terça-feira, 10 de dezembro de 2019

NASCER DE NOVO É VER O REINO DE DEUS


Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus

 “Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus...Importa-vos nascer de novo” (João 3:3,7) . Esta declaração foi feita pelo Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, a um dos homens mais religiosos, moralistas e sinceros do seu tempo. A pergunta que naturalmente surge na mente de alguém que lê estas palavras, é a seguinte:

“O que é — nascer de novo — isto que Cristo declarou ser tão essencial para se entrar e ver o reino de Deus?”

A resposta, resumidamente, é esta. O novo nascimento é a comunicação divina de vida espiritual concedida a uma pessoa para torná-la adequada à presença, favor e serviço de Deus.
Por ocasião do nosso nascimento físico, recebemos uma vida física, ou natural, que nos capacita a penetrarmos na esfera terrestre, a qual chamaríamos de “reino dos homens”


Através dos cinco sentidos somos capacitados a viver, morrer e permanecermos na terra em comunicação com o nosso meio ambiente. Mas o Senhor Jesus falou de um outro reino ou esfera, “o reino de Deus” Esse reino foi definido em Romanos 14:17 como sendo de “justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Como se entra nesse reino? A resposta é simples e bastante razoável — pelo nascimento. Assim como a vida física exige um nascimento natural para o seu começo, a vida espiritual precisa de um nascimento sobrenatural

O novo nascimento, ou o nascer de novo, é a transmissão dessa vida espiritual a uma pessoa. 

A fonte do novo nascimento é o Céu. Fora desse novo nascimento ninguém pode ser aceito por Deus. A necessidade absoluta desse novo nascimento está no fato que, cada um de nós, no seu nascimento natural, herda uma natureza pecaminosa, a qual Deus chama de “a carne”. Esta natureza foi descrita como estando em “inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar”. Depois segue-se a conclusão lógica: “Portanto os que estão na carne (isto é, aqueles que estão em sua condição natural) não podem agradar a Deus(Romanos 8:7,8) .

Isto significa simplesmente que o homem, em suas condições naturais, nada pode fazer para merecer o favor de Deus. Todas as suas tentativas no sentido de obter a aprovação de Deus através das boas obras, orações, boas resoluções, ritos e exercícios religiosos, não têm valor sejam quais forem. Exatamente como ninguém pode viver naturalmente, no reino dos homens, sem ter nascido, também não se pode viver espiritualmente, no reino de Deus, sem ter nascido de novo


A pergunta que se levanta agora é: “Como pode alguém nascer de novo, ou como essa vida espiritual pode ser transmitida a alguém?” Novamente, a resposta se encontra na Palavra de Deus, a Bíblia. Cristo, o Filho de Deus, revestiu-se de humanidade e veio à terra a fim de providenciar aos pecadores que crêem essa vida espiritual (João 10:10)

Na cruz do Calvário Ele tomou sobre Si, voluntariamente, todos os nossos pecados e sofreu, nas mãos de Deus, toda a penalidade que nos era devida. Com Sua morte o Salvador realizou toda a obra necessária para a nossa salvação, depois ressuscitou, e agora vive para sempre, concedendo a vida eterna como um presente a todo pecador que confia em Sua obra consumada, que O aceita pela fé como seu Salvador pessoal, e O considera o Senhor de sua vida. 

Veja João 3:16; 5:24; Romanos 6:23; 10:9,10 . No momento em que um pecador aceita a Cristo por seu Salvador, Deus lhe transmite esta vida espiritual, e assim o pecador se torna participante da natureza divina (II Pedro 1:4) . Tendo esta natureza divina, começa a pensar, dizer e fazer as coisas que agradam a Deus. A transmissão dessa natureza divina é o novo nascimento, ou o nascer do alto. A pergunta que cada leitor deveria, com honestidade, fazer a si mesmo é: “Já nasci de novo?” Não deixe passar mais uma hora sem aceitar Cristo como Seu Salvador pessoal.

SANGUE NAS MÃOS DA IGREJA


Sangue nas mãos da igreja

Texto base: Ezequiel 3.17-20; Texto inicial: Mateus 24.14;

"E este evangelho sera pregado em todo o mundo,em testemunho a todas as nações, então vira o fim." Durante o seculo 1 depois de cristo, os seus seguidores tinham uma ardente paixão em conquistar almas, porque sabiam se prega-sem a toda a criatura viria o fim.
No seculo 2, o cristianismo ficou numa confusão,porque foi apenas discusão teologica sobre doutrina.No seculo 3 a igreja entrou numa enorme apostasia; No seculo 4 fechou a brecha eo desvio e acomodação estavam completos.O cristianismo mergulhou por 1000 anos em terriveis trevas espirituais-IDADE DAS TREVAS e esses anos são o véu que separou a igreja de hoje do conceito novo testamento.

