quarta-feira, 7 de março de 2018

ANJOS: UM SERVIÇO SECRETO MUITO ESPECIAL



ANJOS: UM SERVIÇO SECRETO MUITO ESPECIAL
A partir de 1994, o Brasil começou a viver uma moda mística, a febre dos anjos.
Sem dúvida, quem deu início a essa moda foi uma jovem senhora que antes trabalhava com orixás e depois, através da Fraternidade Branca, com gnomos, duendes, silfos, ondinas, fadas e salamandras.
O nome dela é Mônica Buonfiglio. Seus dois sucessos editoriais foram Anjos Cabalísticos e A Magia dos Anjos Cabalísticos.
Mas, apesar de seu aspecto bombástico, essa moda teve um lado positivo, colocar em pauta a discussão sobre a existência ou não dos anjos.
E é sobre isso que desejamos falar.
Muitas pessoas, em nome da racionalidade, lançam fora a água e a criança.
Negam não somente o misticismo eclético da Nova Era, mas também a realidade do mundo espiritual.
Criticam um erro, a superstição, e despencam em outro, o agnosticismo racionalista.
O maior e mais antigo tratado sobre anjos é a Bíblia.
No Antigo Testamento, cujos escritos vão do segundo milênio aos anos quatrocentos antes de Cristo, temos 109 referências a anjos.
A palavra hebraica para anjo é mal'akh, cuja idéia básica é de um mensageiro sagrado, humano ou sobrenatural.
Já no Novo Testamento, cujos escritos vão dos anos 49 a 100 depois de Cristo, temos 186 referências a anjos. Em grego a palavra usada é ângelos, que também tem o sentido de mensageiro, de intermediário.
É interessante que na Bíblia os anjos não tem nada a ver com a angelologia proposta pela Nova Era.
Segundo Mônica Buonfiglio, por exemplo, os anjos são entidades etéreas, que não tem memória e nunca julgam.
São como bebês...nus, com asas, bochechudos e com um sorriso maroto de criança arteira [Mônica Buonfiglio, Anjos Cabalísticos, São Paulo, Oficina Cultural Esotérica, 1993, p. 64].
INTELIGENTES E PODEROSOS
Embora o assunto seja extenso, vejamos três aspectos da doutrina cristã sobre anjos, que responde à pergunta central sobre estes seres. Por que existem os anjos?
Os anjos são seres espirituais.
Têm atividades definidas pelo próprio Deus.
Protegem os filhos de Deus.
Em relação ao primeiro item, é interessante ver que a Bíblia nos apresenta os anjos como seres espirituais, geralmente invisíveis.
"Então, o que são os anjos? Todos são espíritos que servem a Deus e são mandados para ajudar os que vão receber a salvação". - Hebreus 1.14
Os anjos têm personalidade e inteligência. "Ele fez isso para resolver este caso.
O senhor é sábio como um anjo de Deus e sabe tudo o que acontece".
- 2 Samuel 14.20.
Têm também direito de escolha e sentimentos, e isso fica claro quando se refere a Satanás, um anjo rebelado.
"Você ficou ocupado, comprando e vendendo, e isso o levou à violência e ao pecado. Por isso, anjo protetor, eu o humilhei e expulsei do monte de Deus, do meio das pedras brilhantes. Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, e a sua fama o fez perder o juízo". - Ezequiel 28.16-17.
E o próprio Jesus fala da alegria dos anjos. "Pois digo que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de uma pessoa de má fama que se arrepende". - Lucas 15.10.
A primeira conclusão é de que são seres espirituais, a serviço de Deus, para ajudar aqueles que serão salvos. Geralmente aparecem como adultos, têm capacidades especiais, memória, uma inteligência aguçada e sentimentos.
De certa forma, não são muito diferentes de nós.
Esses seres ministradores tem atividades específicas. Adoram e servem a Deus.
"Louvem ao Deus eterno todos os anjos do céu, que o adoram e fazem a sua vontade". Salmo 103.21.
Participarão do juízo divino, conforme explica o apóstolo Paulo: "Porque Deus fará o que é justo. Ele trará sofrimento sobre aqueles que fazem vocês sofrerem e dará descanso a vocês e também a nós que sofremos.
Ele fará isso quando o Senhor Jesus vier do céu e aparecer junto com seus anjos poderosos". - 2Tessalonicenses 1.6-8.
Eles trazem importantes notícias, instruem e guiam os filhos de Deus. Segundo o escritor da carta aos Hebreus, os mandamentos foram entregues a Moisés por anjos.
"Por isso devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas.
Ficou provado que a mensagem que foi dada pelos anjos é verdadeira, e aqueles que não a seguiram nem lhe obedeceram receberam o castigo que mereceram". - Hebreus 2.2.
Ao contrário do que a vulgarização sobre angelologia prega, eles não estão debaixo da nossa vontade. Mas agem de acordo com a justiça de Deus nos julgamentos divinos.
Participaram dos juízos de Sodoma e Gomorra, do Egito opressor, da destruição do exército de faraó na travessia do Mar Vermelho e em muitos outros eventos. E estarão com Cristo por ocasião do grande julgamento final.

