terça-feira, 9 de junho de 2020

CONSULTANDO OS MORTOS


CONSULTANDO OS MORTOS


O texto é I Samuel 28:

1-) A situação:

1 E SUCEDEU naqueles dias que, juntando os filisteus os seus exércitos à peleja, para fazer guerra contra Israel, disse Aquis a Davi: Sabe de certo que comigo sairás ao arraial, tu e os teus homens. 2 Então disse Davi a Aquis: Assim saberás o que fará o teu servo. E disse Aquis a Davi: Por isso te terei por guarda da minha pessoa para sempre. 3 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores. 4 E
ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. 5 E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.

*****Explicação: Davi estava do lado filisteu, em parceria com o rei Aquis e Saul sabia disso. Sabia que o ungido do SENHOR, aquele que o próprio DEUS escolhera estava subindo para lutar contra ele. E ele não tinha mais Samuel para lhe dar conselhos. O texto também informa que os adivinhos e médiuns
(Walters mercados e mães dinahs da época)tinham sido expulsos por Saul, com certeza em uma ação apenas para agradar ao povo e fazê-los pensar que ele era um rei piedoso.Isto quer dizer que Saul queria passar para o povo uma imagem sua que não era real, ou seja, MENTIRA.

2-) DEUS não fala à Saul:
6 E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

*********Explicação: Saul, desesperado, tentou falar com DEUS esperando dele
uma saída. Mas não houve resposta. Pelos meios legais estabelecidos por DEUS na época, Saul não teve nenhuma orientação divina quanto ao assunto.  Precisamos usar então nosso bom senso e compreender que, após isso, qualquer  resposta que Saul receber NÃO SERÁ DE DEUS !!! Ora se não de DEUS será de quem ? Do pai da MENTIRA.

3-) o jeitinho do Homem
7 Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o  espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus  criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. 8 E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas...

*****Explicação: Saul não era brasileiro mas sabia dar jeitinhos:

-          DEUS não respondeu ? Não tem problema ! Eu consulto uma feiticeira que me fará falar com Samuel - Com certeza era este o pensamento de Saul. E seus criados pensavam igual, tanto que já sabiam quem indicar para que Saul pudesse consultar. Se sabiam, com certeza eles também deviam se consultar,
pois estes adivinhos e feiticeiras não tinham sido expulsos ? Como eles sabiam desta remanescente ? E também percebemos que eles não tiveram medo de falar para Saul a localização desta mulher, pois sabiam que a intenção de Saul era se consultar como eles e não matá-la ou expulsá-la, como
enganosamente tinha feito o povo de Israel pensar. Outro detalhe: por que Saul se disfarçou para ir de encontro à mulher ? Porque não queria que todos descobrissem a sua MENTIRA. Neste lamaçal nojento de pecado e mentira vemos que o coração de Saul nunca fôra para com DEUS, pois uma pessoa temente a DEUS, nunca faria isso, mesmo que DEUS não responda no momento que ela queira pois ela espera confiantemente no SENHOR (Salmo 40:1). Esta pessoa temente à DEUS também sabe que DEUS tem todo o direito de dizer NÃO a seus filhos e não vai se portar como um filho rebelde, saindo por aí e procurando outras respostas.

-          4-) Falso Juramento...e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.
9 Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? 10 Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.

-          *****Explicação:

a-) Como Saul podia jurar em nome do DEUS que ele acabara de desonrar ? Que
cara de pau !!!! Ele estava se mostrando todo imponente para a mulher mas
por dentro ele estava desesperado, pensando na batalha contra os filisteus e Davi.

b-) Outro detalhe: A mulher deve ter percebido quem ele era, não só pelo  porte atlético, pois a Bíblia nos relata que Saul sobressaía aos ombros dos  homens, quer dizer que era alto, e na passagem de Davi contra Golias, vemos  que a armadura de Saul ficou enorme em Davi, isto quer dizer que este tinha  um porte Físico bem avantajado e todos sabiam disso. E também se ele estava  jurando em nome do SENHOR, a mulher deve ter percebido que era algum  israelita que conhecia as leis de DEUS mas que estava pecando por ir até  ela.

c-)Mais uma coisa interessante: Saul pediu para a mulher fazer SUBIR a
alguém. Naquela época já se tinha a idéia de que DEUS está em CIMA no céu. E
o mundo dos mortos é EMBAIXO. Logo, se DEUS está EM CIMA o que vem DE BAIXO
não pode ser de DEUS.

5-) A Sessão começa...

11 A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me  subir a Samuel. 12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e  falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. 13 E  o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo
deuses que sobem da terra. 14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela:  Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que  era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. 15 Samuel disse  a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui
angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem  desviado de mim, e não me  Responde mais, nem pelo ministério dos profetas,  nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei  de fazer.

-         
*****Explicação: Isto é mesmo uma típica sessão espírita. Eu louvo à DEUS  que manteve na Bíblia erros, pecados, coisas imundas e feias e atos de  rebeldia como esse, para que fique bem claro para nós que a sua vontade é  OBEDECER à DEUS. A mulher revela para Saul que ela descobriu que ele era  Saul (como se ela não soubesse antes...). Ela diz que vê "deuses" subindo da
terra. o autor coloca em letra minúscula, significando que não era o DEUS de
israel mas sim outros deuses menores.
-         
Voltando a explicação, a mulher diz que a figura que ela vê é um ancião  e está envolto em uma capa. Ora, das duas uma: como a mulher já tinha  percebido o que Saul fora fazer ali, começou a induzir que ele pensasse que  Samuel estava subindo, pois todos sabiam que os profetas e sacerdotes
daquela época usavam capas, como sinal de autoridade (vide Elias, Eliseu e o
próprio Paulo) ou então o próprio inimigo, o Diabo, estava usando a vida da
médium para mostrar aquelas imagens. Isto é bem claro pela elucidação que  Hebreus 9:27 nos dá:
-         
"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois  disso o juízo" - isto quer dizer que os homens não podem voltar ao mundo dos  vivos, ou "subir" para cá. O que também faz cair por terra toda a falácia da  reencarnação.( se bem que este é um outro assunto que posso explicar algum
dia desses também...)
-         
Ora, sejamos sensatos: Quem, além de DEUS, está acompanhando o homem  desde o jardim do éden ? Quem almeja destruir-nos e para isso sabe tudo  sobre nós ? Quem pode se fazer passar por anjo de luz, ou imitar nossa voz,  letra, saber de coisas que só nós sabemos, segredos e lugares secretos ?
Apenas se for um ser espiritual, invisível e que possa estar em todo lugar  que quiser, pois este mundo lhe pertence, ou então enviar alguns de seus  emissários. Para todas estas perguntas só há uma resposta: Satanás. É ele  que fala através da médium, para enganar a Saul e levá-lo à destruição.

6-) Desmascarando o inimigo:
-         
16 Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor  te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? 17 Porque o Senhor tem feito  para contigo como pela minha boca te disse, e o Senhor tem rasgado o reino  da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi. 18 Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor da sua ira contra
Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto. 19 E o Senhor entregará também  a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis  comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus. 
-           
-          ****Explicação: O suposto Samuel joga na cara de Saul a verdade: Como ele  queria saber algo sobre   questão se nem DEUS lhe respondera ? Agora vamos analisar as declarações que este "Samuel" falou:
-         

a-) Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e  o Senhor tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a  Davi. Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor  da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.
-         
Vejamos a história que "Samuel" citou acima. Ela está em I Samuel  15:18 a 31:  Saul não obedecera à ordem do SENHOR, antes quis dar um jeitinho e  acabou perdendo o trono. E o inimigo estava lá para ver e registrar tudo  isto, pois poderia usar em um momento futuro, como nesta sessão que estamos analisando, que vemos ele dizer em nome de Samuel o que na verdade apenas
presenciou.