Martinho Lutero foi o primeiro a escapar das trevas com a revelação de que "OS JUSTOS VIVERAM PELA FÉ;"mas esta reforma não foi uma volta pratica de conquistar almas em massa ou pessoalmente, e sim, uma revolta contra a hierarquia religiosa, e um ousado desafio para o leigo examinar por si mesmo a palavra de DEUS- algo que era proibido pelo clero dominante.
Mas Lutero quase nada disse a respeito de missões nem de evangelismo mundial.De fato ja era 1800dc quando William Carey trouxe, o conceito de missões; mas o evangelismo em si reapareceu a mais ou menos 200 anos com John Wesley.( os ensinamentos do espirito santo não foram redescobertos ate o seculoXX).

* Ezequiel3.17-20; Deus encarrega os seus servos para denunciarem a injustiça,para advertir o pecador do seu caminho mau, e proclamar JESUS CRISTO O REI. Vejam:

*o sangue requerei das tuas mãos; *Motivação; *Temor; *Verdadeiros cristãos(evangelistas); *Somos atalaias; *Dever de advertir sobre uma ira vindoura; "AI DE MIM SE NÃO PREGAR O EVANGELHO" *O sangue dos pecadores em minhas mãos, eu não quero; *Por as mãos na obra como se dependesse somente de nos ...como unica pessoa disponivel ao trabalho; *Se não ganhar todos, pelo menos alguns. Conquistar almas não é so para as horas vagas ou feriados e sim para todos os momentos na rua, no trabalho em qualquer lugar; *nos somos a voz de Cristo- ou porta-vozes de Cristo- se ficarmos em silencio Cristo tambem ficara.

Um convite ao desafio:

*ORE! por mais cristãos que não perguntem a que igreja voce pertence? qual é o seu credo? mas que apenas perguntem: voce conhece a JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS? Nossa tarefa supremaé missões mundiais; dizemos "nossa" num sentido pessoal, porque inclui cada cristão, cada filho de DEUS, "nascido de novo" *Nascido de novo=a Cristo vive em mim; *Quem foi Cristo? o maior ganhador de almas; *Quem eu devo ser? *Antes de ser levita, pregador, dançarino na igreja, somos cristãos...

Não adianta ter um esquema de trabalho, uma bela doutrina, a menos que ela seja adotada em nossa vida;

*Viver cristo em mim; *Nossa tarefa é evangelizar. A igreja em geral trata como deuseus os ministros, e acham que so eles sabem conquistar almas no domingo ‘a noite; *So os ministros são santos; *So eles estão preparados; *So eles são os enviados.

Mas nos devemos sempre lembrar do grande amor de DEUS,joão 3.16; por nos revelado na pessoa de JESUS CRISTO, seu amor é derramado em nossos corações, pelo espirito santo, e por isso devemos passar esse amor as ovelhas perdidas.

O evangelista e a crítica

Os homens que possuem ideias são os que conseguem fazer as coisas, porem sempre são criticados;

*Isso não vai dar certo; *E esse cara não sabe nada; *Esta tudo errado.

Isso vai tambem com o sucesso, os criticos sempre farejam na trilha dos realizadores. Neste trabalho os bons sempre são criticados;existem muitos evangelistas que foram criticados, porque?

*não foi pecado; *não foi embriaguez; *não foi adulterio; *não foi uso de doutrina errada;

Mas foram criticados porque?

*desafiam contribuições; *e porque fazem as coisas que são do reino;

Enquanto uns criticam-eles evangelizam! Quando queremos uma obra colocamos metas elevadas, os homens mediucres zombarão de ti, te chamaram:

*louco; *é impossivel; *sonhador;

Quando voce alcançar suas metas provavelmente eles farão um enorme barulho, mas a vida deles é criticar, e a sua atenção esta sempre focada no homem ousado "o revolucionario."

Devemos aprender algumas coisas a respeito das criticas:

*geralmente não custa 1 real; *a mercadoria é barata; *por isso deve ser ignorada;

Sabemos que existem duas classes de pessoas:

*com problemas; *com soluções;

Devemos ser homens e mulheres de soluções, e hoje em dia estamos a procura de pessoas de soluções. A igreja esta muito acomodada dentro de templos magnificos e luxuosos que ate aparecem estadios de futebol, e estão esquecendo de quem esta perdido la fora nas mãos de satanas, e DEUS ira cobrar o sangue de cada pecador que morrer sem ouvir a palavra de voce que esta sentado vendo o tempo passar, vendo seu vizinho que nunca ouviu morrer e voce morrando ao lado nunca deu importancia.

Voce esta sendo um critão ou não?

Olhe para as suas mãos, estãos limpas?

Ou tem sangue de pecadores?

IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODAS AS NACÕES!

DEUS ABENÇOE A TODOS!


O GRANDE ESCRITOR


O grande escritor

Deus é um grande escritor. Para Ele é muito importante que Sua mensagem permaneça escrita. Deus escreveu a história do mundo, deu inicio a criação da humanidade e ainda não terminou todos os capítulos desta história

O que Deus publica tem tudo a ver com Evangelização. Suas mensagens são orientações para se ter uma vida segura e vitoriosa. Deus dá tanto enfase a palavra escrita, porque por meio dela desperta a nossa reflexão sobre a vida.