A MISSÃO ESPECIAL DOS ANJOS



A MISSÃO ESPECIAL DOS ANJOS
Os anjos protegem e cuidam dos filhos de Deus. "O anjo do Deus Eterno fica em volta daqueles que O temem e os livra do perigo". - Salmo 34.7.
Dessa maneira, uma de suas principais tarefas, é acompanhar os filhos de Deus, em todos os momentos de suas vidas, mas especialmente naqueles de dificuldades.
Não damos ordens aos anjos, já que eles são ministros de Deus, agentes secretos do Criador para proteção e guarda de seus filhos.
É interessante que a angelologia mística da Nova Era propõe um relacionamento com os anjos através de práticas esotéricas, via astrologia, numerologia e ancoragem (magia branca).
São utilizadas dezenas de invocações, velas, incensos e talismãs. Tudo para manipular os anjos.
Estamos, de fato, diante de uma cosmovisão gnóstica e espírita. Conforme, explica o teólogo Scott Horrell, esta é "uma angelologia sem Deus definido, sem estrutura moral e sem explicação sobre o porque da própria existência dos anjos" [J. Scott Horrell, Anjos Cabalísticos, in Vox Scripturae, São Paulo, AETAL, 1995, p. 245].
Diante das modas místicas, todos aqueles que se aproximam de Deus devem se lembrar do que diz Paulo, o apóstolo:
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos". - 1Timóteo 2.5.
ESPÍRITOS MINISTRADORES
"Quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. ... Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?" (Hb 1.6,7,14)
Anjos constituem uma raridade em nossos púlpitos, por isso estas páginas foram escritas.
Além disso, a insistência com que se explora essa temática, especialmente pelos adeptos dessa onda de misticismo que tem invadido as praias dos nossos dias, a ênfase dada pelo movimento da Nova Era, que tem levado às raias do absurdo mais absurdo o assunto do mundo angelical, e a exploração comercial em torno da ingenuidade e das carências emocionais e afetivas do povo, é outro bom motivo para que se reflita biblicamente sobre o tema.
Muita idéia de anjos vem de cartões de Natal, de procissões da Semana Santa, de romances ou da mitologia grega (não fala de um anjinho, Cupido, que lança uma flecha a qual, atingindo alguém, o torna enamorado de outro?
Muita idéia vem dessas fontes, e também do Movimento Aquariano colocando no mesmo cesto fadas, duendes, gnomos, ondinas e anjos.
Anjos são agentes de Deus, estão a serviço de Deus, então esqueça o misticismo
***

quinta-feira, 1 de março de 2018

A FÉ REMOVE DESGRAÇAS



A FÉ REMOVE DESGRAÇAS
“... E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.“ Marcos 5.25-34
Quando nos aproximamos de Jesus com fé, as desgraças que nos afligem são removidas.
Quais desgraças afligiam aquela mulher, além da hemorragia? Ao se aproximar de Jesus com fé, ela foi liberta também das seguintes desgraças:
ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DO PRECONCEITO
Para se achegar a Jesus, esta mulher teve que enfrentar dois preconceitos: De ser impura, segundo a lei (Levítico 15.25-33; 20.18); e, de ser mulher (pois, naquela época, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens).
Jesus sofreu e venceu muitos preconceitos (e nós também podemos vencer).
Zaqueu venceu os preconceitos com fé em Jesus
“...Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19.1-10)
Vamos nós também vencer esta desgraça, pela fé em Jesus. Aproximando-nos de Jesus com fé, agora mesmo, e ele limpará e libertará deste terrível sofrimento.
ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DA “PRESSÃO” DA MULTIDÃO
Para chegar até Jesus, esta mulher teve que lutar contra, e vencer uma multidão.
Muitas pessoas não são abençoadas por que a “pressão” da multidão as mantêm afastadas de Jesus
(muitos desagradam a Deus porque querem juntar-se à multidão para viver fazendo o que “todo mundo faz”).
“Não seguirás a multidão para fazeres o mal” – Êxodo 23.2. E a multidão dizia: Crucifica-o, crucifica-o!
Nós precisamos romper a “pressão” da multidão, mesmo que isto signifique um certo isolamentosocial – Atos 5.29; Tiago 4.4. Precisamos romper com a pressão da multidão, pela fé em Cristo Jesus. É muito melhor estar de bem com Deus do que com a multidão.
ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DO MEDO
Segunda a lei, aquela mulher poderia ter sido apedrejada; mas, não teve medo. Muitas pessoas não são abençoadas porque têm medo (medo do que as pessoas vão pensar ou dizer, de perder alguns amigos, de perder o emprego, etc.).
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Hebreus 2.14-15
Mesmo sentindo-se completamente desamparado naquela cruz, Jesus não teve medo. Foi até o fim. Morreu por você e por mim.
Quem crê em Jesus de verdade remove de sua vida a desgraça dos preconceitos, das pressões sociais e dos medos que nos afastam de Deus. A FÉ REMOVE DESGRAÇAS!
Renda-se a Cristo, Crendo nele de todo o coração, estas e outras desgraças irão desaparecer para sempre.
"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta." - Mateus 7:7-8
Transcrito Por Litrazini

