terça-feira, 14 de abril de 2020

IGREJA: ESPERANÇA DO MUNDO


IGREJA: ESPERANÇA DO MUNDO
"Ao Cordeiro seja o domínio pelos séculos dos séculos"


Colossenses 1:24-29
Proposição: Mostrar que Deus revelou o seu Filho à igreja para que ela revele o seu Filho ao mundo.
Introdução: Qual é o futuro deste mundo? Esta talvez deva ser a pergunta mais ouvida nos últimos tempos. Estamos no limiar de um novo milênio e isto traz muitas dúvidas nos corações das pessoas.
Transição: Entendamos como a igreja torna-se a portadora da esperança divina para um mundo desnorteado.
1. Cristo: Mistério de Deus
Cristo estava oculto dos séculos e das gerações. Mistério é uma pessoa ou uma verdade. Ainda no sentido de que permaneceria desconhecido se Deus não houvesse reveladoi. Havia o plano de Deus em revelar, as profecias, mas não era uma realidade ainda.
2. Em nós: Gentios povo desprezado
Cristo manifesto aos santos. Quando ele foi manifesto, o mistério se desfaz. O mistério é Cristo sendo manifesto a todos os santos e não somente aos judeus. Cristo revelação do Pai - Deus é o autor dos mistérios divinos. A revelação, Cristo, é a base sólida da expectativa quanto ao futuro. Cristo a riqueza da glória - Nos vasos mais fracos, de nenhum valor Deus manifesta a riqueza da sua glória - Quando olhamos para o que somos e para o que Cristo é - e ele é em nós, a nossa única atitude é a de louvar este Deus maravilhoso
3. Esperança da Glória: O Oferecimento de Deus
Cristo a única esperança. O povo sem Deus era um povo sem esperança, alheio às promessas do Pai.. Cristo com a sua encarnação, torna-se a única esperança. Cristo o autor da glória eterna. Esta esperança é concreta - ela aponta para a glória. Somos herdeiros agora - o verdadeiro povo de Deus na terra
4. Quais são os impactos desta revelação nas nossas vidas:
Anunciamos aquilo que experimentamos. Advertimos a todas as pessoas indistintamente. Ensinamos a todos quantos temos oportunidade. Conduzimos as pessoas ao mesmo Cristo. Fazemos o mais possível por ele - até o máximo do que eu posso
5. Qual o propósito desta revelação?
Apresentar todas as pessoas perfeitas em Cristo
Conclusão: 1. Depois que nós experimentamos o poder do mistério de Deus, nós não podemos reter esta bênção somente para as nossas vidas. 2. A igreja é a aquela que detem esta mensagem - ela é a portadora da esperança que pode trazer vida aquilo que esta morrendo. 3. O segredo divino tornou-se conhecido: Cristo. Que ele em você possa mudar radicalmente o que você é para o que Deus gostaria que você fosse. Amén.



MISSÃO CUMPRIDA


MISSÃO CUMPRIDA
"Ao Cordeiro seja o domínio pelos séculos dos séculos"


JOÃO 17:4
Introdução: Assim como Cristo cumpriu a sua missão glorificando o Pai, devemos também nós cumprirmos a nossa missão. Nada traz mais satisfação a vida de alguém de ver o dever cumprido. É duro passar pela vida ou ver a vida passar e não realizado os sonhos e aquilo que gostaria de ver concluído.
Transição: "Cumprirmos a missão que Deus nos confiou é sinal de responsabilidade cristã".
1. A Missão Divina
O Deus que nós cremos, Criador dos céus e da terra, é um Deus ativo na missão de salvar o mundo dos seus delitos e pecados. Seria de todo muito fácil e irresponsável passarmos pelo mundo sem nos envolvermos com a responsabilidade missionária que recai sobre todos nós. No caso específico de Cristo, ele declara que a sua missão "foi manifestar o nome de Deus aos seres humanos" (v.6). Sendo nós herdeiros deste Deus e de Cristo, herdamos também a mesma missão: "Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo" (v. 18). Sem a consciência desta herança e sem uma ação firme no cumprindo da nossa missão, nos enquadraremos na irresponsabilidade cristã que já permeia muitas mentes e corações dentro das nossas igrejas.
2. Os Obstáculos da Missão
Toda missão tem os seus obstáculos. Quando se trata da missão divina os obstáculos são duplicados porque eles tem como origem as portas do inferno. Imediatamente após o seu batismo e de ter ouvido as palavras de aprovação de Deus, nos ensina o evangelista Mateus que "Jesus foi levado pelo Espírito so deserto, para ser tentado pelo Diabo" (Mt 4:1). A semelhança do Mestre, também nós somos tentados e impedidos de cumprirmos a nossa missão. Estes obstáculos podem ser: um limitado entendimento de Deus e do que ele requer de nós, a indolência e a falta de vontade, o tempo e as sobrecargas da vida. Tudo isto é comprovado na falta de um compromisso sério com o Reino de Deus. Será que nós temos tido a consciência de que os obstáculos ao nosso redor tem como propósito nos desviar do cumprimento da nossa missão?
3. As Recompensas da Missão
Se cremos que as portas de inferno não hão de prevalecer contra a igreja de Cristo, então cremos também que seremos vitoriosos. As recompensas são muitas: A alegria de termos sido úteis no reino de Deus - nada sobrepuja isto. A alegria de termos deixado a nossa marca em nossa passagem pela terra. A alegria de não termos decepcionado o nosso Deus em nos confiar tamanha missão. A alegria em saber que o nome de Deus foi glorificado através de nós. A recompensa maior, todavia, será a de ouvir da própria boca de Jesus: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor" (Mt 25:21).
Conclusão: Aos que são verdadeiramente filhos e filhas de Deus só há um caminho a seguir: o caminho de Cristo, como afirma o Apóstolo Pedro: "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos" (I Pd 2:21). - Os que preferem o outro caminho, não são dignos de Cristo e não deveriam usar o nome de cristão. A estes só resta uma opção: arrependimento. "Pai, eu te glorifiquei na terra". Você pode dizer o mesmo?



A ESSÊNCIA E OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS




                A ESSÊNCIA E OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS                                                                    

                A Essência de Deus

            Não encontramos no Velho Testamento qualquer declaração que defina a substância ou a essência de Deus. Somente no Novo Testamento é apresentada a espiritualidade de Deus. Ele é, essencialmente, Espírito, e, nessa qualidade, é imaterial. Portanto, não pode ser visto pelo olho material e nem pode ser representado por cousas materiais (Êx.33:20-23).

            O Deus Vivo

            Este nome, o Deus Vivo, significa mais do que um contraste com os deuses das nações. Indica a ação de Deus através da criação, do cuidado para com seu povo, do amor e do livramento por ele executado.

            A Eternidade do Deus Vivo

            Tal atributo significa que Deus nunca teve princípio e nunca terá fim.