                                  Habacuque 2:2: 
Entao o Senhor me respondeu , e disse: Escreve a visão e torna-se bem legivel sobre tabuas, para que a possa ler quem passa correndo.

Deus mesmo escreveu os Dez Mandamentos em tábuas de pedra (Exodo 24:12 – 31:18) e quer escrever essa lei em nosso coração (Jeremias 31:33) – o que possivelmente é tão difícil como escrever em tábuas de pedras, porque o ser humano tem a tendencia de ter um coração duro, duro para aprender, duro para obedecer, duro para crer, duro para mudar

Deus escreveu na parede a sentença de Belsazar, rei da Babilonia (Daniel 5:24-25). Deus ordenou a Seus profetas que escrevessem mensagens que Ele lhes dava. A ordem “escreve” aparece 26 vezes na Bíblia. 

Destas 21 vezes é uma ordem de Deus a Seus profetas.

Desde Moisés até João, o escritor de Apocalipse, Deus ordenou a Seus servos que deixassem por escrito suas mensagens

Por que Deus dá tanta importância à palavra escrita?

Porque as publicações tem um papel fundamental na pregação do evangelho. As publicações podem chegar a lugares onde nós não podemos chegar

O profeta Jeremias tinha uma mensagem para o povo de Judá e para seus dirigentes, mas não lhe foi permitido ir ao templo ou a lugares públicos. Também não podia entrar no palácio do rei. 

A solução foi escrever um livro, por meio de Baruque, o escriba.

Logo pediu a Baruque que fosse ao templo e lesse o livro para que todos pudessem ouvir. Os funcionários do rei souberam e pediram a Baruque o livro para conhecer seu conteúdo. 

Logo o levaram até o rei (JEREMIAS 36:11-21). Assim, todos escutaram a mensagem. Deus vai controlando as circunstâncias até onde quer chegar com a sua PALAVRA

O apóstolo Paulo escreveu várias cartas desde suas muitas prisões e perseguição. 

João estava preso na ilha de Patmos. Não podia ir pregar nas sete igrejas da Ásia. Para suprir isto, Deus lhe ordenou para escrever às sete igrejas do apocalipse

Ainda hoje, apesar do grande aumento dos meios de comunicação, ainda há muitos lugares que a voz de um pastor não pode ser ouvida, lugares que só podem ser alcançados por publicações, tipo, livros, revistas, folhetos, emails, repletos das verdades bíblicas de que o povo tanto necessita

Se o Apóstolo Paulo ou o discipulo João não houvessem estado presos, teriam pregado a mensagem pessoalmente em lugar de escrevê-las.

Possivelmente haveriam pregado sermões poderosos, mas seu efeito teria alcançado somente a seus ouvintes naquele momento.

Graças a Deus que tudo tem um propósito maior, nada acontece por acaso, em lugar de pregarem, escreveram suas mensagens.

Desta forma beneficiaram a milhões de pessoas, porque a palavra de Deus com certeza até hoje, fato comprovado, se espalhou como fogo.

Satanás não fica fora de tudo isso, conhece o poder das publicações. Por isso trata de destruí-las e colocar obstáculos na obra de Deus, foram tantas perseguições através dos tempos, mas a sagrada palavra permanece para sempre. Agindo Deus quem impedirá

Nos tempos de Jeremias, o rei queimou o rolo que havia escrito Baruque, mas Deus ordenou ao profeta que escrevesse novamente suas mensagens em outro rolo (JEREMIAS 36:28-32)

A invenção da imprensa multiplicou as possibilidades de difusão das publicações, hoje se pode imprimir milhares de livros cristãos e Biblias em poucas horas, hoje não é tão facil frear a OBRA DE DEUS na terra

A palavra escrita continua sendo uma arma poderosa nas mão de Deus para enviar a toda lingua e nação a preciosa luz da verdade. 

Hoje o Senhor Deus nos convida, nos desafia e nos ordena a espalhar livros, revistas, artigos, folhetos, cronicas, emails como instrumento de salvação

Vamos cumprir com determinação a missão que ele nos confiou, porque Satanás ao mesmo tempo combate as publicações divinas, lançando farto material literário em diversas fontes, nas mais diversas áreas do mundo, enganando, distorcendo a verdade e alcançando as pessoas a viverem uma mentira, uma falsa religião, iludindo o ser humano a caminhos tortuosos

Sempre foi assim e sempre será, o mal confrontando o bem, mas a nossa responsabilidade como cristãos reside na comunicação do evangelho, cada um a sua maneira, seja no falar, escrever, cantar, fazendo uso de velhos métodos ou procurando novos caminhos para tornar a verdade conhecida por todo mundo

Guardar fielmente a verdade em nossos corações, difundi-la ativamente, sofrer corajosamente e depois se alegrar com os resultados, gastar um tempo precioso na divulgação do evangelho, esta é nossa responsabilidade perante Deus