b-) E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e  amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor  entregará na mão dos filisteus.
-         
****Explicação: Que Israel iria ser derrotado já dava pra saber. Nem  precisava deste trabalho todo !!! Mas notem que o "Samuel" afirma que  "AMANHÃ" Saul e seus filhos estaria com ele, ou seja morreriam no dia  seguinte. Mas o relato do Livro entra no próximo capítulo sem mencionar a
morte de Saul logo de início. Será então que o que este Samuel falou foi  verdade ? Vejamos:
-         

 Logo no capítulo seguinte, o 29, vemos:
-         
"10 Agora, pois, amanhã de madrugada levanta-te com os servos de teu senhor, que têm vindo contigo; e, levantando-vos pela manhã, de madrugada, e havendo luz, parti. 11 Então Davi de
madrugada se levantou, ele e os seus homens, para partirem pela manhã, e voltarem à terra dos filisteus; e os filisteussubiram a Jizreel.
-         

****Levantaram pela madrugada: Isto quer dizer que se passou 1 dia.
-         
11 SUCEDEU, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague 12 Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe
o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.
-         

*****Nestes dois versículos vemos que Davi levou 3 dias para chegar à Ziclague. Somamos mais 3 dias.
-         
17 E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte;
-         
****Davi estava lutando com os Amalequitas e esta batalha, conforme o versículo acima durou mais 1 dia.
-         
Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia. 
-           
-          *****Somente no último capítulo do livro, o 31 vemos o cumprimento da profecia, a morte de Saul.
-         

1 + 3 + 1 = 5 dias
-         
Logo, a profecia do "Samuel" é falsa, pois não foi no dia seguinte  que Saul morreu e sim 5 dias depois.
-         
b-) Um outro detalhe é que o suposto Samuel diz que Saul e seus filhos iriam  para o lugar que ele estava. Se já entendemos que este "Samuel" está EM  BAIXO e não EM CIMA onde está nosso DEUS, onde é que Saul foi parar ? Com  certeza não é no Céu onde o verdadeiro Samuel está aguardando o cumprimento  da Palavra do SENHOR.
-         
7-) Final da farsa:
-         
20 E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por
causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha  comido pão todo aquele dia e toda aquela noite. 21 Então veio a mulher a  Saul e, vendo que estava tão perturbado, disse-lhe: Eis que a tua criada deu  ouvidos à tua voz, e pus a minha vida na minha mão, e ouvi as palavras que
disseste. 22 Agora, pois, ouve também tu as palavras da tua serva, e porei  um bocado de pão diante de ti, e come, para que tenhas forças para te pores  a caminho. 23 Porém ele o recusou, e disse: Não comerei. Porém os seus  criados e a mulher o constrangeram; e deu ouvidos à sua voz; e levantou-se
do chão, e se assentou sobre uma cama. 24 E tinha a mulher em casa um  bezerro cevado, e se apressou, e o matou, e tomou farinha, e a amassou, e a  cozeu em bolos ázimos. 25 E os trouxe diante de Saul e de seus criados, e  comeram; depois levantaram-se e partiram naquela mesma noite.
-         

*****Explicação: Saul caiu estendido, desolado. O que ele pensou que poderia  ajudar acabou piorando as coisas. E mais, ele acabara de ouvir que iria  morrer. Que sensação horrível. Nem a falsa preocupação da médium para com  Saul, oferecendo bolinhos e comida lhe agrada. Ele come forçado e com  certeza nem apreciou, só engoliu, pensando no que iria ocorrer.
-         

Espero que com as explicações acima tenha sido claro em minha intenção  de mostrar que a Bíblia é INERRANTE, ou seja, nada nela está errado ou se  contradiz e sim que ela É a Palavra de DEUS. Ela contém erros, falhas,  pecados, imundícies humanas, justamente porque é um livo do DEUS perfeito
para o homem pecador. Um manual de regra e prática para seguirmos como ela  mesmo afirma:

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar,  para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de  Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (II  Timóteo 3:16


PAZ PERFEITA


PAZ PERFEITA

                        “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti” (Isaías 26:3).
            Esta é uma promessa maravilhosa e o alvo de todos nós deve ser torná-la nossa experiência. A maneira para se fazer isto é simples: manter nossas mentes cativas no nosso Senhor. Mas apesar de simples, reconheço que não é nada fácil para a maioria das pessoas. Elas preferem pensar nos negócios, no prazer, nas notícias do dia-a-dia, na política, na escola, na música ou na obra do Senhor, ao invés de pensar no próprio Senhor.
            Claro, os negócios e outras coisas devem fazer parte dos nossos pensamentos e nós também devemos prestar atenção à obra do Senhor, se O amamos e as almas por quem Ele morreu; mas assim como a noiva pensa durante todo o seu trabalho e lazer em seu amado, e assim como a jovem esposa cheia de novos cuidados está, no íntimo, em comunhão com seu marido, mesmo que ele esteja longe dela, assim também devemos, em tudo, estar em intimidade com Jesus, pensando Nele e deixando nossos corações confiar inteiramente em Sua sabedoria, amor e poder; aí então seremos conservados em “perfeita paz.”
            Pense só nisso! “Todos os tesouros de sabedoria e conhecimento estão escondidos” Nele, e nós, em nossa ignorância e insensatez, estamos “aperfeiçoados nele.” Podemos não entender mas Ele entende. Podemos não saber mas Ele sabe. Podemos ficar perplexos mas Ele não fica. Então devemos confiar Nele se somos Dele e assim seremos conservados em “perfeita paz.”
            Por dez mil vezes estive em apuros sem saber o que fazer, mas oh, como me confortava saber que Jesus via do início ao fim e estava fazendo com que tudo cooperasse para o meu bem porque eu O amava e confiava Nele! Jesus nunca fica desorientado e quando ficamos perplexos e confusos por nossa insensatez e falta de visão, Jesus, na plenitude de Seu amor e com toda a Sua infinita sabedoria e poder, está resolvendo os desejos dos nossos corações, (se forem desejos santos); Ele não diz: “Ele acode à vontade dos que o temem” (Sl. 145:19)?
            Jesus não somente tem sabedoria e amor, como também nos assegura que “todo o poder no Céu e na terra” Lhe pertence, de forma que os conselhos de Sua sabedoria e o terno desejo de Seu amor não possam falhar por falta de poder para cumpri-las. Ele pode transformar os corações dos reis e fazê-los cumprir a Sua vontade, e o Seu fiel amor O levará a fazer isto se nós, tão somente, confiarmos nEle. Nada é mais surpreendente para os filhos de Deus que confiam Nele e observam os Seus caminhos do que as maravilhosas e inesperadas libertações que Ele opera em suas vidas e o tipo de pessoa que Ele usa para cumprir a Sua vontade.
            Os nossos corações anseiam ver a glória do Senhor e a prosperidade de Sião. Oramos a Deus e ao mesmo tempo indagamos como o desejo de nossos corações serão atendidos, mas confiamos e olhamos para Deus e Ele começa a trabalhar com as pessoas mais improváveis e da maneira mais peculiar para responder às nossas orações e recompensar a nossa fé paciente. E assim em todas as pequenas provações irritantes e demoras da nossa maçante vida cotidiana, se confiarmos e continuarmos nos regozijando em tudo o que nos aborrece, veremos que Deus trabalha por nós, pois Ele diz que é “socorro bem presente na angústia”, em todos os problemas, e assim Ele é para todos os que mantêm suas mentes cativas nEle.
            Faz pouco tempo que o Senhor permitiu que eu passasse por uma série de períodos pequenos de provações agudas, programadas para me aborrecer ao máximo. Mas enquanto eu orava e esperava Nele, o Senhor me mostrou que se eu tivesse mais confiança Nele durante as minhas dificuldades, eu poderia me regozijar e obter bênçãos no meio das minhas provas, assim como Sansão tirou mel da carcaça do leão que ele matara. E assim realmente foi na minha experiência. Bendito seja o Seu santo nome! Eu realmente me alegrei, e provação após provação desapareceu, e somente a ternura da presença e da bênção do meu Senhor permaneceram. Desde então o meu coração tem permanecido em perfeita paz.
            Deus não faz isto tudo para eliminar o nosso orgulho, para nos humilhar e nos fazer ver que o nosso caráter é mais importante do que o nosso serviço para Ele, para nos ensinar a caminhar pela fé e não por vista, e para encorajar-nos a confiar e a ficar em paz?
            Por outro lado, que não haja uma pessoa sincera, cuja fé é pequena, e nem um daqueles grandes convencidos que parecem pensar que se eles não se preocupassem, se lamentassem e andassem correndo por aí, fazendo um grande barulho, o universo pararia e se arruinaria - que nenhum desses suponha por um instante que há alguma semelhança entre “perfeita paz” e perfeita indiferença.
            A indiferença é filha da preguiça. A paz é filha de uma fé que nunca se cansa na sua atividade, uma atividade que é a mais perfeita e a mais poderosa de que o homem é capaz, pois através dela, pobres homens desarmados já “subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos” (Hb 11:33-35).
            Para exercitar esta fé poderosa que traz “perfeita paz,” nós devemos receber o Espírito Santo em nossos corações e reconhecê-Lo, não como uma influência ou um atributo de Deus, mas como o próprio Deus. Ele é uma Pessoa e nos fará conhecer a Jesus e a entender Sua mente e vontade e a compreender Sua constante presença, se confiarmos nEle. Jesus está sempre presente conosco e se ansiarmos por Ele, Ele Se agradará tanto que sempre nos ajudará a fixar nossas mentes Nele.
            Entretanto, isto vai requerer um esforço de nossa parte; pois o mundo, os negócios, a fraqueza da carne, as enfermidades de nossas mentes, o mal exemplo das pessoas ao nosso redor, e o diabo com todas as suas artimanhas, tentarão desviar nossos pensamentos do Senhor para nos fazer esquecê-Lo. Assim, talvez, não mais do que uma ou duas vezes em vinte e quatro horas os nossos pensamentos e atenções estarão voltados para Ele, e mesmo assim somente por um grande e concentrado esforço; às vezes mesmo em tempos de oração podemos não encontrar com Deus.
            Vamos, então, cultivar o hábito de ter intimidade com Jesus. Quando os nossos pensamentos se desviarem Dele, vamos trazê-los de volta, mas vamos fazer isto em silêncio e pacientemente, pois qualquer impaciência, mesmo conosco mesmos, é perigosa, perturbando nossa paz interior, abafando a calma voz do Espírito, e impedindo a graça de Deus de nos dominar e controlar nossos corações.
            Mas se, com toda a mansidão e humildade de coração, permitirmos que o Espírito Santo habite em nós, e obedecermos à Sua voz, Ele manterá nossos corações em santa calma em meio às dez mil inquietações, fraquezas e problemas.
            “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Fl 4:6,7).

