terça-feira, 23 de agosto de 2022

MINISTÉRIO NA IGREJA

 MINISTÉRIO NA IGREJA 

Todos os cristãos querem ministrar. Queremos servir, ser úteis a Deus. E acredito que isto está certo, porque fomos salvos para servir. Mas, o que é o ministério verdadeiro'!
Como o ministério espiritual vem a existir?
Por que não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (2 Coríntios 4:5-7)
Todos somos vasos de barro, mas pensamos que somos vasos de alabastro. Somos vasos de barro - nada. Só Deus pode fazer isso, porque o homem jamais colocaria um tesouro num vaso de barro. Só Deus coloca um tesouro num vaso de barro.
E o tesouro, é claro, é o nosso Senhor Jesus, não há nenhum outro.
Graças a Deus que há esse tesouro no vaso de barro. Há um brilho, uma resplandecência, a glória da vida dentro de nós, porém somos vasos de barro opacos.
Nós prendemos, aprisionamos o brilho, a luz do conhecimento de Deus, em Jesus Cristo, dentro de nós. E para ministrarmos Cristo às pessoas, esse vaso de barro tem que ser quebrado.
Muitas vezes ministramos pelo poder do vaso de barro e alguns vasos de barro até que são bem ornamentados. Eles têm esperteza, uma personalidade dinâmica, vontade determinada, estão cheios de energia, cheios de idéias e tentam ministrar por essas coisas.
Com a nossa mente inteligente, nós analisamos a Bíblia, com a nossa eloqüência, tentamos persuadir pessoas, com a nossa personalidade dinâmica impressionamos pessoas, mas isso é ministério?
Ministério consiste em dar, comunicar, ministrar Cristo às pessoas.
Tal ministério só é possível através da cruz, porque é a cruz que quebra o vaso de barro.
Em 2 Coríntios, capítulo 4, Paulo menciona como ele, em tudo, foi atribulado, mas não angustiado. Ele, literalmente, estava cercado como se não houvesse nenhum caminho para prosseguir, mas há sempre uma saída. Ele disse que não vemos uma saída visível, porém o nosso caminho não está totalmente obstruído.
Uma tradução diz que "estamos no fim da nossa razão, mas não no fim de nossas vidas".
E como isso acontece muitas vezes. Ele disse que somos perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. A versão de Philip diz: "abatidos, mas não eliminados" (2 Coríntios 4:9).
Esta é experiência daqueles que ministram a palavra de Deus. Se você não passou pelo quebrar do homem exterior, a vida, o brilho, a resplandecência de Cristo Jesus dentro de você, ficará aprisionada.
Só há uma maneira para que a vida do Espírito seja liberada, através do quebrar do vaso de barro - nossa vida da alma - e esse é o ministério.
O apóstolo Paulo diz, "trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste, também, nos nossos corpos" (2 Coríntios 4:10).
Sem a cruz não há ministério. Infelizmente, temos hoje em dia, tantos assim chamados "ministérios" sem a cruz.
Que o Senhor nos ajude a ver que a glória da cruz é o ministério.
Se você tivesse que ir à cruz para poder ministrar a seus irmãos, você estaria disposto a isso? Vale a pena.
O TRONO
A glória da cruz está no trono. Pense na maneira como nosso Senhor Jesus andou no caminho da cruz. Ele esvaziou-se a si mesmo, tomou a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
Pelo que Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome para que ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor.
A cruz é o caminho para o trono, e se isso é verdade para o nosso Senhor Jesus também é para nós. Em 2 Timóteo, capítulo 2, é dito que se sofremos com Ele, com Ele também reinaremos.
Não há outro caminho.
A CRUZ E O MUNDO
O mundo é um sistema, um cosmos. Satanás organizou o mundo em um sistema muito acirrado, e isto inclui todas as áreas e aspectos - político, econômico, cultural, social e até religioso.
Depois que somos salvos, o Senhor não apenas irá nos livrar das coisas do mundo, mas irá nos livrar do espírito do mundo; e o espírito mais forte do mundo está fundado no mundo religioso.
Paulo estava aprofundado no mundo religioso do judaísmo. Em Filipenses, capítulo 2, ele nos fala como ele estava arraigado profundamente no judaísmo:
Ele tinha sido circuncidado no oitavo dia; nasceu um israelita; era da tribo de Benjamim; era filho de um fariseu; de acordo com a lei era perfeito; sobressaia-se aos seus contemporâneos no zelo por Deus; e perseguia os cristãos pensando que eles eram impostores, rebeldes.
Ele estava arraigado naquele mundo religioso; porém, Deus o libertou daquele espírito. Ele disse: considero tudo com perda (Filipenses 3:8).
Essas coisas eram preciosas para ele, era tudo o que tinha alcançado até então, eram coisas pelas quais tinha orgulho; e agora considerava estas coisas como escória, refugo, como coisas a serem desprezadas por causa da excelência do conhecimento de Jesus Cristo.
Aquele homem foi libertado completamente do mundo religioso para a plenitude de Cristo.
Fomos libertos do mundo? Fomos libertos do espírito do mundo? Fomos libertos do mundo como um sistema? Entramos na plenitude de Cristo, sabendo que a excelência do conhecimento de Cristo é um ganho?
À medida que você vai caminhando com o Senhor, você continuamente vai sendo separado do mundo e isso é apenas uma confirmação daquilo que a cruz já fez por você.
É uma posição. Temos a cruz que fica entre nós e o mundo.
Na prática achamos que às vezes, quando o mundo olha para nós, ele ainda vê alguma esperança em nós; e que quando nós olhamos para o mundo, ainda temos algum desejo por ele. Não estamos mortos um para o outro.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Gálatas 6: 14).
Paulo disse que quando ele olhava para o mundo, ele via que Paulo disse que quando ele olhava para o mundo, ele via que o mundo estava morto. Estava crucificado. Não havia nada que ele, Paulo, admirasse. E ao mesmo tempo, quando o mundo olhava para ele, o mundo achava que ele estava morto.
Em outras palavras, o mundo tinha desistido de qualquer esperança nele.
Fico me perguntando se o mundo realmente desistiu de nós, ou se o mundo ainda nos tenta a voltar para ele, por achar que ainda há alguma coisa do seu espírito em nós.
Será que realmente olhamos para o mundo como se ele estivesse morto? Será que podemos nos gloriar desta maneira? O que precisamos é voltar para a cruz.
Se olharmos para a cruz, haverá uma revelação dada para nós. Você sabe, a cruz é uma grande revelação.
Ela não apenas revela o amor de Deus a pecaminosidade do pecado, mas ela também revela para nós quão horrendo e hostil é o mundo, pois esse é o mesmo que crucificou o nosso Senhor Jesus.
O mundo grita: "Fora com Ele, fora com Ele. Crucifiquem-No". O mundo o rejeitou. Isso é o que o mundo fez e está fazendo com o nosso Senhor Jesus.
Agora se conhecemos a cruz, se vemos a cruz, e se vemos que foi o mundo que crucificou Cristo, irmãos e irmãs, como nos posicionamos?
Podemos amar o mundo ainda assim? E o mundo continuará a nos amar se realmente ficarmos com Cristo na cruz?
Sthepen Kaung