Faça a sua parte, leia, reflita, medite, escreva e passe sempre em frente, sem tempo a perder

TREINANDO AS EMOÇÕES



Todo atleta vive para treinar, ele precisa competir, superar desafios, alcançar o pódio, seja por uma medalha, uma posição, um prêmio.
Todo propósito que se instala no coração do homem exige disciplina.
Sem disciplina, sem treinar as emoções, o homem não conseguirá atingir seus objetivos, não consegue alcançar exito e vitória naquilo que se propõe a fazer.
Quem consegue ser líder de si mesmo? Quem consegue administrar bem as emoções?
Quem é capaz de administrar e gerenciar com sucesso todas as alegrias e tristezas que são geradas em nosso sistema emocional?
Não há um ser humano capaz, de sozinho, conseguir entender todo complexo de situações que nos cercam, seja idéias, circunstancias, desafio, experiencias, dificuldades, adversidades, experiencias, frustrações, relacionamentos...
Tudo na vida gira em torno de nossas emoções, somente Deus entende todos os processos de construção e formação dos nossos pensamentos.
Deus sabe que não temos controle total de todas as coisas, e muitas vezes não conseguimos entender nada do que está acontecendo.
Mas de uma coisa devemos entender, Deus está no controle de tudo, Deus conhece nossos pensamentos e nosssas intenções.
Deus usa as circunstancias, os fatos, o tempo, as dificuldades, justamente para disciplinar a nossa vida, para treinar as nossas emoções.
Portanto nós também, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta           Hebreus 12:1

Deus faz tudo isso para nos mostrar que sem ELE, não entenderemos de forma clara quem somos, onde erramos, onde estamos, para onde vamos e o que devemos fazer.
Para treinar nossas emoções, Deus usa nossa própria vida, com nossas próprias experiencias, em nosso próprios relacionamentos, em diversas situações. As escrituras nos ensinam sobre como ter a vida eterna e uma saude emocional tranquila.
Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mateus 22:29

Este é o plano de Deus, Treinar as nossas emoções para chegarmos ao alvo, estarmos prontos para viver no aqui e agora, com disciplina e recebermos o premio maior da vitória: a vida eterna
Veja o exemplo biblico de Abraão: Deus tinha um plano de fazer com que Abraão formasse uma nação, o povo de Israel, dedicado somente a adorar o próprio Deus.
Uma nação que seria exemplo para as demais. O objetivo maior era disciplinar este povo.
Deus pede para Abraão, sair de sua parentela, sair de seu conforto, da sua segurança, e começou a ensiná-lo a observar os Seus caminhos.
Os caminhos de Deus são mais elevados, caminhos mais excelentes, caminhos eternos, caminhos de benção e não de morte
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.          ( Jeremias 29:11)

Deus não mostrou todo caminho, mas começou a treinar as emoções de Abraão para percorrer este caminho.
Deus dá a orientação certa a Abraão para treinar seu emocional: "vá, saia", "vou te mostrar os caminhos", "siga em frente", "não tenha medo, estou contigo", "voce vai ser pai de multidões" " a ti darei muitas nações", "Eu lhe darei, seja perfeito", "seja uma benção", "ande na Minha presença, porque sou o Teu Deus", "mostrarei os melhores caminhos", "não esqueça das minhas leis", "não se afaste de mim", "procure por sabedoria", "lhe darei abundancia de dias", "seja justo", "paciente", "espere no Senhor", "seja forte e corajoso", " não pare, não temas"
Através da obediencia a Deus Abraão começou a trilhar os caminhos da prosperidade, caminhos que chegam até a vitória.
Estas são orientações seguras, mas, Deus não mostra de imediato onde vamos chegar, porque na corrida da vida, Ele vai exigir de nós a confiança e a fé para começar a agir em nosso favor.
Assim Deus fez com Abraão: Vá e saia, caminhe que EU mostrarei onde você pode chegar.
Assim Deus fez com José: sonhe, veja o que te darei, mas, viva algumas experiencias antes de chegar a ser governador de todo Egito.
Assim Deus fez com Moisés: vá, lidere meu povo, tire eles do Egito, e leve-os em segurança para a sua própria terra.
Assim Deus fez com Davi: você vai ser um rei, mas primeiro deverá governar a si mesmo, aprender a lutar, a ter disciplina e correção, ser treinado nas emoções
Para vencer na vida é preciso primeiro a aprender a gerenciar as emoções, saber o que pode e não pode dar certo, ter experiencias boas e ruins, que nos fazem chegar cada vez mais perto de Deus
Assim Deus faz com todos os homens para fazer a história.
E quando Deus soube o momento exato de agir, onde viu que todo ser humano ainda necessitava de muita disciplina, prudencia e sabedoria, Desce Ele mesmo do céu, em forma de homem comum, como Jesus cristo, para suportar todo tipo de pressão, para nos mostrar como é ser bem treinado nas emoções.
O treinador das emoções resolveu mostrar para a humanidade, Ele mesmo, na prática, como devemos fazer diante da rejeição, na perseguição, nas adversidades, nas injustiças, diante da falta de amor, na ausencia de paz, na tribulação, no meio de tantos conflitos internos.
Para suportar o que Jesus passou na terra, é preciso muito bem gerenciar as emoções. A vida de Jesus é parecida com a nossa, o mundo nos bombardeia com as mesmas injustiças de seu tempo, as mesmas criticas, os mesmo problemas, as mesmas provações, as mesmas dificuldades.
Somente os que perseveram em aprender com o mestre das emoções: JESUS CRISTO, passa pela prova de fogo, de treinar as nossas próprias emoções e chegar ao final da nossa missão, uma vitória: a entrada na eternidade, livre do poder do pecado, que tanto fere nossas emoções.
Jesus é especialista em treinar nossas emoções, com Jesus no coração a gente é feliz, com Jesus no coração, tudo é muito bom, alegria, força, coragem e paz de espírito.
Os pensamentos de Deus sobre nós é muito bom, para nos dar o fim que Ele mesmo deseja:
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.             (Jeremias 29:11-13)