O SEGREDO DA LONGEVIDADE



O SEGREDO DA LONGEVIDADE
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” Provérbios 3:1, 2
Toda vez que alguém vive mais do que 70 anos, não apenas entra na estatística da melhor idade, mas se torna objeto de estudo. Querem saber seus hábitos alimentares, como se exercitam, a que horas vão dormir, etc.
Provérbios 3 é um tesouro para quem quer saber o segredo da longevidade. Estes dois versículos ensinam que o segredo para a longevidade com paz é não se esquecer dos ensinos do Senhor e guardar no coração os Seus mandamentos.
Se existisse uma “fonte da juventude”, com certeza, ela nasceria num lugar dos Estados Unidos chamado Loma Linda.
Parece haver algo de especial lá: as pessoas vivem mais.
Segundo uma matéria da revista National Geographic de novembro de 2005, essa é uma das três regiões do mundo onde vivem os campeões da longevidade.
Ellsworth Warehan é cirurgião cardiologista. Ele faz questão de entrar no centro cirúrgico do hospital universitário onde trabalha, em Loma Linda, Sul da Califórnia, e auxiliar nas cirurgias. Isso, aos 91 anos.
Marge Jetton mora na mesma região. Adivinhe como ela comemorou os seus 100 anos de idade: renovou sua carteira de motorista para mais 5 anos.
Não muito distante deles, vive Lygia Newton. Ela está entre as 20 pessoas mais idosas do mundo e, há algum tempo, reuniu seus amigos para celebrar seus 112 anos.
Mas, como não existe a tal “fonte da juventude”, qual é o segredo deles?
A pesquisa descobriu que as pessoas que vivem além dos 100 anos, têm algo em comum:
Priorizam a família;
Vivem intensos relacionamentos sociais;
Não fumam;
Praticam atividades físicas;
Alimentam-se de frutas, verduras e grãos integrais.
Não há dúvidas: o estilo de vida está intimamente ligado à longevidade. Essas pessoas de Loma Linda seguem oito princípios básicos, que podemos chamar de “REMÉDIOS NATURAIS”:
AR PURO. Deus nos deu o fôlego de vida e criou o ar (Gênesis 1:8; 2:7) que reveste a superfície da Terra, numa composição planejada, possibilitando a vida - 79% de nitrogênio e 21% de oxigênio.
Procure respirar profundamente, ao ar livre, todas as manhãs. Mantenha o ambiente sempre bem ventilado e arejado.
A qualidade do sangue depende da completa oxigenação nos pulmões, e as infecções não se alastram na presença do oxigênio.
ÁGUA PURA. O planeta Terra e o corpo humano são formados por dois terços de água. Neste planejamento inteligente de Deus, podemos ver o Seu recado para que bebamos água o suficiente para manter todas as nossas funções vitais.
Por isso, beba de dois a três litros de água ao longo do dia, evitando ingeri-la no momento das refeições (meia hora antes e duas horas depois).
LUZ SOLAR. “Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite”.
Gênesis 1:16. A luz solar é um germicida eficaz. A casa deve ser bem arejada e banhada pelos raios solares. É vital, que toda pessoa até os 60 anos, fique ao Sol, pelo menos, 15 minutos por dia, antes das 10h ou depois das 16h.
ALIMENTAÇÃO BALANCEADA. A dieta saudável vem do Criador: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes.
Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento”. Gênesis 1:29 e 30.
Você conhece esta lista?
Sócrates;
Platão;
Beethoven;
Leonardo da Vinci;
Brad Pitt;
Rick Martin;
Victoria Beckham.
Sabe o que estas pessoas têm em comum?
SÃO VEGETARIANOS.
Faz parte da alimentação balanceada: * O uso abundante de produtos naturais - verduras, legumes, frutas, grãos e cereais;
* A moderação – comer, nas horas certas, somente o necessário. O ideal é não comer carne.
