domingo, 7 de setembro de 2014

BÍBLIA, A BIBLIOTECA DO ESPÍRITO SANTO

BÍBLIA, A BIBLIOTECA DO ESPÍRITO SANTO
==============================


A BÍBLIA É O LIVRO DOS LIVROS. "Inspirada por Deus, escrita pelos homens, concebida no céu, nascida na terra, odiada pelo inferno, pregada pela igreja, perseguida pelo mundo e crida pelos fiéis.

A BÍBLIA É O LIVRO DOS PARADOXOS: é o livro mais lido no mundo e ainda desconhecido por grande parcela da humanidade. É o livro mais amado e o mais odiado. É o livro mais 

obedecido e o mais escarnecido. É o livro mais pregado e o mais combatido.


A BÍBLIA TEM SIDO O FAROL DE DEUS NA ESCURIDÃO DA HISTÓRIA. Ela é o fanal que orienta o nauta, o mapa que norteia o caminhante. A Bíblia é o coração de Deus aberto, é o braço de Deus estendido, a vontade de Deus declarada. Na Bíblia os céus e a terra se abraçam. O infinito toca o finito, o eterno invade o temporal, o divino e o humano se encontram.


A BÍBLIA É A ESPADA DO ESPÍRITO, poderosa arma de combate contra as hostes inimigas que conspiram contra nós. A Bíblia é o bisturi de Deus que cirurgia os tumores infectos do pecado e lancetam os abscessos do coração. A Bíblia é fogo que consome os entulhos armazenados no porão da mente e queima a pragana que conspurca a alma. A Bíblia é martelo que quebra as resistências e a dureza do nosso coração.


A BÍBLIA É O LIVRO DE DEUS. É o livro do céu. É o livro dos livros. É o livro que muitas vezes acorrentado trouxe libertação. É o livro que muitas vezes jogado nas fogueiras da intolerância e do preconceito, tem tirado vidas das chamas do inferno. É o livro que muitas vezes sendo alvo de ódio consumado tem ensinado o perdão. A Bíblia é o livro por excelência, é o maior de todos os livros, é o livro de Deus, do céu, a biblioteca do Espírito Santo


A BÍBLIA É O LIVRO SINGULAR. 


Em primeiro lugar, porque ela tem unidade plena na diversidade completa. Foi escrito durante 1.600 anos, por mais de quarenta escritores diferentes, de culturas diferentes, em línguas diferentes, para pessoas diferentes, entretanto, em momento algum sua harmonia foi afetada. Há uma concordância absoluta no conteúdo das Escrituras, porque o seu verdadeiro autor é o próprio Deus. Ela foi inspirada pelo Espírito Santo.


Em segundo lugar, porque suas profecias cumpriram-se, estão se cumprindo e cumprir-se-ão rigorosamente. A Bíblia escreve a história antes dela acontecer. As profecias bíblias não são previsões óbvias nem vagas. A história é o desenrolar dos planos eternos de Deus exarados na sua Palavra. 


Em terceiro lugar, porque ela é o grande instrumento que Deus usa para chamar as pessoas à salvação. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Há uma nuvem de testemunhas de pessoas que foram arrancadas das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus através da instrumentalidade das Escrituras.


É tempo de voltarmos à centralidade das Escrituras. Ela precisa alumiar os nossos passos e clarear os nossos caminhos. Ela é a nossa única norma de vida e a nossa regra de fé. Devemos voltar ao lema da Reforma Protestante do Sola Scriptura. 

Quando a Palavra de Deus cresce, a igreja cresce. Quando a Palavra de Deus é crida e obedecida, a igreja se santifica e se torna uma coroa de glória nas mãos do Senhor. 


(Rev Hernandes Dias Lopes)



terça-feira, 2 de setembro de 2014

É POSSÍVEL ENTRISTECER ESPIRITUALMENTE?




O QUE SIGNIFICA ENTRISTECER / APAGAR O ESPÍRITO?


Quando a palavra "apagar" é usada nas Escrituras, está falando de suprimir fogo. 


Quando os CRISTÃOS embraçam o escudo da fé, como parte da armadura de Deus (Efésios 6:16), eles estão suprimindo o poder dos dardos inflamados de Satanás.

Jesus Cristo descreveu o inferno como um lugar onde o fogo não seria "apagado" (Marcos 9:44, 46, 48). 


