terça-feira, 11 de novembro de 2014
O QUE FAZER COM OS EMBARAÇOS DESSA VIDA?
O QUE FAZER COM OS EMBARAÇOS DESSA VIDA?
Muitas pessoas vivem situações embaraçosas, mas quem somos nós para condena-las. Todos nós sempre temos um grande ou pequeno problema na vida, seja na ordem financeira, sentimental, espiritual e muitos outros.
Exemplo: Contas diversas para pagar, dividas e dividas, fofocas, o filho ta nas drogas ou foi preso, o trabalho ta atrasado, família toda desestruturada e outras coisas semelhantes a essas. Quem sabe você se encontra assim e não sabe como resolver esses problemas chamados ” embaraços da vida
“. Você olha para o céu, poe a mão sobre a cabeça e diz: ” O que é isso! Não tenho mais paciência para resolver esse embaraço que me meti, me ajuda meu Deus”. E ai você faz a coisa mais certa de sua vida, procura ajuda do Altíssimo.
Sempre quando nos metemos em apuros, nunca perguntamos a vontade de Deus, sempre queremos que seja da nossa maneira, e ai, é que se damos mal.
Quando a vontade de Deus parece estar em acordo com a nossa vontade, com o que achamos e queremos, estamos diante de uma facilidade de segui-la, de compreendê-la, de aceitá-la.
No entanto, em muitos momentos a vontade de Deus nos incomoda, pois é totalmente contrária ao que achamos que deveria ser e é ai que se metemos em muitos embaraços da vida.
Infelizmente muitos têm seguidos caminhos que não agradam ao Senhor. Por isso seus desejos ou problemas não têm alcançado um desfecho favorável, e vão se enrolando mais e mais com os problemas dessa vida.
Em 2 Timóteo 2:3-4 diz: ” Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra “. Esse é um conselho do Apostolo Paulo a Timóteo.
Através desse conselho de Paulo a Timóteo devemos ler e vigiar muito, antes de fazer algo ou até mesmo falar sobre determinados assuntos para não cairmos em contradição, e terminarmos se embaraçando muito mais. Quando fazemos alguma coisa errada, ou seja, algo que não agrada a Deus, ou falamos mal de alguém estamos pecando, pois está escrito que aquilo que sai da nossa boca está cheio o nosso coração.
O tema desse artigo é: O que fazer com os embaraços dessa vida?
Antes de fazer, dizer qualquer coisa, busque a orientação de Deus, cuidado com sua própria vontade, o coração do homem é muito enganoso diz a Bíblia: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9.
O coração se engana e as vezes se embaraça. ”Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua ” Provérbios 16:1.
Pense bem antes de agir fale com Deus primeiro e espere sua resposta.
(Autor: Pr. Marcos Monte)
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
APRENDA A LIDAR COM O SOFRIMENTO
APRENDA A LIDAR COM O SOFRIMENTO
José enxergava muito além das circunstâncias que ele vivia no momento.
Ele trabalhava para que seus sonhos se tornassem reais. Ele cultivou sua integridade. Enquanto esperava pelo cumprimento do propósito de Deus para sua vida, ele tirou proveito dos acontecimentos e viveu da melhor maneira que podia.
Ajudou outras pessoas e viveu uma vida útil.
Recusou-se a tornar-se amargo.
Perdoou aqueles que o feriram.
Ajudou outras pessoas e viveu uma vida útil.
Recusou-se a tornar-se amargo.
Perdoou aqueles que o feriram.
Manteve-se inabalável, trocando o ressentimento pela esperança e o ódio pelo amor.
Na terra da sua aflição ele foi bem-sucedido, e tudo o que ele colocava a sua mão prosperava. (Gênesis 39.3,23)
Na terra da sua aflição ele foi bem-sucedido, e tudo o que ele colocava a sua mão prosperava. (Gênesis 39.3,23)
Talvez muita gente também lhe tenha causado sofrimento. Ou, quem sabe o seu sofrimento seja fruto de muitas de suas atitudes ou escolhas. Ou, até mesmo não haja motivo aparente para que as coisas não funcionem como você gostaria. Afinal, até os bons sofrem.
Ficar amargo, parar de viver não é a melhor solução para aliviar o sofrimento. Desistir dos seus sonhos e entregar-se ao ressentimento também não o fará sentir-se melhor. Tampouco adiantará procurar um culpado para as coisas ruins que lhe acontecem. Aja como José.
Não olhe para as circunstâncias do momento, mas enxergue o plano maravilhoso que Deus tem para a sua vida. Enquanto espera o melhor acontecer, tire proveito das coisas boas que acontecem, ainda que sejam mínimas.
