Lutando contra a carne
1. O adversário
Há muitas analogias
usadas na Bíblia para descrever a vida cristã. É chamada uma viagem a um destino longínquo, uma luta
contra um forte adversário, uma corrida de uma intensa
competição e uma guerra contra
um desesperado inimigo.
Estas comparações
não deveriam nos surpreender. Todas as coisas têm os seus inimigos. Na natureza, entre os animais,
mesmo nas experiências da humanidade, todas
as coisas têm os seus adversários contra os quais deve-se resistir e sobre os quais deve-se prevalecer. Também na área
espiritual há um violento e terrível adversário.
Algumas vezes ouvimos a afirmação: "nós estamos em uma guerra contra o mundo, a carne e o diabo". Embora o
princípio seja verdadeiro, a melhor maneira de
expressá-lo seria dizer: "nós estamos em uma guerra contra o diabo,
que apela contra nós através da
carne e do mundo". Não existe uma maturidade espiritual sem um conflito espiritual. Ninguém cresce em
Cristo por acidente ou sem esforço. Portanto, ao cristão é dito: "correr, lutar e combater" contra as
forças espirituais que tentarão derrotá-lo
e tirá-lo do caminho da completa maturidade em Cristo. Por causa da universalidade do conflito espiritual e a
importância do crescimento espiritual, vamos
compartilhar alguns dos ensinos bíblicos
sobre o tema, "Lutando Contra
a Carne".
Nossa direção está baseada na palavra
inspirada das Sagradas Escrituras que se encontra
em I Pedro 2: 11: "Amados, peço-vos
como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais
que combatem contra
a alma".
Definição
Quais adversários
atrapalham o crescimento espiritual e tentam impedir o crente de alcançar a completa maturidade
espiritual? O apóstolo Pedro os chama de "concupiscências carnais". O que está envolvido nesta expressão?
O termo "carne" é usado na Bíblia em 5 significados importantes:
1.
Em Gn 2: 21 quer dizer a substância mole do corpo
físico que cobre os ossos e está
envolvida em sangue: Deus tomou uma das costelas de Adão e "cerrou a carne".
2.
Em Gn 2: 24 significa a relação íntima e duradoura
de um relacionamento estabelecido entre um homem
e uma mulher na união de casamento:
"portanto,
deixará o varão o seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão
ambos uma só carne".
3.
Em Gên. 6: 17, significa a parte da criação que
precisa respirar para viver: "porque eis que trago um dilúvio de
águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida".
4.
Em João 1: 4 quer dizer que aquilo que é material e
tangível na natureza humana está em
contraste com aquilo que é material e intangível na natureza divina:
"e o Verbo se fez carne e habitou entre nós".
5.
Mas em Rm 8: 8 e na grande maioria das referências
no Novo Testamento, "carne" quer diz respeito
àquela parte da natureza humana que é fraca e
voltada para o pecado, sujeita à tentação e é a área na qual Satanás
ataca o bem-estar do homem.
"Carne" é aquela parte do homem suscetível à tentação e propensa a pecar.
A Bíblia fala de "concupiscências carnais". O
que são concupiscências? Concupiscência ou
cobiça quer dizer um forte desejo (como o desejo da grávida), anseio ou uma
forte vontade de fazer algo. Gl 5: 17
diz que a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne. Significa que a natureza carnal tem um forte
desejo de controlar você e o
Espírito Santo de Deus tem um forte desejo de governar sua vida. Usado neste sentido, o termo "concupiscência ou
cobiça", tem o significado de um forte desejo, sem estar aplicado ao bom ou ao mau. Mas quando carne e cobiça
andam juntas, o significado é sempre ruim.
Cobiça ou concupiscência carnal significa um
desejo impuro, um forte desejo por aquilo que
é impróprio ou proibido. É usado na Bíblia para referir-se à paixão, buscando
uma satisfação imprópria ou
indecorosa. É sinônimo de pecado. E Deus avisa através das Escrituras: "Abstenhai-vos das concupiscências carnais
que combatem contra
a alma".
Apelo
Como as concupiscências carnais fazem seu
apelo ao espírito humano? A resposta é encontrada
em I João 2: 15-17: "não ameis o
mundo nem o que no mundo há. Se alguém
ama o mundo o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência
dos olhos e a soberba da vida não é do Pai,
mas do mundo. E o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz
a vontade de Deus permanece para sempre".
Perceba quais são as três áreas nas quais o pecado faz apelo ao espírito humano:
1.
Concupiscência da
carne;
2.
