sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DISCIPULADO

                      O Discipulado

O ponto de partida dos verdadeiros discipulos é o discipulado.

O ponto de partida para o crescimento espiritual de um cristão não é a hora que ele chega a igreja, mas quando ele decide fazer o discipulado

Tudo tem inicio quando ele começa a ter interesse pelas coisas de Deus, meditar na sua palavra e aplicar

No discipulado ele tem uma noção de como deve ser  e se comportar um verdadeiro discípulo de Jesus em todas as áreas de sua vida

Você precisa ter consciência do lugar que você está, da igreja a qual voce faz parte, voce pertence agora ao povo de Deus, e precisa saber da sua importancia

Tendo consciencia do que voce está fazendo vai ter sentido a sua vida

Deus tem um povo, ou seja, a sua igreja é composta pelo Seu povo, que pode ser a minoria, mas são os remanescentes, os que invocam o Seu Nome, os que creem em sua palavra, são aqueles que Deus quer usar e abençoar na terra.

 Deus age através deste povo, em favor deste povo e para mostrar a todos os povos que ele é Deus, está no controle, acima de todas as coisas...

A igreja representa o povo de Deus, é o corpo de Cristo, sua  função é a extensão do ministério de Jesus na terra

A igreja precisa fazer a diferença na sociedade, seus membros devem dar o exemplo de Jesus, incomodar e mudar para melhor a sociedade

Mas sem conciência do que voce está fazendo, sem a conci~encia de ser discípulo tudo perde o sentido.

Se voce não tiver uma razão para estar fazendo isso, uma razão para participar desta igreja, nada que você faça terá sentido

Deus sempre usou um povo para representá-lo na terra, começou com os Judeus e se estendeu por toda as nações, através de seu plano e da morte e ressureição de Jesus, que trouxe a benção de Deus para todos os povos, incluindo os pagãos gentios, ou seja todos os povos pecadores da terra.

Através dos séculos, seu povo separado e santificado, nos dias de hoje estão espalhado entre as nações, povo que frequenta várias igrejas,  nada a ver com religião, mas Deus age através daqueles que o buscam de todo coração, aqueles que querem compromisso sério com a verdade, de viver obedecendo a palavra de Deus

Se voce busca a Deus de verdade, vai ter um objetivo de conhecÊ-lo melhor, o melhor metodo é conhecer a sua palavra, tenha este objetivo, para que tudo que voce quer da vida, possa ter sentido, sem objetivos tudo perde o sentido,voce simplesmente vai tocando a vida

Tome consciencia da sua posição, se voce quer buscar a Deus, conhecer a Deus, se aproximar de Deus, viver para Deus, pertencer ao seu povo, tenha conciencia da sua importancia dentro do corpo ( A igreja)

Comece assim e vai descobrindo que a vida vale a pena, Deus te criou com um propósito, voce faz parte da Sua família, voce se torna filho de Deus, vai aprender com alegria, como se deve viver neste mundo, dirigido, protegido e provido de Deus, com a vida realmente fazendo sentido

A partir de agora, vocês vão aprender a viver e vestir a camisa  de discipulos de Jesus, não só para aprender corretamente a sua palavra, mas para conviver na familia de Deus, na igreja, mas para estar no centro da vontade de Deus em todos os lugares: na sua casa, na escola, na cidade, no trabalho

Vestir a camisa de discipulo é a mesma coisa que vestir a camisa do Espirito Santo e viver como Deus quer, fazendo o que é certo e correto, andando humldemente em obediencia a Deus e amando uns aos outros - "Miqueias 6-8"

Quanto mais aprender a palavra, mas o Espirito Santo vai nos ajudando a viver de forma correta e digna de um autentico cristão

E os caminhos de Deus são perfeitos e muito simples, Jesus nos ensina como devemos andar, agir e reagir com sabedoria, disciplina e prudencia, não é nada dificil de aprender.

Jesus já nos deu os  exemplos do melhor modo de viver

Foi para isso que Jesus veio ao mundo, para dar testemunho da verdade, de como viver uma vida justa, com sabedoria , disciplina e prudencia tendo bons relacionamentos com todo mundo

Ele só sofreu antes da sua morte, porque era plano de Deus, que ele pagasse um alto preço por nosso pecados, sofreu calado, era inocente, não se defendeu, preferiu morrer por amor a todos nós, tudo que era pecado foi embutido nele, para morrer em nosso lugar, a parte mais dificil foi esta que ele já fez, para poder nos abençoar em novidade de vida

A nossa parte agora é mais fácil, é só colaborar com ele, cooperar para que o Reino de Deus alcance mais pessoas, fazendo o bem, ajudando os outros, se relacionando com amor, justiça, paz e alegria

A vida dos discipulos faz sentido quando nos inspiramos em Jesus, para ser cada dia mais parecido com ele, mais santo, mais atraente, mas humilde, mais justo, mais generoso, mais bondoso, mais gentil, mais gente fina, mas pessoa bacana, mais humano

Tendo consciencia disto é fácil seguir Jesus, o mundo aí fora não conhece a Deus, não conhece o amor, tem muita gente chata, arrogante, antipática, metida, injusta, corrupta, repelente, desleal, sem amor, desumana, que ainda não conhece a Deus

Até mesmo no meio da igreja, entre os cristãos, sempre haverá o joio no meio do trigo, os bodes no meio das ovelhas, é necessário que isso aconteça, está na biblia, para que Deus possa no final fazer a colheita separar o bons dos ruíns, os justos dos injustos.