Do mesmo modo, o Espírito Santo é uma chama que habita dentro de cada Cristão.

Ele quer Se expressar através de nossas ações e atitudes.

Quando os cristãos não permitem que o Espírito seja visto através das suas ações, quando fazemos o que é errado, então suprimimos ou “apagamos” o Espírito. 


Não permitimos que o Espírito Se revele do que jeito que Ele quer.


Para entendermos o que significa "entristecer" o Espírito, precisamos primeiramente entender que isso é uma característica de alguém que tem personalidade. Só uma pessoa pode ser "entristecida"; portanto, o Espírito tem que ser uma pessoa para poder ter tal emoção. 

Quando entendemos esse aspecto, podemos entender melhor como Ele é "entristecido", especialmente porque nós também somos entristecidos.


Efésios 4:30 nos diz que não devemos "entristecer" o Espírito. Vamos permanecer naquela passagem para entender o que Paulo estava tentando nos dizer. 


PODEMOS "ENTRISTECER" O ESPÍRITO QUANDO andamos como os gentios (4:17-19), quando nos rendemos à nossa natureza pecaminosa (4:22-24), quando mentimos (4:25), quando nos iramos (4:26-27), quando furtamos (4:28), quando usamos linguagem torpe (4:29), quando temos amargura (4:31), quando não perdoamos (4:32), quando cometemos imoralidade sexual (5:3-5).

"Entristecer" o Espírito é agir de uma forma pecaminosa, quer seja em pensamento e ação, ou em pensamento apenas.


Tanto "apagar" quanto "entristecer" o Espírito são parecidos quanto aos seus efeitos; os dois atrapalham os cristãos de viverem um estilo de vida que agrade a Deus. Os dois acontecem quando o cristão peca contra Deus e segue os seus desejos mundanos.


A única estrada correta a ser seguida é a estrada que guia o Cristão para mais perto de Deus e pureza, e mais longe do mundo e do pecado.


Assim como não gostamos de ser entristecidos, e assim como não procuramos apagar aquilo que é bom – não devemos entristecer ou apagar o Espírito Santo por nos recusarmos a escutar a Sua liderança.


...Torne-se membro do blog e receba mensagens diárias em seu e-mail


Fonte: GotQuestion

ALCANÇANDO A MATURIDADE EM CRISTO


ALCANÇANDO A MATURIDADE EM CRISTO

Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. [Colossenses 1.28]

Temos a tendência de pensar em Paulo como um missionário pioneiro que pregava o evangelho, plantava igrejas e estava sempre indo de um lugar a outro. 

Porém, ele mesmo nos diz que o propósito do seu ministério, mais do que a conversão e o discipulado, era apresentar “todo homem perfeito em Cristo”, desfrutando de um relacionamento com Cristo em adoração, amor, confiança e obediência a ele.

COMO OS CRISTÃOS SE TORNAM MADUROS? 

O texto de hoje nos dá uma resposta direta: através da proclamação de Cristo. 

Se a maturidade cristã diz respeito à nossa maturidade no relacionamento com Cristo, então quanto mais clara a nossa visão dele, mais nos convencemos de que ele é digno da nossa confiança. 

J. I. Packer escreveu em seu livro O Conhecimento de Deus: 


“Somos cristãos pigmeus porque temos um Deus pigmeu”, ou melhor, “um Cristo pigmeu”. 

A verdade é que há muitas ofertas de “cristos” nos supermercados religiosos do mundo, caricaturas do Jesus autêntico. 

Há o Jesus acético, o Jesus palhaço de Godspell e o Jesus Cristo Superstar; o Jesus capitalista e o Jesus socialista; o Jesus empresário e o Jesus guerrilheiro urbano. 

Todos são imagens imperfeitas do verdadeiro Cristo, e nenhum deve ganhar nossa sincera lealdade.

Ao contrário, precisamos ver Jesus como Paulo o apresenta nos versículos 15 a 21. Esta é uma das mais sublimes passagens sobre Cristo no Novo Testamento. Jesus é retratado aqui como a imagem visível do Deus invisível, o agente e o herdeiro da 
criação. 

Ele é também o primogênito dentre os mortos, de modo que em todas as coisas deve ter a primazia. Na verdade, nele habita a plenitude de Deus, que reconciliou todas as coisas em Cristo.

Assim, Jesus Cristo tem uma dupla supremacia, como cabeça do universo e cabeça da igreja. Ele é o Senhor de ambas as criações. Quando o enxergamos assim, somos levados a nos prostrar diante dele.