Por Samuel L. Brengle


A IGREJA E SEUS MEMBROS


Você é um membro fiel?
No livro de Hebreus, capítulo 10, versos 24 e 25, lemos:
"Consideremos-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admostações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima."
A participação na igreja é um assunto delicado que preocupa muitos os pastores, e não sou diferente. Não consigo compreender por que alguns cristãos insistem em enganar a si mesmos, negando-se esse privilégio básico, mas compreendo o raciocínio que está por trás de algumas desculpas apresentadas. Houve um tempo em meus anos de adolescência e juventude quando me rebelei e, por razões que ainda não decifrei completamente, passei por um período de "crítica aos hipócritas". As vidas de alguns cristãos que conhecia não eram coerentes e eu era muito imaturo naquele tempo para lidar com isso, de modo que simplesmente "sai fora"! Somente após o nascimento de minha primeira filha é que despertei para a realidade da minha responsabilidade como marido e como pai. Eu era responsável diante de Deus pela liderança no lar e tinha uma criança que "deveria treinar no caminho onde ela deve andar". Felizmente, o Espírito Santo chamou minha atenção e logo em seguida ingressei em uma Igreja Batista Fundamentalista Independente - no dia do primeiro aniversário da minha filha. Graças a Deus, desde aquele dia, há 35 anos, toda minha família tem participado regularmente na igreja. Menciono isso porque quero que você saiba que compreendo suas desculpas. "Eu já estive lá, já fiz a mesma coisa, já vesti a camisa!"
Agora então, vamos conversar sobre sua situação em particular. Se você participa regularmente e coopera com sua igreja, isso realmente é maravilhoso - continue fazendo o bom trabalho! Mas se você somente vai ocasionalmente, ou nunca vai - permita-me apresentar algumas reflexões para você meditar. Para começar, quero discutir os vários grupos de pessoas que constituem uma congregação típica:
Muitas pessoas que afirmam não serem cristãs vão à igreja. Eu sinceramente espero que elas continuem a fazer isso e venham a conhecer Jesus Cristo como Salvador pessoal. No entanto, para essas caras pessoas, preciso deixar claro que a ida à igreja de modo algum "compra" qualquer coisa diante de Deus. Não existe um sistema de pontuação e Deus não fica marcando quantos pontos você acumulou. Para ser parte da família de Deus, você precisa nascer nela, precisa passar pela experiência do Novo Nascimento em Cristo. Portanto, exorto-o a ir para nossa Página da Salvação para saber o que precisa fazer para ser salvo.
Outro grupo que encontramos nas igrejas é formado por cristãos nominais, pessoas que foram batizadas e aceitas como membros da igreja. No entanto, elas nunca passaram de verdade pelo novo nascimento. Em minha experiência, a maior parte desse grupo raramente aparece. Eles realmente gostam das refeições em conjunto, das brincadeiras e das atividades de comunhão, mas são totalmente avessos às reuniões de oração, aos estudos bíblicos e à pregação. A única hora em que você pode contar com a presença deles é quando a igreja passa por problemas internos e eles são convocados a participar na discussão. Isso é uma pena e precisamos orar por essas pessoas para que Deus as convença da sua falsa profissão de fé e que elas possam ser salvas de verdade.
O terceiro grupo é formado pelos santos verdadeiros. Eles conhecem a Cristo como seu Salvador e Senhor de suas vidas, mas mesmo assim não comparecem à igreja regularmente. Suas desculpas são inúmeras e eu já usei a maioria delas. Este sermão é direcionado especialmente a essas pessoas. Quero que todos vocês, irmãos e irmãs, que estão neste grupo, saibam que eu os amo, mas é minha obrigação adverti-los que estão prejudicando a si mesmos e as suas famílias. E não somente isso, mas sua inatividade está privando a igreja da sua presença, da sua influência e de sua cooperação. Talvez você não saiba disso, mas quando foi salvo, Deus o capacitou com pelo menos um dom espiritual - uma capacidade ou talento sobrenatural que ele quer que você use para honra e glória de Jesus Cristo. Embora esses dons não sejam de modo algum restritos a "uso somente na igreja", a experiência ensina que eles são complementares - isto é, são muito mais eficientes quando utilizados em conjunto com os dons dos demais membros da igreja.
Para ilustrar esse princípio, gosto de usar a analogia dos pedaços de carvão, que fazem uma grande fogueira quando estão amontoados uns sobre os outros. No entanto, se você separar os pedaços de carvão e espalhá-los no chão, a capacidade total de aquecimento deles fica grandemente reduzida. Quando você se afasta da congregação, está privando a igreja dos seus dons e sua ausência faz falta aos demais! Nunca aceite a idéia que você não é importante e que não faz falta, pois isso não é verdade. Nem todo mundo pode cantar no coral, ou servir como introdutor, ou ser um professor da Escola Dominical, ou seja lá o que for - mas todos podem e devem ocupar seus lugares nos bancos! Quando você deixa sua congregação, não se engane, o pastor sente sua falta. Peço às mulheres que considerem isto: Imagine que você passe toda a semana planejando um almoço especial, compre todos os ingredientes, cozinhe, arrume e ponha a comida na mesa, e depois ninguém apareça para comer! Você ficaria bastante decepcionada, não ficaria? Imagine como seu pastor se sente quando basicamente a mesma coisa acontece com ele! Ele passa a semana preparando um sermão baseado na Palavra de Deus, para alimentar seu rebanho no domingo, e então vários membros da família não aparecem, demonstrando que não estão com fome. Finalmente, você já considerou o dano espiritual que está causando a si mesmo e a seus filhos ao deixar de receber o alimento? O apóstolo Paulo falou a respeito dos "bebês de mamadeira" - aqueles que são imaturos e não podem digerir alimento sólido (uma costela assada, temperada com alho) e precisam receber leite. Logicamente, ele estava se referindo à imaturidade espiritual que acompanha a falta de conhecimento.
Aprendi, da forma dura, que não existem atalhos para se alcançar a maturidade espiritual. Para adquirir um conhecimento razoável da Bíblia é necessário dedicar tempo em um estudo constante. Uma pessoa poderia passar toda sua vida ouvindo seu pastor e ainda assim não aprender tudo o que deveria, se não estudar a Palavra de Deus por si mesma. Então imagine o quão pouco você pode saber se raramente ouve a Palavra ser pregada - o método que Deus escolheu para propagá-la. Exorto-o a determinar que, com a ajuda de Deus, você vai seguir as palavras do comercial de tênis que diz: "Just do it!" e fazer isto - Entre na igreja e ocupe-se com as coisas de Deus, e nunca volte atrás! Para ser bem sucedido você precisará desenvolver disciplina pessoal. Para ser honesto, não gosto de me barbear todos os dias e pentear meu cabelo rebelde é uma dificuldade - mas faço essas coisas rotineiramente porque elas precisam ser feitas, juntamente com muitas outras tarefas todos os dias que não são especialmente divertidas. Isso é disciplina pessoal e acaba depois sendo benéfico para aqueles que a exercitam. Acredite-me, após um pouco de tempo, a participação na igreja tornar-se-á um rotina tão natural que você ficará triste quando alguma circunstância o impedir de ir. Quando seus filhos forem educados assim, não haverá discussões nas manhãs de domingo sobre se a família vai ou não à igreja.