Mas, se mesmo assim optar por comê-la, COMA COM MODERAÇÃO e também há uma recomendação divina, quanto às carnes que são próprias e as que são impróprias para alimentação.
Deus se preocupa com cada detalhe da nossa saúde!
ATIVIDADE FÍSICA. Na criação, o ser humano foi programado para não ficar parado. “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e CULTIVÁ-LO.” Gênesis 2:15 (Grifo acrescentado).
Se Adão e Eva, que desfrutavam da companhia de Deus todos os dias (Gênesis 3:8), precisavam manter-se em atividade física, imagine nós!
Precisamos transpirar! Seja nas academias, clubes, praças ou simplesmente caminhando por aí – o importante é se mexer.
Pratique exercícios com regularidade: pelo menos uma hora por dia, três vezes por semana. Eles mantêm o coração saudável, o colesterol baixo e a pressão arterial sob controle.
E combatem os efeitos nocivos do estresse crônico, depressão e ansiedade.
DESCANSO. Quando Deus terminou de criar o mundo, para nos dar o exemplo, Ele “descansou de toda a obra que realizara na criação.” Gênesis 2:3.
Para ter saúde, todos precisam de folgas semanais, férias e um descanso diário de oito horas de sono.
O cérebro possui uma glândula chamada pineal. Ela produz a melatonina, um hormônio que regula o sono e o ritmo biológico do nosso corpo.
Isto acontece COM MAIOR EFICIÊNCIA durante a noite, entre duas e três horas da manhã.
Citado por Suzana Herculano-Houzel: neurocientista, professora da UFRJ e autora de O Cérebro Nosso de Cada Dia e de O Cérebro em Transformação.
DOMÍNIO PRÓPRIO. Quando estamos adotando um novo estilo de vida, o desafio não é fácil. Precisamos exercer o autocontrole em todos os aspectos (Atos 15:20).
Isto é um exercício diário que requer atitudes equilibradas e até abstinência.
O equilíbrio é um princípio divino. Tudo em excesso, faz mal. Mesmo as coisas boas da vida precisam de moderação: exercício físico, trabalho, lazer, sexo, estudo, descanso, entre outros.
No entanto, fatores que agridem a própria vida, devem ser definitivamente rejeitados por nós. O álcool, por exemplo, está relacionado a 50% das mortes por acidentes de carro, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios. Mas, além do álcool, outras coisas são maléficas à saúde, como, as bebidas que contêm cafeína, o fumo, estimulantes, alimentos condimentados, etc. Abster-se do que é nocivo a nós mesmos, é inegociável (1Coríntios 3:16 e 17; 6:19 e 20).
CONFIANÇA EM DEUS. O domínio próprio só é possível com a ajuda de um Poder Superior, Deus. A comunhão com o Criador nos dá forças para exercermos com sabedoria o nosso livre-arbítrio, para que escolhamos sempre o melhor para nossa vida.
Estudos têm demonstrado que as pessoas que oram e têm atividades religiosas saudáveis vivem mais que as outras.
Pela lógica, vale a pena confiar em Deus.
Quando estamos numa situação difícil, mas temos a certeza de que seremos ajudados por Deus isso provoca uma reação positiva, enquanto o contrário também é uma realidade, se eu não acredito em Deus,
isso me leva a abrir o meu corpo para as doenças chamadas pelos profissionais de doenças psicossomáticas.
“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” Hebreus 10:35.
Eles já sabiam!
As descobertas científicas atuais têm ressaltado estes oito princípios como a base para a longevidade.
Porém, os cientistas não foram os primeiros a apresentá-los.
A comunidade de Loma Linda os conhecia há 150 anos.
Deus está interessado em nossa saúde física, mental e espiritual. Afinal, nossas vias de acesso a Ele são o cérebro e o corpo.
Por isso, devemos cuidar da nossa saúde, para nos relacionarmos cada vez melhor com o Criador.
***