Concupiscência dos olhos; e
3. Soberba da vida.
A "concupiscência
da carne" é aquela tentação que faz o apelo do tipo "isso parece tão bom". A "concupiscência
dos olhos" apela : "como
isso é bonito, eu preciso tê- lo",
e a "soberba da vida" apela:
"aquilo me faria tão importante se
eu o tivesse ou se eu o
experimentasse". Em uma ou mais destas três áreas, toda a tentação faz
a sua aproximação. No Jardim do
Éden, nos primeiros registros do pecado pelo ser humano, a Bíblia registra em Gênesis
3 a aproximação de Satanás através destas três áreas. :
"E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer (concupiscência da carne),
e agradável aos olhos (concupiscência dos olhos) e árvore desejável para dar o entendimento (soberba da vida), tomou do
seu fruto, e comeu, e o deu ao seu marido e ele comeu com ela" (Gên.
3: 6). Até na tentação
de Jesus no deserto (Mateus
4 e
Lucas 4) também houve o mesmo tipo de apelo.
: "Mande que estas pedras se tornem em pães" - concupiscência da
carne (satisfazer a fome). : "O
diabo ... mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles" - concupiscência
dos olhos (apelo através da vista). Do pináculo do templo : "lança-te daqui abaixo" -
apelo à soberba. Também será assim
com você toda a sua vida. O primeiro ser humano (Eva) e o mais perfeito dos humanos (Jesus) foram tentados na
mesma maneira, e assim acontecer com você. Vitória
Como pode o crente encarar tais tentações?
Como pode vencer essa batalha? Ou, é possível
obter a vitória? Sim, é possível ter vitória sobre as tentações, porque "sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos" (II Pd 2: 9). "Mas fiel é Deus que não vos não deixará
tentar acima do que podeis,
antes, com a tentação dará também o escape para que a possais suportar". (I
Cor 10: 13). Qual é o caminho para a vitória? Gálatas 5: 16 mostra a chave da vitória nas horas de tentação: "Digo porém, andai em Espírito e não
cumprireis a concupiscência da carne".
É isto! Aleluia!
Louvado seja o Senhor! A vitória é possível se andarmos no Espírito! Mas o que quer dizer "andar no Espírito". Note que a palavra "Espírito" em Gl. 5: 16 está escrita em "E"
maiúsculo, indicando que se referia ao Espírito Santo de Deus. Andar "no" Espírito é a
expressão prática de ser "cheio do Espírito". Em outras palavras,
é submeter-se à liderança de Jesus Cristo
sobre sua vida.
Você não nasceu
para ser servo de seu corpo nem de seus apetites carnais. Na sua natureza humana existe aquilo que é fraco,
vil, depravado, tendendo aos vícios e à impiedade.
Mas há também no seu espírito humano o Espírito de Deus morando em você, se você é crente,
e a Sua abençoada presença
torna possível a sua vitória
sobre aquilo que é baixo e espiritualmente depravado. Deus dá acesso a todo o Seu ser.
Ceda-se ao senhorio do Senhor Jesus Cristo.
Peça a Deus para encher você com o Espírito
Santo. Você pode ter a vitória sobre o pecado e pode abster-se das "concupiscências carnais
que combatem contra
a alma" (I
Pd 2: 11).
Indice
2. A ordem
"Amados,
peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem
contra a alma" (I Pd 2: 11). Este precioso texto das Escrituras é o nosso tema, assim que prosseguimos no estudo de como lutar contra
a carne e ter a vitória espiritual. Ele revela o coração amoroso do apóstolo de Deus, "amados". Pronuncia
um terno apelo, "eu peço-vos" (em algumas traduções , "eu imploro"). Descreve a
natureza do cristão na relação com este mundo como "peregrinos e
forasteiros". Estabelece um imperativo em relação à vida espiritual, "abstenhais
das concupiscências carnais". Dá uma razão sobre o combate necessário "que combate
contra a alma". Na verdade é uma
preciosa passagem.
Considere a ordem, "abstenhais das concupiscências
carnais". É uma ordem, não uma opção.
É um mandamento, não uma sugestão. É essencial que todas as pessoas que querem conhecer a vitória espiritual
obedeçam essa ordem divina. É um mandamento
divino que Deus deixa sobre o seu coração.
·
Aqui está a chave para a vitória espiritual:
abster-se das concupiscências carnais.
·
Aqui está o pré-requisito para o
poder espiritual: abster-se das concupiscências carnais.
·
Aqui está a proteção contra a
queda em tentação: abster-se das concupiscências carnais.
