sábado, 12 de setembro de 2015

A BÍBLIA ENSINA A RESPEITO DE SUA INSPIRAÇÃO


A BÍBLIA ENSINA A RESPEITO DE SUA INSPIRAÇÃO
A Bíblia declara ser um livro dotado de autoridade divina, resultante de um processo pelo qual homens movidos pelo Espírito Santo escreveram textos inspirados (soprados) por Deus. Vamos agora examinar em minúcias o que significa essa declaração.
A INSPIRAÇÃO É VERBAL.
Independentemente de outras afirmações que possam ser formuladas a respeito da Bíblia, fica bem claro que esse livro reivindica para si mesmo esta qualidade: a inspiração verbal.
O texto clássico de 2Timóteo 3.16 declara que as graphã, i.e., os textos, é que são inspiradas. "Moisés escreveu todas as palavras do Senhor..." (Êx 24.4). O Senhor ordenou a Isaías que escrevesse num livro a mensagem eterna de Deus (Is 30.8).
Davi confessou: "O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha boca" (2Sm 23.2). Era a palavra do Senhor que chegava aos profetas nos tempos do Antigo Testamento. Jeremias recebeu esta ordem: "... não te esqueças de nenhuma palavra" (Jr 26.2).
No Novo Testamento, Jesus e seus apóstolos ressaltaram a revelação registrada ao usar repetidamente a expressão"está escrito" (v. Mt 4.4,7; Lc 24.27,44). O apóstolo Paulo testemunhou: "... falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina..." (1Co 2.13). João nos adverte quanto a não "tirar quaisquer palavras do livro desta profecia" (Ap 22.19).
As Escrituras (i.e., os escritos) do Antigo Testamento são continuamente mencionadas como Palavra de Deus. No célebre sermão da montanha, Jesus declarou que não só as palavras, mas até mesmo os pequeninos sinais diacríticos de uma palavra hebraica vieram de Deus: "Em verdade vos digo que até que a terra e o céu passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" (Mt 5.18).
Portanto, o que quer que se diga como teoria a respeito da inspiração das Escrituras, fica bem claro que a Bíblia reivindica para si mesma toda a autoridade verbal ou escrita. Diz a Bíblia que suas palavras vieram da parte de Deus.
A INSPIRAÇÃO É PLENA.
A Bíblia reivindica a inspiração divina de todas as suas partes. É inspiração plena, total, absoluta. "Toda Escritura é divinamente inspirada..." (2Tm 3.16).
Nenhuma parte das Escrituras deixou de receber total autoridade doutrinária. A Escritura toda (i.e., o Antigo Testamento integralmente), escreveu Paulo, "é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3.16). E foi além, ao escrever: "... tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito" (Rm 15.4).
Jesus e todos os autores do Novo Testamento exemplificam amplamente sua crença firme na inspiração integral e completa do Antigo Testamento, citando trechos de todas as Escrituras que eram para eles de autoridade, até mesmo os que apresentam ensinos fortemente polêmicos.
A criação de Adão e de Eva, a destruição do mundo pelo dilúvio, o milagre de Jonas e o grande peixe e muitos outros acontecimentos são mencionados por Jesus deixando bem clara a autoridade deles (v. cap. 3). Todo trecho das Sagradas Escrituras reivindica total e completa autoridade. A inspiração da Bíblia é plena.
Tudo quanto a Bíblia ensina, quer no Antigo, quer no Novo Testamento, é integralmente dotado de autoridade divina. Nenhum ensino das Escrituras deixou de ter origem divina. O próprio Deus inspirou as palavras usadas para exprimir os ensinos proféticos. Repitamos: a inspiração é plena, a saber, completa e integral, abrangendo todas as partes da Bíblia.
A INSPIRAÇÃO ATRIBUI AUTORIDADE.
Fica, pois, saliente o fato de que a inspiração concede autoridade indiscutível ao texto ou documento escrito. Disse Jesus: "... a Escritura não pode ser anulada..." (Jo 10.35). Em numerosas ocasiões o Senhor recorreu à Palavra de Deus escrita, que ele considerava árbitro definitivo em questões de fé e de prática.
O Senhor recorreu às Escrituras como a autoridade para ele purificar o templo (Mc 11.17), para pôr em cheque a tradição dos fariseus (Mt 15.3,4) e para resolver divergências doutrinárias (Mt 22.29).
Até mesmo Satanás foi repreendido por Cristo mediante a autoridade da Palavra escrita de Deus: "Está escrito [...] Está escrito [...] Está escrito...". Jesus contra-atacou as tentações de Satanás com a Palavra de Deus escrita (Mt 4.4,7,10).
Algumas vezes, Jesus declarou o seguinte: "... era necessário que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lc 24.44).
Todavia, é em outra declaração de Jesus que encontramos apoio ainda mais forte do Senhor à autoridade inquestionável das Escrituras: "É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei" (Lc 16.17).
A Palavra de Deus não pode ser anulada. Provém de Deus e está envolta na autoridade divina que o próprio Deus lhe concedeu.
Extraído do livro INTRODUÇÃO BÍBLICA
escrito por Norman L. Geisler / William E. Nix

