terça-feira, 3 de março de 2015

ACENDA SUAS CANDEIAS

ACENDA SUAS CANDEIAS

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119:105)

Existe uma frase que diz que “ninguém é insubstituível”. E no reino de Deus isso também é uma verdade, não existe pessoa que não possa ser substituída, nem instituição ou mesma uma igreja que que não possa ser removida.

Olha o que diz o Senhor a igreja de Éfeso: Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.(Ap 2:5).

Infelizmente tem muita gente “brincando com Deus”. Nosso Deus é soberano e sua palavra não volta vazia. A palavra de Deus diz que “antes que a lâmpada se apagasse”, Deus chamou Samuel. Irmãos, isto significa de uma forma espiritual que Deus nunca deixa que a lâmpada do templo se apague.

O Senhor sempre chama pessoas que não apaguem Seu Espírito (1 TS 5:19). O Senhor chama pessoas que valorizem sua presença, que temam a Ele, que obedeçam a sua voz. Deus chama pessoas que queiram servir a Ele, em espírito e em verdade (Jo 4:24). Hoje nós somos o “TEMPLO DO ESPÍRITO”, nosso corpo é o SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO, que provém de Deus, por isso devemos estar sempre com nossas candeias acesas.

Mas para que as candeias fiquem acesas é necessário “azeite puro”, ou seja, uma vida de santidade na “unção de Deus”.

Os Filhos de Eli já haviam desprezado a unção de Deus e mal sabiam o que era viver em santidade, quando se prostituiram. Toda prostituição e impureza impedem que sejamos usados “como o Senhor deseja”. (1 Cor 6:13-18-19). Eli também deixou que a lâmpada de Deus se apagasse em sua vida, quando desobedeçeu a Deus. Diz a palavra de Deus: “Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos são a tua palavra (Sl 119:105).

Todo aquele que não observa a palavra de Deus pode ter ser candeeiro removido. A Bíblia relata no livro de apocalipse na carta a igreja de Éfeso um aviso importante para esta igreja e a de nossos dias. “Tenho contra ti que deixaste teu primeiro amor, lembra-te, pois de onde caíste.. arrepende-te e volta a prática das primeiras obras..” (Ap 2:4-5).

Na verdade o Senhor agiu mais uma vez com misericórdia, dando oportunidade a Igreja que se concertasse. O Senhor nunca sentencia um juízo sem que haja chance ao arrependimento. Só após a negligência desta admoestação que o Senhor removeria o candeeiro (Ap 2:5b). Os crentes de Éfeso havia abandonado seu Deus (O Espírito do Senhor).

Aqueles cristãos perderam a motivação de servir a Deus, o seu amor para com o Senhor que era a adoração a Ele. O pecado apaga a chama do amor de Deus em nossas vidas e acabamos vivendo como crentes religiosos, conformados a servir a Deus por obrigação a Deus e status. A igreja de Éfeso havia deixado de se relacionar com Deus como outrora, por isso que foi preciso tal exortação.

Um relacionamento que se esfria aos poucos só pode ser “incendiado” novamente pelo verdadeiro perdão e pelo resgate da paixão inicial. Para Éfeso só havia uma solução o arrependimento. Era preciso para Éfeso, lembrar do pecado, arrepender-se dele e “praticar” as primeiras obras.Tirar o castiçal significava que aquela igreja havia “deixado de iluminar” e ser luz para os outros.

A palavra diz que se “andarmos na luz”, como Cristo na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Cisto nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Andai como filhos na luz, pois somos luz no Senhor (Ef 5:8).Somente “no Senhor” somos luz.

Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. (Jo 12:35-36)

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8:12)

O candeeiro removido demonstrava inoperância desta igreja. Ela deixou de ser diligente em suas obras para viver apenas de “ser chamada de igreja de Deus”.

E assim como todos castiçais do templo com os sete braços iluminaram o templo para o serviço, a Igreja de Deus deve iluminar os outros ao seu redor com a luz de Jesus. Apesar de ser um livro profético a história nos relata que por mais de mil anos, não tem havido igreja em Éfeso, ou seja, seu candeeiro realmente foi removido, porque não se arrependeu. A luz própria de Éfeso foi apagada por não ouvir o que o Espírito de Deus disse a seu respeito (Ap 2:7).

Não seja como a Igreja de Éfeso que não se arrependeu e teve seu candeeiro removido, por isso é hora de “acender suas candeias” arrependendo-se e voltando a Deus, ao primeiro amor.

Anderson Cassio Oliveira

ENCORAJAMENTO

UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais (João 8:10-11)

O Senhor Jesus é bom, e não ‘bonzinho’. Os apóstolos em um momento de irritação teriam mandado fogo do céu sobre os obstinados pecadores, mas o Mestre lhes censurou por tal ideia ridícula (Lucas 9:54).