A IMPORTÂNCIA DE MEDITAR NA BÍBLIA

 A IMPORTÂNCIA DE MEDITAR NA BÍBLIA

"A luta para encontrar tempo para ler a Palavra, é a luta pela vida.”
(Martyn Lloyd-Jones)
Hoje a sensação é que o tempo passa tão rápido! Tá tudo veloz, por causa de tantas informações, nosso cérebro está acelerado!
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.
(Josué 1:8)
São dias difíceis! Dias em que os cristãos estão envolvidos com tantas coisas e ao mesmo tempo tantas distrações nos rodeiam
Haverá tempo pra louvar, pregar, aplicar a palavra de Deus e ensinar?
Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria.
(Salmos 104:33-34)
Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
(Salmos 19:14)
Como é feliz aquele que encontra tempo para ficar a sós com Deus, ouvir suas orientações e praticar
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. (Salmos 1:1-2)
Aquele que encontra tempo para as coisas de Deus encontra a sabedoria, a instrução e vive prudentemente
A minha boca falará com sabedoria; a meditação do meu coração
trará entendimento. (Salmos 49:3)
Não perca mais tempo! A escritura é nosso maior manual de comportamento.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16,17)
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. (Hebreus 4:12,13)
Por fim, segue um bom conselho, tudo que for fazer faça como se fosse para Deus
Eclesiastes 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
E qual é o maior mandamento que devemos seguir?
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
(Mateus 22:36-40)
Amar a Deus em primeiro lugar, com todas as nossas forças, amar o próximo com a ti mesmo, isso vai nos equilibrar emocionalmente, fisicamente e espiritualmente para todo sempre!
Tenha tempo para Deus! Nunca esqueça da IMPORTÂNCIA DE MEDITAR NA BÍBLIA.
escrito por paulo cezar gomes de souza

