sexta-feira, 9 de maio de 2014
RECEBA AS CRITICAS E LEIA
Como lidar com as criticas positivamente
Receber críticas faz parte da vida, e quem trabalha em
equipe ou realiza alguma atividade para o público acaba sempre recebendo sua
parcela delas, justas ou não.
E às vezes elas precisam mesmo, mas é
necessário saber lidar com as demais críticas de forma positiva.
Mas as dicas abaixo são
para os demais momentos, aqueles em que você pode e deve reagir com tolerante
elegância, aceitando de forma positiva a crítica feita sem intenção de ofender.
Às vezes
é necessário morder a isca e entrar em um bate-boca, mas se você entrar em
todos eles, pode até “ganhá-los” várias vezes, mas progredirá menos. Reagir a
provocações pode ser importante, mas não é boa estratégia – quem sempre reage
pode ser facilmente manipulado e conduzido.
Não desperdice o feedback: por mais mal-educada e
inapropriada que a crítica seja, ela traz em si algum feedback – sobre o seu
serviço, sobre você mesmo ou até sobre a pessoa que está criticando.
Identifique-o, e atue sobre ele, mesmo que você não vá responder ao autor.
Agradecer, e de fato levar em conta a informação
recebida, pode ser uma boa resposta inicial, principalmente quando você tem
certeza de que, a longo prazo, você será cada vez mais bem-sucedido na
iniciativa que está sendo criticada.
Na maioria das vezes, as críticas viciosas são reflexos de
problemas de quem está criticando, e não de algo que a pessoa que está sendo
criticada fez, ou deixou de fazer. Mas só podemos controlar a nós mesmos, e não
aos outros, portanto cabe a cada um de nós saber como prefere lidar com a
situação.
Qual a sua técnica?
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