QUANDO TUDO O QUE É BOM SE DESPEDAÇA



QUANDO TUDO O QUE É BOM SE DESPEDAÇA
Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?
(Salmos 11:3)
A pergunta de Davi não é a nossa?
Quando tudo o que é bom se despedaça, o que os justos podem fazer?
Mas nosso sofrimento vai ainda mais fundo quando vemos tanta violência, guerras, homens bombas, crimes sem pudor.
Quando nos enlutamos pela morte de pessoas, nós nos enlutamos pela morte de uma imagem.
Assim como o horizonte da cidade está alterado para sempre, também estará a nossa visão do mundo. Nós pensávamos que éramos intocáveis, impenetráveis.
Então, o que podemos fazer? "Quando tudo o que é bom se despedaça, o que podem fazer os justos?"
Curiosamente, Davi não responde sua pergunta com uma resposta. Ele responde com uma declaração: "O Senhor está no seu santo templo. O Senhor está no seu trono no céu".
Este ponto é infalível: Deus não é afetado pelas nossas tormentas. Ele não é detido pelos nossos problemas.
Ele não é atingido por esses problemas. Ele está no seu santo templo. Ele está sobre o seu trono no céu.
Edifícios caíram, mas Ele não. O negócio de Deus é mudar a tragédia em triunfo.
Ele não fez isso com José? Veja-o na prisão egípcia. Seus irmãos o haviam vendido; a mulher de Potifar tinha se deitado com ele. Se alguma vez um mundo desabou, foi o de José.
Ou considere Moisés, cuidando de rebanhos no deserto. É isso que ele pretendia fazer com a sua vida? Difícil. Seu coração bate com sangue judeu. Sua paixão é conduzir os escravos, então por que Deus o mantém conduzindo ovelhas?
E Daniel. E Daniel? Ele estava entre os melhores e mais brilhantes jovens de Israel, o equivalente às melhores graduações do nosso país. Mas ele e toda a sua geração estão sendo levados para fora de Jerusalém. A cidade está destruída. O Templo está em ruínas.
José na prisão. Moisés no deserto. Daniel em cadeias. Esses foram momentos escuros. Quem poderia ver qualquer coisa boa neles? Quem poderia saber que o José prisioneiro estava a uma promoção de tornar-se o José Primeiro Ministro?
Quem teria pensado que Deus estava dando a Moisés quarenta anos de treinamento no deserto no mesmo deserto por onde ele conduziria o povo? E quem teria imaginado que Daniel, o cativo, seria em breve o Daniel conselheiro do rei?
Deus faz coisas assim. Ele fez com José, com Moisés, com Daniel, e, mais do que todos, ele fez com Jesus.
Os seguidores de Cristo viram na cruz a inocência assassinada. A bondade assassinada. A torre de força do céu foi perfurada. Mães choraram, o mal dançou, e os apóstolos tiveram que querer saber: "Quando todas as coisas boas se despedaçam, o que fazem os justos?"
Deus respondeu sua pergunta com uma declaração. Com o estrondo da terra e com o rolar da rocha ele lembrou que "O Senhor está no seu santo templo; o Senhor está no seu trono no céu".
E hoje nós devemos nos lembrar: ele ainda está. Ele ainda está no seu templo, ainda sobre o seu trono, ainda no controle.
E Ele ainda transforma prisioneiros em príncipes, cativos em conselheiros e sextas-feiras em domingos. O que ele fez então, ele ainda fará.
Cabe a nós pedir que Ele faça
escrito por Max Lucado.

RAIZ DE AMARGURA



RAIZ DE AMARGURA
Muitas pessoas estão sendo contaminadas através de uma coisa que não é palpável e nem ingerido pelas vias respiratórias e também nem pelas vias digestivas, porém , pelo coração e sendo consumidos interiormente através de muitas moléstias que provém da falta de perdão.
É a raiz de amargura que se aloja no mais profundo interior .
Quando somos magoados, ofendidos , caluniados, enfim, diversas situações que abalam o nosso emocional de uma maneira tal que sofremos muito , na nossa ótica , a pessoa que ofendeu, jamais receberá o nosso perdão.
O que acontece no nosso interior?
Sofremos, somos abatidos, oprimidos, deprimidos, uma série de fatores que nos levam a ter DOENÇAS; muitos diagnosticam como a DOENÇA DO CORAÇÃO, onde médicos não acham a causa.e em outros casos surgem doenças provenientes disto. Da falta de perdão, da raiz de amargura que brotou no coração.
As nossas emoções, desejos, vontades e raciocínios residem na alma, também chamada de mente.
O inimigo sabe que não pode atingir o espírito recriado, então “ele” ataca a alma, as emoções desde o ventre materno até o momento da morte física.
Não podendo tocar em nossa salvação, o diabo vai querer impedir a produção dos frutos de uma vida santificada.
Muitos vivem uma vida amarga, falando mal de outras pessoas, criticando a tudo e a todos; outros têm medos, traumas e complexos.
Não conseguem crescer em suas vidas materiais e espirituais, impedindo o crescimento dos outros.
Dos corações crescem verdadeiros espinheiros. Cortar apenas os espinhos, ou apenas mudar as circunstâncias, não vai resolver a causa do problema que está no coração.
Hebreus 12:15 nos diz: “...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”
O problema real está num lugar fora da nossa vista: na raiz, no coração, na alma, e aí ele deve ser tratado.
Uma ferida não tratada provocará sofrimento a todo o corpo e quanto mais cedo for tratada, mais facilmente será curada.
Fomos no passado, somos hoje e seremos sempre alvos do “maligno”, não estamos imunes às suas investidas. Mas nos foi providenciado algo grandioso, há um tratamento para nós, vem de Jesus Cristo através do Espírito Santo. O diabo é um vencido e nós somos vitoriosos, em Jesus.
O Senhor Jesus Cristo em sua morte nos proporciona: a salvação espiritual, a cura das emoções (alma) e do nosso corpo. Ninguém sofreu desprezo e injustiças como Jesus sofreu, e foi tudo por nossa causa.
Necessitamos impedir que a raiz de amargura brote e nos perturbe, pois isso acontecendo, muitos serão contaminados. Todo problema não resolvido em seu início, aumenta de volume a cada dia, ficando cada vez mais difícil solucioná-lo. Efésios 4:26 diz exatamente isso: se nos irarmos ou ficarmos nervosos por alguma coisa, não devemos pecar, e nem deixar para o outro dia a solução da questão.
Muitas vezes não conseguimos perdoar as outras pessoas e isso nos leva a grande raiz de amargura, provocando-nos muitos males e até certas enfermidades como reumatismo, doenças da coluna, artrites, artroses, dores, cânceres, etc. Devemos nos perdoar uns aos outros, pois Deus nos perdoou primeiro.
O perdão é uma virtude a ser exercida. Quando oramos a oração do “Pai Nosso” dizemos: “...e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado os nossos devedores...” esse é o perdão a ser exercido.
Não devemos viver pelo que sentimos e sim pela Palavra de Deus. Exercitemos o perdão, o amor e as demais virtudes do fruto do Espírito.
Em um coração curado, sem raízes de amargura, Cristo reina exercendo o controle total, e em conseqüência o fruto do Espírito fluirá em abundância, muitos frutos serão colhidos, para o engrandecimento do Reino de Deus.
Libertemo-nos das algemas de satanás, dos traumas do passado, do presente e do futuro, tomando posse da vitória completa em Jesus Cristo.
“Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” - Efésios 5: 1 e 2.

