus Cristo. É um tema encontrado em toda a Escritura. Deve ser a meta de todo cristão.
Mas quanto você sabe sobre isso? E como você pode ser parte dele? Para saber mais, solicite ou baixe sua cópia gratuita do livro O Evangelho do Reino e Qual é o Seu Destino? Hoje mesmo!
Caixa: O Reino Dentro de Você — e Agora Vindo Para Você?
Como devemos entender a afirmação de Jesus Cristo em Lucas 17:21, às vezes incorretamente traduzida como “O reino de Deus está dentro de você”?
(ARA - Almeida Revista e Atualizada).
Muitos tomam isso como significando que o Reino é algo criado nos corações dos homens. No entanto, devemos entender que Jesus estava falando aqui aos fariseus, que se opunham a Ele (versículo 20). Então, o governo de Deus estava realmente nos corações deles?
As palavras “ dentro de você” seriam mais bem traduzidas como “no vosso meio” ou “ entre vós ” ou “aqui convosco”, como traduzem outras versões da Bíblia [como por exemplo a Almeida Revista e Corrigida (ARC)].
O Reino estava entre eles, porque Jesus estava entre eles — o Rei de toda a criação e o futuro Rei de Israel e de todas as nações estava bem ali no meio deles, trazendo uma antecipação das instruções e do milagroso poder do Reino ainda por vir.
Isso também explica a declaração de Jesus em Mateus 12:28: “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus”.
Expulsão de demônios é uma característica do futuro Reino de Deus, quando Satanás e seus demônios serão banidos. No entanto, Jesus não estava impedido de intervir até certo ponto, quando Ele veio — nem está agora.
Por meio do ministério e da obra de Cristo houve uma penetração dessa era futura na era atual, como alguns têm descrito — e essa penetração ainda pode ser sentida pelo povo de Deus hoje.
Na verdade, embora o uso que Jesus fez do termo “reino de Deus” normalmente estava no sentido de fim dos tempos, existem alguns casos onde é comprovada a existência de uma forma preliminar hoje — em comparação com um grão de mostarda que começa pequeno, mas cresce para se tornar uma planta enorme, ou como um pouco de fermento que acaba permeando e levedando toda a massa do pão
(Mateus 13:31-33).
Claro, quem será coroado com o governo do mundo na era futura são aqueles que têm se submetido ao reino de Deus durante esta era, embora possam parecer pequenos e insignificantes agora. E eles podem ser vistos, em certo sentido, como o reino de Deus em forma embrionária (comparar Romanos 8:22-23).
No entanto, não é correto considerar que os seguidores de Cristo desta era já “entraram” no Reino, como se estivessem “dentro” do Reino agora.
Como o apóstolo Paulo disse aos que já eram crentes cristãos: “Por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (Atos 14:22). Eles ainda não tinham entrado.
E o apóstolo Pedro deixou isso ainda mais claro, dizendo aos membros da Igreja para permanecerem fiéis: “Porque assim vos será [no futuro] amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”
(2 Pedro 1:11) .
De fato, entrar no Reino é sinônimo de herdar o Reino. Isso ocorrerá “ quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos” e “dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:31, 34).
Paulo deixa bem claro que os cristãos não conseguiriam entrar ou herdar o Reino de Deus naquele tempo, afirmando: “E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus , nem a corrupção herda a incorrupção” (1 Coríntios 15:50, ESV).
Enquanto somos humanos, não podemos herdar o reino. Devemos ter nossa carne transformada, de corpos mortais para seres espirituais imortais.
É importante compreender que entrar no Reino de Deus exige uma mudança no nível de existência. Devemos ser levantado em glória divina para ser como Deus nosso Pai e Jesus Cristo, de modo a governar sob as ordens dEles em Seu reino. (Veja nosso livro gratuito Qual é o Seu Destino? para entender melhor esse assunto).
Uma passagem frequentemente usada para argumentar que os cristãos já estão no Reino hoje é Colossenses 1:13, que afirma que Deus “nos tirou da potestade [ou domínio] das trevas e nos transportou [ou transferiu] para o Reino do Filho do seu amor”.
Este versículo está falando de uma transferência de autoridade do reino de Satanás para o reino de Deus.
Para muitos, o uso da palavra “para” aqui significa que agora estamos “no” Reino de Deus.
Mas a palavra grega traduzida “para” não tem significado de que foram colocados dentro do Reino. Mas o uso de “para o”, é como se passasse de uma autoridade para outra. Estávamos sujeitos às regras de Satanás e agora estão sujeitos às regras do Reino de Deus.
Sem dúvida, como vimos, o Reino de Deus existe hoje já que Deus é o Soberano do universo. E Ele vai governar pessoalmente aqueles que se submetem a Ele hoje.
No entanto, isso não significa colocá-los no Reino — mas os pôe sob as regras desse reino, assim como as nações da Terra durante o milênio não estarão no Reino, no sentido pleno, mas estarão sob suas regras.
Sim, há um sentido no qual somos capazes de ter experiência do Reino hoje. Vivemos em submissão a ele agora.
