Mulheres podem ser Pastoras???
Com a indubitável proliferação das heresias
dos últimos tempos, somos
testemunhas de fatos nem sequer imaginados há dez anos atrás. Com Satanás avançando suas táticas e usando milhares de incautos,
não nos surpreende que até aqueles que se intitulam crentes, sejam
usados pelos intuitos satânicos: É o caso da ordenação de mulheres ao
pastorado. O feminismo com suas mazelas e extremismos, pretende defender a
mulher, mas o que faz, é atacar os
princípios basilares da família e o papel do homem e da mulher. A
sanha incontrolável das feministas que, diga-se de passagem, defendem dentre
outras maldições o homossexualismo e lesbianismo, contaminou também as mulheres
que se dizem cristãs, inspirando-as a invadir e usurpar o púlpito, lugar que
Deus jamais concedeu às mulheres. De onde então tiraram essa idéia ?.
Primeiramente vejamos de onde não tiraram essa idéia. Certamente não foi da
Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, que de forma
clara e contundente
nos ensina sobre o assunto
senão vejamos:
ARGUMENTO DA AUTORIDADE DAS ESCRITURAS
O que na verdade está em jogo é a autoridade
das escrituras. Se a Bíblia é muito clara sobre a questão do papel da mulher na
família , no estado e na igreja, de onde foi que saiu essa idéia? Aqueles que
negam a vontade e revelação de Deus no que diz respeito ao papel da mulher,
estão fazendo coro com Satanás quando enganava Eva: "É assim que Deus
disse...?" ( Gen. 3:1)
ARGUMENTO DA SEQUÊNCIA DA CRIAÇÃO
O relato da criação em Gênesis 2:7, mostra
que Deus criou primeiro o homem e depois trouxe a sua presença todo o animal do
campo, e toda a ave dos céus. É claro que Adão percebeu a relação de macho e
fêmea no reino animal. Deus então interviu e criou depois a mulher ( Gen.
2:22-23). Não foram formados ambos ao mesmo tempo como poderia o Senhor fazer
se quisesse, mas Eva foi formada posteriormente. O estabelecimento dessa ordem
antecede a entrada do pecado, ficando assim indicada qual a intenção original
de Deus.
ARGUMENTO DA FUNÇÃO DA MULHER
Deus criou a mulher com uma clara função:
para ser a ajudadora ( hebraico "ezer" = ajudante, ajudadora,
auxiliadora, quem está por perto, Gen. 2:18 e 20) do homem. A função da mulher
de ajudadora e de submissão ao homem, não quer dizer que ela tenha mais ou
menos valor, pois para Deus todos somos iguais. O que muita gente confunde é
FUNÇÃO com VALOR, que são coisas completamente diferentes dentro desse
contexto. Homem e mulher tem igualdade em valor e essência, porém diferentes em
função. A mulher ímpia que não tem o Espírito Santo e que não conhece a Deus,
jamais pode preencher completamente o papel que Deus reservou a mulher que
começa pela aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador e continua no
processo de santificação com a aceitação do plano de Deus que inclui a
submissão. Em 1 Tim 2:12-14, Paulo usa o argumento da criação para demonstrar
que a mulher não foi criada para dominar o homem. As razões colocadas foram que
a mulher foi criada depois do homem e que ela foi enganada quando resolveu agir
independente da liderança do homem.
ARGUMENTO DO PECADO
Após o pecado, a relação completamente
harmônica entre o homem e a mulher foi drasticamente deteriorada em virtude da
culpa e troca de acusações surgidas, o que gerou a maldição de Deus sobre toda
a criação inclusive alterando o relacionamento conjugal. Deus colocou então
sobre a mulher a expressão "...e o teu desejo será para o teu marido e ele
te dominará..." ( Gen. 3:16). Tal dependência da mulher para com o homem a
coloca numa posição de fragilidade, que deve ser respeitada com muito cuidado e
respaldada pelo texto em 1 Pe 3:7 que revela: "Igualmente vós, maridos,
coabitai com elas com entendimento dando honra a mulher, como vaso mais
fraco;..." Note também que a mesma frase é usada em Gen 3:16 e repetida em
Gen 4:7 "...e para ti será o seu desejo..." ( desejo = teshuwqah ).