Pedro, o confiante porém desleal discípulo, não esperava nada além de uma merecida e severa reprovação da parte do Senhor por sua infidelidade. Mas o que recebeu foi a mais gentil e inacreditável das reprimendas: “Simão, filho de Jonas, amas-me?… Apascenta as minhas ovelhas”(João 21:16).

A mulher do versículo acima era uma pecadora, mas Ele se dirigiu a ela de maneira delicada e encorajadora. Seus acusadores a tinham humilhado ao máximo pela exposição pública dela, e provavelmente lhe diziam coisas horríveis, mas o Senhor disse apenas: “Nem eu também te condeno”. “Caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias” (1 Crônicas 21:13).

Será que podemos inferir que o Senhor ignora o pecado?

Absolutamente não! Sua encarnação, Seu sangue – Belém e no Calvário – provam exatamente o contrário! Antes que a culpa de alguém pudesse ser retirada, Ele teve de descer de Seu trono de glória para agonizar em um madeiro amaldiçoado. Essa palavra do Senhor Jesus foi uma palavra de encorajamento para aqueles que já se arrependeram de seus pecados.

Talvez você seja o maior dos pecadores ou o maior dos desviados. Da mesma maneira que uma pessoa falida tem medo de examinar seus livros contábeis, talvez você tenha medo de examinar seu coração.

A consciência e as lembranças de inúmeros pecados podem lhe condenar, mas o Senhor Jesus sempre tem uma palavra gentil para você: “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.

Extraído Devocional Boa Semente

Por Litrazini

PROPÓSITO DA TRIBULAÇÃO

PROPÓSITO DA TRIBULAÇÃO

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados, abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:8-10.

TRIBULAÇÃO SIGNIFICA: Evento ou situação de aborrecimento, aflição, tormento, adversidade, sensação de tristeza, infelicidade, amargura, dor, agonia, tortura…

Ninguém gosta de ouvir e nem de viver esta palavra. Mais ela é de extrema importância para o povo de Deus. Quando uma pessoa passa por alguma tribulação, ela na verdade esta passando por um tempo crescimento em alguma área da sua vida.

Tem pessoas que quando passa por algum tipo de tribulação, acham que fizeram alguma coisa de errado, que estão em pecado, que transgrediram alguma lei e etc..Outros acham até que estão debaixo de algum tipo de maldição. Quando na verdade a tribulação é a faculdade de Deus! Todos sem exceção passarão por Ela.

Quando uma pessoa entra nesta faculdade, duas coisas podem acontecer: Ela pode ser aprovada, e seguir adiante, ou pode ficar reprovada, tendo que fazer todas as matérias de novo.

A tribulação tem por finalidade de nos aproxima de Deus, de nos torna dependente Dele. Vide o povo de Israel no deserto, Deus fez de tudo para que eles se tornassem dependentes dele, infelizmente foram poucos que entenderam isto!

Quando uma pessoa sai da faculdade de Deus, ele(a) esta apto a não andar mais na sua própria vontade. Venha nós o teu reino, seja feita a Tua vontade…

Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei. Salmos 40:8

Deus permite que sejamos atribulados, em áreas onde não conseguimos depender Dele.

“O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.” João 3.27

As áreas da sua vida onde você não consegue depende de Deus, certamente você vai passar por algum tipo de tribulação nela.

A tribulação nos alinha com a verdadeira vontade de Deus. Existem vários exemplos na Palavra; Uma delas e a do profeta Jonas, que desobedeceu a uma vontade de Deus. A tribulação o encontrou em alto mar, e ele foi para no ventre de um grande peixe. Depois deste fato tão inusitado, ele decidiu fazer aquilo que Deus queria.

Autor: Eloysio Barreto

domingo, 1 de março de 2015

OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 4



OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 4

Fé em Alguém

Quando dizemos que cremos em Deus, queremos saber mais sobre Ele e estamos ansiosos para absorver o que nos revelou.

É natural desejarmos fornecer uma descrição estruturada do que cremos sobre nosso Criador e Seu trato conosco, e queremos estar certos de que conhecemos Sua vontade.

De certo modo, o papel das doutrinas na fé cristã pode ser comparado ao papel da gramática.

Só podemos nos comunicar pelo idioma porque existe uma estrutura gramatical nas palavras que proferimos e escrevemos.

Da mesma forma, damos uma estrutura ao conteúdo de nossa fé por meio das doutrinas.
Anselmo, teólogo medieval, pronunciou as palavras famosas de que a teologia é a fé que busca se compreender.

O Apóstolo Paulo escreve acerca da doutrina da fé


O que o Novo Testamento diz sobre a importância da sã doutrina? 