O seu Rei vive dentro de nós para nos levar para fora das trevas — trazendo o poder da vida futura para nossas vidas no presente. Mas ainda estamos em território ocupado pelo inimigo — não apenas o mundo, mas até mesmo a nossa própria carne. Esperamos por um reino que ainda não está aqui — o Reino que Jesus trará quando retornar, onde nos irá transformar completamente e começará a transformar o mundo inteiro.
Postado por Tom Robinson
O REINO DE DEUS (PARTE 1)
O REINO DE DEUS (PARTE 1)
O que é exatamente o Reino de Deus?
Alguns pensam que é o céu. Outros dizem que é aqui na terra. Alguns acham que é um sentimento de fraternidade entre os crentes cristãos ou a própria Igreja.
Outros o consideram totalmente apocalíptico. Que Reino é este do qual Jesus Cristo falava frequentemente?
É notável que entre os dois bilhões de pessoas em todo o mundo, identificados como cristãos, poucos pensam no conceito do Reino de Deus — e menos ainda têm a menor ideia do que realmente se trata.
Isto é notável porque de acordo com o fundador da fé cristã, Jesus Cristo, isso deveria ser a prioridade número um de cada cristão.
Como Ele mesmo disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:33).
Jesus falou do Reino em uma parábola instrutiva após outra, explicando que nada tem mais valor e importância (ver Mateus 13:44-45).
Este Reino era o tema do evangelho — ou boa nova — que Jesus pregou (Marcos 1:14-15).
Em Sua orientação de como orar, Ele ensinou que devemos expressar esse desejo ardente a Deus: “ Venha o teu reino ” (Mateus 6:10, ênfase do autor).
Então o que é o Reino de Deus — e onde ele está? Será que ele existe hoje em dia? Ou ainda é para o futuro? E por que ele é tão importante?
A esperança do céu ou do fim dos tempos?
Tem havido certa confusão em relação ao termo “reino dos céus”, que se encontra em várias passagens do Evangelho de Mateus.
Alguns entenderam que isso é uma referência a ir para o céu após a morte — um mal entendimento e equívoco comum
As passagens paralelas de Marcos e Lucas usam a expressão “reino de Deus”. Portanto, os termos são sinônimos.
O Evangelho de Mateus foi escrito principalmente para um público judeu, entre os quais era comum evitar dizer diretamente o nome de Deus à parte de uma ocasião de reverência.
Assim Mateus substituiu a expressão “Reino de Deus” por “Reino dos céus” — simplesmente o céu onde está Deus.
Os profetas bíblicos se referiram à realeza de Deus, assim como Seu domínio sobre o céu e a terra — e Seu futuro reinado sobre todas as nações da Terra.
Muitos judeus do primeiro século estavam, como José de Arimatéia, “esperando o reino de Deus” (Marcos 15:43) — isto é, esperando que ele venha no futuro.
Na época, muitos judeus buscavam impor uma derrota militar a seus governantes romanos e o estabelecer um reino israelita independente e restaurado sob um Messias enviado por Deus.
Como eles viram na profecia bíblica, este reino terrestre iria subjugar todos os inimigos no fim da presente época e ser um governo supremo numa época gloriosa do futuro.
Para alguns isso era sinônimo do tempo de julgamento divino e da ressurreição dos mortos.
Apenas aceitação interior na Igreja?
No entanto, alguns começaram a concentrar-se no Reino em um sentido mais pessoal, uma interpretação rabínica, eventualmente, que os levava ao significado de aceitar a Deus como um Rei.
Esta e algumas declarações de Jesus, às vezes traduzida incorretamente como “o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21, ARA — Almeida Revista e Atualizada) [a tradução correta é “o reino de Deus está entre vós” (Lucas 17:21, ARC — Almeida Revista e Corrigida)], tem levado muitos a concluir que Jesus usou a expressão “Reino de Deus” para se referir principalmente à aceitação interior e submissão pessoal a Deus como Soberano, hoje.
Esta noção ainda tem levado muitos a ter um ponto de vista errôneo sobre a Igreja — o corpo coletivo dos verdadeiros crentes cristãos — como sendo o Reino.
Deste ponto de vista, o Reino de Deus já chegou. E como cada vez mais pessoas tornam-se parte da Igreja e aceitam o governo de Deus em suas vidas, assim arrazoam, o Reino de Deus tem avançado na Terra.
Muitos tem ido ainda mais longe ao proclamar que a responsabilidade da Igreja para assumir o mundo atual e instalar o governo bíblico em toda parte como o Reino de Deus.
Alguns até já defenderam a conquista pelas armas, enquanto outros preveem alcançar isso através do processo político.
Essas ideias são opostas aos ensinamentos de Jesus sobre o Reino.
No entanto, devemos entender que, como examinaremos mais claramente, Jesus falou do Reino de Deus como um verdadeiro governo que virá numa época futura — embora Ele também deixou claro que era muito mais do que isso.
A definição e o Rei de toda a criação
Em busca de definir o Reino de Deus, faz sentido começar com a definição da própria palavra reino .
O termo refere-se tanto ao reino quanto ao governo de um monarca ou à esfera de sua autoridade — o domínio.