O PERDÃO



PERDÃO, O RECOMEÇO, UMA NOVA CAMINHADA.
''Ame seus inimigos, faça o bem para aqueles que te odeiam, abençoe aqueles que te amaldiçoam, ore por aqueles que te maltratam. Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face.'' (JESUS CRISTO)
Para AMAR é preciso PERDOAR. Amar e perdoar é uma escolha, uma decisão, uma ação e um grande investimento
PERDÃO, O RECOMEÇO, UMA NOVA CAMINHADA.
O SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. […] Apressa-te em meu auxílio, SENHOR, minha salvação.(Salmos 38:1-22)
PERDOAR NÃO É UMA BOA IDÉIA APENAS!
Não é uma ação emocional, sentimental, é um mandamento de vida. Quem quer viver não pode desconhecer o que a palavra de Deus ensina sobre o perdão.
Perdoar é uma escolha que fazemos. É um ato da nossa vontade. Mas ninguém consegue perdoar sem a ajuda de Deus.
DAVI VIVEU UMA PROFUNDA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DO PERDÃO!
Ao praticar uma má ação contra um dos seus homens ele produziu um profundo desequilíbrio em suas emoções. Ele imaginou que poderia deixar esta ação por conta do tempo, com o passar do tempo tudo voltaria ao normal.
Mas sem perceber ele começou a somatizar… guardar… arquivar as imagens daquele ato. E de repente ele se sentiu doente… fraco… triturado pela ação de um mal que não poderia ser curado com remédios.
A FALTA DE PERDÃO AGE COMO OS VERDUGOS, OS AÇOITES DESSES VERDUGOS SÃO DESFERIDOS NO INTERIOR DA PESSOA. ELES PRIVAM, LIMITAM, ROUBAM A PAZ… SONO… TRANQUILIDADE…
ESTA FOI A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR DAVI!
Mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus. Mesmo sendo um profundo adorador… Ele não fugia à regra. O seu estado mental era deplorável. A sua mente era uma babel de sentimentos.
Veja como ele se retrata… como se pesava… O SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. Salmos 38:1-2. A sua mente estava ocupada com a culpa. Sentia-se repreendido por Deus. O seu pecado tinha uma voz que incomodava!
DAVI ENTROU NUM PROCESSO DE DEPRESSÃO PSICOLÓGICA!
Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia. (V. 6). Sentia-se um homem esmagado por um peso. Quando isto acontece – a pessoa perde o sentido da vida, a mente torna-se num lugar fúnebre, tudo passa a ter um peso descomunal.
Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração (V. 8) – Davi foi assolado por uma inquietação angustiante. Você sabe o que é ter um coração desassossegado? A ANGÚSTIA ERA A SUA COMPANHEIRA INSEPARÁVEL.
O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou. (V. 10). O estresse tomou conta de Davi, taquicardia… disritmia… desmaio… respiração difícil… Parece que o ar está blindado… bloqueado… OS OLHOS PERDEM A CAPACIDADE DE ENXERGAR UMA SAÍDA.
AS CAUSAS DESSE DESEQUILÍBRIO SÃO MENCIONADAS POR DAVI!
Pois já as minhas iniquidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. (V. 4)
– Pecados não perdoados. SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto (V. 9) –
ANSIEDADES DE CORAÇÃO.
Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância. (V.11) –SOLIDÃO E ABANDONO.
Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia. (V.12) – PRESSÃO DOS INIMIGOS.
Algumas destas causas foram criadas pela mente de Davi. Ele não estava sozinho… não sofria nenhum ataque do inimigo, no entanto sentia-se acuado por todos os lados.
PARA SE LIVRAR DESSES VERDUGOS É PRECISO TOMAR DECISÕES CONCRETAS!
Veja como Davi reagiu diante deste estado de descontrole: Porque eu declararei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado (V. 18) – ABRIU O CORAÇÃO CONFESSANDO O SEU PECADO!
Não me desampares, SENHOR, meu Deus, não te alongues de mim (V. 21) – CLAMOU PELA PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA!
Apressa-te em meu auxílio, SENHOR, minha salvação.(V. 22) –BUSCOU REFÚGIO E SOCORRO EM DEUS!
Não há outro caminho a seguir senão voltar-se para Deus. O perdão pode ser a melhor medicina para libertar de doenças, enfermidades e até mesmo da miséria.
Recomece uma nova caminhada hoje com Deus!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O QUE É ESPIRITUALIDADE CRISTÃ?