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:12-16)

Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim  de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. (Tito 2:1-8)

A sã doutrina é essencial, mas doutrina e teologia que continuam sendo teoria inanimada não podem salvar ninguém.

É até possível ser teólogo sem ser crente. Em última instância, ter fé não é só defender que várias convicções são biblicamente corretas, mas é a confiança na pessoa a respeito de quem falam essas doutrinas.

Qual é a relação entre a salvação e a fé na fonte da vida? 

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.  (João 3:36)

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (João 6:35)

Qual é a convicção fundamental sobre a qual a igreja está construída? 

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.(Mateus 16:13-19

A passagem de Mateus 16 tem sido usada frequentemente como prova de que o apóstolo Pedro deve ser considerado o fundador da igreja cristã.

Essa ideia não tem nenhum apoio bíblico. Ao contrário: Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está construída (veja 1Pe 2:4-8).

E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. (1 Pedro 2:4-8)

E é a fé nessa Pedra – a crença inabalável de que Jesus, o Filho de Deus, é nosso Salvador – que torna a igreja o que é, não uma instituição humana, mas a igreja de Deus.

Alguém pode dizer: "Eu creio em Jesus, creio nos ensinos, mas, às vezes, não posso evitar as dúvidas. ISTO É NORMAL"

"Pedro exortava os irmãos a crescer 'na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo' (2Pe 3:18). Assim todas as dúvidas serão resolvidas e a fé será fortalecida

Resumo: Fé é experiência. Está relacionada com a certeza e com a confiança.

As Escrituras têm um papel importante para despertar, fortalecer e alimentar a fé.

Mas a fé não é uma simples convicção; é um princípio que nos guia na vida diante de Deus e dos outros.    

***

OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 3



OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 3

Crescendo em fé

Não importando quais sejam as circunstâncias, e apesar dos sentimentos em determinados momentos, ao enfrentarmos dúvidas e obstáculos, a fé aumentará quando avançarmos na reivindicação das promessas de Deus.

A fé é mais que um sentimento; é um princípio que ultrapassa a inconstância das emoções humanas.

Ter fé é fazer o que sabemos que Deus nos pede que façamos, embora não sintamos o desejo de fazê-lo.

Se estiver crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, você tirará proveito de cada privilégio e oportunidade para obter maior conhecimento sobre a vida e o caráter de Cristo; isto é, fará tudo o que puder para crescer em graça e fé.

A fé em Jesus crescerá quando você estiver mais familiarizado com Ele. Isso pode acontecer pela contemplação de Sua vida e Seu amor.

Nada desonra a Deus mais do que professar ser Seu discípulo e, ao mesmo tempo, manter-se à distância dEle.

Que desafio Pedro lançou aos crentes? 

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.  (2 Pedro 3:18)

Como a igreja de Tessalônica esteve à altura desse desafio?

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros, (2 Tessalonicenses 1:3)

E como o "escudo da fé" nos ajuda a crescer espiritualmente? Como a fé se relaciona com o restante da "armadura de Deus", descrita em Efésios 6:10-18?

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,  (Efésios 6:10-18)

A meta do cristão é "amadurecer" na fé. Esse é um processo vitalício. Enquanto experimentamos a bênção do crescimento e permanecemos firmes na fé (1Co 16:13), podemos, às vezes, achar que outros ainda são "fracos" (Rm 14:1).

Muitas vezes, temos a tendência de esquecer que também demorou muito até chegarmos aonde estamos hoje no terreno espiritual. Mas qualquer que seja nossa reação, ela nunca deve ser de orgulho nem de crítica (1Co 10:12).

É Deus que faz brotar cada semente de fé, e também é a Ele que deve ser creditado o crescimento que ocorrer em nossa vida espiritual.


Mas, embora essa seja uma verdade que nunca deve ser esquecida, devemos também nos lembrar de que, por nossas escolhas pessoais, podemos ajudar a criar o tipo certo de ambiente em que pode ocorrer o crescimento espiritual.

***

OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 2



OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 2

A BASE DA FÉ DOS CRISTÃOS

Jesus Cristo é o grande fundamento e fonte da fé de quem segue o CRISTIANISMO.

Mas, embora o dom da fé seja um mistério além da compreensão, foram-nos dadas algumas ideias de como a fé é despertada e fortalecida.

Nos tempos bíblicos, alguns homens e mulheres tiveram uma experiência súbita que deu início à jornada da fé. Os heróis da fé, fizeram história através de suas experiências com Deus

Sem dúvida, a experiência com Deus é um componente essencial e poderoso da vida espiritual.

A Bíblia é uma coleção de livros que falam sobre heróis da fé, de extrema importância e, se a negligenciarmos para entender como se tornamos vitoriosos nesta vida cheia de desafios, estaremos em perigo.