            A Imutabilidade do Deus Vivo.

            Deus, em sua natureza, seus atributos e conselhos, é imutável. Ele é absolutamente perfeito, não admitindo nem necessitando de qualquer variação. Esta imutabilidade não significa uniformidade fixa nas atividades de Deus na história. Suas ações mudam, mas seu caráter é o mesmo em todas elas.

            O Conhecimento do Deus Vivo (Onisciência)

            Deus conhece todas as coisas. Nele está a suprema sabedoria, manifestada através da obra da criação.

            O Poder do Deus Vivo (Onipotência)

            Deus tem todo poder. Isso se evidencia pelo fato de haver ele criado todas as coisas e ainda mantê-las sob seu comando. Seu poder se mostra também na vitória sobre seus inimigos.

            A Sublimidade de Deus

            O Nome El Elyon significa Deus Altíssimo. Originalmente, parece indicar que Deus habita nas alturas celestiais (Mq.6:6). Sua sublimidade consiste em sua elevação pessoal acima de toda a criação e de todos os deuses. A santidade de Deus é a essência de sua sublimidade. Além disso, Deus é totalmente independente de qualquer de suas criaturas.

           



            O Deus Criador

            Seu nome : Elohim, está vinculado ao seu caráter criador e controlador do universo.

            O Deus Único

            A unidade de Deus significa que não existe outro igual a ele. A ênfase nessa questão visa combater o politeísmo, tão comum no período do Velho Testamento. O próprio povo de Israel precisou assimilar o monoteísmo de forma lenta e difícil.

            A Personalidade de Deus

            Tal atributo indica que Deus é uma pessoa.  Ele possui vontade própria e sentimentos. Sua personalidade se mostra através de seus nomes e suas relações com o universo, com a humanidade e, principalmente, com o povo de Israel.



            OS ATRIBUTOS REDENTORES DE DEUS


            A Santidade de Deus

            Deus é santo. Etimologicamente, isso significa estar separado, ou, ser puro.

            A Justiça de Deus

            A justiça do Senhor é o atributo de perfeição moral. Seus pensamentos e atos são perfeitamente retos e perfeitos.

            O Redentor de Israel

            Tal atributo foi manifestado no Velho Testamento nas ocasiões em que Deus livrou seu povo das mãos dos seus opressores, como, por exemplo, Egito e Babilônia.

            O Amor de Deus

            O Amor é a inclinação divina de buscar o melhores interesses de suas criaturas e a comunicar-se com elas, a despeito do sacrifício que isso represente.
           

PROFECIAS E SIMBOLOGIA PROFÉTICA


PROFECIAS E SIMBOLOGIA PROFÉTICA


Apocalipse 2:29 - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".
Toda tipologia profética traz verdades profundas dos planos de Deus para a humanidade.
Tipo é a expressão que antecede o teor exato dum cumprimento futuro. A palavra de Deus utiliza-se do elemento chamado tipo, para expressar verdades doutrinárias que tem como objetivo central o Senhor Jesus Cristo.
A humanidade atual deveria se preocupar não somente em pesquisas intermináveis e em desenvolvimentos colossais nas suas áreas diversas mas, preocupar se existe um ser superior, um supremo arquiteto, um maestro por excelência, o Deus de todos os espíritos que nos revelou em sua eterna palavra, as coisas que deveriam acontecer ( Mateus 24:35 - "O céu e a terra passarão mas as minhas palavras não hão de passar" ).
MAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ ... - I TIMÓTEO 4:1A
Texto áureo da tipologia profética: II Reis 11:1-4 , 11-17
II Reis 11:1-4 - "Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se, e destruiu toda descendência real, mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joas, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, os quais matavam, e o pôs a ele e a sua ama numa câmara interior, e assim esconderam de Atalia, e não foi morto. Jeoseba o teve escondido na casa do Senhor seis anos, nesse tempo Atalia reinava sobre a terra. No sétimo ano mandou Joiada chamar os capitães dos cários e os fez entrar à sua presença na casa do Senhor, fez com eles aliança, e ajuramentou-os na casa do Senhor e lhes mostrou o filho do rei".
II Reis 11-17 - "Os da guarda se puseram, cada um de armas na mão, desde o lado direito da casa real até o lado esquerdo, e até o altar e até ao templo, para rodear o rei. Então Joiada fez sair o filho do rei, pôs-lhe a coroa e lhe deu o filho do testemunho; eles o constituíram rei, e o ungiram, e bateram as palmas, e gritaram: Viva o rei !. Ouvindo Atalia o clamor dos da guarda e do povo, veio para onde este se achava na casa do Senhor. Olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, segundo o costume, e os capitães e os trombetas junto ao rei, e todo o povo da terra se alegrava, e se tocavam trombetas. Então Atalia rasgou seus vestidos, e clamou: Traição, traição! Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos capitães, que comandavam as tropas e disse-lhes: Fazei-a sair por entre as fileiras e se alguém a seguir, matai-o à espada. Porque o sacerdote havia dito: Não a matem na casa do Senhor. Lançaram mão dela e ela, pelo caminho da estrada dos cavalos e foi à casa do rei onde a mataram. Joiada fez aliança entre o Senhor e o rei e o povo, para serem eles o povo do Senhor; como também entre o rei e o povo".
Uma mulher impiedosa, cruel e fria, sem escrúpulos pessoais que não fazia por esconder o seu ódio ao povo de Israel, tomou para si o poder do reino de Judá, matou cruelmente os nobres, do reino, quando viu morto o seu filho Acazias. Era filha da ímpia rainha Jezabel, mulher de Acabe, cujo governo fora movido pela idolatria, perversão e perseguição aos servos do Senhor, como nos mostra I Reis 19:10 contra o profeta Elias, o tesbita.
Atalia, filha da rainha Jezabel, é para nós hoje a ilustração profética da última sociedade ou camada social e religiosa, anticristã oposta completamente ao povo de Deus, às verdades bíblicas e à Sião, cidade de Deus.
Apocalipse 17:1-6 - "Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e a das abominações da terra".
Atuações visíveis da Babilônia espiritual dos nossos dias
A prostituta Babilônia se aplica ao ecumenismo sob liderança do líder do Vaticano, o império papal. Diversos comentaristas e expositores bíblicos defendem a posição doutrinária de que, após o 2o século da era cristã, a igreja romana apostatou-se do Deus da Bíblia .
As ideologias propagadas atualmente em todo ocidente e oriente sob orientação papal.
A) O Vaticano não reconhece Israel como estado, e capital.
B) O ideal da igreja romana é internacionalizar Jerusalém, no sentido político, comercial e religioso.
C) Diante deste suporte mundial, ceder o poder do estado de Israel para o Vaticano dando-lhe supremacia, seria dessa forma o possível poder para o ecumenismo ser manipulado de forma ampla e irrestrita, bem no centro de todas as religiões mundiais.
D) Observemos como diversos movimentos modernistas em todos os países tentam de forma simulada imitar a mensagem protestante e do Evangelho do Senhor Jesus, com uma espécie de fermento, procurando diluir ou mesclar os grupos ou camadas religiosas mais consistentes e sólidas na verdadeira doutrina bíblica, a fim de arrebanhar o maior número possível de almas, quais servirão, tão somente, para serviço e adoração do grande ditador do futuro.( Referência: Apocalipse 13:16-18 )
AS DUAS BABILÔNIAS
A Babilônia Política ( Referência: Apocalipse 17:8-17 )
Interpreta-se profeticamente, no livro do Apocalipse, que o império e o sistema confederado da besta, o último estágio de governo e forma de ditadura que a terra vai presenciar, qual terá seu final em Armagedon ( Meguido ).
A Babilônia Eclesiástica ( Referência: Apocalipse 17:1-7, 18, 18:1-18 )
Toda a expressão do cristianismo apóstata que se encontra fora da doutrina ( doutrina essa que afirma ser Jesus o Senhor, Salvador e Mediador entre a humanidade e Deus ) o papado tem sido precursor e atual incentivador do ecumenismo mundial. A Babilônia Eclesiástica é a grande meretriz espiritual dos dias atuais, e terá seu enfoque nos dias do anti-Cristo ( Apocalipse 17:1 ) será destruída, pela Babilônia Política. Somente a besta ( o grande ditador do futuro, o füher dos anos cibernéticos ) reivindicará adoração a si próprio, através dos seus meios, para que lhe seja dado culto e adoração ( Referências: II Tessalonissences 2:3-4 e Apocalipse 13:15 ).
Nota - Estas duas babilônias serão destruidas literalmente pelo Senhor Jesus em sua volta triunfal. Amado leitor, lembre-se de que o Senhor Jesus adentrou em Jerusalém, montado em um jumentinho como Rei de paz, as crianças e os simples clamavam: Hosanas, hosanas, hosanas! Nesta ocasião, no desenrolar dos tempos finais ( a grande tribulação ) Ele virá sobre as nuvens em um cavalo branco, como Rei que em sua mão leva o seu cetro de domínio para reger as nações.

