segunda-feira, 27 de agosto de 2018

RETRATO DA IGREJA PRIMITIVA EFICIENTE




RETRATO DA IGREJA PRIMITIVA EFICIENTE


Quando JESUS começou o seu MINISTÉRIO ele tinha muitos problemas com a MULTIDÃO. Muitos que o seguiam estava afim de julgá-lo, persegui-lo e condená-lo. 

Outros O buscavam pelos milagres, sinais, curas. JESUS não se impressionava tanto com a MULTIDÃO porque quase todos estavam com a motivação errada. 

A MULTIDÃO estava atrás de milagres, os religiosos da época com CIUME e INVEJA dos seus feitos, os ROMANOS preocupados com a ordem e a disciplina do povo de ISRAEL até então conquistado.

Mas quando JESUS foi julgado, crucificado e morto, as coisas começaram a mudar. Após sua ressurreição veio a promessa do ESPÍRITO SANTO ser derramado na vida dos apóstolos e grandes sinais , maravilhas e milagres eram feitos por eles. 

Aí sim a igreja começou a ser eficiente, a MULTIDÃO vendo os sinais e temendo a Deus pelo que viam, começaram a se ajuntar com a MOTIVAÇÃO CORRETA

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2:41-47)

A MULTIDÃO que antes só buscavam JESUS com a motivação errada, só para serem curados, para fazerem JESUS rei e para serem fartos, mas naquela opção INDIVIDUAL - "Deus por todos e cada um pra si", desta vez, havia TEMOR na multidão, porque JESUS estava morto, mas operando através do ESPÍRITO SANTO:

"E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar"
DEUS acrescentava pessoas na IGREJA, que se reuniam em casas, e no templo, e todos tinham a mesma intenção, agora era "UM POR TODOS TODOS POR UM", os milagres, as curas aconteciam, mas todos ficavam na mesma posição, juntos, REPARTIAM E COMPARTILHAVAM O QUE TINHAM EM COMUM, tudo em amor, paz, harmonia e gentileza: "UNS AJUDANDO OS OUTROS"

ESTE ERA O MODELO DE IGREJA PERFEITO que crescia e aumentava. era uma multidão de pessoas todos os dias se reuniam, este era apenas o inicio do CRISTIANISMO

Os apóstolos pregavam nas ruas, aldeias, por todas as cidades e a IGREJA CRESCIA sem parar: Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. (Atos 4:4)

E Pedro, líder da igreja, cheio de ousadia anunciava JESUS CRISTO por toda parte: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. (Atos 4:13)

INFELIZMENTE A IGREJA DE HOJE, neste tempo que vivemos, perdeu a essência do CRISTIANISMO VERDADEIRO, elas crescem mais por causa de divisão, do que por causa do EVANGELISMO. As igrejas CRESCEM por estratégia de MARKETING com o lema da PROSPERIDADE.

Cada igreja que abre suas portas é fruto de divisão dos líderes, que dizem ter outra visão dada por Deus, assim surge novos MINISTÉRIOS a cada dia VISANDO crescimento financeiro e não crescimento do REINO DE DEUS, ELAS NÃO VISÃO UMA ESTRATÉGIA MISSIUONÁRIA DE ALCANÇAR ALMAS

O LEMA DOS DISCIPULOS DA IGREJA PRIMITIVA ERA ESTE: Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.(Atos 4:20) - Notem bem, eles eram unidos, tinham tudo em comum, evangelizavam apenas pensando nas almas que eram acrescentadas a igreja, e repassavam os ENSINAMENTOS de CRISTO

Infelizmente a MULTIDÃO de hoje, não corre atrás dos ENSINAMENTOS de CRISTO, continuam com a motivação errada, correm atrás das bençãos e profecias, querem ser abençoadas, mas não querem ser ABENÇOADORES

Não querem ser DISCÍPULOS, querem ser consumidores da FÉ, NÃO QUEREM APRENDER AS ESCRITURAS, querem tudo pronto, BASTA SÓ PARTICIPAR, haja visto tantos MINISTÉRIOS que crescem muito "financeiramente" na nossa nação, mesmo que crescem o numero de batizados, mas junto cresce a MOTIVAÇÃO ERRADA para viver no REINO 

É muito difícil ver em nossos dias uma IGREJA EFICIENTE que excede a igreja primitiva em boas obras e união e que viva o verdadeiro EVANGELHO registrado no livro de ATOS a qual faziam somente isto: 

E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 

Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. (Atos 4:32-35)

E A PROMESSA DE JESUS É ESTA: vivam unidos os irmãos numa igreja eficiente, pois as PORTAS DO INFERNO, ou seja, a ação do mal não prevalecerá contra a IGREJA, ou seja, nada prevalecerá contra a cobertura espiritual da igreja, onde ali os membros são unidos em oração, intercessão e adoração ao único DEUS soberano

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 
(Mateus 16:18) 

escrito por paulo cezar gomes de souza 

***

O DURO DISCURSO DE JESUS




O DURO DISCURSO DE JESUS 


Após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus alimenta uma multidão de cansados e exaustos seguidores.

E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? (João 6:2-6)

JESUS teve compaixão da multidão faminta, mas depois disso ele sai do meio da MULTIDÃO, percebe que a MOTIVAÇÃO das pessoas estão erradas, vai por outro lado, despista a MULTIDÃO

E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
(João 6:12-15)

NO DIA SEGUINTE, A MULTIDÃO DESCOBRE ONDE JESUS ESTÁ E VOLTA SEGUI-LO, eram muitas pessoas e o MESTRE começa fazer um duro discurso: Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. (João 6:26)

A MULTIDÃO ESTAVA SÓ ATRÁS DOS MILAGRES, DAS CURAS, DOS SINAIS, DAS PROFECIAS, DO MOVIMENTO, SÓ PARA SE FARTAREM

Este é realmente um duro discurso, já vi pastores e pregadores falando desta mensagem e muitas pessoas saíram da IGREJA, não suportaram a VERDADE, saíram de fininho e ainda reclamaram da PREGAÇÃO e criticaram o PREGADOR

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou (João 6:27)

BUSQUEM EM PRIMEIRO LUGAR A PALAVRA DE DEUS: não busquem somente os milagres, as profecias, as curas, mas busquem a provisão do SENHOR, busquem conhecer o CAMINHO, não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de DEUS

AÍ A MULTIDÃO NÃO ENTENDEU NADA, FICARAM SEM SABER O QUE FAZER: Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (João 6:28-29)

OU SEJA, QUEM CRÊ EM JESUS, FARÁ AS MESMAS OBRAS QUE ELE FAZIA E AINDA MAIORES, QUEM O AMA, OBEDECERÁ SEUS MANDAMENTOS, NÃO FICARÁ SÓ ATRÁS DE PROFECIAS E MILAGRES, SE ALIMENTARÁ TODOS OS DIAS DO PÃO DA VIDA

Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. (João 6:34-36)

Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:41-44)

A MULTIDÃO MURMURAVA PORQUE NÃO QUERIAM ENTENDER JESUS PERFEITAMENTE, SEGUI-LO JÁ NÃO ERA TÃO FÁCIL DEPOIS DESTE DURO DISCURSO

Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, 
todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. (João 6:45)

JESUS PEDE AOS SEUS SEGUIDORES PARA QUE TENHAM CONHECIMENTO DELE, DO PODER DELE E DE COMO DEVEM SEGUI-LO CORRETAMENTE

ESPIRITUALMENTE FALANDO, DEVERIAM TODOS APRENDER MAIS DE JESUS, COMER O PÃO DO CÉU: viver da PALAVRA, estudar a PALAVRA, viver a PALAVRA, ser igual a JESUS,M caminhar com ELE, ser parecido com ELE

Infelizmente muitos pensaram até em CANIBALISMO, como assi, comer a carne dele?

Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
(João 6:60-61)

Jesus estava explicando coisas espirituais e muitos entendiam de forma natural

O CAMINHO FICOU ESTREITO E A MULTIDÃO COMEÇA A SE AFASTAR DE JESUS, TODO MUNDO SÓ QUERIA SE SACIAR COM OS MILAGRES E A PROVISÃO DE JESUS

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. (João 6:63)

JESUS DEPOIS DESTE DURO DISCURSO FICA SOZINHO E NINGUÉM MAIS QUERIA ANDAR COM ELE

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? (João 6:66-67)

JESUS FICA SÓ COM OS DOZE DISCÍPULOS E TAMBÉM DIZ A ELES SE QUEREM IR EMBORA JUNTO COM A MULTIDÃO, OU SEJA, VOCÊS DECIDEM SE QUEREM ME SEGUIR PELO QUE SOU OU SÓ ME SEGUIR PELO QUE FAÇO

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (João 6:68-69)

PEDRO DIZ AS PALAVRAS CERTAS: PARA ONDE IREMOS, SE SÓ O SENHOR É DEUS, SE SÓ O SENHOR SACIA TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES

JESUS FICA CONTENTE COM A DECISÃO DE PEDRO, QUE DE LONGE PENSOU DIFERENTE DA MULTIDÃO QUE ESTAVAM COM AS MOTIVAÇÕES ERRADAS

Busquem JESUS pelo que ELE É, BUSQUEM O ABENÇOADOR, e tomem cuidado para não buscarem somente as BENÇÃO 

escrito por paulo cezar gomes de souza 

***

DESCUBRA O SEU PROPÓSITO



DESCUBRA O SEU PROPÓSITO

Neemias era um homem comum, tinha um emprego como copeiro, de Artaxerxes, rei da Pérsia – Neemias 1:11. Era uma posição importante, de confiança, era também um conselheiro influente e altamente respeitado pelo rei. Essa era a condição de Neemias, um bom emprego, em tempos dificeis.

Apesar da posição importante, para ele isso se tornou apenas um bom emprego porque sua mente começava a ficar ocupada com algo diferente.

Neemias era descendente de um grande numero de judeus que foi levado para o cativeiro pelos Babilônicos, que mais tarde foram derrotados pelos persas; este é o motivo de Neemias estar servindo um rei persa. Durante o tempo de cativeiro babilônico, a cidade de Jerusalém tinha passado por uma destruição terrível. No entanto, quando os babilonicos foram derrotados 70 anos mais tarde, um grupo de 50000 judeus retornaram para a Judéia e reconstruíram o templo

Então, um esforço em reconstruir os muros de Jerusalém foi frustrado pela oposição de povos vizinhos que haviam convencido o rei Artaxerxes a editar o decreto para embargar a obra.

No primeiro capítulo de seu livro, versículo 3, Neemias cita que ouviu dizer que: "os muros de Jerusalém estão derribados, e suas portas, queimadas". As noticias encheram Neemias de tristeza, ele se importava com seu povo, se preocupava com sua cidade, sua visão não era só com sua vida, seu emprego, mas se importava com os outros

Quando ele ouvia a situação de Jerusalém, onde tudo estava em grande miséria e desprotegida, ele imediatamente disse:

" assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus" – Neemias 1:4

Gosto de pensar no emprego de Neemias como copeiro do Rei, como sua ocupação preliminar, ou sua pré-ocupação.

Ele poderia estar sossegado neste ofício, garantido, mas ele nasceu para cumprir um papel muito mais importante.

O que aprendemos aqui: seu verdadeiro trabalho é o que você nasceu para fazer, este é o seu propósito, O propósito de Deus é para amarmos uns aos outros e servirmos uns aos outros.

Seu emprego é o que você faz somente até que esteja pronto para cumprir a sua visão e os designios de Deus.

Deus havia colocado no coração de Neemiass a visão da reconstrução dos muros, ele mesmo disse: "Não declarei a ninguém (ainda) o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jeerusalém" Neemias 2:12

Deus nos incomoda a trabalhar para Ele, em favor do Seu povo, em favor dos outros, em favor do Seu Reino. Esta visão vai incomodá-lo até que comece a agir em favor de Deus

Em Neemias 2:1 – havia tristeza diante do Rei, Neemias estava indo muito bem no seu emprego até que ouviu a respeito dos muros de Jerusalém e ficou triste, então veio a ele a idéia de reconstrui-lo.

Ele se apresentou a Deus e orou a respeito da situação, e Deus lhe disse no fundo de seu coração para voltar a Jerusalém e reconstruir os muros.

Assim somos nós, podemos estar bem no nosso emprego, mas podemos ficar tristes quando vemos que nossa família não vai bem, nosso casamento, nossos filhos vão mal, nossa vida financeira precisa de reconstrução, o jeito é orar a Deus e pedir direção, para fazer algo mais pelas pessoas ao nosso redor, ou seja sempre haverá uma visão maior do que podemos fazer para mudar as coisas que precisamos mais

Esta foi uma visão constrangedora na vida de Neemias. Seu desejo de cumprir o trabalho da sua vida então começou a interferir no seu emprego. 

Podemos ficar assim também, de alegres e bem colocados com nosso trabalho, mais triste em saber de situações que pesa em nosso coração e que precisam ser reconstruídas

O rei Artaxerxes disse a Neemias: "Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração"

Mas se Deus dá a você esta visão, de reconstruir algo que está caído e a confirma em seu coração, nada pode detê-lo.

Se Deus fala na sua consciência e toca seu coração para construir, começar, reabilitar, ajudar, investir, criar ou fabricar algo, então isso vai lhe incomodar lá no fundo, você vai ficar triste até cumprir a visão, assim você vive com a certeza: "não estarei satisfeito até que complete esta minha visão"

O propósito de Neemias estava falando mais alto em seu coração: seu verdadeiro trabalho estava deixando-o desconfortável para ficar no seu emprego atual?

Deus deseja que a gente vai além de simplesmente ficarmos focados somente em nosso emprego, a visão de Deus é sempre mais ampla para nossas vidas, de reconstruir relacionamentos, reabilitar pessoas, ajudar uns aos outros, esta é a visão do Reino de Deus, expandir nossos esforços em prol de muita gente necessitada de Deus.

Você sabe o que realmente quer da vida?

Às vezes você quer só ficar focado no seu emprego e desfrutar da vida e realizar seus desejos egoístas, realizar apenas atividades prazerosas e egoístas, mas Deus nos pede sempre mais, algo coletivo, o mundo em redor precisa de sua ajuda e de sua colaboração

O que você quer?

Alguns acham que a vida começa na aposentadoria, outras querem ter a casa própria, outros querem comprar um carro melhor, quando conseguem as coisas o que fazer depois? Querem sempre algo mais, filhos, estudos, bens materiais, e nunca se satisfazem

Precisa haver algo maior para a vida do que as coisas que acumulamos. Esse algo maior é só o propósito de Deus que vai nos preencher

Em Lucas 12:15 Jesus disse: "a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" 

Existe algo mais importante para a vida do que troféus que gostamos de juntar, tipo carros, casa, família, filhos

Para que possamos nos satisfazer por completo, você precisa estar em contato com os valores e prioridades do Reino de Deus, algo que tenha um poder e alegria duradoura maior que posses, algo que faça com que vidas sejam transformadas através sdo seu esforço, trabalhos em favor dos outros que sejam finalizados.

Jesus o Rei dos Reis esta fazendo estas perguntas hoje: o que você quer da vida?

Você precisa ser capaz de responder.

Deus sempre coloca no nosso coração a vontade Dele através dos acontecimentos ao nosso redor 

escrito por paulo cezar gomes de souza 

***

A VONTADE PERMISSIVA E A PERFEITA VONTADE DE DEUS




A VONTADE PERMISSIVA E A PERFEITA VONTADE DE DEUS 


Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. (Jeremias 21:8)

Na bíblia sagrada está registrada a perfeita vontade de Deus para com todas as pessoas. 

Na Bíblia Deus determina o curso que a humanidade deve seguir.

Através dos personagens, Deus foi mostrando a sua perfeita vontade, e muitas vezes ele respeitou a decisão dos homens de seguirem outra direção.