Em ambos os casos, existem quatro elementos: 1) o próprio governante; 2) o reino sobre o qual o monarca governa; 3) pessoas dentro do reino e 4) um sistema de leis e de governo para administrar o reino.
Assim, a terminologia “Reino de Deus” essencialmente deve se referir a um governo ou governo de Deus.
Por esta definição, o Reino existe agora, já que o Deus Criador é soberano sobre toda a criação, pois tudo está sujeito a Ele por lei. “O SENHOR reina”, proclamam os Salmos (93:1; 96:10; 97:1; 99:1).
No entanto, a Escritura também vislumbra a expectativa de um tempo em que o governo de Deus será aceito universalmente, que não é o caso de hoje.
O atual governante deste mundo
Antes da criação do homem, houve uma grande rebelião contra Deus de um terço dos anjos celestes, sob a liderança de um arcanjo agora conhecido como Satanás, um nome que significa Adversário (comparar Isaías 14, Ezequiel 28). Satanás foi expulso para a Terra junto com seus cúmplices, agora conhecidos como demônios (ver Lucas 10:18, Apocalipse 12:4).
Atualmente, eles é que têm o domínio da Terra.
Nossos primeiros pais humanos escolheram ceder à tentação de Satanás no Jardim do Éden e pecaram contra Deus (Gênesis 3). Desde então, a civilização humana tem estado sob o des governo de Satanás e seus demônios.
A Escritura nos diz que Satanás engana todo o mundo (Apocalipse 12:9) e espiritualmente “emite” sua índole e atitudes erradas para uma humanidade receptiva
(ver Efésios 2:2).
Jesus o chamou de “ príncipe deste mundo” (João 12:31, 14:30, 16:11) e reconheceu que ele tem um “reino” (Mateus 12:26, Lucas 11:18). Mais tarde, o apóstolo Paulo o chamou de “ deus deste século” (2 Coríntios 4:4).
Assim, o mundo atual é efetivamente o reino de Satanás .
No entanto, Deus permitiu isso para que as pessoas possam aprender as lições advindas de escolher o caminho errado de vida e o que significa viver afastado dEle.
Definitivamente, Deus mantém o domínio sobre toda Sua criação (ver Salmo 29:10; 89:9, Jó 38:8, 11).
E às vezes Ele intervém para corrigir o curso das nações de acordo com Seu plano profetizado (ver Daniel 2:20-21; 4:17, 32, 34-37).
Entretanto, muitos dos males que acontecem na vida de uma pessoa ou nação — e especialmente dentro do coração humano, que é “desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9, ARA) é devido à forte influência do diabo.
Postado por Tom Robinson
***
O DURO DISCURSO
O DURO DISCURSO : MAS UMA VEZ JESUS DÁ "UMA DURA LIÇÃO" NA MULTIDÃO:
Após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus alimenta uma multidão de cansados e exaustos seguidores.
E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? (João 6:2-6)
JESUS teve compaixão da multidão faminta, mas depois disso ele sai do meio da MULTIDÃO, percebe que a MOTIVAÇÃO das pessoas estão erradas, vai por outro lado, despista a MULTIDÃO
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
(João 6:12-15)
(João 6:12-15)
NO DIA SEGUINTE, A MULTIDÃO DESCOBRE ONDE JESUS ESTÁ E VOLTA SEGUI-LO, eram muitas pessoas e o MESTRE começa fazer um duro discurso: Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. (João 6:26)
A MULTIDÃO ESTAVA SÓ ATRÁS DOS MILAGRES, DAS CURAS, DOS SINAIS, DAS PROFECIAS, DO MOVIMENTO, SÓ PARA SE FARTAREM
Este é realmente um duro discurso, já vi pastores e pregadores falando desta mensagem e muitas pessoas saíram da IGREJA, não suportaram a VERDADE, saíram de fininho e ainda reclamaram da PREGAÇÃO e criticaram o PREGADOR
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou (João 6:27)
BUSQUEM EM PRIMEIRO LUGAR A PALAVRA DE DEUS: não busquem somente os milagres, as profecias, as curas, mas busquem a provisão do SENHOR, busquem conhecer o CAMINHO, não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de DEUS
AÍ A MULTIDÃO NÃO ENTENDEU NADA, FICARAM SEM SABER O QUE FAZER: Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:28-29)
OU SEJA, QUEM CRÊ EM JESUS, FARÁ AS MESMAS OBRAS QUE ELE FAZIA E AINDA MAIORES, QUEM O AMA, OBEDECERÁ SEUS MANDAMENTOS, NÃO FICARÁ SÓ ATRÁS DE PROFECIAS E MILAGRES, SE ALIMENTARÁ TODOS OS DIAS DO PÃO DA VIDA
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. (João 6:34-36)
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:41-44)
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:41-44)
A MULTIDÃO MURMURAVA PORQUE NÃO QUERIAM ENTENDER JESUS PERFEITAMENTE, SEGUI-LO JÁ NÃO ERA TÃO FÁCIL DEPOIS DESTE DURO DISCURSO
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. (João 6:45)