Da mesma maneira o pecado tenta nos dominar a todos: as mulheres decaídas
desejam sobrepujar seus maridos e os homens decaídos tendem a oprimir as
mulheres do mesmo jeito que o pecado oprime o pecador. O equilíbrio é alcançado
quando o homem e a mulher, respectivamente, lidera e se submete, de acordo com
o plano divino e com o amor ágape (Ef.5:22-28).
ARGUMENTO DOS 12 APÓSTOLOS
Porque Jesus Cristo escolheu somente homens
para ser apóstolos? Qual a probabilidade disso acontecer sem um propósito? Um
meio (1/2) multiplicado por si 12 vezes, ou seja, uma chance em quatro mil e
noventa e seis vezes (1/4096). É óbvio que todos escolhidos por Jesus foram
homens por ser esta uma exigência fundamental que O Mestre estabeleceu
para ser um modelo de liderança na igreja. Isso não significa que Jesus não
admitiu mulheres discípulas, muito pelo contrário. Muitas delas foram mulheres
formidáveis que O serviam, mas não eram líderes. Isso não significa que quem
não e líder não tem valor. Um desafio bíblico para se comparar com certas
práticas missionárias: Quantas mulheres fundaram e lideraram igrejas no Novo
Testamento? Nenhuma! Foram auxiliadoras valiosas e até fundamentais, mas não
ultrapassaram a função divina.
ARGUMENTO DAS QUALIFICAÇÕES: "
MARIDA" de uma só mulher ?
Em I Tim 3:1-7, Paulo coloca claramente as
qualificações do bispo ( gr. episkopos ) , que é igual a pastor (gr. poinen),
que é igual a ancião ( gr. presbuteros ). O bispo tem que ser em primeiro lugar
IRREPREENSÍVEL e em segundo lugar MARIDO DE UMA MULHER. Só um homem (sexo
masculino) pode preencher tal requisito fundamental. A expressão usada no grego
é : "...einai mias gunaikos andro." Note a palavra andro (= homem,
macho). Deus, claramente, está usando a pena dos escritores sacros a nos
comunicar claramente os seus desígnios que infelizmente tem sido rejeitado por
aqueles que insistem no erro, o que atrairá sobre os mesmos todas as
conseqüências dessa rebeldia. Aqueles que rejeitam tão contundentes argumentos
é por que já estão rebeldes mesmo.
ARGUMENTO DA PROIBIÇÃO DE PAULO E DA
LIDERANÇA DO HOMEM
Como já vimos, se ao homem ( sexo masculino)
foi dada a responsabilidade de ser: 1- o pastor (líder) na igreja local e 2- o
cabeça no lar, como é que pode uma mulher subir ao púlpito e pregar uma
mensagem com autoridade sobre o mesmo? Das duas uma: se tal mulher for
solteira, está procurando uma forma de exercer domínio sobre o sexo masculino.
Se for casada é porque já tem o seu marido debaixo do seu cabresto e pretende
ampliar os seu poder sobre todos os que puder. Paulo, na sua pena inspirada, no
texto imediatamente anterior a 1Tim 3, que estabelece os requisitos do
candidato a ser bispo, coloca claramente o papel da mulher que, dentre outras
coisas, está impedida de exercer autoridade sobre o homem (1Tm 2:14). Como
conseqüência, é óbvio, impedida também de pregar na igreja. Como um prefácio à
explanação dos requisitos mínimos do bispo, Paulo exclui categoricamente a
possibilidade da mulher exercer autoridade sobre o homem na igreja, senão
vejamos: " A mulher aprenda em silêncio e em toda a sujeição. Não permito,
porém que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja
em silêncio." ( I Tm 2:12-14 ) Edmond Hiebert no seu livro "A
primeira epístola a Timóteo", declara sobre este texto:
" O infinito presente, no original,
"ensine", denota, não um único ato, e sim um processo; e significa
que Paulo não permite que a mulher assuma o oficio de mestra pública em uma
congregação cristã. O infinito, no original, "exerça autoridade
sobre", denota alguém que governa outro, um senhor, ou em palavras mais
fortes, um autocrata . "Marido", no original, é "aner", o
indivíduo do sexo masculino em distinção ao indivíduo do sexo feminino. Aqui
jaz o ponto nevrálgico dessa proibição. É inconsistente com sua posição de
subordinação ao homem, conforme divinamente arranjado, que a mulher assuma
posição de domínio sobre o homem. A posição de mestre, ou professor, ou
pregador na assembléia, implica em superioridade e autoridade sobre os que são
ensinados. O professor age como o senhor que deve ser ouvido e atendido. Tal
posição é assumida pela mulher ao se tornar mestra pública numa assembléia.