Por isso devemos ficar atentos, dar ouvidos a palavra de Deus, para não sermos misturados com o Joio, só quem permanece em obediencia a palavra de Deus será de fato verdadeiro discipulos de Jesus

Obs: O mais lindo da divindade foi sua humanidade (Deus se tornou humano na pessoa de Jesus). Somos humanos que devemos crescer espiritualmente, assim como Jesus fez, foi crescendo em sabedoria e disciplina, tendo bons relacionamentos com todos, nós devemos fazer o mesmo para que possamos crescer e ser parecido com Cristo a cada dia que passa 


Seja um bom discipulo

O PODER DA LÍNGUA

Flechas que podem trazer morte

       As nossas palavras negativas não têm o mero efeito de ar saindo da boca, mas são como flechas que podem até trazer a morte, como está escrito em Jeremias 9.8: "A língua deles é uma flecha mortal" (NVI).

       As palavras nocivas e prejudiciais que soltamos sem pensar duas vezes podem ser flechas que ainda trarão a nossa própria morte precoce. Por isso, precisamos tomar muito cuidado e evitar esses tipos de colocações verbais.

         Precisamos ter cautela com nossas palavras, ainda não entendia de uma forma plena esse princípio. Levei anos vendo na prática a força que as palavras têm e estudando a Palavra de Deus, até que tive uma revelação pessoal desse poderoso princípio espiritual.
    
   A passagem bíblica que me fez acordar para essa verdade, que expressa com muita precisão esse incrível poder que possuímos em nossas bocas, está em Provérbios, quando Deus disse: "A morte e a vida estão no poder da língua" (18.21). A expressão "morte e a vida estão no poder" não está se referindo a uma forma apenas figurativa ou ilustrativa; está falando de um princípio real e com conseqüências diretas e tangíveis sobre as nossas próprias vidas, como também nas das pessoas ao nosso redor.

       O fato triste é que a maioria delas somente descobre esse poder tarde demais, quando os efeitos colocados em ação por palavras torpes liberadas já vieram à tona. Tiago se expressa com veemência sobre o poder das nossas palavras negativas, quando diz que a língua usada da forma errada é "um mundo de iniqüidade"; que "contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno"; e, por último, que ela é "um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero" (Tg 3.6, 8 - NVI).

       Podemos ver nesses versículos uma confirmação da mesma linha de ensinamento bíblico sobre o potencial mortífero da língua fora de controle, quando usada para trazer morte ao invés de vida.

       Um pastor africano fazia um maravilhoso trabalho de evangelização no interior de seu país, e já tinha fundado mais de 100 igrejas, a maioria das quais beirando um extenso rio. Com o grande crescimento do seu ministério, foi necessária uma forma mais rápida de viajar para que ele pudesse visitar as igrejas e pastores que supervisionava.

       Após muita oração, ele sentiu que deveria liberar a sua fé e pedir a Deus condições para comprar um pequeno hidroavião. Começou o curso para tirar seu brevê de piloto e em pouco tempo o concluiu com êxito. Depois de orar mais, com muita alegria pôde comprar o seu primeiro avião usado.

       A satisfação que sentia em poder visitar com rapidez suas igrejas, aliada a delirante sensação de estar voando como um pássaro, permitiram que ele ficasse muito empolgado com essa nova fase do seu trabalho beira-rio. 

           Um dia, ao chegar em casa após uma das suas viagens, declarou algo que pensou ser de pura inocência. Fitou os olhos da sua esposa e disse: "Amo tanto estar no ar, que acho que seria uma maneira gloriosa de um dia morrer, dentro de um avião". Ele se impressionou tanto com essa sensação, que repetiu essa frase mais algumas vezes para vários amigos e pastores que trabalhavam no seu ministério.
       
       Após alguns meses viajando no seu aviãozinho, aconteceu o primeiro desastre. Enquanto estava no ar, perdeu o controle do avião e, caindo, chocou-se contra o rio. O avião foi destruído, mas ele sobreviveu! Mesmo assim, não ponderou sobre o elo entre suas palavras de morte gloriosa num avião e o acidente que sofrera. Continuou a dizer a mesma coisa e, ao conseguir comprar outro avião com o dinheiro do seguro que havia feito, voltou a pilotar com o mesmo ânimo. 

       No ano seguinte aconteceu o seu segundo desastre aéreo, semelhante ao primeiro. O avião bateu na água de novo e, mais uma vez, foi destruído. O pastor continuou a pilotar, após a aquisição do terceiro avião, sem quebrar as palavras de morte que tinha proferido sobre si mesmo.

       Na terceira vez em que o avião caiu, ele realizou o seu objetivo de morte "gloriosa", e faleceu. Eu tenho certeza que as primeiras duas quedas foram avisos de Deus para que tivesse uma chance de retirar suas palavras de morte, mas ele não prestou atenção aos avisos e foi estar com o Senhor. Por ter um ministério importante, que ganhava muitas almas para o Senhor Jesus, foram dadas ao pastor duas chances para mudar as suas palavras, mas ele não o fez.

       Esse servo de Deus era um homem íntegro, de fé e oração, mas não entendia o princípio sobre o poder das nossas palavras. Ele teve uma morte precoce porque foi desleixado com o que saiu da sua boca. Com certeza, ainda tinha muito a fazer para o Reino de Deus, mas abriu uma brecha na sua vida para o ataque de Satanás por não levar a sério aquilo que dizia. Achava romântico, e provavelmente um tanto corajoso, falar que seria legal morrer assim. Mas sem perceber, estava desde aquele momento abrindo um espaço para trazer à realidade os seus dizeres.