O SANGUE DE JESUS

 O SANGUE DE JESUS

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (I Pe. 1 .18-19).
A palavra que me foi dada, diz respeito ao poder do sangue de Jesus, um conhecimento mais amplo e detalhado sobre o seu significado e representação. Tornou-se muito comum entre nós e acabou virando uma frase evangélica muito corriqueira, dizer que o SANGUE DE JESUS TEM PODER, mas afinal, qual o real significado do sangue de Jesus para nós cristãos.
10 (DEZ) VERDADES ACERCA DO SANGUE DE JESUS:
FOI O VALOR DO PREÇO PAGO PELOS NOSSOS PECADOS;
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (At. 20.28)
O sangue de Cristo foi o valor pago a Deus em sacrifício pelos nossos pecados, o sangue de Deus em forma de homem, de valor incalculável, capaz de comprar a salvação de todos. O valor do sangue de Cristo não tem preço, é inestimável, pois foi com ele que a minha vida foi comprada. Você já parou pra pensar quanto vale a sua vida?
REPRESENTA A NOVA ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM;
"Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mt. 26.28)
O Sangue de Cristo vertido na cruz do calvário é agora o sangue da nova aliança entre Deus e o homem, já que a velha aliança foi desfeita pela incapacidade do homem em cumprir a Lei Divina, os sacrifícios de animais já não eram mais agradáveis ao Senhor, Deus já não tinha mais prazer nesses sacrifícios, à purificação pelos pecados havia se tornado mais um cerimonial religioso, um ritual mecânico, o homem pecava e não se arrependia verdadeiramente em seu coração, seu sacrifício era vão, e pela lei do Senhor só pode haver remissão de pecados com derramamento de sangue, e o único sangue capaz de atender completamente a essa exigência foi o sangue de Cristo,
O SANGUE DE JESUS JUSTIFICA;
"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Rm. 5.9)
O sangue de Cristo tem o poder de justificar os nossos pecados, porque foi com ele que nos fomos comprados, pois só com derramamento de sangue é que pode haver a remissão da culpa, eu aprendo que o sangue de Cristo justifica, porque foi o sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus oferecido em sacrifício pela humanidade me comprou, a minha culpa foi transferida pra Ele, eu fui justificado, inocentado, livre da minha dívida.
O SANGUE DE JESUS PURIFICA;
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado' (I Jo. 1.7)
Eu aprendo que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, porque Jesus foi o sacrifício perfeito, puro, santo, justo, por isso seu sangue tem poder para purificar a minha vida e transformar meu pecado em perdão, porém existe uma condição necessária, temos que estar na luz, ou seja em comunhão com Deus para que o poder purificador do sangue de Cristo tenha efeito sobre as nossas vidas.
O SANGUE DE JESUS SANTIFICA (SEPARA);
"E por isso, também, Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta." (Hb. 13.12).
O sangue de Jesus santifica, ou seja, ele nos separa, nos guarda, a palavra santificar que dizer separar, nos somos separados por Deus, o sangue de Cristo nos separa do pecado, nos separa da condenação, nos separa do mal e da morte. O exemplo mais rico sobre este assunto, nos vamos encontrar em Êxodo 12.23, quando Moises anunciou a 10ª praga a faraó, a dos primogênitos, o anjo destruidor enviado da parte de Deus veio por todo Egito para exterminar os primogênitos dos homens e animais, e só não tinha autoridade pra tocar nas casa que tivesse por sobre os umbrais das portas a marca do sangue, o qual Deus mandou que assim fizessem. O sangue e sinal de segurança, o inimigo não tem poder sobre a tua vida, porque ele olha pra você e vê a marca do sangue de Jesus, você é coberto pelo sangue, EU APRENDO AQUI, QUE O SANGUE DE JESUS ME PROTEGE E ME LIVRA DO MAL., e que sou PROPRIEDADE ESCLUSIVA DE DEUS.
O SANGUE DE JESUS TRAZ RECONCILIAÇÃO E PAZ;
"E que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Col. 1 .20)
Eu aprendo que o sangue de Jesus trousse a reconciliação entre Deus e o homem, restabelecendo a comunhão perdida, e por sua vez trazendo a paz ao coração dos homens, o que já havia sido anunciado pelos anjos quando Jesus nasceu. Esta paz só foi possível com a morte de Cristo na cruz.
O SANGUE DE JESUS LAVA E BRANQUEIA NOSSAS VESTES;
"E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro." (Ap. 7.14)
O Sangue de Jesus é melhor do que qualquer sabão em pó ou detergente, para limpar, porque ele lava e branqueia nossas vestes celestiais, que serão usadas no dia do arrebatamento, o nosso corpo será transformado e semelhante ao do Cristo ressuscitado, e usaremos essas vestes para grande festa a ser celebrada no céu, a lavagem e o branqueamento representam a limpeza, a purificação, e a santificação da nossa alma.
O SANGUE DE CRISTO NOS APROXIMOU DE DEUS, E DEU ACESSO AO SANTO DOS SANTOS.
"Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef. 2.13) "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus" (Hb. 10.19)
O sangue de Jesus me aproxima de Deus em duas etapas progressivas, eu estava longe do caminho da salvação e pelo sangue de Cristo fui levado até a presença de Deus, pelo seu sacrifício de sangue fez com que o véu do templo se rasgasse, quebrando a barreira entre homem e Deus, agora temos total liberdade e comunhão através do sangue de Cristo, não existem mais barreiras, o sangue de Cristo rompeu todas. EU APRENDO AQUI IRMÃO, QUE NÃO BASTA ESTAR PERTO DE JESUS, EU TENHO QUE IR MAIS ALEM, TER PLENA COMUNHÃO, O SANTO DOS SANTOS REPRESENTA ISSO, TOTAL COMUNHÃO COM DEUS.
O SANGUE DE JESUS É ALIMENTO PARA ALMA (Jo. 6. 54-55)
"Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia; Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida." (Jo. 6. 54-55)
O sangue de Jesus e alimento para minha alma, ele nutre o meu espírito e cada vez que tomo parte no corpo e no sangue de Cristo, eu tenho mais comunhão com Ele.
O SANGUE DE JESUS DÁ A VITÓRIA (Ap. 12.11)
"E eles o venceram, pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Ap. 12.11)
O sangue do Cordeiro me garante a vitória, pois me dá proteção, essa é uma profecia que ainda vai se cumprir e nós temos que tomar posse dela, e nos fazer valer do sangue poderoso de Jesus para nos proteger e nos dá a vitória final que é a concretização da nossa salvação, nos vivemos à primeira etapa da salvação que é aqui na terra, a segunda que finaliza a obra completa de Cristo é reinar com ele no céu de glória.
O sangue de Cristo não é apenas um símbolo de sofrimento e morte, ou de salvação, nem tão pouco uma mera frase de efeito, ele representa a proteção divina sobre a minha vida, nos temos a marca do seu sangue impressa na nossa alma, e a certeza da vitória final, então nos aprendemos que o sangue de Cristo: É o Preço da Minha Vida; Representa a Nova Aliança; Justifica; Purifica; Santifica; Reconcilia e Traz Paz; Lava e Branqueia Vestes; Aproxima e dá Acesso; É Alimento Pra Alma; Garante a Vitória Final.
Autor: Francisco Campos