Ano Santo 2000 - Expo 2000 Hannover
Existe um esforço incalculável de Roma para tentar unificar todas as expressões de fé da humanidade. Este encontro visa canalizar estes esforços e procura resgatar o terreno perdido pelo poder da Verdade da Palavra. Para o Vaticano, de nossos dias, isto representará a celebração da unidade da fé. Ainda não se conseguiu responder às 95 teses de Martinho Lutero e já se pensa em unificação universal.
Será isto possível ?
Referências - Apocalipse 19:11-21 , Daniel 9:27 , Mateus 24:21 , 24:29-30 , Apocalipse 16:14 , 19:1-6.
Ecumenismo - É o sistema integrado e universalizado, globalizando conceitos religiosos, filosofias e bases doutrinárias; sistema pela qual se pode haver um líder maioral e os demais líderes em ocupação subalterna.
Um falso casamento, Israel e Roma - ( Referências: Isaías 28:18 e II Reis 8:16-19 )
Israel, hoje, busca a paz a qualquer preço e estende as suas mãos às nações ocidentais, prova disso concordam os registros sobre tecnologia de ponta de que Israel têm se despontado em sua aprimorada tecnologia a nível destacado no ranking mundial. Ao mesmo tempo, estende as suas mãos para Roma e comenta-se em todo o mundo atual, uma possível visita de Carol Voittilla à Jerusalém. Vemos no conceito bíblico que este casamento não foi e não é agradável ao Senhor, este casamento tem natureza tendenciosa, assim como foi de teor maligno, para os reinos do Norte e reinos do Sul de Israel.
A Bíblia comenta uma nova aliança de Israel com o império da morte ( Isaías 28:18 ) - morte biblicamente indica separação eterna de Deus.
Ataque direto de Satanás à raiz de Davi - ( Referências: II Reis 11:1-3 )
Esta mulher, Atalia, foi usada pelo arquinimigo de Deus para tentar bloquear a vinda do Senhor Jesus, como está em Gênesis 49:8-12. Vemos que o Senhor Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá ( Miquéias 5:1 , Hebreus 7:14, Apocalipse 5:5 ).
O principal alvo de uma entidade ou espírito anti-cristão é impedir que Jesus reine.
A) Atalia - significa ‘O Senhor oprime’ , percebemos então uma alusão ao tempo de grande opressão à Israel ( tempo de angústia para Jacó - Jeremias 30:7 ), o final do tempo anti-cristão antes da volta do Senhor Jesus e considerando a palavra profética de Daniel ( Daniel 9:20-27 ).
Outra alusão é que Atalia reinou até o 7o ano antes que chegasse o seu fim ( II Reis 11:1-4 ), o número 6 caracteriza o número de uma atmosfera anti-cristã ( Apocalipse 13:16-18 ).
B) Atalia - significa ‘O Senhor manifestou a sua grandeza’ também fica autenticado que durante 7 anos de tribulação, o Senhor manifestará o seu grande poder voltado à Israel ( Apocalipse 11:15 ).

A Jesabel dos últimos dias - ( Referência: Apocalipse 2:20 )

De forma profética, a carta do Senhor Jesus à igreja de Tiatira refere-se à igreja sob liderança papal, que durante séculos adquiriu este caráter, imitando o que é real, mas não o é. Em 1997, a sua simulação torna-se ainda mais ampla e acelerada, tentando reconquistar uma posição honesta e exclusiva com Deus mas, é impossível pois deixou de adorar ao Senhor Jesus para adorar uma mulher mortal com o nome de Maria, não ressurreta, humana e comum.
Segundo a teologia romana, a mulher do sol, em Apocalipse 12:1-2, é Maria citada por eles.
No Vaticano quem dita as normas para adoração é a rainha do céu. Existem 12 estrelas sobre a sua cabeça e deveríamos atentar para este detalhe, que está na bandeira da progressiva União Européia.
Assim, como Jesabel esteve em lugar errado nos dias de Israel, adorou a Baal e matou os santos, Maria também, ocupa o lugar errado para o verdadeiro cristianismo do Novo Testamento deixado pelo Senhor Jesus. Ela mesmo declarou-se profetiza ( Apocalipse 2:20 ).

Contrastes Bíblicos e Sacrifícios Errados e Comuns

A) A missa como sacrifício pelos pecados ( século IV 370 AD ) em contraste com o que diz a palavra de Deus em Hebreus 10:12,14 e 18.
B) Celibato ( século XI 1074 AD ) - proíbem o casamento de seus ministros. Como se conduz então o ciclo biológico natural criado por Deus a toda a raça humana ?. Em contraste com a palavra de Deus ( I Timóteo 3:1-7 4:1-5 ).
C) Maria mãe de Deus - ( século V, ano 431 AD ) Há provas evidentes de que Deus não pode ser criado, Ele é criador. A palavra de Deus apresenta como real e verdadeira condição do ser humano a de se achegar a Deus através de seu Filho Jesus Cristo ( Referências: I Timóteo 2:5 , I João 2:1 , Hebreus 7:22-27 e I Pedro 3:18 ). Ênfase para João 3:16.

