sábado, 1 de fevereiro de 2020

A ORIGEM DO MAL


A ORIGEM DO MAL

Como o mal se instalou no coracao de lucifer se onde ele habitava so existia bondade e o amor?

Minha visão do mal em si é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver por aí, popularmente falando.
Estamos acostumados a entender o "mal" como se fosse uma obra criada, uma alternativa a mais para se optar por ela, ou uma sugestão que nós é imposta imperceptivelmente.

Mas isso tudo não explica como ele, em si, surgiu no mundo, ao mesmo tempo que nos ISENTA DE CULPA, o que seria uma incoerência total se pensamos no Juízo Final. Minha proposta é analisarmos isso biblicamente.

Creio na possibilidade de escolha, por parte da criatura, entre Deus e outros caminhos, tal como o irmão Leonardo Dias disse aqui. Por isso sou carinhosamente chamado pelos predestinistas de "Arminiano"... 

Com isso, eu posso afirmar que Deus não criou o mal e que tudo o que vemos ao redor do mundo que nos entristece na verdade decorre de um DIREITO que nos foi legado pelo Criador: O LIVRE ARBÍTRIO.

O Senhor, soberano e poderoso que é, nunca precisou criar seres que não tenham possibilidade de optar, amorosamente, por Ele. Toda a Bíblia é permeada com a palavra AMOR por parte do Criador por nós, e é justo que Ele queira também ser seguido pelos que O amam. Única e exclusivamente pelos que O amam.

O que hoje chamamos de Satanás, na verdade era um querubim ungido, sinete de perfeição, que habitava diante de Deus e que tinha autoridade sobre boa parte da corte celestial:

Ezequiel 28:12 - 14: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei como o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

O verso 15 em diante, até o verso 19, mostra uma das cenas mais tristes da Bíblia toda:

15 - 19 : Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

Interessante é notar que tudo começou quando o anjo caído quis ser igual a Deus, e começou a trabalhar nesse intento. Dali é que decorrem a "violência" e o "pecado". Repare, pois, que da atitude unilateral do anjo é que as coisas erradas começaram a surgir no Universo.

Me impressiona, particularmente, a expressão "comércio" ali inserida, que no hebraico é grafada como rek-ool-law:
Essa palavra originalmente tem a ver com negociação, trading, oferta de venda. Isso nada mais é do que o início das atividades que conhecemos como TENTAÇÃO, ou seja, um convencimento que algo é bom para nós, para que o aceitemos tal fato como verdade.

Não foi assim que Eva e Adão caíram ? Mas a primeira tentação foi no céu, e o resultado são os demônios.

Mas Deus é soberano, Deus não destruiu o Diabo porque seria uma mostra muito pequena de Sua personalidade e poder. Ele julgou ao anjo, expulsou-o do Céu, e para mostrar como Ele é Santo e Poderoso, criou o homem e nos dá hoje a possibilidade de sermos, em Cristo, aqueles que irão julgar tanto o diabo como os anjos que o seguiram.

Repare, é uma HUMILHAÇÃO para o diabo isso, pois nós homens somos MAIS FRACOS do que ele, em termos de criação:

Hebreus 2:6,7 - Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites?

Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste.

Agora imagina vc a raiva que sente um demônio, sendo anjo, de ter que OBEDECER a um homem de Deus que o repreende para que saia de uma vida !

E o ódio mortal que o diabo sente de nós é por causa disso: somos nós quem haveremos de julgá-los: I Coríntios 6:3 - Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

Resumindo, o mal não surgiu de Deus, mas foi resultado da opção de um anjo decaído, que se utilizou mal de uma mostra de soberania divina: a possibilidade de escolha entre servi-Lo ou opor-se a Ele.


Se Lucifer fez a escolha de ser mal é por que havia a opção. Então quem criou a opção de ser mal?


Ez 28:15,16 : Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste.

O mal originou-se no próprio íntimo do anjo; tanto é verdade que ele não teve perdão e não há possibilidade de salvação, pois caiu sem ser tentado, inovou a partir de si mesmo algo para o qual não foi criado.

Faça uma analogia com o ser humano: alguém criou a pólvora na China, outro alguém criou a arma. Alguém criou o avião e depois morreu de desgosto ao ver sua invenção sendo usada na Guerra.

Foi culpa dos criadores destes artefatos ? Não, né ?

Deus criou um querubim ungido. Teve culpa se ele resolveu tornar-se satanás ?


Inovou a partir de si mesmo algo para o qual não foi criado.

Isso eh possivel!????
Eu sei que sou repetitivo, mas vou convidar vc a olhar de novo o mesmo versículo:

Ez 28:15,16 : Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste.

Repare nos verbos:

ERA perfeito desde que FOI CRIADO : então Deus criou um ser perfeito !

Em ti se ACHOU iniquidade : a iniquidade não foi criada junto com o anjo, ela SURGE dentro dele.

O teu coração se ENCHEU de violência : o diabo não foi criado com a violência, ele deliberadamente fez isso.

Pela abundância do TEU comércio : Deus não tinha parte com essa atividade do anjo, pois mostrou ali que havia uma atitude própria e racional do anjo.

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Será que o homem é falho a ponto de deixar cair em pecado, mesmo sendo a imagem e semelhança de Deus?






Nenhum comentário:

Postar um comentário