quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

FIRA-ME O JUSTO



FIRA-ME O JUSTO

“Fira-me o justo, será isto uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não recuse a minha cabeça…” (Salmo 141.5)

Deus não quer ver seu povo doente e nem sofrendo, mas há uma espécie de ferida que produz cura, e essa deve ser praticada pelos cristãos. Ao dizer; “fira-me o justo”, Davi não falava a respeito de uma ferida física, e sim de uma emocional. Referia-se ao desconforto (e até mesmo dor) que é produzido pela repreensão. E, apesar de se referir a algo aparentemente ruim, ele menciona as bênçãos provenientes desse ato: “e me será por benignidade;… será como óleo sobre a minha cabeça”.

Todos precisamos ser ministrados através de outras pessoas, e isto envolve não apenas ouvir palavras amáveis de encorajamento, mas também, quando necessário, palavras firmes de repreensão e correção.

Moisés foi um homem que ouvia a Deus tão claramente, que tinha revelações poderosas sobre grandes e pequenos detalhes concernentes à condução do povo de Israel. Entretanto, precisou ser corrigido por seu sogro, e aprendeu dele a importância de trabalhar com grupos de liderança (Êx 18).

Isto me fez questionar várias vezes: se Deus falava sobre tanta coisa diretamente com Moisés, por que não falou acerca disso? Na verdade, falou; só não o fez diretamente. Deus usou Jetro para que Moisés soubesse que, por maior que fosse sua intimidade com Ele, por maior que fosse sua sensibilidade para ouvir a voz divina, ainda assim ele necessitava de pessoas que pudessem corrigi-lo e instruí-lo, pois ninguém é perfeito ou completo.

Todos precisamos de pessoas que possam nos ministrar. A Bíblia diz que aquele que se isola insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv 18.1). Ninguém pode viver sozinho recusando-se a ouvir outros.

FERIDAS DE AMOR

A Bíblia fala mais sobre esse tipo de “ferida” que o justo deve praticar em relação àqueles que ama: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo, mas os beijos dum inimigo são enganosos.” (Provérbios 27.5,6)

Muitas pessoas agem com falsidade, preferido a dissimulação e o fingimento à franqueza e sinceridade da repreensão. Mas as Escrituras Sagradas declaram que a repreensão aberta (fruto de amor sincero de uma pessoa franca) é melhor que o amor encoberto (que não se manifesta por nunca ter coragem de falar a verdade).

Martinho Lutero, o grande reformador, declarou: “Preferiria que mestres verdadeiros e fiéis me repreendessem e me condenassem, e até mesmo reprovassem meus caminhos, a que hipócritas me bajulassem e me aplaudissem como santo”.

Precisamos aprender a falar a verdade em amor. Adular não leva a lugar algum e impede o crescimento espiritual de todos. “O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua”. (Provérbios 28.23)

A verdade deve ser dita. Pessoas que amam devem corrigir e repreender os seus amados. As feridas de amor (provocadas pela repreensão) são mais valiosas que os beijos da falsidade (do fingimento de quem não quer contrariar ninguém).

Os apóstolos Paulo e Pedro viveram juntos uma experiência forte neste sentido. Paulo repreendeu Pedro diante de todos por estar agindo de modo errado quanto ao jeito de se relacionar com os crentes gentios.

“Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?” (Gálatas 2.11-14)

Temos algo forte descrito neste texto. Paulo referiu-se a Pedro como uma das colunas da Igreja (Gl 2.9). É evidente que, como um dos doze apóstolos do Cordeiro, Simão Pedro estava numa posição ministerial mais elevada que Paulo, que mesmo sendo um apóstolo, não chegou a ser parte dos doze – que têm os seus nomes escritos nos fundamentos da Cidade Santa (Ap 21.14). Porém, como disse no início deste estudo, alguém de posição inferior de autoridade pode, baseado na autoridade da Palavra de Deus, corrigir outro de maior autoridade.

O apóstolo Paulo orientou seu discípulo Timóteo: “Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai”(1 Tm 5.1).

Se fosse errado um filho corrigir o seu próprio pai, Paulo nunca poderia ter dito isto. Mas se um filho (já com maturidade) precisar fazer isso com seu pai, deve fazê-lo com tanto carinho e honra, que essa correção se torne o modelo de respeito a ser manifestado a qualquer pessoa idosa que tenhamos que corrigir.