ECUMENISMO - MOVIMENTO FINAL
"Mas o que tendes, retende-o até que Eu venha" Apocalipse 2:25
Esta exortação e doutrina deveria chamar a atenção de forma abrangente pois, o Senhor Jesus ordena a João escrever ao anjo da igreja de Tiatira, igreja cuja interpretação contextual trata-se do povo liderado pelo governo papal ( idade média ); nesta passagem vemos que ( Apocalipse 2:18-29 ), o estado espiritual deste império eclesiástico é demasiadamente apóstata, contra Jesus e à sua doutrina, tolera a falsa profetiza, com seus ensinos, prostituições espirituais e profundezas de Satanás.
Em Apocalipse 13:16-18 a Bíblia afirma que será dado à besta, o grande ditador do futuro, a besta, todo poder, inclusive de âmbito espiritual ( pois, Satanás requer adoração pessoal, e este cenário que se desenrolará após a grande tribulação, ou seja, na sua primeira metade II Tessalonissences 2:1-12 , Mateus 24:15-35 ), é bem lógico que todo este cenário deverá ser preparado com grande antecedência. Podemos observar o avanço da humanidade na área da ciência, tecnologia, e tantas outras, mas sempre se afastando de Deus. O ecumenismo aspira ideais de grande poder, quem se unir a ele estará servindo a dois senhores.
Jesus nos diz em João 10:1-18 que Ele é o nosso Sumo Pastor, o grande Dirigente em Chefe, não podemos ultrapassar esta eterna doutrina, pois Ele é o Caminho, e a Verdade e a Vida, e ninguém, em absoluto, chegará na eternidade para se apresentar a Deus, e para sempre com Ele estar, sem ser por este Caminho.

EU SOU O ALFA E O ÔMEGA
Apocalipse 1:8


AS TENTAÇÕES DO JUSTO


"As Tentações do Justo"