Deus respeita as nossas decisões e permite que façamos escolhas.
Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição (Deuteronômio 11:26) 

Na maioria das vezes sempre escolhemos os caminhos mais fáceis, sempre procuramos o trabalho mais leve, sempre queremos os relacionamentos menos complicados.

Temos 2 exemplo claro na Biblia, dois caras ricos, Abraão e Ló, pastores, criadores de gado, eles eram parentes mais chegados...

Ambos escolheram trilhar o mesmo caminho, a mesma direção até um certo tempo, quando enfim, por desavenças familiares, tiveram que optar por seguir caminhos diferentes.
E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. 

E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. (Gênesis 13:7-9)

Abraão permaneceu na perfeita vontade de Deus, preferiu obedecer a Deus, seguir a direção que Deus havia lhe dado, andou pelo deserto, começou a habitar em tendas, não queria se misturar com povos politeístas, que adoravam muitos deuses...

O caminho que Abraão decidiu trilhar era somente permanecer na perfeita vontade de Deus e formar um povo dedicado a servir somente ao Senhor, isso ocorreu porque através de Abraão, surgiu a nação de Israel.

Ló teve a chance de escolher o melhor caminho, preferiu a vontade permissiva de Deus, ele decidiu escolher o caminho mais fácil a ser percorrido, olhou por cima, olhou as planicies verdejantes, a melhor paisagem, foi morar nas grandes cidades da época, onde poderia ganhar a vida com mais facilidade. 

E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. (Gênesis 13:10-11)

Somos como Ló. Avistamos com facilidade aquilo que agrada nosso olhos. Ás vezes até oramos a Deus contra a sua perfeita vontade. 

Ás vezes queremos ficar longe dos nosso parentes, livres da nossa vizinhança, longe do nosso trabalho stressante. Achamos que está chato, está um tédio nossa vida, não suportamos as pessoas ao nosso redor.

Essa não é perfeita vontade de Deus, mas você persiste em conseguir um novo rumo, prefere caminhos mais fáceis. 

Deus responde sua oração? Sim. 

Deus pode permitir atender sua escolha. mas isso não quer dizer que seja sua perfeita vontade. 

De tudo que você se afasta, de tudo que você se aproxima, tudo tem consequencias.

Quer saber qual é a perfeita vontade de Deus? Está na Bíblia, são muitas coisas que podem gerar em nós felicidade. 

Mas há uma caminho a percorrer, o caminho da obediencia, traz a benção da permanência.

A perfeita vontade de Deus para Abraão era: "andes no meu caminho e seja perfeito". Deus mostrou a Abraão, tocou em seu coração, para permanecer na sua perfeita vontade

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

A vontade permissiva de Deus para Ló era "escolha seu caminho, mas cuidado, poderá seguir e não gostar do que vai ver". Ló percorreu por caminhos fáceis, mas se misturou com um povo pecador, totalmente longe das bençãos de Deus.

Ló permaneceu envolvido com pessoas pecadoras, que em pouco tempo seria influenciado pelo modo de vida das grandes cidades da épocas, focadas em prazer, diversão e corrupção.

Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
(Gênesis 13:12-13)

Abraão viu a benção acontecer. Ló viu a desgraça acontecer. Abraão viveu sua vida focado na na benção da permanencia, mesmo passando por certas adversidades no deserto.

Ló escolheu os caminhos mais fáceis, viveu no meio de um povo desobediente a Deus, onde tudo era permitido, as pessoas era más, viviam na porta larga, no final foram destruídas.

Sodoma e Gomorra foram destruídas, ficaram marcadas na história como duas cidades importantes da época antiga, que tanto desagradaram a Deus. 

Ló estava vivendo lá, na facilidade da vida, só foi poupado por que encontrou alguém abençoado que intercedeu por ele: Abraão 

Quem vive nos caminhos de Deus, quem vive na perfeita vontade de Deus é tão abençoado que pode trabalhar em prol de salvar vidas que andam nos caminhos permissivos de Deus 

Hoje em nosso tempo atual, tanto as grandes cidades como as pequenas vivem como Sodoma e Gomorra, só há prostituição, ganância, corrupção,pessoas que vivem na vontade permissiva de Deus e poucos como Abraão que andam na perfeita vontade Deus.

Mas Deus continua dizendo: "quer ser abençoado, andes na minha presença e seja perfeito"
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7:13

Pare de viver como Ló, escolhendo as coisas mais fáceis, os caminhos mais largos e espaçosos, vivendo uma vida fácil, se rendendo aos prazeres do mundo, só há bençãos garantida na perfeita vontade de Deus.

Jesus já disse que largo e espaçoso é o caminho que conduz a perdição e muitos estão andando neles pelas cidades, porque são livres para fazerem suas escolhas, e só há um meio de entrar na perfeita vontade de Deus...

O único meio é ser como Abraão que preferiu a viver em tendas, andar pelos desertos da vida, longe das portas largas, do que se misturar com os pecadores e no final foi abençoado, porque permaneceu na benção da obediencia, caminho estreito, mas cheio da presença e realidade de Deus. 

escrito por paulo cezar gomes de souza 

***

AS REVELAÇÕES DA PARTE DE DEUS



AS REVELAÇÕES DA PARTE DE DEUS

JEROBOÃO foi o homem que recebeu revelações da parte de Deus, uma profecia foi direcionada a ele, mas este homem quis seguir seu próprio caminho. 

Salomão não cuidou bem da profecia, seu filho repetiu a mesma história, a nação de Israel passa sufoco e Deus tenta levantar outro rei, para ver se as coisas melhoram

Salomão fez o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
(1 Reis 11:6)

O rei Salomão perde o bom senso, levando-lhe a prática e a promoção da idolatria. O clima de insatisfação se agrava entre as tribos do norte pela alta carga de impostos que cobrava, seu filho faz uma péssima administração posterior.

O reino foi dividido

A sentença estava decretada. Deus estabelece e remove líderes, verdade esta negligenciada por muitos na atualidade, fato este evidenciado pela maneira com que lidam com os negócios do Reino.

Mas, quem seria este servo de Salomão a quem Deus daria parte do Reino?

Seu nome era Jeroboão, homem corajoso, habilidoso e aplicado em suas responsabilidades e trabalho. Suas qualidades fizeram com que ele alcançasse a confiança do rei, conquistando assim o cargo de supervisor.

Os pecados de Salomão causou um reboliço no povo de Deus. Jeroboão tinha toda confiança de Salomão

E o homem Jeroboão era forte e valente; e vendo Salomão a este jovem, que era laborioso, ele o pôs sobre todo o cargo da casa de José.
1 Reis 11:28

Mas Jeroboão recebe uma profecia da parte de Deus. Então começa a ser dada a profecia através de um profeta chamado Aías:

Veja em 1 Reis 11:29-34 - A PROFECIA DIZIA QUE ELE GOVERNARIA 10 TRIBOS - ROBOÃO o filho insensato de Salomão FICARIA REI EM APENAS 2 TRIBOS

Foi durante esse tempo que a vontade de Deus para com Jeroboão lhe foi claramente manifesta: houve uma PROFECIA, que senão tomada as devidas precauções, DEUS JULGARÁ quem as recebe...

A BIBLIA ESTÁ CHEIA DE GENTE QUE RECEBEU PROFECIAS MAS TERMINOU MAL SEUS DIAS NA TERRA, NÃO SOUBE LIDAR BEM COM A PROFECIA

Salomão morre e Jeroboão começa a viver a sua profecia. A profecia é dada, mas tem que pagar um certo preço pela OBEDIENCIA.

Quem foi realmente Jeroboão? Quais foram as profecias direcionadas a este homem?

Jeroboão recebe uma profecia e logo é perseguido pelo próprio Rei Salomão. E o negócio ficou ruím, a solução foi fugir para o Egito. Todo o texto exalta a soberania de Deus evidenciada na força e modo dos verbos Empregados: “rasgarei”, “darei”, “tomarei”, “fá-lo-ei”, “elegi”.

Somente Ele é absolutamente capaz de decidir quem governa, comanda, preside e serve ao seu povo em posição de autoridade.