Sim, sei que alguns de você podem estar pensando agora, "Mas você não conhece nosso pastor - ele é tão seco quanto um pão de três dias!" ou "Não aproveito nada de suas suas mensagens!" e "Ele é um professor, não um pregador" - o que me faz lembrar de uma calorosa discussão entre um homem e sua mulher. "Nunca mais vou voltar àquela igreja; as pessoas lá são muito frias." O homem diz, "E eles me tratam como se eu fosse um leproso." A mulher retruca, "Mas, querido, você precisa voltar - você é o pastor!". Embora isso seja engraçado, os pregadores também são seres humanos - com sentimentos como todos os demais. Estamos plenamente conscientes de nossas limitações. Enfadar minha congregação é algo que realmente me preocupa, mas meu trabalho é pregar a Palavra, não entreter o público. Algumas vezes, a tentação de fazer isso é grande e quase não resisto. Mas, para ser fiel ao meu chamado, preciso enfatizar aquilo que é o mais importante. Você sabe onde está a "descrição do trabalho" de um pregador na Bíblia? Em 2 Timóteo capítulo 4, a partir do verso 1. Paulo está falando para seu "filho na fé":
"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina".
Isso lhe dá uma melhor compreensão sobre "de onde vem o pregador?". Ele não precisa estar participando de um concurso de popularidade, e a capacidade de oratória não é um de seus pré-requisitos. Sua principal responsabilidade é "pregar a Palavra". Há um poder sobrenatural na Palavra de Deus. Os pregadores cometem um grande erro quando tentam divertir e entreter as pessoas para mantê-las alegres como membros da igreja. O tamanho relativo da congregação deve ser determinado pelo Senhor somente - não pela nossa habilidade como bons apresentadores. Os planos e programas do pregador sempre precisam ser secundários e diretamente dependentes do que diz a Palavra. Enquanto seu pastor estiver firme na Palavra e pregá-la da melhor maneira que estiver ao seu alcance, dê-lhe seu total apoio e ore por ele. A oração intercessória da sua parte fará mais pelos sermões do seu pastor do que você pode imaginar! E, se na sua opinião, os sermões dele são muito áridos, ore especificamente por isso. Talvez você venha a descobrir que o problema está em você e não nele! Todos nós gostamos de pregadores que contam anedotas e que são grandes oradores. Isso é simplesmente característico da natureza humana. No entanto, acho que é seguro dizer que a vasta maioria dos pregadores/pastores não se encaixa nessa descrição. A maioria de nós está simplesmente tentando fazer o melhor que pode com o que tem para trabalhar. É consolador saber que Moisés não era um grande orador e que aparentemente o apóstolo Paulo também não, pois foi criticado pelo que era visto como sua falta de habilidade! No entanto, se eu tivesse de escolher entre ouvir o melhor orador do mundo ou ouvir o apóstolo Paulo pregar um sermão enfadonho, adivinha o que eu escolheria? Ame seu pastor, apóie-o com sua presença nos cultos, ofereça-lhe sua face cordial para conversar. Você verá que ele poderá ser um de seus melhores amigos quando você realmente precisar de um.
O último grupo, "os poucos fiéis", são a espinha dorsal da igreja. Digo freqüentemente que 10% dos membros das igrejas acabam fazendo o trabalho que seria dos 100%. Isso não deveria ser assim, mas normalmente é o que acontece. Para esses, faço meu agradecimento pessoal e digo "Muito bem, servo bom e fiel!" Acho que não falta muito tempo para que ouçam as mesmas palavras dos lábios de seu Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Finalmente, no nosso texto do capítulo 10 de Hebreus, vemos que o autor instrui os crentes a se aconselharem e a se encorajarem uns aos outros ".. tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima". A qual dia ele está referenciando aqui? Os mestres conservadores da Bíblia dizem que é uma referência ao "dia de Cristo" - os eventos do fim dos tempos, dos quais o período da tribulação é apenas uma parte. Quando os crentes virem os sinais e características desse tempo futuro acontecer, devem ser ainda mais diligentes em ir à igreja e em associar-se com outros crentes, para que um encoraje e fortaleça o outro. O próximo grande evento no calendário profético de Deus é o "Arrebatamento da Igreja", no qual ele removerá sua verdadeira igreja (formada pelos verdadeiros crentes) da Terra em uma fração de segundo - "em um piscar de olhos", a Bíblia diz. Ninguém sabe a hora e a data exata do arrebatamento, mas podemos dizer que parece estar muito próxima. Quando esse grande evento ocorrer, dará início a um período de sete anos em que Deus derramará sua ira, sobre Israel em particular, e sobre todas as nações do mundo em geral. Um homem que a Bíblia chama de Anticristo, que será possesso pelo próprio Satanás, aparecerá para governar o mundo por sete anos. Será o tempo mais horrível que este mundo já viu, ou verá. Por causa disso, Deus quer que seus filhos estejam alertas para os sinais da sua vinda.
Gosto de ilustrar esse reconhecimento dos "sinais dos tempos" usando a analogia da ida ao teatro. Quando você vê e ouve a orquestra afinando os instrumentos, movimentos atrás das cortinas, e depois finalmente as luzes começarem a ficar mais toscas - algo certamente está para acontecer! Bem, todas essas coisas - os sinais dos tempos - estão aí para vermos! Os eventos futuros ainda não ocorreram, mas todo o cenário está armado para que eles possam ocorrer a qualquer momento. Por exemplo, o livro do Apocalipse fala de um exército que virá do oriente formado por duzentos milhões de soldados! Até a metade do século XX, isso era considerado totalmente irrealista, mas agora sabemos que a China tem a capacidade de mobilizar um exército desse tamanho. Muitas outras coisas previstas na Bíblia, como esse exército, não são somente possíveis, mas já existem, aguardando apenas o tempo de cumprimento das respectivas profecias. Quando os prazos de Deus chegarem ao fim, o arrebatamento ligará a chave geral para o cumprimento de todos os eventos do fim dos tempos. O pastor David Bay está fazendo um trabalho tremendo com seus artigos da The Cutting Edge para explicar e destacar o que está acontecendo no mundo com relação a esse assunto. Vale a pena você ler e meditar sobre esses artigos.
Como o dia está se aproximando, você não acha bom preparar-se para o que está por vir? Meu conselho é que aproxime-se mais do Senhor e dos seus irmãos em Cristo e depois trabalhe como nunca trabalhou antes, apoiando o pastor e sua igreja enquanto ainda há tempo. Existem muitas pessoas que não ouviram falar do amor de Cristo e existem santos que estão passando por dificuldades e que precisam da sua ajuda.
Envolva-se e seja um cristão fiel. É a minha oração por você.