CUIDADO COM O QUE VOCÊ PEDE



CUIDADO COM O QUE VOCÊ PEDE
Outro dia ouvi um fiel e puritano seguidor do Nazareno fazer o seguinte pedido: “Ah, eu gostaria de ter a fé de Abraão!”.
Feito o pedido fechou os olhos, sorriu sinceramente e suspirou. Toda a dramaticidade das palavras e expressões comunicavam piedade e um desejo sincero por um tipo de fé invencível, heróica e inabalável. Lindo. E preocupante.
A cena não é incomum, muito menos rara. Milhões de cristãos sonham com as vitórias, as conquistas e os milagres contidos nas narrativas bíblicas. Tudo normal e dentro do script para os ideais daqueles que creem.
O problema é que histórias inspiradoras são exatamente isso: inspiradoras. Querer repetir o sobrenatural pode vir a ser frustrante.
Exemplos? Vamos lá. Quantas vezes o mar vermelho e o Rio Jordão se abriram? Quantas vezes um carro de fogo e um redemoinho sugaram um profeta? Quantas vezes o sol parou? Quantas vezes uma família construiu uma arca? Quantas vezes um homem de Deus foi transladado? Quantas vezes um homem andou sobre as águas?
E qual o problema em querer ter uma fé como a de Abraão? Nenhum. Ou todos! Para ser coerente com tal pedido, preciso ser coerente com toda a vida do patriarca. Portanto preciso aceitar todo o pacote, senão serei semelhante aos milhões que amam o Jesus Salvador e odeiam o Jesus Senhor, numa escolha que define que o Jesus que salva é bom, enquanto o que ordena mandamentos não é tão bom assim.
Percebe a fragilidade de relações pela metade?
Então, ok, pedido atendido, aqui está a fé de Abraão. Mas não se esqueça de todo o pacote: saia da tua parentela, vá para uma terra sem qualquer preparo, apenas confie que farei de ti uma grande nação, te deixarei anos sem que sua esposa possa te dar filho, depois te darei milagrosamente um filho, depois mandarei que você mate este filho e, bem, em vida, você não verá todas as promessas que lhe foram prometidas. E aí, topa? Não sei você, mas acho firmemente que eu vacilaria.
E note, para chegar-se a conclusão que Abraão é o nosso pai na fé, primeiro ele teve que passar por cada prova. Enfim, se deixar levar pela empolgação e fazer pedidos e promessas sem qualquer ponderação, via de regra, é caminho certo para grandes micos. Vide exemplo o grande Pedro: “De forma alguma te negarei ou te abandonarei, Senhor...” Aham!
A fé precisa amadurecer e se assentar em nosso coração. Pode ser pequena, simples, limitada, sem problemas. O que se exige é que a fé, independente de seu tamanho ou força, seja pura. Pura como a minúscula semente do grão de mostarda. Aí, na perspectiva desta pureza podemos e devemos nos inspirar com os fatos bíblicos e, com fé, nos abandonarmos nas mãos de Deus para vivermos nossas particulares histórias.
Se não consigo me comparar com Abraão, tem um pai na Bíblia com o qual consigo me comparar, seu nome não nos é informado e, sem medo de ser mal interpretado, meu nome se encaixaria bem para aquele pai. Marcos 9:14 a 29 narra o drama de um pai com seu filho mudo e surdo. Conversando com este pai, Jesus diz a ele que se ele podia crer, tudo então seria possível ao que cresse.
Observe, foi o próprio Cristo que fez tal afirmação e, mesmo assim, a honestidade daquele pai até hoje me comove. Veja a resposta dele no versículo 24: “Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade.” Sinceridade total em admitir os limites pessoais da própria fé. E autenticidade sem pretensões de se querer impressionar é fundamental no relacionamento com Aquele que conhece a tudo e a todos.
Nunca vou esquecer o conselho que li num livro ainda na minha adolescência: “Cuidado com o que você pede, pois Deus pode atender sua oração!” Ou seja, uma fé temperada com juízo, confiança e temor, sempre fará questão de declarar: “Acima de tudo, Senhor, faça a Tua perfeita vontade, pois a ela me submeto”
escrito por Edmilson Ferreira Mendes

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO


CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
II Pedro 3:18 – Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
Os que querem crescer na graça precisam ter sede de saber.
(Matthew Henry)
Em vez de dar atenção às heresias dos escarnecedores, os cristãos são desafiados a se apegarem ainda mais à palavra. Quanto mais se alimentarem da palavra, mais crescerão na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Quanto mais conhecermos a Cristo, mais cresceremos na graça. O conhecimento de Cristo é a raiz, a graça é o fruto.
É por esse motivo que Pedro orienta a igreja para que busque o equilíbrio entre o conhecimento e a graça. A raiz simboliza segurança, profundidade, assim acontece com a palavra de Deus, quanto mais se aplicar a estudar e meditar, mais segurança e maturidade se adquire.
O grande problema ainda hoje é uma busca incansável pelo sobrenatural “empirismo” (Doutrina filosófica que afirma ser o conhecimento resultado da experiência, restringindo-se ao que pode ser apreendido através dos sentidos ou da introspecção, opondo-se ao racionalismo e à metafísica). Quando tais experiências são colocadas acima das escrituras gera um problema enorme no tocante ao relacionamento com Deus.
A bíblia é a revelação de Deus para o ser humano, por tanto é a ÚNICA forma de conhecê-lo. Não existe outro meio para se obter um conhecimento legitimo do ser de Deus.
A falta do conhecimento bíblico gera crentes fracos e sem profundidade no que diz respeito a conhecer a Deus. Não estou dizendo com isso que a oração não é um meio de relacionamento com Deus, mas que para a oração ser eficaz é preciso conhecer a Deus através da sua palavra.
A oração é a respiração da vida espiritual, uma necessidade básica do verdadeiro cristão que deseja ter comunhão com Deus. Os pais da igreja, apóstolos e reformadores escreveram sobre a importância de conhecer a Deus através da sua palavra e consequência desse conhecimento é uma vida de rendição através da oração.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; Os. 4:6. A falta de conhecimento não é sobre as falsas doutrinas, religiões, mitologias, é sobre o próprio Deus.
Especialistas dizem que: para se conhecer uma nota falsa não é preciso ficar examinando a falsa, pois você pode errar e confundir a falsa com uma nota legitima.
Para detectar uma nota falsa é preciso ter conhecimento da nota verdadeira. Era isso que Deus estava ensinando para o povo de Israel; eles precisavam conhecer a Deus para não se deixarem levar pelos falsos deuses e seus ensinos errôneos.
Nunca tivemos tantos livros e versões da bíblia como nos dias atuais como também nunca tivemos uma escassez de conhecimento bíblico.
Fruto dá a ideia de algo externo, produto de uma ação interna. Na visão de Pedro o fruto era a graça e a ação interna era produzida pela palavra de Deus.
O Senhor não requer uma Fé cega, mas uma Fé com base firmada em sua palavra. Crer é conhecer a Deus e reconhecer que Ele é soberano.
A palavra de Deus produz uma mudança de mente transformando o intelecto humano pecaminoso em uma fonte onde a graça de Deus é manifestada para sua glória.
Não é suficiente ter uma doutrina correta. Vida e doutrina não podem ser separadas. Nossa vida pode mostrar ou ocultar a beleza da verdade de Deus para os outros. Não se avalie pelo que você sabe. Avalie a si mesmo pela prática daquilo que você sabe. O conhecimento da palavra de Deus vai gerar o fruto da graça e a prática deve ser consequência de uma ortodoxia humilde.
Autoria: Diego Ribeiro