·
Aqui está o caminho para manter
uma boa reputação: abster-se das concupiscências carnais.
·
Aqui está a garantia de ter uma
consciência limpa: abster-se das concupiscências carnais.
·
Eis a maneira de obedecer a Deus: abster-se
das concupiscências carnais.
Prepare a Sua Mente
O cristão tentado
poderia gritar, "Como posso me abster"? Considere estas sugestões, porque elas lhe ajudarão na luta pela abstinência.
Abstenha-se através
de um ato de vontade própria. A primeira batalha pela vitória espiritual é para ser lutada contra a
vontade, não contra as paixões do corpo. Antes de haver a tentação, antes de haver
a oportunidade ou o desejo
de fazer o mal,
resolva o problema
do compromisso com a vontade.
Lembre-se de um
jovem chamado Daniel, que era um dos cativos de sua terra natal. Naquele país estrangeiro a ele foi dada a
oportunidade de ser treinado para o serviço do
governo - uma oportunidade única, a única por toda a vida. Ele deve ter pulado
de alegria quando isso foi oferecido
a ele. Então veio a armadilha: ele deveria comer a comida e beber o vinho do rei se ele quisesse servir ao rei.
Daniel sentiu em seu coração que
aquilo poderia sujá-lo interiormente. Ele enfrentou o problema: entregar- se às suas convicções e comer, beber e
ter a possibilidade de grande promoção e poder
ou deixar suas convicções e correr o risco e ter a probabilidade de perder
tudo. O que deveria fazer? A Bíblia
responde: " e Daniel assentou-se em
seu coração não se contaminar com a
porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia" (Dn 1:8). Daniel resolveu se abster. Deus honrou a
dedicação do jovem e o usou grandemente naquela terra estranha.
Eu lhe aconselho a fazer um solene
compromisso à pureza, por toda a sua vida. Se
você esperar a tentação vir sobre você, antes de resolver-se a ser puro,
poderá perder a batalha. Mas se você
se resolver primeiro, "eu serei
puro, eu não me submeterei à cobiça da carne, dos olhos, nem à soberba
da vida, quando Satanás vier me tentar".
Você pode ter a
vitória. O primeiro passo para a abstinência das concupiscências carnais é esta: abstenha-se por um ato de
vontade, de resolver a viver uma vida de pureza diante de Deus.
Fuja Primeiro
Fuja dos primeiros
sinais do pecado. A tentação virá primeiro pela consciência do desejo ou possibilidade de pecar. Fuja
então. Multidões incontáveis de pessoas caíram
em pecado porque não observaram isso. Não cultive a tentação na sua
mente. Fuja dos primeiros sinais que queiram lhe levar a pecar.
Eis o exemplo de uma pessoa que é tentada na área da cobiça sexual. Ele é atraído sensualmente
por uma outra pessoa. Ele senta-se e
começa a olhar aquela outra pessoa (o
que é cobiça dos olhos). Ele imagina
que palavras dizer, gosta da sensual euforia dessa experiência (cobiça da
carne). Ele até pensa da conquista que teria se pudesse seduzir a
outra pessoa à uma relação ilícita (o que é soberba
da vida).
Neste processo de
pensamento ele está cooperando com Satanás na tentação e aumentando a intensidade na sua própria mente. Ele pecará no seu
coração se não tiver oportunidade
para efetuar sua ação. Como seria diferente se a pessoa tentada tivesse rejeitado a tentação quando ela
surgiu! Se sua consciência de atração tivesse
encontrado com sua resolução de "eu
estou comprometido com a pureza.
Não
permitirei
ser seduzido a cometer o pecado, até mesmo em pensamento. Eu rendo os meus pensamentos e desejos a Deus e peço o
Seu livramento nesta difícil hora de tentação". Quão facilmente a
vitória teria sido obtida. Mas deve haver a resolução (intenção) de ser
puro antes da tentação vir. Já reparou como vivem as ervas daninhas em um jardim? Se já, você
aprendeu uma lição: destrua primeiro as ervas
daninhas antes que elas produzam sementes, e assim será muito mais fácil
controlá- las. Este princípio
aplica-se tão bem na vida espiritual como na vida do jardineiro. Pare a tentação, antes dela ter a oportunidade
de produzir frutos e será mais fácil controlá-
la.
Tenha Altos Objetivos
Busque viver em
altos padrões espirituais. Você não nasceu para ser servo dos apetites físicos de seu corpo. Você não é
somente um corpo. Você é um espírito que vive
em um corpo e tem um corpo. O corpo físico é seu servo, não seu senhor. Está sujeito ao controle da sua vontade.