Precisamos deixar de lado nossas imagens de um “cristo” insignificante, franzino e pigmeu!

Precisamos ficar livres de nossos “Cristos” palhaços e popstars, nossos messias políticos e revolucionários. Se é essa a imagem que temos de Cristo, não é de estranhar que nossa imaturidade persista.


Se tirarmos o véu dos nossos olhos, poderemos então ver a Jesus como ele realmente é, na plenitude de sua pessoa divino-humana e de sua obra salvadora. 

Então daremos a ele a honra que é devida ao seu nome, e desenvolveremos um relacionamento maduro com ele. [...] (Colossenses 1:15-29)

... Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

ACASO, TRAÍMOS A DEUS?



ACASO, TRAÍMOS A DEUS?


Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. Oséias 14:1


TRAIÇÃO = Incapacidade de ser fiel a alguém, descaso aos valores de outrem, ruptura de um ato confiável, violação da dignidade do confiante, descumprimento de uma promessa, enganar perfidamente a fidelidade que lhe foi depositada.


De todas as dores provocadas por sentimentos relacionados à outra pessoa, creio eu que a traição seja a mais mesquinha e ordinária, por justamente ela ser muito injusta, em muitos casos, leva a ruina o traído, enquanto o traidor regozija-se.[...]


Aquele que trai torna-se egoísta, pois não pensa em quem esta do outro lado, apenas alimenta o desejo do seu coração, que é se dá bem. Isto é em qualquer área da vida. Quando se credita em alguém uma confiança é porque dentro do coração do depositante existe algum tipo de consideração, respeito, admiração ou amor, pelos quais a leva acreditar que jamais será enganada. Que aquela pessoa em quem se confia é digna do puro sentimento que esta lhe sendo imputado.


Ser traído por amigo ou colega já é tão repugnante, imagine ser traído por alguém com quem um dia se fez uma aliança, teve um compromisso, depositou sua vida nas mãos dela, firmou lealdade. 


Certamente é dolorido demais para a vitima, a sensação que se tem é que foi usado e trapaceado em seu sentimento, esta pessoa sente-se reduzido a fagulha, a dor rasga a sua alma com muito mais ímpeto do que um objeto cortante, é tão violenta a sensação que muitos dos traídos perdem totalmente o equilíbrio e, suas vidas parece ficar em cordas bambas, como se tivesse a sensação que um pesadelo a dominasse, tudo o que foi sonhado, planejado, arquitetado durante meses ou anos termina sendo lançado fora como se fosse uma descarga sanitária.[...]


Deus confiava a lúcifer, ser o seu porta voz, ele era o primeiro arcanjo a comandar nos céus, ou seja, ele só estava abaixo do filho de Deus, conhecia os segredos de Deus, Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti. Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.Ezequiel 28:3-4, ele comanda todo o exercito celestial, Deus depositava nele o direito de reger o seu coral.


No entanto enquanto Deus deixava em seu poder a liderança da adoração ele usurpava em seu coração ser igual a Deus, o orgulho e a inveja nasceram dentro do seu ser, e em surdina planejou tirar Deus do seu trono, seduzindo e ludibriando a terça parte dos anjos que ele comandava. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:13-14.


Deus conhecia os intentos de lúcifer, Deus apenas deixou para ver até onde ele ia, como o mal por si só se destrói, então lúcifer deixou de ser um anjo de luz para vira satanás o opositor.
Todo Ser humano comete erro, Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. João 8:7, isto não ira isentar ninguém das consequências, colhemos o fruto da semente que plantamos. 


Deus conhecedor de todas as coisas sabe bem o que é ser traído, tão logo dará o escape à pessoa ferida, entrará com providência e restaurara as suas forças e mudara a situação. [...]

Alguém pode dizer “Eu não quero ser igual a Deus” Será? Será que, se muitos conhecessem pessoalmente, tivesse a regalia que lucífer teve não intentaria o mesmo? Por outro lado quantos de nós traímos a Deus? Como? 


Quantas pessoas nós conhecemos que um dia fez uma aliança com Deus, Deus confiou a este o direito de uma vida nova, quantos foram consagrados para Deus, quantos foram batizados, Quantos ceiaram na mesa do Senhor e hoje come no prato do inimigo? Quantos, um dia conheceram os segredos de Deus os mistérios da salvação, disseram eu tenho uma aliança contigo e hoje estão distante da presença de Deus?