terça-feira, 1 de setembro de 2015

O CRISTÃO E O DISCIPULADO


O CRISTÃO E O DISCIPULADO

Os 12 "C's" da Vida Ministerial - Seja um bom Discípulo

"...quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20.26-28)

Este é um artigo sobre os 12  "C's" que podem nos despertar para verdades importantíssimas para o bem de nossa vida ministerial, como discípulos, servos de Deus, como pessoas que fazem parte da Igreja de Cristo Jesus, que fora comprada pelo seu precioso sangue e diante da qual as portas do inferno jamais poderão prevalecer. 

Seguem abaixo os 12 "C's" que podem nos despertar para um ministério vivo e eficaz, que seja sempre para a glória de Deus e edificação de sua Igreja. São eles:
  1. Cristo: É Ele é o cabeça do corpo, quem comanda, orienta, domina e governa sobre todos os demais membros do corpo, que é formado por pessoas como eu e você - Colossenses 1.18
  2. Conversão: É fundamental, pois sem ela não nascemos de novo, não reconhecemos Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal, permanecemos fora do corpo de Cristo, o que torna impossível sermos parte ativa de qualquer ministério na vida da Igreja - João 3.3
  3. Chamado: É o que nos dá a convicção necessária para nos envolvermos com um ou mais ministérios e encararmos os grandes desafios que poderão nos ser apresentados sem jamais aceitarmos retroceder ou desistir - Josué 1.9
  4. Carisma: É a presença cada vez mais abundante do Espírito Santo, que em parceria com a Palavra, nos ensina, encoraja, transforma e capacita com dons para uma vida dedicada ao Senhor e seu reino - Efésios 5.18
  5. Consagração: É viver separado para Deus, dedicando-se ao Senhor na adoração, oração e meditação na Palavra, e a cada dia revelando transformação de vida e bom testemunho tanto para os de dentro (Igreja) como para os de fora (mundo) - 2 Corintios 5.15
  6. Caráter: É cristo sendo formado em nós, o que determina o que fazemos, como fazemos e para que fim o fazemos, sem jamais negociar os valores, os princípios e o amor verdadeiro que devemos ter como parâmetros para a nossa vida e relacionamentos - Colossenses 3.17 
  7. Comunhão: É a certeza de que sozinhos jamais chegaremos a lugar algum e que as grandes bençãos de Deus estão reservadas para um povo que aprendeu a viver a unidade na diversidade, derrubando muros de separação e construindo pontes em direção ao próximo - Salmos 133 
  8. Compromisso:  É a firmeza e constância demonstrada ao se envolver no serviço cristão, principalmente em momentos de dificuldades, lutas e provações,  que acabam fazendo com que apenas os verdadeiramente compromissados permaneçam - 2 Timóteo 4.10
  9. Caridade: É aquele sentimento de sempre querer ajudar ou socorrer de alguma maneira o necessitado, sem esperar nada em troca ou recompensa alguma por isso - Mateus 25.45
  10. Criatividade: É a abertura para o surgimento de novos ministérios, que podem apresentar novas frentes ou novas estratégias para o exercício dos mais variados dons, edificação da igreja e alcance de vidas para Jesus - 1 Pedro 4.10
  11. Carreira: É caminhar sempre adiante em direção a concretização dos propósitos de Deus em nós e através de nós, o que diretamente envolve o exercício de nossos dons e atuação em ministérios durante o tempo de nossa peregrinação nesta terra - 2 Timóteo 4.7
  12. Cruz: É estar preparado para a realidade de que não existe ministério sem sacrifícios, que embora acarretem um certo sofrimento, são capazes de produzir belíssimos frutos para honra e glória de nosso Senhor Jesus - Marcos 8.34
    Poderíamos colocar muitas outras coisas aqui, que também abençoariam demais a nossa vida ministerial, mas espero que estes 12 "C's" descritos acima sejam suficientes para te levar a se envolver em um ou mais ministérios em sua igreja ou além dela, com o propósito de vivê-los de uma forma que glorifique ao Senhor e contribua para a edificação de sua Igreja e de sua vida pessoal como discípulo

    Não fique de fora! Deus deseja usar poderosamente a sua vida. 

    OS SAMARITANOS



    Os Samaritanos
     
    O sentido desta palavra na única passagem do Antigo Testamento, 2Rs 17.29, aplica-se a um indivíduo pertencente ao antigo reino do norte de Israel. 

    Em escritos posteriores, significa um individuo natural do distrito de Samaria, na Palestina central, Lc 17.11. 

    De onde veio a raça, ou como se originou a nacionalidade samaritana? Quando Sargom tomou Samaria levou para o cativeiro, segundo ele diz, 27.280 de seus habitantes, deixando ainda alguns israelitas no pais. 

    Sabendo que eles conservavam o espírito de rebelião, planejou um meio de os desnacionalizar, estabelecendo ali colônias de habitantes da Babilônia, de Emate, 2Rs 17.24, e da Arábia. 