ORATÓRIA - A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

                                                   ORATÓRIA

A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO

  A capacidade comunicativa é uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano pode possuir. 

Os maiores medos da Humanidade:

 Falar em público 41% / Medo de altura 32% / Insetos 22% / Problemas financeiros 22% Águas profundas 22% / Doença 22% / Morte 19% / Viagem aérea 18% / Solidão 18% / Cachorro 11% / Dirigir ou andar de carro 9% / Escuridão 8% / Elevadores 8% / Escada rolante 5%

 ALGUMAS FALAS DE PAIS E PROFESSORES...

“Boca fechada não entra mosca!” / “ Você só fala bobagens!!”

“ Criança não se mete no assunto dos mais velhos”

“ Enquanto um burro fala o outro abaixa as orelhas!”

“ Quando os mais velhos falam, crianças ficam em silêncio!”

“ Falar é prata, calar é ouro”

Elementos Importantes para um boa Comunicação

7% Conteúdo verbal (fala)

38% O modo como se fala

55% Expressão corporal (não-verbal)

PRINCÍPIOS DE CREDIBILIDADE

As pessoas têm que confiar em você antes de acreditarem em suas idéias!

Você só consegue convencer as pessoas daquilo que você acredita!

Quanto mais você acreditar em si, mais fácil será fazer com que as pessoas acreditem em você!

DICAS

NATURALIDADE PODE SER CONSIDERADA A MELHOR REGRA PARA A BOA COMUNICAÇÃO!