Busque alento sendo útil, ajudando alguém em pior situação que você. Não vai ser difícil encontrar sofrimento maior do que o seu à sua volta. Ocupe a sua mente trabalhando, para que não tenha tempo de ficar curtindo a dor. Cultive a integridade. O que lhe fizeram ou o que lhe aconteceu, não pode tornar você pior.
Coloque nas mãos de Deus as pessoas que lhe prejudicaram. Nunca busque a vingança. Deus afirma: “Ai daquele que se levantar contra ti, eu o derrubarei, diz o Senhor”.
Perdoe, em vez de remoer a mágoa, cultivar a amargura ou viver ressentido. O perdão o libertará para ser uma pessoa melhor. Só perdoando você terá condições de realizar seus sonhos.
Nunca desista de viver por causa da dor. Viver é uma extraordinária dádiva que não pode ser trocada pela desilusão.
Entregue sua vida a Deus. Ele promete ajudá-lo, guiá-lo e cuidar de você. Nunca esqueça que Deus o ama.
Peça a Jesus Cristo para entrar e morar no seu coração. Ele lhe capacitará a enfrentar todos os desafios.
Com Cristo, como José, tudo o que você colocar a mão prosperará.
Peça a Jesus Cristo para entrar e morar no seu coração. Ele lhe capacitará a enfrentar todos os desafios.
Com Cristo, como José, tudo o que você colocar a mão prosperará.
(Autor: Dr. Silmar Coelho )
***
VOCÊ É MORADIA DE DEUS?
VOCÊ É MORADIA DE DEUS?
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19
Não são poucas as vezes que muitos de nós repetimos estas frases, “quem manda em mim sou eu”, “a vida é minha, faço o que eu quero”, “eu sou meu dono”, mais será que isso é verdade? Se usarmos nossas mentes cuidadosamente para analisar este versículo concluiremos que, estamos redondamente enganados. Se uma vez em nossa historia erguemos a nossa mão ou fizemos um ato de fé dizendo que aceitamos Jesus como Senhor das nossas vidas, então todo esse pensamento perde o efeito.
Quando digo que alguém é meu Senhor, estou dando esta pessoa à autonomia de utilizar-me como queria, ou melhor, estou passando poderes para que Este venha fazer uso de mim como Ele achar melhor, eu simplesmente torno-me seu servo, e servo é para servir, ser útil, obedecer às ordenanças, cumprir seu legado, então como que eu posso dizer que sou dono de mim, se um dia já nomeei Jesus como meu Senhor? [...]
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Já não tenho mais nenhum direito sobre minha vida, sobre minha família, sobre meus negócios, tudo passou a ser regido debaixo da autonomia de Deus, Ele será quem dirá o que posso e o que não posso fazer. Já não nos convém andarmos erroneamente, pois, deixamos de ser bastardos para sermos co-herdeiros pela promessa da fé, A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Efésios 3:6, logicamente o nosso viver passou a ser como uma correspondia oriunda do Céu, onde Deus falara para com a humanidade através das nossas vidas, Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:3[...]
Não podemos mais fazer do nosso corpo aquilo que queremos, não temos mais domínio sobre nós, mais o Espirito Santo que passou a viver em nos será o condutor das nossas vidas, dos nossos atos. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16[...]
Agora, responda-me: O ESPIRITO DE DEUS HABITA EM VOCÊ?
Se a palavra Santo que dizer separado, e, se acaso sua vida estiver contaminada, Ele pode habitar em você? Pode por acaso andar junto à luz e as trevas? Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 1 João 1:6, dois corpos podem ocupar o mesmo espaços? Infelizmente, muitos Cristãos têm sido roubados espiritualmente por não atentar para a palavra de Deus, por mais doloroso que pareça ser dizer isto; mais a verdade é que, se concordamos com as coisas deste mundo, estamos afastados de Deus.
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14, Jugo é uma peça de madeira pesada que encaixa-se por cima do pescoço de dois animais e é ligada a um arado, significando submissão e escravidão, então aquele que um dia teve um encontro com Jesus não pode voltar a está debaixo de opressão das trevas, mesmo estando dentro de templo e cantando louvores, dizendo ser cristão, se acaso, fazermos parceira com qualquer coisa que não seja de Deus, estamos sendo engodado pelo abismo, porque a palavra nos diz que não podemos nos aliar, compactuar com nada que inspire escuridão, e tudo que há neste mundo está debaixo do jugo da escravidão das trevas. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19
.Hoje é dia de concerto entre você e Deus.(Pra Elza Carvalho)
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19
Não são poucas as vezes que muitos de nós repetimos estas frases, “quem manda em mim sou eu”, “a vida é minha, faço o que eu quero”, “eu sou meu dono”, mais será que isso é verdade? Se usarmos nossas mentes cuidadosamente para analisar este versículo concluiremos que, estamos redondamente enganados. Se uma vez em nossa historia erguemos a nossa mão ou fizemos um ato de fé dizendo que aceitamos Jesus como Senhor das nossas vidas, então todo esse pensamento perde o efeito.