    Estes elementos estrangeiros levaram consigo a sua idolatria. A população deixada em Samaria era insuficiente para o cultivo das terras, interrompido pelas guerras, de modo que as feras começaram a invadir as povoações e a se multiplicarem espantosamente, servindo na mão de Deus de azorrague para aquele povo. 

    Os leões mataram alguns dos novos colonizadores. Estes atribuíram o fato a um castigo do deus da terra que não sabiam como apaziguar, e neste sentido pediram instruções ao rei da Assíria, que lhes mandou um sacerdote dos que havia entre os israelitas levados para o cativeiro. 

    Este foi residir em Betel e começou a instruir o povo nas doutrinas de Jeová, porém, não conseguiu que os gentios abandonassem a idolatria de seus antepassados. Levantaram imagens de seus deuses nos lugares altos de Israel combinando a idolatria com o culto de Jeová, 2Rs 17.25-33. 

    Este regime híbrido de adoração permaneceu até a queda de Jerusalém, 34-41.      

    Asor-Hadã continuou a política de seu avô Sargom, Ed 4.2, e o grande e glorioso Asenafar, que talvez seja Assurbanipal, completou a obra de seus antecessores, acrescentando à população existente, mais gente vinda de Elã e de outros lugares, 9, 10.

    A nova província do império assírio decaia. Josias mesmo, ou seus emissários, percorreram todo o país, destruindo por toda a parte os lugares altos, 2Cr 34.6,7, onde havia altares da idolatria. 

    O culto pagão decrescia sob a influência dos israelitas que ficaram no país, e por causa do ensino dos sacerdotes. 

    A ação renovadora de Josias foi mais um golpe. Anos depois, alguns dentre os samaritanos, costumavam ir a Jerusalém para visitar o templo e fazer adoração, Jr 41.5. 

    Quando Zorobabel voltou do exílio, trazendo consigo bandos de cativos para Jerusalém, os samaritanos pediram licença para tomar parte na construção do templo, alegando que haviam adorado o Deus de Israel desde os dias de Asor-Hadã, Ed 4.2.

    Desde muito que a maior parte dos judeus sentiam repugnância em manter relações sociais e religiosas com os samaritanos, sentimento este Josefo, que, no tempo em que os anos corriam, Ed 4.3; Lc 9. 52, 53; Jo 4.9. Os samaritanos não tinham sangue puro de hebreus, nem religião judaica. 

    Diz Flavio Josefo, que, no tempo em que os judeus prosperavam, os samaritanos pretendiam possuir alianças de sangue; mas em tempos de adversidade, repudiavam tais alianças, dizendo-se descendentes dos emigrantes assírios. 

    Tendo Zorobabel, Josué e seus associados rejeitado a oferta dos samaritanos para auxiliar a reconstrução do templo, não mais tentaram conciliações com os judeus, antes pelo contrário, empenharam-se em obstar a conclusão da obra, Esdras 4.1-10, e mais tarde procuravam impedir o levantamento dos muros por Neemias, Neemias 4.1-23

    O cabeça deste movimento era certo Sanabalá Horonita, cujo genro havia sido expulso do sacerdócio por Neemias. 

    O sogro, com certeza, fundou o templo samaritano sobre o monte Gerizim, para servir ao dignitário deposto em Jerusalém. Daqui em diante, todos os elementos indisciplinados da Judéia, procuravam o templo rival de Samaria, onde eram recebidos de braços abertos. 

    Enquanto durou a perseguição promovida por Antíoco Epifanes contra os judeus, declaravam não pertencer  à mesma raça, e agradavam ao tirano, mostrando desejos de que o seu templo do monte Gerizim fosse dedicado a Júpiter, defensor dos estrangeiros. Pelo ano 129 AC João Hircano tomou Siquém e o monte Gerizim, e destruiu o templo samaritano; porém os antigos adoradores continuaram a oferecer culto no monte onde existiu o edifício sagrado. 

    Prevalecia ainda este costume no tempo de Jesus, Jo 5.20,21. Neste tempo, as suas doutrinas não deferiam muito na sua essência, das doutrinas dos Judeus e especialmente da seita dos saduceus. Partilhavam da crença na vinda do Messias, Jo 4.25, mas somente aceitavam os cinco livros de Moisés. 

    O motivo principal que levou os samaritanos a receber tão alegremente o evangelho pregado por Filipe, foram os milagres por ele operados, At 8.5,6. Outro motivo, sem dúvida concorreu para o mesmo resultado, é que, ao contrário das doutrinas dos judeus, o Cristianismo seguia os ensinos  e os exemplos de seu fundador, admitindo os samaritanos aos mesmos privilégios que gozavam os judeus convertidos ao Evangelho, Lc 10.29-37; 17.16-18; Jo 4.1-42.