Estatutos e regimentos internos de igrejas e convenções, apesar de suas importantes funções em termos organizacionais e normativos, não prevalecem diante da determinação e escolha soberana de Deus. Para Jeroboão ele disse:

“Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel”. (1 REIS 11.37)

Não há no texto condicionante alguma para a decisão de Deus. Ele disse, ele faria.

O Senhor iria intervir na história se apropriando de situações e circunstância para fazer com que a sua vontade se cumprisse. Jeroboão RECEBE A PROFECIA e seria rei como dito.

Deus nem sempre trabalha seguindo a lógica humana. Mas, se engana quem pensa que Deus ficará alheio a todas as armações, esquemas, articulações sujas e jeitinhos que as pessoas fazem para se dar bem na vida.

No tempo certo, Deus intervirá com juízo e disciplina sobre quem o desonra, quem não cuida bem das PROFECIAS, quem pisa sobre a sua Palavra promovendo os mais abomináveis atos e escândalos. Deus dá as profecias, cumprirá na íntegra o que prometeu a seus servos!

Deus cumprirá em nós a sua vontade soberana, mas tem que haver obediência.

Deus concedera a Jeroboão um grande privilégio e responsabilidade. Caberia a ele zelar e honrar a escolha soberana de Deus.

O Senhor advertiu o futuro rei, afirmando que a sua prosperidade no trono estaria condicionada a sua obediência plena:

“Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”. (1 Rs 11.38)

Observe que Jeroboão precisaria se submeter ao que já estava estabelecido em termos de estatutos e mandamentos (Palavra escrita), e ao que Deus ordenaria e orientaria em qualquer circunstancia, durante o exercício de sua liderança.

Jeroboão, ocupava agora o lugar que o Senhor lhe tinha reservado. Para se manter rei, e contar com a contínua bênção de Deus, só precisava obedecer aos mandamentos e estatutos do Senhor, e seguir as suas orientações. JEROBOÃO segue seu próprio caminho e se desvia rapidamente do Senhor, não pede mais a direção de Deus

Temos aqui mais um claro retrato de situações que são vivenciadas nos dias atuais, onde pessoas, diante do medo de serem removidos dos lugares que Deus os colocou (partindo deste pressuposto), agem de acordo com as suas racionalizações, e passam a seguir as orientações de conselheiros em pior situação espiritual que a deles.

Em vez de confiarem em Deus, e de buscar a direção do altíssimo, buscam um caminho alternativo. Neste caminho alternativo, seguem a lógica maquiavélica de que os fins justificam os meios

Jeroboão não cuida bemn das profecias, ofereceu ao povo um culto alternativo, que implicava na prática de idolatria (1 Rs 12.28-30), construiu nos altos santuários alternativos (1 Rs 12.31a) e constituiu sacerdotes alternativos, que não eram filhos de Levi (1 Rs 12.31b). Para finalizar, a seu bel-prazer, marcou dia e mês, e fez uma grande festa para celebrar a sua insensatez.

“Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos”. (1 Rs 13.33)

Infelizmente, há pessoas que por mais que sejam alertados, não se converterão dos seus pecados. Para estes, o juízo divino é inevitável (1 Rs 13.34; 14.7-16).

Jeroboão foi agente de seu próprio fracasso. Ele teve a oportunidade, mas, não soube aproveitá-la. Jogou fora e destruiu com as próprias mãos o que poderia ter sido um belo governo. Maculou a sua biografia, tornando-se exemplo de como não se deve proceder nsi caminhos de Deus

Senhor, faze-nos enxergar a nossa insensatez, e livra-nos do caminho de Jeroboão.

Deus faz sua intervenção como sempre usando profetas para cumprir seus planos: Jeroboão pretensioso, em vez de agradecer a Deus pela profecia dada a seu respeito começa a mudar sua adoração, e começa a corromper o coração das pessoas

Jeroboão estava com a profecia de Deus, mas não cuidou bem dela.

Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos. E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.
(1 Reis 13:33-34)

SEJA TAMBÉM UM GRANDE HOMEM DE DEUS, MAS TOME CUIDADO, DE DEUS NÃO SE ZOMBA, CUIDE BEM DA PROFECIA LIBERADA PRA VOCÊ

postado por paulo cezar gomes de souza

***

JESUS, PEDRO, OS COBRADORES DE IMPOSTO E O PEIXE




JESUS, PEDRO, OS COBRADORES DE IMPOSTO E O PEIXE


JESUS andava de cidade em cidade, pregando o Evangelho, e de repente chega os homens da Receita Federal

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.(Mateus 17:24-27)

Tenho meditado nesta passagem ultimamente, e, confesso, me surpreendi com o fato de que este texto está carregado de muitas lições oportunas para o momento que vivemos nos dias atuais, cheio de angustias, pressões, preocupações, tribulações e desespero.

Jesus e Pedro ao entrarem em Cafarnaum são cobrados a pagarem uma taxa de um imposto local, um imposto regional. 

Jesus e Pedro estavam duros, nenhum dinheiro no bolso. Aliás o próprio Jesus disse que nem travesseiro ele tinha, nem onde reclinar sua cabeça, dormia ao relento, só com a roupa do corpo, todo mundo duro, de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, só pregando o evangelho, só com a palavra mesmo, ASSIM COMO MUITOS DE NÓS, DUROS E COM PROBLEMAS FINANCEIROS

E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça (Lucas 9:58)

O interessante é que foi exatamente Pedro quem foi abordado pelos cobradores. Pedro se depara com situações que precisaria de fé, estratégias e bom testemunho

Pedro em dúvida, respondeu positivamente aos cobradores dizendo que Jesus era responsável, ele achava que sim, Jesus pagava seus impostos direitinho, e iria sim arcar com as exigências da lei naquele local.

Mas, como assim, Jesus não tinha casa, nem carroça, nem bens materiais nada, só a roupa do corpo, como poderia pagar algum imposto, o que Ele poderia fazer naquela situação de pressão

Só que antes mesmo de Pedro conversar com Jesus sobre este assunto, o próprio Cristo, surpreende a Pedro fazendo a este um questionamento. 

Jesus diz a Pedro, indagando-o: “ os reis das nações cobram impostos dos filhos do reino ou dos estranhos?”. A resposta do discípulo foi: “ dos estranhos!”. 

Muito bem, disse Jesus, eu não deveria pagar, sou da descendência do Rei Davi, e também sou filho do dono do mundo, sou de descendência real, filho de Davi e filho do Pai que estás no céu, mas tudo bem!!!

Vamos dar um jeito nesta situação constrangedora, para não escandalizar ninguém

Nesta passagem do evangelho, Cristo não orientou Pedro a ir até o templo pedir o valor necessário para se pagar o imposto. 

Embora Jesus tinha um grupo de mulheres que o ajudava com seus bens, e, embora Judas Escariotes fosse o tesoureiro do quadro apostólico que andava com Jesus...

Nesta hora, Jesus não se utilizou de nenhum destes possíveis recursos para se levantar o valor necessário para suprir aquela necessidade. Eles estavam sem dinheiro no caixa

O filho de Deus mandou o pescador Pedro “PESCAR” na pressão do momento, os caras da receita Federal local, estavam pressionando Jesus e sua turma, o jeito era arrumar uma moeda urgente!!!

Todos nós muitas vezes precisamos de um milagre URGENTE

Jesus contrariando toda lógica diz a Pedro que o imposto seria pago com o primeiro peixe que fosse fisgado. 

Um pescador nato, um peixe entalado com uma moeda fisgado, um problema resolvido! Só que Pedro teve que achar uma vara, um anzol, uma minhoca e tudo rápido, afinal os caras da Receita Federal não iriam ficar esperando o dinheiro do imposto o dia todo

Pedro teve fé e foi pescar. Não criticou a situação, poderia ter sido mais fácil Jesus fazer aparecer o dinheiro na mão

Devido a isso, Jesus pôde entrar na cidade de Cafarnaum e o Evangelho teve continuidade. 