O QUE É ESPIRITUALIDADE CRISTÃ?

Quando uma pessoa nasce de novo, ela recebe o Espírito Santo, o qual sela o crente para o dia da redenção (Efésios 1:13; 4:30). Jesus prometeu que o Espírito Santo nos guiaria “a toda verdade” 
(João 16:13). 

Parte da verdade a qual o Espírito nos guia é aprender as coisas de Deus e aplicá-las em nossas vidas.

O crente então faz a escolha de deixar com que o Espírito o controle ou não. Espiritualidade Cristã é baseada em quanto aquele que é nascido de novo permite que o Espírito Santo lidere e controle sua vida.

O Apóstolo Paulo diz aos crentes para serem “cheios” do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18).

O tempo verbal nessa passagem é continuo e significa, portanto, “continue sendo cheio do Espírito Santo”. Ser cheio do Espírito significa deixar o Espírito Santo nos controlar, ao invés de ceder aos desejos da nossa natureza carnal.

Na passagem acima, uma comparação está sendo feita. Quando alguém é controlado pelo vinho, eles estão bêbados e exibem certas características, tais como mudança no falar, andar instável, falta de capacidade para fazer decisões.

Assim como você pode ver quando alguém está bêbado por causa das características que demonstra, assim também você pode ver quando aquele que é nascido de novo está sendo controlado pelo Espírito, porque ele assim demonstra pelas suas características. 

Achamos a lista dessas características em Gálatas 5:22-23, onde são chamadas de “fruto do Espírito”. Isso é o caráter Cristão, produzido pelo Espírito quando Ele trabalha no e através do crente.

Esse caráter não é produzido por esforço próprio. Aquele que é nascido de novo e controlado pelo Espírito Santo vai exibir um falar sadio, uma caminhada espiritual consistente e uma capacidade de fazer decisões baseada na Palavra de Deus.

Portanto, espiritualidade Cristã é uma escolha que fazemos para “conhecer e crescer” no nosso relacionamento diário com o senhor Jesus Cristo ao submeter-nos ao ministério do Espírito Santo em nossas vidas. 

Isso significa que, como Cristãos, fazemos a escolha de manter uma comunicação com o Espírito que é aberta e limpa através de confissão (1 João 1:9).

Quando entristecemos o Espírito através de pecado (Efésios 4:30; 1 João 1:5-8), nós levantamos uma barreira entre nós e Deus. 

Quando nos submetemos ao ministério do Espírito, nosso relacionamento não é apagado (1 Tessalonicenses 5:19).

Espiritualidade Cristã é ter uma consciência da comunhão com o Espírito de Cristo que não é interrompida por carnalidade ou pelo pecado. 

Portanto, um Cristão espiritual é aquele que nasceu de novo e faz uma escolha contínua e consistente de se entregar ao ministério do Espírito Santo.