               
“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1). Que versículo incrível. Mateus ousadamente declara que o Espírito de Deus levou Cristo para uma experiência no deserto, onde teria de sofrer fortes tentações.
Ainda mais surpreendente é que este versículo segue-se à uma cena de grande glória. Jesus havia acabado de ser batizado no Jordão. Ao sair da água, os céus se abriram, e o Espírito veio sob a forma de uma pomba e pousou em Seu ombro. Aí uma voz vinda dos céus declarou: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17).
Talvez você fique imaginando: se Deus se comprazia tanto em Jesus, declarando ao mundo todo que este era o Seu filho amado, por que então levou Cristo à uma experiência no deserto?
Quero lhe lembrar que Jesus é o padrão para as nossas vidas como crentes. João escreve: “...segundo ele é, também nós somos neste mundo” (I João 4:17). Além disso, “foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança” (Hebreus 4:15). A mensagem das Escrituras é clara: todos que estão em Cristo - o “Amado” de Deus, sobre o qual Seu Espírito repousa - passarão por uma experiência de provação no deserto, assim como foi com Jesus. E esta experiência será acompanhada de tentações satânicas.
Note: este princípio não se aplica a crentes mornos, ou com coração frio. Estas provações só vêm sobre aqueles que andam no Espírito em comunhão com o Senhor. Em verdade, quanto maior for a paixão da pessoa por Jesus, mais intensas serão suas provações no deserto.
Contudo, quando o Espírito Santo nos leva para o deserto, Deus tem em mente um propósito eterno para nós. Não se engane, porém -- Deus não nos tenta. É o diabo que faz a tentação: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (Tiago 1:13).
Para descobrir qual é o propósito de Deus para nós na experiência no deserto, precisamos examinar a experiência de Cristo. Fora do deserto as multidões enfrentavam suas próprias tentações. Estas tentações eram as comuns, e tinham a ver com ambição, adultério, violência, roubo, bebida, jogo. Estas pessoas viviam em plano inferior em todos os sentidos.
E Jesus se mantinha acima de tudo isto. Ele não seria tentado por pecados tão grosseiros. Por Ele ser justo, amado, escolhido, suas tentações chegariam a um nível mais elevado. Elas seriam muito mais profundas, misteriosas, e intensas que os pecados habituais da vida. Suas tentações seriam na esfera do espiritual -- e teriam conseqüências eternas.
O mesmo é verdade hoje para nós. Uma pessoa verdadeiramente espiritual não é tentada na linha da carnalidade declarada. Por exemplo, ela provavelmente não será tentada a dar uma escapada a um bar para beber, ou arranjar um quarto de hotel para fornicação com uma prostituta, ou cobiçar a mulher do próximo. E nem irá sequer pensar em jogos de azar, uso de drogas ou em falar palavrões.
Pelo contrário, seu desejo diário é o de se aproximar do Senhor. Ele torna Jesus o Senhor de toda sua vida - devora a cada dia a Palavra de Deus, busca-O em oração. Sua alma clama: “Senhor - quero me aprofundar em Ti. Quero andar mais junto a Ti do que nunca.”
Isso lhe descreve? Se é assim, as suas tentações serão mais do tipo que Cristo suportou. Elas terão a ver com a sua obediência a Deus, e com a dependência à Sua Palavra. E Satanás fará tudo que estiver ao seu alcance para lhe tentar. Ele quer lhe afastar do objetivo que Deus tem para você. Ele vai tentar questionar o seu chamado, e lhe convencer que a aprovação e a bênção de Deus sobre a sua vida são mentira.
1. Depois de Quarenta Dias e Quarenta Noites de Jejum, Jesus Teve Fome.
No instante que Jesus ficou fisicamente vulnerável, o diabo trouxe a primeira tentação. As Escrituras dizem o seguinte sobre Cristo: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão” (Mateus 4:2-3).
Não é pecado ter fome. Então, qual é o problema aqui? Satanás estava desafiando Jesus: “Se és inteiramente Deus, então tens em Ti o poder de Deus. E nesse momento, estás em grandes dificuldades. Por que não usas o poder que Deus Te deu para resolver o problema? Ele não Te deu o poder para ver se o usarias corretamente?
Tu nada fizestes para ser colocado nesta situação adversa. E sabes que Deus não gosta de ver Seus filhos sofrendo. Então, não precisas agüentar isso por nem mais um minuto. E não há nada errado em se atender às próprias necessidades. Simplesmente pronuncie a palavra, e ordene Sua saída desta situação.”
Esta é uma das tentações mais insidiosas que vêm sobre as pessoas realmente de Deus. Assim como o nosso exemplo, Jesus, você é apaixonado por Deus. Você determinou em seu coração ser totalmente submisso a Ele. Então o Senhor o leva à uma experiência no deserto - e você agüenta um longo período de provação e aridez. Depois de um certo tempo, vêm as perguntas. Você começa a se desorientar, se questionando sobre os propósitos eternos de Deus para a sua vida. E ao tentar orar e conquistar a vitória, as tentações de Satanás parecem mais terríveis do que nunca.
Esta foi a experiência de Davi. O Espírito Santo levou este homem piedoso à uma prolongada experiência de deserto. Com o tempo Davi ficou tão desencorajado, que achava que o mundo inteiro havia enlouquecido. Ele clama: “...já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens” (Salmo 12:1). “Falam com falsidade uns aos outros...falam com...coração fingido”(12:2).
Davi entrou em aflição por tanto tempo que ficou zonzo de tanto desespero. Disse: “Até quando estarei... com tristeza no coração cada dia?” (Salmo 13:2). E ficou imaginando quando isso iria acabar: “Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro em minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?” (13: 1-2). Ele estava perguntando a Deus: “Senhor, por que tenho de enfrentar uma batalha na alma tão profunda e inexplicável? E até quando vai durar? Vou ter de dar um jeito nisso sozinho? Não consigo descobrir o porquê de tudo.”
No Salmo 35, Davi fala de uma armadilha que seus inimigos lhe prepararam: “Sejam confundidos e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida...Pois sem causa me tramaram laços, sem causa abriram cova para a minha vida” (Salmo 35:4,7). Que laços são esses?
É a mesma tentação que Satanás lançou contra Jesus. O inimigo quer que você aja independentemente do Pai. Quando você está em meio à batalha, o diabo diz: “O seu sofrimento não vem de Deus. Você não tem de agüentar isso. Você possui em si o poder de Deus, através do Espírito Santo. Então você não tem de agüentar isso mais um dia. Simplesmente ordene seu livramento. Diga a palavra - liberte-se dessa agitação. Satisfaça sua fome.”
O primeiro esquema de Satanás foi o de criar perda de poder. Ele esperava que Deus não atendesse, caso Jesus pedisse pão. Se faltasse o poder do céu, então Cristo poderia duvidar de Sua própria divindade e se desviar de Seu propósito eterno na terra.
Segundo, Satanás sabia que Jesus foi enviado para cumprir só o que o Pai lhe mandasse. Então ele intencionava convencer Cristo a desobedecer aqui para o Seu próprio benefício. Deste jeito, se Jesus usasse o Seu poder naquela hora para evitar o sofrimento, Ele poderia fazer o mesmo mais tarde para evitar a cruz.
O diabo tem usado esta mesma tentação com multidões de seguidores de Cristo. Estes crentes eram verdadeiramente famintos por Deus. Eram ungidos, cheios de oração, cheios do poder do Espírito Santo. Mas então foram levados para o deserto do sofrimento, da necessidade e do desespero. E Satanás os tentou, levando-os a duvidar de que a provação era conduzida por Deus, e levando-os a usar o poder de Deus para se salvar.
O inimigo cochichou: “Você está cansado dos problemas de dinheiro. E Deus não está respondendo nenhuma oração sua. Todo dia você se desespera com o sofrimento que vem sobre você e a família. E agora você não agüenta mais.
“Você está com a palavra de Deus no coração. E Ele lhe deu poder através do Espírito Santo. Por que não exercer este poder para acabar com o sofrimento? Apodere-se da promessa de Deus, e declare a saída desta dor, já. É para uma boa causa.”
Eles acreditaram na mentira de Satanás. E procuraram se apoderar de uma única promessa de libertação, para tentar acabar com o sofrimento. Pararam de confiar, e invés disso começaram a “ordenar” que as finanças ficassem do jeito que queriam. Mas suas ordens não foram validadas pelo Espírito Santo - e os seus planos fracassaram.
Aí então fizeram a coisa à sua maneira. Ultrapassaram os valores do cartão de crédito e fizeram empréstimos. Foram fazendo cada vez mais dívidas, se vangloriando o tempo todo: “Deus está me abençoando.” Mas no final das contas, tudo explodiu. Foi aí que ficaram amargurados. No final, desistiram da Palavra de Deus e se desviaram. Vi isso acontecer um sem número de vezes.
Estas pessoas acabaram abortando o propósito de Deus para a provação. O Senhor havia desejado levá-los à dependência e à confiança absolutas nEle. Ele queria que as lutas os despojassem de toda confiança no homem e na capacidade própria. Ele também queria produzir neles uma paixão semelhante à de Cristo para com os que estivessem sob sofrimentos iguais. As Escrituras dizem que estes eram os propósitos de Deus até para o Seu próprio filho: “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu”(Hebreus 5:8). “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (2:18).
Então, como Jesus respondeu à tentação do diabo? “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Cristo disse em essência: “A minha vinda à terra não foi para satisfazer às minhas necessidades, dores ou para o meu conforto físico. Eu vim para dar à humanidade - não para salvar a Mim mesmo.”
Nem mesmo ao chegar ao ápice do sofrimento Jesus perdeu de vista o Seu propósito eterno. E se o nosso Senhor aprendeu a dependência e a compaixão através de uma experiência no deserto, assim será conosco. Em verdade, os crentes que eu sei que possuem a genuína compaixão de Cristo, são aqueles que suportaram o sofrimento e saíram com o testemunho da fidelidade de Deus. Eles podem dizer com Paulo: “eu trago no corpo as marcas de Jesus” (Gálatas 6:17).
2. A Seguir, Satanás Levou Jesus Para o Pináculo do Templo.
Quando Jesus estava no ponto mais alto do templo, Satanás cochichou para Ele: “Vá em frente - pule. Se és verdadeiramente Filho de Deus, Ele Te salvará. A Palavra dEle diz que os anjos se acampam em torno de Ti para proteger, para que nunca Te machuques” (ver Mateus 4:5-6).
Você percebe Satanás dando voltas nestas frases? Ele separa uma promessa isolada das Escrituras - e tenta Jesus a lançar toda a Sua vida sobre ela. Ele sugere: “Dizes que Deus está contigo. Tudo bem, prove isso. O Pai já permitiu que eu lhe perturbe. Onde está a presença dEle nisso? Podes provar que Ele está contigo agora mesmo saltando daqui. Se Deus está contigo, Ele providenciará uma descida suave. Então podes basear Tua confiança nisto. Se não, podes também morrer, em vez de ficar imaginando se terias sido deixado ao léu ou não. Tu precisas de um milagre para provar que o Pai está contigo.”
Outra vez Davi suportou opressão semelhante. Ele havia testemunhado ao mundo a fidelidade de Deus para com ele. Agora, porém, se via num poço de desespero. E Satanás chegou acusando e provocando: “Olhe para você; está arrasado e nem sabe porquê. Você diz que Deus é fiel, porém está espiritualmente acabado. Você ora dia e noite, mas todo dia se levanta com uma vontade inexplicável não atendida.Onde está Deus nisso tudo?”
Davi clama: “os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?” (Salmo 42:10). A seguir acrescenta estas palavras ao clamor: “Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários vindo eu a vacilar” (13:3-4).