    Fonte: Dic. Da Bíblia John Davis

    quarta-feira, 12 de agosto de 2015

    MEDO? A FÉ VENCE O MUNDO


    MEDO? A FÉ VENCE O MUNDO
    Não temas, crê somente. (Marcos 5:36)
    Não tenha medo, crê somente, são palavras de Jesus que parecem simples demais de serem entendidas, mas para muitos que se sentem com medo da vida, as coisas não funcionam bem assim, é preciso ter fé, o medo gera dúvida, insegurança, ansiedade, o medo faz oposição a nossa fé
    Não temas, crê somente, ou seja, sem medo, enfrente os traumas, as crises, vença com o poder de Deus, se está sofrendo, com lutas, faça como Jó permita-se voltar seus olhos para Deus, não perca a integridade, a confiança, a dependencia Dele
    Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)
    Na história de Jó vemos como as coisas acontecem, Deus não tenta ninguém, Deus não é maldoso, ele quer só o nosso bem, Deus é bom, Deus é justo, mas o inimigo das nossas almas, nos tenta todos os dias, ele nos cutuca com o medo, causa perda e danos, sofrimentos.
    Mas Deus permite? sim, até que ficamos firme e não abandonamos a sua presença e acendemos a fé dentro de nós
    Jó perdeu quase tudo, Jó tinha muito medo de ficar doente e adoeceu, Jó tinha medo de perder seus bens materiais e perdeu, ele tinha muito medo de perder seus filhos, pois orava por eles todos os dias e eles morreram, perdeu sua saúde, perdeu suas posses, mas não perdeu o principal: A SUA FÉ
    Jó até não conhecia bem o poder de Deus, acreditava em Deus só de falar, mas no final reconheceu a Deus no controle de tudo.
    Porque Jó tinha medo, se ele tinha fé? É possível ter fé e permanecer no medo?
    Jó tinha muito medo da vida. Mas sua fé permaneceu. A fé vence o mundo, o inimigo usa o mundo para vencer a nossa fé, sem fé é impossível agradar a Deus...
    O inimigo das nossas almas, nos acusa 24 horas por dia, para nos derrubar e usa as coisas do mundo, as circunstancias para abafar a nossa fé, para simplesmente esquecermos de Deus, apenas existir e reclamar da vida, se afastar da igreja, não aguentar as pressões da vida, ficar longe das bençãos e promessas onde Deus nos livra do medo
    A mulher de Jó é um exemplo claro de quem só serve a Deus quando tudo está bem. Quando viu que tinha perdido tudo, disse a Jó: “abandona esse teu Deus e morre” . Para Ela Deus só existe quando tudo está bem. Veja a frase que ela soltou, está escrito nas escrituras:
    Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. (Jó 2:9)
    Mas Jó não se rendeu ao mundo, aprendeu a não se render ao medo, não se rendeu ao que as pessoas falavam a seu respeito, não importa o que lhe acontecia, Deus ainda era maior do que tudo isto, sua vida foi colocada a prova diante Deus pela fé, muito integro em suas decisões Jó disse: eu sei que meu redentor vive, não vai me abandonar, ele reconheceu a tempo que Deus tem o controle de tudo
    Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jó 19:25)
    Jó superou o medo e não olhou para sua carne, não se importou com seu sofrimento, suas lutas no tempo presente, mas olhou para cima, para frente, confiou em Deus, o único que pode nos ajudar a vencer o medo, não quis mais se prender as circunstancias, não ouviu os conselhos e opiniões negativas dos amigos, não blasfemou como sua mulher e sem saber que era Satanás que estava lhe tentando todos os dias, não negou sua fé.
    Hoje, nós sabemos que Satanás nos tenta todos os dias porque lemos as Escrituras e entendemos que Deu só quer o nosso bem, por isso é muito importante não perder a fé, mantenha a chama da fé acesa em qualquer situação
    Lembre-se: perdeu a fé já era, perdeu tudo. É só a fé que vence o mundo, sem fé é impossível crer que Deus existe e pode nos ajudar
    Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)
    Se você reclamar da vida, vai ser destruído lentamente, e sem conhecimento de Deus, não vai se levantar. Volte-se para Deu, sem ele no mundo nada vai ser tão fácil. Deus é quem tem o controle de tudo e só ele pode nos ajudar a vencer o medo das crises, das barreiras que se levantam, das circunstancias, dos desafios, dos traumas e fracassos.
    Conheça a palavra de Deus, o quanto antes melhor, porque sem ela, não seremos libertos das aflições
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)
    A verdade é a palavra de Deus, instruções para nossa vida, sem ela não conheceremos a nossa liberdade para viver sem medo, a verdade liberta, mas sem o seu conhecimento não saberemos agir
    É preciso ter conhecimento da palava e Deus, para na hora do medo, agir pela fé, crer no momento que tudo pareça impossível de prosseguir... o Espirito Santo é o nosso instrutor da fé
    O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14:17)
    A verdade liberta, mas tem que ter o conhecimento dela, mas infelizmente muitas pessoas ainda no mundo não conhece a Deus, não liga para Jesus, não leem as Escrituras, não se importa com a palavra de Deus, vivem cada um a sua maneira e deixam o medo, as crises, as aflições da vida, encarcerarem suas emoções.
    Jesus é a palavra, ele detém todo o poder de nos libertar, fique próximo a Ele, fique próximo da leitura da palavra todos os dias, mantenha sua fé, ande em intimidade com Deus, ore e pratique, aplique a palava de Deus e vença o mundo pela fé, vença o medo pela fé, vença a timidez, a insegurança, a depressão, a enfermidade, é tudo pela fé, pela fé, pela fé, pela fé...
    Porque no mundo, uma coisa ruím vai puxando outra, um abismo puxa outro, um pensamento ruín puxa outro, o medo e as situações paralisam nossas forças, mas a fé é quem nos deixa inabalável.
    Na vida de Jó, um homem justo e temente a Deus apendeu uma lição importante, o mundo espiritual se levanta contra ele, há uma conspiração, tudo acontece primeiro no lado espiritual, tudo conspira para que ele perca a sua fé
    Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 
    (1 Timóteo 1:19)
    Muitas pessoas naufragaram na vida, sofreram muito em meio há tantos desafios, e morreram sem fé, sem conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus.
    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?Marcos 12:24
    Na nossa vida a mesma coisa pode acontecer, Deus e Satanás acompanha nossa vida, o bem e o mal nos observa, eles veem tudo como agimos, como nos sentimos, o que fazemos
    Deus permite que situações aconteçam, porque ele nos criou para viver pela fé, crer no impossivel, crer naquilo que ainda não aconteceu, mas vai acontecer conforme acreditamos, nossa fé é provada todos os dias.
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11:1)
    Não perca a sua fé, no momento presente, use e abuse dela, mantenha se preparado para o medo.
    Fé é acreditar naquilo que ainda não aconteceu, então pense em coisas boas que ainda vão acontecer
    O medo vem, os problemas virão, mantenha seu olhos bem abertos, mantenha sua consciencia preparada para a pratica da palavra de Deus, não desanime facil, não se entregue antes de exercitar a sua fé
    A nossa fé é que vence o mundo, tenha bom animo, Jesus disse um dia na terra aos seus dicipulos: “no mundo vocês vão passar por muitas aflições, mas se ficarem firme nas promessas e bençãos do Senhor, vão passar ilesos, por todas as provas e vencer pela fé
    Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
    Medo? Será que ainda posso prosseguir?
    Romanos 8:18 - Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
    O apóstolo Paulo era realista, consciente, vivia pela fé, acreditava estar sempre fazendo a vontade de Deus, não vivia de confissões positivas, tinha convicção da vida eterna, certeza de estar fazendo o certo, apesar das lutas, perseguições, sofrimentos e medo
    Paulo tinha força, coragem, alegria, pois vencia o medo pela fé, era perseverante no seu caminho, sem dúvida, rumo ao alvo que era evangelizar o mundo. Ele tinha uma visão de Deus
    O medo sempre tenta se instalar no nosso coração, através de uma tribulação, uma aflição, uma necessidade, uma adversidade, um problema
    Pedro teve medo da morte quando negou Jesus, Elias teve medo quando soube que foi ameaçado de morte, tiveram muito medo. Como vimos, Jó teve medo de ficar doente quando viu que tudo estava em ordem na sua vida.
    O que pode nos deixar com medo?:
    Sofrimento no tempo presente? Todos passam por sofrimento, Adversidades? Muitos problemas e calamidades?
    Ouvimos muito sobre isso no mundo atual é só ler o noticiários não há ausencia de lutas pra ninguém, apesar de sermos mais que vencedores em Cristo Jesus temos que vencer o medo, as dificuldades, superar as crises existenciais
    Paulo passou por naufrágio, perseguição, perigo de morte, com certeza, em vários momentos teve medo, mas lutou até o fim, vencia o medo pela fé, vendo e sentindo a presença de Deus, pois a manifestação do poder de Deus era notável, havia livramento, bons resultados, o evangelho se espalhava e isso era tudo que ele queria e alegrava seus coração
    O alvo de Paulo era Cristo, continuar a cumprir a missão de Deus, olhava os resultados lá na frente, não importava as circunstancias, vivia pela fé, fazia o bem hoje, para colher amanhã os melhores resultados
    O medo quer nos prender nas circunstancias, ele faz oposição a fé, faz com que a gente só veja coisas ruíns, faz com que a gente reclame da vida, achamos que nada dá certo, muita coisa atrapalha, tudo fica dificil e lá se vai a fé como um naufrágio.
    Paulo poderia ter dito, se tivesse desanimado:
    “assim não dá, onde vou, por onde passo só pedrada, dificuldade em cima de dificuldade, quero fazer a vontade de Deus, evangelizar, amar as pessoas, e só perseguição acontece, decepção, noticias ruins, mas não, a fé de Paulo era maior, pois ele via a gloria de Deus, tinha certeza que seus bons frutos, o deixaria viver na glória, lá na frente, serei recompensado, pois Deus me guardará com paz de Espírito, ninguém me tira a paz e o amor de Deus”
    Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:16 -18
    Paulo lançava o medo da vida fora, nada o separava do amor de Deus, tudo para ele era leve e momentanea tribulação, passava por cima das aflições, vencendo o medo
    Se tudo é passageiro, só a vida com Deus é eterna. O sofrimento passa, a aflição passa, o medo também com certeza passará, mas tem que olhar para o invisivel, a fé vê o que ninguém está vendo, não tema o medo, mas vença o medo pela fé, confie no Senhor, o melhor está por vir, não desanime, ouça a palavra, obedeça, confie em Deus
    Postado por paulo cezar gomes de souza
    ***