Quantos um dia disseram que Jesus era Senhor em suas vidas e agora vivem sucumbidos pelo mundo e adora outros deuses? E quantos são aqueles que dizem que serve a Deus, que os pertencem, que são seus filhos, mais não procedem com tal? Usam o nome de Deus em beneficio próprio, vivem sempre articulando uma maneira de lucrar com a fé alheia. 


Se analisarmos bem, de fato, não continuamos traindo a Deus? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mateus 22:37 Estamos adorando a Ele ou outros tem espaço em nossas vidas? 

(Pra Elza Carvalho)

terça-feira, 19 de agosto de 2014

CONHECENDO O PODER DE DEUS

CONHECENDO O PODER DE DEUS


Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam [...] a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais. [Efésios 1.18-20]


O primeiro capítulo da Carta aos Efésios pode ser dividido em duas partes. Na primeira, Paulo bendiz a Deus por nos abençoar em Cristo. Na segunda, ele ora para que Deus abra os nossos olhos para enxergarmos a plenitude dessa bênção. 

Louvor e oração devem sempre andar juntos. Alguns cristãos oram apenas por novas bênçãos, e esquecem das bênçãos que já receberam. Outros enfatizam que já receberam todas as bênçãos espirituais em Cristo, e não se interessam por nenhuma outra. As duas posições são incorretas.


Paulo ora especificamente para que os efésios conheçam (tanto através do entendimento como pela experiência) a esperança para a qual Deus os chamou, as riquezas da sua gloriosa herança e a incomparável grandeza do seu poder. 


A ênfase de Paulo está no poder de Deus. Ele tem tanta certeza da suficiência do poder de Deus que emprega várias palavras para expressar a “incomparável grandeza do seu poder”. 
COMO ELES CONHECIAM ESSE PODER? Porque ele foi demonstrado publicamente na ressurreição, na glorificação e na coroação de Cristo. Esse grande poder, que Deus exerceu em Cristo, está agora disponível a nós.


O principal apelo na oração de Paulo é para que seus leitores possam ter um conhecimento completo do chamado, da herança e, de maneira especial, do poder de Deus. 


MAS COMO ELE ESPERA QUE SUA ORAÇÃO SEJA RESPONDIDA? 


Primeiro, por meio da iluminação do Espírito Santo, que é “o Espírito de sabedoria e de revelação” (v. 17) em nosso conhecimento de Cristo. 


E segundo, através da reflexão acerca da revelação objetiva do poder de Deus na ressurreição e na exaltação de Jesus. 


Podemos notar mais uma vez a saudável combinação de revelação e iluminação, história e experiência, Cristo e o Espírito Santo.[...] Efésios 1.15-23

***

A BÍBLIA SAGRADA




A Biblia Sagrada


A Biblia é a principal fonte humana de Conhecimento, o grande manual de comportamento humano. A Biblia é a maneira principal pela qual Deus se revela à humanidade. A Biblia é a palavra escrita de Deus, é a única autoridade definitiva que possuímos, provada através dos séculos

A Biblia derrama luz (conhecimento) sobre a natureza humana, sobre os problemas da humanidade e o sofrimento que aflige os homens, além disso ela revela claramente o caminho para Deus. É nas Escrituras Sagradas que encontramos respostas para os grandes problemas da vida e para as perguntas fundamentais: 

De onde eu vim?  Por que estou aqui? Para onde eu vou? Qual o propósito de minha existencia?

A palavra Biblia vem da palavra grega “Biblos” que significa livro, porém ela é mais que um livro ou uma coleção de livros – é a revelação escrita que Deus nos deixou de sua vontade para o homem e o universo

A Biblia revela que o mundo não é produto do acaso, Deus o criou. A Biblia não apenas nos diz que o mundo foi feito por Ele, mas também nos mostra quem é Deus. A Biblia revela a personalidade de Deus, o seu carater e o seu plano para toda a criação. Além disso, a Biblia também revela o desejo mais profundo de Deus: relacionar-se com as pessoas que Ele criou a sua imagem e semelhança

A Biblia intera fala sobre Deus, especialmente sobre seus planos e sobre seu filho Jesus Cristo e sua profunda necessidade de relacionamento com os homens

A Biblia é Deus falando ao homem, é Deus falando através do homem, é Deus falando com o homem, é Deus falando a  favor do homem, mas, é sempre Deus falando.