Pr. Luciano Subirá

O QUE SIGNIFICA “CRER”



O QUE SIGNIFICA “CRER”

Então Jesus disse em alta voz: Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. (João 12.44)

Há duas maneiras de crer. A primeira delas é crer a respeito de Deus, o que significa que cremos que aquilo que é ensinado sobre Deus é realmente verdade.

É semelhante a crer que aquilo que é ensinado sobre o demônio ou sobre o inferno é verdade. Esse tipo de crença é mais uma declaração de conhecimento do que uma expressão de fé.

A segunda maneira é crer em Deus. Isso inclui não apenas crer que aquilo que é ensinado sobre Deus é verdade, mas também confiar nele e atrever-se a estar em relacionamento com ele.

Significa crer, sem dúvida alguma, que ele é realmente o que diz ser, e que ele fará tudo o que diz que fará.

Eu não acreditaria em qualquer pessoa com essa mesma intensidade, não importando o quanto outras pessoas fossem capazes de louvá-la.

É fácil acreditar que alguém é piedoso, mas outra coisa bem diferente é confiar completamente nele.

Aqueles que acreditam em Deus creem em tudo que está escrito a respeito dele nas Escrituras.

Eles ousam acreditar nisso na vida e na morte. Essa fé faz deles verdadeiros cristãos e dá a eles tudo que eles desejam de Deus.

Uma pessoa com um coração ruim, hipócrita, não pode ter esse tipo de fé, pois se trata de uma fé viva, como é descrita no primeiro mandamento:

“Eu sou o Senhor, o teu Deus […] não terás outros deuses além de mim” (Êx 20.2-3).

Portanto, a pequena palavra em é bem colocada e deve ser observada cuidadosamente.

Nós não dizemos: “Eu creio Deus Pai” ou “Eu creio sobre Deus Pai”, mas “Eu creio em Deus Pai, em Jesus Cristo, no Espírito Santo”.

Somente Deus pode dar-nos esse tipo de fé.

Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

O CORAÇÃO DESEJA A ETERNIDADE



O CORAÇÃO DESEJA A ETERNIDADE
Segundo Váleri Tcherechnev, chefe do comitê sobre Tecnologia e Ciências da Duma de Estado na Rússia, até 2050 os homens viverão em média uns 120 anos.
Sua conclusão e de sua equipe é baseada nos cuidados com a saúde e características biológicas dos seres humanos, que avançam e melhoram a cada ano.
Reforçando as pesquisas, dia 20/12/17, faleceu em Bauru o senhor José Aguinelo dos Santos com surpreendentes 129 anos!
São notícias que animam e dão esperança, ainda mais quando afirmam que poderão ser anos a mais e com qualidade de vida.
Ansiamos por vida, não queremos a morte. O desejo pela eternidade desde sempre habita no coração do homem. Saber o que acontece no chamado “do outro lado da vida” é curiosidade de milhares.
Recentemente foi encontrado um texto milenar em escavações arqueológicas no sul da China que revelou a obsessão do temido Qin Shihuang, o primeiro imperador.
Em sua administração ordenou que se encontrasse o elixir da imortalidade.
A descoberta não chegou a surpreender os chineses, pois foi ele quem construiu o imenso mausoléu subterrâneo de Xian, no norte do país, com seus oito mil guerreiros de terracota, cuja missão era a de protegê-lo na outra vida.
Este verdadeiro exército para proteção após a sua morte foi descoberto em 1974.
Sobre o texto encontrado recentemente, a ordem foi nacional, o imperador ordenou a nação inteira a procurar o elixir da vida através de um decreto imperial.
Desejo, dinheiro, poder e vontade, no entanto, nada podem fazer de prático quando o assunto é a morte.
Simplesmente ela chega e faz cessar a vida, mesmo que se viva o tanto que viveu o senhor José Aguinelo, 129 anos.
Até mesmo o longevo Matusalém conheceu seu limite quando já comemorava 969 anos de vida.
Enfim, mais que viver muito, queremos viver para sempre.
Porém não queremos viver para sempre no estado atual, dominados por culpa, medo, doença, falência, pecado.
Sonhamos com a eternidade sem dor, sem tristeza, sem lágrima, vivendo unicamente no propósito das surpresas que o Pai tem preparado para todos os seus.
A realização depende de vida. Vida em comunhão com o Pai das luzes. Vida submissa a vontade dEle. Vida apaixonada por se relacionar com Ele. Vida que viva para a glória dEle.
No evangelho segundo João Ele nos orientou a termos confiança, crendo firmemente que Ele nos preparou um lugar especial na casa do Pai, disse também que uma vez nEle, ainda que a morte seja experimentada nesta vida, Ele ressuscitará os seus para o desejo que não encontra fim nos corações: a vida eterna.
Nos textos encontrados da época do imperador Qin, da China, foi destacada a seguinte informação: “uma localidade chamada Duxiang informou que nenhum remédio milagroso havia sido encontrado, mas insinuava que as buscas continuavam”.
“Insinuava” é uma palavra elegante para um imperador que viveu antes de Cristo.
Eu diria que passados milênios, as buscas continuam mais que insinuantes, seguem desesperadas por encontrar o elixir da vida.
Os que têm fé depois do encontro que um dia tiveram com o Salvador hoje vivem calmos, sossegados, quietos e sabendo para onde vão, já encontraram o “elixir”, seu nome é Jesus!
esrito por Edmilson Mendes