JESUS PEDE AOS SEUS SEGUIDORES PARA QUE TENHAM CONHECIMENTO DELE, DO PODER DELE E DE COMO DEVEM SEGUI-LO CORRETAMENTE
ESPIRITUALMENTE FALANDO, DEVERIAM TODOS APRENDER MAIS DE JESUS, COMER O PÃO DO CÉU: viver da PALAVRA, estudar a PALAVRA, viver a PALAVRA, ser igual a JESUS,M caminhar com ELE, ser parecido com ELE
Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
(João 6:60-61)
(João 6:60-61)
O CAMINHO FICOU ESTREITO E A MULTIDÃO COMEÇA A SE AFASTAR DE JESUS, TODO MUNDO SÓ QUERIA SE SACIAR COM OS MILAGRES E A PROVISÃO DE JESUS
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. (João 6:63)
JESUS DEPOIS DESTE DURO DISCURSO FICA SOZINHO E NINGUÉM MAIS QUERIA ANDAR COM ELE
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? (João 6:66-67)
JESUS FICA SÓ COM OS DOZE DISCÍPULOS E TAMBÉM DIZ A ELES SE QUEREM IR EMBORA JUNTO COM A MULTIDÃO, OU SEJA, VOCÊS DECIDEM SE QUEREM ME SEGUIR PELO QUE SOU OU SÓ ME SEGUIR PELO QUE FAÇO
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (João 6:68-69)
PEDRO DIZ AS PALAVRAS CERTAS: PARA ONDE IREMOS, SE SÓ O SENHOR É DEUS, SE SÓ O SENHOR SACIA TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES
JESUS FICA CONTENTE COM A DECISÃO DE PEDRO, QUE DE LONGE PENSOU DIFERENTE DA MULTIDÃO QUE ESTAVAM COM AS MOTIVAÇÕES ERRADAS
Busquem JESUS pelo que ELE É, BUSQUEM O ABENÇOADOR, e tomem cuidado para não buscarem somente as BENÇÃO
***
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
VOCÊS ESTÃO SOFRENDO NESTE MUNDO?
VOCÊS ESTÃO SOFRENDO NESTE MUNDO?
”No mundo tereis aflições, tende bom ânimo, Eu venci o mundo!” (João, 16.33)
Estas aflições que Cristo aponta nesta passagem, não se refere apenas aos problemas decorrentes do cotidiano da vida como enfermidades, desemprego, instabilidade no relacionamento conjugal ou familiar e outras coisas, que já estão presentes na boca dos falsos mestres e seus seguidores quando apresentam isso como uma grande "verdade"!
Mas sejamos honestos com o contexto da passagem e ao lermos com atenção iremos perceber que o tipo de aflição a que Cristo se refere, são as aflições decorrentes do comprometimento com o Evangelho e as suas implicações diante de um mundo hostil à sua mensagem.
Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição POR CAUSA DA PALAVRA, logo a abandona. (Mateus 13:20,21)
[Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. POR MINHA CAUSA vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.]
(Mateus 10:16-18)
"Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família! Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados. Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno."
(Mateus 10:25-28)
"Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará. (Mateus 10:34-39)
"Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome."
(1 Pedro 4:12-16)
Compreendendo isto já poderemos rejeitar o "outro evangelho" tão fácil de ser seguido, tão pregado ultimamente, tão propagado nestes dias!
REFÚGIO E FORTALEZA
REFÚGIO E FORTALEZA
Dias de angústia: Quem não os enfrenta?
Quem pode dizer que nunca passou um dia difícil?
É aquele dia em que a vontade de desaparecer é maior do que qualquer coisa.
É o tipo de dia em que temos vontade ficar só, de nos retrairmos, de nos recolhermos em nosso “canto”.
Não temos vontade de falar com ninguém, e nem de ouvir ninguém também. Tudo isso, eu garanto, não é exclusividade sua. Todos nós enfrentamos esses dias.
Nesses dias de extrema angústia, são dias em que devemos entender a Soberania de Deus e confiar nEle também.
O Salmista expõe nesse texto citado o seu pensamento declarando que Deus é Refúgio e Fortaleza.
É comum ouvir algumas expressões do tipo: “Estou nervoso (a) vou ao shopping fazer compras para desestressar”. Ou “Já que estou nervoso (a) vou comer um monte de besteiras”.
Alguns, infelizmente, se afundam nos vícios como álcool, drogas, pornografia, etc. Fazem desses vícios suas fugas.
E por fim, é triste constatar que muitas coisas ocupam o lugar de Deus em nossas vidas, principalmente nestes dias amargos.
Infelizmente, recorremos às fugacidades triviais e não procuramos a Deus.
Mas hoje, eu te convido, a permitir que Deus seja o seu refúgio e fortaleza.
Deus nunca nos abandona no momento difícil!
Refúgio e Fortaleza: um lugar para ser você mesmo, sem medo de julgamentos e críticas destrutivas.
Um lugar para você sentir acolhido, seguro, compreendido e amado. Só há refúgio verdadeiro nos braços do PAI.