Fonte: GotQuestion

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O SALÁRIO DO PECADO



O SALÁRIO DO PECADO
O que significa "o salário do pecado é a morte" que a Bíblia ensina?
Lendo em Romanos 6:23, um texto que é muito citado por muitos pastores na Bíblia, observei que Paulo fala ali que o salário do pecado é a morte.
De forma prática o que seria isso? Seria a morte física ou a morte espiritual?
O que esse salário significa em nossas vidas?
Caro leitor, esse é um importante texto que nos ajuda a entender mais profundamente a nossa situação com relação à nossa natureza humana pecaminosa.
Mas para entender esse texto de uma forma mais profunda, vamos refletir um pouco sobre o contexto em que ele foi escrito e também sobre o contexto mais amplo analisando outros textos bíblicos.
O que realmente significa o salário do pecado é a morte?
(1) Para entender bem essa questão precisamos relembrar o que está escrito em Gênesis 2:16-17:
“E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Deus estabelece uma ordem e uma consequência caso essa ordem fosse desobedecida, que era a morte.
Esse é o primeiro texto da Bíblia que fala diretamente sobre morte.
Mas o que seria essa morte?
A punição de Deus por causa da desobediência atingiu todo o nosso ser. Isso significa que haveria a partir daquela desobediência, como primeira consequência direta, a morte física do ser humano.
Passamos a ser criaturas que voltam ao pó. E também, por conta da mesma desobediência, a morte espiritual passou a fazer parte da vida do ser humano desobediente, pecador, caído.
A morte espiritual pode ser explicada como a nossa distância de Deus. Perto de Deus há vida, longe Dele, não.
O salário do pecado é a morte e o dom gratuito da vida eterna
(2) No texto de Romanos 6: 23 Paulo explica essa questão com detalhes:
“porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Nesse texto e em seu contexto, Paulo está fazendo uma comparação com a vida sem Cristo e a vida com Cristo.
Sem Cristo, aquilo que temos em nós é o domínio pleno do pecado. Isso nos faz receber o salário, ou seja, o pagamento por termos uma vida que desagrada a Deus.
E o salário do pecado é a morte, a condenação eterna.
A morte física todos os homens passarão, porém, a morte espiritual, a qual a Bíblia também dá o nome de segunda morte (Apocalipse 21:8), essa é o salário de quem permanece distante de Deus em uma vida de pecado.
(3) No entanto, o texto também nos demonstra que existe uma forma de não receber esse salário terrível.
E a forma é recebendo o dom gratuito de Deus, ou seja, recebendo a salvação que está em Jesus Cristo, que é a resposta de Deus ao problema que o pecado causou em nossas vidas.
É a graça de Deus derramada sobre aqueles que creem.
Isso significa que Deus providenciou uma forma de escaparmos desse salário terrível que todos nós iríamos receber, pois todos nós pecamos (Romanos 3:23).
E essa forma de escapar é simplesmente crendo no sacrifício de Seu filho, o Senhor Jesus Cristo:
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos” (Efésios 2:4-5).
(4) Dessa forma, o salário do pecado é a morte significa que no juízo final, aquele dia em que Deus vai julgar a cada um de nós, muitos irão receber plenamente esse salário do pecado, irão receber em sua “conta” e deverão sofrer muito com ele.
Essa será a justiça de Deus derramada sobre todos que o rejeitaram.
E ao mesmo tempo Ele derramará graça e misericórdia sobre todos aqueles que receberam Jesus Cristo em suas vidas e creram de fato e de verdade:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1:12).
(5) Assim, concluímos que o salário do pecado é a morte para todos aqueles que rejeitam Jesus Cristo e, dessa forma, acolhem e aceitam uma vida de pecado.
A consequência disso é a morte espiritual, o sofrimento eterno. Mas Deus nos deu também a possibilidade de trocar o sofrimento eterno pela vida eterna, que é a vida ao lado de Deus e de sua vontade.
Para isso precisamos reconhecer nossa condição de pecadores e ser discípulos de Jesus de Nazaré.
Postado por André Sanchez

ESPIRITUALIDADE E O MACARRÃO INSTANTÂNEO





ESPIRITUALIDADE E O MACARRÃO INSTANTÂNEO
Nessa rotina puxada que nosso tempo cobra é comum pessoas no fim de um dia cansativo não quererem preparar algo mais elaborado e demorado para comer.
O macarrão instantâneo é, em boa parte dos casos, o escolhido para uma refeição rápida e que não dá trabalho. Apenas 3 minutos e pronto - o jantar está servido.
Parece que muitas vezes nós usamos esse expediente para tratar nossa espiritualidade.
Queremos algo que não cobre muito de nosso tempo, que seja rápido e que alimente nossa alma de forma quase instantânea tal qual o macarrão.
É difícil encontrar pessoas que queiram gastar tempo lendo e meditando na Bíblia, em textos mais longos ou em mensagens que excedam os 2 minutos de duração.
Nós somos a geração que quer tudo pra já.
Nós queremos ter comunhão com Deus mas sem gastar muito tempo com Ele. Queremos o impossível.
Não é à toa que estamos minguando em nossas almas, visto que o exercício espiritual é praticamente algo feito somente aos domingos.
Tozer disse algo muito pertinente sobre isso ""Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo."
Não há outra saída. Ou nos arrependemos de tratar o Criador dos céus e da terra como um macarrão de fim de noite ou viveremos sempre desnutridos da vida que nEle há.
Feliz é o homem que medita constantemente na Palavra de Deus. Que Ele nos faça assim.
***