       E o mais lamentável é que mesmo tendo proferido palavras de morte sobre si mesmo, havia esperança, havia solução. Palavras uma vez faladas não podem ser retiradas, isso é uma verdade, mas podem ser anuladas através de novas declarações. Se esse pastor africano tivesse acordado para o ímpeto do que dizia, poderia ter quebrado esse poder de morte liberado sobre si mesmo. 

     Ele poderia ter falado: "Não vou morrer em um desastre de avião. A partir de agora, quebro a maldição que lancei contra mim mesmo sem perceber, e declaro que vou morrer na minha cama, de velhice, após desempenhar tudo o que Deus me chamou para fazer". Se tivesse feito isso, tenho certeza que hoje ele estaria vivo, trabalhando para o Senhor que tanto amava.

       Tome extremo cuidado com o que você fala! Esse poder para trazer morte e destruição não existe apenas para os que estão vivendo em pecado, longe de Deus. Pessoas consagradas, tementes a Deus e com uma vida correta podem também trazer a sua própria morte antes da hora, por causa da imprudência verbal. Por isso, precisamos ter um incrível zelo com as declarações que saem das nossas bocas, que devem ser sempre palavras de bênção e de vida, e não de ruína e morte.

       Um cantor e pianista evangélico americano possuía uma unção especial sobre o seu ministério, atingindo muitas vidas quando tocava e cantava. Ele começou a dizer aos amigos: "Viajo muito de ônibus e acredito que vou morrer em uma dessas viagens". Sem entender o poder da sua língua para trazer vida ou morte sobre si mesmo, ele selou seu destino. Não muito tempo depois, estava em um ônibus que sofreu um acidente, e foi o único passageiro a morrer. Encurtou um ministério que ainda podia ter tocado milhares de vidas, por não entender as conseqüências das suas palavras.

       Provérbios 25.15 diz: "A língua branda quebra até ossos" (NVI).  Uma das definições da palavra branda no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é "de pouca intensidade". Esse versículo está dizendo que mesmo uma palavra fraca tem poder até para quebrar ossos! E uma palavra forte, então? Qual é o limite do seu poder? Devemos levar muito mais a sério tudo que sai das nossas bocas. Até o Senhor Jesus, no seu ministério aqui na Terra, tinha essa cautela.


                                                  EXTRAÍDO DO LIVRO DE GARY HAYNES
             
***

domingo, 3 de agosto de 2014

O BOM PREGADOR

O BOM PREGADOR
Quando alguém é chamado para pregar a palavra de Deus, a resposta não é muito diferente da maioria dos servo de Deus que ouve este chamado: Senhor, eu não posso! Não tenho capacidade. Não passo de um servo sem conhecimento, sem qualquer ferramenta que possa impressionar as pessoas. Senhor, quem sou eu pra fazer isto?

Isso é bem comum no início da jornada pois de fato, Deus escolhe as coisas loucas deste mundo. Então, na trajetória o Senhor se revela aos seus servos e os usa por misericórdia. Pela sua infinita graça Ele usa vasos quebrados para glorificar o seu nome e abençoar outras pessoas.

FAZENDO A OBRA RELAXADAMENTE

Contudo alguns se perdem no meio do caminho. O correto das orações de quem prega dizer a Deus que o use e que jamais, nunca, em circunstância nenhuma, a pessoa fale alguma coisa no púlpito que fosse por ela mesmo: “Senhor, eu não tenho nada para oferecer para este povo, mas tenha misericórdia deles e fale através de mim, pela tua graça. Tua palavra é santa demais para que um pecador como eu possa pregá-la, mas que o Teu Espírito fale conosco, em nome de Jesus”

Não é simplesmente dizer: Estou acostumado! Vou chegar lá, pegar o microfone e vai ser tranquilo, eu sei o que fazer. Não preciso me preocupar tanto. É preciso sempre do auxílio do Espírito Santo. Não pode haver uma uma tarefa mecânica e rotineira (o que talvez muitos pastores fazem hoje).

JAMAIS devemos fazer a sua santa obra de forma relaxada. Nõa devemos deixar de dobrar os joelhos, clamar por misericórdia, e reconhecer que não somos nada diante de Deus. E ore para que isto continue por todos os dias da nossa vida.

MOTIVADO POR NÚMEROS E APLAUSOS

As pessoas muitas vezes estão em busca de números e aplausos. Os ministérios de louvor quando tocam em cultos principais às vezes se portam de uma maneira, e quando tocam em reuniões de oração ou grupos menores, se portam de outra. Será que o pregador se esmera da mesma forma para falar do amor de Deus para uma pessoa, ou 2, 3, da mesma maneira que se esmera quando está diante de milhares? Qual a diferença?

Filipe estava diante de uma multidão de pessoas. A bíblia diz em Atos 8.6 que as multidões atendiam unânimes ao que Filipe dizia. Porém, Deus manda que ele se ausente da multidão e vá em busca de um. Aquele eunuco necessitava ouvir falar sobre Jesus. E Deus enviou Filipe até ele, e aquele homem foi salvo e batizado naquele mesmo dia.

Será que estamos dispostos a honrar a Deus em qualquer circunstância?

Jeremias foi chamado por Deus para pregar a sua palavra. Sabe quantas pessoas tinham na congregação do “Pastor” Jeremias? Nenhuma. Por muitos anos Jeremias pregou a um povo de coração duro que não o ouvia. Será que Deus não estava com ele? Será que Jeremias estava em pecado? Infelizmente a cultura do sucesso em igrejas hoje é que quanto maior a igreja, mais abençoada ela é. Isto é mentira.

Quando somos movidos por números, deixamos de lado os indivíduos, as conversas pessoais, e queremos apenas plateias. Jesus se ausentava por muitas vezes das multidões e tinha profundas conversas com pessoas à parte.