    EMOÇÕES E ENTRETENIMENTO


    EMOÇÕES E ENTRETENIMENTO
    Muitas pessoas que estão envolvidas nas igrejas percebem a falta do fluir da Vida. Eles discernem que não estão recebendo alimento espiritual.
    Mas, comumente a solução deles também é carnal. Sentindo a lacuna espiritual, eles recorrem à estimulação emocional para tentar preencher o espaço vazio.
    Sua música de louvor torna-se mais e mais alta. Participantes são incentivados a bater palmas, saltar e dançar.
    Algumas pregações se tornam simplesmente uma gritaria de palavras ou frases comumente aceitas. Tudo isso e muita coisa mais é meramente um esforço para incitar as emoções dos que assistem, tentando preencher a falta do fluir do Espírito Santo.
    Isto também tem a sua origem na alma. Estimulação emocional não faz nada para alimentar o espírito humano.
    Quando encontros cristãos sempre se constituem em muito som estridente e gritaria, um observador casual pode ser levado a concluir que, ou o Deus desse grupo é surdo, ou Ele está muito, muito distante.
    Uma outra tática comum nas igrejas dos nossos dias, em uma tentativa de compensar a falta do fluir da Vida, é recorrer a vários entretenimentos.
    Claro que há os corais e os solos padrões. Mas, popular mesmo hoje em dia, são as danças costumeiras, com bandeiras e roupas, apresentações de teatro, mímica e até bandas profissionais.
    Luzes faiscantes e efeitos especiais também podem ser usados. Pode ser que estas coisas tragam ao nosso grupo um sucesso aparente. É possível que mais e mais pessoas estejam comparecendo aos nossos encontros.
    Talvez imaginemos que estamos construindo a casa de Deus com os nossos métodos diferenciados.
    Mas, precisamos parar um minuto e nos perguntar questões muito sérias.
    Será possível que essas coisas sejam simplesmente terrenas e humanas?
    Elas estão produzindo resultados espirituais?
    Os homens e mulheres que estão comparecendo aos nossos encontros têm sido transformados à imagem de Deus? Eles têm sido libertos do pecado e cheios da Vida de Deus de uma maneira visível, que pode ser comprovada?
    Eles estão sendo transformados em pessoas santificadas, em quem Deus se agrada de habitar? Suas vidas estão sendo mudadas, seus casamentos restaurados e as suas famílias estão sendo governadas pela graça de Deus?
    A nossa ministração é o resultado do fluir da Vida divina ou um substituto humano?
    Esse é um trabalho que estamos fazendo para Deus ou um trabalho que Deus está fazendo por meio de nós?
    E tal trabalho é verdadeiramente à prova de fogo, para que vençamos o teste no dia do julgamento, ou é algo que parece bom, mas na verdade é feito de madeira, feno e palha?
    A verdadeira Noiva de Cristo está sendo construída somente com aquilo que está fluindo de Seu lado ferido.
    escrito por David W. Dyer