Quando digo que alguém é meu Senhor, estou dando esta pessoa à autonomia de utilizar-me como queria, ou melhor, estou passando poderes para que Este venha fazer uso de mim como Ele achar melhor, eu simplesmente torno-me seu servo, e servo é para servir, ser útil, obedecer às ordenanças, cumprir seu legado, então como que eu posso dizer que sou dono de mim, se um dia já nomeei Jesus como meu Senhor? [...]
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Já não tenho mais nenhum direito sobre minha vida, sobre minha família, sobre meus negócios, tudo passou a ser regido debaixo da autonomia de Deus, Ele será quem dirá o que posso e o que não posso fazer. Já não nos convém andarmos erroneamente, pois, deixamos de ser bastardos para sermos co-herdeiros pela promessa da fé, A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Efésios 3:6, logicamente o nosso viver passou a ser como uma correspondia oriunda do Céu, onde Deus falara para com a humanidade através das nossas vidas, Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:3[...]
Não podemos mais fazer do nosso corpo aquilo que queremos, não temos mais domínio sobre nós, mais o Espirito Santo que passou a viver em nos será o condutor das nossas vidas, dos nossos atos. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16[...]
Agora, responda-me: O ESPIRITO DE DEUS HABITA EM VOCÊ?
Se a palavra Santo que dizer separado, e, se acaso sua vida estiver contaminada, Ele pode habitar em você? Pode por acaso andar junto à luz e as trevas? Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 1 João 1:6, dois corpos podem ocupar o mesmo espaços? Infelizmente, muitos Cristãos têm sido roubados espiritualmente por não atentar para a palavra de Deus, por mais doloroso que pareça ser dizer isto; mais a verdade é que, se concordamos com as coisas deste mundo, estamos afastados de Deus.
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14, Jugo é uma peça de madeira pesada que encaixa-se por cima do pescoço de dois animais e é ligada a um arado, significando submissão e escravidão, então aquele que um dia teve um encontro com Jesus não pode voltar a está debaixo de opressão das trevas, mesmo estando dentro de templo e cantando louvores, dizendo ser cristão, se acaso, fazermos parceira com qualquer coisa que não seja de Deus, estamos sendo engodado pelo abismo, porque a palavra nos diz que não podemos nos aliar, compactuar com nada que inspire escuridão, e tudo que há neste mundo está debaixo do jugo da escravidão das trevas. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19
.Hoje é dia de concerto entre você e Deus.(Pra Elza Carvalho)
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 4)
O LIVRO DE NÚMEROS - O POVO DE DEUS A CAMINHO
Deus organiza Seu povo para um sagrado chamado - Formar uma nação que o representasse na Terra
ORGANIZANDO O EXÉRCITO
Tendo escapado milagrosamente do Egito, as multidões de israelitas transbordaram para o deserto de Sinai
Deus passou a organizar mais completamente a nação: Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo: Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça; Da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra, a estes contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão. Estará convosco, de cada tribo, um homem que seja cabeça da casa de seus pais. (Números 1:1-4)
Deus pede um Censo. Os israelitas não eram uma nação guerreira. Sua ocupação era de pastores; cuidavam de gado e no Egito realizavam trabalhos braçais
Neste momento os israelitas eram escravos recém-libertos, sem armas nem treinamento para a guerra. Pode parecer estranho que o Senhor passasse a organizá-los em tropas
Mas, deve se lembrar que sua tarefa envolvia a remoção de várias nações das mais ímpias e corruptas no Oriente Média daquela época, inclusive os amorreus e cananeus.
O povo de Israel serviria como executor da vontade de Deus contra essas nações que haviam enchido o cálice de suas transgressões:
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. (Gênesis 15:14-16)
Os israelitas eram agora uma teocracia, dirigida pelo próprio Deus - O Senhor dos Exércitos
Eles eram um povo, um exército poderoso na terra, em movimento - o lema era guerrear e conquistar
A PRESENÇA DO SENHOR
A tribo dos levitas foi encarregada de uma tarefa específica: OS LEVITAS TINHAM MUITO TRABALHO A FAZER - o negócio dos Levitas era servir no templo
Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá. E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos. Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho. Assim fizeram os filhos de Israel; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim o fizeram. (Números 1:50-54)
Moisés ergueu o tabernáculo portátil (templo móvel) no meio do acampamento de Israel.