'Nenhuma mulher pode tomar o lugar do homem sem violar a própria Palavra que
ele tenta ensinar a mulheres ou a homens' (Lenski). A repetição da exigência,
'...esteja, porem, em silêncio', destaca, por meio de contraste, a posição que
cabe legitimamente a mulher crente. Paulo não se está referindo a instrução
secular, em classes de aula sobre matéria profana, mas a posição oficial de
mestra pública na assembléia cristã. Contudo, tanto o Novo Testamento como a
história eclesiástica mostram que as mulheres ocupam um honroso e indispensável
ministério na congregação local sem que isso as leve a transgredir a posição
que Deus reservou para os homens. Tito 2:3-4 lhe assegura o ministério de
ensino entre pessoas de seu próprio sexo ou entre crianças. Priscila não estava
incorrendo em erro quando ela e seu marido, ajudaram o erudito Apolo a conhecer
com mais exatidão o caminho do Senhor (At.18:26)."
ARGUMENTO DA " SENHORA ELEITA "
Em 2 João, os defensores do motim feminino,
pretendem alegar que o apostolo João estava se dirigindo a uma pastora. Vejamos
o texto: 2 João 1 " O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais
amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que tem conhecido a verdade."
Nos 13 versículos da breve epístola, em nenhum momento o apostolo se refere a
igreja ou ao ofício de pastor, palavras que nem sequer ocorrem na carta. Quem é
o remetente? João! Veja em 3 João 1 como ele se identifica. Está se referindo a
uma senhora, cujo nome sequer é declinado, e que tem seus filhos crentes
andando na verdade. Bela descrição de uma família crente que deve lutar e se
separar dos deturpadores. Os que querem ver algo mais do que isso, incorrem na
deturpação condenada no próprio texto, inserindo algo que não existe.
ARGUMENTO DA PALAVRA SUBMISSÃO
A palavra traduzida por submissão em Efésios
5, o texto áureo da relação marido esposa, é no grego "hupotasso" .
Este verbo está no modo reflexivo, o que significa que é uma ação da própria
esposa em colocar-se voluntariamente, de boa vontade e com alegria, em posição
de submissão ao seu esposo do mesmo modo que a igreja deve submissão e
obediência a Cristo. É uma das mais belas comparações de um relacionamento
humano com a relação de Cristo para com a sua igreja, que também é comparada a
uma esposa ( Apoc 21:9 e 22:17 ). O verbo "hupotasso", que ocorre 30
vezes no N.T., significa subordinar-se, estar sob obediência, colocar-se em
sujeição. Veja os seguintes versos onde o vocábulo aparece: Luc 2:51; 10:17;
10:20, Rom 8:20; 10:3; 1 Cor 14:32-37; Ef. 1:22; 5:21-24; Col 3:18; Tito 2:5; I
Pe 3:1.
ERA FEBE UMA " DIACONISA " ?
Os que advogam a posição das mulheres como
oficiais da igreja local, querem ver em Rom 16:1 uma "diaconisa".
Paulo está se referindo a Febe, uma mulher que era serva na igreja em Cencréia.
É necessário esclarecer que a palavra "diakonos" ou na sua forma
verbal "diakoneo", que foi aqui traduzida como serva, tem dois
sentidos: um sentido geral no qual se encaixam todos os crentes ( exemplos: I
Cor 3:5;Ef 3:7;6:21; Heb 6:10; I Pe 1:12, 4:10-11 ) e um sentido estrito,
específico que é o oficial da igreja local (exemplos: At 6:1-7; I Tm 3:10,13 )
cujo contexto só se refere a homens, mesmo porque o diácono também deve ser
marido de uma só mulher ( I Tm 3:8-13; Fil 1:1). É óbvio que no texto de Rom
16:1, a irmã Febe era uma serva no sentido geral em que todos os crentes se
encaixam e não "uma oficial" da igreja. A referida irmã tinha um
valioso dom de misericórdia para com todos os membros da igreja, bem como para
com o próprio apóstolo Paulo (Rom 16:2). Os que advogam a instituição da
"diaconisa" incorrem no gravíssimo erro de se montar uma doutrina em
cima de um único versículo que não encontra respaldo nos textos afins.