***

FAZER O BEM CANSA, MAS NÃO PARE


FAZER O BEM CANSA, MAS NÃO PARE


 Fazer o bem cansa, é uma realidade da vida, mas não podemos parar. Ainda mais quando o bem que fazemos não vemos recompensas imediatas. 

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.  Gálatas 6:9

Você que é bom, ou pelo menos se acha bom, porque se depender só de nós, não somos bons por natureza, a gente depende de Deus para ser bom.

Você que é do bem, você pode cansar fazendo isso, e quem cansa para de fazer, e se para de  fazer o bem o mal prolifera, porque o mal nada mais é que a ausência do bem, quando  o bem para o mal avança.

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.   Isaías 1:17

 Que lições preciosas a Palavra de Deus nos ensina sobre a importância de fazer o bem.

Desde os tempos antigos Deus dá claras instruções na nossa responsabilidade como ser humano em praticarmos o bem. 

Porque o bem é a melhor solução para todos.

Muitas vezes fazer o bem a gente se desgasta, você pode nem colher os frutos, por fazer o bem muitas vezes, não colher nada, só levar desaforo pra casa, só levar prejuízos, só levar desvantagens, porque o mundo parece que é cada um por si e Deus contra todos.
 
     Não pare de fazer o bem, mesmo que possa nem ver ninguém lhe retribuindo, mas não pare, senão você vai ficar a um passo de parar e começar a fazer o que é mal aos olhos de Deus.  

      Ao seu tempo, vai colher todo o bem que fez, espere em Deus, porque ao seu tempo ceifará, o que você joga na vida a vida lhe devolve, é a forma do plantar e colher, uma regra básica espiritual.

       É a lei da semeadura, o que você joga na vida a vida lhe devolve

       Mas, também tenha muito cuidado com o que diz, cuidado com as mensagens que fala, porque o mundo está cheio de maldade e malfeitores, muita gente já deixou de fazer o bem faz tempo, não se junte a eles, continue fazendo o bem, faça a sua parte

      As palavras da boca dos homens são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.        Salmos 36:3


Nunca diga: "fazer o bem não vale a pena" ou pensar "eu continuo bom e continuo sendo bobo, um tonto, ter a sensação de ser otário" só porque parece que o bem não retorna logo, que não é compensador e você sempre é passado pra trás

Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.      Provérbios 3:27

              Todo mundo merece o bem, independente de quem seja, porque quem faz o mal, logo colherá os frutos do que está fazendo e vai sofrer muito.

        Tenha misericórdia e compaixão daqueles que fazem o mal. Eles não sabem o que fazem. Deus é justo, logo encontrarão as consequencias desagradáveis pela frente.

       Ore por eles, não deixem que o mal continue prevalecendo sobre a vida dos que não temem a Deus.  Faça a sua parte, não canse de fazer o bem.

        Deus no dá talentos, dons e habilidades para fazemos o bem, e depois Ele nos recompensará

        Quem cansa de fazer o bem cansa e entra em pecado, porque para de fazer, e depois se complica na vida.

       Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.    Tiago 4:17


         Quando voce faz o bem Deus faz coisas que talvez nem perceba, Ele te livra você e sua familia de tanta coisa, que voce não está vendo, mas Deus está fazendo. Fazer o bem cansa, mas não pare.


         Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
                    1 Pedro 3:17


         As vezes voce pensa em fazer o bem aos seus familiares e não faz, voce ve tanta coisa errada, eles nem ligam pra voce, não querem saber de seus conselhos, voce só ve contendas, discussões, parece que ninguém é unido, quando se une é só por Deus, ninguém se entende.

         E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.


       Faça o bem e não cansa, porque voce parar, quem vai fazer o bem? Ninguém.

     Se voce para o mal prolifera, voce se torna alguém incapaz de fazer o bem, voce deixa de ser influencia e começa a ser influenciado pelo mal...