Dois problemas resolvidos, o do peixe entalado e sufocado com a moeda no fundo do mar e os dois com o imposto em dia, sem problemas

Que benção! Este texto nos ensina a: (1) esperarmos o livramento e a solução por meio das pessoas certas, DE UMA FORMA LÓGICA 

(2) utilizarmos os RECURSOS apropriados, mesmo que sejam estes os mais absurdos possíveis 

(3) buscarmos estratégias adequadas DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO, 

(4) O MILAGRE acontece a qualquer hora. Com Jesus não existe sorte, nem acaso é só providência divina

Esperarmos o livramento e a solução por meio das pessoas certas: Jesus sabia que na multidão dos peixes no mar, um estava engasgado, se utilizou da fé de Pedro para preparar a isca e o anzol, um pescador, bom em fisgar o primeiro peixe salvador da pátria. 

É preciso entender que no reino de Deus sempre estamos interagindo com pessoas ao nosso derredor que possuem atribuições e qualificações que podem muito bem serem as ferramentas necessárias para o livramento de problemas que enfrentamos. 

Precisamos conhecer quem anda com a gente e respeitar suas qualificações. DEUS USA CADA UM DE MANEIRA DIFERENTE COM DONS E TALENTOS DE FORMA SINGULAR

Pedro fez o que sabia fazer! Pedro pescou, apenas isso! Só que ele pescou porque Jesus o mandou pescar! Ele não pescou porque quis pescar, desta vez ele foi pescar porque Jesus quis que ele fizesse isso. Pedro confiava em Jesus e no seu PODER SOBRENATURAL

Pedro não foi pescar muitos peixes, mas apenas um peixe entalado. 

Talvez nós daríamos a Pedro uma ordem para se pegar muitos peixes afim de vende-los para que se reunisse as dracmas necessárias para a quitação do imposto. 

JESUS conhece a minha e a sua individualidade, ele nos conhece intimamente e sabe quase as coisas que estão nos entalando, CONHECE O MEU E O SEU PROBLEMA, seja um problema emocional, financeiro ou qualquer outra situação o que SUFOCA E ENTALA

Confie em Jesus! Se ele desentalou um peixe, porque não poderá desentalar qualquer problema que estamos enfrentando?

As soluções dos problemas estão com Jesus. Achar JESUS disponível em meio a tantos problemas e circunstancias, ele é a pessoa certa, já é uma grande garantia de que o problema poderá ser resolvido. 

A tendência humana é querer focar sempre na situação impossível. A moeda dentro do peixe o estava incomodando. 

Mas o primeiro foco deve ser colocado no Senhor dos mares.

O peixe poderia muito bem ter engolido a moeda que deve ter caído de algum barco, ou de algum navio que naufragou. Não se pode saber como a moeda foi parar no ventre do peixe, podendo ser até um milagre sobrenatural, onde Cristo fez pela sua palavra surgir do nada aquela moeda nas entranhas do peixe. 

Foque na pessoa certa e não no peixe! A pessoa certa ouve a “palavra” certa, pois Pedro creu na Palavra certa recebida de Jesus o seu Mestre. Pessoas que andam ao nosso lado que creem na Palavra certa recebida de Jesus, são pessoas que merecem o nosso foco. 

Há pessoas andando conosco que creem na Palavra do Senhor e são estas pessoas que precisam receber nosso foco e atenção. Pessoas certas com a PALAVRA certa fazem o que é certo! OBEDECEM por fé! 

Pagar imposto é algo normal e cotidiano! Pagamento do imposto, é algo com que todos procuram se ocupar em suas vidas. Cafarnaum fica próximo ao mar da galileia, portanto, uma cidade com vida pesqueira. 

Jesus se utiliza disso! Jesus aproveita o contexto da cidade, aproveita o potencial das pessoas que andam com ele. Que maravilha! Grandes lições de fé e coisas sobrenaturais acontecendo ao nosso redor!

Jesus reina e domina sobre tudo aquilo que Deus criou a fim de fazer com que tudo aquilo que foi criado produza glória a Deus. 

O peixe vendido produz dinheiro, esta é a lógica do senso comum. Jesus faz o peixe trazer o dinheiro! Ele muda a ordem normal do processo. 

No reino de Deus precisamos estar preparados para sairmos da ordem normal dos processos que podem trazer soluções aos problemas. 

É preciso aproveitar as oportunidades e confiar sempre em Deus, estar aberto às possibilidades de agir com poder e domínio no processo que foge ao controle do senso comum. 

A igreja precisa equilibrar a logica com a não lógica. Os regentes do reino de Deus aqui na terra precisam equalizar a razão com a fé no sobrenatural. 

Lembrando que na dimensão do reino de Deus não existe normal e anormal, racional e irracional, natural e sobrenatural, espiritual e material, temporal e atemporal. 

Jesus disse a Pedro: Desentala o peixe, salva ele, paga os impostos e não escandalize ninguém, entrega esta provisão por mim e por ti. Benção!

JESUS TINHA UMA EQUIPE BEM TREINADA E VITORIOSA

escrito por paulo cezar gomes de souza 

***

JESUS E A MULHER PECADORA



JESUS E A MULHER PECADORA

As mulheres freqüentemente foram silenciadas, controladas, diminuídas e tratadas como subumanas nas mais diversas sociedades humanas. 

Todavia, houve um homem que lutou sozinho contra o império do preconceito.

Ele foi incompreendido, rejeitado, excluído, mas não desistiu dos seus ideais. Ninguém apostou tanto nas mulheres como ele. Fez das prostitutas rainhas, e das desprezadas, princesas.

Muitos dizem que ele é o homem mais famoso da história, mas poucos sabem que foi ele quem mais defendeu as mulheres. Seu nome é Jesus Cristo, o Mestre dos Mestres na arte de viver.

Nos tempos de Jesus os homens adúlteros não sofriam punição severa. Todavia, a mulher adúltera era arrastada em praça pública, suas vestes rasgadas e, com os seios à mostra, eram apedrejadas sem piedade.

Enquanto sangravam e agonizavam, pediam compaixão, mas ninguém as ouvia.

Certa vez uma mulher foi pega em adultério. Arrancaram-na da cama e a arrastaram centenas de metros até o lugar em que Jesus se encontrava.

A mulher gritava “Piedade! Compaixão!”, enquanto era arrastada; suas vestes iam sendo rasgadas e sua pele sangrava esfolando-se na terra.

Jesus estava dando uma aula tranqüila na frente do templo. Havia uma multidão ouvindo-o atentamente.

Ele lhes ensinava que cada ser humano tem um inestimável valor, que a arte da tolerância é a força dos fortes, que a capacidade de perdoar está diretamente relacionada à maturidade das pessoas.

Suas idéias revolucionavam o pensamento humano, por isso começou a ter muitos inimigos.

Na época, os judeus constituíam um povo fascinante, mas havia um pequeno grupo de radicais que passou a odiar as idéias do Mestre.

Quando trouxeram a mulher adúltera até ele, a intenção era apedrejá-lo juntamente com ela, usá-la como isca para destruí-lo.

Ao chegarem com a mulher diante dele, a multidão ficou perplexa. Destilando ódio, comentaram que ela fora pega em flagrante adultério e perguntaram qual era a sentença dele.

Se dissesse “Que seja apedrejada”, ele livraria a sua pele, mas destruiria seu projeto transcendental, seu discurso e principalmente seu amor pelo ser humano.

Se dissesse “Não a matem!” ele e a mulher seriam imediatamente apedrejados, pois estaria indo contra a tradição daqueles radicais.

Qual foi a primeira resposta do Mestre diante desse grave incidente? Quem não tem pecado atire a primeira pedra!? Não! Essa foi a segunda resposta. A primeira foi não dar resposta, foi o silêncio.

Só o silêncio pode conter a sabedoria quando a vida está em risco. Para o Mestre dos Mestres, aquela mulher, ainda que desconhecida, pobre, esfolada, rejeitada publicamente e adúltera, era mais importante do que todo o ouro do mundo, tão valiosa como a mais pura das mulheres.