Quer ter números? Basta pregar o que o povo quer ouvir. Se Jeremias fizesse isso, teria muitos seguidores, porém jamais teríamos ouvido falar dele, pois não teria feito a diferença, e não teria sido profundamente usado por Deus como foi. E hoje, mais de 2500 anos depois estamos falando sobre a vida deste homem de Deus, que não era movido por números ou aplausos, mas por fazer a vontade de Deus, ainda que isto o levasse à morte.

Certa feita um grande pregador do passado, ao terminar seu sermão desce do púlpito e uma pessoa logo vem lhe congratular pela linda mensagem dizendo: Pastor, que bela mensagem! Sua pregação foi muito boa! Que eloquência!! E aquele pastor responde àquela pessoa: Acabei de ouvir isto do diabo enquanto descia as escadas também!

Um grande risco que pregadores e músicos têm ao exercer seu ministério com esmero, e buscando fazer da melhor maneira, é começar a pensar que é bom. O primeiro a dizer isto nem são as pessoas, são os próprios demônios. “Como você é bom!” “Nossa, sua palavra foi bem melhor do que de qualquer outro pregador que já esteve nesta igreja” “Parabéns! Você é o melhor que já ouvi”.

Se nossa expectativa ao pregar for de ser aplaudidos, estamos servindo à plateia e não a Deus. Queremos que a plateia goste e não que Deus aprove. E neste erro muitos caem.

Infelizmente, a real motivação de alguns é para terem o máximo de seguidores possível. É para terem o máximo de CDs vendidos. É para conseguirem vender o maior número de livros ou pregações que puderem.

É para conseguirem ver seu blog ou vídeo bombando na internet. E para isto, buscam os títulos que mais chamem a atenção das pessoas, falam do pecado dos outros para terem ibope, cantam músicas que falam apenas focado no homem para conseguir tocar em todas as rádios possíveis…

E a glória de Deus é esquecida. A honra de Deus fica de lado na vida destas pessoas. Caíram. Se perderam no meio do caminho. Talvez no início seu objetivo era sincero. Porém sua motivação mudou.

CONCLUSÃO

Quando fazemos algo para a glória de Deus, podemos querer que o máximo de pessoas seja atingido. Quando escrevo um artigo, quando faço um vídeo, ou uma pregação em uma igreja, meu desejo é que o máximo de pessoas possa ler, ver ou ouvir. Mas por um único motivo: para que lendo, vendo ou ouvindo possam se voltar para o seu Criador!! Para que busquem viver e morrer para a glória de Deus!! Jamais mudaria um conteúdo pensando que mais pessoas poderiam ver ou ler. Nunca! A centralidade é a cruz de Cristo e o seu amor por Nós!! Sua justiça satisfeita, nossa redenção!

Que a nossa motivação seja a glória de Deus apenas! Que seu nome seja honrado em nossas vidas! Para que nossas vidas não seja desperdiçada em busca de aplausos ou sucesso, mas que seja derramada aos pés do Senhor, para que Naquele Dia, no Dia do Senhor, possamos ouvir apenas Dele: Servo bom e fiel, foste fiel no pouco. Entra no gozo do Teu Senhor!


Qual é sua real motivação?