Os levitas foram escolhidos por Deus, ergueram suas tendas ao redor do tabernáculo, nos quatro lados.
Os levitas ficaram encarregado dos trabalhos dentro e do lado de fora do tabernáculo
Deus agora estava no meio deles. Ele o criador, estava no meio do Seu povo - portanto, o que poderia vencê-los se os israelitas permanecessem fiéis?
Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas. (Números 2:2)
Eles ergueram suas tendas a certa distância do tabernáculo. E isso porque Deus era santo, e eles, como pecadores, só poderiam chegar até ali
Através dos sacrifícios de animais eles se aproximavam de Deus para remissão de seus pecados.
Os sacrifícios eram feitos diariamente no tabernáculo pelos sacerdotes e os levitas ajudavam nos preparativos
Deus queria que cada um, fosse buscá-lo pessoalmente, mesmo sendo pecador, havia um meio de Deus purificar Seu povo através dos sacrifícios
O objetivo de Deus era preparar um povo Santo, guerreiros, conquistadores.
Aonde quer que Seu povo fosse, a presença do Senhor estaria com eles, para apoiar, suprir, proteger, erguer e animar
A conquista da Terra Prometida já estava garantida, só precisava colocar o Povo na posição certa
E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais. (Números 2:34)
Com base nas famílias e nos laços tribais o Senhor organizou cuidadosa e precisamente a nação
Cada qual agora deveria marchar e acampar ao lado de seu próprio estandarte. Nada era deixado ao acaso
Deus estava no meio deles - a ordem agora era marchar e conquistar a TERRA PROMETIDA
CONTINUA NA PRÓXIMA MENSAGEM (PARTE 5)...
terça-feira, 14 de outubro de 2014
O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 3)
O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 3)
O povo de Deus a caminho da Terra prometida
No início da narrativa de NÚMEROS, a nação de Israel estava acampada ao pé do monte Sinai. As pessoas haviam recebido as leis de DEUS e preparavam-se para caminhar - guerrear e conquistar
Um censo foi realizado para determinar o número de homens para o serviço militar. A seguir, as famílias foram separadas para DEUS.
DEUS estava preparando espiritual e fisicamente as pessoas, para receberem a herança da Terra Prometida, e ali Israel se estabeleceria como uma nação poderosa
Entretanto a reclamação teve início. Primeiro, as pessoas murmuraram sobre a comida: depois sobre a autoridade de Moisés. Deus castigou algumas pessoas, mas poupou a nação por causa das orações de Moisés
Israel chegou a Cades, e alguns espias foram enviados a Canaã, para avaliar a terra. Dez espias retornaram com um péssimo relatório sobre gigantes que lá habitavam
Só Calebe e Josué encorajaram Israel. Eles disseram: "subamos animosamente e possuamo-la (a terra) em herança" (Números 13:30)
Mas Israel não deu ouvidos ao relatório da minoria, esmagado pela mensagem ameaçadora da maioria.
Por causa da descrença da nação, Deus declarou que a geração presente (com exceção de Josué e Calebe) não viveria para ver a Terra Prometida
Assim, teve início a peregrinação de Israel no deserto. Nesse período, houve contínua murmuração, desafios, disciplina e morte.
Por não obedecerem a Deus, seguiu-se uma terrível espera, o suficiente para que a velha geração fosse aniquilada e surgisse a nova geração, que obedeceria fielmente a Deus
Os remanescentes israelitas formavam uma nação jovem e numerosa e santificada. A pós derrotar vários exércitos, Israel povoou o lado leste do rio Jordão.
Então, enfrentou seu maior desafio: cruzar o rio e possuir a maravilhosa terra que DEUS lhe prometera
Como parte da preparação de Israel para possuir a herança territorial, o Senhor deu rígidas instruções quanto à santidade
O Senhor deseja para o seu povo, ainda hoje, um estilo de vida diferente das pessoas que o cercam, almeja um povo santo, por isso devemos nos preocupar com a santidade da Igreja!