Era uma jóia rara, que tinha sonhos, expectativas, lágrimas, golpes de ousadia, recuos, enfim, uma história fascinante. Valia a pena correr riscos para resgatá-la.

Jesus precisava mudar a mente dos acusadores, mas nunca ninguém conseguiu mudar a mente de linchadores. O “eu” deles era vítima das janelas do ódio, não eram autores da sua história, queriam ver sangue. O que fazer, então?

Ao optar pelo silêncio, Jesus optou por pensar antes de reagir. Ele escrevia na areia, porque escrevia no teatro da sua mente.

Talvez dissesse para si mesmo: “Que homens são esses que não enxergam a riqueza dessa mulher? Por que querem que eu a julgue, se eu quero amá-la? Por que, em vez de olhar para os erros dela, não olham para seus próprios erros?”

O silêncio inquietante de Jesus deixou os acusadores perplexos, levando-os a diminuir a temperatura da raiva, da tensão, oxigenando a racionalidade deles.

Então, finalmente, ele se levantou. Fitou os fariseus nos olhos e disse: Quem não tem pecado atire a primeira pedra, como se dissesse: Matem a mulher, todavia, antes de apedrejá-la, mudem a base do julgamento, tenham a coragem de ser transparentes e enxergar as suas falhas, erros e contradições. Esse era o sentido de suas palavras.

Os fariseus receberam um choque de lucidez com as palavras de Jesus. Deixaram de ser vítimas do instinto de agressividade e passaram a gerenciar suas reações. O homo sapiens prevaleceu sobre o homo bios, a racionalidade voltou. O resultado é que eles saíram de cena. Os mais velhos saíram primeiro porque tinham acumulado mais falhas ao longo da vida ou porque eram mais conscientes delas.

Jesus olhou para a mulher e fez uma delicada pergunta: “Mulher, onde estão seus acusadores? Em primeiro lugar, ele chamou a adúltera de “mulher” deu-lhe o status mais nobre, o de um ser humano.

Ele não perguntou com quantos homens ela dormira. Para o Mestre dos Mestres, a pessoa que erra é mais importante do que seus próprios erros.

Aquela mulher não era uma pecadora, mas um ser humano maravilhoso. Em segundo lugar, perguntou: “Onde estão os seus acusadores? Ninguém a acusou?”

Ela respondeu: “Ninguém.” Ele reagiu: “Nem eu.” O homem que mais defendeu as mulheres não a julgou, mas compreendeu; não a excluiu, mas a abraçou.

O homem que mais defendeu as mulheres não parou por aí. Sua última frase indica o apogeu da sua humanidade, o patamar mais sublime da solidariedade.

Ele disse para a mulher: “Vá e refaça seus caminhos”.

Jesus tinha todos os motivos para dizer: “De hoje em diante, sua vida me pertence, você deve ser minha discípula.”

Os políticos e autoridades usam seu poder para que as pessoas os aplaudam e gravitem em sua órbita.

Mas Jesus, apesar de seu descomunal poder sobre a mulher, foi desprendido de qualquer interesse. “Vá e revise a sua história, cuide-se. Mulher, você não me deve nada. Você é livre!”

Jesus a despediu, mas ela não foi embora porque o amou. E, por amá-lo, o seguiu para sempre, inclusive até os pés da cruz, quando ele agonizava. Talvez essa mulher tenha sido Maria Madalena.

A base fundamental da liberdade é a capacidade de escolha, e a capacidade de escolha só é plena quando temos liberdade de escolher o que amamos.

escrito por Augusto Cury

ESTACAS IMAGINÁRIAS




ESTACAS IMAGINÁRIAS


“A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Salmos 119:25) 

Você já ouviu falar na expressão: “Estou só no pó da rabiola”

Pois é, o rei Davi chegou a ficar nesta situação, ao ponto de se sentir só no pó, mas ele tomou uma atitude positiva: pediu a Deus para vivificar a sua vida

O que significa vivificar: realçar, reavivar, renovar, aperfeiçoar sua fé e força no espirito

Mas, quais os problemas que nos deixam assim, com a alma apegada ao pó?

Quase todos os problemas no mundo de hoje nos deixam só no pó... sejam de ordem física, emocional e espiritual. A vida realmente pode nos causar cansaço a ponto de nos deixarmos bem cansados, no final do dia estamos só no resto

Mas, na maioria das vezes, quase sempre estamos amarrados em algumas estacas emocionais, aquele velho problema persiste em nossas mentes, tudo que gera emoção negativa, tende a ficar em privilégio no nosso cérebro deforma pertinente, isso vai nos levando ao pó com facilidade

“São estacas imaginárias que nos mantém amarrados”

Veja um exemplo de estacas imaginárias: os elefantes de circo, são amarrados em estacas desde pequenos, quando eles ainda não tem muita força. Os filhotes se esforçam para se libertar, tentam mas não conseguem romper as estacas. Assim os elefantes chegam a conclusão que não adiantam insistir, não conseguirão fugir, se libertar das amarras daquela estaca.

Nesta situação entra a ação da sua memória, eles não são muito inteligentes, eles crescem e se lembram para o resto da vida de que não podem arrancar as estacas, aquelas estacas ficaram gravadas em sua mente, mesmo que elas sejam pequenas eles desistem de tentar sair, elas acabam virando estacas imaginárias

A mesma coisa acontece com o ser humano, os problemas os deixam amarrados por muito tempo, que ele até se esquece que tem potencial e força para sair deste problema, o problema vira um estaca que o segura e não deixa sair, acaba por ficar paralisado sem saber o que fazer

Algumas estacas imaginárias continuam atrapalhando a vida de muita gente, o ser humano quando pequeno escuta alguém dizer: voce não presta para nada; nunca vai ser alguém, voce é burro, voce não vale nada, voce só dá problemas, não tem jeito, voce nasceu para sofrer e bater cabeça nesta vida...

Pronto - um estaca já foi providenciada na sua mente para o paralisar, a partir disso vem os traumas, uma pequena estaca é colocada no inconsciente desta pessoa que mesmo quando os anos passam, ela cresce, e o cara fica amarrado na vida, preso nestas estacas imaginárias

Infelizmente muita gente está presa em estacas imaginárias, a mente já ficou condicionada aos velhos problemas que são insistentes em aparecer, sejam eles problemas financeiros, de enfermidade, ansiedade, medo, angustia e desespero

Essas estacas paralisam a vida da pessoa, não deixa a pessoa livre e feliz, ela não rompe, fica presa nos mesmo problemas sempre, são sempre os mesmos, e ela não vê saída tão facilmente

Muitas pessoas ainda insistem em sair, mas não tem forças para vencer as estacas, vivem presas em estacas de vários tamanhos, sejam elas estacas da depressão, estacas de problemas financeiros, estacas do vicio, dos maus hábitos, estacas do adultérios, da corrupção, estacas da ansiedade, estacam que aprisionam a mente

No mundo de hoje milhões de pessoas estão presas em estacas, as pessoas tentam sair das estacas e não conseguem, estão sempre reclamando dos mesmos problemas e vivem num ciclo vicioso, sempre na mesma rotina e nos velhos hábitos

Se você se sente amarrado em alguma estaca faça uma revisão da sua vida ainda hoje, livre-se das estacas imaginárias que te deixam escravizado, em nome de Jesus você é livre

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:3

Se existe ainda alguma estaca na qual voce está preso, que não lhe deixa romper na vida, algo que está amarrando sua mente, seus pensamentos, peça para Deus te vivificar, renovar sua mente, assim como fez o Rei Davi, não perca seu tempo precioso.