O NOVO NASCIMENTO

IMPORTA NASCER DE NOVO
A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em João 3:3-7, quando disse ao líder religioso Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Como essa necessidade é tão importante, Satanás a tem atacado com todo o seu poder nos últimos dois mil anos, fazendo a maioria das igrejas cristãs deixar de ensinar essa doutrina, apesar de que ninguém pode ser salvo sem passar por essa maravilhosa conversão espiritual. 
No entanto, a arma mais eficiente de Satanás contra a doutrina do Novo Nascimento sempre foi a confusão.
Felizmente, Jesus tornou esse processo de transformação bem simples, tão simples que todas as pessoas, independente de seu grau de instrução ou de inteligência, podem compreender. Existem vários passos para nascer de novo e eles estão relacionados a seguir:
1. Compreenda que TODOS os homens nascem pecadores. Romanos 3:23, diz "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Essa mensagem que todos os homens são pecadores é amplamente repetida nas Escrituras, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Isso significa que você é um pecador diante dos olhos de um Deus que é santo e que precisa punir todo o pecado. Você reconhece que é um pecador?
2. Como todo homem é um pecador imperfeito, e Deus é um Deus perfeito, nenhum homem pode salvar a si mesmo. Jesus deixou esse fato bem claro em Mateus 5:48, quando disse: "Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste." 
Se todos precisamos ser perfeitos aos olhos de Deus, como alguém poderá ir ao céu, especialmente se a Bíblia declara diversas vezes que TODOS são pecadores? Obviamente, ninguém irá ao céu assim, tentando ser bom para merecê-lo. Como a Bíblia diz que milhões de pessoas estarão no céu, deve haver outro modo de chegar lá, além de tentar ser bom o suficiente.
Você precisa estar arrependido dos seus pecados e querer obter o perdão. Isso se chama Arrependimento. A palavra arrependimento significa que você se arrepende dos pecados passados e que não quer pecar mais. Arrependimento significa o desejo de dar uma volta de 180 graus em sua vida. Não significa que você nunca mais pecará, mas significa que o pecado será uma exceção na sua vida, não a regra. Não se preocupe — o Espírito Santo de Deus lhe dará o poder espiritual para se transformar nesse tipo de pessoa.
3. Jesus Cristo, oferecendo seu sangue derramado no Calvário, morreu como um sacrifício substituto pelos seus pecados, e agora está oferecendo vida eterna no céu para você como um Dom Gratuito!! Parece bom demais para ser verdade? Em Romanos 6:23, temos:"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." A vida eterna é um dom, um dom gratuito, de Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza não a merece, mas ela é oferecida como um DOM GRATUITO.
4. Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus é um dom gratuito"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Nenhum homem poderá estar diante de Deus na eternidade, e se gloriar que "comprou" sua entrada no céu. Ao contrário, todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa do Dom GRATUITO de Deus, que Jesus obteve com sua morte em nosso lugar na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus quando Ele estava na cruz. [Isaías 53:2-12].
Agora, você provavelmente está pensando, 'Como posso receber esse dom gratuito da vida eterna?' Em Atos 16:25-33, o carcereiro perguntou a Paulo, "O que devo fazer para que seja salvo?" Paulo respondeu: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa."Você precisa CRER em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. Para crer realmente, você precisa colocar toda sua fé e confiança em Cristo e depender somente dEle como sua única esperança de salvação e de vida eterna. Essa é uma questão de crer no coração e você não pode fingir e enganar a Deus, pois Ele sabe tudo a seu respeito. 
Muitas pessoas erroneamente pensam que aceitando os fatos acerca da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, automaticamente receberão o dom da vida eterna. No entanto, esse não é o caso. Normalmente, os pregadores chamam isso de "conhecimento mental, mas sem aceitação no coração". A salvação é dada gratuitamente, mas somente para aqueles que creram genuinamente.
5. Em João 1:1,14, vemos que Jesus Cristo é Deus, igual com Deus, presente com Deus antes do início dos tempos, e o verdadeiro criador do Universo e de tudo o que nele há. Jesus fez repetidamente essa afirmação durante seu ministério. Ele é 100% Deus e 100% humano ao mesmo tempo, e é essa a razão pela qual Ele usou ambos os títulos durante seu ministério, Filho de Deus e Filho do homem. Para nascer de novo, você precisa crer nessa doutrina acerca de Jesus Cristo.
O verso 14 é o mais importante, o ensino que o Filho de Deus, Jesus Cristo, tornou-se homem. Esse ensino torna-se um ponto de separação entre os seguidores de Cristo e do Anticristo. Em 1 João 4:1-3, vemos que se alguém nega que Jesus veio em carne tem o espírito do Anticristo. 
Logicamente, isso era exatamente o que os gnósticos daquele tempo estavam dizendo, isto é, que o Jesus humano não era o Deus Messias vindo em carne; em vez disso, a 'Consciência do Cristo' a Consciência do Messias veio sobre Jesus por ocasião do seu batismo e O deixou quando Ele estava na cruz. Eles não criam que Jesus fosse Deus e homem. O Movimento de Nova Era e a Maçonaria ressuscitaram essa blasfêmia.
6. Isaías 53:6 prediz exatamente o que Jesus Cristo fez por nós na cruz; "O SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." Glória a Deus!! Somente a sabedoria, a graça e o poder do Deus Todo Poderoso poderia conceber um Plano de Salvação tão gracioso!! A natureza de Deus exige a punição de todo pecado. Ponto final! No entanto, Deus teve um plano por meio do qual um substituto inocente seria punido no lugar do pecador. No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse o sacrifício substituto para o pecado; Jesus então se tornou o sacrifício perfeito, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi perfeito, nunca precisa ser repetido e salva todas as pessoas em todas as épocas.
Para nascer de novo, você precisa compreender e crer nesse princípio da morte substitutiva de Jesus na cruz do Calvário em seu lugar.
Agora que você compreende essas verdades, e crê nelas, precisa compreender como pode receber esse Dom GRATUITO da vida eterna por meio de Jesus Cristo. Afinal, se eu estivesse tentando lhe dar um presente GRATUITO, esse presente não se tornaria seu se você se recusasse a estender o braço e pegá-lo da minha mão. Você precisa ir até o Senhor Jesus e receber o Dom GRATUITO da Vida Eterna das mãos dEle. Como você faz isso?
Por meio da fé salvadora.
Observe que eu disse fé salvadora. Existem tipos de fés que não o salvarão. Você pode entender intelectualmente os fatos sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas essa não é uma fé salvadora. Você pode estar em uma 'igreja' ou em uma seita que ensina muitas verdades sobre Jesus Cristo, mas que ensina que você precisa fazer outras coisas para ganhar sua entrada no céu. Essa também não é a fé salvadora.
Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo e nEle somente, para sua salvação.
Se você acha que precisa de algo mais do que confiar na obra de Jesus Cristo na cruz, está contrariando Efésios 2:8-9 e Isaías 53:6b. A maioria das seitas e as falsas religiões cristãs erram nesse ponto; acrescentam outras coisas que são "necessárias" para a salvação, ou oferecem um caminho falso para o céu (por exemplo, salvação por meio do batismo).