Quando o corpo exigir satisfação encare essas
exigências com um santificado senso comum. Satisfaça aquelas exigências
que são próprias e legítimas. Recuse
aquelas exigências que são ilícitas e impróprias. Não permita que desejos carnais digam que direção tomar em sua vida.
Viva em altos padrões.
Aqui estão
três regras para seguir e lutar contra
a carne:
1.
Nunca permita que sua paixão seja excitada além do
controle da sua vontade e razão.
2.
Permita a paixão surgir somente para responder a uma
própria e válida necessidade.
3.
Sempre mantenha a paixão sob controle, para que ela pare onde deva parar.
Desta maneira você andará no espírito e não na carne.
Algumas pessoas
estão comumente vivendo em baixos prazeres porque não conhecem altos padrões. Dedique-se à Palavra de
Deus, à comunhão com os irmãos (o povo de Deus),
à comunhão diária com Deus, através da oração e deseje coisas mais altas e você será uma pessoa melhor.
Como pode um cristão ser forte contra as tentações?
Como pode abster-se
dos desejos carnais? Deve imunizar-se contra o pecado. Como uma vacina pode deixar uma pessoa imune à
uma doença, também os crentes podem aumentar sua resistência ao pecado. Como?
·
Cultivando um espírito de oração que o faça passar
tempo em oração a Deus diariamente.
·
Fazendo uma solene resolução de ser leal a Deus e
aos padrões bíblicos de moralidade
por toda a sua vida. Guardando sua mente contra as desejosas e sensuais
sugestões.
·
Cuidando-se com aquilo que lê, ouve e vê na TV e
ouve no rádio, e o que se permite
habitar em sua mente. Não é fácil. Requer uma batalha. Mas Deus pode e
dará a vitória.
Indice
3. A razão
"Amados,
peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem
contra a alma" (I Pd 2: 11).
Aqui está a razão pela qual os crentes devem
resistir às tentações. Eis o motivo por que
ele deve controlar as concupiscências da carne. É por isso que ele deve
suportar a relação com o presente e
degenerado sistema mundial, porque ele é "peregrino
e forasteiro", que não
pertence a este mundo. A razão: "as
concupiscências carnais combatem CONTRA
A ALMA".
O cristão está engajado em um combate
espiritual. Veja o que diz Gálatas 5: 17. Lendo
esta lista o cristão não fica surpreso de ser admoestado a "abster-se das concupiscências
carnais", com a explicação de que elas "combatem contra a alma". Satanás Procura Vencer
Através das Concupiscências Carnais
O desejo do diabo é
controlar você. Para conseguir este propósito ele realiza uma batalha contra os seus mais altos
interesses espirituais. Note que a Bíblia fala de "combate" e
não de batalha. Uma batalha é uma simples dificuldade. Uma guerra é uma campanha ativa que possui uma série de
batalhas. Satanás tentará controlar e dominar
você de tal maneira que você estará envolvido nesse combate espiritual enquanto viver. Satanás é esperto. Ele não
vem sobre você vestido em sua verdadeira natureza.
Ele apela a você através de suas normais, honradas e santas necessidades de sua natureza física. Ele perverte fome
em glutonaria. Perverte os desejos santos sexuais
em concupiscências e tremenda imoralidade. Ele perverte a consciência de necessidades materiais em cobiçosos
desejos por mais e mais. Esta é uma das maneiras
que ele leva a cabo em seu incessante combate contra os seus mais altos interesses espirituais. Algumas vezes
Satanás apresenta a você acenando com bandeiras
e trombetas, como se estivesse ali. Você pode saber que está enfrentando uma tentação para rebelar-se contra Deus e
envolver-se em coisas erradas. Você deve ter
cuidado contra estas tentações. Elas podem estar apelando seriamente contra a carne. Em outras ocasiões Satanás vem a
você em uma maneira inteligente e irreconhecível.