Cada um de nós, cristãos, somos uma igreja. Os israelitas no passado foram impedidos de entrar na Terra Prometida por causa de sua descrença. O povo de Deus sempre enfrentou lutas devido `a falta de fé
Precisamos impedir que a incredulidade tenha lugar em nossa vida,k pois ela nos priva de gozarmos as bençãos prometidas por Deus
CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM (PARTE 4)
***
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 2)
O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 2)
O POVO DE DEUS EM MOVIMENTO - RUMO A TERRA PROMETIDA
O livro de Números conta como Israel se preparou para entrar na Terra Prometida, como os israelitas pecaram, foram punidos e prepararam-se para uma nova investida - Guerrear e conquistar era a meta do povo de Deus
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
(Números 14:22-23)
Todo pai conhece o lamento estridente de seu pequeno filho, uma reclamação alta e contínua que fere os tímpanos e agrava a alma
Essa lamúria é difícil de suportar quando sua verdadeira causa é o descontentamento e a desobediência
Ao saírem do Monte Sinai em direção a Canaã, os filhos de Israel murmuraram muito, lamentaram-se e reclamaram a cada caminhada.
Eles se encontraram no desconforto. Ainda não havia fé suficiente para possuírem a Terra Prometida, por isso eles adicionaram 40 anos extras à sua jornada pelo deserto
No livro de Números está registrada a trágica história da INCREDULIDADE de Israel, que deve servir como dramática lição para todo o povo de Deus espalhados hoje pelos 4 cantos da terra, pois o Senhor nos ama como Pai e quer o melhor para todos nós
DEUS pode e deve receber toda a nossa confiança. Se DEUS disse que podemos obter vitória, conquistar a Terra Prometida, persevere, ande em frente, as promessas vão se cumprir. Temos que guerrear e conquistar sabendo pela fé, que a vitória pertence ao Senhor que vai abrindo os caminhos
Também há no livro de Números um retrato da paciência de Deus. Por diversas vezes Ele reteve o juízo, vendo toda reclamação e lamento do Seu povo diante das dificuldades, mesmo assim preservou Israel.
Houve uma contínua murmuração no trajeto para a Terra Prometida, apesar dos desafios, disciplina e mortes de alguns. Quão melhor seria para a nação ter confiado, ficado quietinho, orado mais, respeitado e obedecido mais as ordens de Deus e possuído a terra
Mas não devemos abusar da paciência do Pai, sabendo que o julgamento virá se Deus ficar muito irado.
Está difícil a caminhada rumo aos seus planos, sonhos, metas, nunca desista!
Nós devemos obedecer Deus em tudo.
O livro de NÚMEROS termina da mesma maneira como começou, com a mesma preparação para entrar em Canaã
Devemos estar sempre preparados para conquistar nossos sonhos. A lição de todo livro de NÚMEROS é clara e objetiva: O povo de Deus precisa confiar nEle e andar pela fé, todos os dias, para se apossar de todas as Suas promessas
...CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM, UMA NOVA MENSAGEM SOBRE O LIVRO DE NÚMEROS - PARTE 3
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 1)
O LIVRO DE NÚMEROS: O POVO DE DEUS A CAMINHO
Deus manda Moisés numerar as tribos
No livro de Êxodo, o Senhor descreveu o nascimento de uma nação. Êxodo e Levítico detalham as regras e leis estabelecidas para essa nação.
No livro de NÚMEROS, vemos outra dimensão dessa nação: o povo de DEUS em movimento - Guerrear e conquistar
Mas não se trata de movimento para ir a um lugar qualquer. Eles deviam ir tomar posse da terra prometida a eles - não prometida por motivo de sua santidade, não por causa de sua bondade, mas por causa das palavras de DEUS a seu servo e pai de toda uma nação a ser estabelecida ABRAÃO séculos antes
Diretamente relacionado com essa promessa está outro aspecto dessa nação: um exército poderoso de DEUS conquista e não pode ser derrotado pelos inimigos externos porque o SENHOR, o CRIADOR do céu e da terra, está em seu meio
E, por causa da presença de DEUS, eles eram não só um exército, mas um exército santo, e também se esperava que agissem assim como santos
Consequentemente, deve ser óbvio que , como povo em movimento, como povo que busca alcançar a TERRA PROMETIDA, como povo chamado por DEUS, podemos aprender do livro de NÚMEROS, como DEUS organizava o acampamento e atribuía deveres aos sacerdotes e levitas.
Podemos aprender das festas e ordenanças do serviço do santuário. Podemos aprender do seu clamor para voltar ao EGITO, que eles chamavam de "terra que mana leite e mel" (NÚMEROS 16:13)
Podemos aprender da lepra de Miriã, a irmão de Moisés, dos doze espias, da fé que demonstrou Calebe, da intercessão de Moisés, da rebelião de Corá, e até da jumenta obstinada e falante de Balaão.