Você recebe esse maravilhoso Dom GRATUITO de Vida Eterna aceitando-o pela fé salvadora. Essa é a maior história já contada, sobre a maior oferta que já foi feita, pela maior de todas as pessoas que já viveu. Verdadeiramente, somente um Deus sábio e gracioso poderia conceber um plano maravilhoso assim por meio do qual os homens pudessem ter seus pecados perdoados, e obter a vida eterna. Pense nisso! Deus, por sua própria natureza, precisa punir todo pecado, mas como é misericordioso, oferece o Plano da Punição Substitutiva, por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Historicamente, chamamos esse plano maravilhoso de Evangelho, ou Boas Novas!!
Quer receber esse Dom da Vida Eterna que Jesus Cristo oferece? Se sua resposta for "Sim", pode receber imediatamente a vida eterna.
Deixe-me deixar bem claro o que está envolvido. Primeiro, você vai transferir sua confiança, sua esperança de vida eterna do que está fazendo para o que Jesus fez por você na cruz. Jesus removerá seus pecados e transferirá para você a justiça dEle. Isso significa que embora você tenha falhado continuamente em guardar os mandamentos de Deus, e em viver de acordo com Sua palavra, Cristo obedeceu perfeitamente todas essas leis de Deus. Ele viveu uma vida imaculada e pode ser o sacrifício substitutivo perfeito, inocente que Deus aceitou pelos seus pecados e os de todo o mundo, para todos os que aceitarem essa dádiva.
Você deseja arrepender-se de seus pecados agora, e tornar-se um membro responsável da família de Deus para sempre, seguindo-o, servindo-o como membro do corpo de Cristo, a igreja? Se a resposta do seu coração for 'Sim', então podemos ir a Ele agora em oração e podemos dizer-lhe que você quer deixar de confiar em qualquer outra coisa, especialmente naquilo que você mesmo tentou fazer para obter a salvação eterna. Você pode colocar sua confiança nEle e nEle somente para sua salvação, recebendo-o agora como seu Salvador pessoal. Antes de orarmos uma oração simples, preciso enfatizar que o Senhor Jesus Cristo está olhando mais para o seu coração do que para seus lábios. Como Ele prometeu, "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração". [Jeremias 29:13].
Se for isso que você quer, então o Senhor ouvirá sua oração e lhe dará a vida eterna, agora, na privacidade do seu lar. Vamos orar.
"Pai, peço que concedas o Dom GRATUITO da vida eterna. Que teu Santo Espírito leve esta pessoa até ti. Conceda-lhe a fé para crer nas tuas maravilhosas promessas. Dá-lhe o arrependimento para converter-se dos seus pecados. Revele a ela Jesus Cristo crucificado como o sacrifício substitutivo perfeito."
O Senhor Jesus Cristo está com você a partir deste momento. Você não está falando com ninguém agora, somente com Ele. Se você realmente quer nascer de novo, entrar na família de Deus por meio de Jesus Cristo, faça esta oração, no seu coração:
"Senhor Jesus, quero receber-te na minha vida e que passes a ter o controle dela. Sou um pecador. Até aqui confiei em mim mesmo e nas minhas boas obras, e em outras coisas. Mas, agora, coloco minha confiança em Ti. Eu Te aceito como meu Salvador pessoal. Creio na Tua morte em meu lugar. Eu Te recebo como Senhor e Mestre da minha vida. Ajude-me a deixar os pecados e a Te seguir. Aceito Tua oferta do Dom GRATUITO da vida eterna. Sou indigno dela, mas agradeço a Tua graça. Amém."
Agora, permita que eu ore por você. "Pai, ouvistes a oração feita por esta pessoa. Que neste momento silencioso, Teu Santo Espírito lhe dê segurança absoluta da vida eterna; conceda-lhe a certeza que seus pecados estão perdoados. Que ela possa ouvir, no fundo de sua alma, Tua voz dizendo 'Perdoados estão teus pecados. Vá em paz.' Que possa ouvir Tua voz dizendo, "Quanto dista o oriente do ocidente, assim afastarei de ti as transgressões, e nunca mais me lembrarei dos teus pecados." Aquele que crê em Jesus Cristo passou da morte para a vida, não perecerá, mas terá a vida eterna. Oro no nome de Jesus. Amém." [Salmo 103:12; João 3:16,18, 5:24, paráfrase].
Você acaba de fazer a oração mais importante da sua vida. Se foi sincero nisso, quero que veja o que Jesus diz sobre o que você acaba de fazer. Em João 6:47, Ele diz, "Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em mim tem a vida eterna." Durante sua oração, você não ouviu um coral de anjos ou teve alguma visão; no entanto, por um simples ato de fé, colocou sua confiança para sua salvação eterna em Jesus Cristo.
Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo SOMENTE para a sua salvação. Se no seu coração, você concordou com o que seus lábios disseram, tem a promessa de Jesus Cristo que Ele perdoa seus pecados, o adota no Reino dos Céus, e que concede vida eterna nos céus com Ele.
Se isso tudo parece simples e você acha inacreditável que possa ser verdade, a Bíblia garante que é assim mesmo. Ao longo dos séculos, o homem complicou o Plano de Salvação e a maioria das pessoas não sabe o quão simples e descomplicado é esse plano por meio de Jesus Cristo! Se você foi genuíno na sua oração, tem agora a vida eterna e a certeza dela como se já estivesse no céu. Jesus disse que ninguém pode tomar aquele que está em Suas mãos. Não há nada no céu ou na terra que possa tirá-lo de lá!!
Como você pode saber com certeza que nasceu de novo? Não espere uma experiência de "tremor no chão", porque na maioria dos casos ela vem de uma forma tranqüila, uma sensação de alívio, de ter uma carga removida dos ombros. Você não verá fogos de artifício ou bandas tocando, mas sentirá uma calma maravilhosa no coração. Com o passar do tempo, descobri que um dos melhores indicadores do novo nascimento é uma genuína compreensão da Palavra de Deus. Antes de nascer de novo, o "homem natural" (a pessoa perdida), não pode compreender as Escrituras porque elas se discernem espiritualmente (1 Coríntios 2:14). 
Na verdade, a Bíblia é uma tolice para essa pessoa. Assim, quando a Palavra de Deus começar a fazer sentido, a falar ao seu coração e a convencê-lo do pecado, esse é um indicador muito bom que você tem o Espírito Santo de Deus habitando em sua vida. O cristão obtém uma nova natureza espiritual por meio do novo nascimento, mas não se liberta da velha natureza pecaminosa com a qual nasceu. Portanto, é vitalmente importante que "cresçamos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo." [2 Pedro 3:18]. Precisamos cooperar com o Espírito Santo durante o tempo em que vivemos rodeados pelo pecado neste mundo. O Espírito Santo literalmente passa a residir dentro de nós quando nascemos de novo e nunca nos deixará ou nos esquecerá.
Outra evidência maravilhosa da salvação genuína encontra-se no "fruto do Espírito" [Gálatas 5:22] que ocorre nas nossas vidas cotidianas à medida que o Espírito Santo opera dentro de nós. A presença dEle será manifesta ao mundo exterior por meio do amor, da alegria, da paz, da longanimidade, da fé, etc. que o mundo verá em nós! A Bíblia diz em Romanos 8:16 que, "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Em outras palavras, o Espírito Santo que habita dentro de nós nos diz que pertencemos a Deus.
No entanto, há muito mais!! Em Apocalipse 3:20, Jesus prometeu: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo." Jesus Cristo acaba de entrar NO SEU CORAÇÃO por meio da atuação do Espírito Santo, para viver nele para o resto da sua vida! É uma grande notícia, pois agora temos o mesmo poder do Espírito Santo que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos. [Romanos 8:11] Na verdade, recomendo que você leia o Capítulo 8 de Romanos para ver todas as vantagens que temos pelo fato de o Espírito Santo habitar em nós.