Esse lugar de refúgio e fortaleza está na presença de Deus.
escrito por Saulo Moura
O SANTUÁRIO DO ALTÍSSIMO
O SANTUÁRIO DO ALTÍSSIMO
O Santuário Do Altíssimo! Onde Estão?
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. (Salmos 46-4)
Muitos de nós por mais que possamos nos esforçar em nós mesmos não poderemos jamais entender a profundidade de cada um dos mistérios do Senhor Deus; a não ser que ele mesmo os revele.
Nesta citação o Salmista esta começando a entender onde ficam as moradas de Deus, o santuário que inicia no coração de Deus e o envolve tomando a proporção de chegar a todas as suas moradas.
Neste ímpeto de revelação Davi precisa estar ainda mais envolvido no colo do Pai para que possa compreender a tudo quanto Deus ira começar a lhe revelar; e Deus lhe diz: Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolação tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Por que Deus esta dizendo tudo isso a Davi?
Davi esta como muitas vezes cada um de nós estamos também, temendo aos homens, as circunstâncias, as situações adversas, em tantos momentos que muitos deles até diminuímos a proporção do poder de Deus em fé que temos nele, e passamos a concentrar a esta fé nestas coisas todas:
Deus Diz: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado na terra.
E Qual será a parte exata da terra em que o Senhor Deus será exaltado, para que assim possa nos trazer aquietações?
Quando Davi experimenta a dor terrível de saber ao que representa o gosto do terrível pecado em que comete, neste momento sente as maiores guerras em que um homem de Deus possa ter!
É quando ele entende onde serão as moradas do Altíssimo na terra: Salmo 51-10: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
O Espírito Santo esta dentro de Davi, e ele pede para que isso não lhe seja retirado; neste momento ele pode entender que o rio de Deus que alegra a cidade de Deus também passa por dentro dele através de suas vertentes: Deus habita em um santuário de terra, um santuário onde agora Davi pede para purificar, os seus sentimentos, o seu coração onde suas emoções podem sentir a presença de Deus, e que também o enganou; seu coração!
Mediante a isso Deus lhe diz: O seu espírito me pertence, ele é a minha morada é onde eu envolvo o que me pertence, e através dele passo a ter mais uma morada, formando nele um rio de vida, que emana de meu coração para o coração de cada um daqueles que creem em mim e se entregam totalmente as minhas revelações!
Davi agora sabe que mediante a isso poderá levar as revelações de Deus por sua “Adoração Viva” a todos os demais irmãos: Então ensinarei aos transgressores o teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Vers.13
Em outro momento quando o seu coração através de novas emoções começa a impor-lhe tristezas ele lhe diz: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia.
(Salmo 103-2, 3, 4)
Davi agora tem um rio de águas vivas em seu interior, e sabe que ele lhe trará vida e faz com que o seu novo coração já transformado e perdoado por Deus possa sentir isso, e que nenhuma acusação sobre ele ira lhe pesar, pois o rio de Deus passa por seu interior!
E no versículo 10 ele diz: Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades.
As moradas do altíssimo se concentram onde exista as suas águas vivas, e Jesus ensina isso a uma mulher samaritana que não possui vida em si mesmo e diz a ela: Jesus respondeu, e disse-lhe: qualquer que beber desta água tornara a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, por que a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
(João 4-13,14)
Hoje estas águas inundam ao templo de Deus, transformando-o em sua morada eterna! O rio de Deus no interior de sua terra!
A PIOR CONSEQUÊNCIA DO JULGAMENTO!
A PIOR CONSEQUÊNCIA DO JULGAMENTO!
A Pior Consequência do Julgamento é Exatamente O Que Ele Nos Traz De Retorno!
Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que seja, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas fazes o mesmo.
(Romanos 2-1)
Não posso brincar, brincar de ser Juiz, o meu dever é ajudar aquele que caiu, o que a palavra de Romanos 2-1 nos diz que naquilo em que julgamos o que estamos repugnando, seremos tão culpados quando aquilo que esteja sendo feito por aquela pessoa, e sermos tão culpados como
ela esta sendo e obtermos a esta sobrecarga conosco.
Precisamos ser como Jesus que a ninguém julgou, pelo contrário aliviou ao fardo de todos!
Se realmente somos o Corpo de Cristo hoje na terra, a melhor
coisa a ser feita não é ser Juiz, mas, sermos intercessores,
entregando tudo e todos ao Justo Juiz e ao Advogado fiel, que é o Senhor Jesus.
Se a benção chegou na vida de alguém, temos que festejar
como se fossem nossas também.
O mestre do amor nos ensinou na Cruz que não existem ninguém que seja melhor do que ninguém, que a um ladrão só por entender quem ele era simplesmente o libertou de suas prisões e o levou ao Paraíso!
O Importante mesmo é deixar Deus cuidar do tempo, pois, o tempo é a única coisa ou o único lugar que realmente temos de concreto, e é o lugar onde tudo pode acontecer conosco, e isso é tão importante que o próprio Deus veio nos resgatar no tempo!
Deus é por você. Não pode ser, não “foi”, não “era”, não “seria”, mas Deus “é”! Ele é por você. Hoje.