QUAL É O PROBLEMA EM GOSTAR UM POUCO DE PORNOGRAFIA?


QUAL É O PROBLEMA EM GOSTAR UM POUCO DE PORNOGRAFIA?

Afinal, o que é pornografia mesmo?
Alguém já disse que é mais fácil reconhecer a pornografia do que defini-la. Os dicionários nos dizem que pornografia é o caráter imoral ou obsceno de uma publicação. Material pornográfico é aquele que descreve ou retrata atos ou episódios obscenos ou imorais. Essas definições não ajudam muito pois conceitos como "obscenos" e "imorais" são bastante subjetivos no mundo de hoje. Classificar material pornográfico em "soft" (nudez e sexo implícito) e "hardcore" (sexo explícito contendo cenas de degradação, violência e aberrações) só ajuda didaticamente. Para muitos, Playboy é uma revista pornográfica. Para outros, não. Entretanto, da perspectiva da ética bíblica, definição acima é mais que suficiente.
A popularidade da pornografia
É exatamente pela complexidade do assunto, agravado pela omissão de boa parte das igrejas no Brasil, que muitos evangélicos estão confusos quanto ao mesmo, e não poucos são viciados em alguma forma de pornografia. Aqui estão as minhas razões para essa constatação:
1) A tremenda popularidade da pornografia no mundo de hoje. Uma estatística de 1995 revelou que os americanos gastam mais em pornografia do que em Coca-Cola. Não é difícil de imaginar que a situação no Brasil não seria muito diferente. Até países antigamente fechados, como a China, em 1993 assistiu a uma enxurrada de material pornográfico em seus limites, após ter aberto, mesmo que um pouco, as suas fronteiras para receber ajuda estrangeira. Mensalmente, cerca de 8 milhões de cópias de revistas pornográficas circulam no Brasil. Em 1994 a venda de vídeos pornôs chegou perto de 500 milhões de dólares. Não é de se admirar que as locadoras reservam cada vez mais espaço nas prateleiras para vídeos pornôs. Segundo uma pesquisa, em 1992, 1 a cada 4 brasileiros assistiu a um filme de sexo explícito. O mesmo fizeram 13% das mulheres entrevistadas. Em 1995 esse número dobrou para os homens e aumentou um pouco em relação às mulheres.
2) A imensa facilidade para se conseguir material pornográfico no mundo de hoje. Como na maioria dos demais países "civilizados" (uma conhecida exceção é o Irã) material pornográfico pode ser encontrado e consumido facilmente no Brasil em diversas formas: cinema, canais abertos de televisão, televisão a cabo e no sistema "pay-per-view", Internet, fitas de vídeo, CD-ROMs com material pornográfico, gravuras, exposições de arte erótica, livros, revistas e vídeogames, entre outros. Parece não haver fim à criatividade do homem em utilizar-se dos avanços tecnológicos para a difusão da pornografia. Como disse o escritor francês Restif de la Bretone no século 18, "La dépravation suit le progrès des lumières" ("A depravação segue o progresso das luzes").
O que tem de mais em ver pornografia?
Muito embora os evangélicos em geral sejam contra a pornografia (alguns apenas instintivamente) nem todos estão conscientes do perigo que ela representa. Menciono alguns deles em seguida:
1) Consumir deliberadamente material pornográfico é violar todos os princípios bíblicos estabelecidos por Deus para proteger a família, a pureza e os valores morais. A própria palavra "pornografia" nos aponta esse realidade. Ela vem da palavra grega pornéia, que juntamente com mais outras 3 palavras (pornos, pornê e pornéuo) são usadas no Novo Testamento para a prática de relações sexuais ilícitas, imoralidade ou impureza sexual em geral. Freqüentemente essas palavras de raiz porn- aparecem em contextos ou associadas com outras palavras que especificam mais exatamente o tipo de impureza a que se referem: adultério, incesto, prostituição, fornicação, homossexualismo e lesbianismo. O Novo Testamento claramente condena a pornéia: ela é fruto da carne, procede do coração corrupto do homem, é uma ameaça à pureza sexual e devemos fugir dela, pois os que a praticam não herdarão o reino de Deus. A pornografia explora exatamente essas coisas — adultério, prostituição, homossexualismo, sadomasoquismo, masturbação, sexo oral, penetrações com objetos e — pior de tudo — pornografia infantil, envolvendo crianças de até 4 anos de idade.
2) Consumir deliberadamente material pornográfico é contribuir para uma das indústrias mais florescentes do mundo e que, não poucas vezes, é controlada pelo crime organizado. Segundo um relatório oficial em 1986, a indústria pornográfica nos Estados Unidos é a terceira maior fonte de renda para o crime organizado, depois do jogo e das drogas, movimentando de 8 a 10 bilhões de dólares por ano. Acredito que o quadro é ainda pior hoje. A indústria da pornografia apoia e promove a indústria da prostituição e da exploração infantil. O dinheiro que pais de família gastam com pornografia deveria ir para o sustento de sua família. Alguns podem alegar que consomem apenas material soft contendo somente cenas de nudez — esquecendo que esse material é produzido pela mesma indústria ilegal que produz e distribui a pornografia infantil.
Pornografia e a escalada da violência
Não são poucos os relatórios feitos por comissões de pesquisadores que denunciam a estreita relação entre a pornografia e a crescente onda de estupros, assédio sexual e exploração infantil nos países "civilizados". Vários dos temas mais comuns em pornografia do tipo hardcore incluem cenas de seqüestro e estupro de mulheres, geralmente com espancamento e tortura, além de outras formas obscenas de degradação. A mensagem que a pornografia passa aos consumidores é que quando a mulher diz "não" na verdade está dizendo "sim", e que se o estuprador insistir, ela não somente aceitará como também passará a gostar. Assim, a violência contra a mulher é exposta como algo válido e normal. A mulher é vista como objeto sexual a ser usado ao bel-prazer dos homens.
Uma outra forma de hardcore é a pornografia infantil. Esse material exibe cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes. Em alguns casos, crianças aparecem assistindo a cenas de sexo oral por adultos, Noutras, são violentadas e estupradas por adultos. Noutras, fazem sexo entre si. Esse material ilegal, mórbido, desumano e obsceno está disponível pela Internet até mesmo em servidores estacionados em universidades federais, conforme denúncias de jornais em dias recentes. Grandes provedores têm seções onde usuários podem bater papo sobre sexo e trocar imagens de sexo explícito com crianças, algumas delas tão degradantes, segundo uma denúncia feito pelo Instituto Gutemberg em Julho de 1997, que faz da revista "Penetrações Profundas" uma publicação para freiras.