A biblia contem 66 livros, escrita por cerca de 40 autores, num periodo de mais ou menos 1600 anos. Seus autores vieram dos mais variados niveis sociais e culturais, incluindo reis, camponeses, profetas, pescadores, cobradores de impostos, médico, missionários, entre outras pessoas simples e comuns. A biblia é dividida em duas partes principais, sendo o divisor o nascimento de Jesus Cristo. A primeira parte é chamada Velho Testamento, escrita totalmente em hebraico, completada cerca de 400 anos antes do nascimento de cristo. A segunda parte é chamada de Novo Testamento, foi escrita na lingua grega

A palavra testamento significa no original, aliança ou pacto. O Velho testamento é o registro das alianças feitas por Deus com o homem – e aponta para a vinda do Messias, o filho de Deus, Jesus. O novo Testamento é o registro do cumprimento das alianças na pessoa de Jesus. Na verdade a Biblia é o nosso manual de fabricante, que mostra Deus como o Criador e Jesus como inspiração para vivermos como seu filho, dentro da vontade Dele

A Biblia contem a lei dada por Deus  a  Moises no Monte Sinai após a saida do povo Hebreu da escravidão do Egito,  mas nos mostra também quão impossivel foi a Lei trazer ao homem a salvação de que necessitava

Assim descobrimos na página da Biblia que o proposito central de Deus era preparar o caminho para a vinda do redentor do mundo: Jesus Cristo, o único capaz de cumprir a Lei e nos livrar da condenação eterna

Embora a Biblia seja uma verdadeira biblioteca, é também “O Livro”. É uma história grandiosa, uma história de amor, do amor de Deus pela humanidade e do preço que ele se dispos a pagar para nos restaurar em plena comunhão com Ele. 

Embora a Biblia seja divina, ela também é humana. As palavras se originaram em Deus e a expressão é humana. 

A Biblia é uma revelação de Deus ao homem, comunicada através de homens, inspirada pelo Espirito de Deus aos homens.

Por trás de cada grande evento da Biblia se encontra Deus, o Autor da vida, o Autor da História, o Criador do Universo. A Biblia é uma carta de amor de Deus ao seu povo na terra, o povo que o obedece e o serve

O Velho testamento é o relato de como Deus formou e se relacionou com uma nação – os Israelitas, um povo escolhido por Deus para representá-lo ao mundo. O Novo Testamento é o relato do relacionamento de Deus com um homem – o Seu Filho. 

Deus se fez homem na pessoa de seu filho pra que pudéssemos saber como Deus é. Se voce deseja saber quem é Deus olhe para Jesus, pois Ele é a perfeita revelação de Deus. Seu aparecimento na Terra é , até hoje, o evento central de toda a História.

A biblia sagrada é um tesouro de valor inestimável. Ela tem recebido vários nomes: Escrituras sagradas, o livro dos livros, a palavra de Deus, o divino livro

Não se trata de um livro único, mas de uma coleção de livros sagrados (no total de 66 livros) reunidos num só volume

A biblia é a segura fonte da verdade. Jesus disse na sua oração por nós: “santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”   João 17:17

Deus usou seus profetas e seus servos para nos dizer a importancia de observarmos as suas palavras escritas na Biblia

II pedro 1:20-21

O estudo das escrituras ajuda-nos a obter a salvação e a vida eterna, poresta razão Deus nos ordena o estudo da biblia: João 5:39

em meio às preocupações e tensões da vida, os que dão tempo ao estudo e pratica da palavra de Deus são postos em contato com Jesus e serão enriquecidos, fortalecidos, renovados espiritualmente, para enfrentarem os problemas, as provações e as adversidades da vida diária

Com Deus teremos a sabedoria para administrarmos nossa vida e nossas emoções

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A CURA DA MURMURAÇÃO

UMA CURA EM 12 PONTOS PARA A MURMURAÇÃO

===============================


A murmuração é inadequada ao verdadeiro cristão, mas, ainda assim, somos versados nela. A cura se encontra nestes versos. Em Cristo nunca estamos desesperados ou desamparados. Toda provação tem sentido. Medite nesta cura a fim de mudar sua linguagem e seu coração.
1. DEUS ME ORDENA A NUNCA MURMURAR.