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

A ORAÇÃO DO JUSTO



A ORAÇÃO DO JUSTO

“...mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o ungem com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.” (Tg.5.13-16)

A oração de um justo é poderosa e eficaz. A oração é a CHAVE que abre o mundo espiritual para o homem. A essência da oração não está no pedir ou no agradecer. Oração é adoração, é contato, diálogo e intimidade com Deus.

A EFICÁCIA DA ORAÇÃO POSSUI DUAS CONDIÇÕES

a vontade de Deus e o caráter do intercessor. Através da oração identificamos a vontade de Deus e nos tornamos parceiros d´Ele.  A intimidade alcançada na oração nos revela a vontade de Deus. Mas também a eficácia da oração depende de uma qualidade do intercessor: ele precisa ser JUSTO.

Ser justo significa possuir o mesmo caráter de Cristo. Ao contrário do que prega a Teologia da Prosperidade, não basta pedir. É essencial que esteja alinhado com o caráter de Deus.

O JUSTO QUEM É?.

Somos justo não pelo nossos méritos; Tiago como exemplo de justo o profeta Elias que viveu muitos conflitos depois do Monte Carmelo. Os apóstolos em[L1] [L2]  especial Pedro, não era perfeito. Somos considerados justo por causa do sacrifício de Jesus em nosso Lugar, Jesus sim, foi inteiramente Justo; Satisfez todas as exigências divinas e da Lei e, nos autorizou a usarmos seu nome quando orarmos.

O JUSTO COMO ORA?

O justo ora discernindo o tempo de Deus. De todas as dádivas que Deus nos dá diariamente, certamente a mais preciosa é o TEMPO. Existem dois conceitos no NT para a palavra tempo:

CHRONOS

De onde originam as palavras cronologia, cronômetro que marca as horas, dias, anos, séculos, passado, presente e futuro. É a idéia humana de tempo. O mundo físico é dimensionado pelo “chronos”.

KAIRÓS

Refere-se ao tempo indivisível, ao tempo não-sequencial, pura existência, é o ser. É o tempo de Deus! O mundo espiritual é dimensionado pelo “kairós”. 

Todos nós passamos a vida servindo ao “chronos”. Mas para discernir a vontade de Deus você precisa identificar o “kairós” de Deus. O kairós determina a capacidade de não apressar o que Deus quer fazer, como também, não retardar.  É o “hoje” de Deus.

Jesus quando estava aqui na terra,ele tinha perfeitamente a noção do seu tempo (kairós), e talvez fosse por isso que seus momentos sempre eram tão especiais.

Jesus nunca gastou tempo com o que não fosse ESSENCIAL. Ele tinha clareza do que devia fazer em cada ocasião e como deveria se comportar em cada momento de sua vida. Ele tinha discernimento do tempo.

O JUSTO ORA COM PERSEVERANÇA.