A maioria das estacas estão na nossa mente, algum trauma, uma insegurança, um complexo, um tipo de fobia, ansiedade, inquietação, angustia e qualquer problema que não lhe deixa sossegado

Veja o que o salmista fez, pediu para Deus vivificar a sua vida, usou a sua inteligencia, pois sozinho, sem Jesus, nada podemos fazer: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5

O salmista voltou os seus olhos para Deus, o único que pode nos livrar das estacas imaginárias

A palavra de Deus tem poder para nos libertar, renovar nossa força, nosso espirito e gerar nova vida, longe das estacas emocionais. Com Jesus somos libertos de tudo aquilo que nos aprisiona e nos mantem em cativeiro, nas estacas, pois Jesus veio para desfazer as obras do inimigo, ele é o antidoto contra o baixo astral

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. - 1 João 3:8

De um basta nas estacas imaginárias, em tudo aquilo que fica em privilégio na sua mente, tentando segurar suas forças e sua capacidade de pensar positivo. 

Comece a partir de agora filtrar os estimulos stressantes, os estimulos visuais e auditivos que tentam te amarrar, não deixe as estacas ficarem resistentes, clame ao senhor e diga: vivifica-me

Diga para si mesmo quando se sentir amarrado a algum problema: a minha alma já esteve apegada ao pó, mas a partir de hoje segundo a tua palavra eu posso ser livre

Vivifica-me Senhor, quero obedecer aos seus mandamentos, e se afastar dos problemas que nos escravizam, se afastar daqueles que te odeiam e blasfemam contra ti Senhor, daqueles que não te buscam e cometem muitas iniquidades, quero estar cheio da sua glória, não tolerar mais o medo, o pecado, a ansiedade, as enfermidades emocionais, a angustia que não quer sair.

Diga a voce mesmo: quero sair das amarras destas estacas imaginárias que prendem o meu ser, de toda e qualquer forma de escravidão, quero romper todas as estacas que estão segurando a minha vida em nome do Senhor Jesus

É o que desejo também a todos que vivem aprisionados em estacas emocionais, que Deus abençoe à todos 

escrito por paulo cezar gomes de souza 

***

AÍ DAS GRÁVIDAS



AÍ DAS GRÁVIDAS 

Por que Jesus disse ai das que estiverem grávidas naqueles dias?

Na descrição que Jesus faz do final dos tempos, Ele diz “ai das que estiverem grávidas naqueles dias”.

Muitos gostariam de entender porque Ele disse isso.

Nos últimos tempos a gravidez seria algo ruim para as mulheres? Seria algum tipo de pecado ou maldição carregar um filho nesses dias que seriam muito difíceis?

Caro leitor, não é tão simples entender o que Jesus quis dizer de forma exata em todo o capítulo 24 de Mateus.

Mas é possível observar que Ele está respondendo a uma pergunta dos Seus discípulos:

“No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século”
(Mateus 24:3).

Essa pergunta surgiu porque em Mateus 24:1-2 Jesus diz aos discípulos que não ficaria pedra sobre pedra do grande templo de Jerusalém que não seria derrubada.

Então, por que Jesus disse ai das que estiverem grávidas e amamentam naqueles dias?

O que significa ai das que estiverem grávidas e amamentam?

(1) Na fala seguinte Jesus passa a explicar aos apóstolos uma série de informações que ora aponta para o final dos tempos e Sua segunda vinda e ora aponta para a destruição de Jerusalém e do templo, que, sabemos, ocorreu no ano de 70 d.C.

Numa dessas explicações, Jesus diz: “Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias!”
(Mateus 24:19).

Nesse contexto, Jesus também orienta a orar para que tal acontecimento que Ele narra não aconteça nem no sábado e nem no inverno (Mateus 24:20).

A grande pergunta é: Jesus está falando aqui da destruição do templo e de Jerusalém ou do final dos tempos?

(2) Uma grande maioria de teólogos entende que Jesus está falando nestes versos da destruição de Jerusalém, devido as orientações que deu.

Por exemplo, Ele diz: “então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes” (Mateus 24:16).

A Judeia é a região onde fica Jerusalém.

Isso fortalece a ideia de que Cristo fala nesses versos de forma profética sobre a destruição de Jerusalém e do templo, que ocorreu alguns anos após a Sua morte e sobre a fuga que haveria por conta desse acontecimento.

(3) Quando diz “ai das que estiverem grávidas”, juntamente com a orientação de orarem para que a fuga não aconteça no sábado e nem no inverno, aponta de forma clara para o fato de uma gravidez constituir um fator de dificuldade para uma fuga.

Da mesma forma o inverno e o sábado (onde os judeus não trabalhavam) também seriam fatores que trariam ainda maior dor aos que passariam por esse grave momento da história.

(4) Alguns, porém, pensam que essas citações específicas de Jesus também se aplicam ao final dos tempos e que o uso da citação à Judeia, ao inverno, ao sábado, à mulheres grávidas e que amamentam, constitui uma maneira de falar de Jesus que trouxesse maior entendimento aos seus ouvintes (pois eram figuras que eles conheciam bem) e que esses fatores todos significam que o fim dos tempos seriam dias muito difíceis e que qualquer dificuldade a mais (uma gravidez, por exemplo) traria muito mais dor.

Ai das que estiverem grávidas poderia ser uma maldição?

(5) O fato é que nas duas interpretações possíveis “ai das que estiverem grávidas” significa exatamente um fator a mais de dificuldade em uma situação que já seria muito difícil.

Não temos qualquer maldição sobre as grávidas, nem punição, nem algo do tipo.

Apenas uma constatação do Senhor de como esses tais dias que Ele citou seriam realmente muito difíceis para a maioria, mas muito mais dolorosos para quem estivesse em um momento da vida que inspirava cuidados, como uma gravidez ou amamentação!

Postado por André Sanchez

ONDE ESTÁ A COMUNHÃO COM O SENHOR?



ONDE ESTÁ A COMUNHÃO COM O SENHOR? 

Há cristãos que sabem na teoria que Cristo está com eles. Na prática, entretanto, não experimentam a comunhão com Ele.

É como se os cristãos agissem como se fossem alguns maridos, que levam suas mulheres para festas, e quando lá estão, as ignoram completamente.

As esposas estão lá fisicamente, mas esses caras estão tão engajados com seus amigos, falando de futebol, economia e outros assuntos de homens, que suas esposas podiam nem estar presentes que eles não sentiriam falta.

Ainda que muitas não falem, todas as mulheres se sentem desprezadas quando maridos agem assim. É como se elas fossem meros cabides para acompanhá-los e lhes dar respeitabilidade, mas não são importantes no que diz respeito ao lazer.

O mesmo acontece com Jesus. Queremos que Ele nos acompanhe, que resolva os nossos perrengues, que intervenha nos momentos importantes, mas raramente buscamos a Sua presença simplesmente por sentirmos Sua falta ou desejarmos desesperadamente a Sua companhia.

Não se esqueça, o Senhor já está com você. Aproveite todos os momentos para buscá-lo, para adorá-lo, para ouvi-lo, para expressar o seu amor.

Eu sinto muita necessidade de falar com ele. Muitas vezes no dia eu invoco a Sua presença; seja para me livrar do mal, seja para agradecer todos os seus benefícios.

Davi dizia: "Magnifiquem ao Senhor comigo".

Magnificar significa tornar grande, engrandecer. Mas, será que é possível tornar aquele que é o maior de todos ainda maior?

A questão não é essa. A verdade é que às vezes Ele não parece tão grande para nós.

Certa vez um garoto foi com os pais à praia, e lá estando, passou a tarde enchendo o seu baldinho de água e misturando à areia para fazer esculturas.

Ao final do dia, ele disse para a mãe: "Mamãe, acho que o mar está ficando vazio, porque eu passei o dia todo tirando água dele".

Ainda que a comparação seja pueril, às vezes tememos retirar algo do Senhor; receamos não poder depender D’Ele.

E é exatamente por isso que muitos colocam a própria dependência por completo em pessoas, achando que suas felicidades dependem delas.

Seja o seu namorado, namorada, marido, esposa ou qualquer outra pessoa, ninguém está pronto para ser o porto seguro de ninguém.

De um jeito ou de outro, quando alguém se torna um ídolo que assume o lugar de Deus, irá decepcionar quem ali o colocou.

Por isso, aprecie a presença de Jesus! É muito legal poder amar e ser amado; poder compartilhar as lutas e os sonhos com alguém.