Ele usará uma coisa inocente para se tornar uma armadilha para lhe pegar. Esteja alerta contra estas
situações. Uma estória antiga conta a grande batalha pela cidade de Tróia. A Marinha grega atravessou o mar; os
soldados marcharam de seus navios e
cruzaram a planície para sitiar a cidade de Tróia. O sítio demorou a acontecer, mas mesmo assim a cidade não pôde ser conquistada. Finalmente
os gregos construíram um
grande cavalo de madeira na planície, em frente ao portão da cidade. Retornaram então aos seus navios, levantaram as velas e voltaram ao mar pelo caminho que tinham vindo
anteriormente. Os habitantes de Tróia estavam
jubilantes. Eles estavam certos de que os gregos haviam desistido e
tinham construído o cavalo de
madeira em sinal de derrota. Com grande esforço eles levaram o cavalo para dentro da cidade murada. Naquele dia
eles celebraram o livramento e à noite, pela
primeira noite após longo tempo eles foram dormir seguros, confiando em sua própria segurança. Não sabiam que dentro
do cavalo de madeira haviam soldados gregos.
Sob a escuridão da noite os barcos gregos voltaram e o exército marchou silenciosament e atravessando a planície
até à cidade. E, também aproveitando-se da escuridão
os soldados que estavam dentro do cavalo de madeira saíram e abriram os portões da cidade para os invasores. Antes
dos habitantes de Tróia terem consciência do
perigo, a cidade já estava dominada. Esta estória ilustra a maneira que o diabo
irá travar com você em seu combate
espiritual. Algumas vezes ele ataca se apresentando, quando você sabe o que está em jogo. Em outras, ele é sutil e
astucioso, atacando-lhe quando você
não tem consciência de que o perigo está próximo. O diabo usará todas as possibilidades possíveis para vencer-te
no combate espiritual. Os cristãos não lutam
por fama neste conflito espiritual. Há muito mais envolvido do que
simplesmente uma vitória pessoal.
A vitória de um ou a queda de outro pode ter conseqüências maiores
na sua vida e pode
influenciar a vida de outros. A Satisfação Sensual Produz Prejuízo Espiritual
Esteja atento, pois
toda a satisfação sensual deixará você magoado. Certo pai usava uma lição objetiva para ensinar a
obediência a seu filho. Quando o rapaz se comportava mal, o pai pregava um prego na porta do celeiro de sua fazenda.
Quando o rapaz obedecia muito
prontamente, o pai tirava um prego que havia colocado anteriormente. O rapaz percebeu então o que se passava e
resolveu a partir daquele instante se
esforçar para tirar todos os pregos que estavam na porta, através da melhora de seu comportamento, tornando-se
extremamente cuidadoso em suas atitudes
e conduta. Um por um os pregos foram tirados. Um dia ele foi com seu pai retirar o último prego que havia na porta.
Quão feliz ele estava! "Olhe papai", ele exclamou, "não ficou mais nenhum prego na porta!"
"Não filho, não há mais nenhum prego",
o pai respondeu, "mas olhe os buracos que eles deixaram". A Bíblia
pergunta: "Tomará alguém fogo em seu seio sem que seus vestidos não queimem?
Ou andará alguém sobre as brasas sem
que queimem os seus pés?" (Pv 6: 27,28). É claro que não. Nem tão pouco pode alguém pecar em
sua vida (não importa qual seja a natureza do pecado)
e não sofrer as conseqüências
dele.
Que tipo de efeitos trazem as
"concupiscências carnais", quando a elas são permitidos correr livremente na vida de alguém?
Romanos 8: 6 responde: "porque a
inclinação da carne é morte".
Romanos 8: 13 continua: "porque se viverdes segundo a carne morrereis", e Romanos 8: 8 conclui: "portanto, os que estão na carne
morrereis". Há duas grandes
forças no mundo que estão na disputa para controlar as vidas dos homens. São o poder de Deus para o bem e o
poder de Satanás para o mal. Deus fez o homem
uma criatura com o poder de escolha. Ele pode escolher submeter-se ao poder de Deus e desfrutar dos benefícios da
justiça ou ele pode escolher submeter-se ao poder
de Satanás e sofrer as conseqüências do mal. O homem é um agente moral que pode escolher a quem servir. Romanos 6 é
um apelo aos cristãos se alinharem ao lado de
Deus e da justiça no combate espiritual. "Assim
também considerai-vos como mortos
para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal,
para lhe obedecerdes em sua concupiscências.
Nem tão pouco apresenteis os vossos membros ao pecado, por instrumento de iniqüidade, mas
apresentai-vos a Deus como vivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. Porque o
pecado não terá domínio sobre vós,
pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" (Romanos 6: 11-14).
Com quem você se alinha
na batalha espiritual? Com Deus ou com Satanás?
Aqui está um princípio bíblico: "e os que estão em Cristo crucificaram
a carne com suas paixões e
concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito" (Gl 5: 24-25).