 A oração é essencialmente relacionamento. Mais do que uma lista de pedidos ou agradecimentos, oração é um diálogo com Deus.

O JUSTO ORA, ENTREGANDO-SE A DEUS.

 O poder de uma oração: O Poder da oração não reside na firmeza da voz; O Poder da oração não reside na eloqüência (verbalização, expressão) das palavras emocionadas que dirigimos a Deus; O poder de uma oração também não reside naquilo que pedimos ou até mesmo recebemos; 

O verdadeiro poder de uma oração reside naquilo que ENTREGAMOS. A força espiritual da oração não se concentra na grandeza das palavras. A força espiritual da oração se concentra em uma RENDIÇÃO TOTAL em relação aos nossos motivos diante de Deus.

O JUSTO ORA COM OLHOS NO FUTURO

JOÃO 17.20 Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles. Neste momento da oração, Jesus mostra o seu amor por toda a Humanidade. Jesus olha para o futuro e vê a igreja alcançando o mundo.
Jesus fala da vocação da Igreja - alcançar todos os povos, línguas, tribos, raças e nações com a mensagem do Evangelho.

Para alcançar o mundo, precisamos de VISÃO, MISSÃO E UNÇÃO.

VISÃO sem MISSÃO é sonho vazio, que nunca se transforma em realidade.

MISSÃO sem VISÃO é esforço humano perdido, sem direção.

VISÃO e MISSÃO sem UNÇÃO é humanismo fruto da vontade e da vaidade humana.

A UNÇÃO transforma a VISÃO em AÇÃO por meio da MISSÃO. Busque a unção, encontre a visão e realize sua missão na igreja

Visão é SER. Precisamos orar vendo o nosso futuro, da nossa igreja, da cidade, etc.. Visão é clareza de direção. É saber aonde se quer chegar. Sem visão perdemos tempo, recursos e energia. Podemos trabalhar muito, mas com poucos frutos

Missão é FAZER. Missão exige um plano de ação, uma estratégia, uma estrutura, um estudo, etc. Sem uma missão clara e elaborada a visão se perde no vazio.

Missão é a forma como a visão se materializa. A pior coisa que pode acontecer a uma pessoa
é viver sem sentido de direção ou propósito. É a morte em vida.

PARA REALIZARMOS A MISSÃO PRECISAMOS:

Vencer o MEDO - a igreja foi perseguida, mas não recuou.
Sair da ZONA DE CONFORTO - a igreja se espalhou pelo mundo.
Pagar o PREÇO - os primeiros cristãos deram tudo o que tinham.

PRECISAMOS DE UMA UNÇÃO - Isaías 6.1-8

Unção é o sobrenatural.  É o poder que vem do alto. Unção é o milagre. A UNÇÃO transforma a VISÃO em AÇÃO por meio da MISSÃO.

O PODER DE DEUS



O PODER DE DEUS

Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva Lucas 4:25-26

É graça de fato! O profeta de Deus foi enviado a Sidom, de onde tinha vindo a perversa rainha Jezabel.

Por que Deus enviou Seu profeta para um lugar tão perigoso cujo povo era um inimigo pervertido de Deus?

A resposta é que o sábio e onipotente Deus, que impediu a chuva, é ao mesmo tempo o Deus de toda a graça.

Ele disse a Elias para ir morar ali, e que Ele tinha ordenado uma mulher viúva para sustentá-lo. O profeta obedeceu sem perguntar se ela era rica ou pobre, porque sua confiança não estava na viúva, mas em Seu amado Criador.

Quando ele chegou ao portão da cidade viu a mulher. Ela estava em extrema pobreza. Mas sua fé não vacilou, pois ela estava em Deus e não nos meios que Ele usa.


Elias estava com sede e faminto, e pediu a ela um pouco de água para beber e por um pão. Então, a pobre viúva contou a ele sobre seu estado desesperador. Ela e seu filho estavam a ponto de morrer.

Elias então declarou a maravilhosa graça de Deus e lhe disse: Não temas. Esta história está em 1 Reis 17 e é linda e cheia de lições preciosas.

O Deus de toda graça continua fazendo o mesmo hoje, numa escala bem maior. Ele ainda envia Seus servos a países não menos perversos que Sidom.