Associado com a pornografia hardcore está o surto de violência sexual contra as mulheres e crianças nas sociedades modernas onde esse material pode ser obtido facilmente. Estudos por especialistas americanos mostram que existe uma estreita relação entre pornografia e a prática de crimes sexuais. Eles afirmam que 82% dos encarcerados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes admitiram que eram consumidores regulares de material pornográfico. O relatório oficial do chefe de polícia americano em 1991 diz: "Claramente a pornografia, quer com adultos ou crianças, é uma ferramenta insidiosa nas mãos dos pedofílicos [viciados em sexo com crianças]". A pornografia está estreitamente associada ao crescente número de estupros nos países civilizados. Só nos Estados Unidos, o número conhecido pela polícia cresceu 500% em menos de 30 anos, que corresponde ao aumento da popularidade e facilidade em se encontrar material pornográfico. Cerca de 86% dos condenados por estupro admitiram imitação direta das cenas pornográficas que assistiam regularmente.
Crentes "voyeurs"?
Há boas razões para acreditarmos que o número de evangélicos no Brasil que são viciados em pornografia é preocupante. Pesquisadores estimam que nos Estados Unidos cerca de 10% dos evangélicos estão afetados. Considerando que no Brasil a facilidade de se obter material pornográfico é a mesma — ou até maior — que nos Estados Unidos, considerando que a igreja evangélica brasileira não tem a mesma formação protestante histórica da sua irmã americana, considerando a falta de posição aberta e ativa das igrejas evangélicas brasileiras contra a pornografia, como acontece nos Estados Unidos, não é exagerado dizer que provavelmente mais que 10% dos evangélicos no Brasil são consumidores de pornografia. Talvez esse número seja ainda conservador diante do fato conhecido que os evangélicos no Brasil assistem mais horas de televisão por dia que muitos países de primeiro mundo, enchendo suas mentes com programas que promovem a violência e o erotismo, e assim abrindo brechas por onde a pornografia penetre e se enraize.
Mais preocupante ainda é a probabilidade de que grande parte desse percentual é de jovens evangélicos adolescentes. Uma pesquisa feita por Josh McDowell em 22 mil igrejas americanas revelou que 10% dos adolescentes havia aprendido o que sabiam sobre sexo em revistas pornográficas. 42% deles disse que nunca aprendeu qualquer coisa sobre o assunto da parte de seus pais. E outros 10% confessaram ter assistido a um filme de sexo explícito nos últimos 6 meses. Uma extrapolação, ainda que conservadora, para a realidade das igrejas brasileiras é de deixar pastores e pais em estado de alarma.
O escândalo envolvendo o pastor Jimmy Swaggart em 1988 revelou abertamente uma outra face do problema, que há pastores evangélicos que também são viciados em pornografia. Uma pesquisa feita em 1994 entre pastores evangélicos americanos revelou uma relação estreita entre o consumo de pornografia e a infidelidade conjugal. Por causa do receio de serem apanhados e de estragarem seus ministérios, muitos pastores optam por consumir pornografia como voyeurs a praticar o adultério de fato, embora alguns acabem eventualmente caindo na infidelidade prática. Quando eu me preparava para escrever esse ensaio, li diversos artigos sobre pornografia publicados em revistas americanas e européias de aconselhamento pastoral. Muitos deles são abertamente dirigidos para ajudar pastores viciados em pornografia.
Falta de decência
Infelizmente parece que estamos nos acostumando à falta de decência. Tornamo-nos como os pagãos. Temos a mesma atitude que eles têm para com a nudez e a exposição dos órgãos sexuais. A arqueologia revelou que em muitas das paredes dos templos pagãos cananitas, que foram destruídos pelos israelitas quando conquistaram a terra (Lv 26.1; Nm 33.52), havia desenhos de órgãos sexuais masculinos e femininos. Essas são as formas mais antigas de pornografia que conhecemos. Os cananitas aparentemente representavam os órgãos genitais nas paredes para excitar os adoradores e estimulá-los à prática da prostituição sagrada. Os israelitas, em contraste, tinham uma atitude totalmente diferente quanto à exposição dos órgãos sexuais. Em suas Escrituras Sagradas estava escrito que Deus cuidou em cobrir a nudez do primeiro casal após a queda (Gn 2:25; 3:7-10). Havia uma preocupação em que as vestimentas cobrissem os órgãos genitais, ao ponto de que havia uma determinação na lei de Moisés de que o sacerdote deveria ter cuidado para não subir as escadas do altar de forma a deixar que seus órgãos genitais ficassem expostos (Dt 20:26). Cão, o filho de Noé, foi condenado por ter visto a nudez de seu pai. A própria Bíblia se refere à genitália de forma reservada, usando às vezes eufemismos como "nudez" (Lv 18), "pele nua" (Ex 28.42), "membro viril" (Dt 23.1), "entre os pés" (Dt 28.57) e "parte indecorosa" (1 Co 12.23), só para citar alguns exemplos.
Podemos fazer alguma coisa, sim!
Acredito que os pastores e as igrejas evangélicas no Brasil podem fazer algumas coisas: ler os estudos e relatórios sobre os efeitos da pornografia feitos por comissões especializadas; pregar sobre o assunto e especialmente dar estudos para grupos de homens; desenvolver uma estratégia pastoral para ajudar os membros das igrejas que são adictos à pornografia; não esquecer que muitos pastores podem precisar de ajuda eles mesmos; criar comissões que se mobilizem ativamente contra a pornografia, utilizando-se dos dispositivos legais que o permitam (uma possibilidade é encorajar os políticos evangélicos a tomar posições bem definidas contra a pornografia); desenvolver uma abordagem que trate da sexualidade de forma bíblica, positiva e criativa; tratar desses temas desde cedo com os adolescentes da Igreja expondo o ensino bíblico de forma positiva; orar especificamente pelo problema.
Não estou pregando uma cruzada de moralização, embora evidentemente a igreja evangélica brasileira poderia tirar bastante proveito de uma. A pornografia é um mal de graves conseqüências espirituais e sociais embora não acredite que devamos fazer dela o inimigo público número 1, como algumas organizações moralistas e fundamentalistas dos Estados Unidos. Afinal das contas, a raiz desse problema — e de outros — é o coração depravado e corrompido do homem, que só pode ser mudado pelo Evangelho de Cristo. Hitler conseguiu em 4 anos banir da Alemanha todas as formas de pornografia e perversão e incutir na geração jovem de sua época a aspiração por altos valores morais e pela pureza da raça ariana. Os motivos eram errados e o projeto de Hitler acabou no desastre que conhecemos. Não acabaremos com a depravação moral somente com leis e discursos políticos. Jack Eckerd, um empresário milionário dono de um negócio que rendia mais de 2,5 milhões de dólares por ano, ao se converter a Cristo em 1986, determinou que todas as publicações pornográficas vendidas em suas 1.700 lojas fossem retiradas, mesmo que isso significasse a perda de alguns milhões de dólares anuais. Quando o coração é mudado as mudanças morais seguem atreladas.