Só porque ninguém está fazendo, não é desculpa para parar. Faça a sua parte e deus faz a Dele.
  
        Essa é a verdade, essa é a nossa realidade, o rei Salomão disse bem isto, há uma infinidade de coisas muito boas para se fazer diariamente, mas o melhor, o que mais agrada a Deus e nos dá alegria duradoura, é o ato de fazer o bem, e não há coisa melhor na vida mesmo para fazer do que se alegrar e fazer o bem


        Já tenho entendido que não há coisa melhor para todo do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;        Eclesiastes 3:12



 *****

A ORAÇÃO




A oração

A oração é a intimidade e relacionamento com Deus, é preciso reservar tempo para isso, corremos atrás do pão nosso de cada dia, do nosso sustento, da nossa sobrevivência, que esquecemos da palavra que sai da boca de Deus, que está escrita na Bíblia e esta palavra nos orienta a escutar e se aproximar mais de Deus

Jesus disse: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. Lucas 4:4

Temos que ter um tempo para Deus, conversar com Deus, orar é conversar com Deus e ler a Bíblia é ouvir a sua palavra, é saber o que Ele quer de nós, mas nesta correira da vida, que não está nos dando paz, podemos não estar-mos dando prioridade a oração, muito menos a meditar na sua palavra

Você precisa de Deus e Ele precisa do seu tempo, da sua intimidade com Ele, dê o seu melhor tempo para ele, não chegue no final de seu dia, cansado, onde você só está no resto, Deus não quer o seu resto, comece seu dia em intimidade com Ele, porque no final do dia você pode estar só no pó, é só cansaço e nada de sabedoria

A sugestão da palavra de Deus quanto a oração é: Orar sem cessar

Orar não é só petição, não é só pedir, entrar no quarto e lembrar de Deus para pedir alguma coisa, no meio cristão orar virou sinônimo de petição, oração deveria ser uma comunicação constante com Deus, como se fosse uma relação pai e filho, uma relação de profunda harmonia, confiança e dependência

Oração e palavra deve caminhar junto, nossa ligação com Deus é a oração e a palavra de Deus conosco é a informação, aquilo que vai dar respostas aos nossos problemas. Essa relação deve ser constante, diária, continua, em todos os momentos, isso se chama orar sem cessar, a boa comunicação é a base de um bom relacionamento, sem comunicação com Deus, não há como obter respostas para os grandes problemas da vida

A palavra de Deus nos ensina a orar, é a forma que deus usa para nós termos as coisas do que precisamos, tudo para suprir nossas necessidades:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9

Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra. João 16:24

A nossa oração precisa ser sincera. A fonte de alegria nossa é o fato da gente ser ouvido, Deus quer nos dar prazer, quando pedimos as coisas certas, quando estamos dentro das suas exigências e inda quando não pedimos coisas só para nosso deleite

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3

Deus sonda os corações, Ele analisa as intenções do coração, você pode estar pedindo coisas com as intenções erradas, não pedimos a Deus para ter sabedoria para melhorar nossos relacionamentos, para ajudar as pessoas, para melhorar nosso trabalho, para ser mais justo, mais honesto, mais amoroso, mais misericordioso, mas sempre pedimos para ter as coisas do modo mais fácil

Deus analisa o ser e não o ter, antes de ter as coisas procure ser alguém melhor, alguém que tem as intenções certas, alguém que procura fazer o que é certo e correto, que ama as pessoas e vive em humildade diante de Deus
Miquéias 6:8

Ele te declarou ó homem (Deus já disse o que exige de nós), o que é bom; e o que o SENHOR pede de ti ( que façamos o que é certo e correto), senão que pratiques a justiça, (e ames uns aos outros) e andes humildemente com o teu Deus?”

Faça o que é certo e correto, procure viver dentro das exigências de Deus, perdoe as pessoas para que suas orações sejam respondidas, evite todo tipo de mal relacionamento, lembre -se das pessoas que estão tendo dificuldade de relacionamento com você, seja no trabalho, no lar, no grupo de amigos, na igreja, onde voce estiver se relacionando com pessoas

Se nossos relacionamentos estiverem envolvidos em atritos, contendas e ciumes, as nossas orações não serão respondidas, porque Deus não compactua com tais coisas. Oração não é só para frequentadores de igreja, participantes de campanhas, ministros do Evangelho, lideres cristãos, a oração foi feita para você, pessoa comum, é a maneira que Deus gosta de se comunicar com a gente, a sua oração encontra o coração de Deus

Ore sem cessar, gaste muito tempo com Deus, se sinta bem do lado de quem te criou e quer te ver feliz, andando pelo caminho certo. Oração neste tempo corrido, numa vida agitada, acaba sendo esquecida, não podemos deixar para a ultima hora, quando já não temos mais folego, para lembrar de falar com Deus

O tempo passa rápido, quase não dá tempo para fazer nada, parece que o dia está cada vez mais curto, logo com tanta informação e a agenda lotada, oração fica em ultimo plano e a palavra de Deus a ser meditada e praticada continua sem tempo. Precisamos orar porque existe o diabo, nosso adversário, tentando matar, roubar e destruir nossos planos, ora que melhora, quem tem juízo ora, quem tem sonhos ora, quem é justo ora

Jesus orava de dia, de noite e quando precisava, Daniel orava 3 vezes por dia para ser um homem justo e responsável, Salomão orou pedindo sabedoria para administrar um reino. Davi orava e suplicava por misericórdia e bondade da parte de Deus quando errava e se sentia desamparado, Abraão orava por seus parentes, Jó orava pelos seus amigos e você está orando por quem e para que?.