Cristo enviou Seus apóstolos para os culpados e assassinos em Jerusalém, para a Judeia e Samaria, e para os lugares mais distantes da terra.

O espaço não nos permite falar de homens como: Hudson Taylor, William Carey, Robert Moffat e David Livingstone.

E Ele ainda está enviando Seus servos para o Oriente Médio, para o Oriente, o Norte da África e outros lugares perigosos. Por que? Porque Ele, o Deus de toda graça, deseja que todos sejam salvos.

Extraído do Devocional Diário Boa Semente

CONTANDO OS NOSSOS DIAS



CONTANDO OS NOSSOS DIAS

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Salmos 90.12) 

Até compreender quão séria e urgentemente Moisés orou nessa passagem, eu não entendia que nós devemos pedir a Deus que nos ensine a contar os nossos dias.

Eu pensava que todos tinham tanto medo da morte quanto eu. Contudo, de 10 mil pessoas, somente dez devem pensar que contar os dias é importante. O restante das pessoas vive como se Deus não existisse e a morte não acontecesse.

Mas essa não é a pior parte. Algumas pessoas que estão prestes a morrer acreditam que continuarão vivendo. Outras, oprimidas pela miséria, sonham com a felicidade. Outras ainda, que estão em perigo extremo, pensam estupidamente estar em total segurança.

A ilusão delas é a parte mais triste de tudo.

Assim, Moisés adequadamente nos ensina que devemos contar os nossos dias. Não devemos perguntar a Deus quanto tempo exatamente ainda nos resta.

Em vez disso, devemos orar para que possamos tomar consciência de quão miserável e curta é a nossa vida. A morte e a ira eterna de Deus nos ameaçam a todo segundo.

Às vezes encontramos pessoas realmente preocupadas com a brevidade da vida. Elas estão ocupadas com pensamentos sobre sua morte iminente, mesmo não tendo orado para ter esse conhecimento.

Mas a maioria das pessoas não está ciente de que seus dias são numerados. Elas vivem como se o presente durasse para sempre.

De tal modo, para a maioria de nós, orar da maneira como Moisés sugere nessa passagem é imprescindível. 

Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

O PODER RESTAURADOR DO PERDÃO



O PODER RESTAURADOR DO PERDÃO
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.- Lucas 11.4
Perdoar não é fácil, temos que encarar essa realidade. O perdão não é um ato isolado do homem, mas um contrato bilateral de atitudes: homens e Deus. O perdão começa pelo reconhecimento de algum fato negativo, ele prossegue quando nos dispomos a querer tentar perdoar. O perdão começa em nós mesmos, para depois atingir os outros; é condicional: “perdoa-nos como temos perdoado”.
A CRISE E O PROCESSO DO PERDÃO

É importante entender o que não é perdoar: deixar pra lá (Colocar no porão da alma); desculpar (fingir que não aconteceu nada); psicologizar (Ter explicações dos porquês), tomar a culpa (tá bom, o culpado sou eu, pronto). O verdadeiro perdão aceitar o fato, reconhecer o dano sofrido; a crise de vontade de perdoar; decisão de iniciar o processo de perdão.
Para perdoar alguém, enfrente cara a cara a ofensa. Diga exatamente o motivo da sua ofensa, não alivie. Seja específico, não generalize ou você ficará perdido em meio a muitos sentimentos confusos (GN. 45.2,4).
Para perdoar alguém e a si mesmo, enfrente sua dor, mágoa e sofrimento. Procure rever dentro da sua alma o sentimento causado pela ofensa, e declare abertamente:
Rejeição – A menina de 8 anos que comprou um presente para o pai, que ao invés de agradecer, referiu-se ao presente como porcaria;
Humilhação e vergonha - O pai bêbado, o ódio desenvolvido;
Comparações – A irmã mais nova e mais velha;
Injustiça – Os filhos que colocaram para fora de casa a madrasta, esposa do pai que faleceu;
Crueldade e brutalidade – O filho que sofreu pela morte da mãe durante o parto;
Traição – traição da mulher com o melhor amigo;
Abandono – A mãe abandonada pelos filhos no asilo;
Enfrente, diga o que sentiu – mas se disponha a iniciar o processo de perdão. Deus vai restaurar os seus sentimentos.
PARA PERDOAR ENFRENTE O SEU RESSENTIMENTO:
Por que perdoar, se há possibilidade de livrar-se da pessoa?
É muito difícil para um cristão, que se esforça em servir a Jesus, admitir esses ressentimentos. Mas admita, eles existem e são cadeias que satanás usa para o amarrar.
Se você enterrar esses sentimentos você enterrará a possibilidade de cura e verdadeira liberdade.