Eu tenho na minha esposa, Lylian, essa pessoa maravilhosa. Nos amamos muito, mas ela sempre me lembra: "Você é a segunda pessoa mais importante na minha vida.

A primeira é Jesus. E eu, no meu coração agradeço a Ele e digo: "Para mim, também, tu és o primeiro."

escrito por Lamartine Posella

***

O FERMENTO




O FERMENTO 


O Fermento na Bíblia: Por que era visto de forma tão negativa? 

Eu já li muitos textos na Bíblia onde o fermento parece ser usado como sendo algo negativo, algo ruim. 

Sei que muitos desses textos tem o uso figurado do fermento, mas muitas pessoas que lêem a Bíblia ficam curiosas e gostariam muito de saber um pouco mais sobre os significados do fermento na Bíblia, pois também já vi ele sendo usado de forma positiva.

A Bíblia realmente tem muitos simbolismos que exigem dos estudantes um pouco de esforço para compreendermos cada um deles e a aplicação deles em muitos contextos diferentes. 

Hoje vamos descobrir juntos um pouco sobre o fermento na Bíblia.

Quais os significados do fermento na Bíblia?

(1) A primeira informação, por mais óbvia que seja, é o que é o fermento. 

Ele é qualquer tipo de substância que produza uma fermentação em alguma massa de farinha quando é acrescentado a ela. 

O fermento penetra toda a massa, a influencia a crescer e muda aspectos como sabor, cheiro e tamanho. 

Após essa definição simples, devemos compreender que era algo comum na cultura dos israelitas comer pão com fermento (Veja citação em Oséias 7:4). 

No entanto, Deus manda que eles tirem o fermento em algumas ocasiões. 

A mais importante delas é a Páscoa, que era seguida da festa dos pães asmos, ou seja, sem fermento: “Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se encontrará contigo, nem ainda fermento será encontrado em todo o teu território” (Êxodo 13:7).

O fermento na Bíblia (Antigo Testamento)

(2) Essa primeira proibição tinha como símbolo a pressa com que israelitas iriam sair do Egito, rapidez essa que não permitiria que a massa ficasse descansando para o fermento fazer o efeito desejado. 

Além disso, temos ainda o fermento significando corrupção e degradação em muitas partes da Bíblia.

Por exemplo, esse simbolismo estava presente na proibição de se colocar fermento em ofertas levadas ao altar: “Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem ficará gordura da minha festa durante a noite até pela manhã” (Êxodo 23:18). 

Porém, em algumas ofertas o fermento era permitido, como, por exemplo, a oferta de paz: “Com os bolos trará, por sua oferta, pão levedado, com o sacrifício de sua oferta pacífica por ação de graças” (Levítico 7:13).

O fermento na Bíblia (Novo Testamento)

(3) Com o passar do tempo, o fermento foi sendo cada vez menos usado na cultura judaica, não só devido à demora na preparação das massas, mas também porque ele foi ganhando cada vez mais esse aspecto simbólico de corrupção e decadência moral. 

Ou seja, ele passou a ser visto como algo que representava o oposto da santidade que Deus desejava. Jesus usou várias vezes esse aspecto negativo, por exemplo, falando sobre o fermento dos fariseus, que comparou a sua doutrina maligna e sua hipocrisia:

“Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus” (Mateus 16:12).

(4) Existe muitas discussão se Jesus teria usado o fermento como simbolizando algo positivo em Mateus 13:33: “Disse-lhes outra parábola: 

O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”. 

Alguns pensam que essa mulher mencionada por Jesus seria a representação do maligno e o fermento simboliza o mal que ele tenta adicionar em meio aos servos de Deus para contaminá-los. 

Já outros pensam que Jesus estava falando aqui do poder de “contaminação” positivo do reino de Deus, usando o fermento de forma positiva.

(5) O fato é que, simbolicamente, o fermento é usado na maioria das vezes na Bíblia como representando o mal e características dele. 

O apóstolo Paulo também fez esse uso negativo, quando manda que nos livremos dos aspectos negativos, imorais e corruptos do velho homem sem Deus: 

“Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado” (1 Coríntios 5:7 – NVI).

Observe que Paulo usa simbolicamente a massa sem fermento simbolizando uma vida sem a contaminação do mal, influenciada por Cristo. 

E, consequentemente, usa o fermento como sendo tudo de ruim, toda contaminação maligna que deve ser deixada quando nos entregamos a Jesus Cristo.

Postado por André Sanchez 

***

LIDANDO COM A SOLIDÃO



LIDANDO COM A SOLIDÃO

Apesar dos avanços do ultimo século, vivemos numa sociedade de pessoas solitárias. 

Charles Swindoll, escritor e locutor, descreve solidão como "a mais desolada das palavras". Ninguém está imune ao seu impacto devastador.

Muitos já constataram a verdade e sabedoria contidas no adágio: "É solitário estar no topo".

Na Bíblia, o apóstolo Paulo, um dos mais destacados líderes da igreja primitiva, descreveu episódios de solidão em II Timóteo 4.6-21.

Assim, mesmo aqueles que são intensamente espirituais e devotados a Deus, também lutam com as profundezas da solidão.

Examinemos algumas causas comuns da solidão e sugestões de como lidar com ela.

ALGUMAS CAUSAS DE SOLIDÃO

TRANSIÇÕES NA VIDA - A vida envolve uma série de transições que vai desde o nascimento, passa pelo primeiro contato com a Escola, formatura, primeiro emprego, casamento, paternidade, até à aposentadoria.

Toda mudança na vida carrega a tendência para a solidão.

SEPARAÇÃO - Podemos possuir todas as coisas e ter todo o dinheiro do mundo, mas estar sozinho numa ilha e sentir-se miserável.

Fomos criados para estarmos uns com os outros. Alguns mudam de casa e ficam sem raízes. Separações em razão de convocações militares, carreira, doenças, divórcios ou morte podem provocar solidão.

OPOSIÇÃO - Quando do nos sentimos atacados, ridicularizados ou criticados, há uma tendência para o recolhimento, que gera solidão.

REJEIÇÃO - Quando somos traídos, esquecidos ou abandonados, podemos sentir solidão. Uma de nossas maiores necessidades é a de sermos aceitos. Rejeição causa solidão.

COMO VOCÊ TEM LIDADO COM A SOLIDÃO?

Alguns usam drogas, bebem, tentam marcar encontros pela Internet ou se valem de outros meios para obter alívio.

Certo homem chegou de ir ao médico para ver se tinha "múltiplas personalidades", somente para ter "alguém" com quem conviver!

LIDANDO COM A SOLIDÃO

UTILIZE SEU TEMPO - Resista à tentação de não fazer nada. Use seu tempo para cuidar de suas necessidades físicas, alimentando-se corretamente, descansando, exercitando-se, evitando drogas e álcool e cuidando de sua aparência.

CUIDE-SE MENTAL, ESPIRITUAL E SOCIALMENTE - Não fique viciado em televisão. Leia bons livros e revistas.

Cuide de suas necessidades espirituais, lendo a Bíblia. Ela proporciona orientação, instrução, encorajamento e esperança.

Ore e passe algum tempo com pessoas que compartilhem sua fé. Cuide de suas necessidades sociais, cultivando amizades.

Tome a iniciativa, mas seja generoso e paciente. Amizade leva tempo. Encontre alguém que esteja em pior estado do que o seu e ajude-o.

MINIMIZE O SOFRIMENTO - Não fique remoendo o sofrimento em sua mente, vezes e mais vezes. Não se torne amargo nem rancoroso.

Ninguém gosta de ficar perto de pessoas cínicas ou ressentidas. Aborde o problema, lidando com ele. Não lhe dê demasiada importância , mas ore a respeito.

RECONHEÇA A PRESENÇA DE DEUS - Onde está Deus quando nos sentimos sós?

Deus está em toda parte. Não existe lugar onde estejamos que Ele também não esteja.

Ele prometeu: "Nunca o deixarei, jamais o abandonarei"(Josué 1.5).

Abra os olhos e reconheça a Sua presença.

Transcrito Por Lidiomar Trazini