A oração fez parte da vida dos grandes homens da fé, pessoas comuns que tiveram a oportunidade de ter um bom relacionamento com Deus. Restaure sua vida de oração, é preciso ter esse tempo com Deus, não permita que o tempo e as distrações da vida tire sua vontade de orar, a oração é vital para nosso equilibrio fisico, mental e espiritual,

Quem guarda os mandamentos de Deus será amado de Deus, vai obter as respostas em suas orações, não haverá impedimentos, mas quem não guarda os mandamentos e quem está em desobediência, a oração não terá valor, a menos que se arrependa, peça perdão e misericórdia diante de Deus

Pra quem não sabe pedir a resposta de Deus é não, não sabemos como pedir, quase sempre não sabemos

Exemplo de oração: “uma mulher ora para que seu marido pare de beber, porque ela está apanhando muito dele, ela está pensando somente nela, essa oração dificilmente será atendida, porém, se ela pede a Deus para transformar o seu marido, para que o Espirito Santo o convence de seus erros, e o marido possa buscar o Senhor, se converter e ser um instrumento de testemunho do poder de Deus , que cura os alcoólatras, que muda o comportamento das pessoas, e depois o serve glorificando o seu nome, por consequência desta oração, o qual ela buscou a gloria de Deus em primeiro lugar, buscou o Reino em primeiro lugar, as demais coisas lhe serão acrescentadas, logo Deus atende o pedido, o marido para de beber e ela consequentemente para de apanhar também”

Este é um tipo de oração racional, com razão, logo a pessoa pediu bem e foi atendida, não pediu coisas somente para seus deleites e necessidades, ela pensou primeiro na gloria de Deus e em tudo que ele possa fazer de bom”

A aproximação com Deus faz toda a diferença em nossa vida, perto de Deus temos a sua proteção, provisão e direção, ficamos menos vulneráveis as adversidades da vida

Exemplo de boa intimidade: “Tenho 2 cachorros, um deles fica por perto, está sempre recebendo carinho, migalhas, atenção, ele é disciplinado e obediente, por isso se abastece do meu melhor, o outro gosta de liberdade, não obedece, foge para as ruas, fica com fome, apanha dos outros, volta todo machucado e sujo, nunca está por perto para receber orientações, por isso sofre as consequências de sua liberdade de escolha sempre a distancia do seu dono (assim somos nós, perto de Deus temos sua companhia, proteção e carinho, longe estamos a merce dos sofrimentos que aparecem e não há como ele ajudar, pois está sempre distante)

Existem dois tipos de oração: a eficaz que é feita da maneira correta, a oração feita com a razão e a oração que não faz sentido, feita de maneira emotiva e que foca apenas a nossa satisfação pessoal

Oração focada apenas na nossa satisfação pessoal: (vamos usar o exemplo de Ana, mãe de Samuel, sua história de oração está registrada na Bíblia em 1 Samuel) - Ela orou a Deus pedindo um filho, para mostrar para sua rival que também poderia ter um filho, para não ser humilhada, para fazer competição e disputar o amor do marido, uma oração focada apenas na sua satisfação pessoal, dessa maneira a sua oração por muito tempo não foi atendida

Oração focada apenas na satisfação de Deus: num certo dia, ela orou pedindo um filho, não com intenção de mostrar que poderia ter um filho diante da sua rival, não para simplesmente acabar com a humilhação sofrida, mas pediu um filho para servir a Deus, ela focou a glória de Deus, antes de tudo pensou em consagrar a Deus o seu futuro filho, pois entendeu que se agradasse a Deus em primeiro lugar, seu pedido seria atendido e automaticamente sua oração teria resposta e sua humilhação daria lugar a alegria

Ana aprendeu um principio Bíblico na sua maneira de orar corretamente: Mateus 6:33 – “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”

Se Ana pensasse assim: agora Deus vai me dar um filho para provar para os outros e principalmente minha rival a outra esposa de meu marido, que também sou filha de Deus, eu também posso... Ana estaria sendo arrogante e competitiva com as pessoas, e quem não sabe agradar a Deus a resposta é não, mas ela pediu certo, com a motivação certa, na hora certa, pois para quem sabe pedir a resposta é sim

É preciso pedir certo pra que nossas orações diante de Deus possam ser respondidas, pedir com razão, com justificativa, uma oração racional, assim convém para que Deus possa ouvir nossa suplica

Não peça um carro novo para Deus para se satisfazer, troque seu carro não para fazer inveja as pessoas ao seu redor, estas orações não serão respondidas, mas se pedir um carro ou para trocar de carro, peça com a intenção de buscar mais a Deus, para ir a igreja com mais conforto e segurança, para poder ir para o trabalho, para levar os filhos para escola nos dias de chuva, levar a familia para onde precisar nos dias de necessidade, para dar carona a quem precisa, para glorificar o nome do Senhor e assim por diante

Nossas orações podem ser impertinentes, mas precisam de uma razão, qual a razão e motivação das suas orações?