A salvação por meio do sangue que Jesus derramou no Calvário lhe dá um relacionamento pessoal e profundo com o Espírito Santo enquanto você viver!! Quando você começar a ler a Bíblia, e especialmente o Novo Testamento, compreenderá a maravilhosa profundidade do relacionamento que pode ter com o Criador! A salvação produz um relacionamento que enriquecerá diariamente sua vida! Você nunca conseguirá acreditar, até que nasça de novo, o tipo de vida que perdeu por tanto tempo!

O ESPÍRITO SANTO - DONS E BATISMO

O Espírito Santo – dons e batismo

Língua celestial — língua só comunicável a Deus?

A Bíblia não fala dessa “língua” com clareza. Há apenas imagináveis vislumbres, indícios ou relances a respeito, e, em uma igreja, lamentavelmente, bastante problemática – a de Corinto (I Cor. 14: 

2). Consequentemente, sua aceitação e compreensão varia de pessoa para pessoa. Apenas temos que ficar atentos para não sermos envolvidos nas malhas de Lúcifer. Reitero com veemência que Paulo não era favorável a divulgação desta língua. Proibiu-a claramente.

Ouça: I Coríntios 14: 27-28  “E se alguém falar língua estranha... haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”

Efetivamente, “fale consigo mesmo” é uma força de expressão. Na verdade, o que Paulo quis dizer é: “Fique em meditação com Deus”.Qual o valor de, em nossa oração, formular palavras que ninguém entende? – Que benefício trará a quem ouve? 

Paulo diz que, temos de orar com inteligência (I Cor. 14: 15). Isto é: Com lucidez e clareza. Portanto, não cabe, na igreja, no lar ou em outro lugar qualquer, o crente abrir a boca e proferir palavras que ninguém e, nem mesmo ele entende, porque só faz isso aquele que é débil mental. (I Coríntios 14: 23).

Portanto, não há “língua celestial” na Bíblia. Língua é uma forma clara de se expressar. Os coríntios é que, contrário a Paulo, “criaram” um som estranho, sem nexo, sem sentido, sem nenhum valor, uma algaravia que contagiava a todos, daí Paulo pôr ordem na igreja, dizendo com firmeza: “Haja intérprete, ou então, cale-se”.

I Coríntios 14: 27-28. (Estes sons chegaram até nós hoje, no século vinte, batizados com estes nomes: “língua celestial, estranha e dos anjos”).

Há pessoas hoje que começam a pregar e, de repente, repetem frases feitas de “línguas estranhas”. E os demais ficam embevecidos, entusiasmados, alegres, excitados, se contagiam logo. Mas, irmãos, o que diz Paulo? “Se não houver intérprete, fique calado.” (I .Coríntios 14: 28). Então, pergunto-lhe: • Aquelas frases de “língua estranha” tem algum valor?  • Não! Não! Não! Não! A Bíblia as codifica de vã repetição”. (Mateus 6: 7).

Perdão, amado! Reconhecer a verdade não é pecado. Trata-se de puro exibicionismo, manifestação satânica ou descontrole do sistema sensor (mental). Há outros que começam a orar e, de repente, repetem as frases feitas de “línguas estranhas”. Frases curtas. Sempre frases curtas de “línguas estranhas” proferidas em meio ao sermão ou oração. É um hábito que não tem nenhum valor, porque ninguém entende, e Paulo é claro, veja: 

I Coríntios 14: 16 “...como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o amém, sobre a sua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?”

I Coríntios 14: 9 “Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar.”

Pode haver clareza maior? Por favor, não recuse a Palavra de Deus! Não se deixe levar pela persuasão e emoção. Use a verdade de Deus para quebrar os grilhões da corrente magnética, da vibração da multidão criada pelos destros atores carismáticos com suas tonitruantes frases de efeito dentro das casas de culto. Você é muito precioso para Jesus.

Paulo diz que, tais línguas estranhas não tem nenhuma utilidade, “indoutos falando ao ar”. É o mesmo que uma pessoa desmiolada, virando a cabeça para trás, começasse a cuspir para o ar.  Que pena! Milhares de pessoas sinceras estão sendo enganadas. Crendo no erro pensando ser Verdade! Que pena! Que pena! As pessoas que falam “línguas” hoje, sem perceberem, ficam repetindo frases estáticas, observe! Deus condena a “vã repetição” (Mat. 6:7).