DESASTRE DAS PASTORAS NO BRASIL
O exemplo mais conhecido no Brasil, talvez
por ter sido a primeira foi o da figura grotesca de uma certa missionária que
tem programas na TV. Sem nos determos no campo da gritante falta do jeito meigo
e espírito manso, suave e agradável, próprio das santas mulheres de Deus,
analisemos os flagrantes ensinos heréticos da pastora carismática, quase que
adorada pelos "renovados":
Declarações da "pastora":
1..
Deus assumiu a natureza humana para que o homem assumisse a natureza
divina"
2.. A
guarda do sábado
3.. A
volta de Jesus num dia de sábado no ano de 2007 etc... ( Livro Supercrentes,
Mundo Cristão ) É esse o exemplo que muitas estão seguindo...
CONSEQUÊNCIAS DA ORDENAÇÃO DE MULHERES:
Como a ordenação de mulheres é uma tendência
irreversível no tempo decadente em que vivemos, é só uma a questão de tempo a
sua oficialização e contaminação da nova moda em todas as denominações
evangélicas. Com suas mentes cauterizadas, indiferentes aos perigos de divisão,
indiferentes aos escândalos e indignações de muitos pastores sérios, as
insensíveis feministas perseguem ávidas o púlpito, que será entregue pelos
homens desmoralizados. No contexto que se aceitar essa doutrina estranha, serão
rasgados então, todos os textos mencionados da palavra de Deus, o que atrairá
as maldições para os próprios defensores da ordenação de mulheres, que deixarão
o vento das seguintes doutrinas malignas adentrar em seus lares e igrejas:
ABERTURA DAS SEGUINTES PORTAS :
1 DESTRUIÇÃO DO PAPEL DO HOMEM COMO LÍDER NO
LAR;
2 ESFRIAMENTO ESPIRITUAL;
3 IMORALIDADE; e
4 CONIVÊNCIA COM OS HOMOSEXUAIS COMO MEMBROS
DE IGREJA; E DA CONSEQUENTE ORDENAÇÃO DE HOMOSEXUAIS E LÉSBICAS.
Todas essas maldições, que não são novidade,
já se abateram há tempo nos países que adotaram essa apostasia gradual. O diabo
é assim: vai comendo o mingau dos tolos pelas bordas... É o caso do sapo cozido
na água quente.
CONCLUSÃO
Satanás sabe, melhor do que os defensores da
deturpação do lar, que a família é a base de uma igreja e por conseqüência de
uma nação bem ajustados e em harmonia. A sanha do inimigo é evidente contra o
Senhor.
Graças a Deus pelas santas mulheres que
encontram grande prazer em cumprir o divino papel que Deus lhes concedeu de
submeterem-se em amor aos seus maridos. Mulheres que se regozijam no papel da
maternidade e na devoção a sua família, que amam seus lares e exercem uma
profunda influência espiritual sobre as crianças e todos os que as cercam.
Só para as mulheres:
Santas irmãs! Só a eternidade vai revelar o quanto suas vidas dignas significaram para a causa do Senhor Jesus Cristo! Vocês, que são fiéis à palavra de Deus, e não levam a mesma na brincadeira, devem com urgência, orar com fervor por suas famílias, que é, depois da salvação, o maior bem que temos nesse mundo.
Não se deixem envenenar por essas mulheres carnais que destilam a peçonha da rebelião! Elas estão minando mais ainda os homens desmoralizados que não "vestem mais as calças" em seus lares e igrejas. Não deixemos que a perversão dos papéis do homem e da mulher sejam corrompidos por tolos que não respeitam a palavra de Deus e atacam os fundamentos deixados pelo Senhor para o nosso próprio bem.
Devemos orar
também pela crianças e jovens que nos sucedem na caminhada da vida, para que as
poucas famílias que levarem a sério a palavra de Deus, sejam um exemplo nesse
contexto podre de degeneração do lar que tem atraído o juízo do Senhor. Que
Deus nos abençoe e nos faça fiéis!
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