Fazei tudo sem murmurações nem contendas. (Filipenses 2.14)


2. DEUS ME ORDENA A DAR GRAÇAS EM TODA CIRCUNSTÂNCIA.
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5.18)


3. DEUS ME ORDENA A ALEGRAR-SE, ESPECIALMENTE EM ÉPOCAS DE PROVAÇÃO.
Alegrai-vos sempre no Senhor. (Filipenses 4.4)
Regozijai-vos sempre. (1 Tessalonicenses 5.16)
Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. (Tiago 1.2)


4. EU SEMPRE MEREÇO ALGO MUITO PIOR DO QUE ESTOU SOFRENDO AGORA. NA REALIDADE, EU MEREÇO O INFERNO.
Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. (Lamentações 3.39) [...]


5. À LUZ DA ETERNA FELICIDADE E GLÓRIA QUE EU EXPERIMENTAREI NO CÉU, ESSA PRESENTE PROVAÇÃO É EXTREMAMENTE BREVE E INSIGNIFICANTE, MESMO SE DURASSE UMA VIDA INTEIRA.
Os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. (Romanos 8.18) [...]


6. MEU SOFRIMENTO É MUITO MENOR DO QUE O QUE CRISTO SOFREU, ELE NÃO MURMUROU
Ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente. (1 Pedro 2.23)


7. MURMURAR É DIZER QUE DEUS NÃO É JUSTO.
Não fará justiça o Juiz de toda a terra? (Gênesis 18.25)


8. FÉ E ORAÇÃO EXCLUEM A MURMURAÇÃO.
Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. (Salmo 34.4)


9. ESSA DIFICULDADE ESTÁ SENDO USADA POR DEUS PARA MEU BEM E É TOLICE MURMURAR CONTRA ELA.
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8.28)


10. AQUELES QUE SÃO MAIS FIÉIS QUE EU TÊM SOFRIDO MUITO MAIS QUE EU, E O FIZERAM SEM MURMURAÇÃO.
Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. [...] (Hebreus 11.35-39)


11. MURMURAÇÃO NEGA QUE A GRAÇA DE DEUS É INTEIRAMENTE SUFICIENTE.
A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Coríntios 12.9)


12. O MAIOR SOFRIMENTO, A PIOR PROVAÇÃO OU DIFICULDADE JAMAIS PODEM TIRAR DE MIM AQUILO QUE É DE MAIOR VALOR E MINHA MAIOR ALEGRIA, A SABER, O AMOR DE CRISTO.


]Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.[...


AS DIMENSÕES DO EVANGELISMO





DIMENSÕES SOBRENATURAIS DO EVANGELISMO
=================================


Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. [2 Coríntios 4.6]
Os capítulos 3 e 4 da Segunda Carta aos Coríntios constituem uma passagem clássica sobre o ministério pastoral. Paulo introduz aqui as dimensões sobrenaturais do evangelismo. 


“O deus desta era [o diabo]”, ele nos diz, “cegou o entendimento dos descrentes” (4.4). Somos impotentes diante de tal cegueira, pois não nos é dado abrir os olhos aos cegos. Um véu espesso paira sobre suas mentes para que não vejam a luz do evangelho de Cristo.


Somente Deus, o Criador, pode abrir os olhos que o diabo cegou. Assim, Paulo nos conduz de volta ao começo de tudo, ao Gênesis, e nos recorda que a voz de Deus ecoou em meio às trevas, dizendo: “Haja luz”. 


Assim como na criação a luz resplandeceu das trevas, na nova criação Deus mesmo resplandece em nossos corações. A regeneração é um ato criador divino tanto quanto a ordem original de Deus na criação.


Vemos aqui de um lado, o “deus desta era” (v. 4), e do outro, “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (1.3). O texto é claro em relação à atitude característica de cada um. O diabo cega a mente dos descrentes, enquanto Deus resplandece nos corações obscurecidos (v. 6). 


Diante desse conflito sobrenatural, nós nos perguntamos se poderíamos contribuir de alguma maneira. Se o diabo cega e Deus resplandece, não seria mais prudente nos retirarmos do campo de batalha. 


De fato, muitos cristãos pensam assim, mas não Paulo. Leia o versículo 5, que eu deliberadamente omiti até aqui. Se colocarmos os três versículos juntos, descobriremos que o diabo cega (v. 4), Deus resplandece (v. 6) e nós pregamos Cristo Jesus como Senhor (v. 5). 


Ou seja, o evangelismo (a proclamação do evangelho de Cristo), longe de ser supérfluo, é na verdade indispensável. 