UMA MANCHA NO PARAÍSO



UMA MANCHA NO PARAÍSO
Deus abençoou o sexo entre o casal e deu o DOMÍNIO sobre a Terra. “Deus os abençoou, e lhes disse: ´Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’.” (Gênesis 1:28)
A palavra “domínio” usada no original hebraico é “radhah” que quer dizer “reinar sobre”. Em outras palavras, o homem era o DONO DA TERRA.
Deus não só deu a Terra de presente ao homem, mas pediu a ele e o advertiu a GUARDAR essa Terra. “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Gênesis 2:15.
No original hebraico, a palavra usada para “guardar” é “shamar”, que significa “GUARDAR CONTRA INTRUSOS”
. Deus estava avisando Adão e Eva que haveria um intruso.
Cuidado! Perigo!
Estudamos, no último capítulo, que Lúcifer lançou dúvidas em todo o Universo questionando o caráter divino e que, após sua rebelião, ele foi expulsou do Céu.
Mas, por que Deus, ao invés de expulsar Satanás do Céu, não o destruiu?
É que Lúcifer havia lançado dúvidas a respeito do amor de Deus.
Se Deus o exterminasse naquela ocasião, a dúvida continuaria por toda a eternidade na mente dos seres criados, pois ninguém conhecia os resultados do mal.
Outros obedeceriam a Deus por medo e não por amor!
Deus é Deus de liberdade. Todas as suas criaturas, inclusive Adão e Eva, foram criados com liberdade de escolha.
A liberdade oferecida pelo Senhor era tão ampla, que eles poderiam até mesmo rejeitá-Lo, se o desejassem.
Assim, com Lúcifer solto, oferecendo-se como segunda opção ao governo de Deus, o Senhor colocou diante deles uma maneira para que eles pudessem exercer seu livre arbítrio: uma árvore no centro do jardim.
A Bíblia revela que Deus se encontrava com o casal todos os dias, na hora do pôr-do-sol (Gênesis 3:8).
Deus também os advertiu de que Satanás não tinha vida em si mesmo, por isso, se o escolhessem, perderiam o contato com a Fonte da vida (Deus) e morreriam: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” Gênesis 2:16 e 17.
A curiosidade fez com que Eva se aproximasse da árvore proibida. De repente, ela ouviu uma voz dizendo: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” Gênesis 3:1.
Eva deve ter levado um susto. Uma serpente falou com ela, mas serpentes não falam!De onde teria vindo o poder para fazer uma serpente falar?
O corpo da serpente foi usado como fantoche por Satanás, que induziu Eva a cometer os mesmos pecados que ele: duvidar da palavra de Deus e tentar ser como Deus.
Ele disse à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.”
Gênesis 3:4 e 5.
Eva, que já estava encantada por ver uma serpente falar, agora se deleita em pensar que poderia ser como Deus.
Eva decidiu contra Deus e Adão também. Os dois pecaram!
Essa escolha trouxe terríveis conseqüências. Agora, Satanás teria a oportunidade de mostrar ao Universo como seria o seu domínio. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12.
Adão, o DONO DA TERRA, vendeu para Satanás o presente que Deus havia lhe dado. SATANÁS passou a ser O DONO DA TERRA (ver Lucas 4:6).