A batalha que agitava a mente de Davi é comum a todas as pessoas piedosas. Às vezes Deus parece estar em silêncio. Podemos nos ver em lutas que não compreendemos. Como Davi, suplicamos: “Até quando, Senhor? Quando vais me mostrar uma prova de que estás comigo? Por favor, me envie um sinal, uma amostra.”
Neste ponto, você deve estar pensando: “Qual é o mal de se lançar nas promessas de Deus? A Bíblia diz que todas as promessas de Deus são 'sim e amém' para os que crêem” (ver 2 Coríntios 1:20). Realmente, somos livres pelas fiéis promessas de nosso Deus.
Mas há um sério perigo para a pessoa que separa um versículo do resto das Escrituras e lança toda sua fé sobre ele. Dou um exemplo. Conheço uma senhora que estava em total desespero com as finanças. Ela precisava de uma série de milagres simplesmente para sobreviver. Então ela colocou toda a fé em uma só promessa bíblica: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Malaquias 3:10).
Esta senhora começou a dar o dízimo fielmente, achando que seria abençoada financeiramente em retorno. Mas não funcionou. Então ficou zangada com Deus, clamando: “Fiz o que manda a Palavra de Deus. Coloquei minha confiança em Sua promessa, dando o dízimo com fidelidade. Mas agora a situação ficou pior do que antes. Deus trancou as janelas do céu para mim.”
Esta mulher se lançou do templo e descobriu que não havia rede. O diabo com sucesso destruiu sua fé. Como? Ele a convenceu a ignorar o aconselhamento conjunto das Escrituras.
Sim, Deus realmente promete abrir os céus para os que dão. Mas Ele também requer uma certa condição dentro do coração dos dizimistas: “Quando os céus se cerrarem, e não houver chuva, por ter o povo pecado contra ti...” (2 Crônicas 6:26). Esta senhora nunca tratou com outras passagens que exigem a necessidade de perdoar. Ela abrigava inveja e ciúme no coração.
A maioria das falsas doutrinas, dos erros e das seitas religiosas nascem destas tentativas enganosas. Quando as pessoas tentam separar uma promessas das Escrituras, querem forçar Deus a se provar a Si próprio sendo fiel àquela promessa. Contudo ignoram o resto que as Escrituras pedem na área em que fazem os pedidos. Esta é a razão da resposta prévia de Jesus a Satanás: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).
Bem - no topo do templo, considero profundo o fato de Deus ter permitido que Seu Filho fosse levado a um ponto de decisão tão perigoso. E, por Jesus ser inteiramente humano e inteiramente Deus, Ele deve ter feito Suas perguntas. Teria Ele pensado: “Pai, sei que me chamastes para que eu desse a vida. E alegremente aceito isso. Mas onde estás nesta hora? Por que permitistes que eu fosse colocado numa provação destas?”
Como respondeu Jesus? Ele declara: “...está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mateus 4:7). O que Jesus quer dizer exatamente com “tentar a Deus” aqui?
O Israel antigo é um exemplo. Dez vezes o Senhor se provou fiel aos israelitas em suas provações. E em todas as dez ocasiões, o povo de Deus recebeu prova visível de que o seu Senhor estava com eles. Contudo, toda vez o povo fazia a mesma pergunta: “Está Deus entre nós ou não?” Deus chama isso de “tentá-Lo”. Houvera Deus permitido, não teria havido fim nessa busca de “prova”.
Agora Jesus usa esta mesma frase - “tentar a Deus” - na resposta a Satanás. O que isso nos diz? Isso nos mostra que é um sério pecado duvidar da proximidade de Deus em nossas lutas. Não importa o quão derrubados estejamos, ou o quanto é pequena a evidência que temos da presença de Deus, não podemos questionar se Ele está conosco.
Com muita freqüência, os cristãos colocam Deus à prova em suas experiências no deserto. Dizem: “Senhor, não vou conseguir a menos que mostres uma prova de que estás comigo. Satanás está me acusando, e não consigo deixar de pensar que ele está ganhando a parada. Estás comigo ou não? Se Tu não me livrares rápido, ou se não me deres um sinal da Tua bênção, vou parar de lutar.”
Porém, assim como com Israel, Deus já nos deu uma enormidade de provas. Primeiro, temos na Sua Palavra múltiplas promessas da proximidade dEle conosco. Segundo, temos a nossa própria história pessoal com Deus - o testemunho das muitas libertações que Ele operou em nossas vidas. Terceiro, temos a Bíblia repleta de testemunhos da presença de Deus ao longo dos séculos de lutas e dificuldades. Sem dúvida o nosso Senhor já se provou a nós uma vez após outra. Mas ainda exigimos uma prova física - caso contrário.
A Bíblia é clara: devemos andar com Deus pela fé e não pela vista. Caso contrário, iremos acabar como um Israel incrédulo.
3. Jesus Foi Levado a um Alto Monte Onde Lhe foram Mostrados os Reinos do Mundo
Sobre o monte, Satanás tentou Jesus com esta oferta: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mateus 4:9). Isso soa tão absurdo, tão ridículo; como poderia alguém achar que fosse tentação? Satanás realmente acreditou que Jesus seria tentado por isso?
Acredite ou não, foi uma oferta poderosa e atraente. Satanás estava desafiando Jesus dizendo: “Deus Te chamou para entregar a vida por um mundo perdido. E agora viestes para libertar os prisioneiros das minhas mãos. Jesus, quero Te dizer uma coisa: Tu podes fazer tudo isso agora mesmo, num segundo.
“Eu prometo que se apenas Te curvares aos meus pés, num ato único de adoração, eu cesso a luta. Abro mão de todo o poder sobre estes reinos. Não possuo e nem escravizo mais ninguém. Acabam a escravidão demoníaca, o assédio vindo dos meus principados e potestades. Sei que amas a humanidade o suficiente para Te tornar amaldiçoado por Deus em favor deles. Então, por que esperar? Tu podes Te sacrificar agora mesmo, e libertar o mundo a partir deste instante.”
Isso na verdade repete as palavras do apóstolo Paulo: “ porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne” (Romanos 9:3). Aqui Satanás estava trabalhando na compaixão humana de Cristo. Estava tentando Jesus com uma visão de um mundo onde o diabo abdicaria de governar os ímpios -- tudo em troca de um ato.
Por que Satanás estava querendo deixar todo o seu poder por isso? Mais uma vez, ele estava tentando salvar a própria pele. Satanás sabia que seu destino eterno seria selado no Calvário. Então, se ele simplesmente conseguisse evitar que Jesus fosse para a cruz, poderia se livrar deste destino. E convencendo a Cristo a desistir agora, a cruz poderia nunca acontecer. O diabo estava dizendo basicamente: “Seja amaldiçoado, Jesus, para salvar o mundo já.”
Você pode estar pensando: “O que isso tem a ver comigo?” Respondo que Satanás ainda continua tentando o justo oferecendo a mesma coisa. Explico.
Primeiro, Satanás sabe que os crentes consagrados nunca se dobrarão a ele para realizar qualquer ato de adoração. Então, por isso ele chega à nós com ameaças e acusações. Ele diz: “Você não precisa me adorar - pois já tenho acesso à sua carne. Conheço todas as suas fraquezas e tendências. Eu as tenho alimentado desde a sua infância; e posso lhe atormentar com isso à vontade.
“Não há vitória para você na cruz. Todas as promessas da aliança são mentira. Detenho o controle absoluto sobre a sua natureza adâmica, aquele pecado que habita em você. Já lhe provei isso várias vezes. Você sabe que eu posso lhe subjugar à hora que eu quiser, quando você menos espera.
“Então, vá em frente e testifique da sua liberdade em Cristo. No momento em que estiver cantando o maior dos louvores, dominarei sua mente com o mal. Vou levar o pecado a você de um jeito tão poderoso, que você entrará em desespero por estar livre. Você não tem poder. Até mesmo agora você cede à mais leve tentação.”
Conheço ministros que estavam libertos da escravidão ao pecado há décadas. Aí, mais tarde na vida, numa hora de grande unção ou de bênção, a velha lascívia apareceu. O inimigo a colocou diante deles para tentar lhes amedrontar e produzir pensamentos de condenação. Isto aconteceu comigo algumas vezes durante o ministério. O inimigo me perseguiu com maus pensamentos e me disse que a aliança era mentira - que eu era impotente contra o domínio do pecado, e que ele iria sempre se levantar em mim.
Como devemos responder às acusações de Satanás? “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Não importa quantas tentações Satanás lança contra você. Você não precisa ter medo de nenhum pecado do passado. Se o sangue de Cristo cobriu este pecado, então o diabo não pode fazer coisa alguma para separá-lo do Pai.
É claro que você sempre possuirá a natureza pecaminosa habitando em si. E sempre enfrentará bruscas surpresas do pecado. Mas o Espírito Santo é fiel para dizimar antigas luxurias, quando O invocamos para mortificá-las. Ele não permite que elas nos destruam. As promessas da aliança de Deus nos libertam do poder e do domínio do pecado.
4. O Diabo Deixou Jesus, e Anjos O Serviram
Imagine você chegando até Jesus no quadragésimo primeiro dia - o dia imediatamente após as tentações no deserto. A face dEle brilha, pois anjos refrigeraram Seu espírito. Ele se rejubila, louvando o Pai, pois conquistou grande vitória; venceu as tentações do inimigo.
Você vê Jesus exsudando vida e confiança. Ele agora está pronto para enfrentar os poderes do inferno. Então, com ousadia sai a caminho das grandes cidades que jazem nas trevas. Ele prega o evangelho, seguro da Palavra de Deus. E cura os doentes, sabendo que o Pai está com Ele.
Agora, examinando sua própria vida, você vê exatamente o oposto. Você ainda enfrenta sua árida experiência no deserto; suportou ardorosos ataques de Satanás, e a alma está destroçada. Você não consegue evitar o pensamento: “Jesus nunca passou por provações como as minhas. Ele estava acima de tudo isto.”
Você vai à igreja com a cabeça deste jeito - tentado, testado, desesperado. E agora na sua frente está o pastor - um homem que parece forte na fé. Ele fala de um jeito tão seguro da presença de Deus, como se houvesse acabado de receber visita de anjos ministradores. Você pensa: “Ele nunca passou por problemas como os meus.”
Se você soubesse. Você não viu quando Deus chamou este homem para o ministério. O Espírito Santo lhe trouxe um chamado glorioso - e imediatamente o levou ao deserto para ser tentado de maneira tremenda. Você nem sabe dos dias, semanas e meses em que foi afligido por uma fome profunda de Deus, que não se satisfazia. Você jamais experimentou as mentiras que Satanás colocou na cabeça desse homem, os maus pensamentos que foram incutidos nele algumas vezes. Você não o viu nos dias em que ficou reduzido à nada, destroçado no desespero. E você não percebe que muitas vezes seus melhores sermões vieram das provações na própria vida.
Paulo nos previne a não medirmos nossa justiça com aquela que achamos ser a do outro: “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez” (2 Coríntios 10:12).
Não conseguimos ler o coração dos outros. Quem teria dito no quadragésimo primeiro dia que Jesus havia acabado de sair de uma longa e terrível tentação? Quem poderia dizer que a glória que viam nEle brotava de um combate pior que qualquer outro que poderiam um dia enfrentar? Temos de olhar só para Jesus. E temos de depender só da justiça e da santidade dEle. Ele deu a todos nós acesso idêntico a isso.
Deus o ama nas horas das provações. O próprio Espírito dEle levou você para o deserto. No entanto, o Seu próprio Filho já esteve lá -- e Ele sabe exatamente o que você está passando.
Permita que Ele complete a obra de edificá-lo para dependência e confiança absolutas nEle. Você sairá com confiança -- piedosa compaixão, e força para ajudar outros.