NÃO CONFIE NA MEMÓRIA, LEVE UM ROTEIRO COMO APOIO

USE UMA LINGUAGEM CORRETA

TENHA COMEÇO, MEIO E FIM

TENHA UMA POSTURA CORRETA

SEJA BEM-HUMORADO

USE RECURSOS AUDIO VISUAIS

FALE COM EMOÇÃO

IMPORTANTE!!

São conhecimentos necessários para uma mensagem eficaz:

- Público-alvo

- Tempo disponível

- Preparo do conteúdo

- Técnicas de comunicação verbal e não-verbal

- Técnicas de controle da emoção

Treino das habilidades

Na comunicação verbal EVITE

- Pronunciar mal as palavras;

- Falar muito baixo ou muito alto;

- Falar muito depressa ou muito devagar;

- Respirar mal;

 Na comunicação verbal EVITE

- Usar vícios de linguagem como “tá?”, “né?”, “ok”, “certo?”, “entendeu?”,

“percebe?”, “é isso aí!”, “tipo assim”, “a gente”, “acho que” e outros;

 Na comunicação verbal EVITE

- Falar como robô

- Cometer erros gramaticais;

- Engolir esses e erres;

- FALAR com estridência;

- Expressar-se sem objetividade e clareza;

Na comunicação verbal EVITE

- Usar termos técnicos para público leigo;

- Contar piadas e usar chavões;

- Usar argumentos inconsistentes;

- Perder-se em detalhes;

Na comunicação verbal EVITE

- Baixar a voz no final das frases;

- Não destacar as idéias principais;

- Não aliar a técnica à naturalidade na comunicação.

Na comunicação não-verbal EVITE

- Gestos que conotem nervosismo e inibição;

- Ajeitar a gravata;

- Manusear chaveiro, caneta;

- Ajeitar o cabelo ou os óculos;

Na comunicação não-verbal EVITE

- Coçar-se, pigarrear ou bocejar;

- Apoiar-se ora numa perna ora em outra;

- Fixar os olhos no chão, no teto ou numa só pessoa da platéia.

Na comunicação não-verbal EVITE

- Olhar através das pessoas;

- Ficar parado como estátua ou com as pernas abertas;

 Na comunicação não-verbal EVITE

- Movimentar as mãos excessivamente;

- Estufar o peito ou cruzar os braços;

- Mascar ou roer unhas;

  Na comunicação não-verbal EVITE

- Esfregar as mãos ansiosamente;

- Pôr as mãos nos bolsos;

- Olhar para o vazio;

- Pôr as mãos na cintura;

Na comunicação interpessoal EVITE

- Usar a comunicação como forma de poder;

- Esquecer o valor da empatia;

- Ser irônico e sarcástico;

- Apresentar-se sem estar preparado;

Na comunicação interpessoal EVITE

- Chegar atrasado;

- Ter gestos, atos e palavras incoerentes;

- Ser inflexível;

- Não saber administrar conflitos interpessoais;

- Falar do que não conhece;

 A arte de ouvir

Curiosidades:

Ouvimos 4 ou 5 vezes mais depressa do que falamos - Falamos em média 90 a 120 palavras por minuto - 80% do nosso tempo gastamos em comunicação:

Lendo 4%

Escrevendo    11%

Falando        22%

Ouvindo        63%

Nós:

Nem sempre ouvimos o que outro fala;

Ouvimos o que o outro não está dizendo;

Ouvimos o que queremos ouvir;

Nós:

Ouvimos o que já imaginávamos o que o outro iria falar;

Ouvimos apenas o necessário para responder;

Ouvimos só o que não queremos ouvir ou...

Simplesmente não ouvimos!

Para ouvir bem:

 

Procure o sentido e a verdadeira intenção de quem fala;

Aguarde para responder;

Responda o que representa para você o objetivo principal da conversa.

Como se vestir bem para Falar em Público

"A maneira como nos vestimos diz muito a nosso respeito, muito antes de dizermos uma só palavra." (Donald Trump)


EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO 

Maria mole é molenga se não é molenga, não é maria mole. é coisa malemolente, nem mala, nem mola nem maria, nem mole.

 
Bruxa blusa brusca bloco blusa bruxa bloco brusca brusca bloco bruxa blusa bloco bruxa blusa bruxa

A aranha e a jarra - debaixo da cama tem uma jarra. Dentro da jarra tem uma aranha. tanto a aranha arranha a jarra, como a jarra arranha a aranha.

Três pratos de trigo para três tigres tristes.

O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.

Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafiador será.

Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista e otorrinoralingologista é otorrinolaringologista.

Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. seis paralelogramos tem um paralelepípedo. mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. então uma paralelepipedovia é uma aralelogramolândia

Fim