Precisamos de entendimento e sabedoria, para acertarmos as nossas decisões e atitudes diante de Deus

Quase em todas as nossas orações pedimos para nosso deleites, tipo: quero sair deste problema, meu Deus esta pessoa esta me maltratando faça alguma coisa, quero melhorar de vida, me ajude, mas o nosso foco principal não é para agradar a Deus é somente para nos satisfazer pessoalmente e continuar depois a vida sem se importar com as coisas de Deus e ele bem sabe o que se passa em nossos corações

Agora pedidos para agradar a Deus nem sempre estão em nossa motivação: porque se pedimos para acontecer as coisas mas o alvo a seguir é Cristo, ou seja, quero sair dos meus problemas para ser uma pessoa melhor, para poder melhor servir ao Senhor, para investir meu tempo, meus talentos no Reino de Deus, sair do chão e andar em direção a Deus, por gratidão, por necessidade de dependencia e confiança, reconhecendo que sem Deus não podemos fazer nada

Seja uma pessoa envolvida com Deus, obedeça seus mandamentos, coopere com Deus, Deixe o Espirito Santo agir em sua vida, para nos instruir em nossas orações diariamente, pois Deus através do Espirito Santo prometeu que vai nos ajudar
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis  (Romanos 8: 26) 

***

SEPARADOS DO MUNDO


SEPARADOS DO MUNDO 

Lucas 6, 26 - Ai de vós, quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.

REFLEXÕES - O homem natural possui um orgulho natural e uma soberba que o fazem almejar sempre o reconhecimento e o elogio das outras pessoas. Seu ego busca sempre o aplauso e fica feliz quando as pessoas falam bem dele. Isso é natural e próprio de nós, seres humanos. Queremos que o mundo refira-se a nós com palavras de concordância e elogio. Alguém dirá: mas nós não somos mais deste mundo. Certo, mas continuamos a ser corpo, alma e espírito. O corpo é de natureza corrupta e mundana.

Vejamos, então o que é este mundo. Logicamente que não é a natureza irracional. O mundo no contexto a que nos referimos, "são todos os homens". E qual é a condição natural deste mundo? Em sua primeira epístola o apóstolo João declara que "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 5, 19". Ora, quem jaz esta totalmente entregue. Não tem mais vontade própria e é completamente dominado. O mundo, então está entregue ao Diabo e seus anjos maus. Isto acontece desde que nosso primeiros pais pecaram e foram expulsos do Paraíso. 

A confirmação de tal poderio do Maligno está naquilo que ele disse quando da última tentação a que submeteu Jesus, no deserto: Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Mateus 4, 8-9. O mundo foi criado por Deus e como um todo lhe pertence. Mas os reinos e a glória deste mundo estão sob o domínio do maligno.

Um dia nós fomos separados desse mundo mau e alçados à condição de Filhos de Deus, conforme João 1-12: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus: aos que crêem no seu nome". Porque cremos no nome de Jesus, não pertencemos mais a este mundo. Em tal sentido somos santos: separados para Deus. Isto quer dizer que não estamos de acordo com o que a absoluta maioria, ou como diz Jesus, todos os homens, praticam. Na condição de filhos de Deus precisamos, não só não praticar, como combater sem tréguas as obras do mundo, pregado aos homens a Salvação que consiste em crer em Jesus e declarar seu senhorio sobre nossas vidas.

Somos, assim, profetas verdadeiros da palavra de Deus. Em tal condição será inevitável que mundo entre em conflito conosco. Certamente o Diabo não ficará passivo diante do ataque que promovemos ao seu reino, roubando-lhe almas que jaziam em seu domínio.

O que esperar então de todos os homens? Certamente que não serão palavras elogiosas nem aplausos. O mundo vai repelir-nos e procurar nos destruir.

O Mestre está nos dizendo que não podemos esperar elogios do mundo, se somos verdadeiros profetas. Tais elogios o mundo reserva aos falsos profetas. Se somos de Cristo estaremos sujeitos a receber as flechas inflamadas do maligno. Se pregamos e praticamos o verdadeiro cristianismo seremos, inevitavelmente, combatidos pelo mundo e não podemos esperar qualquer reconhecimento da parte deste. Afinal, estamos batendo de frente com o Inimigo e saqueando o inferno.

Bendito Seja o Nome do Senhor Jesus.