Por David Wilkerson

TRIBULAÇÃO COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO


Tribulação como fonte de aperfeiçoamento

Romanos 5:3

                 A vida do ser humano e em especial do servo de Deus alterna-se em períodos de calmaria e de turbulência, passamos fases em que tudo vai bem, tudo que fazemos dá certo. Porém há outros momentos em que tudo vai mal, tudo dá errado, parece até que Deus esqueceu-se de nós. Há pessoas que dizem: depois que fui crente a minha vida passou por inúmeros problemas, muitas dificuldades, eu não entendo o porque de tudo isso.

                   Recentemente recebi um e mail, que me fez parar e pensar mais um pouco nesse assunto; Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.

                    Uma bela tarde, um amigo que o visitara, e que se compadecia de sua situação difícil, comentou: - "É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado".

                   O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro:

                  "Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito? Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente".

                   O ferreiro deu uma longa pausa e continuou:

                   "As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue agüentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria."

                   "Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".

                   Atitudes diante da tribulação:

                   1. Há os que não resistem e deixam a Fé - Mc.4:17.
Quantas pessoas tem se afastado do evangelho, por que não suportaram o fogo da tribulação. Uma senhora uma vez me disse :-" entrei na igreja e fui ser crente, mas me aconteceu tanto problema que eu desisti e nunca mais quero ser crente." Ela não passou na prova do fogo virou ferro velho no lugar de espada.

                   2. Há os que reclamam - existe muito crente murmurador e reclamante, tudo acha ruim e de tudo se queixa, essa atitude não afasta a tribulação da vida da pessoas ao contrário, a aflige ainda mais.