E devemos aprender muito com o Livro de NÚMEROS, pois "estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos tem chegado ou melhor, a própria Escritura nos diz:
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1 Coríntios 10:11-13)
Essas palavras contém não só uma advertência, mas também uma promessa
Apesar dos retrocessos, dos atrasos e dos juízos de Deus para seu povo, talvez a lição mais importante em NÚMEROS seja que DEUS cumprirá Suas promessas, Seu propósito. Se as cumprirá no tempo de hoje, para com Seu povo sobre a terra, apesar dos cristãos de hoje talvez não terem tanta intimidade com o livro de NÚMEROS, realmente é outra questão.
Mas, muitas das promessas de DEUS se cumpriram no passado e outras estão se cumprindo neste exato momento, isso com certeza, todo dia é DEUS que faz, e tudo é Dele, para Ele são todas as coisas
O livro de NÚMEROS revela que DEUS já fez Sua escolha a respeito do Seu povo escolhido na terra: os cristãos. A única pergunta que resta é: "Qual será a escolha dos cristãos de hoje a respeito dEle"
Estão todos "OS CRISTÃOS" de fato, vivendo na realidade de Deus, estão guerreando e conquistando na terra, estão confiando em Deus e nas Suas promessas
LEIA O LIVRO DE NÚMEROS E SE SURPREENDA COM DEUS E COMO ELE CONDUZIU SEU POVO A CAMINHO DA VITÓRIA
Continua na próxima postagem...
***
O SOFRIMENTO
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O SOFRIMENTO?
De todos os desafios jogados ao Cristianismo em tempos modernos, talvez o mais difícil seja explicar o problema do sofrimento. Como pode um Deus amoroso permitir que o sofrimento continue no mundo que Ele criou? Para aqueles que têm passado por grande sofrimento, isto é muito mais do que uma questão filosófica, mas uma questão profunda, pessoal e emocional.
COMO É QUE A BÍBLIA TRATA DESTA QUESTÃO? A BÍBLIA NOS DÁ ALGUNS EXEMPLOS DE SOFRIMENTO E ALGUNS INDICADORES SOBRE A FORMA DE LIDAR COM ISSO?
A Bíblia é assustadoramente realista quando se dirige ao problema do sofrimento. Por um lado, a Bíblia dedica um livro inteiro a como lidar com o problema. Este livro se trata de um homem chamado Jó e começa com uma cena no céu que fornece ao leitor um pano de fundo ao seu sofrimento.
Jó sofre porque Deus debateu com Satanás, mas até onde sabemos, Jó e seus amigos nunca estavam cientes disso. Portanto, não é surpreendente que todos eles tenham tido tanta dificuldade para explicar o sofrimento de Jó de um ponto de vista ignorante, até que Jó finalmente descansa na fidelidade de Deus e na esperança de Sua redenção. […]
O sofrimento, como todas as outras experiências humanas, é dirigido pela sabedoria soberana de Deus. No final, aprendemos que talvez nunca saberemos o motivo específico para o nosso sofrimento, mas temos de confiar em nosso Deus soberano. Essa é a verdadeira resposta ao sofrimento.[...]
Romanos 8:28 contém algumas palavras de conforto para aqueles que passam por dificuldades e sofrimento: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Em Sua providência, Deus orquestra todos os eventos em nossas vidas - até mesmo o sofrimento, tentação e pecado - para realizarem o nosso bem tanto temporal quanto eterno.[...]
Continua a ser um mistério para Davi por que Deus não intervém e acaba com o seu sofrimento e dor. Ele vê Deus como entronizado e Santo, o louvor de Israel. Deus vive no céu, onde tudo é bom, onde não há choro nem medo, nem fome e nem ódio. O que Deus sabe de tudo o que o ser humano suporta? Davi continua a queixar-se: "Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes."
DEUS RESPONDEU A DAVI? Sim, muitos séculos depois, Davi recebeu a sua resposta. Cerca de um milênio depois, um descendente de Davi, Jesus, foi morto em uma colina chamada Calvário. Na cruz, Jesus suportou o sofrimento e a vergonha do seu antepassado.
As mãos e pés de Cristo foram perfurados. As vestes de Cristo foram divididas entre seus inimigos. Cristo foi observado e ridicularizado. De fato, Cristo pronunciou as mesmas palavras com as quais Davi começa este salmo: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" - identificando-se assim com o sofrimento de Davi.