Mas exatamente como as Escrituras nos ajudam a despertar e edificar a fé não pode ser expresso em qualquer fórmula humana.

A fé torna a esperança em realidade e o invisível em visível". Pela fé somos dependentes  e sustentados por um Deus amoroso que nos dá proteção, direção e provisão

Exercendo fé

Em sua narrativa dos milagres de cura de Cristo, os escritores dos evangelhos enfatizavam que o fator subjacente não foi a mágica, mas a fé.

As pessoas curadas eram desafiadas a exercer fé.

"Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm", disse Jesus (Mateus 9:29).

No entanto, experiências extraordinárias que levam o selo inegável da intervenção miraculosa de Deus nem sempre resultam em fé.

A verdade é que muitos procuram maneiras de explicar por meios naturais essas intervenções divinas.

A fé é fortalecida quando vemos Deus atuando em nossa vida e na vida de outros; mas, frequentemente, a fé vem antes de ocorrerem as intervenções de Deus em nossa vida.

A fé espera que Deus mostre Sua mão. Deus prometeu agir por nosso intermédio e em nosso favor se tivermos fé nEle. Nessa fé confiante devemos tomá-Lo pela palavra.

O contexto de Romanos 11:20 deixa claro que Paulo estava falando sobre os antigos hebreus, os heróis da fé, a quem haviam sido dadas as promessas de salvação em uma relação de aliança com Deus.

Eles poderiam ter experimentado a vida abundante em Cristo que a fé traz a todos os que a exercem, mas sua experiência e fracasso é uma lembrança clara de que "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6).

A obediência deve ser constante, senão fracassaremos na vida.

A benção da permanência nesta fé, faz toda a diferença para alcançarmos vitórias em todas as éreas de nossa vida

***

OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 1



OS HERÓIS DA FÉ – PARTE 1

A FÉ

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8, 9).

A fé não deve ser confundida com convicção racional. É dom de Deus, é ELE quem distribui a fé a cada um segundo seus propósitos

As Escrituras apresentam uma galeria de homens e mulheres que viveram pela fé, são so famosos heróis da fé, pessoas comuns como eu e você

A fé é uma certeza profundamente enraizada que afeta todo o ser. É um princípio que governa a vida.

É o meio pelo qual alcançamos as promessas de um Deus que não podemos ver, mas, que sabemos existe e nos apoderamos delas.

Deus em meio as páginas de um livro Sagrado elege um povo, os Judeus/Hebreus para ser o Seu povo, para depender da fé, e conduzir este povo, representando Ele na terra, sendo espelho e influencia para outras nações, adorando este Deus invisível, como sendo o Senhor de todo o universo, Criador de todas as coisas, Absoluto no controle de tudo que existe

Hebreus 11:1 registra a galeria da fé e fala da "certeza" de nossa fé. William G. Johnsson, estudioso do livro de Hebreus, sugere que a melhor tradução seria: "A fé é o título de posse do que esperamos, a certeza do que não vemos" 

A fé é o princípio que orienta a vida do cristão. Orienta-nos como viver e como nos relacionar com Deus e com os outros.

Fé – dom de Deus

O Que é fé? Uma definição simples poderia ser assim: "Fé é uma obediente confiança na realidade, no poder e no amor de Deus, revelado em Seus atos e em Suas promessas a Seu povo nos dias de hoje, representado pelos cristãos espalhados pelo mundo".

Há outros tipo de fé, por exemplo, você trabalha o mês inteiro e acredita, tem fé, que vai receber algum dinheiro por isso, e que vai dar tudo certo

Mas no âmbito religioso, a fé é amplamente divulgada. Como é maravilhoso ter esse dom em um mundo caído e terrivelmente arruinado como o nosso!

Não é de admirar que muitos creiam que a fé é o mais maravilhoso de todos os dons que os seres humanos podem ter.

Mas a questão é: Você já tentou descobrir de onde se originou sua fé?

Por que você tem fé em Deus e em outras pessoas que você nem sequer conhece?

Foi sua educação? Você tem pais cristãos? Você sempre frequentou uma igreja?

Seu estudo da Bíblia e a leitura de livros sobre a Bíblia o convenceram de que existe um Deus que o ama?

Numa análise final, a fé é um milagre, um dom de Deus.

Uma coisa é certa: assim como não podemos ser completamente humanos sem o amor, sem fé, não podemos ser o que Deus planejou que fôssemos."

Sem fé é impossível agradar a Deus... Note que Hebreus não ensina que sem a fé é difícil agradar a Deus, ou que sem fé vai demorar muito para satisfazê-Lo.


Ao contrário, indica que é impossível. Em resumo, a fé não tem substituto. Foi pela fé que os heróis de Deus viveram no passado, e é pela fé que Seu povo, os cristãos de hoje devem viver, pela fé, pela fé, pela fé...


***