OBSERVAÇÃO: Interessante é que Paulo afirmou: “FIQUE CALADO NA IGREJA”. Mas, as pessoas insistem em fazer o contrário, multiplicando as frases estáticas de línguas estranhas. E pior, agora está aumentando o número dos que repetem estas frases. O culto se torna um delírio generalizado, uma gritaria estridente, uma loucura desenfreada e perigosa, abafando a voz do apóstolo que disse: “fique calado”, “fique calado”, “fique calado!” • Sinceramente, como aceitar que tal “barulho” é o sinal do Espírito Santo? Abram os olhos, amados, por favor!


O DOM PERFEITO: Feliz é a igreja que possui o dom de profecia, pois além de ser o mais importante, somos instados pelo apóstolo Paulo a buscá-lo. I Coríntios 14: 1. – Por quê? • Porque edifica a igreja (I Coríntios 14: 4). • É sinal dos fiéis (I Coríntios 14: 22). 

I CORÍNTIOS 14: 2: Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque NINGUÉM ENTENDE, e em espírito FALA DE MISTÉRIOS.Pois bem, o verdadeiro Dom de Línguas é a capacitação divina de se falar um idioma estrangeiro para pregar o evangelho, sem havê-lo estudado na escola e, isto é, circunstancialmente, visto e provado em Atos 2: 5-11

 “Ninguém NA IGREJA entende.” EXEMPLO: Numa igreja onde só há quem fale português, chega um crente  Em dado momento, ele começa a orar na língua. Nenhum dos presentes entende o que ele está falando, só Deus compreende porque foi Quem criou todos os idiomas. 

Para os demais, portanto, o crente “fala de mistérios” enquanto ouvem sem nada entender.Só o crente se edificou em sua oração a Deus, ninguém mais (I Cor.14:4). Pode até acontecer de alguém dizer “amém”, porém, o fará simplesmente por impulsos emotivos, em virtude do seu desconhecimento deste idioma.

Paulo classifica de indouto aquele que diz “amém” ao ouvir uma oração ou uma pregação em língua estrangeira que não conhece (I Cor. 14: 16). E ele tem razão; como pode alguém concordar com alguma coisa que não entende?

PORQUE O QUE FALA LÍNGUA ESTRANHA”  “NÃO FALA AOS HOMENS” “SENÃO A DEUS; PORQUE NINGUÉM ENTENDE” (a oração do crente só era entendida por Deus apenas)

E EM ESPÍRITO FALA DE MISTÉRIOS” (a súplica do crente era mistério para os demais, porque ninguém falava esta língua na igreja, mas não era mistério para Deus). Assim pois, os coríntios não estavam falando um idioma estrangeiro como um dom do Céu, pois que, esse só é dado para um fim específico – pregar aos estrangeiros – e nunca para satisfação pessoal ou porque se quer, a todo custo, por capricho ou para simples exibicionismo. 

O certo é que, Paulo, ainda que de maneira velada, estranhou o que estava acontecendo na igreja de Corinto. Não aprovou ele, de forma nenhuma, aqueles sons, por isso que, por orientação do Espírito Santo, para evitar a confusão generalizada, deu estes mandamentos: 

•“Falem dois ou quando muito três, durante a reunião.” •“Cada um por vez.” •“Não havendo intérprete esteja calado na igreja.” I Coríntios 14: 27-28.

Esta é uma prova inequívoca de que aquela língua não tinha a aprovação de Paulo. Ele foi benévolo com os coríntios, não desejando dizer que seu dom era falso ou estranho; orientou-os apenas para que estivessem alertas, pois que, o verdadeiro Dom de Línguas é diferente; não precisa da interferência humana (tradutores) porque Deus é perfeito. Atos 2: 4, 6-11. Irmãos, estes mandamentos são válidos, hoje, da mesma forma que o foram naquela ocasião. 

O Espírito Santo ainda é a autoridade na igreja. O Espírito Santo está vigilante e muito entristecido por ver o mesmo fenômeno de Corinto hoje nas igrejas, e as pessoas acharem que seja Ele o autor. Observe:  O que acontece nas reuniões hoje? Dezenas de pessoas, todas ao mesmo tempo, falando as chamadas “línguas estranhas”. Ninguém consegue manter o controle. Pelo contrário, em muitas igrejas, a ordem é gritar mais, gemer mais, se emocionar mais, pois que, assim entendem estar agradando ao Espírito Santo, ou quando nada, permitindo-se por Ele ser usado.

O desejo do Espírito Santo é outro. Ele não agiria de uma forma em Corinto e de outra forma no Brasil. Não, amados, lamentavelmente os Seus mandamentos são transgredidos. Parece que as pessoas não querem mesmo dar ouvidos à Sua voz cálida: “não havendo intérprete, cale-se”.

A sinceridade me obriga a afirmar, e o faço por amor, creia: As gritarias ensurdecedoras de dezenas de pessoas balbuciando e gemendo com um zumbido dirigido, são manifestações da carne, “... pois não está sujeita a Lei de Deus, nem em verdade o pode estar”.Romanos 8: 7.

FALSO DOM DE LÍNGUAS:

Palavras complicadas, esquisitas, místicas, incompreensíveis, proferidas por alguém em delírio, em “transe”, ou mesmo em estado normal (neste caso é pura vaidade, condicionamento da mente, ou exibicionismo).
Na ânsia de falar “línguas”, muitos crentes, sem o perceberem, excitam as suas emoções, estimulam-se com veemência e emotividade, fustigam e ativam mesmo os nervos (*), “com o fim de precipitar desenlaces emocionais, para produzir soluços e gemidos estáticos


***