Cristo, o Filho eterno de Deus, em quem a plenitude de Deus habita, viveu na terra como um ser humano e sofreu fome, sede, tentação, vergonha, perseguição, nudez, luto, traição, zombaria, injustiça e morte. Portanto, Ele está em uma posição de cumprir o desejo de Jó:
"Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos. Tire ele a sua vara de cima de mim, e não me amedronte o seu terror; então, falarei sem o temer; do contrário, não estaria em mim" (Jó 9:33-35).[…]
A cruz de Cristo pode ser considerada a manifestação final da justiça de Deus. Quando perguntado o quanto Deus se preocupa com o problema do mal e do sofrimento, o cristão pode apontar para a cruz e dizer: "Tanto assim." Cristo sofreu a rejeição de Deus, dizendo:
"Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?" Ele experimentou o mesmo sofrimento pelo qual muitas pessoas passam hoje, as quais se sentem isoladas do favor e amor de Deus.
***
De todos os desafios jogados ao Cristianismo em tempos modernos, talvez o mais difícil seja explicar o problema do sofrimento. Como pode um Deus amoroso permitir que o sofrimento continue no mundo que Ele criou? Para aqueles que têm passado por grande sofrimento, isto é muito mais do que uma questão filosófica, mas uma questão profunda, pessoal e emocional.
COMO É QUE A BÍBLIA TRATA DESTA QUESTÃO? A BÍBLIA NOS DÁ ALGUNS EXEMPLOS DE SOFRIMENTO E ALGUNS INDICADORES SOBRE A FORMA DE LIDAR COM ISSO?
A Bíblia é assustadoramente realista quando se dirige ao problema do sofrimento. Por um lado, a Bíblia dedica um livro inteiro a como lidar com o problema. Este livro se trata de um homem chamado Jó e começa com uma cena no céu que fornece ao leitor um pano de fundo ao seu sofrimento.
Jó sofre porque Deus debateu com Satanás, mas até onde sabemos, Jó e seus amigos nunca estavam cientes disso. Portanto, não é surpreendente que todos eles tenham tido tanta dificuldade para explicar o sofrimento de Jó de um ponto de vista ignorante, até que Jó finalmente descansa na fidelidade de Deus e na esperança de Sua redenção. […]
O sofrimento, como todas as outras experiências humanas, é dirigido pela sabedoria soberana de Deus. No final, aprendemos que talvez nunca saberemos o motivo específico para o nosso sofrimento, mas temos de confiar em nosso Deus soberano. Essa é a verdadeira resposta ao sofrimento.[...]
Romanos 8:28 contém algumas palavras de conforto para aqueles que passam por dificuldades e sofrimento: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Em Sua providência, Deus orquestra todos os eventos em nossas vidas - até mesmo o sofrimento, tentação e pecado - para realizarem o nosso bem tanto temporal quanto eterno.[...]
Continua a ser um mistério para Davi por que Deus não intervém e acaba com o seu sofrimento e dor. Ele vê Deus como entronizado e Santo, o louvor de Israel. Deus vive no céu, onde tudo é bom, onde não há choro nem medo, nem fome e nem ódio. O que Deus sabe de tudo o que o ser humano suporta? Davi continua a queixar-se: "Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes."
DEUS RESPONDEU A DAVI? Sim, muitos séculos depois, Davi recebeu a sua resposta. Cerca de um milênio depois, um descendente de Davi, Jesus, foi morto em uma colina chamada Calvário. Na cruz, Jesus suportou o sofrimento e a vergonha do seu antepassado.
As mãos e pés de Cristo foram perfurados. As vestes de Cristo foram divididas entre seus inimigos. Cristo foi observado e ridicularizado. De fato, Cristo pronunciou as mesmas palavras com as quais Davi começa este salmo: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" - identificando-se assim com o sofrimento de Davi.
Cristo, o Filho eterno de Deus, em quem a plenitude de Deus habita, viveu na terra como um ser humano e sofreu fome, sede, tentação, vergonha, perseguição, nudez, luto, traição, zombaria, injustiça e morte. Portanto, Ele está em uma posição de cumprir o desejo de Jó:
"Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos. Tire ele a sua vara de cima de mim, e não me amedronte o seu terror; então, falarei sem o temer; do contrário, não estaria em mim" (Jó 9:33-35).[…]
A cruz de Cristo pode ser considerada a manifestação final da justiça de Deus. Quando perguntado o quanto Deus se preocupa com o problema do mal e do sofrimento, o cristão pode apontar para a cruz e dizer: "Tanto assim." Cristo sofreu a rejeição de Deus, dizendo:
"Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?" Ele experimentou o mesmo sofrimento pelo qual muitas pessoas passam hoje, as quais se sentem isoladas do favor e amor de Deus.