"Escolhei hoje a quem servis...porém eu e a
minha casa serviremos ao Senhor". (Js 24: 15)
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4. O procedimento
A ordem divina está sobre os nossos corações
nas palavras de I Pd 2: 11: "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros,
que vos abstenhais das concupiscências carnais
que combatem contra a alma". O testemunho de nossos corações é tal que essa ordem é lógica e essencial para o
nosso combate espiritual Mas como? Essa é a pergunta. Como pode um cristão abster-se
das concupiscências carnais
que combatem
contra a alma? Romanos 13: 13,14 dá a
resposta nestas palavras: "andemos honestamente, como de dia, não em
glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades,
nem em dissoluções, nem em contendas e invejas; mas revesti-vos do Senhor
Jesus Cristo e não tenhais
cuidado da carne
e suas concupiscências".
Novamente o
testemunho dos corações é tamanho que, um método (ou procedimento) irá livrar o cristão do controle da carne e permiti-lo viver uma vida espiritual abundante
no presente mundo.
A Proibição
Que tipo de pecado
afasta alguém da vida espiritual? Que pecado combate contra a alma? Romanos 13: 13 lista três
classificações de coisas erradas que são prejudiciais à vida espiritual.
1.
Pecados de
intemperança são proibidos. O que é intemperança? O dicionário diz que é a falta de sobriedade, ou atitude que
perverte os costumes. Paulo escreveu
pecados públicos que ele próprio chamou de glutonaria e bebedeira. O termo glutonaria, de outra maneira poderia ser
traduzido em farra ou festa
licenciosa. Refere-se também a
todas as formas de
hilaridade (explosão de
risos), que excita paixões de maneira excessiva e descontrolada. Bebedeiras, referem-se às ações que
resultam em intoxicação por bebidas alcoólicas.
Os pecados de intemperança, proibidos aqui, eram praticados em adoração ao deus pagão Baco. Baco era o
deus do vinho e da alegria. Sua adoração
era feita por bêbados, e o diabo está presente nestas ocasiões. É imitada hoje em dia, sem o contexto de
adoração, em todas aquelas ocasiões sociais
onde a bebida alcoólica controla os fazedores de alegria (foliões ou fanfarrões). Tais pecados públicos de
intemperança são proibidos, porque combatem contra a alma.
2.
Pecados de impureza
são proibidos. Paulo referia-se à pecados particulares que chamou de desonestidades e dissoluções, que também poderiam
ser traduzidos por "imoralidade
(ou prostituição)" e "indecência (ou sensualidade)". A imoralidade referida no texto significa
o pecado cometido intimamente, ou "dentro
de quartos", isto é imoralidade sexual. Indecência poderia ser traduzida também por sensualidade ou perversão de
costumes. Referindo-se não somente a
atos de imoralidade ou perversão sexual, mas àquelas coisas que excitam as paixões sensuais - exibições indecentes,
filmes ou músicas que despertem paixões
e etc... Pecados sensuais e sexuais são proibidos, porque combatem contra
a alma.
3.
Pecados de discórdia
são proibidos. Paulo escreveu sobre os pecados sociais,
que ele chamou de "contendas e inveja". Poderíamos traduzir para "discussões ou brigas e
ciúmes". Alguém não precisa ser culpado de ter cometido grandes pecados que poderiam destruir seu bom nome,
podendo sofrer os danos. Os mais
aceitáveis pecados, expressos em um mal relacionamento
entre pessoas, também prejudicam. Pecados sociais de discórdia são proibidos porque combatem contra a alma.
A Providência
Como alguém pode
ter a certeza de não se engajar em pecados públicos de intemperança, pecados íntimos de impureza ou pecados sociais de
discórdia? O apóstolo Paulo deu uma dupla sugestão:
·
"Revesti-vos do Senhor Jesus
Cristo";e
·
"Não tenhais
cuidado da carne em suas concupiscências".
Considere estas
sugestões na ordem contrária. Não tenhais cuidado da carne. O que quer dizer "ter cuidado da carne para satisfazer suas concupiscências"? Quer
dizer, oferecer a oportunidade,
facilitar as coisas, fazer possível pelo esforço, de se tornar o autor da oportunidade de fazer algo errado. Pense nisso na área da imoralidade sexual, já que este é um dos grandes
problemas do mundo hoje. Ter cuidado de tal ato seria estar na presença do futuro/a companheiro/a, cultivar a
atração, fazer planos para ficar
sozinho com aquela pessoa, mudar palavras e ações afim de despertar o interesse do/a outro/a. Seria cultivar o interesse e prover a oportunidade
para ocorrer o ato ilícito. Como pode alguém ter certeza de que não tem
cuidado para a carne não se
expressar-se por si mesma?
