quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O LIVRO DE NÚMEROS (PARTE 4)




O LIVRO DE NÚMEROS - O POVO DE DEUS A CAMINHO

Deus organiza Seu povo para um sagrado chamado - Formar uma nação que o representasse na Terra

ORGANIZANDO O EXÉRCITO

Tendo escapado milagrosamente do Egito, as multidões de israelitas transbordaram para o deserto de Sinai

Deus passou a organizar mais completamente a nação: Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo: Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça; Da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra, a estes contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão. Estará convosco, de cada tribo, um homem que seja cabeça da casa de seus pais. (Números 1:1-4)

Deus pede um Censo. Os israelitas não eram uma nação guerreira. Sua ocupação era de pastores; cuidavam de gado e no Egito realizavam trabalhos braçais

Neste momento os israelitas eram escravos recém-libertos, sem armas nem treinamento para a guerra. Pode parecer estranho que o Senhor passasse a organizá-los em tropas

Mas, deve se lembrar que sua tarefa envolvia a remoção de várias nações das mais ímpias e corruptas no Oriente Média daquela época, inclusive os amorreus e cananeus.

O povo de Israel serviria como executor da vontade de Deus contra essas nações que haviam enchido o cálice de suas transgressões:

Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. (Gênesis 15:14-16)


Os israelitas eram agora uma teocracia, dirigida pelo próprio Deus - O Senhor dos Exércitos

Eles eram um povo, um exército poderoso na terra, em movimento - o lema era guerrear e conquistar

 A PRESENÇA DO SENHOR

A tribo dos levitas foi encarregada de uma tarefa específica: OS LEVITAS TINHAM MUITO TRABALHO A FAZER - o negócio dos Levitas era servir no templo

Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá. E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos. Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho. Assim fizeram os filhos de Israel; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim o fizeram. (Números 1:50-54)

Moisés ergueu o tabernáculo portátil (templo móvel) no meio do acampamento de Israel. 

Os levitas foram escolhidos por Deus, ergueram suas tendas ao redor do tabernáculo, nos quatro lados. 

Os levitas ficaram encarregado dos trabalhos dentro e do lado de fora do tabernáculo

Deus agora estava no meio deles. Ele o criador, estava no meio do Seu povo - portanto, o que poderia vencê-los se os israelitas permanecessem fiéis?

Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas. (Números 2:2)

Eles ergueram suas tendas a certa distância do tabernáculo. E isso porque Deus era santo, e eles, como pecadores, só poderiam chegar até ali

Através dos sacrifícios de animais eles se aproximavam de Deus para remissão de seus pecados. 

Os sacrifícios eram feitos diariamente no tabernáculo pelos sacerdotes e os levitas ajudavam nos preparativos

Deus queria que cada um, fosse buscá-lo pessoalmente, mesmo sendo pecador, havia um meio de Deus purificar Seu povo através dos sacrifícios

O objetivo de Deus era preparar um povo Santo, guerreiros, conquistadores. 

Aonde quer que Seu povo fosse, a presença do Senhor estaria com eles, para apoiar, suprir, proteger, erguer e animar

A conquista da Terra Prometida já estava garantida, só precisava colocar o Povo na posição certa

E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais. (Números 2:34)

Com base nas famílias e nos laços tribais o Senhor organizou cuidadosa e precisamente a nação

Cada qual agora deveria marchar e acampar ao lado de seu próprio estandarte. Nada era deixado ao acaso

Deus estava no meio deles - a ordem agora era marchar e conquistar a TERRA PROMETIDA



CONTINUA NA PRÓXIMA MENSAGEM (PARTE 5)...



Nenhum comentário:

Postar um comentário