Augustus Nicodemus Lopes


LIBERTANDO-SE DO MEDO


Libertando-se do Medo!

                                      
                    As economias das nações estão enfraquecendo e se desintegrando, e o medo está aumentando no mundo inteiro. E agora, como este movimento continua, estamos testemunhando as palavras que Jesus pronunciou:
"...sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade...homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." (Lucas 21:25-26). Cristo está nos advertindo, "Sem confiança em mim, multidão de pessoas irão literalmente morrer de medo!"
Porém, para os seguidores de Jesus, que acreditam nas promessas protetoras de Deus aos seus filhos, há uma libertação gloriosa de todo o medo. De fato, todos aqueles que estão sob o domínio de Cristo, jamais temerão se simplesmente agarrarem-se ao seguinte segredo: a verdadeira libertação do medo se dá quando há uma entrega total da vida nas mãos de Deus.
Entregar nossas vidas aos cuidados de Deus é um ato de fé. Significa colocar nossas vidas completamente sob o Seu poder, sabedoria e misericórdia, para serem guiadas e preservadas exclusivamente de acordo com a Sua vontade. E, se assim o fizermos, o Deus do universo promete se responsabilizar totalmente por nós: nos alimentando, nos vestindo, nos abrigando e guardando os nossos corações de todo o mal.
Jesus deu o exemplo final deste tipo de renúncia santa, quando foi para a cruz. Logo antes de entregar Seu espírito, Jesus clamou em alta voz, "...Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito..." (Lucas 23:46).
Cristo literalmente pôs a guarda, tanto da Sua vida quanto do Seu futuro eterno, em custódia do Pai. E, fazendo assim, colocou a alma de todas as Suas ovelhas nas mãos do Pai.
Você pode querer saber: " Mas Jesus não disse que Ele tinha autoridade tanto para entregar a sua vida como para reavê-la? (veja João 10:18). Se Ele tinha o poder para reaver Sua vida, porque a entregou para ser preservada nas mãos de Deus?" A resposta é óbvia: Jesus fez isto para servir de exemplo para todos as Suas ovelhas!
1. Deus Tem Autoridade, Sabedoria, Boa Vontade e Amor Para Proteger Seu Povo Amado.
Se estão nos pedindo para confiar nossas vidas a alguém, então temos que saber se este alguém tem o poder de nos guardar de todos os perigos, ameaças e violências. Caso contrário, nossa confiança é inútil. Colocando de maneira simples, nosso Deus tem que ter a sabedoria e a autoridade para nos guiar, como também a uma incontável multidão, através das várias crises e dificuldades. E Ele tem de cumprir esta orientação para com Seu povo em amor.
Agora, se você conhece o Senhor sob qualquer circunstância, então reconhece isto em Seu caráter. Ele é Todo-Poderoso, infinitamente sábio e um amigo que fica perto mais que um irmão. Na verdade Ele é a essência do amor. O apóstolo Paulo escreveu, "...eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia" (2Timóteo 1:12).
Paulo está dizendo, "Eu coloquei a minha vida nas mãos de Deus. E estou convencido de que Ele não irá defraudar a minha confiança. Ao contrário, fielmente cumprirá Sua palavra no sentido de guardar-me porque pode e quer fazê-lo. Esta tem sido a minha experiência com o Senhor!"
Atualmente, como um tempestade acumula-se sobre a nossa nação, nossa escolha é clara. Podemos entregar nossas vidas nas mãos de Deus, ou então nos responsabilizar pela nossa própria proteção e guarda - uma tarefa impossível quando Deus está abalando todas as coisas!
O fato é: nossa paz e satisfação sempre dependem de nossa submissão a Deus, não importa a circunstância. O salmista escreveu, "Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu Coração". (Salmos 37:4)
Se você Entregou a Sua Vida Totalmente Nas Mãos de Deus, Então Será Capaz
de Suportar Todo e Qualquer Sofrimento.
Não importa a calamidade que caia sobre você, você sabe que isto não é uma condenação espiritual, porque você é barro nas mãos do Pai. Ele quer que você seja capaz de atravessar o seu dia-a-dia sem medo ou ansiedade, confiando totalmente no Seu cuidado. E a sua submissão a Ele tem um efeito prático na vida - quanto mais submisso estiver aos cuidados e proteção de Deus, mais indiferente você estará às condições ao seu redor.
Se você se entregou a Ele, não tentará constantemente ficar imaginando como será o próximo passo; não fícará assustado com as notícias horrorosas que o rodeiam; não ficará oprimido quando pensar nos dias que advirão, porque você entregou a sua vida, a sua família e futuro nas mãos seguras e amorosa de Deus.
Eu pergunto o quão ansiosas e preocupadas, você pensa que as ovelhas estão quando estão seguindo o seu pastor nos pastos abertos? Elas na verdade não estão nem um pouco preocupadas, porque se encontram totalmente submissas à sua liderança. Igualmente, nós somos ovelhas de Cristo, que é o nosso grande pastor. Assim, porque haveríamos de nos preocupar ou de nos inquietar com a nossa vida e futuro? Ele sabe perfeitamente como proteger e preservar o rebanho dEle porque nos conduz com amor!
Como Está Sendo Realizada a Sua Entrega Nas Mãos de Deus?
Vemos na Bíblia que sempre que alguém se introduziu neste caminho de auto-resignação, fez isto somente com grande seriedade de pensamento. É fácil, de um modo geral, para os cristãos hoje, dizerem "Que a vontade de Deus seja feita". Mas é totalmente diferente para nós ter que submeter a Deus uma circunstância particular.
Na minha própria vida, aprendi a confiar um problema de cada vez a Deus. Pense nisto: como posso dizer que confio em Deus em todas as coisas, se não provei que posso confiar nEle em apenas uma coisa? Dizer meramente as palavras "Confio completamente no Senhor" não é suficiente. Tenho que provar isto inúmeras vezes na minha vida, nas diversas áreas e nas coisas cotidianas.
Também, a entrega da nossa vida nas mãos de Deus não pode ser forçada. Ela deve ser uma renúncia livre e desejada. Há vários exemplos bíblicos de pessoas que falharam nisto. Considere o faraó do Egito: somente quando não pôde mais oferecer resistência às pragas de Deus, foi que conformou-se em deixar Israel tomar o caminho do deserto.
Igualmente, muitas pessoas hoje têm dito, "Eu renuncio, eu me entrego, eu confio," somente depois que viram que não havia outra solução para o seu problema. Mas a verdadeira renúncia que agrada a Deus é aquela feita livre e prontamente, antes de não sabermos mais o que fazer. Nós temos que agir em concordância com o Senhor, como Abraão fez, entregando sua vida a Deus como um cheque em branco deixando o Senhor preenchê-lo todo.
Deus não aceitará menos do que nosso tudo neste caso. Se entregarmos nossa vida a Ele tibiamente, com algum tipo de reserva, somos tão culpados quanto Ananias e Safira foram. Eles simulavam dar o seu tudo a Deus, mas na realidade retiveram uma parte e pagaram com suas próprias vidas. Em resumo, nossa entrega a Deus deve ser incondicional. Não pode haver imposições ou restrições nas coisas do nosso Deus; temos que deixar todo o controle nas Suas mãos.
Agora, quando nos entregamos completamente nas mãos de Deus, submetemos todos os nossos próprios pensamentos, comportamentos e vontades, e concordamos totalmente com a Sua sabedoria e verdade. Tal entrega é por natureza um trabalho diário e contínuo. Não pode ser feita uma vez somente. Deus não se deixa iludir por nossas temporárias submissões em tempos de aflição, nem por nossa falsa obediência.
Embora o salmista diga que devemos confiar em Deus em todos os momentos, a nossa carne orgulhosa deseja manter o controle sobre a nossa vida. Ela constantemente tenta nos convencer de que podemos nos manter com nossos próprios esforços. E assim, no exato instante que nos entregamos completamente a Deus, nossa carne levanta a sua teimosa vontade, e rapidamente descobrimos a determinação do nosso coração em fazer o que ele quer.
Lançar-se à Dependência Completa de Deus é Uma das Coisa Mais Difíceis Que Nós Cristãos Temos Que Fazer
A renúncia total a Deus é uma tarefa impossível que só pode ser feita pela fé. No entanto, uma vez feita esta renúncia santa ao Senhor, nenhuma dificuldade pode prevalecer sobre nós. A fé em nosso Pastor nos sustentará, alma e corpo, através de todas as dificuldades, desânimos e impossiblidades naturais.
Entretanto, temos que estar cientes, que uma vez feito este compromisso, nós acionamos um alto alarme no inferno. Logo que um cristão submisso entrega o controle ao Senhor, colocando todos os problemas de sua vida nas Suas mãos, Satanás se levanta para se opor a Ele com ferocidade.
Veja o que aconteceu com Paulo: enquanto trilhava seu caminho farisaico, longe da vontade de Deus, ele não sentiu nenhuma oposição do inimigo. Mas quando colocou a vida inteiramente na custódia de Deus, foi implacavelmente esbofeteado e atacado.