                    3. Há recebem como castigo - Estou pagando pelo que fiz, eu mereço todo esse sofrimento. Essas pessoas se acomodam e não pedem nem a Deus que os livre do seu sofrimento.

                    4. Há os que reconhecem os benefícios da tribulação - A tribulação não é sem propósito em nossas vida, e se Deus permite é porque Ele tem um propósito. Ele quer trabalhar tua vida espiritual, a tribulação produz paciência. Não é fácil reconhecer que Aflições podem trabalhar nossas vidas, mas com certeza é isso que Deus trabalha em nós.

                    Cada pessoa quando vem a Deus é como aço não trabalhado, que precisa passar pelo forno para tornar-se em instrumento útil. Nós não mudamos espontaneamente, não mudamos em um abrir e fechar de olhos, somos formados por Deus e capacitados por ele, para sermos melhores. Diante da tribulação devemos ter a certeza de que precisamos mais de Deus, pois ele é o único que pode dar ao homem força para enfrentá-la e capacidade superá-la. (Isaias 33:2). Portanto se você estiver passando um momento de dificuldade, de prova, de tribulação na sua vida, lembre-se de alguns alertas da palavra de Deus:

                    1. toda tribulação é passageira e produz um peso eterno de glória
                    2. Na tribulação existe o consolo de Deus II cor. 1:4
                    3. a paciência é fruto da tribulação Rm.5:3

                    Você atravessa hoje um momento de tribulação na sua vida? está desesperado, não sabe bem o que fazer? A palavra de Deus para tua vida é busque ao Senhor, ore ao Senhor, entregue ao Senhor, diga a ele, senhor está luta não é minha, mas ela é tua. Diga ao Senhor como Jesus disse. - Faça-se a tua vontade e não a minha vontade. Creia que Deus não te deixa só. Creia que no momento Dele, serás vitorioso, confia no Senhor de todo o teu coração, e passa pelo fogo, porque serás aprovado.


A IMORTALIDADE


A IMORTALIDADE


A idéia da imortalidade da alma não é uma idéia privativa do cristianismo. Foi aceita por vários povos: babilônios, persas, egípcios e gregos.
·         O conceito da imortalidade foi desenvolvido nas antigas religiões da Grécia e recebeu sua expressão filosófica nos escritos de Platão.

A-     Dois são os vocábulos gregos que comumente  se traduzem com a palavra imortalidade: athanasia e aphtarsia.
1-      Athanasia- Aparece apenas 03 vezes no N.T.
A-    I Tm.6.16
·         Usa-se esta palavra descrever Deus- Dt.10.17; I Tm.1.17.
·         A imortalidade aqui significa mais que uma mera existência sem fim. Significa imortalidade original, a diferença de uma imortalidade outorgada.
·         Paulo ensina que Deus, como fonte da vida, é também fonte de todo tipo de imortalidade.
·         Deus é o único que tem imortalidade.
·         Todos os demais somente recebem a imortalidade e a possuem quando dependem dEle.
B-    I Co.15.53 e 54

·         Paulo fala aqui do que acontecerá quando Cristo voltar:
1-      A imortalidade aqui mencionada é atribuída somente aos crentes.
2-      A imortalidade é um Dom que receberemos no futuro.
3-      A imortalidade descrita nesta passagem é uma característica não somente da alma, mas da pessoa inteira.

2-      Aphtarsia

A-    Rm.2.7- Para designar a meta a que aspiram os verdadeiros crentes.
B-    II Tm. 1.10- Refere-se ao que Cristo trouxe a luz. Cf. I Co. 15.54-57; Hb.2.14.
C-    I Co. 15.42, 53-54- Refere-se à ressurreição.
·         Vs. 42- é utilizada para comunicar o fato de que o corpo é semeado em corrupção e ressuscitado em incorrupção.
·         Vs. 50- Descreve aquilo que o corruptível ou perecível não pode herdar.
·         Vs. 53-54- A palavra é usada para descrever a incorrupção, o imperecível com que o corpo presente será revestido na ressurreição.

3-      O adjetivo aphthartos.

A-    Usa-se para descrever Deus- Rm. 1.23; I Tm. 1.17.
B-    O corpo ressuscitado- I Co. 15.52.
C-    A coroa pela qual Paulo se esforça- I Co.9.25.
D-    A incorruptível veste de um espírito afável e tranquilo- I Pe.3.4.
E-     A semente incorruptível da qual renascemos- I Pe.1.23.
F-     A herança incorruptível que está guardada para nós nos Céus- I Pe.1.4

OBSERVAÇÕES:

1-      As Escrituras não usam o termo "imortalidade da alma".
A palavra imortalidade:
·         É aplicada a Deus.
·         À existência total do homem no momento da ressurreição e
·         As coisas tais como a coroa imperecível ou a semente incorruptível, mas nunca à alma humana.

2-      As Escrituras não ensinam a existência continuada da alma em virtude de sua inerente indestrutibilidade.
·         Segundo as Escrituras o homem foi criado por Deus e continua dependendo de Deus para sua existência.
·         Não podemos indicar nenhuma qualidade inerente no homem nem nenhum aspecto do mesmo que seja indestrutível

3-      As Escrituras ensinam que a comunhão com Deus é o supremo bem do homem.
·         O conceito da imortalidade da alma não diz nada a respeito da qualidade da vida depois da morte.
·         Limita-se simplesmente a afirmar que a alma continua existindo.
·         A Bíblia enfatiza que viver sem Deus é a morte, pois a comunhão com Deus é a vida verdadeira.
·         A vida verdadeira é desfrutada por aqueles que crêem em Cristo- Jo.3.36; 5.24; 17.3.
·         A vida em comunhão com Deus continuará sendo desfrutada pelos crentes depois da morte- Fp.1.21-23; II Co.5.8.
·         As Escrituras também ensinam que até aqueles que não têm esta verdadeira vida continuarão existindo após a morte; sua existência, no entanto, será de aflições, tormento e angústia- Lc.16.23-25; II Pe.2.9.

4-      A Mensagem central das Escrituras a respeito do futuro do homem é a ressurreição do corpo.
·         De acordo com a Palavra o corpo não é menos real que a alma; Deus criou o homem em sua totalidade, corpo e alma em unidade.
·         O pensamento bíblico é o corpo não é um túmulo para a alma ( como os filósofos gregos concebiam) mas sim o templo do Espírito Santo.
·         O homem não está completo sem o corpo.
·         A bem-aventurança do crente não é simplesmente a existência contínua da alma, mas sim que em seu aspecto mais rico a ressurreição de seu corpo.
·         Esta ressurreição será para os crentes uma transição à glória, no qual nossos corpos serão semelhantes ao glorioso corpo de Cristo.
·         O homem tem que experimentar uma transformação por meio da ressurreição antes de poder desfrutar plenamente desta imortalidade.