Neste momento. Neste minuto. Enquanto você lê esta frase. Não é preciso esperar em uma fila ou voltar amanhã. Ele está com você. Ele não poderia estar mais perto do que está neste segundo.
A lealdade de Deus não será maior se você for melhor nem menor se você for pior.
Ele é por você. Nenhum mal te sucedera, nem praga alguma chegara a tua tenda!
Esta amedrontado com alguma coisa? Se sentindo mal e
perseguido, Deus agora neste momento te diz: Nenhum mal ele permitira, descanse e creia entregue o teu caminho ao Senhor, e confie "Nele", e nenhum mal lhe sucedera!
Novas experiências e novo tempo com o Pai se prepare para o novo de Deus!
Jamais desanime ao ouvir palavras de afrontas contra o seu Deus e a sua Fé!
Deus não precisa de defesa e jamais ira levar as palavras de
afronta contra ele, pois, jamais existirão palavras de afronta ou confrontos contra Deus, ele está além de tudo e de todos!
Quem questiona ou amaldiçoa a Deus ou ao seu evangelho como a sua palavra, não o conhece e nem sabe o que esta falando menos ainda sobre o que esta falando, pois, como a palavra nos diz:
E Deus os entregou a um sentimento perverso, como está escrito em Romanos 1-28.
Quantas vezes nos entristecemos por palavras advindas de mentes assim e a consequência será triste apenas
para o nosso interior que recebemos as misericórdias do Pai através de seu imensurável amor e a sua Paz, o que a isso atribuímos exclusivamente à bondade do Pai como também exclusivamente para aqueles que o querem e que o amam; e com isso entendemos ao coração de Deus, tendo em nós o que provém dele, para assim também entendermos em
nós tudo o que dele advém e tudo o que ele diz e faz!
Por isso, não atire pérolas aos porcos, eles não irão entender nada, pelo contrário, ainda se ofenderão com o tipo de comida dura e sem gosto que você concedeu a eles!
"O Vento de Deus não é para destruir, e sim para
colocar as coisas no lugar, assim como as suas chuvas, abundantemente e sem cessar vem para nos lavar e nos purificar, trazendo assim o novo e o renovo de Deus!"
Personalidade cada um possui a sua, e cada um
também precisa reaprender a analisar o que pode ser a personalidade de cada um e o que são as suas atitudes.
Personalidade vem a ser o que somos, e atitudes variam de acordo com o que cada um possa ser conosco!
Se suas atitudes foram boas, receberas boas atitudes em torno de sua vida sempre, caso sejam más, sempre haverá aqueles que irão lhe apresentar algumas de suas atitudes em que talvez você não goste nada!
Portanto, analisem como tem sido as suas atitudes para que ao de repente receber algo que o deixe impactado de forma ruim entenda o porquê!
O Único que jamais ira nos deixar sozinho em nossas lutas, é o nosso precioso e amado mestre, o nosso Deus e a nossa Salvação, o nosso refugio secreto!
Gracioso, bondoso e misericordioso, sempre é maravilhoso!
O CAMINHO DE DEUS É MAIS QUE EXCELENTE!
O CAMINHO DE DEUS É MAIS QUE EXCELENTE!
O Caminho Perfeito De Deus Para Aquele Que Ele Mesmo Levanta é perfeito!
Os que confiam no Senhor serão como o Monte Sião, que não se abala, mas, permanece para sempre. (Salmo 125-1)
"Quando Joquebede teve ao seu Filho e o chamou de Moisés, depois de um período Deus lhe disse: A sua parte foi feita, agora coloque o cesto dentro do rio e daqui em diante sou eu que irei levar ao Cesto, onde eu quero que ele chegue.
A sua participação foi somente até aqui; agora é somente o cesto o Moisés e o rio, cheio de crocodilos, mas, com uma coisa, quem esta na direção agora sou "Eu" o "Grande Eu Sou".
Confia em mim? Confia no Deus que te escolheu? Então entra dentro do cesto e descanse, que ele mesmo conduzirá a tua vida onde quer que chegue, pois, o caminho quem faz é ele!"
Por mais que alguém se sinta no direito de colocar os pés sobre um pequenino de Deus para tentar para-lo, não vai, pois, Deus esta preparando a projeção de tudo o que
ele tem pra você!
PROPÓSITO!
Você não ficara escondido por muito tempo, pois,
você já esta crescendo e o que Deus tem pra você será edificado, queiram os homens, os anjos ou os maus espírito ou não, o que Deus determinou será concretizado!
“Segredos entre você e Deus não compartilhe com quem quer que seja até o momento de Deus concretizar, pois, nem todos terão maturidade para entender o que Deus tem especificamente pra você”.
Sendo assim só abra a boca para comunicar o que Deus tem contigo somente quando Deus autorizar, pois, nem todos estarão prontos para ouvir e entender.
Cada um tem a sua vida com Deus individualmente e tratamentos que Deus tem para você nem sempre será na mesma intensidade e condição pra todos!
Quando Deus fala a Abrão toma o teu filho e sacrifica pra mim, jamais Abraão poderia falar isso a Sara, isso era para a estrutura de Abraão e algo que Deus estava confiando na estrutura de Abraão e não de Sara.