***
PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS
PRATICANDO A PALAVRA DE DEUS
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. [Tiago 1.22]
Logo no primeiro capítulo da carta de Tiago somos impactados por três advertências contra o engano (v. 16, 22, 26). O antídoto de Tiago contra o engano é a Palavra de Deus ou “palavra da verdade” (v. 18), isto é, a revelação que Deus nos deu em Cristo e através do testemunho bíblico acerca de Cristo.
Se prestarmos atenção à Palavra de Deus evitaremos a tragédia de sermos enganados. NOSSA RESPOSTA À PALAVRA DEVE SE DAR EM DUAS ETAPAS.
PRIMEIRO, OUVIR ATENTAMENTE O QUE A PALAVRA ESTÁ DIZENDO. “SEJAM TODOS PRONTOS PARA OUVIR, TARDIOS PARA FALAR” (v. 19).
Nossa tendência natural em todas as situações é responder precipitadamente. Expressamos de imediato nossa opinião, esquecendo-nos de que “a boca dos tolos derrama insensatez” (Pv 15.2).
Quase sempre, a última coisa que fazemos (e que deveria ser a primeira) é fechar a boca e escutar. É melhor escutar do que falar — este certamente é um princípio geral de ampla aplicação.
Ouvir com atenção é a chave para um relacionamento harmonioso, e isso ainda é mais verdadeiro quando se trata do nosso relacionamento com Deus, pois ele nos exorta a ouvirmos a sua voz. Às vezes, porém, ouvimos apenas aquilo que queremos ouvir das Escrituras — os ruídos que ecoam dos nossos preconceitos culturais — e não percebemos o trovejar de sua Palavra desafiando-nos a ouvi-la.
SEGUNDO, AGIR DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS.
A metáfora do espelho empregada por Tiago é bastante reveladora (v. 22-23), pois o espelho nos transmite duas informações: ele nos diz como somos e, ao mesmo tempo, como devemos ser.
O espelho diz: “Você está com uma mancha de lama no lado direito do rosto”, mas além de revelar a sujeira em meu rosto, ele também me diz que é melhor retirá-la.
Sempre que nos olhamos no espelho devemos agir de acordo com aquilo que vemos.
Semelhantemente, se contemplarmos atentamente o espelho da Palavra de Deus, ela nos dirá não somente como somos, mas também como devemos ser.
A Palavra de Deus deve ser ouvida, aceita e obedecida. Enquanto isso não acontece, não há verdadeiro discipulado [...].(Tiago 1.16-27)
Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
E O SENHOR TE GUIARÁ CONTINUAMENTE
E O SENHOR TE GUIARÁ CONTINUAMENTE
“E o Senhor te guiará continuamente” (Isaías 58.11) Não um anjo, mas Jeová te guiará. Ele disse que não iria atravessar o deserto diante do seu povo, um anjo deve ir adiante deles para guiá-los no caminho; mas Moisés disse: “se tua presença não vai comigo, não nos faça subir daqui.”
Cristão, Deus não tem lhe deixado na sua peregrinação terrena, sob a orientação de um anjo; ele irá na vanguarda. Você não pode ver a nuvem e a coluna de fogo, mas o Senhor nunca te abandonará.
“O Senhor te guiará.” Quão certo é que ele faz isto! Quão certo é que Deus não nos abandonará!
Seus preciosos “eu devo” e “eu vou” são melhores do que os juramentos dos homens.
“Eu nunca te deixarei, nem te desampararei.”
Então, observe o advérbio continuamente.
Nós não somos meramente guiados algumas vezes, mas temos tido um monitor perpétuo; não ocasionalmente, para ser deixados ao nosso próprio entendimento, e assim a vagar, mas estamos constantemente ouvindo a voz orientadora do Grande Pastor, e se nós seguirmos de perto em seus calcanhares, não devemos errar, mas seremos guiados por um caminho certo para uma cidade na qual habitaremos.
Se você tem que mudar a sua posição na vida, se você tem que emigrar para terras distantes; se deveria acontecer que você fosse lançado na pobreza, ou erguido de repente numa posição mais responsável do que aquela que você ocupa agora; se você é jogado no meio de estranhos, ou entre inimigos, ainda não tema, porque “o Senhor te guiará continuamente”.
Não há dilemas dos quais você não será livrado se viver perto de Deus, e seu coração se manterá aquecido com amor santo.
Não fica confuso quem anda na companhia de Deus. Como Enoque, caminhe com Deus, e você não pode confundir o seu caminho. Você tem sabedoria infalível para dirigi-lo, imutável amor para lhe confortar e eterno poder para defendê-lo. “Jeová” – marque a palavra – “Jeová te guiará continuamente”.
Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.
***
Assinar:
Postagens (Atom)

.jpg)