Jesus reconheceu que Satanás é o “príncipe” deste mundo: “Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo.” João 14:30 ( ver também João12:31 e 16:11).
Depois do pecado, Satanás começou a estabelecer as bases do seu reino. Surgiram doenças, pestes, sofrimentos, mudanças climáticas e mudanças no caráter do ser humano.
O apóstolo Paulo disse que nos últimos dias os homens seriam “egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios... cruéis, inimigos do bem... mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.” 2Timóteo 3:1-4.
Muitas pessoas, ao olharem para tanta miséria e tanta injustiça, afirmam que Deus não existe; afinal, se Ele existe, por que Ele permite todas estas coisas?
Não sabem que o deus deste mundo não é Deus e, sim, Satanás. Ele é coerente com seu mundo. Isso é o que ele tem a oferecer!
E você, também já questionou: “Então, por que Deus não faz alguma coisa para acabar com tudo isso?”
Eu lhe respondo: Ele fez!
E você pergunta: O quê?
Ele morreu na cruz por nós!
Vamos um pouco atrás: Deus havia advertido que se comessem do fruto, morreriam no mesmo dia.
Os dois pecaram!
Morreram no dia?
Não!
Deus mentiu?
Não!
O próprio Jesus se ofereceu para morrer no lugar do homem!
O Criador se dispôs a pagar o preço da morte por Seus filhos.
Assim, Deus não só resolveu o problema do pecado, mas deu a todo o Universo a maior demonstração de amor que pode existir!
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
Não se esqueça que antes de criar o ser humano, Deus sabia que:
A humanidade iria pecar;
O mundo se tornaria o que se tornou;
O coração do homem seria cruel;
Ele teria que vir morrer pelo homem;
Mesmo morrendo pela humanidade, poucos O aceitariam.
Mas, mesmo sabendo de tudo isto, Deus criou o mundo porque sabia que muitos seriam salvos e teriam a oportunidade da vida eterna.
Jesus, através da Sua morte, venceu o domínio de Satanás. Ele disse: “Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31.
A Bíblia complementa: “Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos... Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro...”
Apocalipse 12:10 e 11.
O domínio de Satanás no mundo só irá durar até que cada ser humano tenha a oportunidade de escolher a Deus ou não. Deus está esperando.
Tenho certeza que, na sua vida, diariamente a história do Éden se repete. Satanás continua misturando a verdade e o erro para enganar você.
Ele está “cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo.” Apocalipse 12:12. Mas Deus está à sua procura e lhe pergunta: “Onde você está?”
Quem tem o domínio do seu coração?
Jesus está convidando: “Se hoje você ouvir a Minha voz, não endureça o seu coração.” Hebreus 4:7 (adaptado). O mal está com os dias contados e o bem finalmente triunfará.
A mancha no paraíso será apagada e nós voltaremos ao lar. Lá não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