Haja o que houver a sua estrutura é condicionada a sua fé para o que Deus chamou a você para realizar!
Deus só vai conceder a você porque ele sabe que você ira olhar a situação e jamais ira perder o foco, ele te criou especificamente pra isso!
Prossiga Deus sabe muito bem quem é o seu Abraão e sabe qual será o final de tudo, mesmo que Abraão não
entenda nada, o seu foco será somente a "Obediência"!
Quem quer aparecer fica no meio, quem não quer, vai para o canto e deixa Deus exaltar, caso ele queira e que também querendo seja do jeito dele e na hora dele.
Quando Saul olha pra Davi do meio da sala, e esta com uma lança na mão, Saul não esta bem e quer matar a Davi,
então ele pega a lança e direciona pra Davi, ali no cantinho, e La vai à lança, Davi apenas abaixa a cabeça e a lança passa.
Ele poderia muito bem retirar a lança da parede e bom de mira como ele era devolver certeiramente em Saul. Não o fez, pois, jamais tomaria uma posição que não lhe diz respeito, ou faria algo que somente compete a Deus.
Deixe Deus fazer aquilo em que quando ele fizer nada de acusação sobrevirá sobre ti, e assim a sua exaltação será perfeita!"
LIMPE O CORAÇÃO
LIMPE O CORAÇÃO
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós...
Os cristãos podem chegar-se a Deus por meio da oração, do arrependimento, da obediência, do discipulado e da devoção a Ele, e Ele está sempre perto, para responder aos humildes.
“Deus está convosco enquanto mostrardes estar com ele; e se o buscardes, deixar-se-á achar por vós, mas se o abandonardes, ele vos abandonará.”
(2 Crônicas 15:2)
Limpai as vossas mãos, ó pecadores, e purificai os vossos corações, ó indecisos...
Aqueles a que Tiago escreveu eram culpados de “guerras” e ‘assassinatos’ entre si.
Não é que alguém realmente tivesse cometido assassinato literal, mas eram culpados de ódio homicida, difamação, calúnia, e assim por diante.
Por exortá-los a ‘limparem as mãos’, Tiago pode ter pensado em Isaías 1:15, 16, dirigido ao Israel infiel: “As vossas próprias mãos se encheram de derramamento de sangue. Lavai-vos; limpai-vos; removei a ruindade das vossas ações de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.”
Os cristãos a que Tiago escreveu eram chamados de “pecadores”, porque precisavam arrepender-se e mudar do proceder mau.
“Mãos” têm a ver com atos, porque a maioria dos trabalhos são feitos com as mãos. Atos pecaminosos mancham as mãos.
O coração representa a principal sede da motivação e da vontade, dando origem às nossas ações.
O coração, do qual procedem pensamentos iníquos, precisa ser purificado para que se possam produzir atos bons. (Mateus 15:19)
É preciso purificar não somente atos externos, mas também a pessoa no íntimo. Ninguém pode fazer isso sem o poder purificador do espírito santo.
Os leitores de Tiago incluíam muitos que eram pessoas indecisas, hesitantes, vacilantes. Seu coração não era firme. Vacilavam.
Haviam permitido que suas más inclinações os levassem a uma condição perigosa. Precisavam eliminar do coração essas coisas perturbantes, para que todos fossem uniformes, puros e indivisos.
Vacilavam entre a amizade com Deus e a amizade com o mundo, a qual, de modo figurativo, eqüivalia a adultério.
Terem esses cristãos, nos dias dos apóstolos, caído numa condição espiritual tão ruim assim, deve induzir-nos a refletir seriamente, porque, assim como eles, sem dúvida, pensavam servir fielmente a Cristo, mas não viam sua condição espiritual carente, o mesmo pode acontecer conosco.
Veja a situação da congregação de Laodicéia, à qual Cristo enviou uma mensagem corretiva, especial, de aviso: “Porque dizes: ‘Sou rico e adquiri riquezas, e não preciso de coisa alguma’, mas não sabes que és miserável, e coitado, e pobre, e cego, e nu, aconselho-te que compres de mim ouro refinado pelo fogo, para que fiques rico, e roupas exteriores brancas, para que fiques trajado e não se torne manifesta a vergonha da tua nudez, e ungüento para os olhos, para passar nos teus olhos, para que vejas.” (Apocalipse 3:17, 18)
A própria pecaminosidade inerente do cristão e a influência do mundo tendem a arrastá-lo numa direção oposta à da verdade, mesmo antes de ele se aperceber disso. (Veja Romanos 7:18, 19.)
Por este motivo, precisamos ser incessantemente vigilantes.
Limpe o seu coração, enquanto há tempo!