Não deve fazer planos para que
isso aconteça. Não deve haver esse
tipo de pensamento habitando em seu coração. Deve manter sua mente preocupada com as coisas de Deus.
Deve-se dizer NÃO à carne em todas as ocasiões.
Aqui está um princípio de controle de pensamento: Filipenses 4: 8 diz: "quanto
ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é bom, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai." Mantenha sua mente pura. Esta é a melhor proteção
que você pode ter contra os pecados da carne.
Revesti-vos do
Senhor Jesus Cristo. Repetidamente o apóstolo Paulo escreveu sobre "despir-se"
do mal e "revestir-se" do
bem, usando a analogia de mudança de roupas.
Ele sugere que se você deseja obter a vitória sobre a carne você deve "vestir- se" do Senhor Jesus Cristo. O que ele quer dizer com "revesti-vos" de Cristo? Ele sugere a mais íntima união e apropriação espiritual. "Vestir" uma outra pessoa denota
a completa assunção de sua natureza. Cristo veste o homem na sua natureza e condição para que o homem vista-se de
Cristo em disposição e caráter. Ele tornou-se
um participante de nossa natureza física para que nos tornássemos
participantes de Sua natureza moral.
Vestir-se de Cristo também quer dizer deixá-lo ser o Governador de nossas vidas em
todos os aspectos de nossa existência.
A Bíblia ordena
repetidas vezes aos crentes "revesti-vos
de Cristo". Admoesta-nos a nos
vestirmos do novo homem (Efésios 4:24), vestirmos do sentimento de Cristo (Cl 3:12), da armadura de Cristo (Efésios
6:11-14), porque estamos "em
Cristo", e Cristo está em
nós desde o momento de nossa salvação. Quão intimamente está o crente ligado à Cristo? Efésios 5:30 diz: "nos somos membros de seu corpo, de sua carne e de seus ossos." Paulo faz
um apelo à moral e à pureza nessas palavras, "não sabeis vós que os
vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma
meretriz? Não, por certo."(I Coríntios 6:15). O crente está tão intimamente ligado ao corpo de Cristo que
qualquer coisa que ele faça com seu
corpo físico, ele está fazendo com um membro do corpo de Cristo. Pense nisso! É possível uma verdadeira vitória
espiritual? Sim, é. Você é uma pessoa constituída
de 3 partes. Sua carne é a fonte de todos os desejos impróprios. Sua razão é o assento das santas leis de Deus. O
seu ego (seu espírito interior) está no controle de sua vontade e pode escolher entre a lei de Deus e os desejos
desordenados de sua carne. Cristo
morreu por você para que você não viva mais sob o domínio do pecado. Ele o separou do pecado mas deixou a
natureza do pecado permanecer por propósitos
disciplinares. Sua submissão à vontade de Deus lhe garantirá que você
não se submeterá ao controle do pecado.
"Mas,
revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências". (Rm 13:14).
Indice
5. A alternativa
"Amados, peço-vos, como a peregrinos e
forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais
que combatem contra
a alma" (I Pedro 2:11).
"Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações;
e estai sempre preparados para
responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (I Pedro 3:15).
Estas passagens das Escrituras estão em gritante
contraste com a experiência espiritual de muitos que se confessam crentes hoje em dia. Multidões perderam
a visão e a emoção de conhecer
a Jesus pessoalmente em uma comunhão dia após dia. Têm mais medo do
mundo do que ter vitória sobre o
mundo. Se testemunham por Cristo, seu testemunho é organizado, imposto,
pressionado em vez de ser o fluir de uma vida interior.
O que está errado se é
esta a condição espiritual do crente? É uma indicação que ele perdeu a batalha
na luta contra a carne. Veja, ninguém
é verdadeiramente seu próprio mestre. Ele será
controlado por algum poder externo a ele. O Espírito Santo de Deus e os maus espíritos do diabo estão na disputa,
buscando governar a vida de todas as pessoas. Isto não quer dizer que Deus não tenha
mais poder do que Satanás tem e assim a disputa
continua. É o reconhecimento de que Deus deu a cada ser humano o poder de livre escolha. O homem pode escolher
dedicar sua vida a Deus ou ao diabo. Mas a decisão
deve ser feita sob a ótica destas palavras das Escrituras: "não sabeis vós que a quem
vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte ou da
obediência para a justiça?" (Romanos
6:16). Feliz é o homem que rende sua vida ao Espírito Santo de Deus.