XEQUE-MATE



XEQUE-MATE
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. (Êx 14.13,14)
Vivemos em uma guerra de dois reinos. Quando alguém entrega a sua vida a Jesus, É transportado do reino das trevas para o reino de Deus. Visualize os jogadores em um tabuleiro de xadrez estabelecendo uma estratégia, planejada de conquista. Cada jogada é bem pensada e calculada. Com estratégia e cheio de inteligência.
Algo similar sucedeu no livro de Êxodo capítulo 14, os primeiros 13 capítulos fala da libertação do povo de Israel, onde Deus é o próprio libertador, da saída do Egito. Deus havia prometido a Moisés que tiraria seu povo do Egito e os levaria a uma nova terra.
Quando Deus promete ele cumpre, não é possibilidade, é certeza. A palavra de Deus sempre se cumpre!!!Confie no Senhor, mesmo que pareça impossível
Ele mesmo os levou frente ao mar vermelho, disse: fiquem aí Porque faraó olhará e dirá que os filhos de Israel estão encurralados no deserto, sem saída. Estar diante do mar, cercado por um deserto, E um exército com um Faraó enfurecido, ninguém gostaria de estar alí. Moisés não teria como retirar, 3 milhões de pessoas dali de forma nenhuma. Moisés ainda não sabia, O povo de Israel não sabia Mas Deus sabia o que estava fazendo
Deus estava sendo estrategista naquele momento, Deus colocou Israel em uma posição que atraísse Faraó para fora da sua zona de conforto.
Olha o que o texto continua dizendo: Endurecerei o coração do Faraó para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. Faraó no Egito reage como Deus havia dito, ele disse: como deixamos nossos escravos escaparem?
Ele prepara todo o Exército, seus carros e cavalos e começaram a perseguir a Israel, dizendo: Eles estão sem saída no deserto, em frente ao mar. Este exército veio contra Israel com toda a sua força e fúria, os israelitas começaram a chorar, ficaram apavorados e começaram a pressionar Moisés. Porque nos trouxeste aqui? Seria melhor morrer no Egito do que aqui nesse deserto!
Todos acharam que estava tudo acabado, o sonho da terra prometida, de ter seu próprio lar, este sonho estava se acabando diante dos olhos deles. Era loucura! Veja a palavra de Deus para Moisés – Êxodo 14:13-1413. Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Deus está próximo de fazer algo novo quando os egípcios viram os Israelitas encurralados (sem saída) devem ter levantado as espadas e gritado contra eles, o inimigo contava com a vitória, mas quando eles estavam em um ponto próximo a Israel, Achando que haviam vencido, Deus intervém e abriu o mar vermelho, Deus abriu caminho no mar e Israel passou.
NAQUELE MOMENTO DEUS FEZ XEQUE-MATE!!!
O Inimigo só passa pelo caminho que Deus abriu, para receber um XEQUE-MATE.
Quando tudo parecer desmoronar; Quando tudo desfalecer diante dos seus olhos; Quando tudo parecer que está se acabando SE PREPARE, POIS DEUS ESTÁ PRESTES A FAZER ALGO NOVO, ESTÁ PRESTES A DAR UM XEQUE-MATE NO INIMIGO!
Se Muitas coisas que tem sido sua aflição, ou você sente uma forte perseguição espiritual, uma grande luta em todos os níveis. Se o inimigo está furioso com você. Se a pressão é grande. Não desanime, Deus está preparando o cheque mate do seu inimigo. Deus está no controle, Deus sabe o que faz, Ele nunca falha, espere coisas grandes.
Nabucodonozor fez um decreto que todos deveriam adorar uma imagem de ouro. E quem não adorasse morreria em uma fornalha. Daniel 3.24,25;v.28-30
Sadraque, Mesaque e Abdenego não morreram na fornalha, pois O Deus que sabe dar Xeque-Mate em Satanás estava com eles, Deus que protege seu povo estava com eles. Eles estavam debaixo de uma promessa
O fogo estava sob uma ordem! Isaías 43: 2Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3 Porque eu sou o SENH OR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador;
Hoje as águas se abrem diante de você, Ele ainda é o mesmo Deus O único que sabe dar Xeque-Mate. Não importa se lhe amarrarem forte, pois estará livres. Não importa a ira do rei, pois Deus estará com você. Mesmo que os demônios armem armadilhas contra você, Ainda assim Deus fará passar por cima rindo e nada lhe fará dano algum. Deus fará descansar enquanto apenas com os teus olhos olhará e verás a recompensa dos ímpios.
Aprenda uma coisa quando tudo parecer perdido, sem saída, confia no Senhor, pois Ele dará Xeque-Mate no inimigo. Rm. 8.31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? João 10.28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Mordecai e Hamã - Ester 3.5 Vendo, pois, Hamã que Mordecai não se inclinava, nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. 6... por isso, procurou Hamã destruir todos os judeus, povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero. Quando hamã pensou que tinha vencido a Deus ele caiu no XEQUE MATE Então, disse , um dos eunucos que serviam o rei: Eis que existe junto à casa de Hamã a forca de cinqüenta côvados de altura que ele preparou para Mordecai, que falara em defesa do rei. Então, disse o rei: Enforcai-o nela.10 Enforcaram, pois, Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai. Então, o furor do rei se aplacou.
Ele colocou você exatamente onde você está, não foi por acaso, nem muito menos para lhe fazer sofrer e angustiar-se. Ele escolheu este lugar de forma estratégica. Ele escolheu este lugar para você assistir de camarote, Foi para você enxergar com os seus olhos bem de perto, Ele abrindo caminho onde não havia caminho, dar a saída onde não havia saída. Simplesmente creia.
VOCÊ É ESCOLHIDO DE DEUS, VOCÊ VAI DAR A VOLTA POR CIMA, SÓ É PARA VOCÊ ENXERGAR OS FEITOS DO SENHOR E DO OUTRO LADO VOCÊ TIRAR O PÉ DO CHÃO E DANÇAR, DANÇAR, DANÇAR!