Se a luz por meio da qual Deus resgata as pessoas da escuridão é o evangelho, temos mais é que pregá-lo! Através da pregação fiel do evangelho o príncipe das trevas é derrotado e Deus resplandece sua luz nos corações humanos. [...](2 Coríntios 4.1-6)

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DÍZIMO E OFERTA

"Dízimo e Oferta: qual é a diferença?

Tanto o dízimo como a oferta devem ser medidos conforme o coração

Em Levítico 27, 30 podemos ler que “Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores sãopropriedade do Senhor: é uma coisa consagrada ao Senhor.”

Desta forma, o dízimo é a devolução do que pertence a Deus, pois é propriedade do Senhor que estava sob nossa tutela.

Se devolvemos o que pertence a Deus, o que nos sobra é nosso por obra e graça de Deus e podemos fazer uso conforme nossas necessidades.

No entanto, a nossa generosidade cristã nos impulsiona muitas vezes a compartilhar com nossa comunidade parte do que énosso. Esta contribuição feita a partir do que nos pertence, após devolver o que pertence a Deus, é uma oferta.

Portanto, o Dízimo não nos pertence, pertence a Deus e por isso Lhe deve ser devolvido. Já a oferta é compartilhar parte do que é nosso por direito e, portanto, é expressão de generosidade para com os irmãos e amor e gratidão a Deus por tudo que Dele recebemos.

Cada um que dá as suas ofertas com alegria, é co-participante da obra do Senhor, construída com aquela oferta.

Tanto o dízimo quanto a oferta devem ser medidos conforme o coração, porque o coração tem a medida do amor e da justiça, da abundância e nunca da miséria.

Quando eu conheço as necessidades da minha comunidade, dos meus irmãos, devo corresponder a estas necessidades.


Seja dizimista e continue colaborando com suas ofertas!

PRINCÍPIOS SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS

DÍZIMO E OFERTA

1 - Princípio da posse - Sl 24:1
Precisamos reconhecer que tudo o que temos pertence a Deus. Ele apenas permite que temporariamente desfrutemos de alguns benefícios, como casa, carros, roupas, bens etc.. Importante nunca perdermos de vista que devemos ser bons mordomos de tudo que Deus nos deu.

 Princípio da fidelidade - Ml 3:8-10
Ser fiel no dízimo e nas ofertas. Não é “pagar” o dízimo e sim devolver a Deus o que lhe pertence. Deus definitivamente não precisa do nosso dinheiro, afinal de contas, Ele é dono de todo ouro e toda prata. O que Ele quer é a fidelidade do nosso coração.

4 - Princípio da Soberania - Rm 11:36
Dele. É por causa da vontade soberana de Deus que você tem o que tem, trabalha onde trabalha e ganha o que ganha. Por meio Dele – é por causa da atividade soberana de Deus na sua vida, dando-lhe saúde, renovando a cada dia a sua misericórdia sobre você, dando-lhe capacidade, inteligência, etc. é que você pode produzir algo. Para Ele – TUDO deve voltar pata Ele, dando-lhe a glória soberana.

5 - Princípio do simples - Mt 6:33
Devemos aprender a viver o simples de Deus. Que coisas são estas às quais se refere o texto? Leia comigo a partir do verso 25. Estas coisas são: comida, bebida e vestimenta - o simples de Deus. Aqui cabe um alerta ao consumismo pregado pelo sistema do mundo.

6 - Princípio da boa administração - Lc 14:28-33
Boa administração. Um controle simples, porém eficiente de orçamento doméstico ou um fluxo de caixa da sua igreja ou organização. Regra básica: não posso gastar mais do que ganho. Óbvio? Se fosse tão óbvio assim para todos, não precisaria escrever este artigo.

7 - Princípio da “quitação” - Rm 13:8
Isso mesmo. Não dever, quitar nossos compromissos. Certa vez ouvi uma definição de crédito que me chamou a atenção: Crédito é o meio pelo qual compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para agradar as pessoas de quem não gostamos. Forte não? Mas crédito sem controle vira dívida.
Vale observar que, na minha concepção, dívida é aquilo que não conseguimos pagar. Um financiamento de um imóvel por longo prazo, por exemplo, terá suas parcelas a vencer. Este é um compromisso assumido, planejado, que no vencimento será quitado. Dívida é não pagá-lo.