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
SANTIDADE AO SENHOR
SANTIDADE AO SENHOR
Se Deus é algo que fica em último plano em sua vida, e é infelizmente a realidade da grande maioria tudo bem se quiser pare por aqui mesmo, mas se você realmente estiver disposto a um relacionamento verdadeiro com Ele, lembre-se há tópicos muito importantes que deve saber:
1º : CRER NELE NÃO EXIGE RENÚNCIA ALGUMA, e muito menos a vida de alguém vai mudar pelo simples fato de crer nEle, pois a diferença está em ”OBEDECER” E NÃO ”CRER”, […] (João 14.21) – ” Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”
2º : SEM SANTIDADE NINGUÉM VERÁ SUA GLÓRIA (Hb 12.14)
3º : INDEPENDENTE DE VOCÊ SE IMPORTAR COM ELE OU QUERER SEGUI-LO, O AMOR DELE POR VOCÊ NUNCA MUDA, Ele é maravilhoso sua graça é incompreensível, mesmo todos nós sendo pecadores e indignos de tal feito, Ele sendo santo, puro, lindo, maravilhoso e sem mácula alguma de pecado não fugiu da sua missão mesmo sendo ela muito dolorosa e difícil de suportar, quando Jesus estava naquela cruz do calvário pensou em mim e em você, pagou um preço muito caro para nos dar o perdão e salvação da nossa alma.
Porém maior do que o amor de Deus por nós é o seu zelo por sua palavra, então, aquele que desprezar sua palavra perderá a salvação que é o maior presente já dado ao ser humano.
4º : VIVER SEGUNDO O ESPÍRITO SANTO DE DEUS OU SEGUNDO NOSSOS PRÓPRIOS DESEJOS? Deixamos mais um vez a palavra nos guiar :[...]
Segundo Paulo, podemos ver que aqui está anexado dois tipos de pessoas : aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira classe se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. Uma vez que tenhamos tomado uma decisão e respondido sim a Ele, continuamos a segui-lo por que seu caminho nos traz paz e vida. […]
Agradar a Deus é simples porém não fácil, mas vale a pena, e como vale. Jesus sempre nos disse que para segui-lo não seria fácil, pois exige essa renuncia de nossos desejos e vontades da nossa natureza carnal, todavia somente estando no centro da vontade de Deus e o obedecendo constantemente podemos ser livres do pecado e de sua natureza que é a própria morte (Rom 6 . 16), então vamos dar uma super resumida aqui:
Sem a santidade é impossível termos o crescimento espiritual, pois nos inclinamos a carne e nos tornamos inimigos de Deus, muito menos agradarmos a Cristo, pois como ele mesmo disse em João 14. 21 : ” Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”[...]
(Autor: Diego Dotti de Souza)
Se Deus é algo que fica em último plano em sua vida, e é infelizmente a realidade da grande maioria tudo bem se quiser pare por aqui mesmo, mas se você realmente estiver disposto a um relacionamento verdadeiro com Ele, lembre-se há tópicos muito importantes que deve saber:
1º : CRER NELE NÃO EXIGE RENÚNCIA ALGUMA, e muito menos a vida de alguém vai mudar pelo simples fato de crer nEle, pois a diferença está em ”OBEDECER” E NÃO ”CRER”, […] (João 14.21) – ” Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”
2º : SEM SANTIDADE NINGUÉM VERÁ SUA GLÓRIA (Hb 12.14)
3º : INDEPENDENTE DE VOCÊ SE IMPORTAR COM ELE OU QUERER SEGUI-LO, O AMOR DELE POR VOCÊ NUNCA MUDA, Ele é maravilhoso sua graça é incompreensível, mesmo todos nós sendo pecadores e indignos de tal feito, Ele sendo santo, puro, lindo, maravilhoso e sem mácula alguma de pecado não fugiu da sua missão mesmo sendo ela muito dolorosa e difícil de suportar, quando Jesus estava naquela cruz do calvário pensou em mim e em você, pagou um preço muito caro para nos dar o perdão e salvação da nossa alma.
Porém maior do que o amor de Deus por nós é o seu zelo por sua palavra, então, aquele que desprezar sua palavra perderá a salvação que é o maior presente já dado ao ser humano.
4º : VIVER SEGUNDO O ESPÍRITO SANTO DE DEUS OU SEGUNDO NOSSOS PRÓPRIOS DESEJOS? Deixamos mais um vez a palavra nos guiar :[...]
Segundo Paulo, podemos ver que aqui está anexado dois tipos de pessoas : aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira classe se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. Uma vez que tenhamos tomado uma decisão e respondido sim a Ele, continuamos a segui-lo por que seu caminho nos traz paz e vida. […]
Agradar a Deus é simples porém não fácil, mas vale a pena, e como vale. Jesus sempre nos disse que para segui-lo não seria fácil, pois exige essa renuncia de nossos desejos e vontades da nossa natureza carnal, todavia somente estando no centro da vontade de Deus e o obedecendo constantemente podemos ser livres do pecado e de sua natureza que é a própria morte (Rom 6 . 16), então vamos dar uma super resumida aqui:
Sem a santidade é impossível termos o crescimento espiritual, pois nos inclinamos a carne e nos tornamos inimigos de Deus, muito menos agradarmos a Cristo, pois como ele mesmo disse em João 14. 21 : ” Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”[...]
(Autor: Diego Dotti de Souza)
Assinar:
Postagens (Atom)