Igualmente, amado, se você entrega tudo a Deus, terá a feroz oposição de todos os poderes das trevas. Satanás erguerá montanhas de situações amedrontadoras diante de você, tentando dirigi-lo à incredulidade. Ele inundará sua mente e seu coração com dúvidas e medos que nunca tinham aparecido antes. Sua estratégia é simplesmente direcionar o seu olhar para "como as coisas vão ficar ruins" afastando-o das promessas de Deus de protegê-lo de qualquer crise.
Eu senti, muitas vezes, esta luta ao longo dos meus anos de ministério. Quando tempos difíceis vieram, dúvidas apareceram no meu coração e sussurraram acusatoriamente, "Bem, David, o que fará agora? Como você será preservado nesta crise? Qual é o seu plano de sobrevivência?"
Satanás fará qualquer coisa para manter nosso enfoque longe de Jesus! Nós também sabemos pelas escrituras que todos aqueles que se comprometem a seguir Cristo experimentam este tipo de tentação.
O Medo Inevitavelmente Virá Sobre Você  Quando a Tempestade Chegar.
Os profetas bíblicos nos advertiram que quando víssemos Deus abalando os povos, e tempos perigosos sobreviessem, nosso homem natural temeria grandemente. Ezequiel perguntou, "Estarão fortes as minhas mãos, nos dias em que eu vier tratar contigo?" (Ezequiel 22:14).
Quando Deus avisou Noé sobre a vinda do Seu julgamento e lhe disse para construir uma arca, Noé "agiu com temor" (Hebreus 11:7). Até mesmo o ousado e corajoso David disse, "Arrepia-se a carne com temor de ti, e temo os teus juízos." (Salmos 119:120). E quando o profeta Habacuque viu desastrosos dias à sua frente, gritou, "Ouvi-o, e meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia..." (Habacuque 3:16).
Por favor, perceba à medida que lê estas passagens: o medo que sobreveio sobre estes homens de Deus, não era um medo carnal, mas um temor reverente ao Senhor. Estes santos não estavam com medo do inimigo de suas almas, mas temiam o julgamento justo de Deus. E foi porisso que entenderam o terrível poder que havia por trás das calamidades que se aproximavam. Eles não temeram as conseqüências da tempestade, mas sim a santidade de Deus.
Cada um de nós, do mesmo modo, experimentará um medo esmagador nos próximos tempos de destruição e calamidade. Mas o nosso medo deverá proceder de uma santa reverência ao Senhor, e nunca de uma ansiedade carnal no que diz respeito ao nosso destino. Deus despreza todos os nossos medos pecaminosos, o medo de perder coisas materiais, riquezas ou padrão de vida.
No mundo inteiro hoje, as pessoas estão tomadas por este tipo de medo, à medida que vêem a economia de suas nações se deteriorando. Elas têm medo de que um desastre econômico acabe com todas as coisas que elas labutaram ao longo de suas vidas. E estão dizendo: "Todo o meu suor, todos os meus esforços para construir um patrimônio e garantir o futuro, estão a ponto de ruir. Vou viver na miséria!"
Este é o grito dos incrédulos que não têm nenhuma esperança. Não deve ser o grito daquele que crê em Deus. Em verdade, se você realmente é um filho de Deus, o Pai celestial não suportará tal incredulidade em você. Isaías advertiu:
"...quem, pois és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva? Quem és tu que te esqueces do SENHOR, que te criou...e temes continuamente todo o dia de furor do tirano..." (Isaías 51:12-13). "Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto [medo]." (Isaías 8:13)
Deixe Deus ser seu medo e temor. Este tipo de medo nos leva à vida e não à morte!
Agora Mesmo, a América Está Cheia de Pessoas Que Pensam Que Nenhuma
Calamidade Desoladora Cairá Sobre Elas.
Ao longo da história, as pessoas acreditaram que poderiam controlar muito bem qualquer calamidade sem fé em Deus. O profeta Isaías escreve que tais escarnecedores se vangloriam dizendo: "...quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós..." (Isaías 28:15)
Isaías diz que estas pessoas são cegas espiritualmente: "Senhor, a tua mão está levantada, mas nem por isso a vêem..." (Isaías 26:11). Em outras palavras, elas não atribuirão qualquer calamidade como obra de Deus. Ao contrário, agirão como se não existisse em absoluto um Deus no céu para as fazer prestar contas de sua incredulidade.
Atualmente na América muitos escarnecedores pensam que suas riquezas irão salvá-los de qualquer calamidade. Mas a palavra de Deus diz, em termos precisos, que quando a agitação divina começar, o rico incrédulo irá repentinamente ver a inutilidade do seu patrimônio:
"Naquele dia, os homens lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram antes para se prostrarem, e meter-se-ão pelas fendas das rochas e das cavernas das penhas, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra." (Isaías 2:20-21).
Outros escarnecedores podem dizer: "Por que toda preocupação e inquietação? As coisas continuam como são desde o começo da humanidade. Calamidades vieram e se foram, e nós sempre temos sobrevivido. Economias podem entrar em colapso, impérios podem cair, mas a vida humana vai continuar".
"Não podemos dar ouvidos a estes profetas da destruição. Eles vêm dizendo as mesmas coisas durante séculos. O mundo não acabou, e eles disseram, diversas vezes, que iria acabar. Os tempos ruins sempre deram lugar aos bons. Simplesmente devemos aproveitar a vida enquanto podemos."
É verdade que os profetas de Deus soaram advertências em todas as gerações. Mas a história prova que Deus sempre enviou Seus julgamentos no tempo certo. John Owen, um grande pregador puritano, disse a seguinte mensagem à sua congregação em 9 de abril de 1680:
"Vocês sabem que durante anos, sem falhar, venho continuamente advertindo sobre a aproximação de um tempo calamitoso, e ponderando sobre os pecados que são as causas dele... disse que o julgamento começará na casa de Deus; que Deus parece ter endurecido nossos corações do temor a Ele...e que nenhum de nós sabe qual será o poder da Sua ira. Sob todos os pontos de vista predisse tempos perigosos, aflitivos e calamitosos...tudo isto, agora, jaz à porta, e está entrando em nós."
Escarnecedores, hoje, podem ler as palavras de Owen e dizer, "Isto prova o meu ponto de vista! Eis aqui um pregador do dia do juízo final, de 300 anos atrás, tentando colocar susto na sua sociedade. Mas o mundo continuou, apesar de tudo o que ele disse. As coisas continuam como sempre!"
O que tais escarnecedores não perceberam é que Deus enviou os julgamentos terríveis naquela sociedade. John Owen presenciou aos prantos um violento holocausto que subjugou Londres e destruiu esta grande cidade. De fato, ele viu o cumprimento de cada uma de suas poderosas profecias: guerras, destruição, economias quebradas, depressão em âmbito nacional, doenças que dizimaram multidões de pessoas desatentas e despreocupadas.
Ainda antes dele ver uma única destas calamidades acontecer, Owen fielmente gritou no púlpito: "Eu vou lhes mostrar como devemos nos comportar diante desta aflitiva calamidade que está vindo sobre nós, e que pode alcançar, quem sabe, até mesmo o pescoço."
Amados, nós estamos vivendo nos mesmos tempos de Owen. E em tempos assim, só há uma resposta para o holocausto financeiro que está vindo: "O justo viverá pela fé!" Owen preveniu o seu povo com lágrimas: " Consiga uma arca, prepare-a para segurança de você e de sua família." Então, acrescentou:
"Esta arca é Jesus Cristo. Não há outro caminho, nenhuma outra arca, pois Isaías o profeta, disse do nosso Senhor, "e será aquele Varão (Cristo) como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em uma terra sedenta.""
"Esta é a nossa arca abençoada àqueles que confiam somente nEle...eu não conheço nenhum seguro, nenhum livramento para as provações e aflições que se aproximam sobre a terra, mas acredito em Cristo como nosso único refúgio."
Senhor, Dê-nos Olhos Espirituais Para Enxergar Sua Parede de Fogo Protetora
Em Torno da Sião Espiritual, Guardando e Protegendo Todos Aqueles Que Entregaram as Vidas em Suas Mãos!
Nós podemos ver perigos em todos os lados, incluindo o diabo e os seus principados que querem sufocar nossa fé com dúvidas. Mas temos estado cercados pela proteção ardente de anjos e de um Deus que irá, sob juramento, nos arrebatar de qualquer infortúnio com o qual possamos nos deparar.
Assim, deixe-me lhe perguntar: você quer enfrentar a próxima tempestade com uma calma confiança e em paz espiritual? Então morra hoje para todos os seus próprios caminhos e para os seus próprios meios de sobrevivência, e entregue a guarda total de sua vida aos cuidados de Deus. Ele é o seu bom e amoroso Pastor e fielmente cuidará de você em tudo!
Por David Wilkerson