Como é isto possível? O apóstolo
Pedro explicou este procedimento nas palavras inspiradas por Deus e registradas em I Pedro 3:15, "santificai ao Senhor Deus em vossos
corações".
O Princípio
O
que quer dizer "santificar" a Cristo como Senhor?
"Glorificá-lo" quer dizer reconhecê-
lo e responder às Suas gloriosas perfeições. "Magnificá-lo"
significa considerar e honrar Sua
infinita grandeza. "Justificá-lo" é enfatizar Sua inerente justiça e
equidade. E, "santificá-lo"
quer dizer reconhecer Sua completa santidade e tratá-lo com o devido respeito e submissão. Alguém santifica a
Cristo como Senhor quando O respeita como santo
e age diante dEle como santo. Cristo é santificado no coração quando a atitude de alguém, seu modo de falar, obediência e
até mesmo o descontentamento com o seu talento
espiritual imperfeito (ou vida espiritual infrutífera) reflete uma influência
pela santidade do Senhor Deus. Em que
sentido Cristo deve ser santificado no coração? Ele deve ser santificado (separado, respeitado) como
"Senhor". O Senhorio de Jesus Cristo
é a grande doutrina do Novo Testamento. É interessante perceber
que Jesus é chamado
"Salvador" apenas 24 vezes no Novo Testamento, enquanto é chamado "Senhor" 144 vezes. Pense nisso.
Há mais ênfase no senhorio de Jesus Cristo do que sobre o fato dEle ser o Salvador daqueles que crêem. Alguém pode
receber a Cristo como Salvador e não
se submeter a Ele como Senhor. Mas ninguém pode render-se a Ele como Senhor sem recebê-Lo como
Salvador. Portanto, o Novo Testamento exige que
haja fé em Jesus Cristo o que levará alguém a submeter-se a Ele como Senhor. Desta maneira, salvação e santificação
estão em vigor na vida do crente. J. Hudson Taylor,
um grande missionário na China na geração passada, enfatizou as implicações de se submeter
ao senhorio de Jesus Cristo quando disse, "ou Ele é Senhor de todos
ou
Ele não é Senhor de tudo". Santificar Cristo como Senhor quer dizer que a
Ele é dado o controle, por um ato de vontade,
em todos os aspectos da vida do crente.
O
Lugar
Onde Cristo deve ser
santificado como Senhor? Pedro responde, "em
seus corações", "santificai ao Senhor Deus em
seus corações"(I Pedro
3:15).
Santificar
a Cristo "no coração" indica uma atitude espiritual, não apenas um
ritual executado pelo corpo. O
"coração" é o termo que a Bíblia usa para falar da mente da emoção e da vontade do homem. Santificar a
Cristo no coração significa que tudo que ocorre na mente, emoção
e vontade é governado pela santidade e soberania do Senhor
Jesus Cristo. O que a mente pensar deve ser influenciado pela natureza santa de Cristo. O que as emoções amarem e
odiarem, aprovarem ou rejeitarem deve ser governado
pela natureza santa de Cristo. É isto que quer dizer santificar a Cristo como Senhor no "coração". Mas preste
mais atenção ainda. "Santificai o
Senhor Deus EM seus corações".
O apelo não é para santificá-Lo "com"
seu coração nem "do" seu coração, mas "no" seu coração,
isto é, dentro dele. Há algum significado especial nessa palavra? Sim, há. Requer uma atitude interior, um certo tipo de
espírito, não apenas submissão da
carne. Santificar a Cristo como Senhor "no"
seu coração requer uma sincera
devoção e dedicação a Ele. Imagine o seu coração como uma igreja, um lugar de adoração. A congregação que se ajunta
ali é composta de seus desejos, motivos, vontades,
gostos, desgostos, paixões, prazeres, etc. Santifique a Cristo como Senhor em cada uma dessas áreas (desejos,
motivos, vontades, gostos, desgostos, paixões,
prazeres) e então você terá obedecido à divina ordem estabelecida no texto.
Há três tipos de seres humanos no mundo.
1. Há o homem natural.
Cristo está fora de sua vida, porque o homem não é um salvo.
2. Há o homem carnal.
Cristo está dentro de sua vida, é um homem salvo, mas o seu "ego" está no trono,
e Cristo exerce
pouco controle sobre
sua vida.
3. Há o homem
espiritual. Cristo está em sua vida, porque ele é salvo, Cristo possui o trono de sua vida, porque ele
santificou a Cristo como Senhor em seu coração.
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