    PADRÕES DA CONSTRUÇÃO RELIGIOSA


    PADRÕES DA CONSTRUÇÃO RELIGIOSA
    Milhões de crentes/cristãos, homens e mulheres de Deus, estão construindo hoje uma identidade cristã, uma obra de Deus.
    Há muita atividade cristã. A cada dia literalmente centenas de “igrejas” brotam ao redor do mundo.
    Agrada-me acreditar que a maioria destes queridos irmãos esteja fazendo o seu trabalho com o coração puro e um sincero desejo de agradar a Deus.
    Entretanto, muitos deles parecem estar construindo sem muita compreensão do plano celestial.
    Eles estão simplesmente copiando o que vêem os outros fazendo. Estão construindo de acordo com a visão que viram na esquina de baixo, e não na santa montanha de Deus.
    Em vez de receber uma visão de Deus, eles estão confiando no homem.
    Em lugar de uma revelação celestial, ouvem de um grupo ou de outros que estão fazendo sucesso e atraindo um grande número de pessoas, e então correm a copiar o que estes outros estão fazendo.
    Talvez alguns estejam meramente fazendo o que sua denominação fez no passado. Possivelmente a tradição os inclinou a certo padrão de construção. Outros podem estar fazendo o que aprenderam na Escola  Bíblica ou no Seminário.
    Outros ainda confiam em sua própria popularidade, dons ou carisma, para atrair e conservar muitas pessoas em seu rebanho. Há, de fato, muitos métodos e padrões sendo usados nas construções hoje.
    Mas talvez todos nós devêssemos parar por um momento e considerar cuidadosamente o que estamos fazendo. Este é um assunto muito sério.
    As coisas que fazemos têm conseqüências eternas. Portanto, não nós feriremos se tomarmos alguns minutos e, em oração, avaliarmos nosso trabalho diante de Deus.
    Vamos entrar em Sua presença e derramar nossos planos e projetos diante Dele. Vamos com reverência abrir nossos corações para ouvir a Sua opinião.
    Vamos perguntar honestamente a nós mesmos e a Deus: “Todas as coisas que estamos fazendo são realmente à prova de fogo? O que estamos construindo é realmente a casa de Deus? Será que é mesmo um lugar onde Ele se alegrará em morar eternamente?”
    Em 1 Coríntios 3:10-17, Paulo nos faz algumas admoestações e nos dá algumas instruções sobre como construir a casa de Deus e quais materiais devemos usar.
    Ele nos persuade a tomar muito cuidado com o que estamos fazendo. Ele diz: “Porém cada um veja como edifica [sobre a fundação]” (vs. 10). Não é suficiente construirmos algo que achamos bom ou algo que os outros aprovem. É essencial construirmos de acordo com o desenho de Deus e com materiais aprovados.
    Sejam cuidadosos! Sejam muito, muito cuidadosos, para que o que vocês estão fazendo esteja em harmonia com a mente de Deus! Não tenham pressa em sair por aí fazendo algo para
    Deus.
    É extremamente importante ouvir de Deus e ver a Sua habitação eterna primeiro, antes de começarmos a construir. Se começarmos com uma visão celestial, então todo o nosso trabalho será aprovado. Desta forma, não seremos envergonhados quando Ele vier e examinar as coisas que temos feito.
    Que tipo de materiais devemos usar na construção de um templo, precisamos ver claramente que há dois tipos disponíveis. Há materiais sobrenaturais, que são tipificados por “ouro, prata e pedras preciosas”; e os materiais terrenos, representados por “madeira, feno e palha” (vs. 12).
    O primeiro tipo tem sua origem em Deus, sendo celestial em qualidade. O segundo tipo é algo meramente humano e natural.
    No mundo atual, os dois tipos de materiais podem ser usados para fazer construções impressionantes. Muitas mansões multimilionárias têm a madeira como sua estrutura básica, mas no Reino de Deus, apenas usando os Seus materiais e seguindo os Seus planos, poderemos satisfazê-Lo.
    escrito por David W. Dyer
    ***

    quinta-feira, 6 de agosto de 2015

    A PAZ QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO





    "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
    (Filipenses 4:6-8)

    Quase todos os dias encontramos pessoas ansiosas e aflitas. Pessoas que têm um penoso sentimento de insegurança gerado por um perigo indefinido ou uma inquietação constante alimentando uma preocupação excessiva relativa ao futuro. 

    Todos passam por estes tais sentimentos e sei que pela nossa humanidade ninguém esta isento de viver esta realidade. 

    No entanto, a ansiedade pode ser controlada. Não preciso ser um refém dela. A ansiedade nos rouba a paz e pode nos levar até mesmo a pecar por que:
    1- O ansioso tende a duvidar das promessas de Deus; 2- O ansioso toma decisões precipitadas e age sem a direção de Deus; 3- O ansioso não sabe esperar o tempo certo e a hora certa de agir; 4- O ansioso pode ter a compulsão de gastar, comer e conquistar coisas desnecessárias e refugiar-se nestas coisas em busca de satisfação. 5- O ansioso pode desespera-se a ponto de não ter mais fé; 6- O ansioso tende a oprimir as pessoas a sua volta, obrigando-as a conseguir o quer; 7- O ansioso poderá vir a desenvolver enfermidades, que poderão leva-lo a morte; 8- O ansioso tem o famoso “pavio curto”. O nervosismo é a sua marca.
    Por isso mesmo a Palavra de Deus nos ensina a guardar (proteger) o nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar , guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes  da vida” (Provérbios 4:23)

    Me parece que a ansiedade não é apenas um problema de nossos dias. Quando Paulo escreveu a sua epístola aos Filipenses ele abordou este assunto de uma forma muito clara. 

    Em resumo ao seu ensino, ele afirma que podemos ter a paz de Deus ainda que a situação esteja feia pro nosso lado. Aliás, quando ele escreveu esta epístola, não estava em um hotel cinco estrelas. Ele estava preso por pregar o evangelho. Por isso, esta carta é conhecida como uma de suas epístolas de prisão. 

    O mais interessante de tudo é que o tema predominante desta epístola é a alegria cristã. Aprendemos com esta carta que é possível sermos alegres e termos a paz independente das circunstâncias que nos cercam.
    Temos uma promessa no verso 7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. 

    Como podemos ter esta paz? Como viver a paz de Deus que excede todo o entendimento?

     1- FAÇA DE CADA UM DE SEUS PROBLEMAS UM MOTIVO DE  ORAÇÃO.        

    “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.
    Quando a ansiedade nos abate, podemos orar ou reclamar. Podemos levar a Deus em oração cada detalhe de nossos problemas. Paulo diz: “... em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração..” 

    Em Hebreus 4.16 nos motiva a nos “achegarmos confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

    Mas há um detalhe importante: ao levarmos ao altar de  Deus os nossos problemas o nosso coração tem que ficar em paz. É preciso confiar e descansar no Senhor antes mesmo de resolver o problema. É como diz um refrão daquele linho hino “Em Fervente Oração”: 

    Em fervente oração, vens o teu coração  - Na presença de Deus derramar
    Mas não podes fluir o que estás a pedir - Sem que tudo abandones no altar.

    2- CREIA QUE É POSSÍVEL TER PAZ EM MEIO ÀS LUTAS.

    4.7  “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
    Em primeiro lugar eu entendo que a Bíblia esclarece que só há paz verdadeira, na vida do ser humano, se ele estiver ligado a Deus, ao Senhor Jesus. No Salmo 4:8, é dito que "em paz me deitarei e dormirei, pois só tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança".

    Dentro dessa mesma linha de raciocínio, Jesus amplia a ideia e promete:"Deixo-vos a Minha paz, a Minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27). 

    A paz oferecida por Cristo é diferenciada. Em João 16:33 disse Jesus: "Digo-vos estas coisas para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo." 

    Novamente, a paz que está intimamente ligada a Cristo, não é necessariamente a ausência de conflitos, de problemas, de dissabores, de guerras internas ou externas. É a capacidade de enfrentar tudo isso, de mostrar ânimo mesmo frente a instabilidades e situações de crise. 

    Obviamente quem dá o suporte nesses momentos é Deus a quem as pessoas se apegam e obtêm realmente paz.

    Na linguagem de Paulo, a paz de Deus excede (ultrapassa, vai além) ao entendimento. E eu pergunto: Que entendimento? O entendimento dos nossos familiares, de nossos amigos, o entendimento filosófico, o entendimento da medicina e o nosso entendimento. 

    Mas também, a paz de Deus guarda (protege)o nosso coração e mente. Podemos ter alegria em  meio do sofrimento, amor onde há ódio e paz em meio a guerra. 

    3- TENHA PENSAMENTOS CONSTRUTIVOS E EDIFICANTES.                             

    4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
    Quando analisamos esta rica palavra, encontramos uma lista de valores que devem ocupar nossos pensamentos. A definição da palavra pensamento é: idéia, reflexão, consideração, intenção, conceito, opinião; ou ainda: refletir, raciocinar, tencionar. Somos o que pensamos; por isso devemos não só controlar os nossos pensamentos, mas também buscarmos a renovação da nossa mente pela Palavra de Deus. No texto encontramos os seguintes valores:

    TUDO O QUE É VERDADEIRO: Temos que nos livrar das mentiras que pautam os nossos pensamentos. Sempre que cremos em uma mentira Satanás assume o controle de nossa mente. Pesquisas demonstram que apenas 8% das coisas que nos deixam ansiosos são motivos legítimos de preocupação. João 8.44  “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.                   
    TUDO O QUE É RESPEITÁVEL E JUSTO: Temos que nos livrar de pensamentos incorretos e desonestos, que nos levarão ao fracasso espiritual e moral. Filipenses. 2.15   “..para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no  mundo."                                                                                                   
    TUDO O QUE É PURO: Temos que nos livrar de toda a malícia e pensamentos impuros. A prostituição e o adultério começam em nossa mente. 2 Cor. 7.1 “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”                                                                                                                       TUDO O QUE É AMÁVEL E DE BOA FAMA: Temos que entender que a amargura, o ressentimento, o ódio e as contendas se formam em primeiro lugar em nosso coração. Temos que nos livrar destes sentimentos. Colos. 3.14   “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição..”  

    TUDO O QUE TEM VIRTUDE E LOUVOR: Os seus pensamentos devem leva-lo a um alto padrão de valores espirituais e morais. Nada daquilo que prejudica e rebaixa você e a outras pessoas pode estar em sua mente. O que pensamos deve trazer louvor a Deus. 1 Cor. 10.31   “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.
    CONCLUSÃO:  A PAZ QUE EXCEDE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO É POSSIVEL QUANDO:

    1- Fazemos de cada situação que nos aflige um motivo de oração e descanso em suas promessas.
    2- Creio que é possível ter a paz de Deus em meio às lutas. Posso sentir a paz e a segurança em Deus antes mesmo de ter solucionado os meus problemas
    3- Tenho pensamentos construtivos e edificantes, permitindo ser transformado e moldado pela Palavra de Deus!

    Pr. Gilberto Oliveira Rehder